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Christian Werner

    • Christian Werner é professor de Língua e Literatura Grega na Universidade de São Paulo desde 2002 (prof. associado, nível 3, desde 2021). Autor da monografia Memórias da Guerra de Troia: a performance do passado épico na Odisseia de Homero (Coimbra/São Paulo, 2018) e de traduções da Odisseia (São Paulo, 2014; 2a ed. 2018) e da Ilíada (São Paulo, 2018), bem como dos dois principais poemas atribuídos a Hesíodo, a Teogonia (2a. ed., São Paulo, 2022) e Trabalhos e dias (2a. ed., São Paulo, 2022). Defendeu sua tese de livre-docência sobre a tradição épica arcaica grega em 2012 e desde esse ano é bolsista de produtividade do CNPq. É líder do grupo de pesquisa Gêneros poéticos na Grécia antiga: tradição e contexto (CNPq/USP) e pesquisador dos grupos Estudos sobre o Teatro Antigo (CNPq/USP) e Democracia: discursos gregos, desafios atuais (CNPq/USP). Licenciado em Letras (Português e Grego) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), é mestre e doutor em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (respectivamente, 1999 e 2004). Realizou estágio de pós-doutorado na Freie Universität Berlin (2009-10 e 2020-21) e na Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg (2014). Tem publicado e orientado trabalhos sobre a literatura grega arcaica e clássica (sobretudo Homero, Hesíodo, Píndaro e Eurípides) e a recepção antiga e moderna de Homero, sobretudo em Guimarães Rosa.

       

      Links:    

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    • WERNER, C. . Ilíada: Homero. Sao Paulo : Ubu, 2018 . 701p. ISBN: 9788592886929.
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    • WERNER, C. . parecer para a revista Nuntius Antiquus. 2020 (Parecer)
    • WERNER, C. . parecer para a revista Classica. 2020 (Parecer)
    • WERNER, C. . parecer para a revista Conexão Letras. 2020 (Parecer)
    • WERNER, C. . parecer para a revista Em tese (UFMG). 2020 (Parecer)
    • WERNER, C. . parecer revista Codex. 2019 (Parecer)
    • WERNER, C. . parecer para a revista PhaoS. 2019 (Parecer)
    • WERNER, C. . parecer para o cnpq. 2019 (Parecer)
    • WERNER, C. . parecer para o cnpq. 2019 (Parecer)
    • WERNER, C. . parecer para a editora da UFPR. 2019 (Parecer)
    • WERNER, C. . consultor ad hoc do CNPq. 2019 (Consultoria)
    • WERNER, C. . parecer revista 'Roda da Fortuna'. 2019 (Parecer)
    • WERNER, C. . parecer para a revista Em tese. 2018 (Parecer)
    • WERNER, C. . parecer para a revista Pandaemonium. 2018 (Parecer)
    • WERNER, C. . parecer ad hoc CNPq. 2018 (Parecer)
    • WERNER, CHRISTIAN . parecer referente ao capítulo A polêmica do Livro XII de Políbio e os Tempos Históricos, do livro Problemas de historiografia helenística. 2018 (Parecer)
    • WERNER, C. . parecer referente ao capítulo Díon Cássio: um historiador no reino de Ferro, do livro Problemas de historiografia helenística. 2018 (Parecer)
    • WERNER, C. . parecer CNPq. 2018 (Parecer)
    • WERNER, CHRISTIAN . Parecer para a revista Classica. 2018 (Parecer)
    • WERNER, C. . Rónai. 2018 (Parecer)
    • WERNER, C. . Codex. 2018 (Parecer)
    • WERNER, C. . Classica. 2018 (Parecer)
    • WERNER, C. . Classica. 2018 (Parecer)
    • WERNER, C. . parecer (Classica). 2017 (Parecer)
    • WERNER, C. ; DUARTE, A. ; BRANDAO, J. L. ; BARBOSA, T. V. R. ; FLORENZANO, M. B. B. ; SOARES, M. T. M. . Série Humanitas Supplementum Estudos Monográficos. 2017 (Consultoria)
    • WERNER, C. . Parecer ad hoc. 2017 (Parecer)
    • WERNER, CHRISTIAN . ConTextura - parecer. 2017 (Parecer)
    • WERNER, CHRISTIAN . FAPESP. 2015 (Parecer)
    • WERNER, CHRISTIAN . FAPESP. 2013 (Parecer)
    • WERNER, CHRISTIAN . FAPESP. 2013 (Parecer)
    • WERNER, CHRISTIAN . FAPESP. 2013 (Parecer)
    • WERNER, CHRISTIAN . FAPESP. 2013 (Parecer)
    • WERNER, CHRISTIAN . FAPESP. 2012 (Parecer)
    • WERNER, CHRISTIAN . FAPESP. 2012 (Parecer)
    • WERNER, CHRISTIAN . CAPES. 2017 (Parecer)
    • WERNER, CHRISTIAN . CAPES. 2017 (Parecer)
    • WERNER, CHRISTIAN . CNPq. 2016 (Parecer)
    • WERNER, CHRISTIAN . CNPq. 2016 (Parecer)
    • WERNER, CHRISTIAN . CNPq. 2015 (Parecer)
    • WERNER, CHRISTIAN . CNPq. 2017 (Parecer)
    • WERNER, CHRISTIAN . CNPq. 2017 (Parecer)
    • WERNER, CHRISTIAN . Anuário de Literatura. 2017 (Parecer)
    • WERNER, CHRISTIAN . Anais de Filosofia Classica. 2017 (Parecer)
    • WERNER, CHRISTIAN . PhaoS. 2014 (Parecer)
    • WERNER, CHRISTIAN . PhaoS. 2014 (Parecer)
    • WERNER, CHRISTIAN . Nuntius Antiquus. 2016 (Parecer)
    • WERNER, CHRISTIAN . Translatio. 2016 (Parecer)
    • WERNER, CHRISTIAN . Parecer PhaoS. 2013 (Parecer)
