Não autenticado |

Elizabeth Balbachevsky

    • Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, é livre docente pelo Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo e professora associada no mesmo Departamento. Desenvolve pesquisas na área de políticas de ciência, inovação e ensino superior, além de estudos na área de comportamento político.É vice-coordenadora do Núcleo de Pesquisa sobre Políticas Públicas (NUPPs/USP), e associada ao HEG, Higher Education Group, Universidade de Tampere, Finlândia. Foi pesquisadora principal do projeto PRONEX (FAPESP/CNPq) "Brasil, 25 anos de democracia - balanço crítico: políticas públicas, instituições, sociedade civil e cultura política", onde coordenou a área de pesquisa em políticas de educação (2015-2018). É Membro do Comitê Científico do Programa de Mestrado Europeu em Pesquisa e Inovação em Ensino Superior (MARIHE - Master Program in Research and Innovation in Higher Education) e professora da disciplina Systems in Transition. O mestrado MARIHE, apoiado pelo programa Erasmus Mundus, da União Européia, é organizado pelo consórcio de Universidades: Danube University Krems/Austria, University of Tampere/Finlandia e University of Applied Sciences Osnabrück/Alemanha. É editora regional para América Latina da nova Enciclopédia Internacional de Ensino Superior (Encyclopedia of Higher Education, Dordrecht, SPRINGER) Entre 2005 e 2006 foi bolsista da Fundação Fulbright no Programa New Century Scholars, realizando um estudo comparado sobre o impacto da globalização nas políticas de ensino superior em países emergentes. Em 2007 passou a integrar a rede internacional de pesquisa The Changing Academic Profession - CAP project - que reúne pesquisadores de 19 países para estudar as respostas do ambiente acadêmico aos desafios colocados pelo processo de globalização e pelas reformas nas políticas de ensino superior. No presente, coordena, junto com o Prof. Timo Arrevaara (Universidade de Helsinki) e o Prof. Jung Cheol Shin (Universidade Nacional da Coréia), o novo projeto da Rede internacional de pesquisa CAP, voltada para o estudo comparado dos impactos da sociedade do conhecimento nas dinâmicas internas das universidades. A rede CAP reúne pesquisadores de 14 países, de todos os continentes. Entre 2011 e 2012 foi vice coordenadora do GT "Universidade, Ciência, Inovação e Sociedade", da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS), grupo de permanece ativo até o presente.

       

      Links:    

    • Profisão acadêmica no Brasil: evolução recente e perspectivas futuras
    • Políticas de Recursos Humanos para Ciência e Tecnologia
    • Relações Internacionais - Integração Regional - Atores domésticos
    • Política Externa Brasileira - Cooperação Internacional: Ciência e Tecnologia
    • Comportamento Eleitoral
    • Eleições e poder local
    • Comportamento eleitoral
    • Políticas Públicas - Avaliação de políticas públicas
    • Políticas de ensino superior
    • Governança Universitária
    • PINHEIRO, R. ; BALBACHEVSKY, E. ; PILLAY, P. ; YONEZAWA, A. . The Impact of Covid-19 on the Institutional Fabric of Higher Education Old Patterns, New Dynamics, and Changing Rules?. Cham/Suíça : Palgrave/Macmillan, 2023 . 439p. ISBN: 9783031263.
    • BALBACHEVSKY, ELIZABETH ; CAI, Y. ; EGGINS, H. ; SHENDEROVA, S. . Building higher education cooperation with the EU: challenges and opportunities from four continents. Leiden : Brill Sense, 2020 . 216p. ISBN: 9789004445406.
    • TEIXEIRA, P. ; SHIN, J. C. ; AMARAL, Alberto ; BALBACHEVSKY, E. ; BERNASCONI, A. ; CHOI, E. ; de Wit, H. ; GOASTELLEC, G. ; HUNTER, F. ; KEHM, B. M. ; KLEMENCIC, M. ; LANGA, P ; MAGALH?AES, A. ; MOHAMEDHAI, G. ; NOKKALA, T. ; RUMBLEY, L. ; STENSAKER, B. ; UNAANGST, L. ; V¨ALIMAA, J. ; YANG, R. . Encyclopedia of International Higher Education Systems and Institutions. Dordrecht : Springer, 2020 . 5000p. ISBN: 9789401789042.
    • TEIXEIRA, P. ; JONGBLOED, B. ; MOK, K. H. ; FANELLI, A. G. ; NEVES, C. E. B. ; BALBACHEVSKY, E. . Financiamento do ensino superior. Rio de Janeiro : Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados e Confederação Nacional do Comércio, 2009 . 226p. ISBN: .
    • BALBACHEVSKY, E. . A profissão acadêmica no Brasil: as múltiplas facetas de nosso sistema de ensino superior. S. Paulo : Editora Funadesp, 1999 . 169p. ISBN: 8587618024.
    • CAPOCCHI, EDUARDO RODRIGUES ; SILVA, DAVID MOISES FELISMINO ; BALBACHEVSKY, ELIZABETH . Assessing Boa Vista s Família que Acolhe program for early childhood Revista Brasileira de Avaliação , v. 11 , p. e111522 - 16 , 2022. ISSN: 27635775.
    • BALBACHEVSKY, ELIZABETH ; KOHTAMÄKI, VUOKKO . University, science and the new (and old) academic roles: inner sources of institutional resilience Sociologias (UFRGS) , v. 22 , p. 64 - 86 , 2020. ISSN: 18070337.
    • BALBACHEVSKY, ELIZABETH ; SAMPAIO, HELENA ; DE ANDRADE, CIBELE YAHN . Expanding Access to Higher Education and Its (Limited) Consequences for Social Inclusion: The Brazilian Experience Social Inclusion , v. 7 , p. 7 - 17 , 2019. ISSN: 21832803.
    • KOHTAMÄKI, VUOKKO ; BALBACHEVSKY, ELIZABETH . An explorative study of the consequences of university autonomy in Finland and Brazil HIGHER EDUCATION QUARTERLY (PRINT) , v. 72 , p. 49 - 86 , 2018. ISSN: 09515224.
    • SPECK, BRUNO WILHELM ; BALBACHEVSKY, ELIZABETH . Identificação partidária e voto. As diferenças entre petistas e peessedebistas Opinião Pública (UNICAMP) , v. 22 , p. 569 - 602 , 2016. ISSN: 01046276.
    • BALBACHEVSKY, E. . Higher Education in Brasil: different worlds and diverse beliefs Comparative and International Higher Education , v. 5 , p. 71 - 74 , 2014. ISSN: 21510393.
    • BALBACHEVSKY, E. . Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação na América Latina: as respostas da comunidade científica Cadernos CRH , v. 24 , p. 503 - 517 , 2012. ISSN: 01034979.
    • BALBACHEVSKY, E. ; Colto e Silva, E. . A diáspora científica brasileira: perspectivas para a sua articulação em favor da ciência brasileira Parcerias Estratégicas (Impresso) , v. 16 , p. 163 - 176 , 2012. ISSN: 14139375.
    • BALBACHEVSKY, E. . Academic Careers in Brazil: The Legacy of the Past Journal of Professoriate , v. 5 , p. 95 - 121 , 2011. ISSN: 15567699.
    • BALBACHEVSKY, E. ; HOLZHACKER, D. O. . O novo consenso da sociedade brasileira: democracia e igualdade Opinião Pública (UNICAMP. Impresso) , v. 17 , p. 493 - 515 , 2011. ISSN: 01046276.
    • BALBACHEVSKY, E. ; CASTRO, M. H. M. . Experiencias internacionales de reforma y evaluación de la educación superior y su impacto sobre la profesión académica: Brasil Revista de la Educación Superior , v. 37(1) , p. 101 - 113 , 2008. ISSN: 01852760.
    • HOLZHACKER, D. O. ; BALBACHEVSKY, E. . Classe, Ideologia e política: uma interpretação dos resultados das eleições de 2002 e 2006 Opinião Pública (UNICAMP. Impresso) , v. 13 , p. 283 - 306 , 2008. ISSN: 01046276.
    • STROMQUIST, N. ; GIL-ANTON, M. ; COLATRELLA, C. ; MABOKELA, R. O. ; SMOLENTSEVA, A. ; BALBACHEVSKY, E. . The contemporary professoriate: toward a diversified or segmented profession Higher Education Quarterly , v. 61 , p. 114 - 135 , 2007. ISSN: 09515224.
    • BALBACHEVSKY, E. . Carreira e contexto institucional no sistema de ensino superior brasileiro Sociologias (UFRGS) , v. 9 , p. 158 - 189 , 2007. ISSN: 15174522.
    • BALBACHEVSKY, E. ; ALBUQUERQUE, J. A. G. . Inflação de doutores: desperdício ou potencial de receita? Estudos (Brasília) , v. 25 , p. 09 - 24 , 2007. ISSN: 15166201.
    • BALBACHEVSKY, E. ; HOLZHACKER, D. . Determinantes das atitudes do eleitorado brasileiro com relação à privatização e aos serviços públicos Opinião Pública (UNICAMP) , v. 12 , p. 38 - 56 , 2006. ISSN: 01046276.
    • BALBACHEVSKY, E. ; HOLZHACKER, D. . The Academic Profession in Brazil: ten years of change repported. International Higher Education (Chestnut Hill, Mass.) , v. 35 , p. 18 - 19 , 2004. ISSN: 10840613.
