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Raquel Santana Santos

    • Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Com mestrado (1995) e doutorado (2001) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1995) - com doutorado sanduíche na University of Southern California - e pós-doutorados nos USA, Holanda e Espanha. Atualmente é professora titular (MS6) na Universidade de São Paulo e professora colaboradora da pós-graduação da Universidad Nacional de Comahue. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Fonologia e Psicolinguística (Aquisição da Linguagem), atuando principalmente nos seguintes temas: fonologia, aquisição da linguagem, aquisição fonológica e interface fonologia sintaxe. ORCID: 0000-0002-0277-7994, ResearcherID: J-7601-2012

       

      Links:    

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    • Estudo de princípios e parâmetros linguísticos
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    • SANTOS, R. S. . parecer CNPq 2. 2024 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer CNPq 1. 2024 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer de relatório de ic FAPESP 2. 2024 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para Revista de Estudos da Linguagem. 2024 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para apresentação XIV Formal Linguistics. 2024 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para Cadernos de Estudos Linguisticos. 2024 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para Editora Abraliln. 2023 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para bolsa produtividade CNPq. 2023 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para edital universal CNPq. 2023 (Parecer)
    • SANTOS, RAQUEL SANTANA . parecer para FAPESP III. 2023 (Parecer)
    • SANTOS, RAQUEL SANTANA . parecer para FAPESP II. 2023 (Parecer)
    • SANTOS, RAQUEL SANTANA . parecer para revista Letras. 2023 (Parecer)
    • SANTOS, RAQUEL SANTANA . parecer para FAPESP I. 2023 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para FAPESP I. 2022 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para publicação de livro. 2021 (Parecer)
    • SANTOS, RAQUEL SANTANA . Parecer para CNPq 2. 2021 (Parecer)
    • SANTOS, RAQUEL SANTANA . parecer para Linguagem & Ensino. 2021 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para artigo para Frontiers in Communications. 2021 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . submissão de artigo para Diadorim. 2021 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . Parecer para CNPq 1. 2021 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para CNPq. 2020 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para FAPESP. 2020 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para Revista Veredas. 2020 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para revista Entrepalavras. 2020 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para Revista Alfa. 2019 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para Revista Investigações - Linguística e Teoria Literária. 2019 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para I Congresso Brasileiro de Prosódia. 2019 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . Comitê científico 37 AESLA (Asociación Española de Lingüistica Aplicada). 2019 (Outra)
    • SANTOS, R. S. . parecer para Revista Veredas. 2018 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para Todas as Letras. 2019 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para Revista da ALFAL. 2019 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para Encuentro de Gramatica Generativa 2018. 2018 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para Cadernos do IL. 2018 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para CNPq VI. 2018 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para CNPq V. 2018 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para CNPq IV. 2018 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para CNPq IIII. 2018 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para CNPq II. 2018 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para CNPq I. 2018 (Parecer)
    • SANTOS, RAQUEL SANTANA . parecer para ALFA. 2018 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para Revista Matraga. 2017 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para CAPES IV. 2017 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para CAPES III. 2017 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para CAPES II. 2017 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para CAPES I. 2017 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para CNPq. 2017 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para Cadernos do IL - UFRGS. 2016 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para bolsa produtividade CNPQ. 2016 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para revista Revista VIA LITTERAE. 2016 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para CNPq. 2016 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . seleção bolsa pos-doc no exterior. 2016 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para Linguistic Symposium on Romance Languages. 