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Francirosy Campos Barbosa

    • Antropóloga, Livre Docente e Pesquisadora no Dpto Psicologia Social na Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto (FFCLRP) e nos Programas de Pós em Psicologia (FFCLRP) e Programa de Pós em Antropologia (PPGAS). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2) início 2020.Pós Doc pela Universidade de Oxford em Teologia Islâmica sob a supervisão do Prof. Tariq Ramadan.Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Antropologia pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (2001) e doutorado em Antropologia - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (2007). PRODOC IA/UNICAMP (2008-2010). É coordenadora do GRACIAS - Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes; Sócia efetivo da ABA Associação Brasileira de Antropologia. Pesquisadora do GRAVI e NAPEDRA , CERNe (USP). Organizadora do livro: Olhares femininos sobre o Islã: etnografias, metodologias e imagens (Hucitec,2010) e co-organizadora da coletânea: Performance - Arte e Antropologia (Hucitec, 2010), autora do livro "Performances Islâmicas em São Paulo: entre arabescos, luas e tâmaras" (Edições Terceira Via, 2017). Diretora dos vídeos: Allahu Akbar, Sacrifício, Vozes do Islã e Allah, Oxalá na trilha Malê (2015). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Teoria Antropológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Islam, mulheres muçulmanas, antropologia da performance, antropologia visual, metodologia.

       

      Links:    

    • Antropologia Visual
    • Religião Islâmica
    • Antropologia da Performance
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    • BARBOSA, FRANCIROSY CAMPOS . Roda de conversa: Os dilemas do Afeganistão - Canal PCdoB oficial. 2021
    • BARBOSA, FRANCIROSY CAMPOS . Antropóloga critica ?postura salvadora do feminismo ocidental? e diz que ainda é cedo para saber como o Talibã vai tratar as mulheres. 2021 Entrevista Revista Gênero e Número
    • Francirosy Campos Barbosa . Entrevista CNN: Visão do Talibã sobre as mulheres não reflete o Alcorão, dizem especialistas. 2021 Entrevista CNN
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    • Francirosy Campos Barbosa . Revista DCM - Parem de usar as roupas das mulheres do Afeganistão como questão política. Por Francirosy Barbosa. 2021 https://www.diariodocentrodomundo.com.br/mulheres-afeganistao-politica-francirosy-barbosa/
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    • Francirosy Campos Barbosa . Site UOL - Mulheres do Afeganistão: 'Falam como se elas não tivessem o próprio feminismo', diz antropóloga.. 2021
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    • BARBOSA, FRANCIROSY CAMPOS . Revista Glamour - Por que não podemos resumir a opressão do Talibã às mulheres afegãs apenas falando sobre a imposição da burca. 2021
    • BARBOSA, FRANCIROSY CAMPOS . Entrevista Revista Alto Astral: Burca, niqab e hijab: entenda as diferenças e motivações por trás das vestes muçulmanas. 2021
    • BARBOSA, FRANCIROSY CAMPOS . Entrevista Revista Gênero e Número: Antropóloga critica ?postura salvadora do feminismo ocidental? e diz que ainda é cedo para saber como o Talibã vai tratar as mulheres. 2021
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    • TEIXEIRA, J. M. ; OLIVEIRA, E. ; TRENTINI, F. ; BARBOSA, FRANCIROSY CAMPOS . Ações Afirmativas mesa 2. 2021 https://www.youtube.com/watch?v=fTUA5ZKv8HU
    • NATIVIDADE, M. ; NUNES, Z. R. ; MATOS, P. ; Francirosy Campos Barbosa . I diálogos em 'Religião, Políticas Públicas e Direitos Humanos. 2021
    • FERREIRA, FRANCIROSY CAMPOS BARBOSA . Sobre feminismo islâmico. 2022 podcast Alternar Olhares Hegemônicos
    • NASSER, R. ; BENTO, B. ; ODEH, M. ; FERREIRA, FRANCIROSY CAMPOS BARBOSA . A questão da Palestina e o combate ao sionismo nas universidades. 2022 https://www.facebook.com/watch/live/?ref=watch_permalink&v=1148434205997165
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    • BARBOSA, FRANCIROSY CAMPOS . Hajja Hajja. 2021
    • Francirosy Campos Barbosa . Minuto com a Helô. 2021
    • BARBOSA, FRANCIROSY CAMPOS ; JABBOUR, E. . Alô, Helô!. 2021
    • LANCELLOTI, J. ; DUTCH, W. ; ROMANO, L. ; Francirosy Campos Barbosa . Islam e aos Direitos Humanos e Intolerância religiosa. 2022 Comissão Permanente de Direitos Humanos da 16ª Subseção da OAB/SP sede em Bragança Paulista-SP
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    • Francirosy Campos Barbosa . O ritual religioso de Tite antes e depois dos jogos do Brasil na Copa do Catar. 2022 O GLOBO
    • Francirosy Campos Barbosa . Diferenças culturais no Catar chamam atenção na Copa do Mundo. 2022 JORNAL DA USP
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    • FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa . 13 Mundos de Mulheres/ Fazendo Gênero 11. 2017 (UFSC)
    • BARBOSA, FRANCIROSY CAMPOS ; PASQUALIN, F. ; PAIVA, CAMILA MOTTA . IV Ciclo de debates Processos Psicologicos e Cuturais - Colonialidade e Decolinialidade em contextos religiosos. 2020 (Universidade de São Paulo)
    • Francirosy Campos Barbosa . Micro Agressões com Rita Von Hunty. 2023 (Adusp, Programa de Pós em Psicologia)
