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Gabriela Pellegrino Soares

    • Professora Livre-Docente de História da América Contemporânea na Universidade de São Paulo e bolsista produtividade em pesquisa do CNPq (1d). É co-coordenadora do projeto internacional "Transatlantic Cultures"[FAPESP/ ANR, 2017-2021, ativo em https://www.transatlantic-cultures.org/] e refinanciado pelo CNRS (projeto IRP 2024-2028) e pesquisadora associada da Biblioteca Brasiliana/USP. Foi visiting scholar na New York University entre setembro e outubro de 2023, pesquisadora visitante da Maison de Sciences de lHomme (Université Paris Saclay, novembro a dezembro de 2023), pesquisadora convidada da Hamburg Universität (fellowship em novembro de 2022), professora visitante do IHEAL/ Université Paris 3 Sorbonne Nouvelle, em março e abril de 2018, e realizou estágio pós-doutoral no Colegio de México (janeiro de 2006). Suas pesquisas têm se concentrado nos seguintes domínios da história política e cultural da América Latina nos séculos XIX e XX: história social das ideias, da edição e das relações entre poder e conhecimento, especialmente na Argentina, no Brasil, no México e no Peru; história das populações indígenas e das mediações culturais na formação das nações.É autora, entre outros, do livro Semear horizontes: uma história da formação de leitores na Argentina e no Brasil (1915-1954), publicado pela editora da UFMG (2007) e Escrita e edição em fronteiras permeáveis. Mediadores culturais na formação da nação e da modernidade na América Latina, século XIX e primeiras décadas do XX, editora Intermeios/PPGHS (2017). Também, com Maria Ligia Coelho Prado, de História da América Latina, editado pela Contexto (2014). Organizou, com Patrícia Tavares Raffaini, a obra Livros infantis velhos e esquecidos (Publicações BBM, 2022).É assessora da Diretoria Científica da FAPESP (área de Ciências, Humanidades e Artes) desde 2020, e membro do Comitê de Assessoramento de História do CNPq desde 2024. Foi coordenadora do curso de História da USP (2017-2021), vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História Social (2011-2014) e integrou Comitês da Avaliação da CAPES. Foi primeira secretária da Associação Nacional de História (2013-2015) e delegada da ANPUH em reuniões do International Committee of Historical Sciences na Hungria (2013), na China (2015) e na Polônia (2022). Orienta pesquisas de Pós-Doutorado, Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica.

       

      Links:    

    • História Política
    • História, Cultura e Poder
    • Pesquisadora Associada da BBM - Coleções editoriais brasilianas nos anos 1930 aos 1960
    • SOARES, G. P. ; RAFFAINI, P. T. . Livros infantis velhos e esquecidos. São Paulo : Publicações BBM, 2022 . 284p. ISBN: 9786587936185.
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    • SOARES, G. P. . Semear horizontes: uma história da formação de leitores na Argentina e Brasil, 1915-1954. Belo Horizonte : Editora da UFMG, 2007 . 504p. ISBN: 9788570415899.
