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Michiko Okano Ishiki

    • Possui graduação em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Atualmente é professora associada do programa de graduação e pós-graduação do Departamento de Artes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo e professora colaboradora de pós-graduação do programa de Língua, Literatura e Cultura Japonesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É coordenadora do Grupo de Estudos Arte Ásia (geaa.art.br), com 30 pesquisadores da arte asiática, sobretudo japonesa. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte Japonesa, atuando principalmente nos seguintes temas: arte japonesa, arte nipo-brasileira e cultura japonesa. Curadora da exposição de 21 artistas nipo-brasileiros, Olhar InComum: Japão Revisitado no MON, Curitiba, em 2016 e da exposição de artistas nipo-latinos, Transpacific Borderlands: The Art of Japanese Diaspora in Lima, Los Angeles, Mexico City and São Paulo no Japanese American National Museum, Los Angeles, em 2017/18. Autora do livro Ma: entre-espaço da arte e comunicação no Japão (Annablume, 2011), Manabu Mabe (Folha de S.Paulo, 2013), Anais Oriente-se Ampliando Fronteiras (org.) (Unifesp 2014), Conceitos estéticos: do transtemporal ao espacial na arte japonesa (Unifesp, 2021) e Entre Brasil e Japão, Paris: Helena e Riokai (Galeria 132, 2021).

       

      Links:    

    • Culturas em Contado: Inserção e Decodificação
    • Arte Japonesa
    • Artes, Circulações e Transferências
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    • AVANCINI, A. ; CORDARO, M. N. H. ; OKANO, MICHIKO . Conceitos estéticos: do transtemporal ao espacial na arte japonesa. São Paulo : Unifesp, 2021 . 261p. ISBN: 9786587312132.
    • ALDROVANDI, C. E. V. ; OKANO, M. . Anais do Encontro Internacional de Pesquisadores em Arte Oriental. São Paulo : Universidade Federal de São Paulo, 2014 . 990p. ISBN: 9788566540086.
    • OKANO, M. . Manabu Mabe. São Paulo : Folha de São Paulo, 2013 . 93p. ISBN: 9788581930756.
    • OKANO, M. . Ma- Entre-espaço da arte e comunicação no Japão. São Paulo : Anablumme, 2012 . 217p. ISBN: 9788539104369.
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    • OKANO, MICHIKO . Mono-ha: a poética da relação. Conceitos estéticos: do transtemporal ao espacial na arte japonesa, v. 01, p. 125 - 141, 2021.
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    • OKANO, MICHIKO . O Corpo na Arte de Taiko Contemporâneo. São Paulo : Annablume , 2022 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • OKANO, M. . Transpacific Borderlands: Japanese-Brazilian Artists. Los Angeles : Japanese American National Museum , 2018 (Jornal Digital Discover Nikkei)
    • OKANO, M. . Dô - Caminho da Arte. São Paulo : Editora Unesp , 2013 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • OKANO, MICHIKO . XII Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil. 2019 (Parecer)
    • OKANO, MICHIKO . V Evento de Pós-Graduandos em Estudos Japoneses. 2019 (Parecer)
    • OKANO, MICHIKO . Parecer ad hoc da Revista Restauro ISNN 2527 1814. 2019 (Parecer)
    • OKANO, MICHIKO . Assessoria ad hoc FAPESP. 2021 (Assessoria)
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    • OKANO, M. ; UEHARA, A. R. ; NINOMIYA, M. ; MOTOYAMA, S. ; YAMADA, E. A. ; MURAKAMI GIROUX, Sakae ; SUZUKI, T. ; MUKAI, Y. ; NAMEKATA, M. H. ; ISOTANI, M. ; OKAMOTO, Monica Setuyo ; ONAHA, C. ; SASAKI, E. M. ; DOI, E. T. ; HONDA, H. ; MATSUDA, M. ; KAMISATO, P. A. G. ; SHOJI, R. ; NAKAI, S. ; SATO, S. . CONSELHO EDITORIAL CIENTÍFICO DA REVISTA ESTUDOS JAPONESES NO. 39 (2018). 2018 (Outra)
    • OKANO, M. ; MATSUBARA, L. ; KIKUCHI, Wataru ; NAGAE, Neide Hissae ; HASHIMOTO, S. L. I. ; OTA, J. ; MIYAZAKI, Silvio ; MOTOYAMA, S. ; UEHARA, A. R. ; NINOMIYA, M. . COMISSÃO CIENTÍFICA (CONSULTORIA) DO XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS JAPONESES NO BRASIL E DO XXV ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA JAPONESA. 2018 (Consultoria)
    • OKANO, M. . Parecer sobre artista japonês Akira Shimizu e suas obras. 2019 (Parecer)
    • OKANO, M. . PARECERES (12) - ANAIS DO XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS JAPONESES NO BRASIL E XXV ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA JAPONESA. 2018 (Parecer)
    • OKANO, M. . Revista Epígrafe. 2017 (Parecer)
    • OKANO, M. . Assessoria ad hoc FAPESP. 2011 (Assessoria)
    • OKANO, M. . Assessoria ad hoc FAPESP. 2010 (Assessoria)
    • OKANO, M. . Assessoria ad hoc FAPESP. 2012 (Assessoria)
    • OKANO, M. . Assessoria ad hoc FAPESP. 2013 (Assessoria)
    • OKANO, M. . Assessoria ad hoc FAPESP. 2014 (Assessoria)
    • OKANO, M. . Assessoria ad hoc FAPESP. 2015 (Assessoria)
    • OKANO, M. . Assessoria ad hoc FAPESP. 2016 (Assessoria)
    • OKANO, M. . Assessoria ad hoc FAPESP.. 2017 (Assessoria)
    • OKANO, M. . Revista ARS. 2016 (Parecer)
    • OKANO, M. . Membro do Conselho Consultivo da Revista Estudos Japoneses. 2016 (Parecer)
    • OKANO, M. . Revista Inventário, Revista dos Estudantes do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Bahia. 2015 (Parecer)
    • OKANO, M. . Parcerista da Revista Cultura Oriental. 2015 (Parecer)
    • OKANO, M. . Membro do Conselho Consultivo da Revista Estudos Japoneses. 2015 (Parecer)
    • OKANO, M. . Revista Estudos Japoneses (USP). 2010 (Parecer)
    • OKANO, M. . membro do Conselho Científico do XX Encontro de Professores de Língua, Literatura e Cultura Japonesa. 2010 (Parecer)
