Não autenticado |

Adriana Mendes Porcellato

    • Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (Bacharelado e Licenciatura) e Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras pela mesma instituição. Tem doutorado em Língua, Literatura e Cultura Italianas pela Universidade de São Paulo em regime de dupla titulação com o Dottorato in Linguistica da Sapienza Università di Roma. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase no Ensino de Línguas Estrangeiras, tendo dedicado seus estudos à dimensão pragmático-cultural dentro da sala de aula de italiano L2/LE e nos livros didáticos de italiano e inglês L2/LE. Desde 2016, é membro ativo do Grupo de Pesquisa em Pragmática (Inter)linguística, cross-cultural e intercultural da Universidade de São Paulo). Em 2021, trabalhou como professora substituta de língua italiana junto à Universidade Federal da Bahia e, de julho de 2022 a julho de 2023, trabalhou como professora temporária de língua italiana junto à Universidade de São Paulo. Em dezembro de 2023 assumiu o cargo de Professora Doutora junto ao Departamento de Línguas Modernas da Universidade de São Paulo.

       

      Links:    

  • Artigos completos publicados em periódicos: 9
    • LUNATI, MANUELA ; PORCELLATO, ADRIANA MENDES ; SANTORO, ELISABETTA . Il sistema pronominale in italiano e in portoghese brasiliano: i clitici tra le varianti di realizzazione dell?oggetto anaforico REVISTA DE ITALIANÍSTICA , v. 48 , p. 35 - 63 , 2023. ISSN: 22388281.
    • PORCELLATO, A. M. ; BLANCO, Yedda Caggiano . O ato de fala da ?recusa a convites? nos livros didáticos de ensino de língua estrangeira: português brasileiro e italiano DIADORIM (RIO DE JANEIRO) , v. 24 , p. 346 - 371 , 2023. ISSN: 19802552.
    • PORCELLATO, A. M. ; NASCIMENTO SPADOTTO, L. ; SILVA NETO, M. . Da pesquisa ao ensino: propostas para promover a consciência metapragmática e a competência intercultural no ensino de italiano L2 a alunos brasileiros REVISTA DE ITALIANÍSTICA , v. , p. 135 - 161 , 2022. ISSN: 22388281.
    • SANTORO, E. ; PORCELLATO, A. M. . Escolhas linguísticas e valores culturais na construção interacional de pedidos de brasileiros e italianos LINGUAGEM EM (DIS)CURSO (ONLINE) , v. 22 , p. 465 - 482 , 2022. ISSN: 19824017.
    • PORCELLATO, A. M. . Duas faces do mesmo CLIL: A integração de conteúdo e língua na formação de professores e em projetos para o ensino de italiano em escolas públicas brasileiras REVISTA DE ITALIANÍSTICA , v. 42 , p. 64 - 91 , 2021. ISSN: 22388281.
    • PORCELLATO, A. M. . Teaching and learning how to make requests in different contexts in Italian as a foreign language: The case of beginner learners in Brazil Instructed Second Language Acquisition , v. 5 , p. 128 - 160 , 2021. ISSN: 23984163.
    • SANTORO, E. ; PORCELLATO, A. M. . Língua, cultura e cognição: um estudo do ato de fala do pedido em italiano, português brasileiro, espanhol argentino e alemão Percursos Linguísticos (UFES) , v. 10 , p. 49 - 71 , 2020. ISSN: 22362592.
    • LYNCH, JENA KATHRYN ; PORCELLATO, ADRIANA MENDES . The Case for an Aviation English Screening Tool for US Flight Schools THE ESPECIALIST , v. 41 , p. 1 - 27 , 2020. ISSN: 23187115.
    • SILVA, M. M. S. E. ; PORCELLATO, A. M. ; MURADAS, P. M. . Avaliação de habilidades de leitura em língua inglesa: reflexões sobre o Exame Nacional do Ensino Médio de 2011 REVISTA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO , v. 7 , p. 154 - 173 , 2012. ISSN: 18095747.
    • PRADO, M. C. A. ; PORCELLATO, ADRIANA MENDES ; WANG, X. . We use ?excuse me? when our body makes noises: A corpus-based contrastive study of pragmatic routines in undergraduate translation courses in China. XV Encontro de Linguística de Corpus: o alcance da linguística de corpus: do léxico ao discurso, v. , p. 87 - 105, 2023.
    • ISHIHARA, N. ; PORCELLATO, A. M. ; PRADO, M. C. A. . Teachers? identity and agency in L2 pragmatics: Supporting teachers? translingual identity as pedagogy through narratives. L2 pragmatics in action: Teachers, learners, and the teaching-learning interaction process, v. , p. 89 - 111, 2023.
    • PRADO, M. C. A. ; PORCELLATO, A. M. . When I land - if I ever land?: exploring if-clauses in Aeronautical English. Aviation English - A Global Perspective analysis, teaching, assessment, v. , p. 71 - 85, 2022.