    • ALTMAN, B. ; BARBOSA, FRANCIROSY CAMPOS ; HSIOU, A. . Contra o Sionismo. 2024 (DEDIC)
    • FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa ; FELDMAN, B. ; RIAL, C. . 28 Reunião Brasileira de Antropologia. 2012 (ABA)
    • FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa . Uma abordagem antropológica sobre o Islã. 2007 (Departamento de Antropologia USP)
    • FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa . Seminário Temático de Antropologia sobre o Islã. 2008 (Departamento de Antropologia - USP)
    • FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa ; HAMMADEH, J. H. . Mulheres no Islã: uma abordagem antropológica. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • Francirosy Campos Barbosa . Introdução ao Islam: fontes escriturárias, mulheres e pandemia. 2020 (Universidade Federal de Juiz de Fora)
    • PAIVA, C. M. ; ADI, A. S. ; OMAIS, S. ; BARBOSA, FRANCIROSY CAMPOS . ?Psicologia, religião e saúde mental? do curso de difusão ?Psicologia(s), decolonialidade e religião: teorias e pesquisas emergentes?. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa . Uma abordagem antropológica sobre o Islã. 2006 (Universidade de São Paulo)
    • FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa . Pesquisa de Campo - um desafio antropológico?. 2004 (Universidade São Marcos)
    • FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa . O Islã na contemporaneidade. 2006 (Puc de Minas - Poços de Caldas)
    • FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa ; HAMMADEH, J. H. . História do Islã: A vida do Profeta. 2014 (Universidade de São Paulo)
    • FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa . O Sheik é o livro - performances do lideres da fala. 2005
    • FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa . Arabescos, Luas e Tâmaras. 2006
    • FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa . Arabescos, Luas e Tâmaras. 2006
    • FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa . Pesquisadoras Performer - olhando para o feminino no Islã. 2012
    • RIBEIRO, D. W. ; FERREIRA, FRANCIROSY CAMPOS BARBOSA ; SILVA, V. G. ; MONTES, M. L. . Cabe ao Estado assegurar o direito de expressão e de livre convívio. 2015 (Projeto de lei 979)
    • Nome do projeto: Imagem Oculta: Reflexões sobre as relações dos muçulmanos com as imagens fotográficas. (1999 - 2001
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa .
      Descrição: A proposta da dissertação é analisar imagens fotográficas que são produzidas dos e pelos muçulmanos, tendo como foco central a proibição ao culto de imagens estabelecido pelo Islã. Parto de duas questões que julgo pertinentes: quais são as imagens produzidas dos muçulmanos e qual a imagem que os muçulmanos constróem de si. Para tal empreendimento foi necessário abordar temas como o véu e a repordução de objetos figurativos, bem como sistematizar as conversas sobre fotografias e sua utilização. A pesquisa centrou-se mais densamente em um grupo de imigrantes e seus descendentes - os muçulmanos do bairro do Brás, em São Paulo.
    • Nome do projeto: Entre Arabescos, Luas e Tâmaras - Performances Islâmicas em São Paulo (2003 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa .
      Descrição: A tese apresenta elementos da simbólica religiosa islâmica, observandos junto às comunidades muçulmanas das cidades de São Paulo e SBC, através da entografia de suas festas - desjejum e Sacrifício- e da oração obrigatória das sextas-feiras. Fundamenta-se, ainda, na análise de entrevistas, presenciais ou via Orkut e MSN e na produção de vídeos e fotografias que interagem diretamente com o conteúdo apresentado. Com apoio na teoria da performance, busca-se responder à seguinte questão: qual o sentido de ser muçulmano? Consideramos que o ethos muçulmano se expressa na recitação da palavra, sendo a noção de comportamento restaurado, proposta por Richard Schechner (1985), adequada à compreensão de um religiosidade que se efetiva pela prática diária da oração, manifesta-se no comportamento e constitui performance. A Antropologia da Performance percorre a tese, especialmente como ferramenta de análise de diversas performances ? dos muçulmanos (reversos ou de nascimento), do sheik e da própria pesquisadora ?, em momentos de festas ou de oração. Nestes contextos foi possível apreender as redes que as constituem ? o modo de ser ?correto? e as formas negociadas de apropriação da religião ?, estabelecendo-se, ainda, os significados do jejum do mês do Ramadã, da matança dos carneiros, da recitação do Alcorão, da construção do corpo feminino e da (re)elaboração dos sentidos que perpassam a religião. A conclusão a que chegamos, após nove anos de pesquisa (somando o período do mestrado com o doutorado), é de que, para o ser muçulmano, a vivência do Islã é uma entrega total a Deus, na qual se articulam, pela oração, não apenas as palavras, as ações e os gestos que a acompanham, mas também o corpo e os sentidos. Prostrar-se na oração é, sobretudo, um sinal de entrega, não só dos pensamentos, das palavras e do coração, mas do corpo e do espírito.