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    • SOARES, G. P. . ?El Estado como formador de lectores?. 2016 (Conferência)
    • SOARES, G. P. . A experiência do Mestrado em História Social. 2013 (Conferência)
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    • SOARES, G. P. . Indígenas e indigenismo no Peru.. 2012 (Conferência)
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    • SOARES, G. P. . Morte do escritor Gabriel Garcia Márquez. 2014 Rádio CBN
    • SOARES, G. P. . Cursos USP - UNIVESP. 2014 TV Digital e Internet
    • PRADO, M. L. C. ; SOARES, G. P. ; GRANETTO, E. . História da América Latina. 2014 UNIVESP - Programas Livros 82
    • SOARES, G. P. . As independências hispano-americanas. 2015 TV Cultura/Univesp (Fundação Padre Anchieta), site da Univesp e youtube
    • SOARES, G. P. . Livros velhos e esquecidos. 2017 Agência Fapesp de Notícias
    • SOARES, G. P. . Morte de Fidel Castro. 2016 Rádio CBN
    • SOARES, G. P. . História latino-americana no Brasil. 2017 Rádio Instituto Caro y Cuervo
    • SOARES, G. P. . Jornal da Record News. 2012 TV Record News
    • SOARES, G. P. ; PICARD, F. ; SOTERO, P. ; SAAD FILHO, A. ; LANSBERG-RODRIGUEZ, D. . Go to jail? Lula´s veredict divides Brazil. 2018 Televisão France 24
    • SOARES, G. P. ; DELORME, F. . Brésil: la polarisation de la sociéte conduira-elle au chaos. 2018 Rádio France Culture
    • SOARES, G. P. . La prision de Lula. 2018 Televisão France 24
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    • SOARES, G. P. . France 24 Brazil Special Edition October 28th. 2018 France24 TV
    • SOARES, G. P. . A experiência democrática no Brasil.. 2018 Podcast
    • SOARES, G. P. . A Modernidade na América Latina. 2015 TV Cultura/Univesp
    • SOARES, G. P. ; PINSKY, L. . Café Contexto - História da América Latina. 2020 Youtube/Facebook
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    • SOARES, G. P. ; TANNUS, J. . Humboldt e as Américas. 2020 Rádio Central
    • SOARES, G. P. ; CABRAL, M. . Guia de Profissões | A vida na História, com Gabriela Pellegrino. 2021 https://brasilescola.uol.com.br/videos/
    • SOARES, G. P. ; LODUCCA, C. . Quem somos nós. 2021 Rádio Eldorado / YouTube
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    • SOARES, G. P. ; CAMPBELL, B. . A ideia de América Latina. 2021 site Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte
    • SOARES, GABRIELA PELLEGRINO ; DIAGO, C. A. A. . Autores de Historia Entrevista Especial: Gabriela Pellegrino Soares, Congreso Colombiano de Historia XXI. 2024 YouTube/ Departamento de Historia Universidad Nacional de Colombia
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    • PRADO, M. L. C. ; CAPELATO, M. H. R. ; BEIRED, J. L. B. ; JUNQUEIRA, M. A. ; BARBOSA, C. A. S. ; GARCIA, T. C. ; SOARES, G. P. . Seminário Internacional Intercâmbios Políticos e Mediações Culturais nas Américas. 2008 (Projeto Temático Fapesp Cultura e Política nas Américas)
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    • FREITAS NETO, J. A. ; SOARES, G. P. . Cultura e Política na América Latina dos séculos XIX e XX - XXVI Simpósio Nacional de História. 2011 (ANPUH)
    • PRADO, M. L. C. ; CAPELATO, M. H. R. ; FRANCO, S. M. S. ; BARBOSA, C. A. S. ; SOARES, G. P. ; GIL, A. C. A. . X Encontro Internacional da ANPHLAC. 2012 (Associação Nacional de Professores e Pesquisadores de História das Américas)
    • SOARES, G. P. ; CANDIDO, M. ; REDE, M. ; KALIFA, D. . Escola Doutoral em História USP-Paris I. 2012 (Programa de Pós-Graduação em História Social e École Doctorale de Paris I (Panthéon-Sorbonne))
    • FREITAS NETO, J. A. ; SOARES, G. P. . Conhecimento histórico e diálogos sobre cultura e política na América Latina a partir do século XIX. 2013 (ANPUH)