2016 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para revista ALFA. 2016 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para artigo submetido à revista ALFA. 2015 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para CNPq. 2015 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para CNPq. 2015 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para CNPq. 2015 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . pedido de pos-doutorado. 2015 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para abstracts submetido ao Phonetics and Phonology in Europe (PAPE) 2015. 2015 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para participação em evento internacional cnpq. 2014 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para edital universal cnpq. 2014 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para artigo em revista internacional. 2014 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para CNPq. 2013 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para FAPESP. 2013 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para abstracts submetidos ao Phonetics and Phonology in Iberia. 2013 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para artigo para VII Fõrum de Partilha Linguistica. 2013 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para Cadernos do Instituto de Letras da UFRGs. 2012 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para Volume Temáticos de La Sociedad Argentina de Linguistica. 2012 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para CNPq. 2012 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . seleção de abstracts para Romance Turn. 2012 (Outra)
    • SANTOS, R. S. . parecer para revista ALFA. 2012 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para Journal of Child Language. 2011 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para revista ALFA. 2011 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para CNPQ. 2011 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para revista ILiterae. 2011 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . seleção de abstracts para: ENAL (Encontro Nacional de Aquisição da Linguagem). 2011 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para FAPESP I. 2011 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer cnpq III. 2010 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer fapesp IV. 2010 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer fapesp III. 2010 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . Revista ALFA. 2010 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer cnpq I. 2010 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer cnpq II. 2010 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer fapesp II. 2010 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer fapesp I. 2010 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para revsita ALFA. 2009 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . Cadernos de Estudos Linguísticos. 2009 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer CNPq VIII. 2009 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para CNPq IX. 2009 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer FAPESP VII. 2009 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para fapesp VI. 2009 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para fapesp V. 2009 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para FAPESP III. 2009 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para FAPESP II. 2009 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para FAPESP IV. 2009 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para CNPq VI. 2009 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para CNPq VII. 2009 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para CNPq V. 2009 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para CNPq IV. 2009 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para CNPq III. 2009 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para CNPq II. 2009 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para CNPq I. 2009 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para FAPESP I. 2009 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . Parecer para 19 Colloquium on Generative Grammar. 2009 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para FAPESP VI. 2008 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para FAPESP V. 2008 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer ad hoc para revista ALFA vol 53(1). 2008 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para bolsa produtividade CNPq. 2008 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para CNPq. 2008 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer Revista Estudos Linguisticos - GEL. 2008 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecerista ad hoc para Revista Todas as Letras, volume K. 2008 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para FAPESP IV. 2008 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para FAPESP III. 2008 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para FAPESP II. 2008 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para FAPESP I. 2008 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para CNPq. 2007 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecer para ic fapesp. 2006 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecerista ad hoc para a Revista Linguagem - UFMG. 2006 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecerista ad hoc para Maryland Working Papers in Linguistics. 