    • WERNER, CHRISTIAN . Parecer para a revista Classica. 2014 (Parecer)
    • WERNER, C. . Parecer para a Revista Estudos Linguísticos e Literários. 2016 (Parecer)
    • WERNER, C. . Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. 2016 (Parecer)
    • WERNER, C. . Parecer para a revista 'Classica'. 2014 (Parecer)
    • WERNER, C. . Parecer para a revista Classica. 2015 (Parecer)
    • WERNER, C. . CNPq. 2015 (Parecer)
    • WERNER, C. . Parecer para a revista Simbiótica. 2015 (Parecer)
    • WERNER, C. . Coleção Ecos. 2015 (Assessoria)
    • WERNER, C. . III Congresso Brasileiro de Retórica. 2014 (Assessoria)
    • WERNER, C. . Parecer ad hoc para o CNPq. 2012 (Parecer)
    • WERNER, C. . Avaliação do Projeto Pedagógico do Curso de Letras/Letras Clássicas (ênfase em Língua e Literatura Grega ou ênfase em Língua e Literatura Latina) da UFC. 2012 (Parecer)
    • WERNER, C. . Parecer ad-hoc para a revista Classica. 2012 (Parecer)
    • WERNER, C. . Parecer ad-hoc para o CNPq. 2012 (Parecer)
    • WERNER, C. ; MALTA, A. ; BARROS, G. N. M. . Participação em banca de qualificação de mestrado de Marcelo Sussumo Takahashi. 2011 (Outra)
    • DUARTE, A. ; MALTA, A. ; WERNER, C. . Participação em banca de qualificação de mestrado de Viviani Xanthakos. 2010 (Outra)
    • WERNER, C. ; MALTA, A. ; DUARTE, A. . Participação em banca de qualificação de mestrado de Karen Amaral Sacconi (Tradução e estudo da tragédia 'Electra' de Sófocles). 2010 (Outra)
    • WERNER, C. . Parecer ad-hoc Fapesp. 2010 (Parecer)
    • WERNER, C. . Parecer ad-hoc Fapeps. 2010 (Parecer)
    • WERNER, C. . Participação em banca de qualificação de mestrado de Camila Aline Zanon na Universidade de São Paulo (MAE/Pós-Graduação) . Título do relatório: A Ilíada de Homero e a arqueologia. 2007 (Outra)
    • WERNER, C. ; DUARTE, A. ; DEZOTTI, M. C. C. . Participação em banca de qualificação de mestrado de Lúcia Sano na Universidade de São Paulo (FFLCH/Pós-Graduação: Letras Clássicas). . Título do relatório: 'Das narrativas verdadeiras' de Luciano de Samósata: Estudo, notas e tradução.. 2007 (Outra)
    • WERNER, C. ; TORRANO, J. ; RIBEIRO, A. M. . Participação em banca de qualificação de mestrado de José Augusto Arantes Júnior na Universidade de São Paulo (FFLCH/Pós-Graduação: Letras Clássicas). . Título do relatório: Retórica e poder em Górgias de Platão. 2006 (Outra)
    • WERNER, C. ; TORRANO, J. ; DUARTE, A. . Participação em banca de qualificação de mestrado de Paula Cristiane Ito na Universidade de São Paulo (FFLCH/Pós-Graduação: Letras Clássicas). . Título do relatório: Eurípides: 'Ifigênia em Áulis'.. 2006 (Outra)
    • WERNER, C. ; HIRATA, F. Y. ; HIRATA, E. . Participação em banca de qualificação de mestrado de meu orientando Robert de Bröse Pires na Universidade de São Paulo (FFLCH/Pós-Graduação: Letras Clássicas). . Título do relatório: A imagética do herói na lírica de Simônides de Ceos.. 2006 (Outra)
    • WERNER, C. . Parecer ad-hoc FAPESP. 2006 (Parecer)
    • WERNER, C. . Parecer ad-hoc FAPESP. 2005 (Parecer)
    • WERNER, CHRISTIAN . A energia da vingança no Ájax de Sófocles. 2024 (Simposio)
    • WERNER, C. . Diadorim e formas iliádicas de heroismo em Grande sertão: veredas. 2023 (Congresso)
    • WERNER, C. . Héracles entre ruínas: emoções trágicas no Héracles de Eurípides. 2023 (Conferência)
    • WERNER, C. . A epifania de Atena a Aquiles na tradução da Ilíada de Leonardo Antunes. 2022 (Comunicacao)
    • WERNER, C. . De Hefesto a Príamo: tensão entre criação e destruição no arco final da Ilíada. 2022 (Conferência)
    • WERNER, C. . Beleza na guerra? Tensão entre canto e violência na Ilíada de Homero. 2022 (Congresso)
    • WERNER, C. . Espanto, perplexidade e maravilhamento em Ifigênia em Táuris de Eurípides. 2022 (Simposio)
    • WERNER, C. ; CANAZART, G. . Um ou dois percursos pela Ilíada: exemplo de cooperação orientador-orientando. 2021 (Conferência)
    • WERNER, C. . O escudo de Aquiles nas traduções brasileiras da Ilíada. 2021 (Comunicacao)
    • WERNER, C. ; Monteiro, L. G. . Recepção dos clássicos em Machado de Assis: ecos homéricos de Helena e Penélope na caracterização de Capitu. 2021 (Comunicacao)
    • WERNER, C. . Achilles in Iliad 18 and 19: the hero as a hybrid figure?. 2021 (Comunicacao)
    • WERNER, C. . Homero e Hesíodo: gêneros distintos (em tradução). 2020 (Simposio)
    • WERNER, C. . Certame de Homero e Hesíodo: considerações sobre um texto singular. 2020 (Conferência)
    • WERNER, C. . The Iliad in the Brazilian literary scape: some milestones. 2019 (Comunicacao)
    • WERNER, C. . Deliberação e ideologia nas Suplicantes de Eurípides. 2019 (Comunicacao)
