Não autenticado |

Monica Ferreira Mayrink O' Kuinghttons

    • possui graduação em Língua e Literatura Espanhola pela Universidade de São Paulo (1990), graduação em Língua e Literatura Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidad Autónoma de Madrid, Espanha (2023), com bolsa do programa PRInt-CAPES. Lecionou na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Campus de Araraquara. Atualmente, é pesquisadora e professora da graduação e pós-graduação do Departamento de Letras Modernas (FFLCH/USP). De 2017 a 2022, foi Diretora do Centro Interdepartamental de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. É líder do Grupo de Pesquisa Linguagem, Educação e Virtualidade (LEV), cadastrado pela Universidade de São Paulo no CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores de Língua Espanhola nos cursos de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: reflexão, ensino de espanhol, formação de professores, aprendizagem presencial e a distância, intercâmbios virtuais, Intercompreensão em Línguas Românicas.

       

      Links:    

    • Estudos sobre funcionamento linguístico, aquisição, ensino e aprendizagem
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque . Ações didáticas e formativas em línguas estrangeiras: caminhos para a internacionalização de instituições de ensino superior. São Paulo : Editora FFLCH/USP, 2023 . 207p. ISBN: 9788575064474.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque . Pesquisas em Ensino e Aprendizagem de Línguas com Tecnologias: percursos reflexivos e metodológicos. Campinas : Pontes Editora, 2022 . 343p. ISBN: 9786556374017.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque . TECNOLOGIA, FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE LÍNGUAS EM DIÁLOGO. Campinas : Pontes Editora, 2021 . 242p. ISBN: 9786556372006.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; RODRIGUEZ, J. L. O. . Dimensiones. Libro del profesor. São Paulo : FTD, 2016 . 432p. ISBN: 9788596005012.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; RODRIGUEZ, J. L. O. . Dimensiones: español. São Paulo : FTD, 2016 . 368p. ISBN: 9788596005005.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Español entre todos - Libro del Profesor 4. Oxford : Oxford, 2013 . 152p. ISBN: 9780194038195.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Español entre todos - Libro del Profesor 3. Oxford : Oxford, 2013 . 152p. ISBN: 9780194038133.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Español entre todos - Libro del Profesor 2. Oxford : Oxford, 2013 . 152p. ISBN: 9780194038072.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Español entre todos - Libro del Profesor 1. Oxford : Oxford, 2013 . 152p. ISBN: 9780194038010.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque . Ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais. São Paulo : Humanitas, 2013 . 218p. ISBN: 9788577322305.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; SOTO, Ucy ; GREGOLIN, I. V. . Linguagem, educação e virtualidade - Experiências e reflexões. Araraquara : Cultura Acadêmica, 2009 . p. ISBN: 978-85-7983-0.
    • SOTO, Ucy ; GREGOLIN, I. V. ; MAYRINK, Mônica Ferreira ; JUNGER, C. V. ; RANGEL, M. ; Pérez A., Roberto . Novas tecnologias em sala de aula: (re)construindo conceitos e práticas. São Carlos : Claraluz, 2009 . 86p. ISBN: 9788588638365.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; ARAUJO JR, B. J. ; GARGIULO, H. ; BRUNEL, R. M. . Intercambio virtual español-portugués: tareas y temas de interacción comunicativa desde la percepción de los estudiantes REVISTA NEBRIJA DE LINGUISTICA APLICADA A LA ENSEÑANZA DE LENGUAS , v. 17 , p. 103 - 135 , 2023. ISSN: 16996569.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque ; OLIVEIRA, Rosângela Aparecida Dantas de . Repensando a relação entre metodologia, tecnologia e formação docente no ensino de línguas Revista intercâmbio , v. 45 , p. 187-212 - 212 , 2020. ISSN: 2237759X.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque . Tecnologias digitais no ensino de línguas. Ensino presencial e virtual em sintonia na formação em línguas estrangeiras. THE ESPECIALIST (PUCSP) , v. 38 , p. 1 - 14 , 2017. ISSN: 01027077.
    • COSTA, Heloísa de Albuquerque ; MAYRINK, Mônica Ferreira ; SANTORO, E. . A Intercompreensão em Línguas Românicas na formação do professor de línguas estrangeiras: a experiência da USP Revista Letras Raras , v. 6 , p. 82 - 95 , 2017. ISSN: 23172347.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; GARGIULO, H. . '...y se me vino a la cabeza todo lo que estuvimos viendo esta semana...': a constituição de uma comunidade de aprendizagem em um curso de formação docente a distância Revista EntreLínguas , v. 2, n 2 , p. 191 - 208 , 2016. ISSN: 24473529.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; RODRIGUES, A. A. ; Pinheiro, Rafael Pinto . Primeras interacciones de alumnos iniciantes de E/LE en la plataforma Moodle: del diagnóstico de sus necesidades de aprendizaje hacia la concepción de una propuesta didáctica de enseñanza Suplemento SIGNOS ELE , v. 1 , p. 1 - 15 , 2015. ISSN: 24690511.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; Rodrigues , Julio Cesar da Silveira ; Binholo , Nicole Helena . Formación docente para la enseñanza en ambientes virtuales de aprendizaje: una experiencia de exploración de la Plataforma Moodle Suplemento SIGNOS ELE , v. 1 , p. 1 - 12 , 2015. ISSN: 24690511.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . La escuela en escena: las películas como signos mediadores de la formación crítico-reflexiva de profesores Cuadernos del Centro de Estudios de Diseño y Comunicación , v. 1 , p. 35 - 51 , 2016. ISSN: 16680227.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Formação crítico-reflexiva de professores mediada por filmes Leitura , v. 1 , p. 181 - 207 , 2014. ISSN: 23179945.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . FILMES E PLATAFORMAS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: (NOVAS) TECNOLOGIAS MEDIADORAS DA FORMAÇÃO CRÍTICO-REFLEXIVA DE PROFESSORES REVISTA ELETRÔNICA DO GEPPELE , v. 1 , p. 44 - 61 , 2014. ISSN: 23180099.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; GARGIULO, H. . Hacia la formación docente para el uso de ambientes virtuales en la enseñanza de idiomas Abehache: Revista da Associação Brasileira de Hispanistas , v. 3 , p. 147 - 163 , 2013. ISSN: 22383026.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; Abio, Gonzalo ; Gonzáles, neide Maia ; Baptista, Livia Márcia Tiba Rádis ; Irala, Valeska Brasil . A PLATAFORMA ?AVE? DO INSTITUTO CERVANTES: A POSIÇÃO ANALÍTICA DA COPESBRA Linguasagem (São Paulo) , v. 15 , p. 1 - 13 , 2010. ISSN: 19836988.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Contribuciones del proceso reflexivo para la formación del profesor de lengua española Boletín de Investigación Educacional , v. 16 , p. 121 - 134 , 2001. ISSN: 07172494.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . A emergência das estratégias de aprendizagem durante a reflexão do aluno sobre sua produção oral na sala de aula Intercâmbio (PUCSP) , v. viii , p. 307 - 314 , 1999. ISSN: 14134055.
  • Capítulos publicados: 27
    • FERREIRA, M. M. ; MAYRINK, Mônica Ferreira . Literacidad y Desarrollo Conceptual en la Enseñanza de la Escritura. Teoría sociocultural y español LE/L2, v. 1, p. 172 - 186, 2024.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; CARVALHO, K. C. H. P. ; OLIVEIRA, Rosângela Aparecida Dantas de . Formação de professores de espanhol: olhando para o presente para projetar o futuro. Desafios e perspectivas para o ensino de espanhol no Brasil: entre rupturas e permanências, v. 1, p. 193 - 223, 2023.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque . O Centro Interdepartamental de Línguas da USP em tempos de internacionalização: articulação entre ações de ensino e de formação de professores. Ações didáticas e formativas em línguas estrangeiras: caminhos para a internacionalização de instituições de ensino superior, v. 1, p. 10 - 29, 2023.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque ; OTA, J. . De lo presencial a lo remoto: enseñanza de lenguas, evaluación de competencia lectora y formación docente en el Centro Interdepartamental de Lenguas de la Universidad de São Paulo en tiempos de aislamiento social. La pandemia COVID-19 y su impacto sobre la enseñanza de Lenguas Extranjeras en el Nivel Superior - Respuesta institucional de las universidades miembros de RULen y proyección a futuro, v. , p. 235 - 254, 2022.
    • SANTOS, R. J. ; MAYRINK, Mônica Ferreira . O uso de vídeo-aulas do YouTube na aprendizagem de espanhol: o olhar avaliativo de usuários aprendizes. Pesquisas em Ensino e Aprendizagem de Línguas com Tecnologias: percursos reflexivos e metodológicos, v. 1, p. 153 - 182, 2022.