2005 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . Fapesp II. 2003 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . Fapesp I. 2003 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . Membro do Conselho Editorial da Revista do GEL. 2003 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecerista ad hoc para o II Mini-Enapol - Depto de Lingüística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP. 2000 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecerista ad hoc para o I Mini-Enapol- Depto de Lingüística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. 1999 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecerista ad hoc para a XXX Revista de Estudos Lingüísticos do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo. 2000 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. . parecerista ad hoc para a revista XXIX Estudos Lingüísticos -2000 do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo. 1999 (Parecer)
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    • MARTINS, M. F. ; SANTOS, R. S. . Aquisição de Vogais Médias em Posição Átona no Português Brasileiro. 2024 (Comunicacao)
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    • SANTOS, RAQUEL SANTANA . Desenvolvimento Fonológico da Criança típica. 2022 (Conferência)
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    • SANTOS, R. S. . Adquirindo a musicalidade das línguas naturais. 2021 (Conferência)
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    • SANTOS, R. S. . Retração de acento em Português Brasileiro: aspectos sintáticos e fonológicos. 2003 (Conferência)
    • SANTOS, R. S. . Tá na boca do mundo. 2009 TV PUC- Rio de Janeiro (canal 16)
    • SANTOS, R. S. . Pilotis. 2009 tv
    • SANTOS, R. S. ; MULLER, Ana Lucia . IV Workshop on Formal Linguistics at USP. 2003 (USP)
    • SANTOS, R. S. . Ciclo de palestras da Profa. Dra. Lisa Selkirk - University of Massachusets - Amherst. 2003 (USP / CCINT)
    • SANTOS, R. S. . palestra da Profa. Dra. Celia Jakubovistz - Paris V. 2002 (FFLCH)
    • SANTOS, R. S. . Ciclo de Palestras da Profa. Paula Fikkert. 2006 (USP)
    • SANTOS, R. S. . Ciclo de palestras do Prof. John Archibald. 2007 (USP)
    • SANTOS, R. S. . curso do Prof. Gussenhoven. 2008 (USP)
    • WETZELS, W. L. M. ; SANTOS, R. S. . curso para pós-graduação do Prof. Leo Wetzels. 2008 (Universidade de São Paulo, FAPESP)
    • SANTOS, R. S. . curso e palestras do Prof. Leo Wetzels. 2014 (Universidade de Sao Paulo)
    • SANTOS, R. S. ; FERNANDEZ, J. . MiniEnapol de Fonética e Fonologia. 2016 (Departamento de Linguística - FFLCH - USP)
    • SANTOS, R. S. ; NEGRAO, E. V. . Curso do Prof. Leo Wetzels. 2005 (USP)
    • SANTOS, R. S. . Introdução à Linguística: objetos teóricos. 2003 (Departamento de Linguística - FFLCH - USP)
    • SANTOS, R. S. . Introdução à Linguística: objetos teóricos. 2004 (Departamento de Linguística - FFLCH - USP)
    • SANTOS, R. S. . Tópicos Avançados I - Aquisição da Fonologia. 2009 (Universidade Federal da Paraíba)
    • SANTOS, R. S. . Fonología. 2011 (Maestria en Lingüística)
    • SANTOS, R. S. . Fonologia II. 2012 (Universidad de Comahue)
    • SANTOS, R. S. . topics in Language Acquisition. 2014 (Universidad del Pais Vasco)
    • SANTOS, R. S. . Teoría Fonológica Y Morfológica II (Modulo Fonología). 2015 (Universidad Nacional del Comahue - Faculdad de Lenguas - Maestría en Linguistica)
    • SANTOS, R. S. . topicos en Acquisición Fonológica. 2015 (Universidad de Buenos Aires - UBA)
    • SANTOS, R. S. ; NUNES, J. . Research Seminar in Formal Linguistics II: latest developments. 2024 (Universidad del País Vasco)
    • Nome do projeto: Projeto para ingresso na USP - O ritmo em português brasileiro (1999 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, R. S. , NOGUEIRA, M. , LEAL, E. G. .
      Descrição: análise da interface sintaxe-fonologia no que diz respeito à categorias vazias que influenciam o processo de stress-shift em português brasileiro
    • Nome do projeto: A aquisição de estratégias rítmicas em português brasileiro (2004 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, R. S. , MORAES, A. M. C. , CASTRO, C. A. L. , ALMEIDA, Maria de Fátima de , NOGUEIRA, M. , LEAL, E. G. .
      Descrição: Desde o começo de minhas pesquisas em lingüística, a questão do ritmo do português brasileiro sempre se colocou, quer na língua adulta, quer no processo de aquisição da linguagem. Não há trabalhos sobre a discussão da aquisição do ritmo em português brasileiro (e são poucos aqueles sobre outras línguas - cf. Allen e Hawkins 1978, 1980; Demuth 1995, 1996ab; Dresher 1992, 1999 para o inglês). O que é possível encontrar são discussões sobre a aquisição de processos fonológicos que podem influenciar a estrutura rítmica (cf. Freitas 1996, 1997, 1998 para o português europeu; e Ramos 1996, Rizzotto 1997, Santos 1995, 1998, 2001, 2003a; Mezzomo e Menezes 2001 para o português brasileiro). Assim, justifica-se o objetivo desta pesquisa, que é discutir como se dá a aquisição do ritmo em Português Brasileiro e que fenômenos (fonológicos ou não) influenciam este processo de aquisição.
    • Nome do projeto: A aquisição das regras de otimização rítmica em português brasileiro e sua relação com a aquisição de outros componentes da gramática (2006 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, R. S. , NOGUEIRA, M. , LEAL, E. G. , SILVA, Cristiane da Conceição , ZANI, J. C. , BAIA, M. F. A. , GROLLA, E. B. .