    • BALBACHEVSKY, E. ; HOLZHACKER, D. O. . Identidade, oposição e pregmatismo: o conteúdo estratégico da decisão eleitoral em 13 anos de eleições" Opinião Pública (UNICAMP) , v. X , p. 242 - 253 , 2004. ISSN: 01046276.
    • COUTINHO, M. ; BALBACHEVSKY, E. ; HOLZHACKER, D. ; PATRAO, D. D. C. ; VENCIO, R. N. Z. ; SILVA, R. L. M. ; REIS, L. F. ; MARIN, M. A. ; LUCATELLI, M. . Intellectual property rights and and public research in biotechnology: the scientists opinion Scientometrics , v. 58 -3 , p. 641 - 656 , 2003. ISSN: 01389130.
    • BALBACHEVSKY, E. . Graduate Education in Brazil: emerging challenges to a successful policy Oxford Studies in Comparative Education , v. 13 , p. 208 - 228 , 2003. ISSN: 09612149.
    • VELLOSO, J. ; BALBACHEVSKY, E. . Graduate training and employment in Brazil International Higher Education (Chestnut Hill, Mass.) , v. 19 , p. 19 - 20 , 2002. ISSN: 10840613.
    • ALBUQUERQUE, J. A. G. ; BALBACHEVSKY, E. ; HOLZHACKER, D. . ?Tipologia do eleitorado brasileiro? Carta Internacional (São Paulo) , v. VI , p. 14 - 16 , 1998. ISSN: 14130904.
    • BALBACHEVSKY, E. . Índia: o assalto ao futuro Carta Internacional (São Paulo) , v. VI , p. 16 - 17 , 1998. ISSN: 14130904.
    • BALBACHEVSKY, E. . Ciência e Tecnologia: a reforma Japonesa Carta Internacional (São Paulo) , v. VI , p. 16 - 17 , 1998. ISSN: 14130904.
    • BALBACHEVSKY, E. . Uma Janela de oportunidades para a sociologia da ciência Revista Brasileira de Ciências Sociais , v. 13 , p. 197 - 201 , 1998. ISSN: 01026909.
    • BALBACHEVSKY, E. . O programa especial de treinamento ? PET/CAPES ? e a graduação no ensino superior brasileiro Infocapes , v. 6 , p. 7 - 20 , 1998. ISSN: 0104415X.
    • BALBACHEVSKY, E. . Pesquisa, iniciação científica e produção institucionalizada: perspectivas para os estabelecimentos não universitários privados do Brasil Estudos (Goiânia) , v. 16 , p. 43 - 50 , 1998. ISSN: 01030876.
    • BALBACHEVSKY, E. . Novas políticas para um mundo globalizado Carta Internacional (São Paulo) , v. V , p. 15 - 16 , 1997. ISSN: 14130904.
    • BALBACHEVSKY, E. . A Pesquisa nas Universidades Brasileiras Estudos (Goiânia) , v. 15 , p. 101 - 108 , 1997. ISSN: 01030876.
    • OLIVEN, A. C. ; FIGUEIREDO, V. ; MARTINS, C. B. ; BALBACHEVSKY, E. . A Reforma do estado e a autonomia universitária Ciência Hoje , v. X , p. 8 - 8 , 1996. ISSN: 01018515.
    • PILLAY, P. ; BALBACHEVSKY, E. ; PINHEIRO, R. ; YONEZAWA, A. . Covid-19 and the institutional fabric of higher education. The Impact of Covid-19 on the Institutional Fabric of Higher Education Old Patterns, New Dynamics, and Changing Rules?, v. 1, p. 413 - 422, 2023.
    • PINHEIRO, R. ; BALBACHEVSKY, E. ; PILLAY, P. ; YONEZAWA, A. . Assessing the Impact of COVID-19 on the institutional fabric of higher education. The Impact of Covid-19 on the Institutional Fabric of Higher Education Old Patterns, New Dynamics, and Changing Rules?, v. 1, p. 3 - 36, 2023.
    • BALBACHEVSKY, E. ; AXEL-BERG, J. H. ; FERREIRA, G. C. . University Internationalisation: The Impact of the COVID Experience in a Global-South University. Reconfiguring National, Institutional and Human Strategies for the 21st Century, v. 1, p. 157 - 176, 2022.
    • BALBACHEVSKY, E. ; ALBUQUERQUE, J. A. G. . policymaking in higher education: a Brazilian experience. Populism and education administration, leadership and policy, v. 1, p. 158 - 175, 2022.
    • BALBACHEVSKY, E. . Regímenes de aprendizaje, inclusión social y estrategias de innovación: desafios para el futuro. Enfoques de sociologia y economia política de la educación superior: aproximaciones al capitalismo académico en America Latina, v. 1, p. 179 - 198, 2022.
    • BALBACHEVSKY, E. . Values and Beliefs in Higher Education. The International Encyclopedia of Higher Education Systems and Institutions, v. 3, p. 2737 - 2743, 2020.
    • BALBACHEVSKY, E. ; CAI, Y. ; EGGINS, H. ; SHENDEROVA, S. . Higher Education Cooperation between the EU and Countries in four continents: from the perspective of the internationalisation of Higher education. Building Higher Education cooperation with the EU: challenges and opportunities from four countries, v. 1, p. 3 - 12, 2021.
    • FURIV, U. ; KOHTAMAKI, V. ; BALBACHEVSKY, E. ; VIRTA, S. . COVID-19 Crisis Response of Higher Education Institutions: Tampere University (TAU) and University of São Paulo (USP). Leadership and Management Strategies for Creating Agile Universities, v. 1, p. 183 - 202, 2022.
    • BALBACHEVSKY, E. ; ALBUQUERQUE, J. A. G. . Bolsonaro's Brazilian neonationalism and the universities. Neonationalism and universities, v. 1, p. 641 - 685, 2021.
    • BALBACHEVSKY, E. . Varieties of Learning regimes and their impact on social inclusion. Higher Education in the next decade, v. 1, p. 115 - 129, 2021.
    • BALBACHEVSKY, ELIZABETH ; CAI, Y. ; EGGINS, H. ; SHENDEROVA, S. . Opportunities and challenges in higher education cooperation between EU and four continents: towards a typology of the internationalization of higher education. BUilding Higher education cooperation with the EU: challenges and opportunities from four continents, v. 1, p. 199 - 214, 2020.
    • BALBACHEVSKY, ELIZABETH ; CAI, Y. ; EGGINS, H. ; SHENDEROVA, S. . higher education cooperation between EU and countries in four continents; from the perspective of the internationalisation of higher education. Building higher education cooperation with the EU: challenges and opportunities from four continents, v. 12, p. 3 - 14, 2020.
    • BALBACHEVSKY, ELIZABETH . Ministerial Systems of Higher Education: Brazil. The Sage Encyclopedia of Higher Education, v. 1, p. 1054 - 1056, 2020.
    • BALBACHEVSKY, E. . The Diffusion of Policies for Quality Assurance in Latin America: International Trends and Domestic Conditions. Higher Education in Latin America and the Challenges of the 21st Century, v. 1, p. 43 - 57, 2020.
    • BALBACHEVSKY, ELIZABETH ; BERNASCONI, A. . Institutional Research and Themes, Latin America. The International Encyclopedia of Higher Education Systems and Institutions, v. 3, p. 2702 - 2704, 2020.
    • KOHTAMAKI, V. ; BALBACHEVSKY, E. . University autonomy. From past to present. Theoretical and Methodological Perspectives on Higher Education Management and Transformation, v. 1, p. 179 - 194, 2018.
    • BALBACHEVSKY, E. . Brazil: an emerging academic market in transition. Professorial Pathways: academic careers in a global perspective, v. 1, p. 119 - 144, 2019.
    • BALBACHEVSKY, E. ; SAMPAIO, H. . Brazilian Post-Secondary Education in the twenty-one century: a conservative modernization. Responding to Massification: post-secondary Education Worldwide, v. 1, p. 155 - 166, 2017.
    • BALBACHEVSKY, E. ; KERBAUY, M. T. M. . A governança universitária em transformação: a experiência das universidades públicas brasileiras. Escola UNESP de liderança e gestão: instrumento para excelência da gestão institucional, v. 1, p. 125 - 139, 2016.
    • BALBACHEVSKY, E. . Brazilian Higher Education: converging trajectory patterns in a diverse institutional environment. Biographies and careers throughout academic life, v. 1, p. 31 - 47, 2016.
    • BALBACHEVSKY, E. ; BOTELHO, A. J. J. . Research and knowledge production in the private sector: the Brazilian experience. Private universities in Latin America: research and innovation in the knowledge economy, v. 1, p. 185 - 204, 2015.
    • PINHEIRO, R. ; WENGENGE-OUMA, G. ; BALBACHEVSKY, E. ; CAI, Y. . The Role Of Higher Education In Society And The Changing Institutionalized Features In Higher Education. The Palgrave International Handbook of Higher Education Policy and Governance, v. 1, p. 225 - 241, 2015.
    • BALBACHEVSKY, E. ; CRUZ, E. . Policies controversies in science education in Brazil: a brief overview. International Science and Technology education: exploring culture, economy and social perceptions, v. 1, p. 178 - 183, 2015.