    • WERNER, C. . Formas de poder na Ilíada: a performance de Tersites. 2019 (Conferência)
    • WERNER, C. . Ilíada e a necessidade da guerra. 2019 (Conferência)
    • WERNER, C. . A caracterização de Anfitrião e Mégara no prólogo de 'Héracles' de Eurípides. 2019 (Conferência)
    • WERNER, C. . Memória e narrativa na poesia homérica. 2019 (Conferência)
    • WERNER, C. . Gênero discursivo na poesia hexamétrica arcaica grega. 2019 (Conferência)
    • WERNER, C. . ?As Musas são o Canto em seu encanto? e a épica homérica. 2019 (Comunicacao)
    • WERNER, C. . Aquiles em face de Agamêmnon e Odisseu no canto 19 da Ilíada. 2018 (Conferência)
    • WERNER, CHRISTIAN . Formas de saciedade e o canto 19 da Ilíada. 2018 (Conferência)
    • WERNER, C. . Uma fórmula em Grande sertão: veredas e a tradução dos poemas homéricos. 2018 (Conferência)
    • WERNER, C. . Novas formas do herói e do divino no Héracles de Eurípides. 2018 (Conferência)
    • WERNER, CHRISTIAN . Atena e Posêidon em Troianas e Erecteu: relações entre democracia e politeísmo na tragédia ática. 2017 (Conferência)
    • WERNER, C. . Homero em Eurípides: Heitor em 'Troianas'. 2017 (Conferência)
    • WERNER, C. . Atena e Poseidon: relações entre democracia e politeísmo na tragédia grega. 2016 (Comunicacao)
    • WERNER, C. . 'Homero' e 'Hesíodo': duas tradições épicas?. 2016 (Conferência)
    • WERNER, C. . Tradução das fórmulas homéricas: uma proposta. 2016 (Comunicacao)
    • WERNER, C. . Uma poética da (i)mortalidade na 'Ilíada'. 2016 (Conferência)
    • WERNER, C. . De Auerbach a Eumeu: o prazer da narrativa em Homero. 2015 (Simposio)
    • WERNER, C. . Memória, narrativa e gêneros do discurso na Odisseia. 2015 (Conferência)
    • WERNER, C. . Traduzir fórmulas homéricas. 2015 (Comunicacao)
    • WERNER, C. . A 'Odisseia' de Homero. 2015 (Conferência)
    • WERNER, C. . Speech genres and rhetorical knowledge in early Greek epic poetry: Menelaos' lament in 'Odyssey' IV. 2015 (Congresso)
    • WERNER, C. . Speech genres in the 'Odyssey'. 2015 (Conferência)
    • WERNER, C. . ?Mire e veja?: uma fórmula homérica em 'Grande sertão: veredas'. 2015 (Conferência)
    • WERNER, C. . A cólera e outras emoções em 'A árvore da vida' (T. Malick, EUA, 2011). 2015 (Conferência)
    • WERNER, C. . 'Mire e veja': expressão formular na tradução da dicção homérica. 2015 (Conferência)
    • WERNER, C. . A Odisseia de Homero'. 2015 (Comunicacao)
    • WERNER, C. . O prólogo de 'Andrômaca, de Eurípides, e a noção de unidade na performance trágica. 2014 (Conferência)
    • WERNER, C. . Gêneros discursivos e poéticos na 'Odisseia' de Homero. 2014 (Comunicacao)
    • WERNER, C. . Afrodite/Eros e a poética trágica de Eurípides. 2013 (Conferência)
    • WERNER, C. . A anta e o valentão: leitura da 'Ilíada' em 'Fatalidade' de J. Guimarães Rosa. 2013 (Conferência)
    • WERNER, C. . O passado heroico e o futuro da linhagem de ferro em Trabalhos e Dias. 2013 (Comunicacao)
    • WERNER, C. . Os limites da linhagem de ferro em Trabalhos e dias: os heróis e Guerra. 2013 (Conferência)
    • WERNER, C. . Os lugares do 'clássico' no 'Primeiras estórias' de Guimarães Rosa. 2013 (Conferência)
    • WERNER, C. . Ficção, carpintaria e pobreza na 'Odisseia' de Homero. 2013 (Comunicacao)
    • WERNER, C. . Ficcionalidade na 'Odisseia' de Homero: as histórias do Cretense para Eumeu. 2013 (Conferência)
    • WERNER, C. . Ouvindo Homero de dentro: o ouvinte atilado e o ouvinte ingênuo. 2012 (Conferência)
    • WERNER, C. . Discrepâncias narrativas e os ouvintes d/nos poemas homéricos. 2012 (Conferência)
    • WERNER, C. . Separação e reciprocidade: o poder dos deuses n'As Troianas de Eurípides. 2012 (Simposio)
    • WERNER, C. . Onde está o herói? Comparando 'Famigerado' ('Primeiras estórias') e a 'Odisseia' de Homero. 2012 (Conferência)
    • WERNER, C. . Temas tradicionais no 'ainos' do falcão e do rouxinol (Hesíodo, 'Trabalhos e dias' 202-212). 2012 (Conferência)
    • WERNER, C. . Passagens crítico-literárias em Eurípides e Aristófanes. 2011 (Comunicacao)
    • WERNER, C. . Lacunas narrativas e o papel do receptor da literatura oral: um exemplo na 'Odisseia' de Homero. 2011 (Comunicacao)
    • WERNER, C. . Práticas de casamento na Odisseia de Homero: poesia oral e história. 2011 (Conferência)
    • WERNER, C. . O surgimento do protodireito em Homero. 2011 (Conferência)
    • WERNER, C. . A 'Odisseia' de Homero e os sentidos de 'nostos' (retorno) e 'noos' (inteligência). 2010 (Conferência)
    • WERNER, C. . A presença do ausente: a performance do 'kleos' no canto 1 da Odisseia. 2010 (Conferência)
    • WERNER, C. . Der Seher und der Sänger in Homers Odyssee. 2010 (Comunicacao)