    • ACOSTA TRIPANI, G. T. ; MAYRINK, Mônica Ferreira . A presença de ensino nas interações entre os participantes de um curso de espanhol em um fórum digital da Plataforma Moodle. Pesquisas em Ensino e Aprendizagem de Línguas com Tecnologias: percursos reflexivos e metodológicos, v. 1, p. 17 - 40, 2022.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . TECNOLOGIA E EMPODERAMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESPANHOLA. Tecnologia, formação docente e ensino de línguas em diálogo, v. 1, p. 45 - 64, 2021.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque ; SANTORO, E. . A disciplina de Intercompreensão na USP: impactos curriculares no curso de Letras. Fundamentos, prácticas y estrategias para la didáctica de la intercomprensión en América Latina, v. 1, p. 344 - 3661, 2021.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque ; FERRAZ, D. . Remote language teaching in the pandemic context at the University of São Paulo, Brazil. The world universities' response to COVID-19: remote online language teaching. Research-publishing.net, v. 1, p. 125137 - , 2021.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Aprender língua estrangeira, aprender sobre si mesmo: duas faces de uma mesma moeda. O TCC nas identidades do professor de línguas adicionais, v. 1, p. 105 - 112, 2020.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; NASCIMENTO, E. V. ; COSTA, Heloísa de Albuquerque . El Centro Interdepartamental de Lenguas de la Universidade de São Paulo en un escenario de proyectos, demandas y desafíos. Las lenguas extranjeras en la Educación Superior de la Región: 1er Encuentro Internacional de Centros Universitarios de Idiomas, v. 1, p. 28 - 34, 2018.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . La proyección de las escuelas en relación a la continuidad o discontinuidad de la enseñanza de español. La lengua española en Brasil. Enseñanza, formación de profesores y resistencia, v. 1, p. 141 - 151, 2018.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Ressignificando as TIC como Tecnologias para a Aprendizagem e o Conhecimento (TAC) e para o Empoderamento e a Participação (TEP). Novas práticas em pesquisa sobre a linguagem: rompendo fronteiras, v. 1, p. 93 - 106, 2018.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; LEITE, A. M. P. . Presença social e participação de alunos em interações via WhatsApp. Ensino de Línguas e Tecnologias Móveis: políticas públicas, conceitos, pesquisas e práticas em foco., v. 1, p. 133 - 153, 2018.
    • COSTA, Heloísa de Albuquerque ; MAYRINK, Mônica Ferreira . Letras, Linguística e EaD em diálogo. Grupos que pesquisam EAD no Brasil, v. 1, p. 88 - 105, 2017.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque . Caminhos investigativos na articulação entre ensino de línguas e virtualidade: reflexões para a elaboração de programas de formação de professores. Tecnologias digitais no ensino de línguas e na formação de professores: reorganizando sistemas educacionais, v. 1, p. 151 - 168, 2017.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . El libro didáctico de español en Brasil: Logros y dificultades en la formación ciudadana y crítica del alumno. El libro didáctico de español en Brasil: logros y dificultades en la formación ciudadana y crítica del alumno, v. 1, p. 283 - 299, 2016.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . El libro didáctico de español en Brasil: logros y dificultades en la formación ciudadana y crítica del alumno. Investigaciones sin fronteras: Temas nuevos y perdurables en lenguas extranjeras, v. 1, p. 283 - 299, 2016.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque . Tecnologias e ensino de línguas estrangeiras: uma relação possível. # Sou + TEC: Ensino de lingua(gem) e literatura, v. 1, p. 203 - 218, 2015.
    • COSTA, Heloísa de Albuquerque ; MAYRINK, Mônica Ferreira . A extensão da sala presencial para o Moodle: espaço de aprendizagem, reflexão e pesquisa nos cursos de Letras Francês e Espanhol da USP. A formação de professores de línguas: políticas, projetos e parcerias, v. 1, p. 215 - 232, 2015.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; Rodrigues , Julio Cesar da Silveira ; Binholo , Nicole Helena . Formação inicial para o ensino em ambientes virtuais de aprendizagem: uma experiência de exploração da Plataforma Moodle. Ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais, v. 1, p. 171 - 192, 2013.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque . Formação crítico-reflexiva para professores de línguas em ambiente virtual. Ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais, v. 1, p. 39 - 63, 2013.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Formación de Profesores Reflexivos de Español-LE: abriendo espacios en el curso de Letras. Actas de las III Jornadas y II Congreso Internacional de Enseñanza de Español como Lengua Extranjera, v. , p. - , 2010.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . La reforma curricular del Curso de Letras - Español de la PUC/SP: desafíos en la construcción de una nueva propuesta pedagógica. Hispanismo 2006 - Estudos de Linguagens, v. 1, p. 370 - 375, 2008.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . INTERESSES E NECESSIDADES DE USO DA INTERNET SOB A PERSPECTIVA DE ALUNOS DE LETRAS ? ESPANHOL. Linguagem, educação e virtualidade - Experiências e reflexões, v. , p. - , 2009.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . As múltiplas realidades do uso de tecnologias no ensino de espanhol da rede pública. Novas tecnologias em sala de aula: (re)construindo conceitos e práticas, v. 1, p. 69 - 84, 2009.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . La formación de profesores y las películas. Hispanismo 2002 - Língua Espanhola, v. I, p. 337 - 345, 2004.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque . A Intercompreensão em Línguas Românicas nos Cursos de Letras da USP: caminhos para mudanças curriculares e formação plurilíngue do estudante. In: Congresso Internacional DIPROling , 2019 , Belo Horizonte. Atas do Congresso Internacional DIPROling 2018. Distância/proximidade e representações sobre a aprendizagem das línguas: facilidades, obstáculos, motivação e intercompreensão. Belo Horizonte : , 2018. p. 1 - 10.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; GARGIULO, H. ; MATIAS, R. B. . Aprender lengua, enseñar lengua. Intercambio virtual UNC-USP. In: I Jornadas Nacionales III Jornadas de la UNC : experiencias e investigación en educación a distancia y tecnología educativa: año 2013 , 2014 , Córdoba. Actas de las I Jornadas Nacionales III Jornadas de la UNC : experiencias e investigación en educación a distancia y tecnología educativa: año 2013. Córdoba, Argentina : PROED, 2014. p. 240 - 248.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque . La formación tecnológica del alumno de Letras en la Universidad de São Paulo: acciones en desarrollo en los cursos de Español y Francés. In: III Jornadas Internacionales de Tecnologías Aplicadas a la Enseñanza de Lenguas , 2011 , Córdoba. III Jornadas Internacionales de Tecnologías Aplicadas a la Enseñanza de Lenguas. : , 2011.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Um fenômeno e múltiplos olhares: o papel do ciclo de validação na busca dos temas estruturantes do fenômeno da formação crítico-reflexiva de professores mediada por filmes. In: II Congresso Latino-Americano de Formação de Porfessores de Línguas , 2008 , Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro : Edições Entrelugar, 2008. p. 352 - 352.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Oficinas virtuais de língua espanhola: relato de uma experiência didática no curso de graduação em Letras. In: II Congresso Latino-Americano de Formação de Porfessores de Línguas , 2008 , Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro : Edições Entrelugar, 2008. p. 156 - 156.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; SOTO, Ucy . Estrategias de cortesía y formas de tratamiento en Chile: un estudio basado en Machuca y en Ardiente Paciencia. In: XV Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filología de América Latina , 2008 , Montevidéu. XV Congreso Internacional de la Asociación de Lingüística y Filología de América Latina. : , 2008.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Formación de profesores y el uso de nuevas tecnologías: una primera mirada. In: II Encontro Iberoamericano de Educação - II EIDE , 2007 , Araraquara. Anais do II Encontro Iberoamericano de Educação - II EIDE. : , 2007.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . O fenômeno da formação crítico-reflexiva de professores mediada por filmes: descobertas e desafios desvelados à luz da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica. In: 16º InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada , 2007 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2007.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Por um novo projeto para os cursos de Letras da PUC/SP: o desenvolvimento da capacidade reflexiva dos futuros professores de língua estrangeira. In: I Congresso Latino-Americano sobre Formação de Professores de Línguas , 2006 , Florianópolis. Caderno de Resumos. : , 2006.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Luzes, câmera, reflexão na formação inicial de professores: utilizando filmes para o desenvolvimento de sua capacidade reflexiva. In: I Congresso Latino-americano sobre Formação de Professores de Línguas , 2006 , Florianópolis. Caderno de resumos. : , 2006.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . La reforma curricular del Curso de Letras - Español de la PUC/SP: desafíos en la construcción de una nueva propuesta pedagógica. In: IV Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2006 , Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do IV Congresso Brasileiro de Hispanistas. Rio de Janeiro : , 2006. p. 370 - 375.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . La formación de profesores y las películas. In: 2º Congreso Brasileño de Hispanistas , 2002 , São Paulo. Hispanismo 2002. : Associação Editorial Humanitas, 2002. p. 337 - 345.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Jugar es cosa seria. In: X Seminario de Dificultades Específicas para la enseñanza del español a lusohablantes , 2002 , São Paulo. Actas del X Seminario de Dificultades Específicas para la enseñanza del español a lusohablantes. : Thesaurus Editora de Brasília, 2002. p. 27 - 29.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Trabajando la pronunciación en las clases de español como LE. In: VII Seminario La Enseñanza del Español a Lusohablantes: Dificultades y Estrategias , 1999 , São Paulo. Actas del VII Seminario La Enseñanza del Español a Lusohablantes: Dificultades y Estrategias. : Embajada de España - Consejería de Educación y Ciencia, 1999. p. 179 - 184.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Música: material auténtico para la enseñanza de español. In: IV Seminario de Dificultades Específicas para la enseñanza del español a lusohablantes , 1996 , São Paulo. Actas del IV Seminario de dificultades específicas para la enseñanza del español a lusohablantes. : Embajada de España - Consejería de Educación y Ciencia, 1996. p. 47 - 50.