      Descrição: A aquisição de regras que otimizem o ritmo dos enunciado permite a análise tanto do componente fonológico quanto dos componentes que fazem interface com a fonologia. Porém, não há muitos trabalhos sobre a aquisição do ritmo em português brasileiro (PB): Scarpa 1997 chama a atenção que as regras de sândi externo são bloqueadas pelo acento nuclear, e Santos & Komatsu (2004) propõem 4 estágios no processo de aquisição das regras de sândi. Assim, justifico o objetivo desta pesquisa, de discutir como se dá a aquisição de estratégias rítmicas em PB e qual a relação dessas estratégias com a aquisição de outros componentes da linguagem. As hipóteses deste projeto são: a. Estratégias rítmicas: Na fala adulta, as regras para otimização rítmica são sândi externo, mudança acentual e retração de acento. Santos (2001) e Santos (prep.) apontam as seguintes estratégias infantis: sândi externo e duplicação de sílabas, que surgem (e algumas desaparecem) em momentos diferentes do processo de aquisição. Minha hipótese é que: (i) a criança usa a duplicação nos casos em que as outras estratégias rítmicas não são possíveis; (ii) no período em que a criança duplica sílabas e super-aplica regras de sândi externo (3;0 anos), ela está trabalhando com a otimização rítmica, que ocorre mesmo que isso acarrete violação da seqüência segmental. b. Interação intra- e inter- componentes: As estratégias rítmicas estão relacionadas tanto com outros aspectos fonológicos propriamente ditos (p.ex. sílaba), quanto com outros componentes gramaticais (via hierarquia prosódica). Minha hipótese é de que as estratégias de implementação rítmica estão intimamente relacionadas com a aquisição: (i) da estrutura silábica - p.ex., regras como a ditongação só poderão ser adquiridas depois da aquisição da estrutura CVglideV); (ii) do domínio da hierarquia prosódica - e se Scarpa (1997) e Santos & Komatsu (2004) estiverem corretas, as regras dos níveis mais altos da hierarquia prosódica serão adquiridas antes das r
    • Nome do projeto: Sintaxe gerativa do português brasileiro na entrada do século XXI: minimalismo e interfaces (2006 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, R. S. , KATO, M. A. , NUNES, J. , Gregolim, A. .
      Descrição: projeto temático. sou um dos pesquisadores principais. o projeto envolve doutorandos, doutores, pós-doutorandos, e professores
    • Nome do projeto: A estrutura prosódica das palavras iniciais das crianças (2007 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, R. S. , SILVA, Cristiane da Conceição , BAIA, M. F. A. , SILVA, U. S. , Augusto, R. , Zickhur, M. .
      Descrição: Desde o final dos anos 70 os trabalhos sobre aquisição de fonologia têm discutido a forma prosódica das palavras iniciais das crianças (cf. Allen & Hawkins 1978; 1980, Echols & Newport 1982; Ingram 1974, entre outros). Muitos deles defendem uma tendência trocaica (isto é, forte fraca) inata, que seria responsável pela grande produção de dissílabos paroxítonos na fala infantil, mesmo em línguas cujo padrão de acento é o iambo (isto é, fraco forte) (cf. Demuth 1996, Demuth & Fee 1996, entre outros). No entanto, estes resultados não são consensuais. Na década de 80 alguns estudos sobre o inglês argumentaram que não haveria uma tendência inicial, sendo possível encontrar troqueus e iambos (cf. Hochberg 1988ab, entre outros). Além disso, nos últimos anos vários alguns estudos têm apontado uma tendência iâmbica na aquisição de algumas línguas (cf. Pater 1997, Santos 2001, entre outros). A explicação para a variação nos resultados encontrados involve diferentes aspectos. Quando comparamos os diversos estudos, vemos que há utilização de diferentes metodologias ? que podem, em princípio, influenciar os resultados - ou análises de línguas com diferentes padrões acentuais (línguas cuja forma alvo é um troqueu ? inglês, holandês ? ou um iambo ? o francês). Além disso, há alguns estudos que defendem que as tendências podem ser devidas a diferenças entre as crianças adquirindo a língua em questão (Pater 1997), ou que a fala dirigida à criança ? neste caso, o padrão prosódico mais freqüente que a criança ouve ? afeta a ordem de aparecimento dos padrões prosódicos. Tendo em mente este quadro controverso, este projeto pretende trazer mais luzes para a discussão ao efetuar uma análise comparativa detalhada entre os dados de aquisição do português brasileiro e do holandês. A questão norteadora desta pesquisa será tentar responder se a tendência trocaica é inata ou específica da língua a ser adquirida analisando as formas prosódicas das primeiras palavras produzidas por crianças.