    • BALBACHEVSKY, E. . The role of internal and external stakeholders in Brazilian Higher Education. Higher Education in the BRICS Countries: Investigating the Pact between Higher Education and Society, v. 1, p. 193 - 214, 2015.
    • BALBACHEVSKY, E. . Brazil: opportunities and challenges for the new generation in a diverse academic environment. Young Faculty in the Twenty-First Century: inernational perspectives, v. 1, p. 21 - 52, 2015.
    • BALBACHEVSKY, E. . "A difusão de regimes de certificação de qualidade no ensino superior latino-americano. A Educaçâo Superior na América Latina e os desafios do século XXI, v. 1, p. 89 - 106, 2015.
    • SCHWARTZMAN, S. ; BALBACHEVSKY, E. . Research and teaching in a diverse environment: converging values and diverging practices in Brazil. Teaching and research in contemporary higher education: systems, activities and rewards, v. 1, p. 221 - 236, 2014.
    • BALBACHEVSKY, E. . Academic research and advanced training: building up research universities in Brazil. Latin's America's new knowledge economy: higher education, government and international collaboration, v. , p. 113 - 133, 2013.
    • BALBACHEVSKY, E. ; SCHWARTZMAN, S. . Job satisfaction in a diverse institutional environment. Job Satisfaction around the Academic World, v. 1, p. 55 - 81, 2013.
    • BALBACHEVSKY, E. ; SCHWARTZMAN, S. . Brazil: A Typology of the Academic Profession and the Impact of Recent Government and Institutional Policies. The Changing Conditions for Academic Work and Careers in Select Countries, v. 1, p. 93 - 112, 2007.
    • BALBACHEVSKY, E. ; SCHWARTZMAN, S. . Brazil: diverse experience in institutional governance in the public and private sectors. Changing governance and management in higher education: the perspectives of academy, v. 1, p. 35 - 56, 2011.
    • BALBACHEVSKY, E. ; KERBAUY, M. T. M. ; SANTOS, V. M. . Brazil. Getting into Varsity: comparability, convergence and congruence, v. 1, p. 253 - 270, 2010.
    • BALBACHEVSKY, E. ; SCHWARTZMAN, S. . Das hochschulsystem. Structuren und veränderungstendenzen. Brasilien heute: geographischer raum, politik, wirtschaft, kultur, v. 1, p. 601 - 622, 2010.
    • BALBACHEVSKY, E. . "Processos decisórios em política científica, tecnológica e de inovação no Brasil: análise crítica. Nova geração de política em ciência, tecnologia e inovação, v. 1, p. 61 - 90, 2010.
    • BALBACHEVSKY, E. . Recursos humanos em áreas estratégicas para a inovação: a experiência internacional. Formação de recursos humanos em áreas estratégicas de ciência, tecnologia e inovação, v. 1, p. 175 - 198, 2010.
    • BALBACHEVSKY, E. ; SCHWARTZMAN, S. . The graduate foundations of Brazilian research. Higher Education Forum, v. 7, p. 85 - 100, 2010.
    • BALBACHEVSKY, E. . Los cambiantes patrones de la professión acadêmica en la era de la globalización. La professión académica en la globalización: seis países, seis experiências, v. 1, p. 101 - 130, 2009.
    • SCHWARTZMAN, S. ; BALBACHEVSKY, E. . The academic profession in a diverse institutional environment: converging or diverging values and beliefs. The changing academic profession over 1992-2007: international, comparative and quantitative perspectives, v. 13, p. 145 - 164, 2009.
    • BALBACHEVSKY, E. ; MARQUES, F. . 'Fuga de cerebros' en Brasil: los costos publicos del errado entendimiento de una realidad académica. Fuga de cerebros, movilidad académica y redes científicas: perspectivas latinoamericanas, v. 1, p. 161 - 174, 2009.
    • BALBACHEVSKY, E. ; SCHWARTZMAN, S. ; Santos, D.F. F. ; DUARTE, T. S. B. . Brazilian Academic Profession: some recent trends. The Changing Academic Profession in International Comparative and Quantitative Perspective, v. 1, p. 327 - 344, 2008.
    • BALBACHEVSKY, E. . Incentive and obstacles to academic entrepreneurship. University and development in Latin America: successful experiences of research centers, v. 1, p. 23 - 42, 2008.
    • BALBACHEVSKY, E. . Incentivos e entraves ao empreendedorismo acadêmico na América Latina. UNIVERSIDADES E DESENVOLVIMENTO NA AMÉRICA LATINA: EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DE CENTROS DE PESQUISA, v. , p. 31 - 54, 2008.
    • BALBACHEVSKY, E. . Incentivos y obstáculos al empreendedorismo académico. Universidad y desarollo en latinoamerica: experiencias exitosas de centros de investigación, v. , p. 35 - 54, 2008.
    • STROMQUIST, N. ; GIL-ANTON, M. ; BALBACHEVSKY, E. ; MABOKELA, R. O. ; SMOLENTSEVA, A. ; COLATRELLA, C. . "The academic profession in the globalization age: key trends, challenges and possibilities". Higher Education in the new century: global challenges and innovative ideas, v. 10, p. 1 - 33, 2007.
    • BALBACHEVSKY, E. ; HOLZHACKER, D. ; DELIBERATOR, G. . O status das questões transnacionais na política externa do governo Lula. A política externa do governo Lula (2003-2005), v. 1, p. 249 - 272, 2007.
    • BALBACHEVSKY, E. . The Changing Patterns of the Brazilian Academic Profession in the Era of Globalization. The Professoriate in the age of globalization, v. 1, p. 65 - 86, 2007.
    • BALBACHEVSKY, E. . Cooperação científica e tecnológica: o conteúdo estratégico dessa dimensão na política externa brasileira. A política externa brasileira na visão dos seus protagonistas, v. 1, p. 131 - 142, 2005.
    • BALBACHEVSKY, E. . A pós-graduação no Brasil: novos desafios para uma política bem-sucedida. Os desafios da educação no Brasil, v. 1, p. 285 - 314, 2005.
    • BALBACHEVSKY, E. ; QUINTEIRO, M. C. . La transformación del espacio para el trabajo académico en Brasil. El ocaso del guru: la professión académica en el tercer mundo, v. 1, p. 115 - 156, 2004.
    • BALBACHEVSKY, E. . Graduate education: emerging challenges to a successful policy. The challenges of education in Brazil, v. 1, p. 209 - 228, 2004.
    • BALBACHEVSKY, E. . O MCT no epicentro dos projetos de reforma das políticas de C&T no Brasil. Panorama dos Estudos sobre Ciência, tecnologia e sociedade na América Latina, v. 1, p. 37 - 52, 2002.
    • BALBACHEVSKY, E. . Stuart Mill: liberdade e representação. Os clássicos da política, v. II, p. 189 - 199, 1989.
    • BALBACHEVSKY, E. ; ALBUQUERQUE, J. A. G. . Vocabulário de sistemas e regimes políticos. Plebiscito: como votarei, v. , p. 163 - 187, 1993.
    • BALBACHEVSKY, E. ; BOTELHO, A. J. J. . Marcos e desafios da política científica e tecnológica no Brasil. Ciencia, tecnologia y innovación en America Latina, v. , p. 117 - 146, 1999.
    • BALBACHEVSKY, E. . A profissão acadêmica no Brasil: condições atuais e perspectivas para o futuro. Entre escombros e alternativas: ensino superior na América Latina, v. , p. 139 - 154, 2000.
    • BALBACHEVSKY, E. . From encirclement to globalisation: evolving patterns of higher education in Brazil. Emerging markets and higher education., v. , p. 149 - 170, 2000.
    • ALBUQUERQUE, J. A. G. ; BALBACHEVSKY, E. . Public policy analysis at the graduate level in Brazil: a case of institutional underdevelopmen. Training a new generation of leaders: public administration and public policy graduate programs in Latin America., v. , p. 147 - 168, 2002.
    • BALBACHEVSKY, E. ; CRUZ, H. . Recursos humanos para pesquisa e desenvolvimento. Indicadores de ciência, tecnologia e inovação em São Paulo., v. , p. 403 - 419, 2002.
    • BALBACHEVSKY, E. ; VELLOSO, J. . Atividades editoriais, comitês e trajetórias profissionais: os seniores dos melhores programas no país em quatro áreas. Doutores na Pós-graduação de Excelência. Um estudo na Bioquímica, Engenharia Elétrica, Física e Química, v. , p. 201 - 216, 2002.
    • BALBACHEVSKY, E. ; VELLOSO, J. . ?Bioquímica: a homogeneidade de uma comunidade madura. Formação no País ou no Exterior? Doutores na Pós-graduação de Excelência. Um estudo na Bioquímica, Engenharia Elétrica, Física e Química no País., v. , p. 59 - 96, 2002.
    • MATOS, B. P. ; BALBACHEVSKY, E. ; SAMPAIO, H. ; VELLOSO, J. . ?Formação acadêmica e mercado de trabalho: os destinos profissionais de mestres e doutores em Administração. A pós-graduação no Brasil: formação e trabalho de mestres e doutores no país, v. 1, p. 61 - 100, 2002.
    • BALBACHEVSKY, E. ; QUINTEIRO, M. C. . The changing academic workplace in Brazil.. The decline of the guru: the academic profession in developing and middle income countries., v. , p. 75 - 106, 2003.