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Luizete Guimarães Barros; Eva Christina Orzechowski Dias: Língua Espanhola V: Fonética e folologia. Luizete Guimarães Barros et alii. Língua Espanhola VI. Curso de Letras Espanhol na Modalidade a Distância. Florianópolis: LLE/CCE/UFSC, 2011, 228 p.. : Associação Brasileira de Hispanistas , 2012 (Resenha)
    • Borges, Jorge Luis ; Ferrari, Osvaldo ; RODRÍGUEZ, John Lionel O'kuinghttons ; MAYRINK, Mônica Ferreira . Sobre a filosofia e outros diálogos. São Paulo : Hedra , 2009 (Revisão)
    • Borges, Jorge Luis ; Ferrari, Osvaldo ; RODRÍGUEZ, John Lionel O'kuinghttons ; MAYRINK, Mônica Ferreira . Sobre a amizade e outros diálogos. São Paulo : Hedra , 2009 (Revisão)
    • Borges, Jorge Luis ; Ferrari, Osvaldo ; RODRÍGUEZ, John Lionel O'kuinghttons ; MAYRINK, Mônica Ferreira . Sobre os sonhos e outros diálogos. São Paulo : Hedra , 2009 (Revisão)
    • Swedenborg ; RODRÍGUEZ, John Lionel O'kuinghttons ; MAYRINK, Mônica Ferreira . Arcana Caelestia e Apocalipsis Revelata. São Paulo : Hedra , 2008 (Revisão)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; RODRÍGUEZ, John Lionel O'kuinghttons ; ESPINOZA, A. B. R. . La acentuación. São Paulo : Letraviva , 2004 (Revisão)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . II Prêmio APEMG. 2020 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Comissão Científico-acadêmica do III Encontro do Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH/USP. 2019 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Comissão Científica do Seminário Internacional o espanhol no contexto da integração latino-americana. 2019 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Comitê Evaluador en las V Jornadas Internacionales de tecnologías aplicadas a la enseñanza de lenguas. 2019 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Parecerista de capítulo de livro submetido para publicação da Associação de Professores de Espanhol de Minas Gerais (Editora APEMG). 2019 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Avaliador do 25º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. 2017 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Pareceres para as III Jornadas Internacionales Descubriendo Culturas en Lengua Portuguesa. 2016 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . SHAKESPEARE AO QUADRADO NA WEBQUEST: UMA PROPOSTA DE > REFLEXÃO A PARTIR DO GÊNERO HQ. 2016 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . PARADIGMAS EDUCACIONAIS NA ATUAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO NO IFMT. 2016 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO E GESTÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA MEDIAÇÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA. 2016 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . A QUESTÃO DO LÉXICO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA. 2016 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; BRUNO, F. A. T. C. ; CINTRAO, H. P. . PARECER SOBRE PEDIDO DE RECONHECIMENTO DE DIPLOMA. 2016 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; ARAUJO JR, B. J. ; CELADA, M. T. . PARECER SOBRE PEDIDO DE RECONHECIMENTO DE DIPLOMA. 2016 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Parecerista do Conselho Editoria do livro 'Temas e rumos nas pesquisas em Linguística (Aplicada): questões empíricas, éticas e práticas - vol 2. 2016 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Parecer sobre artigo de área complementar apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC/SP. 2015 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Parecer sobre artigo de área complementar apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC/SP. 2014 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Parecer sobre artigo de área complementar apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC/SP. 2014 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Parecer de mérito sobre projeto submetido ao Programa de Cultura e Extensão - USP. 2015 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; BRUNO, F. A. T. C. ; KULIKOWSKI, M. Z. M. . Parecer sobre pedido de convalidação de título de doutorado. 2013 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; BRUNO, F. A. T. C. ; CELADA, M. T. . Parecer sobre pedido de convalidação de título de doutorado. 2013 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; FANJUL, A. ; BRUNO, F. A. T. C. . Parecer sobre pedido de convalidação de título de Mestrado. 2014 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Parecer de mérito sobre a pesquisa de Pós-Doutorado. 2014 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Parecer de mérito sobre o projeto de pesquisa de Pós-Doutorado. 2014 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; ZORZO-VELOSO, V. ; CASTELA, G. S. . Manifestação complementar ao parecer sobre o reconhecimento do curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol e respectivas literaturas - modalidade à distância, ofertado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa ? UEPG. 2014 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Pareceres para propostas de trabalhos para a II Jornadas Internacionales Descobrindo Culturas em Língua Portuguesa, na Universidad Nacional de Córdoba. 2014 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Parecer para o artigo Ethos y pluralidad: consideraciones sobre la percepción de las matices del locutor en la materialidad enunciativa de la lengua extranjera. Revista Moara Nº. 42.. 2014 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Parecer para o artigo Teletandem within the context of closely-related languages: a Portuguese-Spanish interinstitutional experience. Revista DELTA. 2014 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Parecer para o artigo O contexto cultural na formação de professores pelos Cursos de Letras: muito além do ensino de língua. Revista Leitura, número 53. 2014 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Parecer para o artigo Instrução com foco na forma (IFF) no ensino do presente do subjuntivo em espanhol para professores em formação. Revista Leitura. 2014 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Parecer para o artigo Integrando saberes teórico-práticos: desafios e perspectivas no trabalho interdisciplinar no curso de letras. Revista The ESPecialist. 2014 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Parecer para o artigo Representações dos professores de espanhol em formação sobre o livro didático. Revista The ESPecialist. 2014 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Parecer para o artigo A Cultura brasileira sob a ótica de interagentes no TELETADEM. Revista The ESPecialist. 2014 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Parecer para o artigo Locativos no espanhol quatrocentista: um estudo do Atalaya de las crónicas. Revista DELTA. 2013 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Parecer para o artigo Análise de textos multimodais da WEB e o ISD. Revista DELTA. 2013 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Parecer para o artigo La metodología de enseñanza de formación-acción en Chile: formación de equipos directivos de la red asistencial. Revista DELTA. 2013 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Parecer para o artigo Pesquisando a partir da perspectiva da complexidade na área de linguística aplicada. Revista DELTA. 2013 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Parecer para o artigo: O uso das TICS no ensino de inglês instrumental. Revista The ESPecialist. 2013 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Membro de comitê científico das II Jornadas Internacionales Descobrindo Culturas em Língua Portuguesa. 2014 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Parecer de artigo. 2013 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Avaliação de resumos do VII Congresso Brasileiro de Hispanistas. 2012 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Consultoria para elaboração de livro didático de espanhol. 2012 (Consultoria)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Artigo 'Análise de livros didáticos de espanhol: encontrando e discutindo as representações dos professores. 2012 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; ZORZO-VELOSO, V. ; CASTELA, G. S. . RELATÓRIO SOBRE RECONHECIMENTO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/ESPANHOL E SUAS RESPECTIVAS LITERATURAS ? MODALIDADE À DISTÂNCIA. 2012 (Relatorio_tecnico)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Revisão técnica da coleção Ánimo ( volumes 1, 2, 3). 2010 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Parecer sobre o artigo "Repensando um módulo de formação tecnológica de professores sob a perspectiva da complexidade". 2010 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Elaboração e correção do Exame de Proficiência em Língua Espanhola. 2008 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Parecer sobre o artigo "A interação nos e-mails de negócios em espanhol através de um olhar baseado na gsf". 2009 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Parecer sobre o artigo "An analysis of writing materials". 2008 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; Junqueira, Renata Soares . Projeto de Extensão Universitária www.ojudeu.com.br - a vida e a obra de António José da Silva (1705-1739). 2008 (Parecer)
    • Lima, Lucielena M. ; MAYRINK, Mônica Ferreira . Parecer sobre a obra Hispanismo em Goiás: lingüística aplicada à sala de aula de espanhol. 2008 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; SOTO, Ucy . Implementação de interface virtual para professores de língua espanhola. 2007 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; SOTO, Ucy . Tecnologias Educacionais. 2007 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Parecer: ITINERÁRIOS DE LEITURA EM FRANCÊS À DISTÂNCIA. 2006 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Parecer: Proposta de Curso de Extensão Universitária: A poesia no Ensino Fundamental. 2006 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Parecer: Proposta de Curso de Extensão Universitária: O conto de fadas na educação infantil. 2006 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Parecer: O silenciamento do discurso libertário na Espanha: uma interface entre os enunciados dos documentos históricos do pós-guerra e a peça A Casa de Bernarda Alba, de Federico García Lorca. 2006 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Parecer: O silenciamento do discurso libertário na Espanha: uma interface entre os enunciados dos documentos históricos do pós-guerra e a peça A Casa de Bernarda Alba, de Federico García Lorca. 2006 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Classificação Brasileira de Ocupações. 2002 (Assessoria)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; RODRÍGUEZ, John Lionel O'kuinghttons . Prova para seleção de professor de espanhol. 2006 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Parecer: Das páginas de um livro para a tela do cinema: Os diferentes aspectos da Guerra Civil Espanhola em Homenagem à Catalunha e Terra e Liberdade.. 2006 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Parecer: Construção e Análise de um Corpus de Espanhol. 2004 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Parecer: Construção e Análise de um Corpus de Espanhol. 