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Marília Barbara Fernandes Garcia Moschkovich

    • Docente do departamento de Sociologia da FFLCH/USP, na área de Sociologia dos Problemas Sociais Contemporâneos, atua na graduação e na pós-graduação. É coordenadora do "Ímpar: Laboratório de Estudos Críticos da Família", grupo de pesquisa certificado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq do qual é líder. É também fellow na Summer School of Social Sciences do Institute for Advanced Studies de Princeton/New Jersey (EUA) para 2024-2025. Suas principais áreas de pesquisa e interesses atualmente são: estudos críticos da família, estudos de gênero, estudos feministas, sociologia do conhecimento, sociologia da educação superior, desigualdades de gênero na carreira acadêmica, sexualidade/bissexualidade, filosofia feminista e psicanálise, parentesco e pós-parentesco, parentalidades, estudos queer e LGBT, não-monogamia/poliamor. Foi pesquisadora de pós-doutorado no departamento de antropologia da FFLCH/USP, no Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS) entre 2020 e 2022, colaborou com o Instituto Gerar de Psicanálise e foi fellow de pesquisa temática do Mecila (Maria Sibylla Merian Centre - Conviviality-Inequality in Latin America) no mesmo período, pesquisando o uso da categoria "família" em políticas públicas do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos no período de 2019 a 2021. Os resultados desse período de trabalho geraram, entre outros frutos, um paper agraciado com o prêmio Lia Zanotta Machado de Direitos Humanos no 46 Encontro anual da ANPOCS em Campinas/SP, 2022. Em 2020 Foi docente na Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais (FLACSO) no curso de mestrado em Estado, Governo e Política Pública (Rio de Janeiro, RJ). Entre 2018 e 2020 foi fellow da Alexander von Humboldt Stiftung pelo programa Bundeskanzler-Stipendium für Führungskräfte von morgen; desenvolvendo trabalho junto à Berlin Feminist Film Week na área de gênero, violência doméstica, sexualidade, casamento, direitos sexuais e reprodutivos e modelos não-tradicionais de relacionamento e família. Possui Doutorado em Educação na linha de pesquisa Ciências Sociais e Educação da Faculdade de Educação da Unicamp (2018), com período sanduíche no Centre Européen de Sociologie et Sciences Politiques (CESSP) da École des Hautes Études de Sciences Sociales (EHESS) em Paris, França, sob supervisão de Gisèle Sapiro em 2017, e estágio de pesquisa no Museo de Antropología da Universidad Nacional de Córdoba (UNC), na Argentina, sob supervisão de Gustavo Sorá em 2016. Possui mestrado em Educação também na linha de pesquisa Ciências Sociais e Educação da Faculdade de Educação da Unicamp (2013) e Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais (2009) pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. É autora de livros didáticos de Sociologia/Humanidades e projetos de pesquisa para Ensino Médio da Editora Moderna, com circulação pelo PNLD e mercado privado. No passado, foi colunista e freelancer de diferentes sites e meios de comunicação, além de professora de Sociologia no Ensino Médio, professora particular, professora de inglês e assistente de pré-escola.

       

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    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA . Ebisteme: Bissexualidade como epistemologia. São Paulo : Linha a Linha, 2022 . p. ISBN: 9786599344619.
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA . Gaveta [poemas]. Campinas : Urutau, 2017 . p. ISBN: 9788569433651.
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA . Museu da Juventude - Moderna em Projetos. São Paulo : Moderna, 2021 . p. ISBN: 9786557797891.
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA . Alteridade, diversidade e multiculturalismo - Moderna em Projetos. São Paulo : Moderna, 2021 . p. ISBN: 9786557797938.
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA . Comunidades e sonhos coletivos: um projeto de impacto social - Moderna em Projetos. São Paulo : Moderna, 2021 . p. ISBN: 9786557797952.
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA . Pesquisa de Iniciação Científica Júnior: mídia e sociedade - Moderna em Projetos. São Paulo : Moderna, 2021 . p. ISBN: 9786557797914.
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    • Moschkovich, Marília Barbara Fernandes Garcia . Gender differences and inequalities in the Brazilian academic careers. In: 2nd ISA Forum of Sociology , 2012 , Buenos Aires, Argentina. Second ISA Forum of Sociology (August 1-4, 2012). : , 2012.
    • MOSCHKOVICH, M. B. F. G. . Diferenças sociais e práticas de leitura e escrita nas escolas. In: XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Socioloia - Sociólogos do Futuro , 2008 , Rio de Janeiro, RJ. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Sociologia. : , 2008.