    • Nome do projeto: Pesquisadora no projeto temático: Alteridades, expressões culturais do mundo sensível e construções da realidade: velhas questões, novas orientações. Pesquisa sobre performances islâmicas. (2003 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa .
      Descrição: Pesquisa sobre performances islâmicas em São Paulo. Desta pesquisa resultaram: realização de 3 vídeos etnográficos, artigos, resenhas e a elaboração de uma tese de doutorado, defendida em 14/9/2007.
    • Nome do projeto: Trajetórias nas Ciências Sociais. Míriam Moreira Leite (2006 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa , BARBOSA, A. , FERRAZ, A. L. .
      Descrição: Descrição: O projeto de pesquisa em linguagem videográfica visa construir uma narrativa que dialoga com as formas próprias do discurso de Miriam Lifchitz Moreira Leite o relato biográfico e a forma narrativa do conto. Buscamos ainda lidar com a relação entre diversos recursos mnemônicos e a linguagem audiovisual.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Francirosy Campos Barbosa Ferreira - Integrante / Andrea Claudia Miguel Marques Barbosa - Integrante / Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz -. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1.
    • Nome do projeto: Projeto Temático: A Experiência do Filme na Antropologia (2010 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa , BARCELOS NETO, A. , BARBOSA, A. , FERRAZ, A. L. , Sylvia Caiuby Novaes , Renato Sztutman , Edgar Teodoro da Cunha , Rose Satiko G. Hikiji , Alexandre Kishimoto , Lilian Cezar , Evelyn Schuler , Ewelter Rocha .
      Descrição: Este projeto temático centra-se em duas vertentes. Uma delas trata da reflexão acerca das relações entre a Antropologia, o Cinema e a Fotografia, relação que se inicia nos primórdios da invenção da máquina fotográfica, do cinematógrafo e da própria disciplina antropológica. Se os encontros iniciais entre antropologia e estas novas técnicas de reprodução da imagem marcam as primeiras descobertas das possibilidades de contato e contágio, cem anos mais tarde as tensões são tantas quanto as efetivas aproximações entre as áreas. Um dos objetivos deste projeto é, pois, refletir sobre as experiências de apropriação mútua entre elas a partir da teoria antropológica, e também experimentar as possibilidades deste encontro, por meio da realização de filmes etnográficos e ensaios fotográficos. A segunda vertente está mais ligada ao que se convencionou chamar de Antropologia da Arte. Trata-se nesta segunda linha de pesquisa de perceber a realização audiovisual no âmbito da produção de conhecimento antropológico como expressão de um diálogo entre a teoria antropológica clássica e outros campos da própria antropologia como o da antropologia da arte e a etnoestética, bem como com campos vizinhos como os das artes visuais e cênicas. .
    • Nome do projeto: Estéticas do sensível islâmico e o embodiment em religiões afro-brasileiras (Projeto Temático - A experiência do filme na Antropologia) (2010 - 2014
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa , Cezar, Lilian Sagio .
      Descrição: Este projeto de pesquisa propõe a produção de um filme etnográfico e ensaios fotográficos que re-apresentem imagens de experiências sensíveis e corpóreas dos muçulmanos no Brasil e de religiões afro-brasileiras (Candomblé, Umbanda etc.), como por exemplo a contagem temporal do início do novo dia a partir do por do sol, o uso da roupa branca, as transformações sensoriais e corporais com a adesão à religião, o universo simbólico do sacrifício presente nessas manifestações religiosas, etc.. Ferreira (2007) observa que a corporeidade islâmica, assim como os seus sentidos, são remodelados na entrada e permanência dos revertidos nessa religião. Boa parte dos revertidos ao Islã no Brasil são pessoas que fazem questão de marcar sua identidade de pertencimento étnico a grupos que se remetem à África. Neste contexto surge o movimento Hip Hop com uma presença marcante entre jovens negros, que fazem do movimento um espaço de propagação da religião islâmica. Há cinco anos foi fundada uma mesquita na República (bairro de São Paulo), na qual a presença de negros é considerável e hoje já conta com a presença de africanos que chegaram mais recentemente ao Brasil. Outras mesquitas também apresentam um número significativo desses grupos, como a mesquita de São Bernardo do Campo, mesquita Brasil e mesquita de Santo Amaro, todas localizadas no Estado de São Paulo. Em Salvador é significativa a presença de grupos que destacam o pertencimento étnico e religioso afro-islâmico, assim como no Rio de Janeiro, os rappers islâmicos dialogam a partir desses universos diferentes. Ao contrário de São Paulo, essas duas cidades, trazem um outro componente de inserção na religião onde os revertidos afirmam um Islã brasileiro, buscando assim se desvincular da influência da cultura árabe. O diálogo tenso/ denso entre os nascidos muçulmanos (árabes) e os revertidos será problematizada a partir das estéticas construídas visualmente por esses grupos, cabendo ainda questionar como esta estética pode
    • Nome do projeto: Projeto Temático: Antropologia da Performance: Drama, Estética e Ritual (2008 - 2012
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa , ABREU, C. , FERRAZ, A. L. , Regina Muller , Rubens Alves da Silva , GOLDSTEIN, A. , Luciana Lyra , John Cowart Dawsey , Edgar Teodoro da Cunha , Rose Satiko G. Hikiji .