2004 (Parecer)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Assessoria Pedagógica - Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo. 1995 (Assessoria)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Consultoria e orientação pedagógica - Colegio Lourenço Castanho. 1998 (Consultoria)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; SARSUR-CAMARA, E. ; MIRANDA-PAULO, L. ; COSTA, Heloísa de Albuquerque ; SANTORO, E. . 11 anos de ações em Intercompreensão na Universidade de São Paulo: balanço e novas perspectivas. 2023 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; ARANHA, S. ; OLIVEIRA, Rosângela Aparecida Dantas de ; RAMPAZZO, L. . The dream is becoming true: 'língua estrangeira para todos'. Histórico e desenvolvimento/desdobramentos/ampliação do Projeto Teletandem Brasil.. 2023 (Simposio)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; GERVAZ, C. L. . Oficina 'Tecnologias para o empoderamento e a participação: um olhar para diferentes contextos de ensino e aprendizagem. 2023 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Formação linguística, cultural e didática do futuro professor de espanhol: espaços de participação e empoderamento. 2023 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . La enseñanza de español en Brasil (y su lugar en la construcción de una política plurilingüe para la Educación Básica y Superior). 2023 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; CORTE, R. L. . Coordenação Simpósio Temático EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA, ARTES, TECNOLOGIAS E FORMAÇÃO DOCENTE. 2022 (Congresso)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Do presencial para o remoto e de volta para o presencial: pistas para a reformulação das propostas curriculares dos cursos de Letras. 2022 (Congresso)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; SANTOS, C. M. E. ; SANTOS, H. S. . Teletandem USP - Interações virtuais para o desenvolvimento linguístico e (inter)cultural do estudante de graduação em Letras. 2022 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; MOREIRA, M. L. S. ; CORREA, B. J. . Docência em línguas no ensino remoto: uso de ferramentas digitais como mediadoras do processo de ensino-aprendizagem de língua espanhola. 2022 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Mediação da Mesa de discussão PESQUISAS E AÇÕES EM TELECOLABORAÇÃO. 2022 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Mesa-redonda ?Articulação dos Centros de Línguas com programas de extensão para a formação de professores?: Projetos de Extensão do Centro Interdepartamental de Línguas da USP: ações para o fortalecimento da formação do professor de línguas. 2022 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Projetos PUB do Centro Interdepartamental de Línguas (FFLCH). 2022 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Depois do ensino remoto, um novo presencial? Pautas para repensar a formação em Letras. 2022 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Centros de Línguas, Formação Docente e Internacionalização. 2022 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque ; SANTORO, E. ; ARAUJO JR, B. J. . TELETANDEM NA USP: DEMANDAS, AÇÕES E DESAFIOS DAS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS. 2022 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . LA ENSEÑANZA DEL ESPAÑOL EN LAS ESCUELAS BRASILEÑAS: PASADO, PRESENTE Y FUTURO. 2021 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque ; FERRAZ, D. . Lançamento do livro The world universities? response to COVID-19: remote online language teaching. 2021 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque . As tecnologias como mediadoras da aprendizagem : reflexões no contexto da formação no Curso de Letras. 2021 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, A. L. J. ; DUBOC, A. P. M. . Mesa-redonda 'Línguas estrangeiras e produção de conhecimento'. 2021 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; ARANHA, S. ; CAVALARI, S. M. S. . Coordenação da palestra Aprendizagem de línguas em Teletandem: 10 anos de prática. 2021 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; CARVALHO, T. L. ; LIMA, S. P. . Mesa-redonda: Las múltiples perspectivas de la integración de las nuevas tecnologías y la enseñanza de español. 2021 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Refletindo sobre a formação linguística e tecnológica no curso de Letras: da experiência vivida à definição de novos percursos pedagógicos para o período pós-pandemia. 2021 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Ensino e aprendizagem de espanhol, inovação tecnológica e a Teoria Sociocultural em diálogo: um olhar para as pesquisas da graduação e pós-graduação da USP. 2021 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; NEGUERUELA A., E. . coordenação do simpósio 'Linguística e ensino de línguas não maternas: teorias e práticas na contemporaneidade'. 2021 (Simposio)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; FERREIRA, M. M. . Literacidad y desarrollo conceptual en la enseñanza de la escritura en ELE. 2021 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; TALLEI, J. ; RABELLO, C. . Ensino de línguas e tecnologias: desafios e possibilidades. 2020 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; FERRAZ, D. ; ROJO, R. . ?POLÍTICA, PANDEMIA E TECNOLOGIA: (DES)ENCONTROS POSSÍVEIS?. 2020 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Interfaces entre ensino de espanhol, inovação tecnológica e a teoria sociocultural em diferentes percursos investigativos. 2020 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Relato de experiência: Roda de Conversa Ensinar e aprender línguas estrangeiras na modalidade presencial e remota. 2020 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . EAD NA USP, EAD NO CURSO DE LETRAS/FFLCH?. 2020 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; MARTORELLI, A. B. P. . Coordenação do Simpósio Temático: ST16 - Metodologias para o ensino de espanhol com tecnologias: perspectivas teóricas e práticas. 2020 (Simposio)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; MARTORELLI, A. B. P. . O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESPANHOL MEDIADO POR TECNOLOGIA: PERCURSOS INVESTIGATIVOS TRAÇADOS NA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DA USP E UFPB. 2020 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; SILVA, T. R. . ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA EM AMBIENTES DIGITAIS: UNA MIRADA A LA PLATAFORMA ELO. 2019 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; VALVERDE, F. D. ; BELMONT, V. . Uma plataforma, três olhares: O Moodle como um ambiente virtual para o ensino de língua estrangeira. 2019 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Centro Interdepartamental de Línguas da USP: ações e desafios na implantação e fortalecimento de uma política linguística para a universidade. 2019 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Refletindo sobre o uso de tecnologias cm diferentes contextos de ensino e de formação em línguas estrangeiras. 2019 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Participação e empoderamento no ensino de línguas com tecnologia. 2019 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Formação de professores de línguas estrangeiras no século XXI: novas trilhas para as demandas contemporâneas. 2019 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . O uso de tecnologias nas metodologias de ensino de línguas: reflexões para o professor em formação. 2019 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Espaços e ações para o plurilinguismo no Centro Interdepartamental de Línguas da USP. 2019 (Congresso)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; LEITE, A. M. P. . Presença social e participação de alunos de espanhol em interações via WhatsApp. 2019 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Descubriendo espacios para el uso de recursos digitales en la clase de español. 2019 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Reflexão e sala de aula: aproximações a um conceito e definição de uma prática. 2019 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . O espanhol no programa Idiomas sem Fronteiras na USP: desafios na implantação e perspectivas futuras. 2019 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Abertura da I Jornada de Recursos Didáticos para o Ensino de Línguas. 2019 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque . Aprendizagens intercompreensivas: reflexões e transformações a partir do contexto do curso de Letras da USP. 2019 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Conociendo y probando recursos tecnológicos para la clase de español como lengua extranjera. 2019 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Oficina: O uso de recursos tecnológicos na aula de língua estrangeira. 2019 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; LEITE, A. M. P. ; CASTALDO, I. . Oficina: Tecnologias no ensino de Língua espanhola: repensando metodologias para a sala de aula presencial e virtual. 2018 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Ações de ensino em Intercompreensão em Línguas Românicas na escola pública. 2018 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; OLIVEIRA, Rosângela Aparecida Dantas de . Relações entre metodologia e tecnologia: definindo percursos. 2018 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque . A disciplina de Intercompreensão em Línguas Românicas nos cursos de Letras: caminhos para mudanças curriculares e formação plurilingue do aprendente. 2018 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; NASCIMENTO, E. V. . El Centro Interdepartamental de Lenguas de la Universidade de São paulo en un escenario de proyectos, demandas y desafíos. 2018 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . De TIC a TAC; de TAC a TEP: formando profesores de español para el uso de tecnologías en la enseñanza. 2018 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Perspectivas para a pesquisa em língua espanhola e suas literaturas. 2018 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Grupos que pesquisam EAD em Letras e Linguística. 2017 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . PRESENCIA SOCIAL, COGNITIVA Y DOCENTE EN UNA COMUNIDAD VIRTUAL DE APRENDIZAJE. 2017 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . La proyección de las escuelas en relación a la continuidad o discontinuidad de la enseñanza de español. 2017 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Desafios na escolha e preparação de material didático para o ensino de espanhol e a formação cidadã e crítica do aluno. 2017 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Centros de Línguas e internacionalização das universidades - Reflexões e ações concretas na Universidade de São Paulo. 2017 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque ; SANTORO, E. . A abordagem da intercompreensão na agenda da formação de professores de línguas. 2016 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Mediação da Mesa-redonda 'Ensino de línguas e formação de professores nos contextos de internacionalização e mobilidade acadêmica. 2016 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque . Oficina na 'Jornada de Formação de Professores de Língua Estrangeira e Uso de Novas Tecnologias'. 