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Paula Martins de Souza

    • Graduou-se em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (2007-2010). É doutora em Letras pelo Departamento de Linguística da USP (2011-2016, FAPESP), com estágio de pesquisa na Universidade de Liège (Bélgica) entre 2012 e 2013 (FAPESP). Desenvolveu pesquisa de Pós-doutorado (FAPESP) no Departamento de Linguística da USP entre 2018 e 2023, com estágio de pesquisa na Universidade de Bremen (Alemanha, 2019). Suas áreas de interesse são Leitura e Escrita, Teorias do Texto e do Discurso, Linguística Geral, Metodologia Científica, Epistemologia e Mineração de Dados.

       

      Links:    

    • SOUZA, P. M. . Estudos Semióticos: Dossiê Temático 'Semiótica e Psicanálise'. : , 2020 . 166p. ISBN: 19804016.
    • LOPES, I. C. ; Souza, Paula Martins de . Estudos Semióticos do Plano da Expressão. São Paulo : FFLCH--USP, 2018 . 350p. ISBN: 9788575063453.
    • SOUZA, P. M. . Relações intersubjetivas em ?extrair?, de Arnaldo Antunes ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP) , v. 16 , p. 70 - 97 , 2020. ISSN: 19804016.
    • SOUZA, P. M. . Cuestiones de (inter)subjetividad en semiótica Tópicos del Seminario , v. 40 , p. 115 - 136 , 2018. ISSN: 25940619.
    • SOUZA, P. M. . Hjelmslev y el acontecimiento Topicos del Seminario , v. 32 , p. 135 - 156 , 2014. ISSN: 16651200.
    • SOUZA, P. M. . Do balanço das ondas ao balanço da saia: por um projeto secreto rumo à extroversão ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP) , v. 8 , p. 76 - , 2012. ISSN: 19804016.
    • SOUZA, P. M. . Sobre o conceito de imanência em Hjelmslev ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP) , v. 6 , p. 104 - , 2010. ISSN: 19804016.
    • SOUZA, P. M. . Tensão entre genialidade e loucura no romance Cien años de soledad ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP) , v. 5 , p. 92 - , 2009. ISSN: 19804016.
    • SOUZA, P. M. . Algumas noções sobre o ritmo do espaço. Semiótica do espaço / Espaços da Semiótica, v. 1, p. 455 - 465, 2021.
    • Martins de Souza, Paula . Hjelmslev et l?événement. L?immanence en jeu, v. , p. 231 - 250, 2019.
    • ZERBINATTI, B. P. ; SOUZA, P. M. . Formas do afeto. Um estudo de desenhos de crianças na clínica psicanalítica. Estudos semióticos do plano da expressão, v. 1, p. 49 - 85, 2018.
    • HARKOT-DE-LA-TAILLE, E. ; SOUZA, P. M. . Princípio de imanência: Uma reflexão acerca de seu teor polêmico. Semiótica: identidade e diálogos, v. 1, p. 15 - 32, 2013.