    • WERNER, C. . Cassandra em 'Troianas' de Eurípides. 1998 (Seminário)
    • WERNER, C. . 'Troianas' de Eurípides: a morte como fenômeno antipolítico. 1999 (Comunicacao)
    • WERNER, C. . Odisseu como líder na 'Odisséia'. 2002 (Simposio)
    • WERNER, C. . A liderança no 'Ájax' de Sófocles. 2003 (Conferência)
    • WERNER, C. . A astúcia de Aquiles no canto I da Ilíada. 2003 (Congresso)
    • WERNER, C. . O lamento trágico e a glória épica. 2003 (Comunicacao)
    • WERNER, C. . 'As Troianas' de Eurípides. 2003 (Conferência)
    • WERNER, C. . A astúcia e as mulheres na Odisséia. 2004 (Conferência)
    • WERNER, C. . "Palavra e sedução na Odisséia". 2004 (Conferência)
    • WERNER, C. . A ação feminina em Hécuba e Troianas. 2005 (Conferência)
    • WERNER, C. . "Discurso e excelência física na corrida de carros: Ilíada 23". 2005 (Congresso)
    • WERNER, C. . "O 'pai de Telêmaco' e o 'nostos' no canto II da Ilíada". 2006 (Simposio)
    • WERNER, C. . Estratégias retóricas e narrativas nos discursos de Odisseu no canto II da Ilíada. 2007 (Simposio)
    • WERNER, C. . Nepia tekna e nostos no canto 2 da Ilíada. 2007 (Simposio)
    • WERNER, C. ; WINKLER, M. ; AHL, F. . 'O herói nem sempre é alguém que você gostaria de ter por perto', afirma especialista em literatura greco-romana. 2013 Portal UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
    • WERNER, C. ; TORRANO, J. ; SA, N. . Outros 300: das dificuldades de traduzir 'Os persas'. 2013 Folha de São Paulo
    • WERNER, C. . Professor da USP lança nova tradução da Odisseia. 2014 http://www.usp.br/aun/exibir.php?id=6326&edicao=1113
    • WERNER, C. ; PESSOA, G. S. . Nova tradução da 'Odisseia' chega às livrarias e dialoga com a cultura pop. 2014 Folha de São Paulo
    • WERNER, C. . Para ler... Odisseia, de Homero. 2014 Saraiva on-line
    • WERNER, CHRISTIAN . Nova versão da 'Odisseia' traz de volta o herói. 2014 Estadão (jornal Estado de São Paulo)
    • WERNER, C. ; SANTOS, M. M. ; RODRIGUES JUNIOR, F. . As epopeias greco-romanas. 2015 website
    • WERNER, C. . Tradução como ressurreição. 2016 Estudio de rádio - FABICO - UFRGS
    • WERNER, C. ; ZANON, C. . Prêmio tese destaque USP 2017. 2017 Canal USP - youtube
    • WERNER, C. . Como escreve Christian Werner. 2017 Blog 'como eu escrevo'
    • WERNER, C. ; DUARTE, A. . Lançamento Ilíada + Odisseia. 2019 oral
    • WERNER, CHRISTIAN ; AMARAL, F. V. ; Paoli, B. . Podcast Archai: Aquiles. 2023 Cátedra UNESCO Archai sobre as Origens Plurais do Pensamento Ocidental e o Programa de Pós-Graduação em Metafísica da Universidade de Brasília
    • WERNER, C. . Hedra Edições #2 - Veredas da Teogonia, com Christian Werner. 2022 podcast
    • WERNER, C. ; Lohner, J. E. dos S. ; CAMPOS, A. M. ; HASEGAWA, A. P. ; RODRIGUES JUNIOR, F. ; Sebastiani, B. B. . V Simpósio de Estudos Clássicos da Universidade de São Paulo ? Épica Antiga. 2012 ()
    • WERNER, C. ; Sebastiani, B. B. . Jornada "Recepção da tradição clássica na Modernidade". 2013 (Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, FFLCH, USP)
    • WERNER, C. . Tragédia grega: o páthos entre contextos intelectuais e poético-musicais. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • WERNER, C. ; SANO, L. ; Pires, R. B. ; WERNER, E. ; Sebastiani, B. B. ; DUARTE, A. ; LOPES, A. O. O. D. . 2o Colóquio Gêneros poéticos na Grécia antiga: "Tecendo narrativas: unidade e episódio". 2014 (Universidade de São Paulo)
    • WERNER, C. ; Pires, R. B. . Jornada 'Fórmula e verso'. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • WERNER, C. ; Sebastiani, B. B. ; DUARTE, A. ; RODRIGUES JUNIOR, F. ; LOPES, D. R. N. ; Lohner, J. E. dos S. ; CESILA, R. . VII Seminário de Pós-Graduação do PPG Letras Clássicas da Universidade de São Paulo. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • WERNER, C. ; LOPES, A. O. O. D. ; ASSUNCAO, T. R. . I Colóquio Internacional de Poesia Arcaica: Homero e Hesíodo. 2015 (Universidade Federal de Minas Gerais)
    • WERNER, CHRISTIAN ; Sebastiani, B. B. ; SANO, L. ; LEAO, D. F. ; SOARES, M. T. M. . A 'poiesis' da democracia. 2016 (Universidade de São Paulo)
    • WERNER, C. ; Sebastiani, B. B. ; LOPES, A. O. O. D. ; ASSUNCAO, T. R. ; RODRIGUES JUNIOR, F. ; SANO, L. . A Ilíada de Homero e sua recepção na Antiguidade e Modernidade. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • WERNER, CHRISTIAN . II Colóquio Internacional sobre Poesia Grega Arcaica do NEAM / UFMG: Poesia Hexamétrica. 2018 (UFMG)
    • WERNER, C. ; WERNER, E. ; LOPES, A. O. O. D. ; Sebastiani, B. B. ; RODRIGUES JUNIOR, F. . 1o Colóquio 'Gêneros poéticos na Grécia antiga: confluências e fronteiras'. 2013 (FAPESP; CAPES; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • WERNER, CHRISTIAN . Cenas divinas nos poemas homéricos. 2022 (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