2016 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Coordenação da Mesa Material Didático e Ensino de LE 1. 2016 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Abordagem dos aspectos contrastivos espanhol-português em livros didáticos de espanhol para brasileiros. 2016 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque ; SANTORO, E. . O papel da Intercompreensão em Línguas românicas na formação do professor de línguas estrangeiras: a experiência da USP. 2016 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . O fórum digital como recurso didático para a aprendizagem colaborativa e constituição de comunidade de comunidade de aprendizagem na formação de professores. 2016 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . RESSIGNIFICANDO AS TIC COMO TECNOLOGIAS PARA A APRENDIZAGEM E O CONHECIMENTO (TAC) E PARA O EMPODERAMENTO E A PARTICIPAÇÃO (TEP) (Mesa-redonda: Transformando o Ensino com as TIC). 2016 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Percursos investigativos de professores de línguas na relação educação e virtualidade. 2015 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Mediação de mesa de comunicação na VI JEALAV. 2015 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Formación docente y enriquecimiento lingüístico y cultural en el ciberespacio: retos en la concepción de un laboratorio virtual de lenguas. 2015 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . El libro didáctico para la enseñanza de español en Brasil: logros y dificultades en la búsqueda de la formación ciudadana y crítica del alumno. 2015 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Laboratório virtual de aprendizagem para o desenvolvimento da autonomia do estudante de espanhol. Mesa redonda A formação de professores e o ensino de Língua Espanhola e sua interface com as novas tecnologias. 2015 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; ACOSTA TRIPANI, G. T. . Presença docente, social e cognitiva nas intervenções de uma professora em um fórum digital. 2015 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Organização e coordenação da Mesa de Comunicações 'Formação de professores de línguas e virtualidade: onde os caminhos se cruzam?'. 2014 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; Binholo , Nicole Helena ; Rodrigues , Julio Cesar da Silveira ; Pinheiro, Rafael Pinto . Pôster 'A plataforma Moodle e o potencial de interatividade de suas ferramentas: um estudo no contexto de ensino de espanhol. 2013 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque ; HAAR, E. T. . Painel: LABORATÓRIO VIRTUAL DE LÍNGUAS: UM PROJETO INTERDISCIPLINAR EM BUSCA DE INOVAÇÃO NO CURSO DE LETRAS DA USP. 2014 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . EL ABORDAJE DE ASPECTOS CONTRASTIVOS ESPAÑOL-PORTUGUÉS EN LOS LIBROS DIDÁCTICOS DE ENSEÑANZA DE CASTELLANO PARA BRASILEÑOS: UNA REFLEXIÓN EN EL CONTEXTO DE FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES. 2014 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Minicurso (Re)construindo a prática da sala de aula de língua estrangeira com o uso de recursos tecnológicos. 2014 (Outra)
    • GARGIULO, H. ; MAYRINK, Mônica Ferreira . 'Y se me vino a la cabeza todo lo que estuvimos viendo esta semana...' Interação virtual e formação docente: da transmissão à mediação. 2014 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque . Apresentação do Grupo de Pesquisa Linguagem, Educação e Virtualidade (LEV). 2014 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque . Formação dos licenciandos em francês e espanhol da USP para/em situação de intercâmbio presencial e virtual. 2014 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Oficina: A função mediadora dos recursos didáticos no ensino-aprendizagem de línguas. 2014 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Fronteiras abertas entre o presencial e o virtual: um convite à pesquisa sobre ensino e aprendizagem de línguas na era digital (Apresentação em Mesa-Redonda). 2014 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Mesa-redonda (Círculo de Discusión) 'La EAD, las nuevas TICs y los Estudios en Lengua Española'. 2014 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; OLIVEIRA, Rosângela Aparecida Dantas de . Concepción de actividades para la práctica de ELE en ambientes virtuales de aprendizaje: entre la transposición y la (re)creación de propuestas didácticas. 2014 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Instrumentos e formas de mediação no ensino e aprendizagem de línguas. 2013 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; Pinheiro, Rafael Pinto ; RODRIGUES, A. A. . Primeras interacciones de alumnos iniciantes de E/LE en la Plataforma Moodle: del diagnóstico de sus necesidades de aprendizaje hacia la concepción de una propuesta didáctica de enseñanza. 2013 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; Rodrigues , Julio Cesar da Silveira ; Binholo , Nicole Helena . Formación docente para la enseñanza en ambientes virtuales de aprendizaje: una experiencia de exploración de la Plataforma Moodle. 2013 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; GARGIULO, H. ; MATIAS, R. B. . Aprender lengua, enseñar lengua. Intercambio virtual UNC-USP. 2013 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque ; HAAR, E. T. . Concepção do Laboratório Virtual de Línguas da Universidade de São Paulo (LAVIL-USP). 2013 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . A articulação entre o ensino e a pesquisa na formação de professores de espanhol para o uso de ambientes virtuais de aprendizagem. 2013 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Coordenação do simpósio Iniciativas e desafios na formação do professor de línguas estrangeiras para o uso de tecnologias no ensino. 2013 (Simposio)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; Pinheiro, Rafael Pinto . Oficina: Plataforma Moodle e ensino de espanhol: possibilidades, limitações e desafios. 2013 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Mesa redonda 'O que o cinema pode nos ensinar sobre as representações de alunos e professores'. 2013 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Desafios e perspectivas para a aprendizagem e o ensino no século XXI. 2013 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; Binholo , Nicole Helena ; Rodrigues , Julio Cesar da Silveira ; Pinheiro, Rafael Pinto . A plataforma Moodle no contexto do ensino de espanhol: elaboração de uma sequência didática e análise das ferramentas fórum e hot potatoes. 2012 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . O ensinar e o aprender no século XXI. 2012 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . La articulación entre enseñanza e investigación en la formación de profesores de español para el uso de tecnologías. 2012 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; OLIVEIRA, Rosângela Aparecida Dantas de ; CORTE, R. L. . Coordenação da Mesa 'Reflexões sobre o uso da tecnologia no ensino de espanhol na educação básica, no ensino superior e na formação de professores'. 2012 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Aprender e ensinar com tecnologias: desafios na formação do professor de espanhol no/para o contexto virtual. 2012 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; Binholo , Nicole Helena ; Rodrigues , Julio Cesar da Silveira ; Pinheiro, Rafael Pinto . A plataforma Moodle no contexto do ensino de espanhol: elaboração de uma sequência didática e análise das ferramentas tarefa e wiki. 2012 (Comunicacao)
    • COSTA, Heloísa de Albuquerque ; MAYRINK, Mônica Ferreira . Formação de professores de línguas para o uso da Plataforma Moodle: diretrizes e objetivos. 2012 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Formación inicial de profesores de español como lengua extranjera: ampliando posibilidades con el uso de las NTIC. 2012 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . As tecnologias no ensino de línguas: um olhar sobre as metodologias, os recursos e o papel do professor e do aluno. 2012 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; Cará Jr, Jaime ; Menón, Lorena . Mesa redonda: A tecnologia no ensino superior, na Educação Básica e nas escolas de idiomas. 2012 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . El material didáctico en la formación crítico-reflexiva del alumno de Español como Lengua Extranjera. 2011 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque . Oficina: Uso de ferramentas do Moodle. 2011 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; Binholo , Nicole Helena ; Rodrigues , Julio Cesar da Silveira ; Pinheiro, Rafael Pinto . Elaboração de material didático digital para o ensino de espanhol: uso das ferramentas da plataforma Moodle (painel). 2011 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; FREIRE, Maximina Maria . Mesa-redonda: Redes de ensino-aprendizagem e formação de professores. 2011 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . O uso das tecnologias no ensino de línguas: representações, desafios e perspectivas. 2011 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque . La formación tecnológica del alumno de Letras en la Universidad de São Paulo: acciones en desarrollo en los cursos de Español y Francés. 2011 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Mesa-redonda ?Internacionalización y Promoción de la Enseñanza ELE en la Argentina. Impacto turístico de la actividad. La Importancia estratégica de Brasil?. 2009 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Leitura e Escrita (Lectura y Escritura). 2010 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Ensino de Espanhol na escola regular: da teoria à prática. 2011 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Interesses e necessidades de uso da internet sob a perspectiva de alunos de Letras - Espanhol (Simpósio: Ensino de Espanhol e Virtualidade: experiências e reflexões). 2010 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Mediación tecnológica en la formación inicial de profesores de español. 2010 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Mediação tecnológica na formação linguística e pedagógica do professor: ampliando possibilidades com o Moodle no Curso de Letras - Espanhol. 2010 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Mini-curso: Teorías de adquisición y metogologías de enseñanza de lenguas extranjeras: algunas reflexiones. 2010 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Formación de profesores reflexivos de Español-LE: abriendo espacios en los cursos de Letras. 2010 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Desafios na formação de professores para o uso de novas tecnologias em sala de aula de língua estrangeira. 2009 (Comunicacao)
