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Bruna Gisi Martins de Almeida

    • Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (2016), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (2010) e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (2005). Realizou pós-doutorado no Núcleo de Estudos da Violência (2017-2018). É Professora Doutora do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo e Pesquisadora Associada do Núcleo de Estudos da Violência da USP. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Punição e Sociologia da Violência, atuando principalmente nos seguintes temas: punição, sistema de justiça juvenil, medidas socioeducativas, Estatuto da Criança e do Adolescente. Atualmente atua no Programa CEPID-FAPESP "Building democracy daily: human rights, violence and institutional trust" com pesquisas sobre o tema da legitimidade considerada a partir da perspectiva dos agentes públicos responsáveis pela aplicação da lei.

       

      Links:    

    • Elites Políticas
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    • ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de ; CODATO, Adriano Nervo . Por dentro do executivo: um estudo sociológico da elite estatal do governo Lerner. In: XIV Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM - Empreendedorismo, Inovação Tecnológica e Desenvolviimento Regional , 2006 , Campinas. XIV Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM: Empreendedorismo, inovação tecnológica e desenvolvimento regional. : , 2006.
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    • ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de . Elites Políticas e Campo Político Democrático: uma hipótese de trabalho. In: XII Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM , 2004 , Curitiba. . : , 2004.
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    • ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de . Elites políticas e campo político democrático: uma hipótese de trabalho. In: XII Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM , 2004 , Curitiba. Livro de Resumos da XII Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM. Curitiba : Idealgraf Editora, 2004. p. 177 - 177.
    • ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de . Biografia Coletiva, Carrer-Line Analysis e Prosopografia: um modelo para a investigação de elites políticas. In: XI EVINCI - Encontro de Iniciação Científica da Universidade Federal do Paraná , 2003 , Curitiba. 11o EVINCI - Evento de iniciação científica - Livro de resumos. Curitiba : Editora da UFPR, 2003. p. 328 - 328.
    • GISI, Bruna ; SOARES, R. . A ordem da interação: Discurso presidencial da American Sociological Association, 1982. : , 2019 (Tradução)
    • ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de . Os limites da auto-análise. Curitiba : Revista de Sociologia e Política , 2006 (Resenha bibliográfica)
    • GISI, Bruna . Consultora ad hoc do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIITC) da Universidade Federal do Cariri. 2018 (Consultoria)
    • GISI, Bruna . O DESAFIO HISTÓRICO DA SUPERAÇÃO DA AUSÊNCIA DE DADOS NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO E O CNIUPS,. 2022 (Seminário)
    • WAIZBORT, Leopoldo ; GISI, Bruna . Goffman e Simmel. 2022 (Seminário)
    • GISI, Bruna ; SANTOS, Mariana C. S. . Sistema contemporáneo de justicia juvenil en Brasil: entre la cultura ?minorista? y la lógica punitiva. 2022 (Seminário)
    • GISI, Bruna . Violência institucional contra crianças e adolescentes. 2021 (Conferência)
    • GISI, Bruna ; SILVESTRE, Giane . The Construction of Self-Legitimacy: Analyzing the Interactions and Expectations between Police Officers and Citizens. 2021 (Congresso)
    • GISI, Bruna . Violência infanto-juvenil. 2021 (Conferência)
    • GISI, Bruna ; SANCHEZ, E. G. ; CRUZ, F. ; SILVESTRE, Giane ; MARQUES, Gorete . Audiências de custódia e as ?cerimônias de degradação do status?: análises das interações no contato entre custodiados e juízes. 2021 (Seminário)
    • GISI, Bruna . Desafios contemporâneos do Sistema de Justiça Juvenil brasileiro. 2021 (Conferência)
    • GISI, Bruna ; SANTOS, Mariana C. S. . Tendencias contemporáneas del Sistema de Justicia Juvenil en Brasil. 2020 (Seminário)