    • MOSCHKOVICH, M. B. F. G. . Diferenças sociais e práticas de leitura e escrita nas escolas. In: Congresso Interno de Iniciação Científica - UNICAMP , 2008 , Campinas - SP. Congresso Interno de Iniciação Científica - UNICAMP 2008. : , 2008.
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA . ?Família? e a nova gramática dos Direitos Humanos no governo de Jair Bolsonaro. São Paulo : Mecila Working Paper Series , 2023 (Working Paper)
    • CONNELL, R. ; MOSCHKOVICH, M. B. F. G. . Gênero em termos reais. São Paulo : nVersos , 2016 (Tradução)
    • CONNELL, R. ; PEARSE, R. ; MOSCHKOVICH, M. B. F. G. . Gênero - Uma perspectiva global. São Paulo : nVersos , 2015 (Tradução)
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA . Consultoria de gênero e sexualidade para projeto especial - Nhaí. 2023 (Consultoria)
    • MOSCHKOVICH, M. B. F. G. . Análise de material didático - SM Editora. 2014 (Assessoria)
    • MOSCHKOVICH, M. B. F. G. . Análise de material didático - Editora Saraiva. 2014 (Assessoria)
    • MOSCHKOVICH, M. B. F. G. . Análise de material didático - SM Editora. 2013 (Assessoria)
    • MOSCHKOVICH, M. B. F. G. . Análise de material didático - Abril Educacional. 2013 (Assessoria)
    • MOSCHKOVICH, M. B. F. G. . Análise de material didático - Abril Educacional. 2012 (Assessoria)
    • MOSCHKOVICH, M. B. F. G. . Corpo Manifesto. 2015 (Consultoria)
  • Apresentações de Trabalho: 7
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA . A família pode ser uma política pública?. 2023 (Seminário)
    • FERNANDES, R. ; MEDRADO, A. ; MOSCHKOVICH, MARÍLIA . Mesa: Novas formulações afetivas. 2023 (Congresso)
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA . A teoria feminista por trás de 'Barbie'. 2023 (Conferência)
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA ; RUVITUSO, C. . Feminist Gender Wars: how did ?gender? become popular?. 2021 (Conferência)
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA . A bissexualidade como epistemologia: uma teoria bissexual para olhar o mundo. 2021 (Conferência)
    • MOSCHKOVICH, M. B. F. G. . Carreira acadêmica: vantagem feminina? ? Um estudo de gênero na carreira docente da Unicamp. 2011 (Comunicacao)
    • MOSCHKOVICH, M. B. F. G. . Gênero na carreira acadêmica brasileira: desigualdades e transformações recentes. 2011 (Outra)
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA ; ALTMAN, B. . A monogamia deve morrer?. 2021 Opera Mundi Youtube
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA . A família como fator político à direita e à esquerda. 2021 Teatro do Fim do Mundo - Youtube
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA ; MORAES, M. L. Q. ; SOUZA, R. ; ATTAB, I. . O que é o feminismo marxista?. 2020 TV Boitempo - Youtube
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA ; NETTO, J. P. ; ANTUNES, R. ; MASCARO, A. . Tudo sobre Engels. 2021 TV Boitempo - Youtube
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA ; ARAUJO, A. B. ; CAMPOS, L. . A revolução das mulheres: origens do 8 de março. 2022 TV Boitempo (Youtube)
    • MOSCHKOVICH, M. B. F. G. . Libre Cast #0 (piloto). 2018 Podcast
    • MOSCHKOVICH, M. B. F. G. . Libre cast #1. 2018 Podcast
    • MOSCHKOVICH, M. B. F. G. ; MIZANZUK, I. . Aquela que sacou tudo já em junho de 2013 - AntiCast ep.326. 2018 Podcast
    • MOSCHKOVICH, M. B. F. G. . Mobilizações e juventude - programa Câmara Ligada. 2013 Televisão - Tv Câmara
    • MOSCHKOVICH, M. B. F. G. . Desigualdade de gênero na carreira acadêmica - Miseal Brasil. 2013 youtube
    • MOSCHKOVICH, M. B. F. G. ; MIZANZUK, I. ; FERNANDES, S. ; ANDRADE, Z. F. ; CARVALHO, J. . Karl Marx Vida e Obra - Anticast ep.336. 2018 podcast
    • MOSCHKOVICH, M. B. F. G. ; MIZANZUK, I. ; FERNANDES, S. ; ANDRADE, Z. F. ; CARVALHO, J. . Marx e os Marxismos - Anticast ep.337. 2018 Podcast
    • MOSCHKOVICH, M. B. F. G. ; ANDRADE, Z. F. . Divisão Sexual do Trabalho - Revolushow: Dicionário Marxista 005. 2019 Podcast
    • MOSCHKOVICH, M. B. F. G. ; BARROS, T. Z. ; ANDRADE, Z. F. . França emputecida? - Revolushow 31. 2019 Podcast
    • MOSCHKOVICH, M. B. F. G. ; ANDRADE, Z. F. ; COUTINHO, L. . Organizando-se politicamente. 2018 Podcast
