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Marcelo Arno Nerling

    • Bacharel em direito, especialista em pedagogia universitária, mestre em instituições jurídico políticas, doutor em direito do Estado e pós-doutor em engenharia e gestão do conhecimento, o Professor Nerling adotou a ciência por vocação. Emprega metodologias ativas e flexibilização curricular na educação continuada de adultos, preparando para o exercício da cidadania na universidade necessária. Ocupa um cargo de provimento efetivo na Universidade de São Paulo. Na graduação, está vinculado ao Projeto Político Pedagógico do Curso de Gestão de Políticas Públicas na Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Na pós-graduação compõe o Programa Interdisciplinar em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Com ensino, pesquisa e extensão, estuda, formula, implementa e avalia a gestão de políticas públicas. Lente do direito, com vontade de Constituição, promove o diálogo interdisciplinar colaborativo na cidade constitucional.

       

      Links:    

    • Direito e Gestão de Políticas Públicas
    • Metodologia do Trabalho Científico.
    • Direito e cidadania
    • As metodologias ativas de ensinagem e o preparo para o exercício da cidadania, na cidade constitucional
    • O Projeto Político Pedagógico do Curso de Gestão de Políticas Públicas - PPP de GPP
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    • NERLING, M. A. . Programa de capacitação e valorização do servidor - Sobre os contratos, sua gestão e fiscalização; curso de gestão e fiscalização de contratos administrativos. 2015 (Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina)
    • NERLING, M. A. . Processo Legislativo. 2015 (Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina)
    • NERLING, M. A. ; MOURA, Solimara Ligia . Formação de Gestores e Coordenadores Escolares. 2009 (Secretaria Municipal de Educação de Lucas do Rio Verde)
    • NERLING, M. A. . Curso de Especialização em Administração Pública - PM São Bernardo do Campo. 2009 (Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo - PNAFM)
    • NERLING, M. A. ; FIGUR, D. S. ; VILLAVERDE, J. . Planejamento estratégico para a gestão do saneamento. 2009 (Serviço Autonomo de Água e Esgoto de Lucas do Rio Verde)
    • NERLING, M. A. . Sobre o processo legislativo: mitos e algumas verdades. 2016 (Escola do Legislativo de Assembléia Legislativa de Santa Catarina)
    • NERLING, M. A. ; MIQUELIN, V. L. . Planejamento estratégico da gestão pública. 2009 (Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde - Secretaria de Planejamento)
    • NERLING, M. A. . O programa de modernização do legislativo e a gestão do conhecimento. 2016 (Escola do Legislativo de Assembléia Legislativa de Santa Catarina)
    • NERLING, M. A. . Direito constitucional e administrativo. 2017 (Universidade de São Paulo e Instituto do Legislativo Paulisa)
    • NERLING, M. A. . Direito financeiro e controladoria do poder legislativo. 2017 (Universidade de São Paulo e Instituto do Legislativo Paulisa)
    • NERLING, M. A. . Organização e funcionamento do Estado brasileiro pós-1988. 2020 (Escola do Parlamento - Câmara Municipal de São Paulo)
    • NEUHOLD, R. R. ; NERLING, M. A. . ONU: direitos humanos e MUNs - A Assembleia Nacional Constituinte e a Constituição de 1988. 2021 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia)
    • NERLING, M. A. . Iniciação ao parlamento - função legislativa. 2021 (Escola do Legislativo - Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina)
    • NERLING, M. A. . Pós-graduação modalidade em ?Educação Política para a Cidadania e Valores Democráticos Na Escola?. 2022 (Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo)