    • GISI, Bruna ; SILVESTRE, Giane . A construção da autolegitimidade policial: expectativa e realidade no policiamento ostensivo da cidade de São Paulo. 2019 (Comunicacao)
    • GISI, Bruna ; OLIVEIRA, André ; NATAL, Ariadne ; MARQUES, Gorete ; MEDEIROS FILHO, D. C. ; HIGA, G. . Procedural justice and trust in the Brazilian justice system. 2019 (Comunicacao)
    • SUASSUNA, R. ; GISI, Bruna . Etnometodologia como teoria normativa: a democracia nas interações. 2019 (Comunicacao)
    • GISI, Bruna ; SILVESTRE, Giane ; MARQUES, Gorete . A construção da auto-legitimidade no judiciário brasileiro: o caso do Estado de São Paulo. 2018 (Comunicacao)
    • GISI, Bruna ; MARQUES, Gorete ; SILVESTRE, Giane . A construção da auto-legitimidade no judiciário paulistano: entre a técnica e o contato com o público. 2018 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de ; ALVAREZ, M. C. . Por uma genealogia da Justiça Juvenil no Brasil: revisitando o Código de Menores de 1927. 2017 (Congresso)
    • ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de . A experiência da internação entre adolescentes: práticas punitivas e rotinas institucionais. 2012 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de . Delinquent self as a ?frame trap?: the routine processing of inmates in youth detention centers. 2016 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de . O tempo indeterminado como instrumento de manutenção da ordem interna em unidades de internação para adolescentes. 2015 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de . Instituição total na punição de adolescentes: definindo a situação da internação. 2012 (Seminário)
    • ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de ; OLIVEIRA, Thiago . Between penal welfarism and individual rights guarantees: a controversy on the Brazilian juvenile justice system. 2014 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de . A avaliação do arrependimento como critério para execução de medidas socioeducativas no sistema de justiça juvenil. 2014 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de . ?TUDO VAI PRO RELATÓRIO?: UMA ANÁLISE DA EXECUÇÃO DA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO. 2013 (Congresso)
    • ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de . Práticas punitivas para adolescentes: uma análise do Estatuto da Criança e do Adolescente. 2009 (Congresso)
    • ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de . Punir adolescentes: a construção de uma especificidade. 2009 (Seminário)
    • ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de . Medo do crime e criminalização da juventude. 2008 (Congresso)
    • ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de . Violência e criminalidade como construções sociais: os efeitos da criminalização. 2009 (Conferência)
    • ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de . Tetando o modelo teórico de Pierre Bourdieu: um estudo empírico de elites políticas. 2004 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de . Elites políticas e campo político democrático: uma hipótese de trabalho. 2004 (Comunicacao)
    • ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de . Testando o modelo teórico de Pierre Bourdieu: um estudo empírico de elites políticas. 2005 (Comunicacao)
    • CODATO, Adriano Nervo ; ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de . Ideologia da técnica e política democrática: uma investigação empírica sobre uma elite estratégica. 2005 (Outra)
    • ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de . Biografia Coletiva, Carrer-Line Analysis e Prosopografia: um modelo para a investigação de elites políticas. 2003 (Comunicacao)
    • GISI, Bruna ; VINUTO, J. ; NUNES, J. H. . SE03 ANPOCS - 60 anos de A apresentação do self na vida cotidiana ? a atualidade da sociologia de Erving Goffman. 2019
    • GISI, Bruna ; ZAPATER, M. . PROGRAMA OLHAR DA CIDADANIA - RADIO USP - 30 Anos do ECA. 2020 Rádio USP
    • VINUTO, J. ; GISI, Bruna ; UZIEL, Anna P. ; ROCHA, Luciane . Debates do PPGSA - O enquadramento securitário da medida socioeducativa: conflitos, gênero e raça no trabalho de agentes socioeducativos. 2020 web
    • GISI, Bruna ; VINUTO, J. ; SANTOS, Mariana C. S. ; CIFALI, A. C. . Justiça Juvenil e Direitos Humanos. 2021
    • GISI, Bruna ; HEY, A. P. ; FRANCA, Danilo S. N. ; EDOARDO, Laysmara C. . Lançamento da Coleção Sociologia Aberta. 2022 online