    • MORAES, M. L. Q. ; BORGES, R. ; MOSCHKOVICH, MARÍLIA . Diálogos com Marx - Marx e o Feminismo. 2018 Youtube - TV Boitempo
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA ; BERLINER, C. ; PEDROSO, M. ; AMBRA, P. . Ocupação Psicanálise - Feminismo e Psicanálise. 2018 Youtube - Instituto Gerar
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA ; HERMETO, A. ; PINHEIRO, M. R. . Podemos falar em desigualdade de gênero na academia? - Seminário Maneiras Trágicas de Matar a Trajetória Acadêmica de Uma Mulher. 2017 Youtube - grupo Crítica e Dialética / Filosofia FAFICH-UFMG
    • MOSCHKOVICH, M. B. F. G. ; SILVA, M. . Encontro de pesquisas sobre gênero e sexualidade NUSS-IMPAR. 2024 (NUSS/UFC e ÍMPAR/USP)
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA ; CARUSO, J. ; TORRES, M. B. ; LOURENCO, A. O. ; SORIANO, T. C. ; PALHA, A. Z. B. ; MEDEIROS, E. V. ; IACONNELLI, V. ; FERNANDES, R. ; SOUZA, B. L. C. ; DOGUE, F. M. ; ZAGO, M. C. . Seminários Abertos do Ímpar. 2024 (Ímpar - Laboratório de Gênero, Sexualidade e Estudos Críticos da Família)
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA ; COSTA, V. F. ; RODRIGUES, C. . ST155 - Fazendo Gênero, 30 anos depois. 2021 (Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Seminário Internacional Fazendo Genero 12)
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA . A política da 'Mãe'. 2021 (Revista Cult)
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA . Metacurso: um curso de dar cursos. 2021 (Organização independente)
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA . Não-monogamia: da prática à teoria. 2021 (Organização Independente)
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA . Des(cons)truindo a Família. 2021 (Organização independente)
    • RODRIGUES, C. ; MOSCHKOVICH, MARÍLIA . Judith Butler por Carla Rodrigues [mediação]. 2021 (SESC-SP e Editora Boitempo)
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA . Introdução aos Estudos Críticos da Família. 2022 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • MOSCHKOVICH, M. B. F. G. . Sexo, gênero e feminismo. 2014 (oGangorra / Cinese)
    • MOSCHKOVICH, M. B. F. G. . O que pensam as feministas?. 2014 (oGangorra / Cinese)
    • MOSCHKOVICH, M. B. F. G. . Feminismo e Intersecionalidade. 2014 (oGangorra / Cinese)
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA . Des(cons)truindo a Família. 2020 (Instituto Gerar de Psicanálise)
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA ; MACHADO, B. A. . Feminismo Marxista. 2020 ()
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA . Perspectivas LGBTQIA+ no ciclo gravídico-puerperal. 2020 (Instituto Gerar de Psicanálise)
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA . Perspectivas LGBTQIA+ no ciclo gravídico-puerperal. 2021 (Independente)
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA . Des(cons)truindo a Família. 2020 (Instituto Gerar de Psicanálise)
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA . Feminismo: vertentes, correntes e outros entes. 2020 (Independente)
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA ; MACHADO, B. A. . Feminismo Marxista. 2021 (Independente)
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA . Bourdieu: uma introdução. 2020 (Revista Cult)
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA ; NETTO, J. P. ; ANTUNES, R. ; MASCARO, A. ; FONTES, V. ; QUARTIM, M. L. ; FERNANDES, S. ; COGGIOLA, O. . Curso Livre Marx-Engels: 200 anos de Engels. 2020 (Editora Boitempo)
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA . Bourdieu: uma introdução. 2021 (Revista Cult)
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA . Oficina Construindo Um Projeto de Pesquisa. 2021 (Independente (Sympla))
    • MOSCHKOVICH, M. B. F. G. ; ALVES, H. ; IPOLITO, J. . Feminismo negro & Transfeminismo. 2014 (oGangorra / Cinese)
    • MOSCHKOVICH, MARÍLIA . Práticas na escola - Ciências humanas e sociais aplicadas. 2020 (Livro didático)
    • GAAG, N. V. D. ; MOSCHKOVICH, MARÍLIA . Gender Journey: A youth empowerment toolkit. 2009 (Material de apoio para políticas públicas)
    • Nome do projeto: Desigualdades sociais e práticas de leitura e escrita nas escolas (2007 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOSCHKOVICH, M. B. F. G. .