    • NERLING, M. A. ; PASSOS, J. ; RIBEIRO, D. ; CARVALHO, E. ; ARAUJO, L. E. B. ; CABRAL NETO, C. A. . Cidades Inteligentes Cooperam Entre Si. 2022 (Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo - SP e a Escola do Legislativo de Balneário Camboriú - SC ESCOLA DO LEGISLATIVO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ)
    • MOURA, Solimara Ligia ; NERLING, M. A. . Formação de Gestores e Coordenadores Escolares. 2010 (Secretaria Municipal de Educação do Município de Lucas do Rio Verde)
    • NERLING, M. A. . A gestão de organizações do terceiro setor. 2009 (SENAC Itaquera)
    • NERLING, M. A. ; PACHECO, R. T. B. ; VALDIONES, A. P. G. ; GARCIA, A. ; DALKIMIN, L. ; FERREIRA, L. ; KAWATA, L. C. ; SOUZA, L. L. . Projeto Rondon. 2010 (Ministério da Defesa)
    • NERLING, M. A. . Contratos Administrativos. 2007 (Curso de Direito da Faculdade Radial)
    • NERLING, M. A. ; ALMEIDA, P. S. de . I Jornada de formação em metodologias inovadoras no ensino superior da EACH. 2010 (Capacitação e educação continuada dos servidores públicos)
    • NERLING, M. A. . Documentos fundamentais para gestores de políticas públicas. 2010 (Formação estratégica para gestão de políticas públicas)
    • NERLING, M. A. . Plano de Aula - Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos. 2011 (Capacitação e educação continuada dos servidores públicos)
    • NERLING, M. A. . Plano de Aula - ED - Direito, Cidadania e Gestão de Polítcas Públicas. 2011 (Capacitação e educação continuada dos servidores públicos)
    • NERLING, M. A. . Plano de Aula da disciplina de 'Direito Constitucional e desafios contemporaneos da Gestão de Políticas Públicas'. 2010 (Capacitação e educação continuada dos servidores públicos)
    • NERLING, M. A. . Plano de Aula da disciplina de 'Problemas Contemporâneo no Direito Administrativo. O Controle de Parcerias com o Terceiro Setor'. 2010 (Capacitação e educação continuada dos servidores públicos)
    • NERLING, M. A. . Plano de Aula da disciplina de 'Inovações em Direito Financeiro'. 2011 (Capacitação e educação continuada dos servidores públicos)
    • NERLING, M. A. . Plano de Aula da disciplina de 'Controle Externo da Administração Pública'. 2011 (Capacitação e educação continuada dos servidores públicos)
    • STOPPA, Edmur Antonio ; PACHECO, R. T. B. ; NERLING, M. A. . Roteiro e método do Curso de atualização em Gestão Pública do Lazer ? Módulo II. 2011 (Capacitação e educação continuada dos servidores públicos)
    • NERLING, M. A. . Relatório do Projeto 'A cidade constitucional e a Capital da República V'. 2011 (Viagem de estudos)
    • NERLING, M. A. . Conferencia sobre transparencia e controle social. 2012 (Capacitação e educação continuada dos servidores públicos)
    • NERLING, M. A. . Conferencia sobre transparencia e controle social. 2012 (Capacitação e educação continuada dos servidores públicos)
    • NERLING, M. A. . Conferencia sobre transparencia e controle social. 2011 (Capacitação e educação continuada dos servidores públicos)
    • NERLING, M. A. . Conferencia de Transparencia e Controle Social da Região de Campinas - SP. 2012 (Video educacional)
    • NERLING, M. A. . Educação Fiscal - Aproximação estratégica entre a Administração Tributária e a Universidade. 2014 (Instrutor do seminário nacional de educação fiscal)
    • NERLING, M. A. . Curso EaD-ESAF - Cidadania Fiscal - 40 Questões. 2014 (Elaboração de material metodológico para o sistema de monitoramento e avaliação do pnef)
    • NERLING, M. A. ; RIVILLAS, B. D. . Propuesta de agenda de 4 días de trabalho. 2014 (Capacitação e educação continuada dos servidores públicos)