    • FREIRE-MEDEIROS, Bianca ; TELLES, Vera ; GISI, Bruna ; MENEZES, Palloma V. . Mesa de Lançamento do Livro 'Entre o fogo cruzado e o campo minado: a 'pacificação' das favelas cariocas. 2023 meio digital
    • SALLA, F. A. ; ALVAREZ, M. C. ; ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de . Lançamento do livro ?Crime e Congresso Nacional: uma análise da política criminal aprovada de 1989 a 2006?. 1. ed. São Paulo: IBCCRIM.?. 2013
    • ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de . Medo do crime e criminalização da juventude. 2008
    • TONCHE, Juliana ; TEIXEIRA, Alessandra ; SALLA, F. A. ; ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de . Lançamento do Dossiê Plural 'A experiência precoce da punição'. 2017
    • GISI, Bruna ; MAIA, Marcel Magion . Teses e Dissertações Premiadas - PPGS-USP. 2017
    • ALVAREZ, M. C. ; SALLA, F. A. ; JESUS, M. G. M. ; GISI, Bruna ; SEMER, Marcelo . Relatório Nacional sobre os Direitos Humanos: a privação de liberdade e suas questões. 2023 meio digital
    • ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de ; Paulo Cesar Almeida Scarpa ; BERLATTO, Fabia . Pierre Bourdieu: Etnografias. 2007 (Universidade Federal do Paraná)
    • Adorno, Sérgio. ; JONES, Gareth ; ALVAREZ, M. C. ; GISI, Bruna . Workshop NEV-USP/LACC-LSE: Peace building, human rights and democracy. 2019 (Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo)
    • GISI, Bruna . Oficina Análise da Conversa. 2021 (Laboratório de Pesquisa Social da Universidade de São Paulo)
    • NAHOUM, A. V. ; MARSCHNER, M. ; GISI, Bruna . CICLO DE SEMINÁRIOS DO DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA. 2021 (Universidade de São Paulo - Departamento de Sociologia)
    • GISI, Bruna . Seminários Internos NEV-USP. 2021 (Núcleo de Estudos da Violência (USP))
    • GISI, Bruna . Justiça Criminal e Direitos Humanos. 2021 (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais)
    • GISI, Bruna ; SILVESTRE, Giane ; MARQUES, Gorete ; ADAMS, Maria ; MCCARTHY, Daniel ; GODOI, Rafael ; MATSUDA, Fernanda E. ; DIAS, C. N. . Conceitualizando punição: prisões, famílias e comunidades. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • GISI, Bruna . Avaliação de adolescentes na execução das medidas socioeducativas. 2021 (III Simpósio Nacional em Socioeducação)
    • ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de . Oficina Leitura e Compreensão da Escrita Acadêmica. 2014 (Laboratório de Pesquisa Social do Departamento de Sociologia (USP))
    • ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de ; MUNIZ JR., J. S. . Oficina Leitura e Compreensão da Escrita Acadêmica. 2015 (Laboratório de Pesquisa Social do Departamento de Sociologia (USP))
    • ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de ; MUNIZ JR., J. S. . Oficina Leitura e Compreensão da Escrita Acadêmica. 2016 (Laboratório de Pesquisa Social do Departamento de Sociologia (USP))
    • ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de . Curso de Especialização em Sociologia da Educação. 2017 (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)
    • Nome do projeto: DIAGNÓSTICO DAS MUDANÇAS EM CURSO NAS GUARDAS MUNICIPAIS NO BRASIL (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de , Paulo Cesar Almeida Scarpa , Pedro Rodolfo Bodê de Moraes , Marcelo Bordin , Marco Aurélio Yurk , Elis Gondro , Bruno Zavataro , Rodrigo Kramer , Elena Camargo Shizuno .
      Descrição: Este projeto visa produzir conhecimento sobre o processo de implantação e o funcionamento das Guardas Municipais criadas no marco constitucional de 1988. Através de uma análise das Guardas em diferentes regiões do Brasil, analisando os processos legais, a dinâmica de recrutamento e treinamento, e avaliando a percepção dos atores envolvidos, tentaremos avaliar como os diferentes projetos de funcionamento oscilam entre a constituição de guardas que restrigem suas ações às suas atribuições constitucionais e um crescente movimento que extravasa o marco legal, com Guardas cada vez mais se assemelhando a polícias municipais. O estudo pretende avaliar o quanto as transformações em curso podem afetar a atual estrutura policial e sua possível incidência sobre os problemas crescentes de segurança pública em várias partes do país.