    • MOTTA, R. P. S. ; LUCA, T. R. ; PRIORI, A. ; SOARES, G. P. ; FORTES, A. ; SANTOS, D. O. ; COELHO, M. ; SILVA, J. G. ; MORETTO, S. ; SOARES, G. P. . XXVIII Simpósio Nacional de História. 2015 (ANPUH)
    • SOARES, G. P. . II Coloquio Argentino sobre el Libro y la Edición. 2016 (Programa de Historia y Antropología de la Cultura, Universidad de Cordoba; CEDINCI-UNSAM)
    • RAFFAINI, P. T. ; SOARES, G. P. . Livros infantis velhos e esquecidos. 2017 (Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - BBM/USP)
    • SOARES, G. P. ; BORREGO, M. A. M. . Coleções Brasilianas e a redescoberta do Brasil. Anos 1930 aos anos 1950.. 2017 (Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin/ USP)
    • CANDIDO, M. ; SOARES, G. P. ; JAUMAIN, S. ; WILKIN, A. ; ALMEIDA, N. B. ; CRUZ, R. C. A. ; REIS, R. R. ; BORRIELO, A. . Escola Doutoral - Universidade de São Paulo/ Université Libre de Bruxelles. 2017 (Instituto de Estudos Avançados - USP)
    • SOARES, G. P. ; FLECHET, A. ; COMPAGNON, O. . Reunião Editorial do projeto Fapesp/ANR "Transatlantic Cultures". 2017 (FFLCH e BBM - USP)
    • SOARES, G. P. ; ROBINET, F. ; FLECHET, A. ; DJEBARRI, E. . Afriques transatlantiques. Circulations culturelles, frontières et dispersion (XVIIIème-XXIème siècles). 2018 (UVSQ/Université Sorbonne Nouvelle/ Université Paris Diderot)
    • SOARES, GABRIELA PELLEGRINO ; MORETTIN, E. ; FLECHET, A. ; COMPAGNON, O. ; NAPOLITANO, M. F. . Jornada de Estudos do Projeto Transatlantic Cultures. 2024 (Projeto Transatlantic Cultures)
    • SOARES, GABRIELA PELLEGRINO . Seminário de lançamento da plataforma digital Transatlantic Cultures. 2022 (Projeto Transatlantic Cultures)
    • SOARES, G. P. ; SCHAPOCHNIK, N. ; DUTRA, E. R. F. ; VENANCIO, G. ; BESSONE, T. . Congresso Regional Latino-Americano da SHARP. 2013 (UFF, USP, UFMG, UERJ)
  • Curso de curta duração ministrado: 3
    • SOARES, G. P. . História das Bibliotecas na América Latina. 2018 (SESC)
    • BERGEL, M. ; SOARES, G. P. . FLH5678 Biografias intelectuais na cena cultural e política das Américas na primeira metade do século XX. 2024 (PPGHS/USP)
    • SOARES, G. P. . PROGRAMME D'ETUDES OUVERTES (PEO). 2018 (Institut des Hautes Études de l'Amérique Latine - IHEAL)
    • SOARES, G. P. . Relatório Fapesp Projeto Transatlantic Cultures - 1o Ano. 2017
    • SOARES, G. P. . Relatório Fapesp Projeto Transatlantic Cultures - 2o Ano. 2018
    • SOARES, G. P. . Relatório Final (Chamada Fapesp/ANR ? Auxílio Regular à Pesquisa) Processo 2015/50187-5. 2020
    • SOARES, G. P. . Relatório Parcial de Pesquisa (Chamada Fapesp/ANR ? Auxílio Regular à Pesquisa) Processo 2015/50187-5. 2019
    • SOARES, G. P. ; PASSETTI, G. . As populações indígenas em face dos Estados Nacionais no século XIX. 2008 (Gt de ensino da anphlac)
    • SOARES, G. P. ; PIMENTA, J. P. G. ; VASCONCELOS, J. A. . Apresentação do Curso de História da USP. 2020 (Feira usp e as profissões pró-reitoria de cultura e extensão universitária)
    • PINTO, J. P. ; PINTO, Silvio Barini ; MARQUESE, R. B. ; SOUSA, M. B. ; BORREGO, M. A. M. ; RIBEIRO, M. A. S. A. ; JOLY, F. D. ; OLIVEIRA, M. L. F. ; CORREA, M. L. ; OLIVEIRA, L. M. B. ; MARINS, P. C. G. ; MISKULIN, S. C. ; FRANCO, S. M. S. ; SOARES, G. P. . Coleção de Ciências Humanas para Ensino Médio. 2001 (Coordenação de coleção de paradidáticos)
    • SOARES, G. P. . Revolução Mexicana. 2015 (Guia bibliográfico da fflch usp)
    • Nome do projeto: Programa de Expansão do Ensino Superior Público no Estado de São Paulo/ UNIVESP/ Fundação Padre Anchieta (2014 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOARES, G. P. , TEIXEIRA, M. .