    • NERLING, M. A. . Revisión Teórica de la propuesta de Diplimado. 2014 (Formação estratégica para gestão de políticas públicas)
    • NERLING, M. A. . Avaliação do Curso EAD Cidadania Fiscal. 2014 (Formação estratégica para gestão de políticas públicas)
    • NERLING, M. A. . A cidade constitucional: Capital da República. 2012 (Ementa de disciplina)
    • NERLING, M. A. . Cidade constitucional II. 2015 (Ementa de disciplina)
    • KUCHENBECKER, A. D. ; NERLING, M. A. . Quem lê vai longe. 2005 (Viagem de estudos)
    • NERLING, M. A. . Superação de limites e unidade da Equipe. 2005 (Formação estratégica para gestão de políticas públicas)
    • NERLING, M. A. ; ANDRADE, D. R. . Cidade constitucional: capital da Repúblical IX. 2015 (Viagemdeestudos)
    • NERLING, M. A. . Processo legislativo: os mitos e algumas verdades. 2015 (Capacitaçãoeeducaçãocontinuadadosservidorespúblicos)
    • NERLING, M. A. ; MIQUELIN, V. L. ; RUBIN, Rudimar . Planajamento orçamentário da transição em Lucas do Rio Verde. 2005 (Capacitação e educação continuada dos servidores públicos)
    • NERLING, M. A. ; ANDRADE, D. R. . A cidade constitucional:Capital da República X. 2016 (Viagemdeestudos)
    • NERLING, M. A. . Educação fiscal e coesão social. 2016 (Ementadedisciplina)
    • NERLING, M. A. ; IGLECIAS, W. T. ; CROZATTI, J. . Ciudad constitucional: Montevideo, Uruguay. 2015 (Viagemdeestudos)
    • NERLING, M. A. . A gestão do conhecimento das políticas públicas do Poder Legislativo. 2016 (Capacitaçãoeeducaçãocontinuadadosservidorespúblicos)
    • NERLING, M. A. ; ANDRADE, D. R. . A cidade constitucional: capital da república XI. 2017 (Viagemdeestudos)
    • MOTA, A. ; ROCHA, E. F. ; NERLING, M. A. . Corpo: conhecimento e compreensão na cidade. 2017 (Ementa de disciplina)
    • NERLING, M. A. . Direito constitucional e administrativo. 2017 (Ementadedisciplina)
    • NERLING, M. A. . Direito financeiro e controladoria do Poder Legislativo. 2017 (Ementa de disciplina)
    • NERLING, M. A. . A cidade constitucional: São Paulo. 2019 (Ementadedisciplina)
    • NERLING, M. A. ; ROCHA, E. F. ; MOTA, A. . Corpo, conhecimento e compreensão na cidade. 2018 (Ementadedisciplina)
    • NERLING, M. A. ; DIAS, G. C. ; SANTOS, A. N. . Estrutura e funcionamento do Estado brasileiro pós-1988. 2020 (Capacitaçãoeeducaçãocontinuadadosservidorespúblicos)
    • ORTEGA, A. ; SILVA, S. P. R. ; NERLING, M. A. . Dicionário de conceitos políticos. 2020 (Capacitaçãoeeducaçãocontinuadadosservidorespúblicos)
    • NERLING, M. A. ; CROZATTI, J. . Educação Fiscal, Tributária e Coesão Social. 2011 (Ementadedisciplina)
    • NERLING, M. A. ; HABERSACK, S. ; MOREIRA, C. R. B. S. . I Oficina de Implementação da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes. 2021 (Formaçãoestratégicaparagestãodepolíticaspúblicas)
    • NERLING, M. A. . Formação de gestores para implementação de políticas públicas de educação. 2006 (Educação continuada e formação de servidores em lucas do rio verde)
  • Projetos de Pesquisa: 22
    • Nome do projeto: Internet para operadores jurídicos (1998 - 1998
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: NERLING, M. A. , MACIEL, C. , WAGNER, M. V. S. , BENITEZ, L. B. F. .
      Descrição: Falamos no advento da Iternet, com salas climatizadas e computadores em rede montados sobre grandes bancadas em salas de aula. Difundir a tecnologia em especial para operadores jurídicos, promovendo o diálogo entre a Ciência da Informação e o Direito, entre dois Cursos da mesma IES.
    • Nome do projeto: Guia do Cidadão (2003 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NERLING, M. A. .