    • SOUZA, P. M. . Gesto teórico, gesto político. A semiótica diante dos Cultural Studies. São Paulo : Revista Estudos Semióticos , 2021 (Tradução)
    • Souza, P M . Interdisciplinaridade entre Semiótica e Psicanálise. Desenvolvimentos e reflexões. : , 2020 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • LOPES, I. C. ; SOUZA, P. M. . Apresentação. São Paulo : FFLCH - USP , 2018 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • SOUZA, P. M. . Avaliador do 32o Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP. 2024 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Parecer ad hoc emitido para o periódico EntreLetras. 2024 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Conselho Editorial da Editora da Unicamp. 2024 (Assessoria)
    • SOUZA, P. M. . Conselho de Assessores Científicos Externos ao Mackenzie. 2024 (Assessoria)
    • SOUZA, P. M. . Parecer ad hoc emitido para o periódico Scripta. 2023 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Parecer emitido para o periódico Texto Livre. 2023 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Parecer ad hoc emitido para a Revista Semiotica (Revue de l'Association Internationale de Sémiotique). 2022 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Parecer ad hoc emitido para a Revista Escritas do Tempo. 2022 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Parecer ad hoc emitido para a Revista Semiotica (Revue de l'Association Internationale de Sémiotique). 2022 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Parecer emitido para o periódico Estudos Semióticos. 2022 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Membro ad hoc do Comitê Científico do Evento de Extensão 'XXV ENAPOL'. 2022 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Avaliadora da 20a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE. 2022 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Parecer ad hoc emitido para o periódico Semiotica: Journal of the International Association for Semiotic Studies. 2021 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Membro ad hoc do Comitê Científico do Evento de Extensão 'XIV ENAPOL'. 2021 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Parecer emitido para o periódico Texto Livre. 2021 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Paracer emitido para o periódico Texto Livre. 2021 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Parecer ad hoc emitido para a Revista Rascunhos Culturais. 2021 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Avaliador do 28o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP: Etapa Internacional. 2021 (Outra)
    • SOUZA, P. M. . Parecer emitido para o periódico Estudos Semióticos. 2021 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Membro ad hoc do Comitê Científico do Evento de Extensão 'XXIII ENAPOL'. 2020 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Avaliador do 28o. Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. 2020 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Parecer emitido para o periódico Texto Livre. 2020 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Membro ad hoc da Comissão Julgadora do Concurso Literário 'Escritos da Quarentena' do Centro Cultural do IEL - Unicamp. 2020 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Parecer emitido para o periódico Estudos Semióticos. 2020 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Parecer ad hoc emitido para o periódico Tópicos del Seminario. 2020 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Parecer ad hoc emitido para o periódico Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso. 2020 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Parecer emitido para o periódico Estudos Semióticos. 2020 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Parecer emitido para o periódico Estudos Semióticos. 2020 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Parecer emitido para o periódico Estudos Semióticos. 2020 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Parecer emitido para o periódico Estudos Semióticos. 2020 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Parecer emitido para o periódico Estudos Semióticos. 2020 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Parecer emitido para o periódico Estudos Semióticos. 2019 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Parecer emitido para o periódico Estudos Semióticos. 