    • BALBACHEVSKY, E. . A docência no ensino superior: oportunidades abertas para os mestres formados na década de noventa.. A pós-graduação no Brasil: formação e trabalho de mestres e doutores no país: direito, economia, engenharia mecânica, geociências, odontologia e psicologia., v. , p. 277 - 290, 2003.
    • SCHWARTZMAN, S. ; BALBACHEVSKY, E. . The academic profession in Brazil. The international academic profession: portraits of fourteen countries, v. , p. 231 - 278, 1997.
    • ALBUQUERQUE, J. A. G. ; BALBACHEVSKY, E. . O Brasil e o Mercosul: agenda e percepções dos atores sociais. ALCA: Aspectos históricos, jurídicos e sociais, v. , p. 103 - 126, 1998.
  • Textos em jornais de notícias/revistas: 9
    • BALBACHEVSKY, E. . Brazil: Challenges for public and private higher education . University World News , Michigan , 30 jun. 2014.
    • BALBACHEVSKY, E. . Violência, participação e democracia . Folha de São Paulo , São Paulo , 08 jun. 2014.
    • ALBUQUERQUE, J. A. G. ; BALBACHEVSKY, E. . Um futuro para o PSDB? . Jornal O Estado de São Paulo , São Paulo , 26 nov. 2012.
    • ALBUQUERQUE, J. A. G. ; BALBACHEVSKY, E. . Dilma, Erdogan e a opinião das ruas . Jornal 'O Estado de São Paulo' , São Paulo , 01 jul. 2013.
    • BALBACHEVSKY, E. . "Precários: a cura pelo concurso" . FOLHA DE SÃO PAULO , SÃO PAULO, SP , 19 fev. 2009.
    • BALBACHEVSKY, E. . Brazil?s Higher Education Responses to the Global Challenges of the 21th. Century . Thinking Brazil - Brazil Institute, W. Wilson Center for International Scholars , Wahington DC , 30 jul. 2006.
    • ALBUQUERQUE, J. A. G. ; BALBACHEVSKY, E. ; HOLZHACKER, D. . Os impactos da crise financeira sobre a opinião pública brasileira . Revista Brasileira de Comércio Exterior , , 09 nov. 1999.
    • SCHWARTZMAN, S. ; BALBACHEVSKY, E. . ?A academia sobrevive??. . Folha de São Paulo , São Paulo , 12 jul. 1994.
    • SCHWARTZMAN, S. ; BALBACHEVSKY, E. . ?Privilégio e dignidade" . O Estado de São Paulo , , 26 jul. 1994.
    • BALBACHEVSKY, E. . The role of the main stakeholders in shaping the dynamics in higher education policies: the Brazilian experience. In: 26th Conference of the Consortium of Higher Education Researchers , 2013 , Lausanne - Suíça. 26th CHER Conference. Lausanne : University of Lausanne, 2013. p. 1 - 20.
    • BALBACHEVSKY, E. . Academic cooperation in developing countries: a tool for improving academic performance and for building up horizontal trust. In: 1oth Beijing Forum: the harmony of civilizations and prosperity for all , 2013 , Beijing. Global engagement and knowledge sharing in higher education: collection of papers. Beijing : University of Peking Press, 2013. p. 162 - 170.
    • BALBACHEVSKY, E. . Pesquisas e redes de disseminação da produção científica: o caso brasileiro. In: 5ta.Conferencia Iberoamericana en Sistemas, Cibernetica e Informática (CISCI 2006) , 2006 , Orlando, FL. 5ta Conferência Iberoamericana en sistemas, cibernética e informática - Memórias. Orlando, FL : International Institute of Informatics and Systemics, 2006. p. 286 - 292.
    • BALBACHEVSKY, E. ; COUTINHO, M. ; HOLZHACKER, D. O. . The Pasteur´s quadrant in the Brazilian biotechnology. In: VII Congress of the Brazilian Studies Association (BRASA) , 2004 , Rio de Janeiro. VII Congress of the Brazilian Studies Association. Rio de Janeiro : PUC-RJ, 2004.
    • BALBACHEVSKY, E. ; PARRA, M. C. ; KURI, R. G. . Changes in the financial and academics' reward systems and their consequences for the academic profession in Mexico, Brazil and Venezuela. In: Colloquium on Research and Higher Esucation Policy , 2004 , Paris. Colloquium on Research and Higher Esucation Policy. Paris : UNESCO, 2004.
    • BALBACHEVSKY, E. . O FUNRURAL e a expansão do sindicalismo rural brasileiro. In: VII Encontro Anual da ANPOCS , 1984 , . VII Encontro Anual da ANPOCS. : , 1984.
    • BALBACHEVSKY, E. . O ensino de metodologia na pós-graduação - o estado de São Paulo. In: VIII Encontro Anual da ANPOCS , 1984 , Águas de São Pedro. VIII Encontro Anual da ANPOCS. : , 1984.
    • BALBACHEVSKY, E. . História de vida: aplicação de um modelo computacional. In: IX Encontro Anual da ANPOCS , 1985 , Águas de São Pedro. IX Encontro Anual da ANPOCS. : , 1985.
    • BALBACHEVSKY, E. ; MUSZYNSKY, J. . Surveys eleitorais (1974-1985) nível de comparabilidade dos questionários. In: X Encontro Anual da ANPOCS , 1986 , Águas de São Pedro. X Encontro Anual da ANPOCS. : , 1986.
    • BALBACHEVSKY, E. . Identificação partidária e comportamento político: o caso de São Paulo. In: XII Encontro Anual da ANPOCS , 1988 , Águas de São Pedro. XII Encontro Anual da ANPOCS. : , 1988.
    • SCHWARTZMAN, S. ; BALBACHEVSKY, E. . The academic profession in Brazil. In: encontro de diretores da pesquisa International Faculty Survey, , 1993 , Princeton. Proceedings from international academic profession survey meeting. Princeton : The Carnegie Foundation for the advancement of teaching, 1993. p. 1 - 20.
    • BALBACHEVSKY, E. . La organización de la atividade de pesquisa en el meio academico: la experiencia brasileña. In: XXI congresso da LASA, Latin American Studies Association , 1998 , . XXI congresso da LASA, Latin American Studies Association. Chicago : XXI congresso da LASA, Latin American Studies Association, 1998. p. 234 - 234.
    • BALBACHEVSKY, E. . O MCT no epicentro dos projetos de reforma das políticas de C&T no Brasil. In: IV Jornadas Latino-americana de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia (IV ESOCITE) , 2000 , Campinas. IV Jornadas Latino-americana de Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia (IV ESOCITE). : , 2000. p. 340 - 340.
    • COUTINHO, M. ; BALBACHEVSKY, E. ; HOLZHACKER, D. ; SILVA, R. L. M. ; VENCIO, R. N. Z. ; PATRAO, D. D. C. ; LUCATELLI, M. ; REIS, L. F. . Intellectual Property Rights and Biological Research in Brazil: the scientists? behavior. In: 19th. International Political Science Association World Congress , 2003 , Durban. 19th. International Political Science Association World Congress. : , 2004.
    • BALBACHEVSKY, E. . A pesquisa nas universidades brasileiras. In: ABMES , 1997 , Brasília, DF. A pesquisa nas universidade3s Brasileira. Brasília, DF : , 1997.
    • BALBACHEVSKY, E. . Pesquisa, iniciação científica e produção institucionalizada: perspectivas para os estabelecimentos não universitários privados no Brasil. In: ABMES , 1998 , Brasília. . : , 1998.
    • BALBACHEVSKY, E. . La negociación de las reformas politicas de CyT en Brazil. In: 3as. Jornadas lationoamericanas de Estudios Sociales (ESCOCITE 98) , 1998 , Queretaro. 3as. Jornadas lationoamericanas de Estudios Sociales (ESCOCITE 98). : , 1998. p. 19 - 21.