      Descrição: Por meio de uma pesquisa descritiva, levantamos por meio de procedimentos técnicos de documentos e levantamento, incluindo estudo de campo e pesquisa participante, os dados como identificação das organizações do Estado e do Terceiro Setor responsáveis pela implementação de políticas públicas decorrentes dos direitos sociais. O cojunto resultou em um guia da Capital do Estado de Mato Grosso.
    • Nome do projeto: Democracia: Teoria & Prática - Projeto FAPEMAT (2004 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NERLING, M. A. .
      Descrição: Confirmar a hipótese de que a maioria dos alunos do ensino médio desconhecem o conteúdo dos direitos e deveres contidos na Constituição Federal. A pesquisa confirmou a hipótese por meio de ténicas exploratórias com base nos procedimentos técnicos de pesquisa de campo e levantamento junto a maior escola estadual da Capital cuiabana.
    • Nome do projeto: Agência Regulatória, Executiva e De Bacia: A reforma do Estado no setor de água e saneament (2007 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NERLING, M. A. .
      Descrição: Projeto que resultará em cursos de capacitação e de difusão de conhecimentos e práticas em recursos hídricos, voltados para membros de comitês de bacias, funcionários de prefeituras municipais, de órgãos gestores estaduais cujas competências se relacionam com a gestão dos recursos hídricos, organizações da sociedade atuantes na área de recursos hídricos e agências de bacia, estimulando a Rede Nacional de Formação de Capacidades e Extensão Tecnológica para gestão da Água.
    • Nome do projeto: Soberania energética e alimentar (2013 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NERLING, M. A. , BERCOVICI, G. , WITTMAN, H. K. .
      Descrição: Novas perspectivas para o conceito de soberania, interna e externa. Para além do fundamento popular e da soberania externa, importa a esta pesquisa conhecer a natureza jurídica da 'soberania energética' e da 'soberania alimentar'. Dialogar com especialistas nos dois temas, de forma interdisciplinar (direito e sociologia), de forma inter institucional (USP-UBC), amplia a capacidade de compreensão sobre dois temas fundamentais na atualidade e que refletem diretamente sobre o direito público, constitucional, administrativo, financeiro e econômico, brasileiros.
    • Nome do projeto: Teaching, leraning and participate in communities of practice at UBC (2013 - 2013
      Natureza: Outra
      Integrantes: NERLING, M. A. , WITTMAN, H. K. .
      Descrição: Programa de Apoio à Internacionalização da Graduação, da Universidade de São Paulo. Aproximação com a The University of British Columbia, Vancouver - Canadá.
    • Nome do projeto: Fronteiras em Movimento: deslocamentos, produção partilhada do conhecimento e outras dimensões do vivido (2014 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NERLING, M. A. , BAIRON, S. , IOKOI, Z. M. G. .
      Descrição: Os impactos previstos visualizam a construção de conhecimento por meio da interdisciplinaridade. Um conhecimentos que supere os limites dos saberes particularizados que constituem o campo das ciências, valorizando o vivido. O Grupo visa a experimentação articulada e refletida dentro do trabalho interdisciplinar que percorra caminhos metodológicos e empíricos comuns e estabeleça o diálogo constante entre pontos de vista diversos, cujos resultados trazem possibilidades mais eficazes para produzir saberes. A rede, a metodologia, o Banco de Histórias e os resultados analíticos, em sua capilaridade, beneficiarão os cursos de graduação e pós-graduação na USP. A inserção pelo intercâmbio internacional deve estimular 'estudantes migrantes', metodologias e técnicas que permitem analisar resultados dos deslocamentos nas fronteiras em movimento e contribuir para a formulação de alternativas espaciais, culturais e políticas que estejam à altura da complexidade dos problemas das metrópoles e do seu adensamento. O Projeto busca recursos da Fapesp.
    • Nome do projeto: A cidade constitucional (2008 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NERLING, M. A. .