      Descrição: O curso de História da América Independente I que ministro aos alunos de Graduação em História neste primeiro semestre de 2014 está sendo filmado e integralmente disponibilizado pelos canais digitais da UNIVESP/ Fundação Padre Anchieta/ TV Cultura, programa de educação à distância do Governo do Estado de São Paulo.
    • Nome do projeto: Projeto Temático Cultura e Política nas Américas: circulação de idéias e configuração de identidades (séculos XIX e XX) (2007 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOARES, G. P. , PRADO, M. L. C. , CAPELATO, M. H. R. , BEIRED, J. L. B. , JUNQUEIRA, M. A. , GARCIA, T. C. , BARBOSA, C. A. S. .
      Descrição: O projeto temático Cultura e política nas Américas: circulação de idéias e configuração de identidades (séculos XIX e XX) pretende desenvolver uma extensa gama de atividades de pesquisas em torno de problemas fundamentalmente referidos à circulação de idéias e saberes e à construção de identidades culturais e políticas nas Américas dos séculos XIX e XX. As pesquisas apresentadas neste projeto se inserem no cruzamento dos campos da história política renovada e da história intelectual em constante diálogo com a história da cultura. Os integrantes deste projeto são docentes que pertencem ao Departamento de História da FFLCH da USP - onde o projeto será alocado - e aos Departamentos de História da UNESP ? campi de Assis e Franca.
    • Nome do projeto: Projeto de Pesquisa: Lugares e usos da cultura letrada em pueblos indígenas do centro-sul do México entre os anos 1870 e os anos 1920 (2006 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOARES, G. P. .
      Descrição: Esta pesquisa se insere no campo da história da circulação de impressos, assim como dos lugares simbólicos e dos usos sociais reservados às letras. Pretende analisar as instâncias pelas quais, estimuladas por projetos de modernização nacional desenhados durante o Porfiriato e os governos pós-revolucionários dos anos 1920, práticas de leitura e de escrita foram conquistando espaço junto a populações indígenas do centro-sul do México. Durante essas décadas, de forma menos sistemática antes da Revolução e mais sistemática na década de 1920, a difusão da escola e dos materiais de leitura se nutriu dos projetos públicos de modernização nacional. Os problemas centrais da pesquisa dizem respeito, por um lado, à circulação de material impresso nos pueblos indígenas, trazido por moradores que se deslocavam para cidades, pelo cura local, professor ou comerciante, ou mesmo por encomenda postal. Por outro lado, dizem respeito ao recurso à correspondência para dialogar com forças políticas externas à comunidade, bem como à elaboração de petições jurídicas e manifestos políticos. Referem-se, por fim, às dinâmicas culturais e políticas que as práticas de leitura e de escrita introduziam em meios sociais de tradição oral. Auxílio FAPESP apenas para viagem jan/06.
    • Nome do projeto: Letramento e mediações culturais em pueblos indígenas do centro-sul do México entre os anos 1870 e 1910. (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOARES, G. P. .