      Descrição: A pesquisa de iniciação científica financiada pelo PIBIC-Unicamp/CNPq realizou um estudo etnográfico de duas salas de aula de segundo ano em duas escolas de ensino fundamental no distrito de Barão Geraldo, em Campinas - SP. Partindo da indagação acerca das possibilidades de se compreender o sistema educacional brasileiro como um sistema segmentado nos moldes propostos por Fritz Ringer a partir de um debate bourdieusiano, o trabalho de campo foi organizado para comparar duas escolas com estruturas e condições de trabalho muito semelhantes, porém que atendessem famílias de diferentes grupos sociais. A orientação foi de Ana Maria Fonseca de Almeida.
    • Nome do projeto: Recepção do conceito de gênero no Brasil (2014 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOSCHKOVICH, M. B. F. G. .
      Descrição: Entre sua formulação nos Estados Unidos em 1975 e seu atual status de legitimidade na América Latina e, especificamente, no Brasil, o conceito de gênero percorreu diferentes caminhos e viveu uma variedade de dinâmicas e movimentos nas ciências humanas e sociais. O que conecta esses dois momentos? Como se produziu essa legitimidade? Que estratégias os diferentes agentes usaram frente a uma nova proposta teórico-prática? Que forças sociais mais amplas atuaram conformando e direcionando as respostas locais a essa inovação teórica das ciências sociais? Essas são algumas questões que orientam o projeto de pesquisa. Trata-se, também, de observar sociologicamente a produção e circulação de ideias no contexto de um sistema global desigual de produção científica. A pesquisa que se iniciou com a tese de doutorado "Feminist Gender Wars" deve ser expandida, compreendendo especificidades de mais países latinoamericanos além do Brasil (foco da referida tese, orientada por Ana Maria Fonseca de Almeida na Unicamp), e refletindo sobre a recepção e circulação do conceito de gênero também no campo político e na mídia.
    • Nome do projeto: Teto de vidro ou paredes de fogo? - Um estudo sobre gênero na carreira acadêmica e o caso da Unicamp (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOSCHKOVICH, M. B. F. G. .
      Descrição: Estudos sobre gênero e sua influência na construção das carreiras acadêmicas têm revelado que as mulheres se encontram numa situação de desvantagem substantiva nesse espaço profissional. Examinando a questão em países como Estados Unidos, Inglaterra, França, Holanda e Austrália, esses estudos atribuem tal desvantagem principalmente à oposição socialmente construída entre exigências das esferas profissional e doméstica e ao peso que a percepção subjetiva do valor do trabalho desempenhado por homens e mulheres tem nos processos de contratação e promoção. Esta pesquisa oferece uma contribuição para essa área de estudos, tomando como objeto a carreira acadêmica numa grande universidade pública brasileira - a Universidade Estadual de Campinas. Seu interesse é estudar uma carreira na qual esses dois elementos encontram-se, pelo menos parcialmente, eufemizados: em primeiro lugar, as mulheres que ingressam na carreira acadêmica nessa universidade podem pagar por trabalho doméstico remunerado e, dessa forma, reservar uma parte maior do tempo disponível para o trabalho científico. Em segundo lugar, a carreira acadêmica nas universidades públicas brasileiras, por se configurar como uma carreira do funcionalismo público, são submetidas a regras mais impessoais no que diz respeito à contratação e promoção. Além disso, no caso das universidades estaduais paulistas, que gozam de autonomia administrativa e orçamentária, os critérios que presidem as contratações e a promoções são definidos de maneira colegiada. Os resultados mostraram que: (i) as mulheres não se encontram em desvantagem sistemática para chegar ao cargo mais alto da carreira; (ii) o sexo está atrelado a certos padrões de trajetória profissional, as mulheres apresentando, por exemplo, circulação internacional e bolsas produtividade com menor frequência do que os homens; (iii) as exigências sociais com relação ao cuidado com filhos e com parentes mais velhos recaem ainda sobre as mulheres; (iv) o gênero representa uma série de limites anteriores, e outros diretamente ligados à carreira acadêmica para as mulheres brasileiras, limites esses que tornam as trajetórias das mulheres significativamente mais 'tumultuadas' do que a dos homens, mesmo quando comparados apenas docentes que chegaram a posições de bastante reconhecimento em suas áreas. Esta pesquisa foi realizada como investigação principal de mestrado, e orientada por Ana Maria Fonseca de Almeida.