    • Nome do projeto: Quem Governa? Mapeando as Elites políticas e econômicas do Paraná contemporâneo (1995-2002) (2003 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de , CODATO, Adriano Nervo , PERISSINOTTO, Renato Monseff , COSTA, Paulo Roberto Neves , COSTA, Luiz Domingos , GÔUVEA, Julio Cesar , BETTEGA, Mariana Braunert , CERVI, Emerson Urizzi , GOBO, Karla Lisandra , COFRÉ, Ingeborg Anni Rulf , SOUZA, Marcus Pedroso de , PEREIRA, Thulio Cícero Guimarães , MAHFOUZ, Nadida , TULESKI, Soeli Aparecida , CORONA, Joana Pagliosa , HEINZ, Flávio Madureira , RODRIGUES, Lorena Silva .
      Descrição: Esta pesquisa pretende iniciar, de maneira sistemática e coordenada, uma série de estudos sobre a política paranaense contemporânea. Especificamente, nosso objetivo é traçar um perfil social das elites políticas e econômicas no Paraná entre 1995 e 2002, a fim de verificar o processo de mudança e/ou conservação dessas elites num momento em que o estado atravessa transformações significativas. Pretende-se, num primeiro momento, identificar os postos estaduais que constituem, no período definido, as posições políticas mais importantes. Esse levantamento será feito na Assembléia Legislativa, junto aos parlamentares, nos principais partidos políticos, junto às suas direções, e no executivo estadual; em seguida, visa-se identificar os ocupantes de todos os cargos listados durante o período analisado. Teremos assim os indivíduos que compõem a elite política paranaense. Num terceiro momento, será realizada a identificação das principais lideranças empresariais do estado do Paraná. Teremos assim os indivíduos que compõem a elite econômica paranaense. Feitas essas identificações, deve-se em seguida aplicar a cada um dos nomes uma planilha que revele um conjunto significativo de informações político-biográficas. O banco de dados resultante desse levantamento sistemático será processado à luz de questões clássicas da teoria das elites.
    • Nome do projeto: O Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA: seus impactos nas políticas de EJA e nas trajetórias educacionais de jovens e adultos (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de , CATELLI JR., Roberto .
      Descrição: Em 2002, A Diretoria de Avaliação para Certificação de Competências (DACC) do INEP criou o ENCCEJA, exame inicialmente destinado aos brasileiros que residiam no Japão e não possuíam certificação na Educação Básica. Contudo, essa iniciativa foi nesse mesmo ano estendida aos estudantes brasileiros como uma alternativa aos tradicionais exames supletivos que se organizavam nos estados há vários anos. O ENCCEJA é um exame que ocupa hoje importante papel na certificação de Jovens e Adultos e foi absolutamente negligenciado no que se refere à organização de dados estatísticos e também com relação ao seu significado pedagógico. Neste sentido, o objetivo da pesquisa é investigar qual o impacto que o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) tem tido nas políticas para a Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, o primeiro passo consiste em mapear a abrangência do exame a partir do levantamento de dados junto ao INEP a fim de criar um quadro evolutivo do número de inscritos e aprovados por segmento em cada ano em que o exame foi realizado (2002-2010). Utilizaremos também os dados relativos às matrículas na Educação de Jovens e Adultos do Censo Escolar para saber se o comportamento das matrículas nos estados tem relação com o número de inscritos no ENCCEJA. De posse do mapeamento estatístico do exame e da elaboração de quadros com os resultados obtidos, inicia-se a análise qualitativa com estados que tiverem adesão significativa ao exame. Nessa etapa qualitativa devem ser avaliados os impactos do exame na Educação de Jovens e Adultos no Estado do ponto de vista pedagógico e institucional das secretarias. O conjunto de dados mapeados e organizados acerca do ENCCEJA é também um primeiro passo para o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa. A pesquisa tornará públicas informações básicas sobre o exame e possibilitará, assim, que outros pesquisadores utilizem esses dados para elaboração de novas análises.