    • PORCELLATO, A. M. . L'atto linguistico della richiesta in film e fiction didattiche: aspetti sociopragmatici e pragmalinguistici a confronto. Cinema e lingua: Le caratteristiche pragmatiche e linguistiche del linguaggio filmico italiano, v. , p. 91 - 101, 2022.
    • PORCELLATO, A. M. . Língua autêntica e língua de materiais didáticos de italiano LE: uma análise das aberturas telefônicas. A Análise Pragmática em diferentes perspectivas, v. , p. 306 - 337, 2022.
    • PORCELLATO, A. M. . Atos de fala nos livros didáticos de italiano L2/LE: uma análise pragmalinguística e sociopragmática dos pedidos. Estudos em Pragmática: atos de fala em português, italiano, espanhol e inglês, v. 1, p. 97 - 112, 2021.
    • ISHIHARA, N. ; PORCELLATO, A. M. . Co-constructing Nonessentialist Pedagogy: Supporting Teachers to Support Learners' Translingual Agency Through L2 Pragmatics Instruction. Teaching and Learning Second Language Pragmatics for Intercultural Understanding, v. , p. 151 - 172, 2021.
    • PORCELLATO, A. M. . Valutare le competenze pragmatiche di apprendenti brasiliani di italiano LS: un confronto con parlanti nativi sull?atto del richiedere. Valutazione e misurazione delle produzioni orali e scritte in italiano lingua seconda, v. , p. 49 - 58, 2020.
    • PORCELLATO, A. M. . Promoting intercultural awareness through a teacher?s narrative . Pragmatics Matters , Pragmatics Matters , 07 jul. 2021.
    • PORCELLATO, A. M. ; ZIVIANI, A. A. . Inglês e Alemão: Representações em Confronto. In: ABRAPUI , 2006 , Belo Horizonte. I Congresso Internacional da ABRAPUI: ANAIS. Belo Horizonte : Faculdade de Letras (UFMG), 2006.
    • PORCELLATO, A. M. . A Competência Intercultural nos Livros Didáticos de LEs: uma comparação entre materiais de inglês e de italiano. In: VII JEL - Jornada de Estudos da Linguagem , 2013 , Rio de Janeiro. Linguagem: Teoria, Análise e Aplicações. Rio de Janeiro : Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, 2013. p. 107 - 123.
    • PORCELLATO, A. M. . Pronunciation of Vowels in Italian and Portuguese Anglicisms. In: ABRAPUI , 2006 , Belo Horizonte. I Congresso Internacional da ABRAPUI: ANAIS. Belo Horizonte : Faculdade de Letras UFMG, 2006.
    • PORCELLATO, A. M. . Evidence-based second language pedagogy: A collection of instructed second language acquisition studies. Sheffield, UK : Equinox Publishing Ltd , 2020 (resenha)
    • PRADO, M. C. A. ; PORCELLATO, A. M. . English-Chinese translation of pragmatic routines in a children book. 2022 (Comunicacao)
    • PRADO, M. C. A. ; PORCELLATO, A. M. . Fostering translation students? intercultural competence through pragmatics and corpus linguistics. 2022 (Comunicacao)
    • PORCELLATO, A. M. ; GALLARDO, Isabella . Pedidos na perspectiva da Pragmática Cross-Cultural: reflexões teórico-metodológicas. 2022 (Congresso)
    • PORCELLATO, A. M. ; PRADO, M. C. A. . Navigating the (partially unchartered) waters of intercultural communication: how to negotiate meaning across languages and cultures. 2022 (Seminário)
    • PRADO, M. C. A. ; PORCELLATO, A. M. ; WANG, X. . Ditching the textbook in favor of more representative input for the students: a corpus analysis. 2022 (Comunicacao)
    • PORCELLATO, A. M. . Pronúncia das vogais nos anglicismos do italiano e do portugu~es brasileiro. 2007 (Congresso)
    • PORCELLATO, A. M. ; ZIVIANI, A. A. . Crenças/Representações Culturais e Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira. 2006 (Outra)
    • PORCELLATO, A. M. . Anglicismos no português e no italiano. 2006 (Outra)
    • PRADO, M. C. A. ; PORCELLATO, A. M. . We use ?excuse me? when our body makes noises ? a corpus-based contrastive study of pragmatic routines in Translation undergraduate courses in China. 2021 (Comunicacao)
    • PRADO, M. C. A. ; PORCELLATO, A. M. . ?When I land - if I ever land?: exploring if-clauses in aeronautical English. 2021 (Comunicacao)
    • PORCELLATO, A. M. . A competência (meta)pragmática em italiano L2/LE: da análise do ato de fala do pedido em livros didáticos à elaboração e experimentação de propostas para o ensino. 2021 (Seminário)
    • PRADO, M. C. A. ; PORCELLATO, A. M. ; WANG, X. . Pragmatic Routines and Corpus Linguistics in the Design of Lessons in the Tertiary Level in China: The Case of Excuse Me. 2021 (Comunicacao)