    • Nome do projeto: A decrição de processos fonológicos no estado de São Paulo (2008 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, R. S. , LEAL, E. G. , ZANI, J. C. , NOGUEIRA, M. V. , SANTANA, A. , CAMPILONGO, M. .
      Descrição: Neste projeto, descrevemos processos fonológicos que ocorrem na fala de paulistas. Nosso objetivo é discutir se esses processos são decorrentes de regras fonológicas e em que medida encontramos diferenças dialetais entre (a) diferentes regiões do estado; (b) diferentes estados.
    • Nome do projeto: O parsing prosódico na interface fonologia-sintaxe: ambiguidade sintática, ambiguidade prosódica e mapeamento não transparente (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, R. S. .
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é discutir a estruturação prosódica em português brasileiro (doravante PB) acima do nível da palavra, investigando o que ocorre em casos em que as sentenças são ambíguas e casos em que as estruturas sintáticas não são fonologicamente transparentes, e revendo a proposta corrente na literatura de que um dos níveis prosódicos (o grupo clítico) não está ativo no PB. bolsa produtividade CNPq nível 2
    • Nome do projeto: Aquisição de processos fonológicos opcionais no estado de São Paulo (2011 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, R. S. .
      Descrição: Este projeto prentende discutir a aquisição de processos fonológicos opcionais por crianças falantes do português brasileiro na variedade falada em São Paulo. Particularmente, visa-se a observar se estes processos são regras ou automatizações.
    • Nome do projeto: Aquisição de Regras Fonológicas Segmentais em Português Brasileiro: Processos Vocálicos (2013 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, R. S. , TONI, A. .
      Descrição: Dentre os poucos estudos sobre aquisição de processos fonológicos, há duas interpretações correntes. Segundo uma dessas interpretações, muitos dos processos fonológicos são resultado de sobreposição de gestos fonéticos e a criança, então, está desde o início capacitada a produzi-los como o adulto (cf. Stemberger 1989, Berhnardt & Stemberger 1998 e Newton & Wells 1999, 2002). Numa outra perspectiva, os processos são tidos como resultado de um processo de aquisição de regras (cf. Macken 1987, Santos, 2007). Até onde sabemos, as pesquisas sobre aquisição de processos fonológicos que ocorrem na fala adulta em português brasileiro inserem-se dentro desta segunda perspectiva. Silva & Santos (2010), por exemplo, mostram que o processo de assimilação de vozeamento em português brasileiro não ocorre como na fala adulta e que os ?erros? cometidos pelas crianças apontam para um período em que a regra de assimilação ainda não está ativa. Komatsu & Santos (2007) e Santos (2007) analisam a aquisição da ditongação, elisão e degeminação, todos entre palavras e seus resultados também vão na direção de que estes processos são resultados de regras que vão sendo adquiridas aos poucos. Finalmente, Abaurre, Galves & Scarpa (1997) mostram que no início do processo de aquisição de sândi externo a criança só obedece há uma propriedade bloqueadora da regra. Para além da questão de saber se os processos fonológicos são automáticos/fonéticos ou resultado de regras, uma outra questão que se coloca é a representação lexical/fonológica das palavras (especificamente, daquelas sujeitas aos processos fonológicos). Se assumimos (de acordo com a fonologia gerativa tradicional) que eles modificam uma estrutura subjacente, o output infantil é então opaco para a criança, que tem que ?descobrir? qual a forma subjacente lexical (no nosso caso específico, a representação fonológica das palavras). Há duas concepções sobre como é a representação lexical infantil: a primeira delas é de que esta representação é detalhada e aproxima-se da forma do output (e.g. Jusczyk & Aslin 1995, Swingley & Aslin 2000), enquanto que a segunda é de que a representação da criança é subespecificada (se comparada com a estrutura subjacente adulta) e vai se tornando cada vez mais especificada (de forma a atingir a estrutura subjacente adulta, não a forma do output) (Fikkert 2010, Fikkert & Levelt 2008). Assim, ao se discutir a aquisição de processos fonológicos, toca-se em duas questões: distinguir processos que resultam de sobreposição de gestos articulatórios daqueles que são resultado de regras (e como estas regras são adquiridas) e a representação fonológica das palavras pelas crianças. Especificamente, o recorte deste trabalho discute a aquisição de processos fonológicos que afetam as vogais em português brasileiro investigando se há mudanças durante ou processo ou se estas regras são adquiridas como na fala adulta desde o início da produção de duas palavras. Procuramos descobrir (i) como a criança produz sequências em que mais de um processo fonológico ocorre, e que classicamente são interpretados como casos de ordenação de regras fonológicas; (ii) como a criança produz sequências em que um primeiro processo gera contexto segmental para a aplicação de um segundo processo, mas que por outras razões, ele é bloqueado na língua alvo, e (iii) o que estas produções revelam sobre a representação fonológica inicial.