      Descrição: Projeto de duração continuada, estuda, explora e experimenta a superação interdisciplinar das fronteiras entre ensino, pesquisa e extensão. Valorizando o conhecimento cognitivo e atitudinal de adultos, também é uma disciplina de graduação, que figura entre as mais demandadas da Universidade de São Paulo pelo terceiro ano consecutivo (2013, 2014 e 2015). A auto avaliação e o estudo da práxis da gestão desse conhecimento, é objeto de pesquisa com valor científico positivo sobre a ensinagem superior, a pedagogia universitária e a flexibilização curricular. A universidade ajudando no desenvolvimento da personalidade e no prepara da cidadania, para a coesão social e maior reciprocidade entre os cidadãos e o Estado. Como despertar vontade de Constituição e fortalecer a coesão social são os grandes desafios.
    • Nome do projeto: Direito e gestão de políticas públicas (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NERLING, M. A. .
      Descrição: Mudanças na produção e gestão do conhecimento, demandam regulação e desregulamentação na organização do Estado. Novas legitimidades na ciência da formulação, implementação e avaliação, de programas, projetos, atividades e ações públicas estatais e não estatais. O federalismo colaborativo requer reforma do Estado e mudança nas fronteiras do direito administrativo. A mudança da base da juridicidade estatal mostra ventos de mudança no direito administrativo e financeiro brasileiro? Pensar o estado da arte da doutrina, legislação e jurisprudência, no direito administrativo permite enfrentar temas como conceito, natureza jurídica, fins, organização, entes, entidades, órgãos, descentralização, desconcentração da administração pública direta e indireta, estatal e não estatal. Pesquisar para compreender a sociedade, o Estado e o direito administrativo nas ruas e nas instituições. O modelo patrimonialista, burocrático e gerencial, o ato, a função e o processo administrativo: frutos das reformas. O controle interno, externo e social, operacional - licitação, concessão, PPP, consórcio público, serviços públicos, agentes e emprego público, processo administrativo, PAD, LIA, Estatuto, à luz da Constituição, pedagógica orientação. A virtude política, o amor pelas leis e pela pátria e a supremacia que produzir virtudes individuais em um governo confiado a cada cidadão, como convém às democracias, seguirá a trilha interdisciplinar, com hierarquia temática, aliada a transdisciplinaridade do direito constitucional, administrativo e financeiro que dialogam com a gestão de políticas pública. A tradição patrimonialista do velho regime contida nos textos, mentes e coração de inúmeros intérpretes do Decreto Lei 200/67, da Lei 4.320/64. A organização da gestão é fundamental para o controle da Administração Pública na cidade constitucional. Na prática, seria oportuno observar a realidade com os ventos de mudança trazidos pelo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação - Lei 13.243/16 -, que estimula o desenvolvimento científico, a pesquisa, a capacitação científica e tecnológica e a inovação. Incentiva a pesquisa, isenta e reduz impostos para importação de insumos nas empresas do setor, facilita processos licitatórios e amplia o tempo que os professores universitários poderão se dedicar a projetos de pesquisa e extensão. A universidade é o ambiente de ideais, inovação em processos, produtos e serviços, e nos parece oportuno, conveniente e com interesse público, investigar como as fronteiras se movimentam na universidade brasileira com o novo marco regulatório. A cooperação e a colaboração entre entes e entidades públicas, entre o setor público e privado estímulo a atividade de inovação nas Instituições Científica, Tecnológica e de Inovação (ICTs) e nas empresas, inclusive para a atração, a constituição e a instalação de centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação e de parques e polos tecnológicos no País. A competitividade empresarial nos mercados nacional e internacional pode ser incentivada pela constituição de ambientes favoráveis à inovação e às atividades de transferência de tecnologia, e.g. startup; promoção e continuidade dos processos de formação e capacitação científica e tecnológica, fortalecimento da capacidade operacional, científica, tecnológica e administrativa das ICTs, atraindo os instrumentos de fomento e de crédito, bem como sua permanente atualização e aperfeiçoamento, simplificação de procedimentos, na gestão de projetos de ciência, tecnologia e inovação. O controle por resultado e sua avaliação, o poder de compra do Estado para fomento à inovação, o apoio, incentivo e integração dos inventores independentes às atividades das ICTs e ao sistema produtivo, são novas fronteiras e tema atual de interesse do direito administrativo educacional. É o que justifica a pesquisa.