    • WERNER, CHRISTIAN . Formas de comparatismo na recepção moderna de Homero. 2021 (Associação Brasileira de Literatura Comparada)
    • WERNER, C. . Odisséia de Homero: relatório parcial. 2007
    • WERNER, C. . Odisséia de Homero: relatório final. 2008
    • WERNER, C. . Relatório científico. 2006
    • WERNER, C. . Relatório científico. 2010
    • WERNER, C. . Relatório científico. 2011
    • WERNER, C. . Relatório científico. 2012
    • WERNER, C. . XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos. 2013
    • WERNER, C. . 1º Colóquio 'Gêneros Poéticos na Grécia antiga': confluências e fronteiras. 2013
    • WERNER, C. . Relatório científico. 2012
  • Projetos de Pesquisa: 17
    • Nome do projeto: Epigrama grego (2005 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WERNER, C. , PIRES, R. B. , AMARAL, F. V. .
      Descrição: O projeto busca a investigação do epigrama grego, desde manifestaçãos arcaicas até aquelas coligidas na 'Antologia Palatina'.
    • Nome do projeto: Odisséia de Homero: tradução dos cantos ix-xxiv (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WERNER, C. .
      Descrição: O presente projeto propõe uma tradução em versos livres da Odisséia, cantos ix-xxiv, que dê conta do conteúdo do texto grego. A tradução se distinguirá por levar em consideração os significativos avanços na compreensão dos textos homéricos que têm sido produzidos por diferentes setores da crítica que tomam, como base, os estudos desenvolvidos, nas décadas de 1930 a 1950, por Milman Parry e Albert Lord.
    • Nome do projeto: A tradição épica na poesia grega - partes 1 e 2 (2005 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WERNER, C. , XANTHAKOS, V. , LOPES, C. E. , REGO, J. F. L. , PIRES, R. B. .
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo discutir as diferentes manifestações das temáticas épicas nos documentos literários gregos, sobretudo aqueles dos períodos arcaico e clássico, em especial, os poemas homéricos, a elegia arcaica, a lírica coral e a tragédia. O pressuposto principal da pesquisa é de que qualquer descrição da poesia homérica carece, necessariamente, de um viés diacrônico, que tende a ser, por sua vez, sempre plural (cf. Kahane 2005, 'Diacronic dialogues'). Do projeto também resultará uma tradução acadêmica da 'Odisséia' de Homero.
    • Nome do projeto: Poesia lírica arcaica: Píndaro (2009 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WERNER, C. , ARAÚJO, A. A. de , PIRES, R. B. .
      Descrição: Análise e tradução de uma seleção da poesia pindárica conservada. A análise é histórico-filológica e seu núcleo são as condições de produção e recepção dos poemas no contexto da tradição poética grega arcaica, em especial, a circunscrição do gênero das composições.
    • Nome do projeto: Poesia grega arcaica: tradições poéticas e gêneros discursivos em Homero e Hesíodo (2011 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WERNER, C. , LOPES, C. E. , PEREIRA, L. G. C. , VIEIRA, L. , ZANON, C. , SILVA, E. P. , SILVA, T. B. , PINTO, J. C. O. .
      Descrição: Na cultura músico-literária grega, gêneros poéticos não são categorias estanques, mas tipos de discurso, condicionados por dicção e ocasiões de performance específicos, que se definem mutuamente. Esta pesquisa busca a comparação entre duas tradições arcaicas de composição épica, a poesia homérica e a hesiódica. O ponto de partida é o modo como ambas as tradições utilizam histórias embutidas (em especial, o tipo de discurso chamado de ainos) levando em conta a distinção entre o público intra e o extradiegético. No caso de Homero, vai-se examinar a performance discursiva dos heróis, em especial, de Nestor. Quanto a Hesíodo, a figura do irmão do narrador de Trabalhos e dias, Perses, compõe o público ao qual se dirige o narrador junto com os reis pressupostos pela contenda, criando uma primeira rede de referências para a recepção das histórias e preceitos que compõem o poema. Através de uma seleção de passagens da Ilíada, Odisseia, Teogonia e Trabalhos e dias, objetiva-se discutir de que forma, tanto em Homero quanto em Hesíodo, a combinação de três elementos principais ? mito, elogio/censura e elementos ?didáticos? (parenéticos ou gnômicos) ? propõe ao destinatário do poema algum tipo de atividade hermenêutica (pré-)figurada na própria construção narrativa e que diz respeito ao presente de forma oblíqua, seja através da representação da idade dos heróis, seja através da construção de um ainos.