    • Nome do projeto: Aquisição Fonológica em segunda língua (2013 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, R. S. , FRAGOSO, C. , SPINOSA, G. , ALVES, R. M. .
      Descrição: Neste projeto, analisamos como a língua materna afeta a aquisição fonológica de línguas estrangeiras. A hipótese de que o ser humano nasce com uma capacidade inata (gramática universal - GU) para em condições normais aprender qualquer língua natural (Chomsky 1965), em sua versão de Princípios e Parâmetros (Chomsky 1981) é aceita por muitos para explicar a aquisição fonológica de primeira língua (L1). O acesso à gramática universal na aquisição de segunda língua (L2), por outro lado, é bem mais controverso. Há hoje 3 principais propostas: a aquisição em L2 pode ocorrer com acesso direto à GU, sem transferência da L1 (Epstein et al 1996); com acesso a GU, mas através da L1 (Schwartz e Sprouse 1996) ou sem acesso nenhum à GU (Clashen e Muysken 1996). Há ainda um grande debate sobre a possibilidade de um parâmetro de L1 ser modificado para L2 (While 2003, Meisel 2011). Neste projeto, discutimos a pertinência destes 3 propostas, comparando a aquisição de regras (i) iguais em L1 e L2; (ii) parecidas nas duas línguas; (iii) que só existem em L2.
    • Nome do projeto: Aquisição fonológica em português brasileiro: a definição dos domínios de aplicação (2017 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, R. S. .
      Descrição: Este projeto trata do papel dos domínios prosódicos na aquisição de processos fonológicos levando em conta duas questões: como a criança define os domínios de aplicação de um processo fonológico? Os domínios prosódicos podem influenciar o percurso de aquisição? Em português brasileiro, há processos que ocorrem independentemente de um contextoprosódico; processos que ocorrem somente no interior de palavras, e aqueles que só ocorrem entre palavras. Assim, cabe à criança descobrir o domínio prosódico dos processos que está adquirindo. A pergunta que se faz é: há uma estratégia inicial de aquisição das regras fonológicas por parte da criança? Especificamente, será que a criança assume que as regras são aplicadas em todos os domínios (dentro e entre palavras) e depois restringe o contexto de aplicação? Ou será que a criança começa por um determinado contexto (por exemplo, dado que inicialmente as produções são de uma palavra, a criança ´assume´ que os processos são sempre internos à palavra, e só depois expande o contexto (nos casos em que os processos ocorram dentro e entre palavras) ou muda o contexto de aplicação)?
    • Nome do projeto: A produtividade de regras fonológicas e sua influência no processo de aquisição da linguagem (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, R. S. , HUNGRIA, B. , MARINHO, I. .