    • CABRAL, J. L. ; PORCELLATO, A. M. . Precariedades do ensino remoto ou oportunidades para se reinventar? Algumas reflexões. 2021 (Comunicacao)
    • PORCELLATO, A. M. ; NASCIMENTO SPADOTTO, L. . Dalla ricerca alla didattica: la pragmatica interculturale in classe. 2021 (Comunicacao)
    • PORCELLATO, A. M. . L?atto linguistico della richiesta in film, role-play e fiction didattiche: aspetti pragmalinguistici a confronto. 2021 (Comunicacao)
    • PORCELLATO, A. M. . Ensinar a competência (meta)pragmática em italiano LE: a realização de pedidos em diferentes contextos. 2020 (Comunicacao)
    • PORCELLATO, A. M. ; MHEREB, A. L. A. ; SILVA NETO, M. ; SANTORO, E. ; BERRIO, S. ; NASCIMENTO SPADOTTO, L. ; REIS, B. ; MATTOS, S. ; PEREIRA, C. ; ANDRADE, A. ; GALLARDO, Isabella ; MENDES, Luana . Competência (meta)pragmática em L1: análise de pedidos em português brasileiro, espanhol argentino e italiano. 2020 (Comunicacao)
    • PORCELLATO, A. M. . Ensinar e aprender a ?fazer coisas com as palavras?: plataformas online para desenvolver a competência pragmática. 2020 (Conferência)
    • SANTORO, E. ; PORCELLATO, A. M. ; MHEREB, A. L. A. . La competenza pragmatica in italiano: un confronto tra le richieste di apprendenti brasiliani e di parlanti nativi. 2019 (Comunicacao)
    • PRADO, M. C. A. ; PORCELLATO, A. M. . Why pragmatics in aviation English teaching?. 2019 (Comunicacao)
    • PORCELLATO, A. M. . Insegnare a valutare la competenza (meta)pragmatica in italiano L2: unostudiodelle richieste. 2019 (Comunicacao)
    • PORCELLATO, A. M. . O ensino de modificadores e estratégias de pedidos em aulas de italiano LE: resultados de uma experiência. 2019 (Comunicacao)
    • PORCELLATO, A. M. . La dimensione pragmatica nei manuali di italiano L2/LS: un?analisi delle richieste. 2018 (Comunicacao)
    • PORCELLATO, A. M. . Produzione di richieste da parte di apprendenti brasiliani di italiano LS: DCT come strumento di valutazione della competenza pragmatica. 2018 (Comunicacao)
    • PORCELLATO, A. M. ; SILVA NETO, M. . Aspectos teórico-metodológicos da pesquisa realizada pelo grupoPragmática (inter)linguística, cross-cultural e intercultural. 2018 (Comunicacao)
    • PORCELLATO, A. M. . La competenza pragmatica nei manuali di italiano L2. 2017 (Conferência)
    • PORCELLATO, A. M. . Gli atti di supporto nelle richieste di italiano LS: un confronto tra i manuali didattici, gli apprendenti e i parlanti nativi. 2017 (Comunicacao)
    • PORCELLATO, A. M. . A língua dos livros didáticos: uma análise do ato de fala di pedido em materiais didáticos de italiano L2. 2017 (Comunicacao)
    • PORCELLATO, A. M. . Pedidos em italiano LE: livros didáticos, aprendizes e falantes nativos em confronto. 2017 (Comunicacao)
    • PORCELLATO, A. M. . LÍíngua autêntica e língua de materiais didáticos: uma análise das aberturas telefônicas em materiais didáticos de italiano LE. 2016 (Comunicacao)
    • PORCELLATO, A. M. . Cenários culturais e competência intercultural nos livros didáticos: inglês e italiano em confronto. 2011 (Comunicacao)
    • PORCELLATO, A. M. . Cenários culturais e competência intercultural nos livros didáticos de italiano L2. 2012 (Comunicacao)
    • MURADAS, Patrícia Melo ; SILVA, M. M. S. E. ; PORCELLATO, A. M. . Avaliação de habilidades de leitura em língua inglesa: Reflexões sobre o Exame Nacional do Ensino Médio de 2011. 2012 (Comunicacao)
    • PORCELLATO, A. M. ; CORRIAS, Vinicio . Supporto didattico. 2022 (Secretaria Municipal de Ensino de SP, ICIB, PPG em Língua, Literatura e Cultural Italianas)
    • PORCELLATO, A. M. . Materiali didattici e interazione nella classe di italiano come lingua straniera. 2019 (Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro, Universidade de São Paulo)
    • PORCELLATO, A. M. . Interação, conversação e oralidade nas aulas de italiano em tempos de pandemia.. 2020 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • LUNATI, M. ; PORCELLATO, A. M. . Applicazioni per la didattica ludica online: template e obiettivi didattici. 2021 (Instituto Cultural Ítalo-brasileiro e PPG Língua Literatura e Cultura Italianas)
    • PORCELLATO, ADRIANA MENDES . Supporto didattico. 2020 (Secretaria Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo, Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro, PPG de Língua, Literatura e Cultura Italianas)