    • OKANO, M. . membro do Conselho Científico do XXI Encontro de Professores de Língua, Literatura e Cultura Japonesa. 2010 (Parecer)
    • OKANO, M. . Parecer de artigos para o livro Dô caminho da arte: do Japão ao Brasil. 2011 (Parecer)
    • OKANO, M. ; TANAKA, K. ; TAKAHASHI, J. . Simpósio de Estudos Japoneses no Brasil. 1998 (Elaboracao_de_projeto)
    • OKANO, MICHIKO . Nippo-Brazilian artists of the Japanese Diaspora: cultural transferences of pre and post-war generations. 2022 (Simposio)
    • OKANO, MICHIKO . O Vazio-Intervalo Ma na Arte e Arquitetura Japonesas. 2022 (Conferência)
    • OKANO, M. . Reflexões sobre os rumos da história da arte nipo-brasileira. 2022 (Comunicacao)
    • OKANO, MICHIKO . Transculturality and Hybridity: Nipo-Brazilian Artists. 2021 (Comunicacao)
    • OKANO, MICHIKO . Transnationality in Nikkei Women?s Arts in Brazil.. 2021 (Comunicacao)
    • OKANO, MICHIKO . Japanese Art Traditions in Brazilian Contexts.. 2021 (Conferência)
    • OKANO, MICHIKO . Reflexões sobre o vazio. 2021 (Conferência)
    • OKANO, M. . Arte nipo-brasileira na perspectiva da história global de arte. 2021 (Comunicacao)
    • OKANO, MICHIKO . Arte Asiática no Brasil. 2021 (Comunicacao)
    • OKANO, MICHIKO . Artistas nipo-brasileiros e brasileiros ?japoneizados?. 2021 (Comunicacao)
    • OKANO, MICHIKO . Artistas abstracionistas del Grupo Seibi en Brasil. 2021 (Comunicacao)
    • OKANO, MICHIKO . Between memories and transformations: identities of Nikkei artists in Brazil. 2021 (Comunicacao)
    • OKANO, MICHIKO . Alteeridade e Identidade Nipo-latina. 2020 (Conferência)
    • OKANO, MICHIKO . Ma, arte e espaço japoneses. 2021 (Conferência)
    • OKANO, M. . Jqponismo: o fascínio de ukiyo-e e netsuke no Ocidente. 2014 (Conferência)
    • OKANO, MICHIKO . Arte da China e do Japão. 2018 (Conferência)
    • OKANO, M. . A estética kawaii. 2014 (Outra)
    • OKANO, M. . Palestra sobre o Ma.. 2016 (Conferência)
    • OKANO, MICHIKO . Entre Ocidente e Japão: circulação dos objetos artísticos e da técnica de perspectiva.. 2016 (Congresso)
    • OKANO, MICHIKO . Nipo-Brazilian Artists: identities. 2020 (Conferência)
    • OKANO, MICHIKO . Ma: Percepção do entre-espaço no Japão. 2019 (Outra)
    • OKANO, MICHIKO . Ma: Espaço comnicativo de eventuais relações. 2019 (Outra)
    • OKANO, MICHIKO ; CORDARO, M. N. H. . Collections of Asian Art in Brazil. 2019 (Congresso)
    • OKANO, MICHIKO . Identidad múltiple y ambigua de artistas Nikkei brasileños. 2019 (Simposio)
    • OKANO, M. . Diversidad y ?japonesidad? de los artistas Nikkei brasileños. 2019 (Simposio)
    • OKANO, M. ; CORDARO, M. N. H. ; HAGINO, M. ; TOKESHI, E. ; HIGUCHI, P. ; NAKAMURA, S. . Transpacific Borderlands: the Art of Japanese Diaspora in Lima, Los Angeles, Mexico City and São Paulo.. 2018 (Outra)
    • OKANO, M. . As memórias que não se contam: a obra de Iri e Toshi Maruki.. 2018 (Comunicacao)
    • OKANO, M. . A Coleção Oriental da Fudação Ema Klabin. 2018 (Comunicacao)
    • SATOMI, A. L. ; NAGAI, A. M. ; OKANO, M. . A memória na criação e representação artística. 2018 (Congresso)
    • OKANO, M. . Trans-Pacific Japanese Diaspora Art: Encountering and Envisioning Minor-Transnationalism. 2018 (Simposio)
    • OKANO, M. . Nikkei Artist: diversity. 2018 (Conferência)
    • OKANO, M. . TRANSPACIFIC BORDERLANDS: The Art of Japanese Diaspora in Lima, Los Angeles, Mexico City and São Paulo.. 2018 (Conferência)
    • OKANO, M. . Transpacific Borderlands: The Art of Japanese Diaspora in Lima, Los Angeles, Mexico City and São Paulo. 2018 (Conferência)
    • OKANO, M. . The ambiguity and transnationality of the Brazilian-Japanese artists in Brazil. 2017 (Conferência)
    • OKANO, M. . Diálogo entre Yoko Ono e a cultura japonesa. 2017 (Conferência)
    • OKANO, M. . Dolls: entrecruzamentos e entre-espaços. 2017 (Conferência)
    • OKANO, M. . Entre Ocidente e Japão: circulação dos objetos artísticos e da técnica de perspectiva. 2016 (Comunicacao)
    • OKANO, M. . Bijutsu (Belas Artes): o símbolo da história da ocidentalização do Japão. 2016 (Comunicacao)
    • OKANO, M. . Global Asias: Diversity of Nippo-Brazilian Artists. 2015 (Comunicacao)
    • OKANO, M. . Produtos decorrentes da presença de portugueses no Japão no século XVI: os biombos Namban e os objetos de culto Fumi-e. 2015 (Congresso)
    • OKANO, M. . Nippo-Brazilian Art: Diversity. 2015 (Simposio)
    • OKANO, M. . Entre Portugal e Japão: a arte namban. 2015 (Comunicacao)
    • OKANO, M. . Ma e arte: uma abordagem semiótica e a sua internacionalização. 2015 (Comunicacao)
    • OKANO, M. . Entre o Japão e o Brasil - imagem de bairros multiétnicos. 2013 (Comunicacao)
    • OKANO, M. . Japão e Ocidentee: mobilidade, apropriação e releitura. 2013 (Comunicacao)
    • OKANO, M. . Os artistas nipo-brasileiros: entre o Brasil e o Japão. 2014 (Comunicacao)
    • OKANO, M. . Arte e Culinária Japonesa: similaridades. 2014 (Conferência)
    • OKANO, M. . A estética Kawaii - origem e diálogo. 2014 (Comunicacao)
    • OKANO, M. . A cultura shôjo do Japão. 2014 (Conferência)
    • OKANO, M. . A arte Japonesa além de Ukiyo-e. 2012 (Conferência)
    • OKANO, M. . A ambígua fronteira da Arte Kogei. 2012 (Comunicacao)
    • OKANO, M. . A arte japonesa. 2012 (Conferência)
    • OKANO, M. . Arte Japonesa: além do zen e ukiyoe. 2012 (Conferência)
    • OKANO, M. . ?A mediação Ma: espaço-tempo japonês?.. 2011 (Conferência)