    • Araújo, Leandro Silveira de ; MAYRINK, Mônica Ferreira . O passado em espanhol: perspectiva de uso. 2009 (Congresso)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Formação de professores reflexivos de espanhol como língua estrangeira: abrindo espaços no curso de Letras. 2009 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Luzes, câmera e reflexão sobre o fenômeno da formação crítico-reflexiva de professores mediada por filmes. 2009 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DE ESPANHOL NA REDE PÚBLICA. 2009 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; Rezende, P. S. ; Palermo, J. F. ; Souza, L. B. . Visões hermenêutico-fenomenológicas de dois fenômenos: reflexões sobre diferentes caminhos interpretativos e seus resultados. 2009 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; FREIRE, Maximina Maria ; DESPOSITO, M. E. W. ; Neves, R.C. ; Oliveira, G. ; Batista, M.E. ; Perez, G. ; Dantos, F. A. C. ; Gallego, C. ; Cesar, C. F.F. ; Rezende, P. S. ; Palermo, J. F. ; Soares, M. F. ; Souza, L. B. . A Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica: teoria e prática na investigação dos fenômenos o assistir a aulas e o assistir a aulas de inglês. 2009 (Simposio)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; SOTO, Ucy ; GREGOLIN, I. V. ; Rozenfeld, C. ; Pinto, Ana Maria de Senzi Moraes ; Galelli, C. Y. . Novas tecnologias na sala de aula de línguas: (re)construindo conceitos e práticas. 2009 (Simposio)
    • Araújo, Leandro Silveira de ; MAYRINK, Mônica Ferreira . Aprendí o he aprendido? Uma abordagem comparativa sobre o uso dos Pretéritos Indefinido e Perfeito em língua espanhola. 2008 (Congresso)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Oficinas virtuais de língua espanhola: relato de uma experiência didática no curso de graduação em Letras. 2008 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Um fenômeno e múltiplos olhares: o papel do ciclo de validação na busca dos temas estruturantes do fenômeno da formação crítico-reflexiva mediada por filmes. 2008 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . La función mediadora de las películas en la formación de profesores. 2008 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; SOTO, Ucy . Desafios na inserção das tecnologias no ensino de espanhol da escola pública. 2008 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; SOTO, Ucy . Estrategias de cortesía y formas de tratamiento en Chile: un estudio basado en Machuca y en Ardiente Paciencia. 2008 (Congresso)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Formación de profesores y el uso de nuevas tecnologías: una primera mirada. 2007 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Oficinas virtuais na formação inicial de professores de espanhol: relato de uma experiência. 2008 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . O fenômeno da formação crítico-reflexiva de professores mediada por filmes: descobertas e desafios desvelados à luz da abordagem Hermenêutico-Fenomenológica. 2007 (Simposio)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . O professor em cena: reflexões sobre a prática pedagógica a partir de filmes. 2004 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . A habilitação de professores de espanhol e as necessidades atuais (Mesa redonda). 2007 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Luzes... câmera...reflexão na formação inicial de professores: utilizando filmes para o desenvolvimento de sua capacidade reflexiva. 2006 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Por um novo projeto para os cursos de Letras da PUC/SP: o desenvolvimento da capacidade reflexiva dos futuros professores de língua estrangeira. 2006 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . La reforma curricular del curso de Letras - Español de la PUC/SP: desafíos en la construcción de una nueva propuesta pedagógica. 2006 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Contribuciones del proceso reflexivo para la formación del profesor de lengua española. 2001 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; JACOBI, Claudia Cecilia ; OLIVEIRA, Rosângela Aparecida Dantas de . Oficina: Espanhol para fins específicos: subsídios teóricos e preparação de material. 2005 (Congresso)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; LOPES, M. C. L. P. ; IFA, S. . Oficina: Coletar dados no ambiente presencial e/ou digital: real ou virtual?. 2004 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . La formación de profesores y las películas. 2002 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Jugar es cosa seria (Mesa redonda no X Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza del Epañol a Lusohablantes). 2002 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Reflexões de alunos-mestres de Espanhol sobre sua prática pedagógica. 2000 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Trabajando la pronunciación en las clases de español como LE. 1999 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Poster: A emergência das estratégias de aprendizagem durante a reflexão do aluno sobre sua produção oral. 1998 (Congresso)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Mini-curso: Bosquejo teórico-práctico para la enseñanza del castellano. 1998 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Música: material auténtico para la enseñanza del español. 1996 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . La gramática a través del contexto. 1996 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Técnicas de compreensão oral para o ensino de línguas estrangeiras. 1996 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Ven, Versión Brasileña, una propuesta de contrastes y de integración. 1996 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . La gramática a través del contexto. 1996 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Oficina: El aprendizaje y sus mitos. 1994 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Ambientación, un puente para el aprendizaje. 1993 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Repensando alguns critérios para a escolha do livro didático. 1993 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Avaliação do Projeto ESP nas Escolas Técnicas Base Line Data 1987. 1989 (Comunicacao)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . El español en la enseñanza contrastiva con el portugués: una versión brasileña. 1998 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Usos y explotación de los recursos didácticos. 1998 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Oficina: Usos del video en las clases de español. 1998 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . O ensino instrumental de idiomas. 1997 (Conferência)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Oficina: La integración de las actividades lúdicas en clase. 1997 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Oficina: Actividades comunicativas: ideas creativas para el profesor facilitador. 1994 (Outra)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . 7º Intercâmbio de Pesquisas em Lingüistica Aplicada. 1998 (PUC/SP)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Semana de Língua e Cultura. 2001 (PUC/SP - Curso de Letras da Faculdade de Comunicação e Filosofia)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Novas Letras: I Seminário para a Implementação dos Projetos Curriculares. 2006 (Faculdade de Comunicação e Filosofia da PUC/SP)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . I Simpósio de Letras - Espanhol da PUC/SP: Formação de profsissionais de Letras-Espanhol: 10 anos de experiência. 2006 (Coordenação do Curso de Letras-Espanhol - PUC/SP)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Jornada de Letras - Porfissionais de Letras: abrindo portas. 2006 (Faculdade de Comunicação e Filosofia)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . I Jornada de Oficinas de Língua Espanhola. 2006 (Coordenação do Curso de Letras - Espanhol da PUC/SP)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . VII Simpósio de Letras - Letras na PUC/SP em tempos de transformação. 2002 (Faculdade de Comunicação e Filosofia - PUC/SP)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; SOTO, Ucy ; AYBAR, María Dolores Ramírez . II Coloquio de Estudos Hispânicos: Literatura, Língua e Cultura no MUndo Hispânico. 2007 (Faculdade de Ciências e Letras fa UNESP - Campus Araraquara)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; SOTO, Ucy ; GREGOLIN, I. V. ; Rozenfeld, C. ; Gabrielle, K. . II Encontro CAPES - MECD/DGU: Linguagem, Educação e Virtualidade. 2008 (Universidade Estadual Paulista)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; Palacios Larrosa, Miriam . III Colóquio de Estudos Hispânicos: narrativas hispano-americanas. 2008 (Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; Palacios Larrosa, Miriam . No ritmo do flamenco: a arte flamenca e sua influência na música pop espanhola atual. 2008 (Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Comissão Científica do I Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica. 2009 (GEAHF, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Jornada sobre a Implantação do Espanhol no Ensino Regular. 2009 (Universidade de São Paulo - FFLCH - Departamento de Letras Modernas - Área de Espanhol)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque . I Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais. 2010 (Departamento de Letras Modernas - FFLCH - USP)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque . II Jornada sobre ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais. 2011 (Universidade de São Paulo)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque . III Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais. 2012 (Universidade de São Paulo)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque . IV Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque ; SANTORO, E. . II Jornada de Intercompreensão em Línguas Românicas. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • Cisneros E., M. ; MAYRINK, Mônica Ferreira . Palestra: De la lingüística teórica a la lingüística escolar: La escritura de textos académicos. 2014 (Universidade de Sao Paulo)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; MARCELLE, A. ; REDCHUK, M. A. . Palestra: Prácticas lingüísticas en torno a la Canción del Mono Liso. 2014 (Departamento de Letras Modernas - Área de Espanhol)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque . V Jornada sobre Ensino e Aprendizagem em Ambientes Virtuais. 2014 (Universidade de São Paulo)
    • BIERBRAUER, F. ; MAYRINK, Mônica Ferreira ; BRUNO, F. A. T. C. . Mini curso LOS TEMAS TRANSVERSALES EN LA CLASE DE LENGUA. 2014 (Universidade de São Paulo)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Oficina Moodle do Stoa. 2014 (Universidade de São Paulo)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque . VI Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; BRUNO, F. A. T. C. ; ARNAIZ, I. M. ; CELADA, M. T. ; GASPARINI, P. ; SANTOS, M. ; KULIKOWSKI, M. Z. M. . I Jornada do Curso de Letras/Espanhol e I Encontro Angel Rama de alunos da graduação em Espanhol. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque . VII Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais. 2016 (Universidade de São Paulo)