    • Nome do projeto: A caracterização de Odisseu em Homero e na tragédia ática (2000 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WERNER, C. .
      Descrição: Investigar a caracterização de Odisseu na tragédia ática e na épica homérica através de 4 temas: astúcia ('metis'), dolo ('dolos'), glória ('kleos') e retorno ('nostos').
    • Nome do projeto: Gêneros poéticos e discursivos na tragédia ática (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WERNER, C. .
      Descrição: Investigar o modo como a tragédia ática articula gêneros poéticos e discursivos, em particular, através da narrativa de histórias tradicionais ("mitos").
    • Nome do projeto: Polifonia genérica e as representações do 'kleos' na poesia homérica e no drama ático (2015 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WERNER, C. , PEREIRA, L. G. C. , VIEIRA, L. , ZANON, C. , PINTO, J. C. O. , Rodrigues, G. F. .
      Descrição: O presente projeto propõe a investigação da forma como a noção polissêmica de kleos (?relato oral, fama, glória?) é articulada na tradição épica grega e em sua recepção no drama ático. A investigação se deterá em dois momentos principais, a Odisseia de Homero e o teatro de Eurípides, especialmente Andrômaca, Héracles e O ciclope. Nesse conjunto de textos, as ações realizadas pelos heróis no passado são trazidas para o presente do receptor por meio de vozes diversas que se utilizam de discursos e gêneros discursivos distintos, que, por sua vez, revelam um mundo complexo e, eventualmente, fracionado, de forma que o kleos não implica somente elogio ou exemplaridade, mas permite o esboço de um problema que diz respeito à imagem que o público receptor faz de si mesmo e de seu passado. Das performances épicas na Grécia Arcaica às dramáticas na Atenas Clássica, as diferenças na forma como se constrói um mundo de feitos heroicos são grandes, mas a perplexidade diante da ligação entre a violência dos feitos e sua celebração e a interrogação dos fundamentos da rememoração são constantes.
    • Nome do projeto: Gêneros literários na Grécia antiga: absorção, disputa e usos da narrativa (2012 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WERNER, C. , ASSUNCAO, T. R. , DUARTE, A. , LOPES, C. E. , REGO, J. F. L. , ARAÚJO, A. A. de , PIRES, R. B. , MALTA, A. , RODRIGUES JUNIOR, F. , PEREIRA, L. G. C. , LOPES, A. O. O. D. , Sebastiani, B. B. , SANO, L. , WERNER, E. , VIEIRA, L. , ZANON, C. , PINTO, J. C. O. .
      Descrição: Projeto financiado pela chamada MCTI /CNPq /MEC/CAPES Nº 18/2012 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas no valor total de R$ 21.500,00. Trata-se das atividades ligadas ao Grupo de Pesquisa "Gêneros poéticos na Grécia antiga" (CNPq/USP), quais sejam, reuniões mensais, colóquios e publicação dos livros decorrentes para discussão de dois temas principais no período de execução: definição dos gêneros poéticos na Grécia antiga; noção de unidade e episódio em gêneros poéticos.
    • Nome do projeto: ONDE VIVEM OS MONSTROS: CRIATURAS PRODIGIOSAS NA POESIA HEXAMÉTRICA ARCAICA (2017 - 2018
      Natureza: Outra
      Integrantes: WERNER, C. , ZANON, C. .
      Descrição: A publicação resulta de tese de doutoramento desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas da Universidade de São Paulo e financiada pela FAPESP. A tese analisa as criaturas amiúde consideradas monstruosas bem como os termos geralmente traduzidos por "monstro" presentes em três poemas da tradição de poesia hexamétrica arcaica, a saber, a Teogonia de Hesíodo, o Hino Homérico a Apolo e a Odisseia de Homero. Tal análise tem como foco o modo como tais criaturas são descritas e o papel que desempenham nas narrativas contidas nesses poemas. A abordagem teórico-metodológica para lidar com as particularidades de tal tradição poética constitui-se, de um lado, pela referencialidade tradicional proposta e desenvolvida por John Miles Foley ao longo da década de 1990 e, de outro, pela perspectiva de que os poemas da tradição hexamétrica arcaica compõem uma história do cosmo, conforme desenvolvida por Barbara Graziosi e Johannes Haubold na década de 2000. Como resultado da análise das criaturas e dos termos traduzidos por "monstro", questiona-se a pertinência da categoria "monstro" como geralmente pressuposta para essas criaturas no mundo moderno, tendo-se em vista que ela possa não existir na poesia hexamétrica arcaica, já que elas fazem parte de um sistema de pensamento em um mundo ainda não desencantado em termos weberianos, no qual a realidade empírica e a esfera divina enquanto representativa do sobrenatural estão profundamente imbricadas. Como instrumental teórico-metodológico para o questionamento acerca da existência ou não do monstro enquanto categoria em tal tradição poética, lançou-se mão das teorias de categorização de Wittgenstein, desenvolvida nas décadas de 1940 e 1950, daquelas desenvolvidas por Eleanor Rosch e sua equipe durante a década de 1970, bem como aquelas presentes nas obras de George Lakoff a partir da década de 1980. A proposição de que a categoria "monstro" como pressuposta e entendida no mundo moderno é inexistente para a poesia hexamétrica arcaica tem implicações para a compreensão moderna dessas criaturas, que devem ser percebidas como integrantes de um cosmo que não separa o sobrenatural, o maravilhoso e o divino nos mesmos termos que o faz a sociedade moderna ocidental, revelando a necessidade de compreendê-las sob o ponto de vista da tradição que as criou ou que as incorporou, atribuindo a elas outros significados.