    • Nome do projeto: Por que GESITI? GEstão de SIstemas e Tecnologias da Informação em Hospitais. (2012 - 2015
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: NERLING, M. A. , ALBUQUERQUE, J. P. de , PRADO, Edmir Parada Vasques , Antonio Jose Balloni .
      Descrição: Projeto interinstitucional e multidisciplinar objetivando identificar a forma de gestão da tecnologia da informação em hospitais do Brasil e do exterior, mapear suas necessidades e demandas e prospectar desdobramentos. Com o apoio do Núcleo de Gestão da Informação da Secretaria Municipal da Saúde do Município de Guarulhos - SP, o trabalho consistiu na aplicação de questionário prospectivo - QP -, formando uma base de dados para futuro mapeamento do parque tecnológico nos hospitais brasileiros. Buscamos a caracterização do hospital, os recursos humanos, a gestão estratégica, a pesquisa e desenvolvimento; a inovação tecnológica e investimento; a cooperação para a inovação, competitividade e colaboração para vantagens estratégicas; aquisição de máquinas e equipamentos de TI; base de dados, redes, segurança e telecomunicações; gestão de TI; comércio eletrônico, informações gerais sobre uso de TC e TI; uso internet, negócio eletrônico, custo gasto e característica do sistema implantado, barreiras para o uso da TI, telemedicina, relacionamento com os clientes, prototipagem rápida e gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.
    • Nome do projeto: A cidade constitucional (2007 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NERLING, M. A. , IGLECIAS, W. T. , ANDRADE, D. R. .
    • Nome do projeto: Cadastro de Instrutores Internos (2020 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: NERLING, M. A. .
      Descrição: O Cadastro Nacional de Instrutores Internos é uma ferramenta de integração de informações sobre tutoria e instrutoria no Poder Judiciário e seus parceiros nos demais Poderes da República. O seu objetivo é centralizar informações de magistrados e servidores que tenham interesse em atuar como tutores e instrutores em cursos presenciais e a distância (EaD). As informações do Cadastro ficam à disposição para livre consulta dos órgãos dos três poderes. Os tutores e instrutores que preencherem o cadastro estão cientes que algumas de suas informações ficarão visíveis ao público, que poderão contatá-los, visando a contratação para a atuação em cursos de capacitação.O Cadastro conterá ainda contatos de organizações que atuam na área de capacitação e tenham interesse de deixar suas informações disponíveis para consulta dos órgãos citados.https://www.cnj.jus.br/formacao-e-capacitacao/banco-de-instrutores/
    • Nome do projeto: Cidades Humanas, Inteligentes e Sustentáveis e a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes (2020 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NERLING, M. A. , CARDOSO, J. V. , CORTESE, T. T. P. , SOTTO, D. , SANTOS, A. N. .
      Descrição: O Grupo de pesquisa SmartCityBr espera impulsionar o conhecimento e processos de inovação em gestão inteligente e em participação cidadã nas cidades. É interdisciplinar e acolhe as competências de pesquisadores e profissionais das áreas das ciências sociais, humanas e sistemas de informação. Como resultados e impactos espera-se impulsionar a criação do conhecimento e o processo de inovação e intercâmbio de informações para desenvolver teoria acadêmica de ponta,em sinergia com a academia internacional, na temática das Smart Cities (Cidades Inteligentes), como também desenvolver produtos de inovação para políticas, processos, produtos e serviços em TI, Gestão Pública e Direito para implantação do modelo das Smart Cities no Brasil, considerando o movimento governamental atual no sentido de implantar pilotos nos municípios brasileiros.
    • Nome do projeto: Atividade imaginário das profissões (2020 - 2020
      Natureza: Ensino
      Integrantes: NERLING, M. A. , ANDRADE, D. R. , GOMES, L. F. , CHUBACI, R. Y. S. , OLIVIER, F. C. , MILANESI, P. , LOURENCO, B. H. , FERREIRA, L. V. , JUNQUEIRA, S. R. .