    • Nome do projeto: Feminist love talks: gender inequality, domestic violence and traditional relationship models (2018 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOSCHKOVICH, M. B. F. G. .
      Descrição: A pesquisa foi realizada em parceria com o festival Berlin Feminist Film Week entre 2018 e 2020 como parte do programa German Chancellor Fellowship for Tomorrow's Leaders da Fundação Alexander von Humboldt junto à chancelaria da República Federal da Alemanha. A partir de referências bibliográficas, foram sistematizadas novas hipóteses sobre a relação entre violência doméstica, violência conjugal e modelos tradicionais de relacionamento e família, por meio de uma perspectiva orientada à igualdade de gênero. O trabalho resultou na construção de um site, na realização de podcasts temáticos de divulgação científica e na curadoria de filmes brasileiros para a edição de março/2020 do festival, além de debates associados à exibição desses filmes durante o evento.
    • Nome do projeto: A new grammar for human rights public policy production: gender, sexuality and race in Bolsonaro's government (2021 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOSCHKOVICH, M. B. F. G. , TEIXEIRA, J. M. , PINHEIRO-MACHADO, R. , FASSIN, E. .
      Descrição: Jair Bolsonaro?s government, which started in 2019 in Brazil, can be understood as an exemplary case of multiple contemporary conservatism phenomena experienced globally with different manifestations in each country: the increase in tensions around the democratic State model, the strength of conservative religious groups in public policy production spaces, the growth of anti-scientific discourses in political struggle etc. One of the main contributions of this proposal is the understanding that the current conservative expressions in the political field, exemplified but not restricted to Bolsonaro?s government, seem to stand out from past conservative tactics especially in what concerns the role of Human Rights in its strategy: nowadays, the space of Human Rights public policy production and discourses is a central arena for conservative groups, who have managed to connect the language of conservative politics to the need of disputing the Human Rights agenda, imposing a new grammar to such dimension of public life, while reaffirming principles that are actually opposed to what had been previously established as consensus as to what Human Rights mean. Among such consensus, in the case of Bolsonaro?s government, race, gender and sexuality seem to have a central role. The case of the Ministry of Women, Family and Human Rights, led by Damares Alves, is an example of this process. From a systematic critical assessment of this ministry?s actions during the first two years of Bolsonaro?s government (2019-2020), this work intends to identify the main terms of such dispute (here being called ?a new grammar?), estimating its possible impacts for the future of Human Rights public policy production in Brazil, which are fundamental in the intermediation of inequality-conviviality relations in the country. Thus, this Working Group will dedicate to two main activities: the articulation and joint systematization of two years of collected data from the junior researchers? previous works, and the production of an article to be published in at least two languages (English and Portuguese), presenting such results to the national and international scientific communities.
    • Nome do projeto: A pedagogia moral da família como política pública: o programa Famílias Fortes do governo federal aos municípios (2022 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOSCHKOVICH, M. B. F. G. , LAVALLE, A. G. .
      Descrição: Desde o início do governo de Jair Bolsonaro, a família vem sendo objeto prioritário depolíticas públicas, como parte de uma tática que concretiza políticas públicas anti-gênero, nasarenas políticas ligadas ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e suaSecretaria Nacional da Família. Uma de suas principais ações é o programa Famílias Fortes,que aposta na educação parental como ferramenta para solucionar problemas sociais. Estapesquisa analisa a implementação desse programa em municípios do estado de São Pauloorientada por dois eixos: (i) um mapeamento da elaboração brasileira do programa (e seuconteúdo concreto de educação parental), que é originalmente vendido por uma ONGestadunidense; (ii) uma análise do processo de adesão dos municípios por meio de seus gestores,refletindo sobre as maneiras como essa política pública federal é acolhida ou modificada nesseprocesso. A hipótese central da pesquisa é a de que, nesse contexto, há um projeto específicode Estado e de política pública em disputa, que transfere a resolução de problemas sociais paraa esfera individual e moral da vida, apagando desigualdades (especialmente de gênero). Apesquisa será realizada com métodos mistos, incluindo análise documental, prosopografia,entrevistas etnográficas e dados estatísticos de fontes secundárias.