    • OKANO, M. . Anais do XX Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa e VII Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil. 2009 (Comunicacao)
    • OKANO, M. . Japanese Art Studies in Brazil. 2011 (Comunicacao)
    • OKANO, M. . O espaço japonês. 2010 (Comunicacao)
    • OKANO, M. . Fronteira e Diálogo na Arte Japonesa. 2010 (Conferência)
    • OKANO, M. . A presença do signo icônico: ideograma e cultura japonesa. 2003 (Comunicacao)
    • OKANO, M. ; NAKAGAWA, R. M. O. ; NAKAGAWA, F. S. ; SAITO, Cecília Noriko Ito . O Bairro Oriental da Liberdade. 2004 (Comunicacao)
    • OKANO, M. ; NAKAGAWA, R. M. O. ; NAKAGAWA, F. S. . Signo de visibilidade: a orientalização do bairro da Liberdade. 2006 (Comunicacao)
    • OKANO, M. . A leitura semiótico-visual: da visualidade à visibilidade. Orientalidade e orientalização.. 2008 (Comunicacao)
    • OKANO, M. ; NAKAGAWA, R. M. O. ; NAKAGAWA, F. S. ; THRALL, K. ; JOSE, C. L. . A construção da metáfora "Sociedade do Espetáculo" e sua inserção nas Ciências Humanas. 2008 (Comunicacao)
    • OKANO, M. . O ideograma como metáfora da cultura japonesa. 2002 (Comunicacao)
    • OKANO, M. . A sobreposição e a intermediação na cultura japonesa. 2003 (Comunicacao)
    • OKANO, M. . A representação do espaço como reflexo da visão do mundo. 2004 (Comunicacao)
    • OKANO, M. . A visibilidade do invisível: oku, kaiwai e yami. 2006 (Comunicacao)
    • OKANO, M. . A espacialidade intervalar no filme Banshun de Ozu. 2007 (Comunicacao)
    • OKANO, M. . A Exposição Ma: Espace-Temps du Japon - a inserção da imagem do Japão moderno no Ocidente. 2008 (Comunicacao)
    • OKANO, M. . Japão Chanpon: a mistura criativa. 2009 (Comunicacao)
    • NAKAGAWA, F. S. ; NAKAGAWA, R. M. O. ; THRALL, K. ; JOSE, C. L. ; OKANO, M. . A construção da metáfora "Sociedade do Espetáculo" e sua inserção nas Ciências Humanas. 2009 (Comunicacao)
    • OKANO, MICHIKO . Conheça o estilo Japandi, que preza pelo minimalismo e o aconchego. 2021 O Estado de São Paulo
    • OKANO, M. ; TAKAHASHI, J. . Leituras do Corpo II. 2003 (Fundação Japão)
    • OKANO, M. . Mirage. 2002 (Fundação Japão)
    • OKANO, M. . Bunraku - Teatro Tradicional de Bonecos do Japão. 2002 (Fundação Japão)
    • OKANO, M. . Anatomia do Design. 2002 (Fundação Japão/Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP)
    • OKANO, M. . 25ª Bienal Internacional de S. Paulo - Japão. 2002 (Fundação Bienal)
    • OKANO, M. . Cinema e Literatura. 2002 (Fundação Japão/ Centro Cultural São Paulo)
    • OKANO, M. . Cartazes de Hara Kenya. 2001 (Fundação Japão/ Fac. Arquitetura e Urbanismo da USP)
    • OKANO, M. . Cartazes de Fukuda Shigeo. 2001 (Fundação Japão)
    • OKANO, M. . Patrimônio Mundial do Japão. 2001 (Fundação Japão/ Universidade Católica de Santos)
    • OKANO, M. . Land Dreams: A Dança de Yamada Setsuko. 2001 (Fundação Japão/ SESC)
    • OKANO, M. . Life to Share: Graphic Animals - Cartazes de Nagai Kazumasa. 2000 (Fundação Japão)
    • OKANO, M. . Seminário Itinerante de Estudos Japoneses. 2000 (Fundação Japão/ Centro de Estudos Japoneses da USP)
    • OKANO, M. . Cerâmica e Porcelana do Japão - a Geração Emergente. 2000 (Fundação Japão / Museu da Casa Brasileira)
    • OKANO, M. ; TANAKA, K. . Simpósio de Estudos Japoneses no Brasil. 1999 (Fundação Japão)
    • OKANO, M. . Leituras do Corpo. 1999 (Fundação Japão / PUC)
    • OKANO, M. . Rinken Band. 1999 (Fundação Japão)
    • OKANO, M. . 24ª Bienal Internacional de São Paulo. 1998 (Fundação Japão)
    • OKANO, M. . Apresentação de Teatro Noh. 1997 (Fundação Japão / SESC Ipiranga)
    • OKANO, M. . Concerto de Música Erudita Contemporânea. 1997 (Fundação Japão)
    • OKANO, M. . Kahori Fujii e seus Convidados. 2003 (Fundação Japão)
    • OKANO, M. . Leitura do Corpo III. 2003 (Fundação Japão)
    • OKANO, M. . O Apetite do Olhar. 2003 (Fundação Japão)
    • OKANO, M. . Ship in a view. 2003 (Fundação Japão)
    • OKANO, M. . Escritura-Gesto: Pintura-Poema. 2004 (Fundação Japão)
    • OKANO, M. ; TAKAHASHI, J. . Kamekura e o Design Gráfico Japonês. 2005 (Fundação Japão, Instituto Tomie Ohtake, Consulado Geral do Japão)
    • TAKAHASHI, J. ; OKANO, M. . Palestra de Hiroshi Kashiwagi - Kamekura e o Design Japonês. 2005 (Instituto Tomie Ohtake, Fundação Japão, Consulado Geral do Japão)
    • OKANO, M. . Curso de Introdução à Escola de Kyoto. 2005 (Fundação Japão)
    • OKANO, M. . A expressão espacial da enunciação - A cerimônia do chá no Japão. 2005 (Fundação Japao/ PUC SP)
    • TAKAHASHI, J. ; OKANO, M. . Natsu no Tobira - A Porta do Verão (dança-teatro). 2005 (SESC/Fundação Japão)
    • OKANO, M. . Ponto de Encontro: Novas Pesquisas de Estudos Japoneses. 2006 (Fundação Japão)
    • OKANO, M. . I Colóquio sobre o Pensamento Japonês - Um encontro Oriente-Ocidente: o Legado da Escola de Kyoto. 2006 (Fundação Japão)
    • TAKAHASHI, J. ; OKANO, M. . Simpósio de Estudos Japoneses na América do Sul. 2006 (Fundação Japão)
    • TAKAHASHI, J. ; OKANO, M. . O Erotismo do Ser no Mundo: Butoh, a Arte da Não-Dança (palestra de Nourit Masson Sekiné). 2006 (Fundação Japão)
    • OKANO, M. ; TAKAHASHI, J. . O Documentário Japonês e a Produção do Real - palestra da Profa. Lúcia Nagib. 2006 (Fundação Japão)
    • OKANO, M. . Olhares Transversais - Mostra de documentários. 2006 (Fundação Japão)
    • TAKAHASHI, J. ; OKANO, M. . Exposição Design em Diálogo: Braisl-Japão/ Japão-Brasil e palestra de Ricardo Ohtake e Adélia Borges. 2004 (Universidade Anhembi Morumbi/ Fundação Japão)