      Descrição: Esta pesquisa pretende analisar as instâncias pelas quais, estimuladas por projetos de modernização nacional desenhados a partir da consolidação, nos anos 1870, das forças liberais no governo do México, práticas de leitura e de escrita foram mobilizadas por populações indígenas do centro-sul do país. A historiografia dedicada ao tema costuma apresentar como um divisor de águas o projeto de promoção do maestro rural alentado por José Vasconcelos, primeiro Secretário de Educação Pública após a Revolução Mexicana. Decidido a reverter o quadro de analfabetismo e de precário domínio do espanhol que caracterizava boa parte da sociedade nacional, Vasconcelos fez da instrução elementar a nova prioridade na esfera das políticas educacionais. Levar a educação ao campo constituiu uma resposta contundente às tensões e aos anseios que vieram à tona nos anos revolucionários, particularmente na zona rural. Como sustentam muitas interpretações, era preciso afirmar a legitimidade do novo Estado perante os diferentes grupos que ajudaram a solapar o regime de Porfirio Díaz e assegurar sua incorporação à ordem política. Ao mesmo tempo, acredito que o envio pelo Estado de professores aos pueblos representava uma forma de corresponder a uma antiga demanda das populações indígenas e mestiças no México. Desde o início da colonização, a educação oferecida pelo clero, mesmo que rudimentar, foi vista como uma ferramenta importante para que essas populações defendessem seus direitos ou encontrassem brechas de ascensão social. Há uma profusão de documentos indicando a mobilização de pueblos, em diferentes regiões do Vice-Reino da Nova Espanha, solicitando o exercício de um bom professor. Esse tipo de demanda seguiu sendo recorrente no século XIX. Por essa razão, ainda que o acesso à escola e às letras estivesse muito distante de se universalizar antes das políticas de massas levadas a cabo a partir da década de 1920, pretendo, neste trabalho, desenvolver a hipótese de que esse foi um horizo
    • Nome do projeto: Exercícios de história cultural conectada: caminhos cruzados entre Brasil, América Latina e França. (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOARES, G. P. , Napolitano, M. , MORETTIN, E. , CARDOSO, M. , FLECHET, A. , COMPAGNON, O. , ALENCASTRO, L. F. .
      Descrição: Este projeto se concentrará em áreas menos pesquisadas da história cultural conectada entre América Latina, Brasil e França, notadamente nos seguintes temas: a) Eventos culturais; b) Produções culturais; c) Agentes culturais. O estudo do ?sistema de representações?, entendido como constructo histórico e dinâmico, também se constitui em outro eixo importante deste projeto, até porque se alimenta e é alimentado pelas manifestações culturais citadas. No primeiro item, poderíamos enquadrar as exposições internacionais, que tanto marcaram o imaginário do século XIX no plano sócio-cultural. Além disso, há uma profusão de festivais de música e, principalmente, de cinema, que são exemplos de intercâmbios entre a arte latino-americana e a cena cultural francesa. No cinema, os festivais de Biarritz e Cannes, na música, o Midem, foram espaços importantes de difusão do cinema e da música latino-americana (particularmente brasileira), em solo francês . No campo das produções culturais, nosso objetivo é mapear a circulação de filmes, obras pictóricas, obras musicais e impressos entre França e América Latina. Finalmente, no campo dos agentes sociais e instituições, o projeto tentará dar conta de personalidades (artistas, intelectuais, produtores, gestores) que funcionam como verdadeiros mediadores ou passeurs entre as formações culturais originárias, desenhando redes e mapas pelos quais as produções e os eventos se conectam uns aos outros. USP/Cofecub 2010 Os objetivos gerais deste projeto, serão delimitados e aprofundados pelas pesquisas e projetos individuais dos membros das equipes, tal como informado no formulário e nos resumos que se seguem ao final do texto (Anexo I).
    • Nome do projeto: Usos das letras em pueblos indígenas no centro-sul do México e as políticas de modernização nacional, 1854 a 1880. (2013 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOARES, G. P. .