    • BALBACHEVSKY, E. . A Profissao Academica no Brasil: dez anos de mudancas. : , 2005 (Tese de Livre-docencia)
    • BALBACHEVSKY, E. . Identificação partidária e comportamento político: o caso de São Paulo (1974-1982).. : , 1988 (Dissertacao de mestrado)
    • BALBACHEVSKY, E. . Atores e Estrategias institucionais: a profissao academica no Brasil. : , 1995 (Tese de doutorado)
    • BALBACHEVSKY, E. . A profissão acadêmica no Brasil: evolução nos últimos 10 anos. São Paulo : Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior - NUPES/USP , 2005 (Cadernos de Trabalho)
    • SCHWARTZMAN, S. ; BALBACHEVSKY, E. . The academic profession in Brazil.. São Paulo : Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior/USP , 1993 (Cadernos de Trabalho)
    • SCHWARTZMAN, S. ; BALBACHEVSKY, E. . University professors in Brazil: an emerging profession?. São Paulo : Núcleo de Pesquisas em Ensino Superior/USP , 1994 (Cadernos de Trabalho)
    • BALBACHEVSKY, E. . Atores e estratégias institucionais - a profissão acadêmica no Brasil - parte I: ensino e extensão.. São Paulo : Núcleo de Pesquisa em Ensino Superior da USP , 1996 (Cadernos de Trabalho)
    • BALBACHEVSKY, E. . Atores e estratégias institucionais - a profissão acadêmica no Brasil? parte II, pesquisa, valores e orientações. São Paulo : Núcleo de Pesquisa em Ensino Superior da USP , 1996 (Cadernos de Trabalho)
    • BALBACHEVSKY, E. . Brazilian Post-Graduate Education: emerging Challenges to a successful policy. São Paulo : Nucleo de Pesquisas em Ensino Superior , 2003 (Cadernos de Trabalho)
    • BALBACHEVSKY, ELIZABETH . Estudo dos Egressos da Educação Superior: características da formação e do emprego. 2020 (Relatorio_tecnico)
    • BALBACHEVSKY, E. ; SAMPAIO, H. . Brazilian postsecondary education in the twenty first century: A conservative modernization. 2017 (Relatorio_tecnico)
    • BALBACHEVSKY, E. ; PEDROSA, R. ; MAIA, R. P. . A formação de novos quadros para CT&I: a trajetória profissional dos egressos do programa o PIBIC. 2017 (Relatorio_tecnico)
    • BALBACHEVSKY, E. ; DAHLER, S. . PIBIC em números. 2015 (Consultoria)
    • BALBACHEVSKY, E. . Percepção da comunidade científica sobre as mudanças na política de CT&I introduzidas pela experiência do INCTs. 2011 (Assessoria)
    • BALBACHEVSKY, E. . Avaliação ad hoc dos INCTs da área de humanidades e ciências sociais. 2013 (Consultoria)
    • BALBACHEVSKY, E. . Avaliação Ad Hoc dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, INCT, Amazônia. 2011 (Consultoria)
    • VELHO, L. M. L. S. ; BALBACHEVSKY, E. ; GUIMARAES, P. . Avaliação ad hoc do programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia. 2010 (Consultoria)
    • BALBACHEVSKY, E. . Avaliação do desempenho das redes INCT - FAPEAM no Amazonas. 2011 (Parecer)
    • BALBACHEVSKY, E. ; Guimarães, S. . Avaliação do Programa" Institutos do Milênio", CNPq-MCT. 2009 (Consultoria)
    • BALBACHEVSKY, E. ; VELHO, L. ; GUIMARAES, P. . Parecer para o CNPq sobre o desempenho dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia - Área de Humanidades. 2010 (Parecer)
    • BALBACHEVSKY, E. ; HOLZHACKER, D. O. ; MELLO, V. B. . 10 anos de educação no Paraná. 2001 (Consultoria)
    • BALBACHEVSKY, E. . Brazil; proposed operations in support of science and technology reform: PADCT III, pre-appraisal mission. 1996 (Assessoria)
    • BALBACHEVSKY, E. ; DE-WIT, H. ; JONATHAN, J. . Student's success: the role of the institutional environment. 2022 (Conferência)
    • BALBACHEVSKY, ELIZABETH . O novo protagonismo da ciência. 2020 (Seminário)
    • BALBACHEVSKY, E. . Os desafios da formação profissional num país de bacharéis. 2019 (Conferência)
    • BALBACHEVSKY, E. ; KOHTAMAKI, V. . University, science and the new (and old) academic roles: inner sources of institutional resilience. 2018 (Congresso)
    • BALBACHEVSKY, ELIZABETH ; KOHTAMAKI, V. . University, science and the new (and old) academic roles: inner sources of institutional resilience. 2018 (Congresso)
    • BALBACHEVSKY, E. ; LOPES, B. R. V. . Agency and values in the process of policy transfer: policy entrepreneurs and the diffusion of innovation approach to science and technology policies in Brazil. 2018 (Conferência)
    • BALBACHEVSKY, E. . Brazil: an emerging academic market in transition. 2018 (Conferência)
    • KOHTAMAKI, V. ; BALBACHEVSKY, E. . Internal governance and management shaped by university autonomy: Change experiences from Finland and Brazil. 2017 (Congresso)
    • BALBACHEVSKY, E. ; PEDROSA, R. . The role of policy steering in shaping HEI?s responses to changing local and global conditions: the Brazilian experience. 2015 (Congresso)
    • BALBACHEVSKY, E. ; SAMPAIO, H. . Higher education in Brazil: the connections between policy controversies and political cleavages. 2015 (Congresso)
    • BALBACHEVSKY, E. ; LOPES, B. R. V. . The role of boundary objects in supporting continuity and framing change in public policy: the case of Brazilian science and technology policy, 1996-2006. 2015 (Conferência)
    • MOISÉS, J. A. ; GIANOTTI, J. A. ; KRIEGER, j. e. ; GOLDEMBERG, J. ; DURHAM, E. R. ; BALBACHEVSKY, E. ; GROSSMANN, M. . Reflexões sobre a Crise da USP. 2014 (Comunicacao)
    • BALBACHEVSKY, E. ; PEDROSA, R. . National contexts and policy dilemmas for emerging countries: the case of Brazil. 2014 (Congresso)
    • BALBACHEVSKY, E. . Administração e governança em Educação Superior: experiências em governança institucional. 2014 (Conferência)
    • BALBACHEVSKY, E. . O Ensino da Ciência Política na Graduação: a experiência internacional. 2014 (Congresso)
    • BALBACHEVSKY, E. . Internacionalização do Ensino Superior: tendências contemporâneas. 2014 (Congresso)
    • BALBACHEVSKY, E. . Legislação eleitoral e dinâmicas do sistema partidário: uma revisão da experiência brasileira. 2014 (Conferência)
    • LOPES, B. R. V. ; BALBACHEVSKY, E. . A NEGOCIAÇÃO DA LEI DE INOVAÇÃO: MUDANÇAS NOS PARADIGMAS QUE INFORMAM A POLÍTICA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NO BRASIL. 2013 (Congresso)
    • BALBACHEVSKY, E. . Advocacy coalitions in Brazilian higher education: the role of the main stakeholders in shaping the new social contract for Brazilian higher education. 2013 (Congresso)
    • BALBACHEVSKY, E. ; KERBAUY, M. T. M. ; FABIANO, N. de L. . Governança universitária em transformação: a experiência das universidades públicas brasileiras. 2013 (Seminário)
    • BALBACHEVSKY, E. ; SCHWARTZMAN, S. . The Latin-American University model and the challenges posed by the new reforms: perspectives from the academics. 2012 (Conferência)
    • BALBACHEVSKY, E. ; BOTELHO, A. J. J. . Science and Innovation policies in Brazil: a framework for the analysis of change and continuity. 2011 (Congresso)
    • BALBACHEVSKY, E. . Entraves e incentivos para o desenvolvimento de sinergias entre universidade e sociedade na produção do conhecimento: a experiência da América Latina. 2010 (Congresso)
    • BALBACHEVSKY, E. ; SCHWARTZMAN, S. . Differences in the patterns of career and profiles created by the institutional diversity of Brazilian higher education. 2010 (Conferência)
    • BALBACHEVSKY, E. . Recursos Humanos em Áreas Estratégicas para Inovação: a experiência internacional. 2010 (Seminário)
    • BALBACHEVSKY, E. . Processos Decisórios em Política Científica, Tecnológica e de Inovação no Brasil: Análise Crítica. 2010 (Simposio)
    • BALBACHEVSKY, E. ; MARQUES, F. . ?Fuga de cérebros? no Brasil: os custos públicos de uma falsa compreensão da realidade acadêmica. 2009 (Seminário)
    • SCHWARTZMAN, S. ; BALBACHEVSKY, E. . The academic profession in a diverse institutional environment: converging or diverging values and beliefs?. 2009 (Seminário)
    • BALBACHEVSKY, E. ; SCHWARTZMAN, S. . The Governance and Management of Higher Education: the Brazilian experience from the perspective of the academics. 2008 (Congresso)
    • BALBACHEVSKY, E. . Brazilian Higher Education environment: a brief description and some patterns of change in the last decade.. 2006 (Outra)
    • BALBACHEVSKY, E. . The changing patterns of Brazilian academic profession in the era of globalization. 2006 (Outra)
    • SHAN, Z. ; BALBACHEVSKY, E. ; OSTRENSKY, E. . 巴西 :由?车票涨价?引发的抗议. 2013 Sanlian Life Week Magazine
    • Neves, C.B. ; BALBACHEVSKY, E. ; JONGBLOED, B. ; MOK, K. ; TEIXEIRA, P. ; FANELLI, A. G. . Seminário Internacional sobre financiamento do ensino superior. 2008 (Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados e Confederação Nacional do Comércio)
    • BALBACHEVSKY, E. ; NEVES, C. E. B. ; HEUL, M. V. D. ; CORDAO, F. A. ; LEMAITRE, M. J. ; FRANCO, S. R. K. ; STUBRIN, A. . Educação Superior e técnico-profissional na América Latina:garantia de qualidade, revalidação de diplomas e mercado de trabalho. 2009 (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo)