    • Nome do projeto: Fluxo do Sistema de Justiça Juvenil no Estado de São Paulo (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de , MARQUES, Gorete , PAULA, L. , VINUTO, J. , YOKOMISO, C. T. .
      Descrição: A aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente em 1990 estabeleceu um conjunto de mudanças legais no tratamento de adolescentes autores de atos infracionais que envolvem tanto a introdução de garantias processuais e direitos individuais quanto a adoção de dispositivos que restringem o uso da privação de liberdade como medida de responsabilização. Essas alterações impactam diretamente a atuação dos atores do sistema de justiça juvenil, marcada historicamente pela informalidade, discricionariedade e paternalismo. A literatura recente sobre o sistema de justiça juvenil brasileiro ? em diálogo com a literatura internacional ? tem indicado a complexidade do seu modo de funcionamento e os mecanismos pelos quais uma cultura ?menorista? se combina com uma lógica punitiva. No que diz respeito ao diagnóstico das tendências atuais no país, um dos aspectos que ainda precisa ser melhor investigado é a produção decisória dos atores ao longo das etapas do fluxo desse sistema. A investigação dos fatores associados à produção decisória permite compreender de que maneira os dispositivos legais e as medidas socioeducativas têm sido utilizados. Buscando contribuir para esse debate, o objetivo deste projeto é realizar um estudo do fluxo do sistema de justiça juvenil no estado de São Paulo e investigar os fatores associados ao avanço dos casos nas diferentes etapas do sistema, desde o registro na polícia até o sentenciamento pelo judiciário. Dados recentes sobre o sistema paulista indicam uma redução significativa no número de adolescentes cumprindo medidas socioeducativas. Neste sentido, buscar-se-á investigar se houve alterações neste fluxo nos últimos anos. A pesquisa adotará uma abordagem longitudinal para rastrear o processamento dos casos em cada etapa e será realizada a partir da coleta, sistematização e consolidação de dados secundários produzidos pelas agências que compõem o sistema de justiça juvenil em São Paulo.
    • Nome do projeto: A construção da adolescência infracional nos discursos parlamentares (2021 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de , SALLA, F. A. , ALVAREZ, M. C. , MARQUES, Gorete , SANTOS, Mariana C. S. , BENETTI, P. R. .
      Descrição: O objetivo do projeto foi desenvolver um estudo quantitativo e qualitativo das propostas legislativas envolvendo medidas relativas ao tratamento de adolescentes a quem se atribui a prática de atos infracionais e que preveem alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente ou nos artigos da Constituição da República de 1988 vinculados ao ECA. Compreende-se que a esfera legislativa é um espaço privilegiado para observar as disputas contemporâneas em torno das formas de tratamento de adolescentes autores de atos infracionais. A pesquisa consistiu na construção de um banco de dados com o levantamento das proposições legislativas de ambas as casas do Congresso Nacional (Câmara e Senado), apresentadas entre os anos de 1990 e 2020, que tratassem de medidas relativas a adolescentes autores de atos infracionais. Além da análise descritiva do banco de dados, buscou-se analisar qualitativamente as justificativas e argumentos utilizados nessas proposições e a forma como o adolescente, as medidas socioeducativas e a responsabilização penal são construídos nesses discursos.
    • Nome do projeto: Fortalecendo a socioeducação: atuação pela defesa de direitos humanos de adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa (2022 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de , VINUTO, J. , BAUER, Thaisi , SILVA, Pedro .
      Descrição: O objetivo do projeto é contribuir para a defesa dos direitos de adolescentes e jovens submetidos ao sistema de justiça juvenil e socioeducativo no Brasil pelo fortalecimento da Coalização pela Socioeducação, uma articulação de entidades e atores da sociedade civil. A proposta envolve aprofundar as conexões da universidade com a comunidade externa pela execução de um projeto colaborativo entre atores da coalizão, docente e alunos da universidade, a partir dos conhecimentos produzidos sobre o tema. O projeto envolve a organização de um grupo de estudantes que, sob a coordenação da docente responsável e em contato com atores da Coalizão pela Socioeducação, desenvolverão atividades relacionadas a 3 frentes de atuação: (i) Produção e sistematização de dados oficiais sobre o sistema socioeducativo dos estados brasileiros; (ii) Consolidação da perspectiva sobre o tráfico de drogas como uma das piores formas de trabalho infantil; (iii) Análise das formas de vinculação do sistema socioeducativo à pasta da segurança pública.