      Descrição: Esta proposta de projeto temático surge como um desdobramento da própria história do Núcleo de Antropologia da Performance e do Drama (Napedra) um dos grupos de estudo e pesquisa do PPGAS da USP num momento de articulação entre diversos grupos de pesquisa no Brasil voltados aos estudos de performance na antropologia, com destaque à inclusão, como membros do Napedra, de professores e alunos do Instituto de Arte (IA), da Unicamp. Nessa interface, onde encontram-se pesquisadores do IA (Unicamp), que aprofundam o seu diálogo com a antropologia, e os do PPGAS (USP), que buscam conhecimentos em estudos de performance, configura-se uma proposta de projeto temático. Cremos que o processo interdisciplinar de elaboração deste projeto evoca o próprio surgimento da antropologia da performance, nos anos de 1960 e 1970, quando Richard Schechner, um diretor de teatro virando antropólogo, faz a sua aprendizagem antropológica com Victor Turner, um antropólogo que, na sua relação com Schechner, torna-se aprendiz do teatro. Os projetos individuais apresentados neste Projeto Temático podem ser vistos como desdobramentos, ou ecos criativos, do diálogo entre Schechner e Turner. Apresentam-se como tranças uma das noções sugestivas de Schechner reunindo e, até mesmo, tensionando linhas de estudo a respeito de drama, estética e ritual. São estas as três linhas mestras a partir de quais o Projeto Temático se constitui. O que chama atenção é a trança que cada projeto elabora na discussão da performance. Através do debate interdisciplinar que aqui se propõe, procura-se contribuir para a formação de um campo de pesquisa. Supõe-se, nesse caso, não apenas a relevância da antropologia da performance para o estudo das variadas formas de ação simbólica no Brasil, mas, também, a relevância dessas formas para se repensar questões da antropologia da performance..
    • Nome do projeto: Pesquisadora no projeto temático Imagem em foco nas CIências Sociais (FAPESP) onde desenvolveu pesquisa sobre análise de imagens do universo islâmico. (1999 - 2002
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa .
      Descrição: Análise de imagens fotográficas em comunidades muçulmanas.
    • Nome do projeto: Por que eu não sou muçulmana - PROJETO TEMÁTICO - NAPEDRA (2008 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa .
      Descrição: Proponho neste projeto construir uma análise comparativa entre a minha performer enquanto pesquisadora de comunidades islâmicas em São Paulo e de outros pesquisadores que têm ou tiveram o mesmo objeto de pesquisa: comunidades islâmicas. Esses compreendem em sua maioria na cidade de São Paulo, mas já existem trabalhos relevantes no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Florianópolis entre outros. Não é de hoje que o antropólogo vem repensando o seu papel como aquele que ?descreve? a cultura, na verdade, como bem nos lembra Teresa Caldeira, nós evocamos, sugerimos, provocamos, ironizamos, mas não descrevemos culturas (1988: p.142). Não interessa-nos mais recriar a ?totalidade?, se é que isto um dia foi possível, interessa-nos a negociação, o diálogo, a observação participante. Quero então evocar um ponto importante na minha biografia que com certeza afetou a construção da pesquisa e a metodologia empregada: ser mulher. A transformação do ser ou da consciência, como quer Schechner, pode ajudar a entender o meu lugar nessa pesquisa e o lugar do outro. Com a experiência da alteridade (pesquisador e pesquisados) somos transportados ? mesmo sendo uma situação temporária, nós nunca voltamos a ser os mesmos. Parto, portanto, de uma experiência que vivi em julho de 2004 em um acampamento islâmico. Convivendo entre os muçulmanos durante três dias das 4h30 da madrugada, horário da primeira oração, às 23h30 comecei a perceber que há outros ?elementos? pouco observados nesse exercício que é etnografar o outro. Nós também somos ?etnografados?, ?observados?, ?transformados? e ?transportados?.
    • Nome do projeto: Olhando para o feminino no Islã - Pesquisadoras Performers (Prodoc - Capes/ IA - UNICAMP) (2008 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa , Regina Polo Müller .
      Descrição: A questão central deste projeto é verificar até que ponto pesquisadoras de Islã consideram as mulheres muçulmanas ocupantes de um lugar secundário na religião islâmica, assim como, no grupo social estabelecido? Isto implica em observar o modo como essas pesquisadoras olham para o feminino no Islã. Parto do pressuposto de que há uma certa exigência no nosso currículo, enquanto antropólogas e pesquisadoras de Islã, o fato de termos que elaborar uma reflexão sobre as mulheres muçulmanas , isto implica que sempre temos que opinar sobre as relações entre o feminino e o masculino no Islã, mesmo não sendo este o objeto da pesquisa. Os temas relacionados à mulher islâmica, ao véu, ao lugar desta mulher muçulmana na sociedade islâmica é destaque na mídia e na academia. Nesse sentido, o objetivo deste projeto de pós-doutorado é construir uma análise comparativa entre a minha performance enquanto pesquisadora de comunidades islâmicas em São Paulo desde 1998 e de outras pesquisadoras no Brasil e em Portugal, que têm ou tiveram o mesmo universo de pesquisa: comunidades islâmicas, a fim de buscar compreender o modo como essas pesquisadoras observam e descrevem as mulheres muçulmanas. A metodologia a ser empregada é a observação participante, tendo a câmera de vídeo como um instrumento de interlocução, a fim de construir um vídeo/CD-ROM(hipertexto) sobre a experiência de campo de pesquisadoras de comunidades islâmicas tendo como contraponto o modo como olham para o feminino no Islã. .