    • BALBACHEVSKY, E. ; SCHWARTZMAN, S. ; MAANSSEN, P. ; PINHEIRO, R. ; PILLAY, P. ; PEDROSA, R. ; LOLWANA, P. ; ZHA, Q. ; JOSHI, K. ; AHIR, K. ; PRIYA, A. ; YAN, F. ; MENON, K. ; YANG, R. ; TRILOKEKAR, R. D. ; CAI, Y. ; Neves, C.B. ; CASTRO, M. H. M. . HIgher Education in the BRICS:. 2012 (CEAv, Centro de Estudos Avançados da UNICAMP, Departamento de Política Científica e Tecnológica, UNICAMP, Nucleo de Pesquisa em Políticas Públicas, NUPPs)
    • BALBACHEVSKY, E. ; AAREVAARA, T. ; SHIN, J. C. . Seminário Internacional: A profissão Acadêmica e os desafios da inovação. 2015 (UNICAMP, Reitoria)
    • BALBACHEVSKY, E. ; FINKELSTEIN, M. ; PEDROSA, R. ; RANIERI, Nina ; JONES, G. . Seminário internacional: Políticas de educação e de ensino superior: mudanças de paradigmas e respostas institucionais: a experiência brasileira e internacional. 2015 (NUPPs/USP; LEES/UNICAMP; DPCT/UNICAMP)
    • ALBUQUERQUE, J. A. G. ; BALBACHEVSKY, E. ; DURHAM, E. R. . Ensino superior: experiências internacionais de financiamento e acesso. 2007 (FAPESP)
    • BALBACHEVSKY, E. ; HOLZHACKER, D. . A profissão acadêmica no Brasil: perfil profissional, atitudes e orientações na década de 90. 2004
    • BALBACHEVSKY, E. . ALCA: A agenda positiva e negativa dos atores sociais. 2003
    • BALBACHEVSKY, E. ; QUINTEIRO, M. C. . the changing academic workplace in Brazil. 2001
    • BALBACHEVSKY, E. ; ALBUQUERQUE, J. A. G. . Public Policy analysis in the Graduate Layer of Brazilian Higher Education: a case of institutional under-development. 2000
    • BALBACHEVSKY, E. ; COUTINHO, M. ; HOLZHACKER, D. . O Quadrante de Pasteur na biotecnologia Brasileira. 2003
    • BALBACHEVSKY, E. . A cooperação em C&T na política externa Brasisleira. 2002
    • BALBACHEVSKY, E. ; HOLZHACKER, D. . O programa especial de treinamento ? PET/CAPES ? e a graduação no ensino superior brasileiro. 1997
    • BALBACHEVSKY, E. ; SAMPAIO, H. . As universidades estaduais no Brasil: recursos, espaço de atuação e vocação societal. 1997
    • BALBACHEVSKY, E. . O PADCT e as políticas recentes de Ciência e Tecnologia no Brasil. 1996
    • BALBACHEVSKY, E. . Brazilian Higher Education environment: a brief description and some patterns of change in the last decade.. 2006
    • BALBACHEVSKY, E. . The changing patterns of Brazilian academic profession in the era of globalization. 2006
    • BALBACHEVSKY, E. ; SAMPAIO, H. . Brazilian Post-Secondary Education in the twenty-one century: a conservative modernization. 2017
    • BALBACHEVSKY, E. ; OLIVEIRA, A. L. M. de . Brasil: formação de nível superior e emprego formal. 2021
    • BALBACHEVSKY, E. ; DAHLER, S. . RELATÓRIO ?PIBIC EM NÚMEROS?: O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: SUA TRAJETÓRIA RECENTE. 2015
    • Nome do projeto: Profissão Acadêmica no Brasil: perfil profissional, atitudes e orientações na década de noventa (2001 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , HOLZHACKER, D. .
      Descrição: Survey com uma amostra nacional de professores do ensino superior, com indicadores sobre inserção profissional, perfil de atuação, atitudes com relação às políticas de ensino superior brasileiras e orientações com relação às atividades de pesquisa, ensino e extensão
    • Nome do projeto: Fulbright Foundation, New Century Scholars Program, 2005-2006. (2005 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , COLATRELLA, C. , REITUMETSE, M. , SMOLENTSEVA, A. , STROMQUIST, N. , GIL-ANTON, M. .
      Descrição: The Academic Profession in the Age of Globalization Building on a cross-national perspective, we will consider recent changes due to globalization/internationalization affecting faculty and institutions in different countries. We will analyze how academic professionals and institutions influence and respond to such shifts. And, we will assess retrospectively and prospectively opportunities and challenges facing the higher education profession
    • Nome do projeto: Indicadores de Ciência e Tecnologia e Inovação no Estado de São Paulo: recursos humanos para Ciência e Tecnologia (2000 - 2000
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , CRUZ, H. , BRISOLA, S. .
      Descrição: Análise do perfil e distribuição dos recurso de humanos em C&T no setor público e privado do Estado de São Paulo. Levantamento que embasa o capítulo sobre Recursos Humanos em C&T no Estado de São Paulo do anuário "Indicadores de C&T de São Paulo", da FAPESP, publicado em 2001
    • Nome do projeto: Strengthening public policy training in Latin America (2000 - 2000
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , ALBUQUERQUE, J. A. G. .
      Descrição: Análise do perfil instituicional do ensino de políticas públicas na pós-graduação brasileira
    • Nome do projeto: Evolução Recente da Profissão acadêmica no Brasil: uma perspectiva comparada (2006 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , SCHWARTZMAN, S. , ALVES, N. N. , SANTOS, D. F. F. , COUTO, G. R. , DUARTE, T. S. B. .
      Descrição: O objetivo desta proposta é viabilizar a participação brasileira no projeto internacional ?The Shifting Boundaries of the Changing Academic Profession? (Projeto CAP - As fronteiras em mudança da profissão acadêmica), que está sendo realizado por uma rede de instituições acadêmicas em cerca de 20 países, já estando confirmada a participação da Argentina (Universidad Nacional General Sarmiento), Austrália (University of New England), China, (Huazhong University of Science and Technology), Hong Kong (University of Hong Kong), Finlândia (University of Tampere), França (Centre for Organizational Sociology), Alemanha (Kassel University), Japão (Hiroshima University), Holanda (University of Twente), Noruega (NIFU-STEP), Portugal (Fundação das Universidades Portuguesas), Inglaterra (Open University), e Estados Unidos (George Washington University e outras). Outros prováveis participantes incluem a Russia, Malásia, México, Singapura, Suécia e África do Sul. O projeto internacional pretende examinar a natureza e a extensão das mudanças ocorridas pela profissão acadêmica nos anos recentes, suas razões e suas conseqüências. Serão estudadas as implicações destas mudanças para a atratividade da atividade acadêmica como uma carreira, e capacidade da comunidade acadêmica de contribuir para o desenvolvimento da sociedade do conhecimento e para atingir os objetivos de desenvolvimento econômico, social e cultural dos países. A partir de um modelo de transformação de seis estágios, serão feitas comparações sobre estes temas entre diferentes sistemas educacionais, tipos institucionais, disciplinas acadêmicas e gerações. Para o Brasil, participar desse projeto representa uma rara oportunidade para a estudar o sentido das mudancas que estão ocorrendo em nosso sistema de ensino superior. Os resultados da pesquisa em escala mundial permitirão, pela primeira vez, avaliar em que medida as mudanças observadas no Brasil convergem ou divergem daquelas que podem ser observadas em outras exp
    • Nome do projeto: A política externa no governo Lula (2005 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , HOLZHACKER, D. , ALBUQUERQUE, J. A. G. , VILLA, Rafael Antonio Duarte , SANTOS, S. G. M. DOS , DELIBERATOR, G. , AYLON, B. , UEHARA, A. R. , SANTOS FILHO, J. L. N. , JORGE, B. W. G. A. .
      Descrição: Análise temática da política externa do governo Lula. Responsável pela análise das iniciativas do governo brasileira n
    • Nome do projeto: The international academic profession (1989 - 1992
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , SCHWARTZMAN, S. , ALTBACH, P. .
      Descrição: Pesquisa internacional comparando o perfil das professores de ensino superior em 14 países. Pesquisa consistiu na realização de surveys com amostras nacionais em cada país. Países participantes: Austrália, Coréia, , Japão, Hong-kong, Brazil, Chile, México, EUA, Inglaterra, Alemanha, Holanda, Suécia e Israel
    • Nome do projeto: A questão do patenteamento do conhecimento na biotecnologia: a opinião dos cientistas (2000 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , COUTINHO, M. , PATRAO, D. D. C. , VENCIO, R. N. Z. , HOLZHACKER, D. .
      Descrição: A pesquisa consistiu na realização de um survey junto a líderes dos grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, visando avaliar o grau de conhecimento desse pesquisadores acerca do debate sobre o patenteamento do conhecimento científico e a interação ciência-empresa
    • Nome do projeto: Inserção Acadêmica dos professores-doutores nas Universidades Brasileiras (1999 - 2002
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , VELLOSO, J. , MARTINS, C. B. , MATOS, B. P. , SAMPAIO, H. .
      Descrição: Análise do perfil de produção acadêmicamente relevante de professores doutores ligados a programas de pós-graduação com avaliação A da CAPES. O estudo buscava estabecer possiveis diferenciais entre os perfis de professores com doutorado no Brasil e no exterior.
    • Nome do projeto: Avaliação do Programa PET- CAPES (1997 - 1997
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. .
      Descrição: Avaliação, sob encomenda da Diretoria de Avaliação da CAPES, do impacto do programa PET/CAPES nos cursos de graduação.