    • Nome do projeto: Regulação do uso da força policial no Brasil: efeitos da Portaria Interministerial n4226/2010 (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de , NATAL, Ariadne , CRUZ, F. , BALLESTEROS, Paula R. .
      Descrição: O projeto de pesquisa visa ao desenvolvimento de diagnóstico acerca dos impactos da Portaria Interministerial n. 4.226, de 31 de dezembro de 2010 que estabelece as Diretrizes sobre o Uso da Força pelos Agentes de Segurança Pública nas percepções, práticas e normativas sobre o uso da força das organizações de segurança pública. A pesquisa busca compreender como é regulado e controlado o uso da força por policiais civis e militares nas diferentes regiões do país, considerando a formação dos policiais, os procedimentos operacionais, as regulações e sanções previstas pelas corporações. Além disso, investiga a aplicação e os efeitos da Portaria Interministerial n. 4226/2010 na regulação do uso da força pelas polícias estaduais, bem como da sua influência em atos normativos estaduais atuais; analisa a percepção de policiais civis e militares sobre a Portaria n. 4226/2010, considerando seus pontos de adesão e resistência; e mapeia desafios, boas práticas e inovações relacionadas ao controle e regulação do uso da força nas Unidades Federativas (UFs) brasileiras. O projeto está dividido entre duas etapas: i) a primeira etapa possui abrangência nacional e será dedicada à sistematização e análise dos atos normativos estaduais e dos dados secundários sobre a organização das forças policiais e sobre os índices de violência de cada uma das UFs brasileiras; ii) A segunda etapa envolverá estudos de caso sobre 8 UFs, respeitando representatividade territorial e a diversidade de perfis.
    • Nome do projeto: Regulação do uso da força policial no Brasil: efeitos da Portaria Interministerial n4226/2010 (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de , NATAL, Ariadne , CRUZ, F. , BALLESTEROS, Paula. R. .
      Descrição: O projeto de pesquisa visa ao desenvolvimento de diagnóstico acerca dos impactos da Portaria Interministerial n. 4.226, de 31 de dezembro de 2010 que estabelece as Diretrizes sobre o Uso da Força pelos Agentes de Segurança Pública nas percepções, práticas e normativas sobre o uso da força das organizações de segurança pública. A pesquisa busca compreender como é regulado e controlado o uso da força por policiais civis e militares nas diferentes regiões do país, considerando a formação dos policiais, os procedimentos operacionais, as regulações e sanções previstas pelas corporações. Além disso, investiga a aplicação e os efeitos da Portaria Interministerial n. 4226/2010 na regulação do uso da força pelas polícias estaduais, bem como da sua influência em atos normativos estaduais atuais; analisa a percepção de policiais civis e militares sobre a Portaria n. 4226/2010, considerando seus pontos de adesão e resistência; e mapeia desafios, boas práticas e inovações relacionadas ao controle e regulação do uso da força nas Unidades Federativas (UFs) brasileiras. O projeto está dividido entre duas etapas: i) a primeira etapa possui abrangência nacional e será dedicada à sistematização e análise dos atos normativos estaduais e dos dados secundários sobre a organização das forças policiais e sobre os índices de violência de cada uma das UFs brasileiras; ii) A segunda etapa envolverá estudos de caso sobre 8 UFs, respeitando representatividade territorial e a diversidade de perfis.
    • Nome do projeto: Building Democracy Daily: Human Rights, Violence and Institutional Trust (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de , SALLA, F. A. , ALVAREZ, M. C. , SILVESTRE, Giane , Adorno, Sérgio. , JESUS, M. G. M. , BLOTA, V. , CUBAS, V. , MANSO, B. P. , DIAS, C. N. , NERY, M. B. , ALVES, R. , RUOTTI, C. .