    • Nome do projeto: Pesquisadoras Performers - olhando para feminino no Islã Apoio Fapesp (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa .
      Descrição: Proponho neste projeto investigar até que ponto pesquisadoras de Islã são agenciadas a pesquisar o lugar ocupado pelas mulheres muçulmanas na religião islâmica. Trazer essas questões para primeiro plano constitui o objetivo deste projeto de pesquisa e assim fazer a antropologia da antropologia, transformar antropólogas em ?objetos?/interlocutoras, pesquisar suas teorias e metodologias, para saber as interrogações que dirigem seus itinerários e de que forma lidam com essas e outras questões. Preocupo-me não só com os textos produzidos pelas pesquisadoras, mas com os discursos, intenções, desejos, com aquilo que escapa à estrutura acadêmica, o não dito, o não revelado no texto, mas que também constitui o resultado do encontro estabelecido entre pesquisador e pesquisado. Nesse sentido, o exercício proposto é cotejar as experiências dessas pesquisadoras em campo, atrelado ao uso que fazem do referencial bibliográfico e imagético para elaborar reflexões sobre o feminino no Islã. Isto pressupõe um adensamento das metodologias empregadas e do diálogo com as mulheres muçulmanas. A metodologia empregada terá como instrumento privilegiado a câmera de vídeo para captação das narrativas e dos diálogos propostos com as pesquisadoras, além captar a sua atuação em campo islâmico. Desta forma, consideramos fundamental propor o que Jean Rouch chamou de antropologia compartilhada, entre pesquisador (as) e pesquisados (as). O material coletado fará parte de um Website. Palavras-chave: Pesquisadoras de Islã, Antropologia da Antropologia, Metodologia, Etnografia.
    • Nome do projeto: Imagem e Performance em Antropologia (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa , TARPANI, B. .
      Descrição: Objetivo e descrição sumária O Grupo de Imagem e Performance formado em 2011 vem realizando oficinas de imagem e performance, para dinamizar o trabalho que vem sendo realizado com alunos de Graduação e Pós-Graduação na interface entre Antropologia, Psicologia e Arte. Ações e detalhamento das atividades O bolsista deverá participar das reuniões do GIP semanalmente, contribuir com a formação do calendário de reuniões, leituras e registro da ATA. Organizar as performances a serem realizadas durante o período letivo; Sistematizar o Material audiovisual que vem sendo produzido; Finalidade e relevância para a formação dos alunos envolvidos Os alunos integrantes do GIP estão em formação não só na Psicologia, mas vem tendo oportunidade de ter um contato com as formas expressivas (Antropologia que valoriza as áreas de Imagem, Performance, Literatura, Arte) isto contribui para uma formação mais ampliados de psicólogos sociais. Resultados esperados / Indicadores de acompanhamento Produção audiovisual Produção de Performances Registro de material didático Produção de um artigo sobre a experiência do trabalho a ser realizado
    • Nome do projeto: Filmes Partículas (2017 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa , MILIAN, A. J. , AGUIAR, M. A. N. .
      Descrição: O projeto filmes partículas tem três pilares básicos: a psicologia, a antropologia visual e Internet. A psicologia é uma ciência que produz conhecimento e pesquisas imprescindíveis para uma maior compreensão do ser humano. Embora o campo da psicologia seja amplo não há investimento em projetos audiovisuais que possam dialogar de formas diversas com grupos, pessoas, etc., ao contrário da antropologia visual, que se consolidou como área de construção incessante do humano em suas diversas acepções. Como forma de dialogar o humano de forma mais diversificada este projeto se insere na produção de pequenos filmes que possam retratar histórias cotidianas. Os fílmes particulas tem como princípio articular comportamentos sociais, ações coletivas, pensamentos (intelectuais ou não), atitudes políticas a fim de ampliar no entendimento e na capacidade humana de transformar sua realidade e produzir discursos sejam esses acadêmicos ou não. Usaremos a plataforma do Youtube para divulgação do material produzido.
    • Nome do projeto: Refugiados sírios em São Paulo e suas narrativas (2016 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa , SOUZA, V. P. .