    • Nome do projeto: PERCEPÇÃO DAS ELITES SULAMERICANAS SOBRE O IMPACTO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS NA ESTABILIDADE DEMOCRÁTICA (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , HOLZHACKER, D. , ALBUQUERQUE, J. A. G. , VILLA, Rafael Antonio Duarte , SANTOS, S. G. M. DOS , GUIMARAES, M. F. C. , CANTO, A. C. , ARAUJO, F. L. , SUZUKI, J. M. .
      Descrição: Este projeto busca, de forma comparada, avaliar as percepções das elites de diferentes países latino-americanos acerca das desigualdades social, cultural e étnica, e sua relação com a questão democrática. Enfatizará, particularmente, o apoio que diferentes diagnósticos e alternativas de políticas conseguem mobilizar junto aos vários setores da elite dos países selecionados para essa pesquisa, que serão indicados abaixo.
    • Nome do projeto: Estudo Eleitoral Brasileiro? ?Consórcio ESEB-CESOP (2002 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , HOLZHACKER, D. O. , MENEGUELLO, R. , KERBAURI, M. T. M. .
      Descrição: Trata-se de um consórcio de pesquisadores brasileiros que acompanha as eleições brasileiras e realiza pesquisas de survey eleitoral cobrindo eleições presidenciais
    • Nome do projeto: O PADCT e as políticas recentes de ciência e tecnologia no Brasil (1996 - 1997
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. .
      Descrição: Avaliação da contribuição do PADCT para a reforma das políticas de C&T no Brasil
    • Nome do projeto: The future of academic profession: Challenges for the emerging countries (2005 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. .
      Descrição: The changes in higher education have been mostly documented in developed countries. Nevertheless, higher education has been under extreme pressures also in emerging countries for the last decades. The new globalized international economy and its demands have affected the domestic environment of these countries. With varying degrees of success, all emerging countries have experienced major economic reforms that pushed their economies from an autarchic, domestic oriented perspective to an open, trade oriented one. The central aim of this project is to understand how an important part of the globalized world - the emerging countries - is responding to the global challenges of the 21st. Century higher education. Higher education changes and reforms in the leading economies are not automatically reflected in the emerging societies. The first objective in the project is to analyze the many experiences of reforms that are taking place in the emerging countries in a cross-national perspective. This analysis should end by proposing a typology that could highlight differences and convergence between these many national experiences. The second main objective is to analyze the impacts of such processes on the conditions of employment and work of the academic professionals in these countries. In order to achieve this objective, the survey will apply the typology proposed above in order to select a number of national experiences for an in depth analysis.
    • Nome do projeto: The Changing Academic Profession (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , SCHWARTZMAN, S. .
      Descrição: The project will examine the nature and extent of the changes experienced by the academic profession in recent years. It will explore both the reasons for and the consequences of these changes. It will consider the implications of the changes for the attractiveness of the academic profession as a career and for the ability of the academic community to contribute to the further development of knowledge societies and the attainment of national goals. It will make comparisons on these matters between different national higher education systems, institutional types, disciplines and generations of academics.
    • Nome do projeto: The leading Latin American universities and their contribution to sustainable development in the region (2006 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , SCHWARTZMAN, S. , BOTELHO, A. J. J. .
      Descrição: In this project, we would like to examine a select number of cases in Latin American countries in which higher education research institutes and groups were able to develop activities that had or are having a strong scientific content providing, simultaneously, a significant contribution to the social well being of their societies. The identification and description of these examples would be illuminating in any case, but our main concern is about the institutional arrangements that allowed the institutions to develop these projects.
    • Nome do projeto: Formação de recursos humanos em áreas estratégicas : a experiência internacional (2009 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. .
      Descrição: Esse trabalhofaz uma revisão dos principais desafios e alternativas que se colocam para uma política relevante que apóie o desenvolvimento de recursos humanos nas áreas estratégicas para o posicionamento competitivo do país no cenário internacional.
    • Nome do projeto: Processos Decisórios em Política Científica, Tecnológica e de Inovação no Brasil: Análise Crítica (2010 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. .
      Descrição: O objetivo do projeto é descrever e refletir criticamente sobre os processos decisórios relativos à criação de políticas, programas e instrumentos de PCTI no Brasil, particularmente na última década (final dos anos 90 até o momento)
    • Nome do projeto: BRASIL, 25 ANOS DE DEMOCRACIA - BALANÇO CRÍTICO: POLÍTICAS PÚBLICAS, INSTITUIÇÕES, SOCIEDADE CIVIL E CULTURA POLÍTICA ? 1988/2013 (2011 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , SAMPAIO, H. , DURHAM, E. R. , MOISÉS, J. A. , PIQUET, L. , Veríssimo, J. , ASSUMPCAO, M. , LUCCHESI, M. , OLIVEIRA, E. , NUNES, E. , RANIERI, N. , BAMBINI, G. .
      Descrição: O presente projeto visa realizar um balanço crítico de 25 anos da democracia brasileira (1988/2013) com base na análise de três eixos temáticos principais: as políticas públicas, as instituições democráticas, e as relações entre a sociedade civil e a cultura política. A perspectiva adotada é a proposta pela abordagem da qualidade da democracia. A pesquisadora é coordenadora da área de análise das políticas de ensino, com ênfase na questão do ensino superior, cujo foco está em identificar os processos que sustentam a convergência de percepções de diferentes atores em torno de um paradigma dominante, ao mesmo tempo que busca mapear as principais alternativas competitivas em termos das idéias e nexos causais que orientam a elaboração de políticas presentes na arena decisória dessas políticas, para entender processos que sustentam a continuidade, ao mesmo tempo que favorecem o redesenho dessas políticas
    • Nome do projeto: Indicadores de desempenho das universidades paulistas 2022 (2018 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , PEDROSA, R. , RANIERI, Nina , MARCOVITCH, J. , AXCEL-BERG, J. , BELASCO, P. , KOSTER, R. , GUIMARÃES, J.A. , OLIVEIRA, L. N. de , Kaiser, F. .
      Descrição: O projeto tem por objetivo desenvolver uma base inteligente de indicadores de desempenho das três universidades paulistas e cooperar com o projeto U-Multirank para a adaptação dos indicadores internacionais à realidade nacional, bem como o desenvolvimento de indicadores específicos para a realidade latinoamenricana
    • Nome do projeto: Avaliação dos impactos do Programa Institucional de Bolsas de Inciação Científica - PIBIC (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , PEDROSA, R. .
      Descrição: Análise dos impactos do programa PIBIC junto a alunos e professores, análise da trajetória profissional de ex-bolsistas PIBIC
    • Nome do projeto: The impact of the policy context on university?s response to autonomy: the experiences of Brazil and Finland (2011 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , KOHTAMAKI, V. .
      Descrição: Autonomy is a fundamental principle for universities to accomplish a genuine innovative role. In complex and fragmented systems like universities, though, response to autonomy can manifest in extreme variations. In this study, the inductive method is applied to appraise university-specific experiences in two environments created by very different country contexts: the state of São Paulo, Brazil, and Finland. Empirically the work focuses on two universities of similar size and profile, and narrows on one important area of management, the internal budget process.
    • Nome do projeto: Governança universitária em transformação: a experiência das universidades públicas brasileiras (2013 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , KERBAUY, M. T. M. .
      Descrição: . O objetivo desse trabalho é discutir o modelo de governança das universidades públicas brasileiras, tanto do ponto de vista da caracterização das dinâmicas de governança interna dessas instituições, como do ponto de vista de sua interação com atores externos. A análise será conduzida a partir de uma perspectiva comparada, discutindo a experiência brasileira à luz do debate que cerca a experiência internacional.
    • Nome do projeto: A diáspora Científica, Tecnológica e de Inovação Brasileira (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , DE ANDRADE, CIBELE YAHN , Silva, A. M. C. , Gimenez, A M N , GARCIA, R. C. , TELLES, S. M. B. S. , COSTA, A. R. , GRANJA, C. D. , AZEVEDO, L. F. .
      Descrição: Este projeto tem por objetivo investigar o papel da diáspora de Ciência, Tecnologia e Inovação brasileira na construção das redes de colaboração que suportam o esforço doméstico de internacionalização da produção (e uso) do conhecimento. O caso brasileiro oferece um contexto de pesquisa particularmente adequado, por corresponder a uma situação sui-generis: trata-se de uma diáspora pequena em termos quantitativos comparativamente a outros países, mas há evidências esparsas de crescimento nos últimos anos. Ao mesmo tempo, o país tem um sistema nacional de CT&I desenvolvido, mas ainda pouco internacionalizado. Avaliar o grau de contato dessa diáspora com o ambiente doméstico e mapear sua contribuição para a inserção internacional da ciência brasileira permitirá responder a uma questão ainda aberta na literatura internacional sobre o assunto: essa contribuição é dependente da existência de políticas específicas ou, em qualquer caso, ela joga um papel relevante e autônomo nesses processos de internacionalização?
    • Nome do projeto: Pesquisa da pesquisa e da inovação: indicadores, métodos e evidências de impactos (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , SCHWARTZMAN, S. , PEDROSA, R. , QUEIROZ, S. R.de , Silva, A. M. C. , Gimenez, A M N , SALES, S. L. M. , BIN, A. , SPATTI, A. C. , OLIVEIRA, D. A. , COLUGNATI, F. A. B. , CHALCO, J. P. M. , Pinto, K. E. F. , Ferrera, L. G. P. , BEZERRA, L. M. C. , VONORTAS, N. S. , CESAR JR., R. M. , JUK, Y. V. .