    • COSTA, Heloísa de Albuquerque ; MAYRINK, Mônica Ferreira ; FERREIRA, A. S. ; ZUCCHI, A. M. T. ; OTA, J. ; MANDALA, P. . II Encontro do Centro de Línguas da FFLCH/USP - Centro de Línguas e profissionais de Letras: Competências em línguas e culturas para a internacionalização das universidades. 2016 (Universidade de São Paulo)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque . VIII Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque . IX Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque . III Jornada de Estudos de Intercompreensão em Línguas Românicas. 2018 (Universidade de São Paulo - Centro Interdepartamental de Línguas)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; BRUNO, F. A. T. C. . I Jornada de Recursos Didáticos para o ensino de Línguas. 2019 (Departamento de Letras Modernas e Centro Interdepartamental de Línguas - USP)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque . X Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; OTA, J. ; COSTA, Heloísa de Albuquerque ; BRUNO, F. A. T. C. ; MORALES, L. M. ; ZUCCHI, A. M. T. ; FONSECA, L. C. ; FERREIRA, A. S. ; NASCIMENTO, E. V. ; BELMONT, V. . III Encontro do Centro Interdepartamental de Línguas. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque ; SANTORO, E. . IV JORNADA DE INTERCOMPREENSÃO EM LÍNGUAS ROMÂNICAS. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; FERREIRA, M. M. . Palestra "Formação de professores na perspectiva da Teoria Sociocultural" - Eduardo Negueruela Azarola. 2020 (Departamento de Letras Modernas; Centro Interdepartamental de Línguas USP)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; FERREIRA, M. M. . Vygotsky in Second Language Learning Research: some reports from English and Spanish. 2020 (Departamento de Letras Modernas; Centro Interdepartamental de Línguas USP)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Roda de Conversa Ensinar e aprender línguas estrangeiras na modalidade presencial e remota. 2020 (Centro Interdepartamental de Línguas -Universidade de São Paulo)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque . XI Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais. 2020 (Centro Interdepartamental de Línguas -Universidade de São Paulo)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; FERREIRA, M. M. . Palestra "Teoría Sociocultural y desarrollo de un segundo idioma". 2020 (Centro Interdepartamental de Línguas -Universidade de São Paulo)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque . XII Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais. 2021 (Centro Interdepartamental de Línguas -Universidade de São Paulo)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; ARANHA, S. ; CAVALARI, S. M. S. . Organização da palestra " Aprendizagem de línguas em Teletandem: 10 anos de prática". 2021 (Centro Interdepartamental de Línguas -Universidade de São Paulo)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; VILLAR, E. M. G. ; RUFFINI, C. ; VILLAGRA, L. . Oficina "De hablas y culturas: una aproximación al lunfardo y al refranero popular argentino". 2021 (Centro Interdepartamental de Línguas -Universidade de São Paulo)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; VILLAR, E. M. G. ; PERLO, A. C. ; PONCE, D. B. . Oficina "Me contaron que?" leyendas populares de Córdoba". 2021 (Centro Interdepartamental de Línguas -Universidade de São Paulo)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; MOREIRA, M. L. S. ; SILVA, S. P. . Oficina "Passaporte para o espanhol: primeiros passos". 2021 (Centro Interdepartamental de Línguas -Universidade de São Paulo)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; BASTOS, H. L. . Oficina Passaporte para o espanhol: língua e cultura. 2021 (Centro Interdepartamental de Línguas -Universidade de São Paulo)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque . XIII Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais. 2022 (Centro Interdepartamental de Línguas - FFLCH/USP1)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; ACOSTA TRIPANI, G. T. ; GERVAZ, C. L. ; RIBEIRO, J. L. ; SANTOS, A. L. J. ; MOREIRA, M. L. S. ; CORREA, B. J. . Oficina Passaporte para o espanhol: primeiros passos. 2022 (Centro Interdepartamental de Línguas - FFLCH/USP)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque ; GONCALVES, L. S. . Oficina Metodologias Ativas de Aprendizagem: possibilidades e desafios. 2022 (Centro Interdepartamental de Línguas - FFLCH/USP)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; MOREIRA, M. L. S. ; CORREA, B. J. . Oficina "Mulheres em cena: representações do feminino em lendas hispanoamericanas". 2022 (Centro Interdepartamental de Línguas - FFLCH/USP)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; COSTA, Heloísa de Albuquerque . IV Encontro do Centro Interdepartamental de Línguas. 2022 (Centro Interdepartamental de Línguas - FFLCH/USP)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; SOTO, Ucy ; AYBAR, María Dolores Ramírez ; Pérez A., Roberto ; Casado, Sonia ; López R. Ana . I Curso inter-universitário para professores brasileiros de espanhol. 2008 (Universidade Estadual Paulista)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Cortesía y lengua en Hispanomérica. 2007 (Faculdade de Ciências e Letras - Universidade Estadual Paulista)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Las formas de tratamiento y las estrategias de cortesía en lengua española: ¿qué dicen los libros didácticos y cómo se expresan los hablantes?. 2011 (Universidade Estadual Paulista (IBILCE))
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; GARGIULO, H. . A rede social Edmodo para o ensino de línguas. 2012 (Universidade de São Paulo)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira . Mini curso 'La Plataforma Moodle y la enseñanza del español: entre desafíos y propuestas'. 2014 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; BRUNO, F. A. T. C. . Oficina Ecos de métodos de enseñanza de lenguas extranjeras en libros didácticos de español. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; Rozenfeld, C. ; COSTA, Heloísa de Albuquerque ; OLIVEIRA, Rosângela Aparecida Dantas de ; GREGOLIN, I. V. . Disciplina pós-graduação 'Tópicos sobre metodologias e tecnologias de ensino de línguas estrangeiras na sociedade contemporânea', oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa, da Universidade Estadual Paulista, campus Araraquara.. 2022 (Universidade Estadual Paulista)
    • BARRIONUEVO, Víctor ; LEANDRO, Silvia ; MAYRINK, Mônica Ferreira ; PACHECO, Maria Cristina ; TCHARKHETIAN, Sara . Ven 1 - Cuaderno de Ejercicios - Versión Brasileña. 1995 (Livro didático para ensino de espanhol para brasileiros)
    • BARRIONUEVO, Víctor ; MELONE, Enrique ; MAYRINK, Mônica Ferreira ; PACHECO, Maria Cristina ; TCHARKHETIAN, Sara . Ven 2 - Cuaderno de Ejercicios - Versión Brasileña. 1999 (Livro didático para ensino de espanhol para brasileiros)
    • OLIVEIRA, Rosângela Aparecida Dantas de ; BRUNO, F. A. T. C. ; MAYRINK, Mônica Ferreira . Oficina de Capacitação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para Professores de Espanhol. 2013 (Preparação de oficina de capacitação)
    • MAYRINK, Mônica Ferreira ; BRUNO, F. A. T. C. . Hambre de cultura - comidas callejeras. 2015 (Vídeo educacional)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; MAYRINK, Mônica Ferreira . Hambre de cultura: asados, parrilladas y churrascos. 2015 (Vídeo educacional)
    • BRUNO, F. A. T. C. ; MAYRINK, Mônica Ferreira . Hambre de cultura: aromas y sabores de la infancia. 2015 (Vídeo educacional)
    • COSTA, Heloísa de Albuquerque ; MAYRINK, Mônica Ferreira . Vídeo-conferência 'Uso das tecnologias no ensino de línguas estrangeiras'. 2013 (Preparação de vídeo-conferência)
    • Nome do projeto: Oficinas Virtuais na Formação Inicial de Professores de Espanhol: Espaço de Reflexão e Construção de Competências Lingüísticas e Pedagógicas (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MAYRINK, Mônica Ferreira .
      Descrição: O projeto se propõe a investigar de que maneira as oficinas virtuais podem contribuir para a criação de um espaço de reflexão e construção das competências lingüísticas dos alunos, futuros professores de língua espanhola, e para a constituição de um espaço de reflexão e construção de suas competências docentes.
    • Nome do projeto: Ambiente Híbrido para a aprendizagem (blended learning) de Espanhol Língua Estrangeira: construção de uma proposta didático-pedagógica. (projeto em andamento desde janeiro de 2006). Minha incorporação à equipe se deu em janeiro de 2008. (2006 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MAYRINK, Mônica Ferreira , SOTO, Ucy , RANGEL, M. , NASCIMENTO, S. , MATOS, D. , BELO, W. , GALELLI, C. Y. , GREGOLIN, I. V. , SIQUEIRA, N. , ZANETTI, P. .
      Descrição: Projeto de cooperação internacional aprovado pela CAPES e pelo Ministério de Educación y Deportes da Espanha entre as Universidades Estadual Paulista (Depto Letras Modernas e Programa de Pós-graduação em Lingüística e Língua Portuguesa) - Araraquara, Federal Fluminense (Pós-graduação em Letras) e a Universidad de Valladolid (Depto de Letras e Depto de Telecomunicaciones). Período de financiamento: 2006-2008. O projeto visa construir uma proposta didático-pedagógica de ensino de espanhol como língua estrangeira (E/LE), baseada em ambiente híbrido de aprendizagem. É coordenado pela Profa. Ucy Soto. Para a coleta de dados, em 2007 a equipe desenvolveu um ambiente virtual de aprendizagem (Español para Turismo) que servirá de corpus para observação do funcionamento de um curso de língua estrangeira moderna funcionando nas modalidades à distância e semi-presencial. Minha incorporação ao projeto se deu a partir de janeiro de 2008.
    • Nome do projeto: Mediação tecnológica na construção de competências lingüísticas e pedagógicas de professores de espanhol: possibilidades na formação inicial (2009 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MAYRINK, Mônica Ferreira .
      Descrição: Este projeto de pesquisa se propõe a investigar como a mediação tecnológica pode favorecer o desenvolvimento das competências lingüísticas e pedagógicas do aluno de graduação em Letras - Espanhol, partindo de uma perspectiva de formação crítico-reflexiva de professores. Com base nos resultados da pesquisa e nas reflexões dela decorrentes, pretendo, posteriormente, desenvolver uma proposta didático-pedagógica de ensino de Espanhol como língua estrangeira que incorpore novas tecnologias no ensino presencial, semipresencial e/ou à distância.
    • Nome do projeto: Projeto Elaboração de material didático digital para o ensino de espanhol: uso de ferramentas da plataforma Moodle, aprovado no âmbito do Programa Ensinar com Pesquisa. Este projeto pretende contribuir para que a formação dos alunos de graduação em L (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MAYRINK, Mônica Ferreira , Rodrigues , Julio Cesar da Silveira , Binholo , Nicole Helena .
      Descrição: Este projeto pretende contribuir para que a formação dos alunos de graduação em Letras - Espanhol da USP avance em direção a uma melhor compreensão das novas formas de ensinar e aprender que marcam a sociedade contemporânea. Os objetivos específicos do projeto são: a) desenvolver e ampliar os estudos sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua espanhola em ambientes virtuais; b) possibilitar o desenvolvimento de atividades de ensino de espanhol com o uso de ferramentas da plataforma virtual Moodle; c) possibilitar a inserção do aluno de Letras ? Espanhol no campo da pesquisa acadêmica, em caráter de iniciação científica, contribuindo, também, para sua formação como um professor reflexivo e pesquisador de sua própria prática.
    • Nome do projeto: Preparação de sequências didáticas para o ensino de espanhol na plataforma Moodle - Projeto vinculado ao Programa Ensinar com Pesquisa, que conta com 02 alunos bolsistas e 01 aluno colaborador voluntário. (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MAYRINK, Mônica Ferreira , Rodrigues , Julio Cesar da Silveira , Binholo , Nicole Helena .