      Descrição: Alunos constroem sua apresenta em grupos heterogêneos e cada grupo trabalha o imaginário social de uma profissão com base nas seguintes questões: quais as atribuições da profissão? como é a formação universitária, o que e onde estudam; como é a vida profissional, como e onde trabalham? quais as contribuições atuais dessa profissão ao SUS e a atenção primária? quais as novas possibilidades de atuação desta profissão? os grupos devem construir um mural síntese das discussões como resultado dessas atividades e depois apresenta-las por 10 minutos a toda a sala. Prof. Nerling responde sobre a profissão do "Gestor de Políticas Públicas". A disciplina se desenvolve ao long de uma semana, M e V,, com alunos e professores das seguintes profissões: educação físcia, enfermagem, fisioterapia, nutrição, saúde pública, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, gerontologia, obstetrícia, obstetrícia, medicinal farmácia, odontologia e gestão de políticas públicas da USP. É uma das mais demandadas disciplinas na matrícula da universidade, com metodologia ativa e inovadora no ensino superior de adultos,
    • Nome do projeto: REDE PARA AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS: CONTROLE LEGISLATIVO DO PLANEJAMENTO E DA TRANSPARENCIA, NAS DESPESAS COM ENSINO, EM CIDADES INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS DE SANTA CATARINA E DE SÃO PAULO (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NERLING, M. A. , GALIMBERTI, M. F. .
      Descrição: Projeto de Pesquisa: clareza dos objetivos (accountability, orçamento, investimento, ensino, coesão social) adequação da metodologia (documental, participante, diagnóstica, propositiva) viabilidade de prazo (primeiro ano para formulação da proposta e formação da rede de pesquisa colaborativa), situação quanto ao estado da arte (levantamento bibliográfico, estudo de caso, experiências reaplicáveis) situação quanto a propriedades intelectuais próprias ou de terceiros (pesquisa colaborativa instituições públicas).
    • Nome do projeto: Cadastro de Instrutores Internos (2015 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: NERLING, M. A. .
      Descrição: É um órgão da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, responsável pelas ações pedagógicas implementadas pelo parlamento catarinense. Um espaço de qualificação profissional, reflexão democrática, formação para cidadania, além de propiciar processos de criação, sistematização e difusão de conhecimentos técnicos especializados na área legislativa. http://escola.alesc.sc.gov.br/talentos/
    • Nome do projeto: Fortalecimento da Educação interprofissional na Universidade e na rede de atenção em saúde do Sistema Único de Saúde (2021 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: NERLING, M. A. , LEONELLO, V. M. .
      Descrição: 01/2020-2021 SOBRE A CRIAÇÃO DE CONSÓRCIOS ACADÊMICOS PARA A EXCELÊNCIA DO ENSINO DE GRADUAÇÃO (CAEG) DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO QUE VISAM A APOIAR PROJETOS QUE CONTEMPLEM ATIVIDADES E INOVAÇÕES E/OU MODELOS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS INOVADORAS DE ENSINO.
    • Nome do projeto: Consórcio Acadêmico para Excelência no Ensino de Graduação (CAEG USP) (2020 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: NERLING, M. A. , ANDRADE, D. R. , LEONELLO, V. M. , GERMANI, A. C. .
      Descrição: CRIAÇÃO DE CONSÓRCIOS ACADÊMICOS PARA A EXCELÊNCIA DO ENSINO DE GRADUAÇÃO (CAEG) DA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO QUE VISAM A APOIAR PROJETOS QUE CONTEMPLEM ATIVIDADES E INOVAÇÕES E/OU MODELOS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS INOVADORAS DE ENSINO.https://prg.usp.br/caeg/
    • Nome do projeto: Descarbonificação da cadeia têxtil e moda e o mercado brasileiro de redução de emissões (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NERLING, M. A. , MENDES, F. D. , ISAAC, M. G. L. V. .