2018 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Parecer emitido para o periódico Estudos Semióticos.. 2018 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Parecer emitido para o periódico Texto Livre.. 2017 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Membro ad hoc do Comitê Científico do Evento de Extensão 'XX ENAPOL'. 2017 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Parecer ad hoc emitido para o periódico Leitura: Teoria e Prática.. 2017 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Parecer emitido para o periódico Texto Livre.. 2014 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Parecer emitido para o periódico Texto Livre.. 2013 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Parecer emitido para o periódico Texto Livre.. 2012 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Parecer emitido para o periódico Texto Livre.. 2012 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Parecer emitido para o periódico Texto Livre.. 2012 (Parecer)
    • SOUZA, P. M. . Debatedor das comunicações de Adriana Elisa Inácio, Daniela dos Santos, Jennyffer Stheffanny Pereira da Silva e Leandro Lima Ribeiro. 2022 (Outra)
    • SOUZA, P. M. . Função dos gêneros acadêmicos no processo de pesquisa. 2022 (Conferência)
    • SOUZA, P. M. . Debatedor da mesa-redonda 'As ciências que fazemos no mundo que nos cerca'. 2021 (Outra)
    • SOUZA, P. M. ; NEGRAO, E. V. . Ferramentas da Mineração de Dados em Corpus para avaliação de textos acadêmicos de estudantes de graduação. 2021 (Outra)
    • SOUZA, P. M. . Debatedor das comunicações de Raimundo Isídio de Sousa, Renato Albuquerque de Oliveira e Vinicius Silva Lopes. 2020 (Seminário)
    • Souza, P M . O espírito científico de Claude Zilberberg. 2019 (Conferência)
    • SOUZA, P. M. . Para o estudo do acontecimento sintagmático. 2017 (Comunicacao)
    • SOUZA, P. M. . Estratégias da enunciação para a constituição de um sujeito insurgente no poema ?extrair?, de Arnaldo Antunes. 2016 (Congresso)
    • SOUZA, P. M. . Supresa vs. epifania. 2015 (Congresso)
    • SOUZA, P. M. . A aspectualidade como promotora de determinadas configurações modais. 2015 (Congresso)
    • SOUZA, P. M. . Breve reflexão acerca das dimensões do espaço tensivo. 2015 (Conferência)
    • SOUZA, P. M. . Contribuição da teoria da linguagem para o desenvolvimento de uma tipologia de sujeitos. 2015 (Simposio)
    • SOUZA, P. M. . Sobre a realidade em semiótica. 2015 (Congresso)
    • SOUZA, P. M. . Por uma tipologia de sujeitos. 2015 (Congresso)
    • SOUZA, P. M. . Sujeito semiótico do acontecimento extenso. 2014 (Seminário)
    • SOUZA, P. M. . Um caso de determinação entre correlações conversa/inversa e os quantificadores. 2014 (Seminário)
    • SOUZA, P. M. . Sintaxe e... intensiva e... extensiva. 2014 (Congresso)
    • SOUZA, P. M. . Enunciados modais regendo enunciados descritivos: uma estratégia do sujeito. 2014 (Congresso)
    • SOUZA, P. M. ; SIMONETTI, A. . Algumas noções sobre o ritmo do espaço. 2013 (Congresso)
    • SOUZA, P. M. . Estruturas significativas no sincretismo actancial. 2013 (Congresso)
    • SOUZA, P. M. . Princípio de Imanência: uma breve reflexão epistemológica. 2012 (Congresso)
    • SOUZA, P. M. . De la nature des prémisses nécessaires et suffisantes du 'Résumé'. 2012 (Simposio)
    • SOUZA, P. M. . Greimas e as bases da semiótica. 2012 (Seminário)
    • SOUZA, P. M. . Alguns elementos para a enformação da subjetividade na análise semiótica. 2012 (Congresso)
    • SOUZA, P. M. . Semiótica e tensividade. 2011 (Simposio)
    • SOUZA, P. M. . Pulsão e linguagem. 2011 (Congresso)
    • SOUZA, P. M. . O enunciatário apaixonado como parte do enunciado. 2011 (Congresso)
    • SOUZA, P. M. . Imanência e tensividade na semiótica. 2011 (Congresso)
    • SOUZA, P. M. . Sobre a tensividade no domínio da semiótica. 2011 (Congresso)
    • SOUZA, P. M. . O papel metodológico da forma em uma epistemologia empírico-dedutiva. 2011 (Congresso)
    • SOUZA, P. M. . Semiótica e Psicanálise: destinos da interface. 2010 (Simposio)
    • SOUZA, P. M. . Pelas representações gráficas de L. Hjelmslev. 2010 (Seminário)
    • SOUZA, P. M. . O simulacro da impassividade: por um enunciatário apaixonado. 2010 (Congresso)
    • SOUZA, P. M. . Objeto e objetivo na semiótica e na psicanálise. 2010 (Congresso)
    • SOUZA, P. M. . Semiótica e psicanálise Freudo-lacaniana: uma análise de São Bernardo. 2009 (Simposio)