    • Nome do projeto: A pedagogia moral da família: uma análise crítica do programa Famílias Fortes e os usos da família em políticas públicas no Brasil (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOSCHKOVICH, M. B. F. G. , SORIANO, T. C. .
      Descrição: Durante o governo de Jair Bolsonaro, a família foi objeto prioritário depolíticas públicas de Direitos Humanos, como parte de uma tática que concretiza políticas públicas anti-gênero, nas arenas políticas ligadas ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e suaSecretaria Nacional da Família. Uma de suas principais ações foi o programa Famílias Fortes,que apostava na educação parental como ferramenta para solucionar problemas sociais. Apesquisa analisa o programa orientada por dois eixos: (i) um mapeamento da elaboração brasileira do programa (e seu conteúdo concreto de educação parental), que é originalmente vendido por uma ONGestadunidense; (ii) uma análise da adesão de municípios, organizações e cidadãos ao programa. A hipótese central da pesquisa é a de que, nesse contexto, há um projeto específicode Estado e de política pública em disputa, que transfere a resolução de problemas sociais paraa esfera individual e moral da vida, apagando desigualdades (especialmente de gênero)
    • Nome do projeto: Ímpar - Laboratório de Estudos Críticos da Família (2023 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: MOSCHKOVICH, M. B. F. G. , CARUSO, J. , FERNANDES, R. , GRAZIUSO, B. , TORRES, M. B. , MEDEIROS, E. V. , AQUINO, R. D. G. , SORIANO, T. C. , LOURENCO, A. O. , SOUZA, B. L. C. , DOGUE, F. M. , ALVES, J. R. B. , BARROS, D. R. , REBELO, F. P. , MOREIRA, M. M. , ARAUJO, T. M. N. , COSTA, V. H. F. .
      Descrição: Ímpar o estranho, o deslocado, o que sobra na conta justinha e bem organizada de um sistema binário. Aquilo que não cabe. O que extrapola. A antítese do par. O que recusa. Este é o nome desse novo laboratório de estudos e pesquisas da incipiente área de Estudos Críticos da Família. O ÍMPAR é uma conexão, um espaço de troca criativa entre pesquisadores, autores e ativistas de diversas disciplinas e movimentos políticos que produzem conhecimento crítico sobre os processos sociais que sustentam a instituição Família em sua atual posição como mecanismo privilegiado de operação da vida social. Quais as implicações dessa característica das sociedades contemporâneas? Como essa instituição foi construída e tomou esse lugar? Quais seus principais pilares? É possível desmontá-los? Essas são apenas algumas das perguntas que as trocas e conexões do ÍMPAR pretendem explorar. Registrado e certificado como grupo de pesquisa no diretório de grupos de pesquisa do CNPq, o laboratório inclui pesquisadoras colaboradoras e associadas em diferentes fases de construção da carreira de pesquisa, além de estudantes de graduação e mestrado.
    • Nome do projeto: Currículo dinâmico (2023 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: MOSCHKOVICH, M. B. F. G. , AQUINO, R. D. G. .
      Descrição: Este é um projeto experimental de inovação didática e pedagógica para Ensino Superior. Com base na proposta de currículo dinâmico em disciplinas de graduação e pós, o projeto pretende sistematizar uma nova proposta auxiliada por um aplicativo com inteligência artificial. Modelado a partir de redes complexas, o aplicativo funcionará como um assistente para elaboração e execução de programas de disciplinas de graduação e pós que sejam baseadas em leituras de artigos, livros e capítulos (como é o caso frequentemente nas Ciências Sociais e Humanidades). Trata-se de uma tecnologia pedagógica que oferece aos estudantes maior autonomia na construção da sua própria trajetória de leitura, enquanto mantém o controle do docente sobre conteúdos mínimos comuns a toda a turma. Na primeira fase (2023-2025), o currículo dinâmico é aplicado em disciplinas (com avaliações sistemáticas e aprendizado sobre sua eficácia e aplicação), junto a revisões bibliográficas sobre o tema. Enquanto isso, as bases da construção do sistema de recomendação são criadas e testadas. Na segunda fase (2025-2027), os primeiros dados são coletados para alimentar o aplicativo e os primeiros testes são realizados. Na terceira fase (2027) os ajustes finais são feitos e um lançamento oficial do aplicativo em código aberto está previsto.A partir do uso do aplicativo em versões beta em salas de aula, serão produzidos pelo menos dois artigos - um técnico, da área de computação, que versará sobre a modelagem do sistema; e um teórico, da área de pedagogia/educação superior, que discorrerá sobre as maneiras como o próprio conceito de aula e de currículo podem ser dinamizados a partir da experiência.