      Descrição: Adquirir a fonologia de uma língua é adquirir as unidades deste componente e as regras que alteram estas unidades. Os estudos sobre aquisição fonológica ainda se concentram muito mais no estudo dos processos fonológicos infantis do que na aquisição de regras fonológicas da língua adulta. Em Santos (2007, 2012, 2017) tenho discutido a aquisição de diversas regras fonológicas do PB. No entanto, uma questão que tem de ser levantada é como se definir quando um processo foi adquirido. Há propostas sedimentadas na literatura de que um segmento (fonema) é considerado adquirido quando ele é produzido 70-80% dos contextos-alvo (Cf. trabalhos em Lamprecht 2004) em 3 sessões seguidas de coleta. Mas esta definição diz respeito à aquisição segmental, que tem aplicação categórica. Como definir a aquisição de uma regra opcional? Por exemplo, se uma criança aplica 35% de elisão, esta regra foi adquirida por ela? Essa definição depende de saber qual a taxa de aplicação desse processo na língua adulta. Além disso, outra questão ainda não colocada diz respeito a possível influência da frequência de aplicação dos processos na fala adulta na ordem de aquisição das regras.
    • Nome do projeto: A fonologia do português brasileiro, sua influência em outras línguas e a influência de outras línguas no português brasileiro (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, R. S. , TONI, A. , FRAGOSO, C. , BARBOSA, J. , NIEWIADOMSKI, S. E. , BENEVIDES, A. , MARTINS, M. F. , TAGLIAFERRO, I. , LESSA, J. .
      Descrição: Este projeto trata da fonologia do português brasileiro, descrevendo suas características e observando como características no português podem afetar a fonologia de outras línguas em falantes bilíngues ou com L2, e ao mesmo tempo observar como outras línguas (de falantes bilingues ou L1) podem afetar a fonologia do português como L2. O projeto focará tanto em dados de Língua adulta quanto de aquisição.
    • Nome do projeto: Processos fonológicos nas variedades do português brasileiro (2016 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, R. S. , ANGELO, M. C. , SANTANA, A. .
      Descrição: Neste projeto, tratamos da descrição dos sistemas fonológicos e dos processos que os acometem nas diversas variedades do português brasileiro, tentando capturar as variações dialetais dentro da mesma gramática fonológica. Descrições sobre o português brasileiro muitas vezes mostram-se adequadas para um dialeto específico (e.g. a elisão, que Bisol afirma ocorrer com a vogal /a/ em primeira posição, mas que estudos utilizando dados de São Paulo apontam ocorrer com outras vogais posteriores (cf. Nogueira 2004); a explicitação da neutralização de vogais em posição pretônica ? em que se assume que as vogais médias-baixas e médias-altas se neutralizam para a vogal média-alta (muito embora essas vogais emerjam nesta posição nos dialetos nordestinos). Normalmente estas diferenças são estudadas apenas em estudos sociolinguísticos, que assumem o dialeto como uma variável independente. Nosso objetivo é descrever tanto a constituição do sistema fonológico quanto os diferentes processos fonológicos que ocorrem em português, tentamos entender as diferenças dialetais como variações fonológicas possíveis.
    • Nome do projeto: A organização prosódica da fala inicial - coord. Ester M. Scarpa (1992 - 1994
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, R. S. , SCARPA, Ester Mirian .
      Descrição: o projeto pretende descrever a organização básica da estrutura entonacional na fala inicial.
    • Nome do projeto: Interfaces entre componentes e aquisição da prosódia - coord. Ester Mirian Scarpa (2002 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, R. S. , SCARPA, Ester Mirian .
      Descrição: O projeto trata da discussão da aquisição de aspectos prosódicos e sua relação com diferentes componentes gramaticais.
    • Nome do projeto: Mapeamento das categorias sintáticas vazias pela prosódia (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, R. S. .