    • TAKAHASHI, J. ; OKANO, M. . Encontro com os críticos: teatro contemporâneo do Japão. 2004 (Fundação Japão)
    • OKANO, M. ; TAKAHASHI, J. . Partitura de Butô: Palestra de Yukio Waguri. 2004 (Fundação Japão)
    • TAKAHASHI, J. ; OKANO, M. . XXVI Bienal Internacional de São Paulo - Participação Nacional: Japão. 2004 (Fundação Japão)
    • LOPARIC, Zeljko ; GIACOIA JUNIOR, O. ; MICHELAZZO, José Carlos ; SASSI, Vagner ; BASBAUM, Sérgio ; NETO, Antônio Florentino ; OKANO, M. . II Colóquio sobre o Pensamento Japonês. 2007 (Fundação Japão)
    • CARDIAS, Fábio ; DINIZ, E. ; MATSUE, R. Y. ; PORTO, TERESA AUGUSTA MARQUES ; OKANO, M. . Ponto de Encontro: Novas Pesquisas. 2008 (Fundação Japão)
    • OKANO, M. . Gravuras em cena: natureza no mundo flutuante. 2011 (Universidade Federal de São Paulo)
    • OKANO, M. . Viagem à Cunha. 2012 (Universidade Federal de São Paulo)
    • OKANO, M. ; ALDROVANDI, C. E. V. ; LOCHSCHMIDT, M. F. . Encontro Internacional de Pesquisadores em Arte Oriental: Ampliando Fronteiras. 2014 (Programa de Pós-Graduação em História da Arte)
    • CORDARO, M. N. H. ; OKANO, M. . Simpósio Olhares Investigativos sobre a arte japonesa e nipo-latina. 2016 (Universidad de Desarrollo/ Universidad Adolfo Ibanez)
    • OKANO, M. ; ISHIDA, J. . Japão Revisitado: Olhar InComum. 2016 (Museu Oscar Niemeyer)
    • OKANO, MICHIKO . Dia Aberto. 2019 (Universidade Federal de São Paulo)
    • OKANO, MICHIKO ; SANTOS, Y. G. . HIRAI MASATO E ARTISTAS DO COLETIVO CASA YUGAFU ? PENSAR A ARTE COM AS MÃOS―. 2019 (ECA USP; Fundação Japão; GEAA)
    • OKANO, MICHIKO ; SANTOS, Y. G. . Workshop de Artesanato Japonês. 2019 (ECA USP; GEAA)
    • OKANO, M. ; CORDARO, M. N. H. . Ciclo de palestras: Leituras da Arte Japonesa: espaço, figuras e mediação. 2011 (UNIFESP, USP e MASP)
    • OKANO, M. . Peculiaridades da Cultura Japonesa com ênfase na estética. 2009 (Faculdade Messsiânica)
    • OKANO, M. . Peculiaridades da Cultura Japonesa. 2009 (Universidade de São Paulo)
    • OKANO, M. . Espaço e Tempo no Japão: a sua cultura e sua estética. 2009 (Universidade de São Paulo)
    • OKANO, M. . Espaço e Tempo do Japão. 2010 (Faculdade Messsiânica)
    • OKANO, M. ; CORDARO, M. N. H. ; GREINER, C. . Tradições estéticas e cultura contemporânea do Japão. 2016 (Centro Universitátio Maria Antônia)
    • OKANO, M. . Arte Japonesa: além do Zen e do Ukiyo-e. 2015 (SESC)
    • CORDARO, M. N. H. ; AVANCINI, A. ; OKANO, MICHIKO ; FUKUSHIRO, L. F. P. ; NAKAMURA, M. T. ; BARRETO, L. Y. ; SHIMIZU, P. Y. ; ITOCAZO, G. R. ; MORETTO, N. ; MIYASHIRO, R. ; HAMAYA, P. ; FUKUE, S. . Arte Japonesa em Contextos.. 2019 (Escola de Comunicação e Artes USP)
    • OKANO, M. . Espaço e Tempo no Japão. 2010 (Universidade Estadual Paulista Júiio Mesquita FIlho)
    • Nome do projeto: Deslocamentos, Mediações e Traducões: Japão-Ocidente (2011 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OKANO, M. , TAKIGUTI, K. .
      Descrição: Em quatro momentos da história japonesa o Japão teve contato e troca de maneira representativa com o Ocidente: o primeiro com os portugueses no século XVI; o segundo com os holandeses, apesar de restritos, na Era Edo (1603-18680; o terceiro na Era Meiji (1868-1912), fase em que o Japão absorve vigorosamente a cultura ocidental; e o quarto, pós Segunda Guerra Mundial, com a absorção do elementos culturais americanos. Numa direção oposta, o grande foco de atenção do Ocidente pelo Japão é marcado pelo movimento denominado Japonismo, no qual o Japão é foco de atenção no Ocidente no século XIX e as preferências contemporâneas pela arte pop japonesa. A relação mais estreita entre o Brasil e o Japão inicia-se em 1908 com a imigração japonesa e a sua contribuição na área artística é representativa, que conta com uma produção de obras que refletem a tradição japonesa aliada às suas experiências do lado tropical. O projeto pretende contribuir no entendimento dos deslocamentos interculturais, quando um elemento atravessa a fronteira oriente-ocidente, instaura novas mediações e produz traduções ou ainda transcriações, conforme Haroldo de Campos
    • Nome do projeto: Elementos fundamentais da espacialidade nas artes visuais japonesas (2015 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OKANO, M. , CORDARO, M. N. H. , LAINA, J. L. , GIANNOTTI, M. G. , TACASEY, H. , AVANCINI, A. , MIYASHIRO, R. , ITOCAZO, G. R. .
      Descrição: Em abril de 2015, o Grupo de Estudos Arte Ásia decidiu se dedicar a estudar alguns elementos estéticos fundamentais da arquitetura japonesa, escopo que se ampliou para as artes visuais como um todo, não raro abrangendo também aspectos filosóficos e religiosos basilares em sua cultura. Baseando-se numa publicação bilíngue recente (Vocabulaire de la spatialité japonaise Vocabulário da espacialidade japonesa / Nihon no seikatsu kūkan O espaço da vida cotidiana no Japão) em verbetes resultantes de um projeto de pesquisa do Centro Internacional de Estudos Japoneses e da CNRS Centro Nacional de Pesquisas da França, que teve a duração de cinco anos, nosso grupo resolveu aprofundar uma seleção determinada por interesses de projetos particulares de pesquisa dos participantes do grupo. Os encontros são mensais, com apresentações dos resultados das pesquisas, seguindo-se discussão livre.
    • Nome do projeto: Circulações, transferências e hibridismos: Japão e Ocidente. (2016 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OKANO, M. , SHIMIZU, P. Y. , NISHIE, K. , BARRETO, L. Y. , DELAGRACIA, G. .