    • Nome do projeto: Em vista de uma poética homérica: feitos e discursos de Aquiles na Ilíada (2018 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WERNER, C. , REGO, J. F. L. , PINTO, J. C. O. , VILLA, D. , CANAZART, G. , PIMENTEL NETO, H. , BRITO, R. T. .
      Descrição: Discute-se a tessitura poética da Ilíada por meio de um exame das relações entre o que se pode denominar de ?poética visual? do poema e o caráter em aberto de alguns de seus discursos longos (muthoi), sobretudo os de Aquiles. A questão central a ser investigada é até que ponto a narrativa épica propõe ou estimula que seus receptores se comportem apenas espectadores passivos. Assim, há complementaridade, contraponto ou outro tipo de relação entre a ênfase na fragilidade da vida humana que perpassa o poema e é desenvolvida em diversos discursos e algo que se pode definir, em uma primeira aproximação, como uma estetização da violência, que sobressai na narração das cenas de batalha? Como entender, nesse sentido, que o objetivo principal da performance de um canto hexamétrico, tantas vezes afirmado nos próprios poemas, seja produzir deleite (terpein)? Dependendo de como se conceitualizar esse deleite, a opacidade última de alguns discursos, mesmo (ou talvez sobretudo) os mais brilhantes (como a resposta dada por Aquiles a Odisseu no canto nove), talvez seja própria de um canto produzido apenas para ser ouvido passivamente e não para servir de matéria de reflexão e indagação, uma postura cognitiva que, para muitos críticos, iria contra o fluxo contínuo próprio de uma performance épica. De fato, os discursos aos quais me refiro tendem a revelar suas fissuras argumentativas apenas quando contrapostos a outros instantes do poema ou a elementos da tradição.
    • Nome do projeto: Crises (staseis) e mudanças (metabolai). A democracia ateniense na contemporaneidade (2019 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WERNER, C. , LOPES, D. R. N. , Sebastiani, B. B. , SANO, L. , LEAO, D. F. , SOARES, M. T. M. .
      Descrição: Este projeto visa discutir o conceito e a experiência fundadora de democracia na Atenas do período clássico e a sua receção literária e política até à atualidade. Para além disso, o projeto articula-se em torno da identificação de um problema concreto: o da necessidade de estudos que discutam criticamente, no âmbito da lusofonia, a democracia ateniense, encarada como problema e prática quotidianos, a partir de suas 'staseis' (crises) e 'metabolai' (mudanças), e cujas soluções e estratégias ainda contribuem para a reflexão sobre os desafios sociais, intelectuais e ético-políticos da democracia contemporânea. Pretende-se, pois, a publicação de artigos científicos em periódicos de qualidade reconhecida internacionalmente, promovendo a articulação entre investigadores experientes e jovens pesquisadores em formação. Para o efeito, será promovida a realização prévia de eventos, em que investigadores brasileiros e portugueses terão oportunidade de discutir a pesquisa em curso.
    • Nome do projeto: Características distintivas da tragédia euripidiana (2018 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WERNER, C. , ZANON, C. , JACOME NETO, F. .
      Descrição: O objetivo deste projeto é discutir algumas características distintivas das composições de Eurípides, especialmente por meio de Héracles, Andrômaca, Troianas e Suplicantes. Os principais tópicos a serem abordados são: a tensão entre o passado mítico e referências contemporâneas, no limite, anacronismos explícitos; a caracterização indireta, metonímica, que os antigos denominavam ēthopoiia, por meio dos discursos das personagens, em particular, dos monólogos que abrem os prólogos; a interface da tragédia com outros discursos poéticos; e a representação do divino.
    • Nome do projeto: Poesia grega arcaica e clássica (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WERNER, C. , PINTO, J. C. O. , CANAZART, G. , BRITO, R. T. , VARJAO, L. V. A. C. S. .
      Descrição: Este projeto aborda diferentes gêneros poéticos gregos, seus aspectos formais e efeitos estéticos, sua contextualização histórica e sua teorização antiga e moderna.
    • Nome do projeto: Thauma e enargeia na poética homérica (2022 - 2024
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WERNER, C. , PINTO, J. C. O. , VILLA, D. , CANAZART, G. , PIMENTEL NETO, H. .
      Descrição: Dando continuidade ao estudo de uma poética visual como basilar na poesia homérica, este projeto parte de um fenômeno subutilizado nesse contexto, o thauma, algo entre assombramento e maravilhamento. Com isso, abarca-se um efeito estético que não aparece explicitamente nas passagens homéricas que costumam ser destacadas como emblemáticas dessa poética para se estabelecer relações entre esse efeito e um elemento central do estilo homérico para os antigos, a enargeia (vivacidade). Pretendo, portanto, explorar as formas como, no corpus homérico e em sua recepção, a experiência do thauma é articulada a um elemento essencial da poética homérica, qual seja, sua capacidade de fazer com que seu receptor, leitor ou ouvinte, se transforme em um espectador da narrativa. Meu corpus principal é formado pela Ilíada e pelos Hinos homéricos a Apolo e a Hermes, de um lado, e do Certame de Homero e Hesíodo, de outro. Para alcançar os objetivos propostos, meu ponto de partida para o exame das fontes antiga são o método histórico-filológico e, no caso dos poemas hexamétricos, o oralista, um método de base comparatista que identifica os poemas homéricos como resultantes do desenvolvimento de uma tradição oral de composição poética. Além disso, irei utilizar as conclusões dos trabalhos que, sobretudo a partir de abordagens cognitivas, examinam a linguagem da poesia hexamétrica partindo do fato de que os poemas foram compostos para serem apresentados oralmente. Para uma discussão da enargeia de Homero, proponho a confluência sobretudo de três abordagens: a dos críticos antigos; a de Lessing no Laocoonte; e a enativista.