    • Nome do projeto: Estudos Críticos da Família (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOSCHKOVICH, M. B. F. G. , TORRES, M. B. , SORIANO, T. C. , LOURENCO, A. O. , SOUZA, B. L. C. , DOGUE, F. M. .
      Descrição: A investigação de caráter teórico se concentra sobre a produção interdisciplinar das Ciências Sociais e Humanidades que examinou, até o presente, a instituição familiar. Os principais conjuntos de trabalhos analisados dizem respeito à Antropologia do Parentesco e do Pós-Parentesco, à Sociologia da Família e à Psicanálise, complementados pela História, pela Filosofia e outras disciplinas. O objetivo da análise é construir novas contribuições teóricas que permitam deslocar o entendimento da instituição familiar e seu papel na operação da vida social, de maneira a desnaturalizar sua presença e identificar particularidades, situando-a como uma forma particular de parentesco, e indagando acerca de seu papel na construção de outras instituições sociais, como o Estado, e do próprio campo simbólico de base da visão de mundo em sociedades de matriz simbólica ocidental.
    • Nome do projeto: Ebistemes: sexualidades e mononormatividades (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOSCHKOVICH, M. B. F. G. .
      Descrição: A pesquisa de caráter teórico procura sistematizar dispositivos analíticos que contribuam na elaboração de uma teoria das sexualidades não-mononormativas, como a bissexualidade ou os relacionamentos múltiplos concomitantes (não-monogamia e outros modelos), a travestilidade, a não-binariedade etc. Em um segundo plano complementar e mais geral, a investigação procura também compreender a relação entre os princípios simbólicos organizadores da vida social e as práticas sexuais, indagando acerta da produção de identidades e outros processos essenciais para a formação do laço social e as dinâmicas que operam sociedades de matriz simbólica ocidental.
    • Nome do projeto: Presenças e ausências: Gênero, raça e transformações nos programas de disciplinas do Departamento de Sociologia da FFLCH/USP (1998-2018) (2024 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: MOSCHKOVICH, M. B. F. G. , SOUZA, B. L. C. , OKORI, B. L. .
      Descrição: As decisões acerca do currículo no Ensino Superior carregam consigo uma série de disputas entre diferentes pontos de vista acerca da formação profissional de cada área. A Sociologia não é exceção. No caso da Universidade de São Paulo, tais decisões têm um peso significativo para o contexto nacional ligado à formação profissional em Ciências Sociais e em Sociologia: trata- se de uma universidade que se encontra historicamente em posição dominante no campo das ciências sociais brasileiras. É possível dizer que esse espaço de poder e prestígio historicamente vinha sendo ocupado por grupos restritos e homogêneos no que dizia respeito a marcadores raciais e de gênero, situação que vem se transformando nos últimos 20 anos. Uma das questões centrais nas reivindicações de democratização do acesso às universidades é justamente o impacto epistêmico que a diversidade racial e de gênero seria capaz de fomentar. Para mapearpossíveis transformações nesse aspecto do currículo de Ciências Sociais da FFLCH/USP, o presente trabalho se debruçará sobre um arquivo digital com todos os programas de disciplinas de graduação do Departamento de Sociologia ministradas entre os anos de 1998 e 2018. O trabalho se centrará sobre a questão da diversidade racial e de gênero entre os autores e autoras escolhidos para compor o currículo, buscando fornecer dados consolidados às decisões de ensino que possam ser tomadas pelo departamento nesse sentido nos próximos anos.
    • Nome do projeto: Grupo de escrita I (2024 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: MOSCHKOVICH, M. B. F. G. .
      Descrição: Este projeto oferece apoio à escrita acadêmica a partir dos textos originais elaborados por estudantes da disciplina de Sociologia III em 2024 para a prova final. Todos os estudantes com notas 8 ou superior foram convidados, após o fechamento do semestre, a participarem do grupo para elaboração de ensaio ou artigo a partir do texto da prova. O projeto terá duração de 6 meses a 1 ano e prevê o envio de bons textos autorais para publicação em revistas de graduação. O projeto é um piloto para organizar aprendizados didáticos sistemáticos que possam ser compartilhados com os demais docentes do curso e de outros cursos e universidades futuramente, para refletir sobre as práticas de avaliação na graduação.