      Descrição: Os objetos e os homens deslocaram entre Japão e Ocidente provocando transferências de técnicas, temáticas e modos de pensar o mundo. Isso ocorreu principalmente em quatro momentos: com os portugueses no século XVI;com os holandeses na Era Edo (1603­1868); na Era Meiji (1868­1912), fase em que o Japão absorve vigorosamente a cultura ocidental; e pós Segunda Guerra Mundial, com a absorção do elementos culturais americanos. O Ocidente recebe influência japonesa no final do século XIX, marcado pelo movimento denominado Japonismo e as preferências contemporâneas pela arte pop japonesa. No que se refere ao deslocamento entre o Brasil e o Japão, a imigração tem início em 1908 e tem tido uma representatividade na arte brasileira e conta com uma produção de obras que refletem a tradição japonesa aliada às suas experiências do lado tropical. Esta fase do projeto que é uma continuidade do projeto anterior, foca os artistas nipo­brasileiros, alimentado também pela curadoria da Exposição Olhar InComum realizado entre dia 16 de março a 26 de junho de 2016 no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. O projeto pretende contribuir no entendimento dos deslocamentos interculturais, quando um elemento atravessa a fronteira oriente­ocidente, instaura novas mediações e produz traduções ou ainda transcriações, conforme Haroldo de Campos.
    • Nome do projeto: Conceitos estéticos trans-temporais e espaciais: a tradição cultural da cópia e a arte contemporânea no Japão (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OKANO, M. , TAKIGUTI, K. , FARIA, D. , BARRETTO, L. Y. , HORI, Y. , JOB, M. I. , NAKAHARA, A. , MORETTO, N. , KAWAHARA, Y. , NAKAMURA, M. T. , NISHIE, K. , CORDARO, M. N. H. , SHIMIZU, P. Y. , MIYASHIRO, R. , AVANCINI, A. , TACASEY, H. , GIANNOTTI, M. G. , FUKUSHIRO, L. F. P. , LAINA, J. L. , FUKUE, S. , GARCIA, R. M. .
      Descrição: Iniciado em agosto de 2018, o projeto de pesquisa tem por objeto discutir as estéticas ? origens, teorias e práticas ? da cópia e da arte contemporânea japonesa. No final do século XIX, o Japão foi identificado pelo Ocidente como uma nação de copiadores, quando introduziu tecnologia estrangeira, resultando em rápida industrialização e avanço econômico. Ausência de originalidade e autenticidade, questões de deslocamentos e circulações de objetos artísticos e suas relações diacrônicas serão fonte de diálogo com a produção contemporânea. As conexões entre os tópicos serão, portanto, trans-temporais e trans-espaciais, considerando também possível produção relacionada ao Brasil. O referencial teórico terá como ponto de partida as obras: The Culture of Copying in Japan: Critical and historical perspectives, organizada por Rupert Cox, e Japanese Art after 1945: Scream against the sky, de Alexandra Monroe, a serem acrescidas com outras fontes bibliográficas. Os encontros são mensais, com apresentações de resultados de pesquisas individuais em texto escrito e discussões em grupo. Ao final pretende-se publicar livro impresso ou eletrônico com todos os projetos reunidos e editados. Palavras-chave: arte; arte contemporânea japonesa; estética japonesa; cópia; Brasil-Japão.
    • Nome do projeto: Japão: conexões, interações e transnacionalismos (2018 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OKANO, M. , NISHIE, K. , JOBB, M. I. , SANTOS, R. F. , PINTO, F. M. , BARDAOUIL, L. R. A. , FARIA, D. .
      Descrição: Este projeto estuda as conexões e as interações artísticas tanto no eixo diacrônico quanto no sincrônico, tanto temporal quanto espacial, e os transnacionalismos ocorridos entre o Japão e o Ocidente. O contato entre os dois ocorre com a chegada dos portugueses na Era Muromachi (1333-1573), intensificado na Era Meiji (1868-1912) com a abertura dos portos às nações estrangeiras, após mais de 200 anos de reclusão. Os deslocamentos e as intersecções ocorridos no campo artístico, traz um hibridismo com uma mescla de referências tradicionais e contemporâneas ou ocidentais e japonesas. O estudo de artistas nipo-brasileiros traz a questão de identidade e sua representação. Em alguns artistas, há um rico hibridismo, dentro do denominado transnacionalismo da minoria (conceito de Lionnet e Shih), no estabelecimento de relações horizontais.
    • Nome do projeto: A arte da catástrofe e a cultura japonesa (2020 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OKANO, M. , HAMAYA, P. Y. B. , RIBEIRO JR, P. , TSCHOPE, M. , GIBSON, L. , AKSTEIN, J. , ARIANO, H. , MURAKAMI, A. A. , NOGUEIRA, J. B. , GARCIA, R. M. , BARRETTO, L. Y. , VALDEZ, M. A. , ISHIKAWA, E. M. K. , BONANI, J. V. K. , TSUDA, D. , JOB, M. I. , CORDARO, M. N. H. , PINHO, H. O. , FARIA, D. , MACHADO, B. N. A. , YOKOYAMA, A. C. , DRUMMOND, A. A. , NAKAHARA, A. , WOLKOFF, G. , BARDAOUIL, L. R. A. , PINTO, F. M. , SANTOS, R. F. , BARRETO, L. Y. , SHIMIZU, P. Y. , AVANCINI, A. , SAMPAIO, R. .
      Descrição: O projeto de pesquisa do Grupo de Estudos Arte Ásia (GEAA), iniciado em janeiro de 2020, tem por objetivo o estudo da arte da catástrofe, uma busca para analisar e compreender o significado dos acontecimentos desastrosos de grandes proporções. Existem os desastres naturais como terremotos, tsunamis e maremotos ou aqueles causados pelo homem, como é o caso da bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki, e também uma combinação dos dois, que podem ser verificadas no caso de terremoto e acidente nuclear de Fukushima e na recente epidemia do novo coronavírus. O cientista político Mikuriya Takashi especifica a mudança de paradigma no Japão entre os dois acontecimentos: do sengo, longo período do pós-guerra, ao saigo, pós-desastre de Fukushima. Em alguns casos, a arte pode ser a representação do horror, dor, estupor, desesperança, mas também pode refletir a ressignificação de valores, resistência crítica ou ressurgimento de sentimentos como, por exemplo, a solidariedade. Visões e pontos de vista de outros países com experiências trágicas também poderão ser incorporados e relacionados com o Japão.Palavras-chave: arte contemporânea; estética japonesa; tradição cultural; arte da catástrofe; comunicação e linguagem.
    • Nome do projeto: A arte japonesa em conexão (2021 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OKANO, M. , SANTOS, R. F. , PINTO, F. M. , BARDAOUIL, L. R. A. , BONANI, J. V. K. , ISHIKAWA, E. M. K. , NOGUEIRA, J. B. , SPINDOLA, M. J. A. , YZUMIZAWA, A. T. , ALEIXO, D. R. F. .
      Descrição: Este projeto estuda a arte japonesa e suas conexões tanto espacial quanto temporal, no território nipônico ou fora dele, bem como na sua interação com outros países. A arte japonesa é compreendida de modo amplo, sem distinções entre as belas artes e artes aplicadas, incluindo moda, design, artesanato, fotografia, cerâmica, tingimento, cinema, animes, etc. Os diálogos podem ser entre artes de tempos distintos, por exemplo entre obras tradicionais japonesas e modernas ou contemporâneas, bem como de espacialidades diferentes, como as pesquisas sobre as artes da diáspora japonesa.