    • Nome do projeto: Recepção dos clássicos e teorias críticas (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WERNER, C. , DUARTE, A. , LOPES, D. R. N. , RODRIGUES JUNIOR, F. , Sebastiani, B. B. , Lohner, J. E. dos S. , SARTORELLI, E. C. , CESILA, R. T. , Frenkel, L. M. , Frydman, P. S. , Lima, S. C. .
      Descrição: Este projeto tem dois objetivos: a produção de estudos temáticos que envolvam a recepção de autores gregos e latinos e o exame de outros autores e/ou correntes teórico-críticas que tenham contribuído direta ou indiretamente com reflexões que envolvam modos e formas de recepção daqueles autores. O objetivo é a produção de material científico e de divulgação científica, em diálogo com orientações e com participação em eventos acadêmico-científicos ou de extensão. Trata-se de projeto dedicado à Linha de Pesquisa de Recepção da Literatura Greco-Latina, implementada recentemente no Programa de Pós-Graduação de Letras Clássicas da USP, em campo de estudos vicejante no país.
    • Nome do projeto: Prazer e dor: confluências estéticas entre a épica homérica e a tragédia ática (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WERNER, C. .
      Descrição: Este projeto visa a investigação de um elemento central partilhado pela épica homérica e pela tragédia ática, a representação do sofrimento como eventual fonte de prazer, o que é rastreável tanto em formas poéticas dessas tradições que realçam tal representação como em textos de Platão e Aristóteles que discutem os efeitos da poesia mimética. Que Platão aproxime a épica homérica da tragédia na República e Aristóteles faça o mesmo na Poética, isso indica, grosso modo, que, na recepção dessas tradições poéticas e dos autores já canônicos no início do século IV a.C., elas podiam ser concebidas, a partir de certos parâmetros, sobretudo o mimético, como possuindo semelhanças basilares entre si. A discussão proposta amplia a trajetória coberta pelos fenômenos e parâmetros estéticos e poéticos investigados no projeto anterior para aquilo que a experiência das personagens e do público receptor dos poemas em questão tem de mais visceral, uma paradoxal combinação de dor e prazer, a qual também se faz notar na leitura cerrada de passagens dos poemas do corpus proposto. As semelhanças e contrastes entre o terço final da Ilíada, em particular, a concentração dramática dos cantos 18 e 24, este último parecendo exemplificar certa mecânica da catarse trágica aristótelica, e as tragédias Ájax e Héracles, notavelmente de sua forma, articulada, nos dois casos, em torno da busca de um prazer ligado à morte do herói e de como arquivar trajetórias destrutivas, tornam esse conjunto de textos profícuo para uma discussão de concepções do prazer por eles gerado em sua recepção, vale dizer, da economia de afetos envolvida.
    • WERNER, C. ; DUARTE, A. ; LOPES, D. R. N. . A guirlanda de sua Guirlanda - Meleagro de Gádara. 2008 - Banca de qualificação de mestrado de flávia vasconcellos amaral
    • WERNER, C. ; PIRES, R. B. ; COSTA, W. ; Sebastiani, B. B. . I Colóquio Pervivência Clássica. 2016 - Membro de comissão científica de evento
    • WERNER, CHRISTIAN . 22. Jornada do PPGLC-UFRJ. 2024 - Membro de comissão científica de evento
    • WERNER, C. . Sessão 'poesia e teatro na Antiguidade Clássica'. 2011 - Debatedor de projetos
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Danilo de Sousa Tolentino Villa Letras Clássicas Doutorado
    Gabriela Canazart Letras Clássicas Doutorado Direto
    Helio Pimentel Neto Letras Clássicas Doutorado
    Juarez Carlos de Oliveira Pinto Letras Clássicas Doutorado
  • Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
    Luiz Guilherme Couto Pereira Letras Clássicas Doutorado 21/06/2022
    Leonardo Medeiros Vieira Letras Clássicas Doutorado 21/11/2016
    Robert Brose Pires Letras Clássicas Doutorado 11/03/2014
    Alisson Alexandre de Araujo Letras Clássicas Doutorado 18/03/2014
    Camila Aline Zanon Letras Clássicas Doutorado 15/09/2016
    Flavia Vasconcellos Amaral Letras Clássicas Doutorado 04/10/2018
    Luiz Vinicius Agres Carvalho dos Santos Varjão Letras Clássicas Mestrado 02/02/2024
    Luiz Guilherme Couto Pereira Letras Clássicas Mestrado 30/03/2016
    Danilo de Sousa Tolentino Villa Letras Clássicas Mestrado 17/10/2018
    Helio Pimentel Neto Letras Clássicas Mestrado 21/11/2022
    Robert Brose Pires Letras Clássicas Mestrado 11/02/2008
    Caroline Evangelista Lopes Letras Clássicas Mestrado 09/10/2013
    Alisson Alexandre de Araujo Letras Clássicas Mestrado 07/03/2006
    Camila Aline Zanon Letras Clássicas Mestrado 06/03/2009
    Viviani Xanthakos Letras Clássicas Mestrado 07/10/2011
    Guilherme de Faria Rodrigues Letras Clássicas Mestrado 21/10/2016
    Juarez Carlos de Oliveira Pinto Letras Clássicas Mestrado 23/04/2020
    Maria Lia Leal Soares Letras Clássicas Mestrado 28/01/2008
    Julio de Figueiredo Lopes Rego Letras Clássicas Mestrado 21/02/2011
    Flavia Vasconcellos Amaral Letras Clássicas Mestrado 17/08/2009