      Descrição: Desde 2011 a Síria se vê imersa em uma guerras civil de larga escala e a constante sensação de insegurança resultou no deslocamento das pessoas, tanto no interior da própria Síria como para fora do país. A guerra síria já obrigou mais de 5 milhões de pessoas a abandonarem seus lares e em abril de 2016, o número de refugiados sírios no Brasil, já reconhecidos pelas autoridades, somavam 2.298 pessoas. Os refugiados partem sem planejar e são frequentemente acompanhados pelo sofrimento psicológico diretamente ligado às perdas e aos traumas aos quais foram submetidos. Dessa forma projeto tem como objetivo investigar os impactos psicológicos/antropológicos aos quais os refugiados sírios estão sujeitos após passarem por uma drástica mudança de vida, bem como compreender quais são as maiores dificuldades dos refugiados sírios após a vinda ao Brasil e conhecer as perspectivas futuras de vida dessa população vulnerável. Trata-se de um estudo de caráter descritivo, exploratório, retrospectivo e apoiado na metodologia trabalhada por Geertz em seu livro ?Interpretação das culturas? no capítulo ?Uma descrição densa: Por uma teoria interpretativa da cultura?. Participarão do estudo refugiados sírios no Brasil, independente de sexo, escolaridade ou estado civil. A pesquisa não englobará crianças. O foco da pesquisa será refugiados que residem na cidade de São Paulo, mas, eventualmente, os participantes podem residir em outra cidade do interior do estado de São Paulo. Os instrumentos utilizados serão um roteiro de entrevista semiestruturado, mapa de rede e diário de campo. Palavras-chave: Refugiados, Síria, Antropologia, Psicologia.
    • Nome do projeto: Provalores - Programa de Educação em Valores Humanos: oportunidades, desafios e perspectivas para a integração universidade-escola-comunidade (2018 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa , VERSUTI, F. , ELIAS, L. C. S. , ANDRADE, J. J. , AMORIM, D. S. , AMORIM, K. S. , TINOS, L. M. S. , FAVACHO, D. G. A. , MULLE, R. L. D. , VIEIRA, M. L. P. , TOFANELLO, M. , ALVES, S. K. P. , GARCIA, A. C. , COSTA, F. A. M. .
      Descrição: O projeto assume o desafio de delinear práticas extramuros pautadas na integração entre a USP (representada por diferentes áreas do conhecimento e seus respectivos cursos de graduação), uma Escola fundada nos princípios do ?Programa Sathya Sai de Valores Humanos? (que visa somar à formação acadêmica uma sólida formação humana e ética) e a Comunidade. Nesse sentido, apresenta-se a proposta de um programa denominado ?PROVALOR- PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EM VALORES E DIREITOS HUMANOS?, com os objetivos de: 1) favorecer a formação dos alunos dos cursos de graduação em Psicologia, Biologia, Pedagogia, Química, Ciências da Informação e Comunicação e Música do câmpus de Ribeirão Preto, para além de competências técnicas, abarcando competências sociais e emocionais fundamentais à futura atuação profissional crítica e reflexiva e; 2) sistematizar práticas educativas promotoras do desenvolvimento integral dos sujeitos com base nos Valores e Direitos Humanos Universais, de modo a formar cidadãos que venham a contribuir harmoniosamente com a sociedade; e, 3) ampliar o alcance de tais atividades criando comunidades de prática que possam atuar na sociedade em geral como multiplicadores do programa que se estrutura de forma interdisciplinar e transdisciplinar no contexto da USP. A escola co-participante foi fundada em 2002 e atende aproximadamente 185 crianças de baixa renda, da educação infantil ao ensino fundamental I, de um bairro periférico do município de Ribeirão Preto. O método adotado na escola sustenta-se em 5 valores fundamentais (verdade, ações corretas, paz, amor e não violência) e é implementado através de duas formas - método direto ou indireto. No método direto, são utilizadas técnicas de yoga, meditação, citação, história, canto em grupo e atividades cooperativas; e, no método indireto, as técnicas são inseridas no conteúdo das disciplinas curriculares (português, história, matemática, ciências, etc.). A integração USP-Escola-Comunidade ocorrerá por meio da imersão dos graduandos da Faculdade na realidade escolar descrita e com a meta de construção de conhecimentos e experiências inovadoras capazes de inspirar políticas educacionais e práticas de ensino articuladas com os desafios do nosso tempo. Para tal proposta, estudantes e docentes da USP, atuarão juntamente com a comunidade da escola Sathya Sai em três frentes que integram o ensino, a pesquisa e a extensão, a saber: 1) Caracterização das relações entre as práticas educativas inerentes ao programa, conteúdos curriculares e impactos na comunidade escolar, visando a elaboração de um descritivo funcional do programa, incluindo material audiovisual, produção de textos informativos e infográficos que serão suporte ao desenvolvimento de práticas inovadoras em outros contextos educacionais, podendo atingir diferentes âmbitos da sociedade; 2) Planejamento, desenvolvimento e avaliação de curso básico e de aperfeiçoamento do ?Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos? voltado à formação e ao aprimoramento de novos educadores também ofertados à comunidade USP e externa; e, 3) Definição de medidas de impacto das ações (1) e (2), buscando considerar a diminuição de fatores de riscos ao desenvolvimento pleno dos sujeitos, tais como baixo desempenho acadêmico, aumento da agressividade, bullying, aumento no abuso de substâncias, entre outros, evidenciando a aplicabilidade do programa ao contexto do ensino público brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
    • Nome do projeto: Narrativas Islamofobicas no Brasil (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa .
      Descrição: Este projeto de pesquisa busca identificar e compreender a construção de narrativas sobre islamofobia e as variadas formas de responder a elas pela comunidade muçulmana. Pesquisas realizadas nos últimos 20 anos no Brasil apontam que várias situações denominadas como islamofóbicas, em sua maioria, estão relacionadas ao gênero feminino, mas isso também ganha uma dimensão maior quando se trata de pensar os atentados terroristas que envolvem participação de muçulmanos, além das diversas migrações forçadas de muçulmanos na última década por consequência de guerras ou por outros motivos que justifiquem a mobilidade. Pergunto se seriam as mulheres muçulmanas o principal alvo de discriminações, principalmente se essas fazem uso do lenço islâmico (hijab, ou qualquer outra vestimenta que a identifique como muçulmana), ou se se configuram outros aspectos dessa rejeição ao Islam e aos muçulmanos como o uso da barba pelo homem, sobrenome de origem árabe entre outros ? tais invariavelmente associados a estereótipos de terroristas, radicais, fundamentalistas. O método etnográfico contribuirá para a execução do projeto, buscando dialogar a respeito das narrativas sobre islamofobia a partir da observação participante multisituada. Será levantado, também, todo material disponível para análise ? jornais, matérias de internet, vídeos e documentos disponibilizados pelas respectivas comunidades. A produção de uma etnografia é resultado de trabalho de campo em consonância com a bibliografia consultada a fim de ampliar e consolidar um diálogo sobre essas narrativas e sua formas defesa/resposta. Palavras-chave: Islam, islamofobia, intolerância religiosa, comunidades islâmicas brasileiras.
    • Nome do projeto: Islamofobia um estudo etnográfico sobre narrativas contra muçulmanos-as nas redes e mídias sociais. (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa , LUCAS, I. M. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa está atrelado à pesquisa mais ampla desenvolvida pela pesquisadora/orientadora como bolsista produtividade do CNPq na qual busca identificar e compreender a construção de narrativas sobre islamofobia e as variadas formas de responder a elas pela comunidade muçulmana. Pesquisas realizadas nos últimos 20 anos no Brasil apontam que várias situações denominadas como islamofóbicas, em sua maioria, estão relacionadas ao gênero feminino, mas isso também ganha uma dimensão maior quando se trata de pensar os atentados terroristas que envolvem participação de muçulmanos, além das diversas migrações forçadas de muçulmanos na última década por consequência de guerras ou por outros motivos que justifiquem a mobilidade. Uma parte importante desta pesquisa é buscar cruzar informações com o maior número de redes e mídias sociais diversas constituindo assim uma observação multisituada que (re)construa as redes que revelam mensagens anti islam e anti muçulmanos. Para este projeto PUB o recorte se deterá na análise de material tais como: jornais, matérias de internet, vídeos públicos e documentos disponibilizados pelas respectivas comunidades. A produção de uma etnografia é resultado de trabalho de campo em consonância com a bibliografia consultada a fim de ampliar e consolidar um diálogo sobre essas narrativas e sua formas defesa/resposta
    • Nome do projeto: ENTRE TAPETES, COMIDAS E AS COISAS NO ISLAM (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa , RICCI, A. M. M. , FERRAZ, T. , PASQUALIN, F. A. , SANTOS, A. C. F. , CARDOSO, A. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo investigar elementos que compõem o universo sensível no Islam, que carregam valores, memórias e sentidos comunicados por meio da produção de tapetes, comida e coisas produzidas, comercializadas e trocadas pelos muçulmanos em diferentes contextos e rituais. Parte-se de um levantamento bibliográfico, fílmico e diálogos com pessoas da comunidade muçulmana que residem no Brasil e/ou no exterior por meio de GoogleMeet, e eventualmente de forma presencial. Espera-se que o conhecimento gerado por esta pesquisa ajude a mapear uma iniciativa de maior envergadura a ser apresentada pela orientadora da pesquisa, em colaboração com a equipe apoiante, e que possa contribuir com a produção de conhecimento sobre Islam. Palavras-chave: Islam, materialidades, antropologia.
    • Nome do projeto: Islamofobia: um problema de raça, classe e gênero (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa , BORAZO, D. G. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa visa trabalhar com o desdobramento do projeto anterior quebuscava identificar e compreender a construção de narrativas sobre islamofobia no Brasilo projeto anterior apontou que a Islamofobia no Brasil tem raça, classe e gênero e váriosvieses que se cruzam. As hipóteses se seriam as mulheres muçulmanas o principal alvode discriminações, principalmente se essas fazem uso do lenço islâmico (hijab, ouqualquer outra vestimenta que a identifique como muçulmana), e/ou se se configuramoutros aspectos dessa rejeição ao Islam e aos muçulmanos como o uso da barba pelohomem, sobrenome de origem árabe entre outros tais invariavelmente associados aestereótipos de terroristas, radicais, fundamentalistas foram confirmados. Cabe nesteprojeto prosseguir com a pesquisa sobre Narrativas Islamofóbicas, mas agora em formatode desdobramento que espelhe os resultados encontrados nessa primeira fase da pesquisa,que levantou dados quantitativos e qualitativos. Com a pesquisa quantitativa encerrada,será possível dialogar mais de perto com outros especialistas do campo, e commuçulmanos e muçulmanos para averiguar a sensibilidade em relação aos dadosencontrados e os impactos e desdobramentos na mídia e na comunidade muçulmana.Palavras-chave: Islam, islamofobia, intolerância religiosa, racismo, gênero, classe
    • Nome do projeto: Mulheres Muçulmanas e o direito ao uso do Hijab (2024 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa , ROCHA, L. R. .