    • Nome do projeto: Arte japonesa: espacialidades, temporalidades e inter-relações (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OKANO, M. , ALEIXO, D. R. F. , VALDEZ, M. A. , HORI, Y. , BARRETTO, L. Y. , GARCIA, R. M. , NOGUEIRA, J. B. , YZUMIZAWA, A. T. , MURAKAMI, A. A. , BONANI, J. V. K. , ARIANO, H. , AKSTEIN, J. , GIBSON, L. , TSCHOPE, M. , RIBEIRO JR, P. , SAMPAIO, R. , ISHIKAWA, E. M. K. , TSUDA, D. , CORDARO, M. N. H. , BARDAOUIL, L. R. A. , FUKUE, S. , AVANCINI, A. , SHIMIZU, P. Y. , NISHIE, K. , SANTOS, R. F. , PINTO, F. M. , FUKUSHIRO, L. F. P. , HAMAYA, P. Y. B. , WOLKOFF, G. , NAKAHARA, A. , DRUMMOND, A. A. , YOKOYAMA, A. C. , MACHADO, B. N. A. , FARIA, D. , PINHEIRO, S. D. .
      Descrição: O projeto de pesquisa do Grupo de Estudos Arte Ásia, a ser iniciado em fevereiro de 2022, tem por objetivo estudar as conexões e interações que ocorrem a partir de deslocamentos ora no eixo diacrônico, ora no sincrônico, abarcando temporalidades ou espacialidades distintas no que se refere à arte japonesa. Os diálogos estabelecidos enfocam inter-relações que podem ocorrer entre o Japão e outras regiões geográficas, como a relação Oriente-Ocidente ou a arte da diáspora japonesa; entre o Japão em diferentes territórios ou temporalidades, como a conexão entre arte tradicional, moderna ou contemporânea, incluindo-se vários campos artísticos. Pretendemos mapear e pensar como se transporta uma cultura a partir da sua produção e de seu local de origem a outros centros de recepção, como se tem vindo a traduzir transculturalmente o que se entende por arte japonesa e como esta estabelece diálogos com as de outros países, tanto ao lhes servir de inspiração quanto em sua participação de outros intertextos, intratextos, alusões/ comparações ou adaptações (em gêneros, meios e linguagens). Ou, ainda, considerar a recriação do universo japonês em contextos locais. Também pretendemos observar e analisar como a arte japonesa apropria-se das artes de outros países e de outras temporalidades, em movimentos de adaptação e recriação ao longo de tempos e espaços díspares, de maneira análoga à reflexão sobre intertextos, adaptações, e diálogos transculturais e transtemporais. Para tanto, valerá estudarmos alguns conceitos-chave à compreensão da transculturalidade, a qual nos levará à interpretação dos casos particulares destacados pelos pesquisadores ao longo do projeto.
    • Nome do projeto: Laboratório de Pesquisa e Práticas em História da Arte (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OKANO, M. , GOLDSTEIN, I. S. , SPRICIGO, V. P. .
      Descrição: O Projeto de Extensão Pesquisa e Práticas em História da Arte (PexPPHA) é proposto pelos professores do curso de História da Arte e realizado pelos docentes e alunos junto à comunidade. O projeto tem como objetivo experimentar práticas de investigação em variados temas da pesquisa e docência em História da Arte. Com foco na imagem, nos processos e instituições artísticos, no patrimônio, nos museus, exposições e na educação artística, pretende-se realizar diversificadas ações que envolvam alunos, professores e pesquisadores da universidade com a população extra-muros no intuito de divulgar as preocupações teórico-metodológicas que constam nos programas das disciplinas do curso de História da Arte, bem como aproximar a Universidade do seu entorno, desenvolvendo canais de mão dupla de troca de saberes e de investigação.
    • Nome do projeto: Laboratório de Pesquisa e Práticas em História da Arte II (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OKANO, M. , FERNANDES, C. S. , JUSTAMAND, M. , MATOS, Y. A. V. F. .
      Descrição: O Projeto de Extensão Pesquisa e Práticas em História da Arte (PexPPHA) é proposto pelos professores do curso de História da Arte e realizado pelos docentes e alunos junto à comunidade. O projeto tem como objetivo experimentar práticas de investigação em variados temas da pesquisa e docência em História da Arte. Com foco na imagem, nos processos e instituições artísticos, no patrimônio, nos museus, exposições e na educação artística, pretende-se realizar diversificadas ações que envolvam alunos, professores e pesquisadores da universidade com a população extra-muros no intuito de divulgar as preocupações teórico-metodológicas que constam nos programas das disciplinas do curso de História da Arte, bem como aproximar a Universidade do seu entorno, desenvolvendo canais de mão dupla de troca de saberes e de investigação.
    • Nome do projeto: Alteridade e Identidade Nipo-latina (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OKANO, M. , ARAUJO, V. G. , RODRIGUES, J. F. .
      Descrição: Palestra sobre a alteridade e identidade nipo-latina
    • Nome do projeto: Laboratório de Pesquisa e Práticas em História da Arte II (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OKANO, M. , JORGE, M. S. , HOFFMAN, A. .
      Descrição: O Projeto de Extensão Pesquisa e Práticas em História da Arte (PexPPHA) é proposto pelos professores do curso de História da Arte e realizado pelos docentes e alunos junto à comunidade. O projeto tem como objetivo experimentar práticas de investigação em variados temas da pesquisa e docência em História da Arte. Com foco na imagem, nos processos e instituições artísticos, no patrimônio, nos museus, exposições e na educação artística, pretende-se realizar diversificadas ações que envolvam alunos, professores e pesquisadores da universidade com a população extra-muros no intuito de divulgar as preocupações teórico-metodológicas que constam nos programas das disciplinas do curso de História da Arte, bem como aproximar a Universidade do seu entorno, desenvolvendo canais de mão dupla de troca de saberes e de investigação.
    • Nome do projeto: Laboratório de Pesquisa e Práticas em História da Arte II (2022 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OKANO, M. , JORGE, M. S. .
      Descrição: O Projeto de Extensão Pesquisa e Práticas em História da Arte (PexPPHA) é proposto pelos professores do curso de História da Arte e realizado pelos docentes e alunos junto à comunidade. O projeto tem como objetivo experimentar práticas de investigação em variados temas da pesquisa e docência em História da Arte. Com foco na imagem, nos processos e instituições artísticos, no patrimônio, nos museus, exposições e na educação artística, pretende-se realizar diversificadas ações que envolvam alunos, professores e pesquisadores da universidade com a população extra-muros no intuito de divulgar as preocupações teórico-metodológicas que constam nos programas das disciplinas do curso de História da Arte, bem como aproximar a Universidade do seu entorno, desenvolvendo canais de mão dupla de troca de saberes e de investigação.
    • Nome do projeto: VII Encontro de Pesquisas em História da Arte (2022 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OKANO, M. , JORGE, M. S. .
      Descrição: O Encontro de Pesquisas em História da Arte (EPHA) é um evento acadêmico anual organizado por discentes e egressos do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O EPHA se constitui como um espaço de divulgação, diálogo e reflexão acerca de temas da História da Arte e áreas afins e alberga pesquisas acadêmicas de graduandos(as), pós-graduandos(as), pesquisadores(as) e docentes das diversas Instituições Educacionais (IES)/Universidades do Brasil e do exterior, além do público interessado que pode participar como ouvinte.