      Descrição: O NAP SUSTEXMODA é um Núcleo de Apoio à Pesquisa constituído e homologado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo (https://prpi.usp.br/nucleos-de-apoio-a-pesquisa-naps/) que tem por objetivo realizar e publicar pesquisas sobre os impactos positivos ou negativos causados à sociedade, à economia e ao meio ambiente pelos processos produtivos da Cadeia Têxtil e da Indústria da Moda.
    • Nome do projeto: Metaversos e educação digital (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NERLING, M. A. , SCHWARTZ, G. .
      Descrição: Pesquisar os Metaversos e seus reflexos na educação digital. Potencializar os padrões e incrementar os resultados das políticas públicas relacionadas ao acesso da população brasileira a recursos, ferramentas epráticas digitais, com prioridade para as populações mais vulneráveis. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULOPROJETO DE EXTENSÃO - DIFUSÃOESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADESESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTESPROGRAMA DE VERÃO EACH 2023METAVERSO DAS ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES: MACH 1.01A INTERNET E A (DE/RE)COLONIZAÇÃO DE SABERES ECONOMIA DOCONHECIMENTO, ESTRUTURA DE REDE E A POLÍTICA NACIONAL DE INCLUSÃODIGITAL INCLUSÃO E EDUCAÇÃO DIGITAL ESCOLARPresidência da RepúblicaSecretaria-GeralSubchefia para Assuntos JurídicosLEI N 14.533, DE 11 DE JANEIRO DE 2023Mensagem de vetoInstitui a Política Nacional de Educação Digitale altera as Leis ns 9.394, de 20 de dezembrode 1996 (Lei de Diretrizes e Bases daEducação Nacional), 9.448, de 14 de marçode 1997, 10.260, de 12 de julho de 2001, e10.753, de 30 de outubro de 2003.O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eusanciono a seguinte Lei:Art. 1 Esta Lei institui a Política Nacional de Educação Digital (PNED), estruturada apartir da articulação entre programas, projetos e ações de diferentes entes federados, áreas esetores governamentais, a fim de potencializar os padrões e incrementar os resultados daspolíticas públicas relacionadas ao acesso da população brasileira a recursos, ferramentas epráticas digitais, com prioridade para as populações mais vulneráveis. A PNED (Política Nacional de Educação Digital - Lei 14.533/23 apresenta os seguintes eixos estruturantes e objetivos: I - Inclusão Digital; II - Educação Digital Escolar; III - Capacitação e Especialização Digital; IV - Pesquisa e Desenvolvimento (PD) em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Ou dominamos o saber moderno, ou nós vamos ser recolonizados, alertou Darcy Ribeiro (1993). Nosso objetivo é considerar sobre o diverso e o inusitado, e sobre as soluções oriundas do vivido a partir da educação digital do nosso tempo. Saber das forças que rondam as relações sociais e políticas, incluído o espaço do ensino; dos métodos e técnicas alternativas frente à evidências cada vez mais insuficientes para manter coesas sociedades tão hierarquizadas. O desafio central está na identificação teórica e na articulação prática da Política Nacional de Educação Digital. Queremos pensar municípios sustentáveis tendo como base a educação digital para as cidades globais; o direito à educação digital, a flexibilização curricular e as metodologias ativas no ensino.
    • Nome do projeto: Introdução ao Georeferenciamento e formação de cadastros unificados (2008 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NERLING, M. A. , LEYH, W. .
      Descrição: http://dtr2004.saude.gov.br/dab/evento/mostra/documentos/oficina_id.pdf
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos sobre Smart Cities (2020 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NERLING, M. A. , MONTEIRO, V. C. C. , PASSADOR, C. S. , CRISTINO, I. .
      Descrição: Grupo de estudos para estudar e debater o tema das Smart Cities.
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Alice Abi Eçab Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades Doutorado
    Carlos Alberto de Cicco Ferreira Filho Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades Doutorado
    Karl Albert Diniz de Souza Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades Doutorado Direto
    Kleider Luciano Barbosa Risso Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades Mestrado
    Laudemir Alves Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades Doutorado
    Natália Regina Oliveira Santos Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades Doutorado
    Regina Rufino Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades Mestrado
    Tamara Correia de Andrade Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades Mestrado