      Descrição: O programa de pesquisa ?Construindo a democracia no dia-a-dia: direitos humanos, violência e confiança institucional? busca compreender a forma como as leis, as regras e os procedimentos são implementados ao longo do tempo e como essa dinâmica define a legitimidade das instituições chave para a democracia. A proposta é analisar como a legitimidade das instituições é construída ou prejudicada no cotidiano, explorando os contatos entre cidadãos e servidores públicos e as implicações desse processo para os direitos humanos e a violência. Para tanto, busca-se identificar os fatores associados ao reconhecimento e respeito às leis e às autoridades, considerando a importância da forma como a autoridade é rotineiramente exercida e percebida pela população e por seus agentes. As questões de pesquisa são investigadas empiricamente a partir de três perspectivas complementares: (i) a perspectiva da população; (ii) a perspectiva dos servidores públicos; (iii) a perspectiva de pré-adolescentes. As questões tratadas na presente pesquisa demandam uma perspectiva de longo prazo e contribuições de diferentes áreas do conhecimento. Trata-se de um projeto inovador que combina métodos quantitativos e qualitativos e adota a abordagem longitudinal. Além das atividades de pesquisa, o programa CEPID envolve também o desenvolvimento de projetos de educação, disseminação e transferência de conhecimento.
    • Nome do projeto: Acceso, comportamiento y retos de la justicia juvenil en América Latina (2019 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de , ALVAREZ, M. C. , ALVARADO, Arturo , TENENBAUM EWIG, Gabriel. , SANTOS, Mariana C. S. .
      Descrição: Realizar un examen profundo y minucioso de los procesos de cambio y de los impactos globales y concretos del nuevo sistema de justicia penal especializado en adolescentes (sistema acusatorio) que se viene implementando en América Latina a la luz del comportamiento delictivo y los programas de prevención del delito. Asociado con esto, realizar un diagnóstico de las formas de violencia y delincuencia en que se ven involucrados los jóvenes en nuestros países. 1. Identificar, a través de la investigación comparativa, la situación presente que experimentan los jóvenes comprometidos en actos de violencia en Uruguay y México, con una exploración en otros países seleccionados. 2. Examinar los problemas actuales de acceso a la justicia por parte de grupos juveniles y las formas de mejorarla. 3. Evaluar y comparar las experiencias y nuevos sistemas de justicia para adolescentes en México, Uruguay, Brasil y Colombia. 4. Examinar y contrastar la relación entre jóvenes y policías con atención a mejorar su relación en base al respeto mutuo, las obligaciones y los derechos de los jóvenes y funcionarios policiales. 5. Examinar y evaluar las políticas de prevención de la delincuencia juvenil, teniendo en cuenta las anteriores experiencias de trabajo. 6. Proponer a partir de esta evaluación integral, y de las valoraciones de los jóvenes y de expertos, mejoras al sistema de justicia para adolescentes en nuestros países. 7. Proponer principios adicionales para una política pública a partir de esta evaluación integral y de las valoraciones de los jóvenes y expertos, con el fin de mejorar el sistema de justicia para adolescentes en nuestros países. 8. Construir una red de expertos en prevención de la delincuencia juvenil entre los eruditos universitarios, organizaciones no gubernamentales y el sector público. 9. Contribuir a mejorar el acceso a la justicia para todos, de acuerdo con el objetivo 16 de los ODS; en particular los objetivos 16.1; 16.2; 16.3 y 16.9. 10. Contribuir al acceso a la igualdad de género de acuerdo con el objetivo 5 de los ODS; con énfasis en el punto 5.2. 11. Contribuir con los objetivos de los ODS: 11, para garantizar el acceso pleno a ciudades y comunidades sostenibles.
    • Nome do projeto: Punishment, Families and Communities in the context of England and Brazil (2022 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de , ALVAREZ, M. C. , ADAMS, Maria , MCCARTHY, Daniel .