      Descrição: O I Relatório de Islamofobia no Brasil do GRACIAS Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes revela que o uso do hijab (vestimenta islâmica usada pelas mulheres) é fonte de violência em espaço público e em outros espaços. Este projeto visa envolver estudantes de graduação na promoção de ações ou produção de conhecimentos relacionados à temática do véu/vestimentas religiosas islâmicas, a fim de que a intolerância religiosa e o discurso de ódio contra mulheres muçulmanas não tenham espaço na sociedade, a começar dentro do espaço universitário. O objetivo é que as reflexões alcancem um público mais amplo, que não sejam, necessariamente, ligados à academia. Para isso, consideramos importante criar campanhas de conscientização e debates públicos sobre o tema do uso e acesso de mulheres muçulmanas a espaços de representatividade, respeito e acolhimento.Palavras-chave: Islam, Hijab, Véu, Inclusão, Pertencimento.
    • Nome do projeto: Tariq Ramadan: muçulmano e intelectual controverso (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa .
      Descrição: Este projeto de pós-doutorado tem por objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica e videográfica (Youtube) das entrevistas, palestras e produções acadêmicas de Tariq Ramadan. Ramadan é professor de Oxford, defensor de uma identidade europeia e islâmica, pois, segundo ele, não é possível pensar os muçulmanos na Europa como estrangeiros, de acordo com o autor, esses são franceses, ingleses, etc. E muçulmanos, para ele é fundamental pensar essas duas identidades. Seu pensamento faz uma ponte entre a reinterpretação do direito islâmico e as aproximações com os valores democráticos ocidentais e seculares. Ramadan se identifica com o pensamento islâmico reformista, que podemos caracterizar como: retorno as fontes do Corão e da Sunna, o que sugere uma linha ?salafi?, mas voltando ao contexto de cada comunidade islâmica. Ao tomar contato com o material mais amplo de Ramadan, pretende-se demonstrar como o universo do Islam político pode ser compreendido como constituído pela ?modernidade entrelaçada?, isto é, forjado na realidade que se constitui nas conexões entre global e local, entendendo o local como composto por contextos diversos, inclusive o Brasil. Palavras-chave: Antropologia, Islam, Islam Político, Tariq Ramadan.
    • Nome do projeto: GRACIAS online: divulgando conhecimento em redes sociais (2021 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa , PAULA, M. V. E. .
      Descrição: O GRACIAS ? Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes criado há 10 anos pela coordenadora do projeto tem produzido muito conteúdo importante, mas ainda pouco divulgado. Diante do ataque à Ciência pelo atual governo federal se faz necessário ampliar os diversos produtos realizados com ou sem financiamento público, mas que passam por avaliação de pares e contribuem para disseminação do conhecimento. Para este projeto de extensão o objetivo será divulgar o grupo de pesquisa, suas teses, dissertações, artigos, produtos audiovisuais, entrevistas, participações em seminários, Lives, entre outras produções nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram. Cada uma das redes tem suas especificidades e públicos diversos, que demanda dedicação de um(a) bolsista atento às singularidades. Desta forma, será possível que um grupo mais amplo tenha conhecimento da produção que vem sendo realizada por pesquisadores de diversas universidades ligados ao GRACIAS e possa ter acesso a ela com mais facilidade ampliando desta forma nosso trabalho de extensão.
    • Nome do projeto: Mulheres Muçulmanas e o direito ao uso do Hijab (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa , ROCHA, L. R. .
      Descrição: O I Relatório de Islamofobia no Brasil do GRACIAS Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes revela que o uso do hijab (vestimenta islâmica usada pelas mulheres) é fonte de violência em espaço público e em outros espaços. Este projeto visa envolver estudantes de graduação na promoção de ações ou produção de conhecimentos relacionados à temática do véu/vestimentas religiosas islâmicas, a fim de que a intolerância religiosa e o discurso de ódio contra mulheres muçulmanas não tenham espaço na sociedade, a começar dentro do espaço universitário. O objetivo é que as reflexões alcancem um público mais amplo, que não sejam, necessariamente, ligados à academia. Para isso, consideramos importante criar campanhas de conscientização e debates públicos sobre o tema do uso e acesso de mulheres muçulmanas a espaços de representatividade, respeito e acolhimento.Palavras-chave: Islam, Hijab, Véu, Inclusão, Pertencimento.
    • FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa . Vida em família uma perspectiva comparativa sobre "crimes de honra". 2006 - Dvd
    • FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa . Hijab além do véu. 2002 - Consultoria para vídeo
    • FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa . Allahu Albar. 2006 - Dvd
    • FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa . Vozes do Islã. 2007 - Dvd
    • FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa . Sacrifício. 2007 - Dvd
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Isabella Almeida de Abreu Aquino Antropologia Social Mestrado
    Luiz Fernando Dias Prado Antropologia Social Mestrado
    Rosiane Trabuco de Oliveira Antropologia Social Doutorado
    Suelen Cristina Marcelino de Campos Antropologia Social Doutorado
  • Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
    Jackson Cruz Magalhães Antropologia Social Mestrado 01/10/2021
    Priscila Silva Queiroz Cevada Antropologia Social Mestrado 02/06/2021