    • SOUZA, P. M. . A histeria dos heróis de Graciliano Ramos: pela emergência do sentido através dos estudos patológicos da psicanálise. 2009 (Congresso)
    • SOUZA, P. M. . Guia de Profissões | A vida na Letras, com Paula Martins de Souza - Brasil Escola. 2022 Canal do Brasil Escola no YouTube
    • SOUZA, P. M. . VII MiniENAPOL de Semiótica. 2008 (USP)
    • SOUZA, P. M. . IX MiniENAPOL de Semiótica. 2010 (Universidade de São Paulo (USP))
    • SOUZA, P. M. . I Simpósio SemioArtes. 2011 (Universidade de São Paulo (FFLCH - DL))
    • SOUZA, P. M. . XI MiniENAPOL de Semiótica. 2012 (DL - FFLCH - USP)
    • SOUZA, P. M. . XIII MiniENAPOL de Semiótica. 2014 (DL - FFLCH - USP)
    • SOUZA, P. M. . XIV MiniENAPOL de Semiótica. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • SOUZA, P. M. . XVIII ENAPOL. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • SOUZA, P. M. . Encontro da Comunicação Acadêmica (ECOA). 2024 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo)
    • SOUZA, P. M. . X MiniENAPOL de Semiótica. 2011 (Universidade de São Paulo, FFLCH, DL)
    • SOUZA, P. M. . Relatório parcial - Iniciação Científica. 2010
    • SOUZA, P. M. . Relatório final - Iniciação Científica. 2010
    • SOUZA, P. M. . Relatório parcial - Mestrado. 2012
    • SOUZA, P. M. . Relatório final - Estágio no exterior. 2013
    • SOUZA, P. M. . Relatório parcial - Doutorado direto. 2014
    • SOUZA, P. M. . Relatório parcial - Doutorado direto. 2015
    • SOUZA, P. M. . Relatório Final - Doutorado. 2016
    • SOUZA, P. M. . Relatório parcial - Pós-doutorado. 2019
    • SOUZA, P. M. . Relatório Parcial - Pós-doutorado. 2020
    • SOUZA, P. M. . Relatório Parcial - Pós-doutorado. 2021
    • SOUZA, P. M. . Relatório Parcial - Pós-doutorado. 2022
    • SOUZA, P. M. . Relatório final - Iniciação Científica. 2011
    • Nome do projeto: Práticas de Leitura e Escrita Acadêmicas (2015 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SOUZA, P. M. , NEGRAO, E. V. , SACRINI, M. , MARCO, V. , MOURA, A. C. , PLASTINO, C. E. , NAPOLITANO, M. , SINGER, A. , ARAUJO, C. R. R. , TIERNO, P. .
      Descrição: Almeja-se ensinar, de modo metódico, técnicas de leitura e escrita que capacitem o corpo discente a responder satisfatoriamente às exigências da formação acadêmica em um ambiente interdisciplinar. São oferecidas disciplinas (Práticas de leitura e escrita acadêmicas) na graduação e na pós-graduação, inicialmente na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e, a partir dos Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação (CAEG), também na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH) e na Faculdade de Direito da USP de Ribeirão Preto (FDRP), nas quais os estudantes põem em prática diversos modelos de fichamentos e de dissertação. Os exercícios práticos, que estimulam a aprendizagem ativa, são desenvolvidos por meio de monitorias. Os monitores são alunos de graduação e pós-graduação selecionados por uma equipe de professores e treinados para aplicar as técnicas.
    • Nome do projeto: O sujeito semiótico: uma tipologia (2011 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, P. M. , BEIVIDAS, W. .
      Descrição: Nos textos, as personagens agem ou não de acordo com as expectativas daquele que narra o texto, das demais personagens do texto ou do observador (leitor, espectador etc.). Frequentemente, as expectativas dessas diferentes instâncias subjetivas divergem entre sim, inclusive nos casos em que elas são consubstanciadas na mesma personagem, por exemplo, quando um narrador é também uma personagem da história narrada. Dessas convergências e divergências, emergem efeitos de sentido (coragem, realização, satisfação, traição, pesar, frustração, revolta...), explícitos ou sutis, que conduzem o observador a estados de tensão e relaxamento, e que fazem parte das estratégias de persuasão da enunciação. O objetivo dessa pesquisa é investigar os efeitos de sentido derivados de interações entre esses sujeitos do discurso, isto é, das interações intersubjetivas do discurso. Para isso, são investigados os recursos linguageiros, seja do plano do conteúdo, seja do plano da expressão, empregados na caracterização da personalidade das personagens, prerrequisito para a compreensão da estrutura das expectativas e contraexpectativas que se formam discursivamente.
    • Nome do projeto: Leitura e Escrita Acadêmicas. Parâmetros para o reconhecimento da consciência textual (2018 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, P. M. , NEGRAO, E. V. .