      Descrição: This project will be to explore the relational dynamics between the prison system, families and communities in England and Brazil. Furthermore, the aim will be to address two UN goals: Peace, Justice and Strong Institutions and Sustainable Cities and Communities. This will be explored by undertaking several activities to assess issues related to structural inequalities; defining quality of life; and to understand how the structures of community and policing exert different outcomes and processes on prisoner re-entry pathways, including the effects on families and community living at large. We will also deliver a range of activities that will create a network between England and Brazil to discuss political, societal and financial implications that have affected the relationship between the prison system and communities including workshops, exchange of knowledge and research findings. Outputs will include a bid for a larger study, one peer reviewed paper and a special issue.
    • ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de . Revista de Sociologia e Política (Parecer). 2013 - Parecer de artigo científico
    • ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de . Revista Sociologias Plurais (Parecer). 2015 - Parecer de artigo científico
    • CODATO, Adriano Nervo ; ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de ; BERLATTO, Fabia . Revista de Sociologia e Política (Revisão de tradução de artigo). 2006 - Revisão da tradução de artigo acadêmico
    • ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de . Aracê - Direitos Humanos em Revista (Parecer). 2017 - Parecer de artigo científico
    • GISI, Bruna . Revista Tempo Social [Parecer]. 2018 - Parecer de artigo científico
    • GISI, Bruna . Revista Brasileira de Ciências Sociais (Parecer). 2018 - Parecer de artigo científico
    • GISI, Bruna . Dilemas - Revista de Estudos de Conflitos e Controle Social (Parecer). 2018 - Parecer de artigo científico
    • GISI, Bruna . Revista Brasileira de Segurança Pública. 2018 - Parecer de artigo científico
    • GISI, Bruna . Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez e Juventud. 2018 - Parecer de artigo científico
    • GISI, Bruna . Lua Nova: Revista de Cultura e Política (Parecer). 2019 - Parecer de artigo científico
    • GISI, Bruna . Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud (Parecer). 2018 - Parecer de artigo científico
    • GISI, Bruna . Revista de Sociologia e Política (Parecer). 2019 - Parecer de artigo científico
    • GISI, Bruna . Revista Brasileira de Segurança Pública. 2019 - Parecer de artigo científico
    • GISI, Bruna . Editoria da Universidade de São Paulo. 2018 - Parecer de livro didático
    • GISI, Bruna . SE03 60 anos de A apresentação do self na vida cotidiana ? a atualidade da sociologia de Erving Goffman. 2019 - Coordenadora de mesa-redonda
    • GISI, Bruna . Dilemas - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social. 2020 - Parecer de artigo científico
    • GISI, Bruna . Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. 2020 - Parecer de artigo científico
    • GISI, Bruna . Sociedade e Estado. 2020 - Parecer de artigo científico
    • GISI, Bruna . Civitas - Revista de Ciências Sociais. 2020 - Parecer de artigo científico
    • GISI, Bruna . Tempo Social - Revistas USP. 2020 - Parecer de artigo científico
    • GISI, Bruna ; Adorno, Sérgio. ; SANTOS, Mariana C. S. ; SECCO, Daniel P. . NEV Convida: os 30 anos do ECA. 2020 - Coordenadora de mesa-redonda
    • GISI, Bruna . Revista Brasileira de Ciências Sociais. 2021 - Parecer de artigo científico
    • GISI, Bruna . Dados - Revista de Ciências Sociais. 2021 - Parecer de artigo científico
    • GISI, Bruna . Bulletin of Latin American Research. 2021 - Parecer de artigo científico
    • GISI, Bruna . Dilemas - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social. 2021 - Parecer de artigo científico
    • GISI, Bruna . Tempo Social - Revistas USP. 2021 - Parecer de artigo científico
    • ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de . Revista Eixo (Parecer). 2017 - Parecer de artigo científico
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Camila de Lima Albuquerque Maranhão Sociologia Mestrado
    Lucas de Paula Fonseca Sociologia Mestrado
    Michelly Andrade Rosa Sociologia Mestrado
    Talita Ferreira do Nascimento Sociologia Mestrado
  • Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
    Rafaela Bueno da Silva Sociologia Mestrado 28/08/2023