      Descrição: A ideia de que diferentes componentes gramaticais influenciam-se uns aos outros não é nova; basta olhar para a quantidade de descrições estruturalistas de regras morfológicas, por exemplo, que podemos encontrar. Com o advento da teoria prosódica, estes estudos ganharam um novo fôlego, ao proporem que os diferentes componentes gramaticais (morfologia, sintaxe, semântica) seriam mapeados no componente fonológico criando domínios (denominados domínios prosódicos), e que algumas regras fonológicas teriam como locus de aplicação estes domínios. No que respeita à interface fonologia-sintaxe, inúmeros trabalhos defendem que a prosódia pode auxiliar na determinação de leituras de sentenças estruturalmente ambíguas (cf. Lehiste 1973, Streeter 1978, Wales & Toner 1979; para o português brasileiro (doravante PB), Lourenço-Gomes 2003, Finger & Zimmer 2005, Lourenço-Gomes, Maia & Moraes 2005, Magalhães & Maia 2006, entre outros) ou mesmo que fenômenos fonológicos podem indicar quais as categorias sintáticas estão presentes numa estrutura (cf. entre outros Lightfoot 1976, Andrews 1978, Chomsky & Lasnik 1978, Santos 2002, 2003, Nunes & Santos 2009). Meus trabalhos sobre o assunto têm se concentrado na interface fonologia-sintaxe em PB, mais especificamente investigando se categorias sintáticas fonologicamente vazias são interpretadas pela fonologia e meus resultados apontam que pro bloqueia a regra de retração acentual, enquanto vestígio não (cf. Santos 1998, 2002, 2003, 2004). No entanto, está por ser explicado o que, efetivamente, bloqueia a retração acentual, no caso de pro. Isto é, até agora as investigações têm se concentrado no se haveria interferência, mas não no como esta interferência ocorreria. Assim, os objetivos deste projeto são: (i) investigar como pro afeta a estrutura prosódica; em outras palavras: se o acesso à sintaxe pela fonologia é indireto, via mapeamento prosódico, de que forma pro interfere neste mapeamento, de um modo que o vestígio não interfere? (ii) investigar qual o comportamento fonológico em casos de sentenças em que não é claro o tipo de categoria sintática vazia na sentença.
    • Nome do projeto: Hizkuntzalaritza Teorikorako Taldea (HITT- Grupo de Pesquisas Basco em Linguística Teórica (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, R. S. .
      Descrição: Com base em um estudo tipológico-comparativo, o grupo investiga os diferentes componentes da gramática (fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática) e a interação destes módulos na interface, com o objetivo de contribuir para a compreensão da capacidade humana da linguagem, em uma perspectiva formal.
    • TONI, A. ; SANTOS, R. S. . Corpus Escrita. 2020 - Banco de dados
    • TONI, A. ; SANTOS, R. S. . Corpora FI (Fala Infantil) e FDC (Fala Dirigida à Criança). 2020 - Banco de dados
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Ivan Eduardo Tagliaferro Semiótica e Lingüística Geral Mestrado
    Julia Lessa dos Santos Semiótica e Lingüística Geral Mestrado
    Juliana Barbosa Semiótica e Lingüística Geral Doutorado
    Mariana de Freitas Martins Semiótica e Lingüística Geral Mestrado
    Sonia Eliane Niewiadomski Semiótica e Lingüística Geral Doutorado
  • Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
    Arthur Pereira Santana Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Doutorado 12/02/2019
    Maria de Fatima de Almeida Baia Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Doutorado 12/04/2013
    Eneida de Goes Leal Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Doutorado 06/03/2012
    Josuel Pereira dos Santos Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Doutorado 22/03/2024
    Graziela Pigatto Bohn Casagrande Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Doutorado 17/08/2015
    Aline de Lima Benevides Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Doutorado 12/09/2022
    Carina Silva Fragozo Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Doutorado 26/07/2017
    Andressa Toni Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Doutorado 11/03/2022
    Maria Vitória Laurindo Siviero Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Doutorado 11/03/2022
    Sylvia Lia Grespan Neves Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Doutorado 08/08/2022
    Arthur Pereira Santana Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 29/01/2015
    Maria de Fatima de Almeida Baia Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 01/12/2008
    Eneida de Goes Leal Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 18/09/2006
    Cristiane Conceição Silva Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 26/03/2008
    Josuel Pereira dos Santos Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 27/08/2019
    Aline de Lima Benevides Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 17/02/2017
    Augusta de Magalhães Carvalho de Moraes Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 06/03/2006
    Milca Veloso Nogueira Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 02/07/2007
    Andressa Toni Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 18/07/2016
    Maria Vitória Laurindo Siviero Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 23/01/2017
    Juliana Barbosa Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 05/03/2021
    Melanie Campilongo Angelo Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 29/07/2016
    Juliana Camargo Zani Lingüística: Semiótica e Lingüística Geral Mestrado 28/09/2009