      Descrição: A pesquisa inscreve-se no âmbito do projeto interdisciplinar Práticas de Leitura e Escrita Acadêmicas, implementado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo com o objetivo de desenvolver as competências de leitura e produção de textos do corpo discente. Nesse contexto, com métodos de análise manual (Teoria Gerativa, para a estrutura frasal; Teorias do Texto, para a estrutura transfrasal) e de análise automática (Mineração de Dados, via Python), são analisados textos acadêmicos produzidos por estudantes do nível superior, de Graduação e Pós-graduação, com o objetivo de reconhecer os problemas mais frequentes. A pesquisa tem por princípio norteador a descrição dos problemas que efetivamente ocorrem nos textos dos estudantes, em uma abordagem não normativa, pois não busca adequar a produção discente a modelos idealizados, e sim melhorar sua produtividade comunicativa. Em outros termos, a pesquisa reconhece em textos de estudantes desvios textuais, entendidos como quebras de expectativa que interferem na compreensão de seus textos, e os descreve, com vistas a contribuir para o desenvolvimento da consciência textual dos estudantes e, consequentemente, com sua autonomia crítica.
    • Nome do projeto: Observatório da diversidade discursiva. Formas de se evitar o preconceito estrutural no discurso. (2024 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUZA, P. M. , Netto, W. F. .
      Descrição: A diversidade cultural brasileira tem origem tanto na história social, na confluência das populações, como nos processos culturais internos. Em que pese o resultado desses processos, a avaliação tradicional conservadora confronta a modernização progressista não raras vezes como intolerância social seja para um lado seja para o outro. Na medida em que tal intolerância possa ser facilmente reconhecida por suas manifestações materiais discursivas, é possível torná-la objeto de ações governamentais que a criminalizem legalmente. No entanto, é notável que a intolerância não permaneça com a mesma obviedade em todas as suas manifestações materiais. Pode-se perceber a intolerância pelo pagamento em que se trata a diferença como inexistente; pela camuflagem em um discurso humorístico, religioso ou científico; e ainda pelo discurso intercalado de expressões preconceituosas cristalizadas pela tradição. Qualquer que seja o mecanismo de manutenção da intolerância discursiva, pode-se tomá-la como uma produção consciente ou inconsciente, motivada ou imotivada. Caberá, especialmente à vítima da intolerância o reconhecimento de que foi alvo de um tratamento diferenciado e prejudicial. O fato de a vítima da intolerância poder estar nas etapas iniciais de formação individual e, por isso mesmo, estar aquém da possibilidade de manifestar-se criticamente a ela, torna-a dependente de que alguém o faça por ela. No processo de formação escolar, as possíveis vítimas da intolerância adentram na puberdade a partir do 6 ano e se tornam conscientes, mas impedidas de atuar de forma contundente contra isso. Correções, reprimendas e ofensas, quanto à variações de fala, de gênero, de preferência sexual, de raça, ou de aspectos corporais têm sido objeto de crítica em instâncias diversas, mas dificilmente alcançam a eficácia desejada no âmbito social. Abordagens discursivas relativas à escola atentam principalmente para variações de fala e, mais raramente, para racismo e sexismo. Embora aspectos sociais relacionados à preferência sexual tenham sido objetos enfatizados pela mídia, especialmente a de entretenimento; o capacitismo muito mais raramente recebe alguma atenção. Profissionais do ensino básico têm condições suficientes para fazer a exegese das mais diferentes formas discursivas em sua prática educativa, mas é pouco provável que disponham de tempo e de material bastantes para essa atividades. Soma-se a isso o fato de que, além do material didático disponibilizado, na forma de apostilas, de livros independentes, de vídeos ou de outras formas de expressão, seu público de sala de aula tem acesso a quantidade praticamente infinita de informações pela Internet, cuja qualidade pode oscilar da fake news mais preconceituosa até o conhecimento científico e crítico perfeitamente adequado às necessidades atuais. O efeito desastroso dessa variedade informacional decorre de tratamento similar para todos as produções disponíveis independentemente de sua qualidade. Em diferentes regiões do Brasil, algumas tentativas foram feitas para diferentes aspectos com o propósito de oferecer suporte a esses profissionais para evitar a divulgação e a perenização do preconceito. A Atividade Extensionista Curricular ora proposta tem como objetivo principal oferecer subsídio para professores do ensino básico, sobretudo a partir do sexto ano, selecionarem e produzirem material didático que não apresente formas de preconceito estrutural a seus alunos.