      Descrição: A ampliação do conceito de excelência da pesquisa para destacar a pesquisa feita com qualidade e rigor científico e a busca de indicadores e métodos de impactos para além da esfera científica e tecnológica têm impulsionado um movimento de diversificação e criação de evidências de impactos em múltiplas dimensões, que crescentemente influenciam as diretrizes e práticas de agências de fomento, organizações de pesquisa e ensino superior e órgãos governamentais. Nesse contexto, o foco deste projeto é realizar pesquisa de fronteira em indicadores e métodos sobre tendências e dinâmica de produção de conhecimento científico e tecnológico, suas ligações com o uso do conhecimento por meio da inovação e suas consequências sobre a sociedade. Os resultados, além do avanço no conhecimento dessa temática, estarão direcionados a três aplicações diretas: a) planejamento de políticas e estratégicas de PDI, inclusive para o planejamento do fomento em CTI junto a agências de financiamento; b) accountability para diferentes tipos de stakeholders, pela produção e uso de evidências; e c) advocacy, demonstrando efeitos do investimento em CTI e como melhorá-los de forma sistemática. Trata-se de projeto que dá sequência a projetos anteriores focados em indicadores de Ciência, Tecnologia e inovação (CTI) em São Paulo, e adiciona este novo tema de desenvolver e aplicar metodologias de análise, avaliação e mensuração, trabalhando na fronteira do conhecimento do que vem sendo chamado "research on research" ou "science of science policy". Área específica de atuação: coordenação da frente 4: análise tipológica das instituições de ensino superior e institutos de pesquisa
    • Nome do projeto: sources of resilience in the contemporary universities (2017 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , KOHTAMAKI, V. .
      Descrição: This project parallels the changes experienced by universities and science at the beginning of the new century in order to explore one relevant source of resilience and change inside the universities? institutional fabric, which is its persistent dependence on the signs and norms produced by science as a nested institution. To a large degree, science is organized according to its own norms and values. Notwithstanding, it de facto exists inside the institutional environment created by the university. As such, one could argue that it is a nested institution. Our argument holds that the interplay between the institutional norms coming from the University and from science gives rise to one of the more relevant sources of resilience of universities. The paper explore these assumptions considering the responses of lower-level units to the experience of modern autonomy in two universities: the University of Tampere, Finland, and the University of São Paulo, Brazil.
    • Nome do projeto: Brasil como uma variedade de democracia de mercado emergente (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , VIOLA, E. , Marques, Moises da Silva , SOLA, L. , CARNEIRO, C. A. L. , SADEK, M. T. , ONUKI, J. , VALE, S. R. , VIEIRA, V. G. R. , YEUNG, L. .
      Descrição: Este projeto sobre o Brasil é parte de um conjunto de estudos sobre democracias de "mercado emergente" articulado pelo Comité de Pesquisa em Economia Política Internacional, da Associação Internacional de Ciência Política (IPSA). Agrega uma rede de acadêmicos cujo objetivo comum consiste em lançar novas perspectivas sobre reconfiguração das assimetrias de poder no sistema internacional, com foco nas democracias de "mercado emergente". O objetivo desse projeto é desenvolver uma abordagem política das respostas do Brasil à globalização com vistas a situar e interpretar as opções de políticas públicas, com destaque para as políticas econômica e climático-ambiental implementadas a partir de 1998-99. Seu ponto focal é a observação de conjunturas críticas nas quais novos desafios de governança democrática pautaram escolhas de políticas públicas competitivas entre si em termos de seu impacto estratégico sobre os rumos do país. A abordagem política pauta-se pela fórmula sintetizada por Gourevitch, ao analisar o impacto das distintas conjunturas críticas internacionais em cinco países desenvolvidos, do século 19 ao 21: "uma explicação política das políticas públicas deve identificar aqueles (atores) cujo apoio tornou possível resolver as disputas entre alternativas de políticas competitivas". Esse estudo ancora-se, portanto, na ideia de que em tais conjunturas , os conflitos distributivos latu-sensu - por sobrevivência e eventual dominância política - se refletem na reconfiguração de coalizões sociopolíticas competitivas entre si. Dessa perspectiva, o mapeamento e a interpretação das policy coalitions em disputa nas arenas decisórias domésticas pressupõe -e requer- uma análise prévia das clivagens e dos realinhamentos socioeconômicos associados a deslocamentos significativos no cenário internacional. A investigação proposta aqui está circunscrita à conjunturas críticas que emergiram a partir de 1999 e deverá e estender-se até 2022, com o início de um novo ciclo eleitoral . Parte-se do suposto de que os desafios de governança político-econômica e climático-ambiental no marco da democracia brasileira assumiram novos contornos - crescentemente sistêmicos - ao longo desse período. Trata-se de observá-los de uma perspectiva dinâmica: no contexto instável e movediço de um capitalismo de estado em vias de reinvenção ou de superação, no plano doméstico e no contexto de reconfiguração das assimetrias de poder na ordem internacional
    • Nome do projeto: Expert Drafting Committee for the Global Convention on the Recognition of Higher Education Qualifications (2016 - 2017
      Natureza: Outra
      Integrantes: BALBACHEVSKY, E. , Campbell‐ , Bechina, F. , Sawh, N. , Zohoor, H. , SKJERVEN, S. A. , Vaht, G. , Awit, H. , Tauch, C. .
      Descrição: Membro do Grupo de especialistas encarregado da redação da Convenção proposta e adotada pela UNESCO em 2019
    • BALBACHEVSKY, E. . Asia Pacific Journal of Education, The National Institute of Education, Singapore - reviewer. 2011 - Acessoria para avaliação de artigos apresentados para publicação em revistas
    • BALBACHEVSKY, E. . Insitutos Nacionais de Ciência e Tecnologia -CNPq. 2012 - Assessoria para avaliação de programas de c&t
    • BALBACHEVSKY, E. . Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia -CNPq. 2011 - Assessoria para avaliação de programas de c&t
    • BALBACHEVSKY, E. . INCTs da Amazônia. 2011 - Assessoria para avaliação de programas de c&t
    • BALBACHEVSKY, E. . Programa Institutos do Milênio: avaliação final do programa. 2010 - Assessoria para avaliação de programas de c&t
    • BALBACHEVSKY, E. . Science Foundation of Flandress - Odisseus Programme. 2012 - Assessoria para avaliação de programas de c&t
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Bruno Sendra de Assis Ciência Política Doutorado
    Camila Infanger Almeida Ciência Política Doutorado
    Gabriel Rodrigues Mardegan Ciência Política Mestrado
    Giovanna Dutra Silva Valentim Ciência Política Mestrado
    José Rodrigo Paprotzki Veloso Ciência Política Doutorado
    Julia Wolff Theodozio Ciência Política Mestrado
    Lucas Sena Silva Ciência Política Doutorado
  • Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
    Gilberto Sarfati Ciência Política Doutorado Direto 05/10/2006
    José Maria de Souza Júnior Ciência Política Doutorado 04/09/2019
    Newton Hirata Ciência Política Doutorado 08/02/2007
    Sergio Gil Marques dos Santos Ciência Política Doutorado 07/04/2006
    Thais Medina Coeli Rochel de Camargo Ciência Política Doutorado 10/04/2018
    Ailton Laurentino Caris Fagundes Ciência Política Doutorado 19/10/2009
    Amanda Almeida Domingues Ciência Política Doutorado 30/05/2019
    Laura Pimentel Barbosa Ciência Política Doutorado 14/11/2023
    Guilherme Cunha Werner Ciência Política Doutorado 26/03/2009
    Barbara Regina Vieira Scherer Lopes Ciência Política Doutorado 13/09/2019
    Oscar Medeiros Filho Ciência Política Doutorado 23/06/2010
    Claudio Oliveira Ribeiro Ciência Política Doutorado 14/09/2007
    Alessandro Farage Figueiredo Ciência Política Doutorado 02/08/2013
    José Maria de Souza Júnior Ciência Política Mestrado 02/04/2013
    Davi Ferreira Veronese Ciência Política Mestrado 10/06/2024
    Cátia Silene Câmara Lassalvia Ciência Política Mestrado 29/06/2001
    Newton Hirata Ciência Política Mestrado 08/11/2001
    Ailton Laurentino Caris Fagundes Ciência Política Mestrado 23/04/2004
    Mariana Morena Pereira Ciência Política Mestrado 30/06/2021
    Alessandra Falcão Preto Ciência Política Mestrado 31/08/2006
    Marcio Katzulo Juliboni Ciência Política Mestrado 30/08/2005
    Mauricio Ribeiro de Barros Ciência Política Mestrado 02/05/2001
    Guilherme Cunha Werner Ciência Política Mestrado 17/01/2005
    Marina Pontes Ciência Política Mestrado 06/11/2019
    Barbara Regina Vieira Scherer Lopes Ciência Política Mestrado 16/01/2015
    Oscar Medeiros Filho Ciência Política Mestrado 27/01/2005
    Claudio Oliveira Ribeiro Ciência Política Mestrado 18/10/2002
    Silvana Hübner Guedes Braz Ciência Política Mestrado 28/04/2004