      Descrição: Os objetivos específicos do presente projeto são: a) realizar uma reflexão teórica e prática sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua espanhola em ambientes virtuais; b) possibilitar o desenvolvimento de sequências didáticas para o ensino de espanhol na plataforma virtual Moodle, com fins à concepção de um curso de extensão à distância; c) possibilitar a inserção do aluno de Letras ? Espanhol no campo da pesquisa acadêmica, em caráter de iniciação científica, contribuindo, também, para sua formação como um professor reflexivo e pesquisador de sua própria prática.
    • Nome do projeto: LABORATÓRIO VIRTUAL DE LÍNGUAS DA USP (2013 - 2015
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: MAYRINK, Mônica Ferreira , COSTA, Heloísa de Albuquerque , HAAR, E. T. .
      Descrição: O projeto visa a incentivar a aprendizagem autônoma do estudante de espanhol, mediante a constituição de um ambiente virtual especializado. Para alcançar esse objetivo, partirei da discussão de questões relacionadas: a) à formação crítico-reflexiva do aluno, futuro professor; b) ao desenvolvimento de sua postura como aprendiz autônomo afinado com as novas culturas de aprendizagem que vão se delineando na atualidade; c) ao lugar ocupado, hoje, pelas TIC na educação e ao seu papel como instrumento mediador do ensino e da aprendizagem.
    • Nome do projeto: Laboratório virtual de aprendizagem para o desenvolvimento da autonomia do estudante de Espanhol (2013 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MAYRINK, Mônica Ferreira , COSTA, Heloísa de Albuquerque , HAAR, E. T. .
      Descrição: O projeto visa a incentivar a aprendizagem autônoma do estudante de espanhol, mediante a constituição de um ambiente virtual especializado. Para alcançar esse objetivo, partirei da discussão de questões relacionadas: a) à formação crítico-reflexiva do aluno, futuro professor; b) ao desenvolvimento de sua postura como aprendiz autônomo afinado com as novas culturas de aprendizagem que vão se delineando na atualidade; c) ao lugar ocupado, hoje, pelas TIC na educação e ao seu papel como instrumento mediador do ensino e da aprendizagem.
    • Nome do projeto: Centro Interdepartamental de Línguas: Interações Teletandem para o desenvolvimento linguístico e cultural dos estudantes de Letras (2020 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MAYRINK, Mônica Ferreira , COSTA, Heloísa de Albuquerque , SANTORO, E. , OTA, J. , ARAUJO JR, B. J. , MORALES, L. M. , FERREIRA, M. M. , AQUINO, M. C. .
      Descrição: Experiência realizada desde 2020 com a UNESP, e com a Universidad del Caribe, México. O objetivo é promover o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras através da interação entre estudantes de graduação de diferentes universidades.
    • Nome do projeto: Iintercambio virtual en línea: plurilingüismo e inteculturalidad ? proyecto internacional (2020 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MAYRINK, Mônica Ferreira , GARGIULO, H. , MATIAS, R. B. , ARAUJO JR, B. J. .
      Descrição: Eexperiência realizada desde 2020 com a Universidade Nacional de Córdoba (Argentina), a Universidade de Poittier (frança), Universidade de Heilbronn e ABC ? Internacional (Alemanha) e Università degli Studi di Siena (Italia). O objetivo é promover o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras através da interação entre estudantes de graduação de diferentes países.
    • Nome do projeto: Centro Interdepartamental de Línguas: línguas e culturas estrangeiras para internacionalização (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MAYRINK, Mônica Ferreira , COSTA, Heloísa de Albuquerque , MANDALA, P. , FERRONI, R. , MORALES, L. M. , FONSECA, L. C. .
      Descrição: Este projeto se enquadra nas atividades de ensino e pesquisa do Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH/USP. Seu objetivo geral criar um espaço de formação para os alunos dos cursos de licenciatura em Letras (áreas de espanhol, francês, inglês, italiano, português e japonês). De natureza coletiva e interdepartamental, o projeto quer contribuir para o fortalecimento das Licenciaturas, na medida em que amplia o locus de formação acadêmica e de iniciação à docência, por meio do acompanhamento do aluno-bolsista em práticas supervisionadas por docentes dos departamentos envolvidos (DLM, DLO e DLCV).
    • Nome do projeto: Laboratórios didáticos multimídia para o ensino e a aprendizagem de línguas e literaturas: formação inicial e continuada de professores face aos desafios do século XXI (2021 Atual)
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: MAYRINK, Mônica Ferreira , CERQUEIRA, L. V. , GONCALVES-SEGUNDO, 1. R. , SARTESCHI, R. , MARTIN, V. L. R. , BOSI, V. , KINA, H. T. , VIANA, L. B. , FREITAS, M. V. , LAREDO, R. , BARBOSA, F. V. , CORREA, M. P. J. , MITSUNARI, N. A. S. , MARTINS, P. I. , FERREIRA, M. C. C. , MECHTENBERG, F. , SOLSONA, O. G. , ZAKIR, M. A. , CHAVEZ, A. A. , HASHIMOTO, L. , CARELLI, F. B. , COSTA, Heloísa de Albuquerque , NASCIMENTO, E. V. , GARGIULO, H. , CAVALARI, S. M. S. , MATIAS, R. B. , SANTORO, E. , OTA, J. , ARAUJO JR, B. J. , ARANHA, S. , MORALES, L. M. , INACIO, E. , FERREIRA, M. M. , HAWI, M. M. , MOREIRA, M. L. S. , AQUINO, M. C. , MONTE, V. M. , CAMPOS, 1. I. B. , COBBINAH, A. Y. , HOSSNE, A. S. , PFEIFFER, M. G. T. .
      Descrição: O Centro Interdepartamental de Línguas (CIL) e a área de Licenciatura em Letras são um importante espaço para o desenvolvimento de ações de ensino e pesquisa para a formação em língua e literatura. Nos campos de atuação do profissional em Letras, as inovações tecnológicas estão presentes e o aluno deve desenvolver competências e habilidades que favoreçam relações entre tecnologia e ensino. Nesse cenário, o CIL e a área de Licenciatura buscam construir projetos inovadores que respondam às demandas da sociedade contemporânea. No CIL, o desenvolvimento de cursos a distância iniciou antes da pandemia e hoje o Centro oferta cursos e oficinas online para a formação inicial e continuada de professores. As disciplinas da Licenciatura, por sua vez, incentivam o uso de tecnologias e capacitam os alunos para a elaboração de projetos e atividades com recursos da internet. Essas duas instâncias propõem a criação e instalação de laboratórios didáticos multimídia e estações avançadas de trabalho para ampliar a formação linguística, literária e pedagógica do futuro professor. Os laboratórios serão instalados na Casa de Cultura Japonesa e nas salas da Licenciatura do Prédio de Letras. Os espaços atenderão aos alunos do Curso de Letras (Bacharelado e Licenciatura) e, equipado com recursos tecnológicos digitais atuais, permitirão o desenvolvimento de atividades e projetos para a aprendizagem de línguas e literaturas e o uso de tecnologias no ensino.
    • Nome do projeto: Caminhos para a aprendizagem de espanhol no século XXI (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MAYRINK, Mônica Ferreira , TEIXEIRA, G. .
      Descrição: Este projeto pretende contribuir para que os alunos do primeiro ano de graduação em Letras da USP caminhem em direção a uma melhor compreensão das novas formas de aprender que marcam a sociedade contemporânea. Para alcançar esse objetivo, o projeto propõe-se a propiciar condições para que os bolsistas participantes desenvolvam uma postura autônoma e crítica na construção de conhecimentos ao longo de sua formação acadêmica durante a graduação, especificamente no que diz respeito ao uso das novas tecnologias da informação e comunicação na educação
    • Nome do projeto: Integrar pela cultura: Intercâmbio virtual USP-UNC (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MAYRINK, Mônica Ferreira , GARGIULO, H. , MATIAS, R. B. .
      Descrição: O objetivo do projeto de intercâmbio virtual é promover o ensino e a aprendizagem das línguas espanhola e portuguesa através da interação entre estudantes universitários, futuros professores de espanhol e português na Argentina e no Brasil. A partir de propostas de trabalho colaborativo, buscaremos promover a reflexão e interação em relação a distintos temas vinculados à formação docente e à realidade sociocultural de ambos países.
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Camila de Lima Gervaz Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana Doutorado
    Elaine Cristina de Araujo Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana Mestrado
    Heliandro Rosa de Jesus Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana Doutorado
    Micaela Tourné Echenique Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana Doutorado
    Paula Cristina Cagnoni de Melo Grinspan Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana Mestrado
  • Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
    Wellington Alan da Rocha Literaturas Espanhola e Hispano-Americana Doutorado 19/03/2024
    Juliana Gomes de Almeida Literaturas Espanhola e Hispano-Americana Mestrado 10/03/2022
    Tiago Rodrigues Sbarai Literaturas Espanhola e Hispano-Americana Mestrado 17/06/2020
    Gloria Teresita Acosta Tripani Literaturas Espanhola e Hispano-Americana Mestrado 31/08/2017
    Mirella Monique Soares Literaturas Espanhola e Hispano-Americana Mestrado 04/04/2018
    Ana Maria Pires Leite Literaturas Espanhola e Hispano-Americana Mestrado 07/10/2019
    Alessandra Bernardo Rosemberg Literaturas Espanhola e Hispano-Americana Mestrado 17/03/2020
    Nicole Helena Binholo Barbosa Literaturas Espanhola e Hispano-Americana Mestrado 26/06/2020