    • Nome do projeto: Estudo do Cinema Sino-Japonês (2021 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OKANO, M. , JORGE, M. S. .
      Descrição: O curso prevê o estudo de 4 filmes chineses e 4 filmes japoneses sobre temáticas que abordam a família, a criminalidade, as artes marciais, a comédia, a natureza, as relações entre gêneros etc. Os encontros serão desenvolvidos a partir de pesquisas por parte dos debatedores do curso sobre diretor, sinopse e análise do filme. Os inscritos no curso serão convidados a também preparar breves pesquisas sobre os filmes estudados, caso desejem, de modo a contribuir para o debate. Assim, não se trata de um curso hierarquizado, no qual os professores falam e os participantes aprendem, e sim um curso baseado em debates horizontalizados, orientados por professoras da UNIFESP e alguns palestrantes convidados. O conteúdo programático prevê que sejam assistidos filmes chineses e japoneses intercaladamente previamente ao momento do encontro e está baseado em produções modernas e contemporâneas. No que se refere aos filmes chineses, serão abordados os seguintes temas: a política do filho único com o filme Adeus, Meu filho (Xiaoshuai Wang, 2019), criminalidade e gênero noir em O Lago do Ganso Selvagem (Yinan Diao, 2019), o gênero wuxia (artes marciais) na contemporaneidade com Cinzas do Passado Redux (Won Kar Wai, 1994) e a especulacão imobiliária e a desigualdade social a partir de Dead Pigs (Cathy Yan, 2018). Em relação aos filmes japoneses, em diálogo temático ou de gênero com os chineses, serão analisadas e debatidas as seguintes obras: Assuntos de Família (Hirokazu Koreeda, 2018), que trata das relações afetivas de uma família que comete furtos; Portal da Carne (Seijun Suzuki, 1964) sobre um grupo de prostitutas no pós guerra japonês; Princesa Mononoke (Hayao Miyazaki, 1997), pertinente para refletir sobre a relação homem-natureza; e Tampopo - os brutos também comem spaghetti (Juzo Itami, 1985), uma comédia sobre uma mulher determinada a aprender a arte de fazer lamen.
    • Nome do projeto: Japão e China sob o olhar da alteridade (2023 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OKANO, M. , JORGE, M. S. .
      Descrição: O curso prevê a discussão e análise de 3 filmes de temática japonesa e 3 filmes de temática chinesa dirigidos por diretores não originários desses países, de modo que se possa ter uma compreensão da forma como outras cinematografias entendem as culturas japonesas e chinesas. Os filmes serão divididos em 3 eixos temáticos, de modo que em, cada eixo, procuraremos estabelecer um diálogo entre um filme de temática japonesa e um filme de temática chinesa. No primeiro eixo, analisaremos a temática da invasão japonesa e da Segunda Guerra Mundial no Pacífico a partir dos filmes Cartas de Iwo Jima (Clint Eastwood, 2006) e John Rabe (Florian Gallenberger, 2009). No segundo eixo, discutiremos filmes de cinematografias não-hegemônicas, com um filme dirigido pelo iraniano Abbas Kiarostami, Um Alguém Apaixonado (2012), e um filme argentino, Um Conto Chinês (2011), dirigido por Sebastián Borensztein. No terceiro eixo, analisaremos filmes a exibição do chamado orientalismo nos filmes ocidentais, com a discussão dos filmes O Livro de Cabeceira (Peter Greenaway, 1993) e M. Butterfly (David Cronenberg, 1993).Os encontros serão desenvolvidos a partir de pesquisas por parte dos debatedores do curso sobre diretor, sinopse e análise do filme. Os inscritos no curso serão convidados a também preparar breves pesquisas sobre os filmes estudados, caso desejem, de modo a contribuir para o debate. Assim, não se trata de um curso hierarquizado, no qual os professores falam e os participantes aprendem, e sim um curso baseado em debates horizontalizados, orientados por professoras da UNIFESP.
    • Nome do projeto: História da Arte e Educação: Programa de Formação de Professores da Região de Pimentas e seu entorno (2011 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OKANO, M. , ARAUJO, V. G. , HOFFMANN, A. M. P. , PEREIRA, A. L. T. , BRANDAO, A. , DIAS, E. C. , JORGE, M. S. , ARANTES, P. F. , CHEREM, Y. , SQUEFF, L. C. , FONTES FILHO, O. , RUFIONI, M. .
      Descrição: Projeto de extensão e pesquisa, vinculado à Linha de Pesquisa "Conexões em História da Arte" do futuro Mestrado em História da Arte da UNIFESP, voltado à formação de professores da educação infantil, do ensino fundamental e médio, especialmente do Bairro dos Pimentas, em Guarulhos, onde se localiza a Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - UNFESP, para a aplicação da imagem em sala de aula.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
    • Nome do projeto: As características culturais japonesas no animê de Hayao Miyazaki (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OKANO, M. , MORAIS, L. G. , SAIKI, F. , MACHADO, B. A. , KOBAYASHI, E. , COUTINHO, F. , MAFFIOLETTI, A. , FUKUE, S. .
      Descrição: A proposta da pesquisa é analisar diversos aspectos dos animes dirigidos pelo renomado diretor japonês Hayao Miyazaki, produzidos pelo Studio Ghibli, em seus aspectos culturais, simbólicos, estéticos e a relação entre o Japão e o Ocidente. O panorama da filmografia de Miyazaki passeia por temas como a figura feminina, o conceito kawaii, a metamorfose, a memória e o sonho, as cores, o mito, tecnologia e a relação entre homem e natureza.
    • Nome do projeto: Kôgei - o artesanato nipo-brasileiro (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OKANO, M. , MORAIS, L. G. , MACHADO, Bassy , SAIKI, F. .
      Descrição: A proposta da pesquisa é estudar o kogei, artesanato japonês, por meio dos trabalhos desenvolvidos pelos artistas nipo-brasileiros. A pesquisa compreende artistas da área da cerâmica, bonecas, charão, tingimento, esmalte, madeira, metal, papel e tecidos. Pretende-se fazer uma abordagem conceitual da diferença entre kôgei, craft e artesanato, pelo fato de possuírem semânticas diferenciadas pelo seu contexto cultural. Analisa-se as Exposições de Arte Kôgei, realizadas pela comunidade artística japonesa e nipo-brasileira, existente de 1968 a 2006. A área da cerâmica terá um destaque maior na pesquisa por ser aquela que obteve maior difusão na sociedade brasileira. O objetivo da pesquisa, além de estudar a parte conceitual, principalmente no que se refere à diferença entre kôgei e artesanato, é registrar a história dos artistas kôgei, sua tentativa de apresentá-lo e divulgá-lo no território brasileiro.
    • Nome do projeto: Imagens de bairros multiétnicos orientais (2011 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OKANO, M. , FERRARA, L. .