      Descrição: Esta pesquisa pretende analisar as instâncias pelas quais, em face das políticas de modernização levadas a cabo pela chamada Revolução de Ayutla, em 1854, que alçou os liberais ao poder no México, e dos violentos confrontos políticos que se seguiram, práticas de leitura e de escrita foram mobilizadas por populações indígenas do centro-sul do país. O projeto é um desdobramento da pesquisa de Bolsa Produtividade em vigor, no que tange a temática dos usos instrumentais da leitura e da escrita e do papel exercido por mediadores nesse campo. O novo projeto terá o recorte temporal deslocado dos anos 1870 a 1910, às vésperas da Revolução Mexicana, para os anos de 1854 a 1880. Esta última baliza corresponde ao fim do primeiro mandato presidencial de Porfirio Díaz, quando o poder foi transferido a um candidato de sua confiança e depois retomado por sucessivos mandatos. Nos anos 1880, o projeto liberal havia consolidado sua hegemonia, após tempos de luta contra conservadores, Igreja, invasores franceses e o Império de Maximiliano de Habsburgo (1864-1867), também chamado de Segundo Império. A pesquisa deverá agora enfatizar essa época de transição entre uma ordem ainda muito marcada por dinâmicas e estruturas legadas pela colônia e o contexto de implementação de uma legislação liberal que procurou redefinir as bases da organização social e econômica e o lugar reservado ao Estado. As dramáticas disputas políticas travadas nesse cenário favoreceram, em minha perspectiva, que os setores populares negociassem o seu apoio e fossem chamados a engajar-se em causas de dimensão nacional. Políticos liberais como Benito Juárez, governador de Oaxaca entre 1856 e 1857, chegaram a suspender temporariamente a aplicação da lei de desamortização das terras comunais, a Lei Lerdo de junho de 1856, tamanhas as reações suscitadas. O imperador, por sua vez, embora partilhasse a perspectiva da modernização do mundo indígena, reconheceu os pueblos como atores coletivos para que a transição se desse
    • Nome do projeto: A Antiguidade do Novo Mundo. Conhecimento, política e identidade nas descobertas arqueológicas no Peru e no México. Itinerários transnacionais, 1887-1911. (2019 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOARES, G. P. .
      Descrição: Bolsa Pq 1d Esta pesquisa se volta ao contexto de de ?redescoberta? do continente americano e seus habitantes originários, na passagem do século XIX ao XX, pelo prisma das explorações arqueológicas e das narrativas que a partir delas se produziram em diferentes níveis, dos registros textuais e visuais à formação de coleções museológicas dedicadas às sociedades que vicejaram no ?Novo Mundo? antes de sua incorporação, a partir de 1492, como a ?quarta parte do Mundo?, na expressão do antropólogo Edmundo O´Gorman. O impulso para o florescimento das explorações arqueológicas no México e no Peru, países nos quais se concentra este projeto, fez parte de um movimento maior, fortemente europeu no início, de busca por evidênciais materiais que remontassem às civilizações da Antiguidade. No século XIX, esse interesse ganhou corpo acompanhado da pergunta sobre as próprias origens do Homem, especialmente em meio às controvérsias irradiadas pela obra que Charles Darwin concebeu no seu retorno da expedição a paragens americanas. O Egito, o Oriente Médio e a bacia do Mediterrâneo foram alvos preferencias de investidas que pouco a pouco definiram os contornos da Arqueologia e da Etnografia, com o apoio fundamental de museus, universidades e sociedades científicas dos grandes centros. As Américas, por sua vez, foram envolvidas nesses circuitos, em empreitadas exploratórias que ressignificavam imaginários consolidados por relatos de cronistas, viajantes e naturalistas. Entre outros, o célebre Le Voyage aux Régions Equinoxiales du Nouveau Continent, de Alexander von Humboldt e Aimé Bonpland, relato publicado originalmente em Paris, em 1807. Na passagem do século XIX ao XX, porém, quando as expedições arqueológicas ganhavam robustez, as