    • Nome do projeto: A Família, entre o Gênero e a política: Circulação de discursos e produção de políticas públicas de direitos humanos no brasil contemporâneo (2020 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOSCHKOVICH, M. B. F. G. .
      Descrição: Em 2019, o Brasil passou a ter um Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), trazendo a Família para o campo dos Direitos Humanos (DH). A mudança, feita no início do mandato de Jair Bolsonaro, é tomada aqui como uma pista para investigar mais a fundo uma ruptura que impactou diretamente as políticas públicas de DH, e que pode ser analisada como parte de um projeto político no qual essa área vem ocupando um lugar central e estratégico. A hipótese central que baliza este projeto é a de que a instituição ?família? aparece nesses discursos tanto como objeto das políticas públicas (feitas para ?preservá-la?), quanto como solução para os problemas que a afetam. Embora tanto a polissemia do termo ?família?, quanto a instituição familiar e seu lugar nas políticas públicas venham sendo temas estudados por diversas áreas das ciências sociais e humanidades, essa ambiguidade específica enquanto projeto político de DH ainda necessita ser explorada. A pesquisa procura analisar a centralidade de uma ideia de família para as políticas públicas DH no Brasil hoje, observando que noções de família estão presentes no campo político e de que modos atravessam diferentes agentes envolvidos na produção dessas políticas. Tal disputa não apenas se expressa na comunicação midiática, mas a tem como ferramenta privilegiada de ação ? motivos pelos quais esta pesquisa opta por se concentrar sobre peças de mídia e redes sociais, analisando a produção e circulação de discursos
    • Nome do projeto: A comparative study of gender inequalities in scientific publishing and its impact in career-building (Brazil-Argentina) (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOSCHKOVICH, M. B. F. G. , ALMEIDA, A. M. F. , BEIGEL, F. , PECHENY, M. , CIRIZA, A. , GALLARDO, O. , CANDIDO, M. R. , ROSSOMANDO, M. P. , GOMEZ, M. S. .
      Descrição: Apesar de contextos nacionais relativamente parecidos, proximidade geográfica e experiências históricas e culturais semelhantes, Brasil e Argentina são morfologicamente distintos no que concerne sues sistemas educacionais de de PD. Este projeto comparativo busca observar desigualdades de gênero na produção e publicação científica e nas colaborações internacionais entre cientistas, assim como seus impactos na construção de carreira das elites acadêmicas de ambos os países. O estudo parte da análise de duas populações acadêmicas completas: os pesquisadores do CONICET na Argentina e os bolsistas de produtividade do CNPq no Brasil. O desenho metodológico da pesquisa inclui tanto abordagens qualitativas quanto quantitativas, consistindo em: 1) uma prosopografia da população selecionada; 2) um estudo bibliométrica baseado nos registros completos de publicações desses indivíduos; 3) uma análise de rede das colaborações internacionais em projetos de pesquisa entre 2010 e 2020; e 4) um estudo qualitativo baseado em entrevistas, grupos focais e histórias de vida. Este projeto parte de estudos anteriores comparativos entre Argentina, Chile e Brasil produzidos por uma rede de pesquisa existente desde 2014.
    • Nome do projeto: "Family" in contemporary conservative Latin American governments: a comparison between Jair Bolsonaros and Javier Mileis governments (2019-2025) (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOSCHKOVICH, M. B. F. G. .
      Descrição: The way Bolsonaro promoted policies concerning the "family" has been disucussed by researchers asevidence of a broader change regarding how gender, sexuality, "human rights" and the State itselfwere conceived during his government in Brazil. Now, Latin America faces a new conservativecontext with Javier Milei in Argentina. This project seeks to observe Milei's use of "family" in publicpolicies - especially human rights, if that is the case - comparing such phenomenon to what wasalready mapped by Brazilian researchers about Bolsonaro. The comparison enriches understandingon contemporary conservative politics but also helps investigate their transnational formation.This project is part of my 2024-2025 fellowship at the Summer School of Social Science from the Institute for Advanced Studies in Princeton, Jew Jersey.
    • MOSCHKOVICH, M. B. F. G. ; ALMEIDA, A. M. F. . Desigualdade de gênero na carreira acadêmica e o caso da Unicamp. 2015 - Entrevista em podcast
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Júlia Rodrigues Barros Alves Sociologia Mestrado