      Descrição: A pesquisa pretende analisar o multiculturalismo que se manifesta em territórios demarcados que se qualificam e identificam com uma cultura distinta do País em que se localiza correlacionado com um fluxo de imigrantes ao espaço e recebem os nomes de Bairro Oriental, Bairro Italiano, Chinatown, etc.. Em tais localidades, os processos tradutórios semióticos gerados entre diferentes sistemas culturais produzem diálogos nas suas fronteiras sígnicas, transformando textos de distintas matrizes culturais e elaborando complexas traduções. Nesse mecanismo, a cultura original perde a sua definição identitária, cria um texto culturalmente híbrido, ao mesmo tempo em que o transforma em lugar (espaço qualificado) o novo território onde se agasalha, produzindo um novo texto. Analisa-se a articulação dos níveis de globalidade e localidade presentes nessas espacialidades e em que medida elas fazem parte da cidade imaginada, isto é, planejadas, projetadas e possuidoras de uma intenção informativa e/ou da cidade imaginária, que se caracteriza pela sua mediação comunicativa, constituindo um espaço vivido. A pesquisa dirige o olhar, portanto, para os processos comunicativos semióticos que geraram e geram essas espacialidades híbridas existentes nas megalópoles mundiais.
    • Nome do projeto: Artistas japoneses e de ancestralidade japonesa na América Latina e Sul da Califórnia (2014 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OKANO, M. , SANCHEZ, G. J. , HIRABAYASHI, L. R. , DAVIS, L. B. , KIM, S. , KURAMITSU, K. , KIMURA, G. , HANAMI, C. .
      Descrição: O Museu Nacional Japonês Americano (Los Angeles) organiza uma pesquisa de artistas modernos e contemporâneos japoneses e de ancestralidade japonesa na América Latina e Sul da Califórnia, expandindo a compreensão do que seja Arte Latino Americana. O projeto engloba desde a grande leva de imigrantes japoneses para o Brasil até o fluxo de okinawanos em Peru, que possuem um complexa identidade cultural. Curadores investigarão como o trabalho de artistas em diferentes lugares como Lima, São Paulo, Tijuana e Los Angeles iluminam as diferenças regionais, as aproximações de gerações e o impacto do transnacionalismo na identidade individual bem como da comunidade.
    • Nome do projeto: Comunicação, Consumo e Memória: Cosplay e Culturas Juvenis (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OKANO, M. , NUNES, M. R. F. , VALENTE, H. A. D. , BIN, M. A. , SANCHES, T. A. , JORGE, A. M. G. , PASQUALIN, V. C. , LIRA, P. M. M. E. , SIVA, W. A. , SA, D. B. , -, G. T. S. , FUKUSHIRO, L. F. P. .
      Descrição: Este projeto refere-se à segunda parte da pesquisa, de mesmo título, desenvolvida junto ao PPGCOM ESPM durante o ano de 2012. Esta segunda parte conta com apoio do CNPq (Edital Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES n. 18/2012 Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas) e com cinco pesquisadores e um estudante vinculados à linha de pesquisa Comunicação, consumo e memória, derivada do Grupo de Pesquisa em Comunicação, consumo e entretenimento (Diretórios de grupo de pesquisa CNPq /PPGCOMESPM), um pesquisador externo (UFPB) e um estudante externo (PUCSP). Comunicação, Consumo e Memória: Cosplay e Culturas Juvenis investiga a cena cosplay nas capitais da região Sudeste do país, como prática comunicativa, de significação e também como uma semiosfera, geradora de sentidos e de múltiplos textos culturais, na perspectiva das estratégias de produção midiática. A pesquisa procura decifrar o modo como os fãs habitam as memórias dos filmes, games ou outros textos culturais que tenham gerado o desejo pelo cosplay, e de que forma a cena cosplay garante sua própria memória e permanência na cultura juvenil, conectada também a outras práticas jovens. Para tanto é necessário averiguar sobre a qualidade ou característica dos laços estabelecidos entre cosplayer e seu personagem de afeto, e ainda, perguntar sobre quais as características das vinculações entre a comunidade de cosplayers. As análises dos festivais e dos encontros, em espaços presenciais, permitem compreender os modos de produção desta cena, os processos de construção de memória e de vínculos, dinâmicas de transmissão e circulação de seus textos culturais conectados às análises de como o consumo de narrativas e personagens podem significar, na produção discursiva dos próprios cosplayers, o cotidiano das culturas juvenis, construindo identidades, identificações, diferenças, relações sociais e políticas.
    • OKANO, M. . Japão: do Pop ao Zen, do Zen ao Pop. 2009 - Mini-curso
    • OKANO, M. . Peculiaridades da Cultura Japonesa. 2010 - Curso de extensão
    • OKANO, M. . Peculiaridades da Cultura Japonesa com ênfase na estética. 2009 - Curso de extensão
    • OKANO, M. . Peculiaridades da Cultura Japonesa com ênfase na estética. 2010 - Curso de extensão
    • OKANO, M. . Espaço e Tempo no Japão: sua cultura e sua estética.. 2009 - Curso de extensão
    • OKANO, M. . Espaço e Tempo no Japão: sua cultura e sua estética.. 2010 - Curso de extensão
    • OKANO, M. . Peculiaridades da Cultura Japonesa. 2009 - Curso de extensão
    • OKANO, M. . Cultura Japonesa e sua estética. 2009 - Mini-curso
    • OKANO, M. . História da Arte e Educação. Programa de Formação de Professores da Região de Pimentas e seu entorno.. 2012 - Curso de extensão
    • OKANO, M. . História da Arte e Educação.. 2013 - Curso de extensão
    • OKANO, M. . Encontro de Pesquisas em História da Arte (EPHA). 2020 - Curso de extensão
    • OKANO, M. . I Jornada Afroasiática de História:10 anos da Primavera Árabe. 2020 - Curso de extensão
    • OKANO, MICHIKO . Revista Prajna. 2021 - Parecer
    • OKANO, M. . História da Arte e Educação.. 2014 - Curso de extensão
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Daniel Ribeiro Fernandes Aleixo Língua, Literatura e Cultura Japonesa Mestrado
    João Víctor Kurohiji Bonani Língua, Literatura e Cultura Japonesa Mestrado
  • Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
    Larissa Casteliani Marinho Falcão Língua, Literatura e Cultura Japonesa Mestrado 22/11/2018
    Gabriela Rocha Itocazo Língua, Literatura e Cultura Japonesa Mestrado 02/05/2018
    Keiko Nishie Língua, Literatura e Cultura Japonesa Mestrado 13/02/2019
    Lizia Maria Ymanaka Barretto Língua, Literatura e Cultura Japonesa Mestrado 08/02/2019
    Felipe Mendes Pinto Língua, Literatura e Cultura Japonesa Mestrado 20/04/2022
    Rafael Felipe dos Santos Língua, Literatura e Cultura Japonesa Mestrado 10/05/2022
    Maria Ivette Job Língua, Literatura e Cultura Japonesa Mestrado 10/06/2021
    Priscila Yanagihara Shimizu Língua, Literatura e Cultura Japonesa Mestrado 06/06/2018
    Cláudia Midori Ideguchi Língua, Literatura e Cultura Japonesa Mestrado 14/02/2023