correlações de forças com os Estados Nacionais americanos já eram de outra ordem. Novos elementos políticos e culturais entraram em cena nas disputas por levar adiante e apropriar-se das muitas camadas de sentidos, materiais e simbólicas, que as escavações nas impressionantes ruínas no Peru e no México engendravam. Esta pesquisa almeja circunscrever e problematizar entrecruzamentos dessas empreitadas e suas apropriações em âmbitos transnacionais e nacionais. Para embrenhar-me por esse universo, tão desafiador quanto as florestas do Yucatán e as encostas andinas que atraíram, enriqueceram e exauriram fisicamente os exploradores de outrora, defini pontos de partida específicos ? os itinerários de dois pesquisadores alemães, Max Uhle (1856-1944) e Eduard Seler (1849-1922), intinerários independentes entre si, mas marcados por aproximações e entrelaçamentos. Seus itinerários definem também os recortes temporais do projeto: 1887, ano da primeira viagem de Seler ao México e à América Central, e 1911, ano em que Uhle encerrou sua atuação junto ao Museu Nacional do Peru, partindo para o Chile, e Seler retornou definitivamente a Berlim. A primeira vinda de Uhle América do Sul data de 1892, integrando uma expedição científica que percorreu o noroeste da Argentina, regiões da Bolívia e do Peru. Nas incursões pelas Américas, ambos os pesquisadores trabalharam a serviço de instituições variadas, europeias, locais e estadounidenses. Para abordar sua trajetória existem, no Iberoamerikanisches Institut, em Berlim, em arquivos no México e no Peru e em obras publicadas, um relevante acervo de fontes primárias. Valor indicado abaixo refere-se à taxa de bancada para 4 anos.
    • Nome do projeto: História, Cultura e Poder na América Latina (2010 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOARES, G. P. , MENDONCA, T. G. , SCARELLI, R. , GREJO, C. B. , SILVEIRA, M. M. , OLIVATO, L. , ROMERO, C. , PEZZUOL, G. , PEREIRA, A. T. , MENEZES, S. , FREITAS, D. , VERISSIMO, G. , HURTADO, A. , PRUDENT, E. , ARRUDA, G. .
      Descrição: Projeto de pesquisa que envolve o grupo de estudos com meus orientandos e pós-doutorandos, relacionado à linha de pesquisa História, cultura e poder (PPGHS/USP), com ênfase em História da América Latina Contemporânea. A Linha de Pesquisa engloba projetos que se realizam a partir das articulações entre os domínios da história política, da história cultural e da história da arte, mas que apontam para um novo enfoque que vai além da abordagem e recortes tradicionalmente consagrados por estas matrizes, superados pelo hibridismo de novos objetos e problemas. A chamada ?História Social inglesa? pautou as complexas articulações entre consciência, experiência, produção cultural e luta por hegemonia na sociedade, ampliando o uso muitas vezes restritivo da ideologia como categoria historiográfica. A história política renovada , por outro lado, propõe uma abordagem do político para além dos limites institucionais que formalizam as relações de poder (Estado, governo, sistema de partidos, movimentos político-ideológicos). A história das relações de gênero constituiu-se também enquanto âmbito investigativo e reflexivo atravessado pelas preocupações atinentes ao cultural e às relações de poder. Estas e outras vertentes teóricas apontaram para a necessidade de constituição de objetos e problemas situados no entre-lugar da história política e da história cultural tal como se delimitaram no debate historiográfico contemporâneo. Alguns exemplos: a história intelectual e dos intelectuais, as instituições culturais que operam no âmbito de poder e da luta política, o engajamento artístico-intelectual, propaganda, as políticas culturais, os movimentos socioculturais e suas identidades políticas. A partir destas abordagens e objetos, a Linha de Pesquisa reúne pesquisas que englobam as várias dimensões da produção cultural atravessada pelos jogos da política, reconhecendo que as desigualdades internas às sociedades e as assimetrias de poder entre países e regiões implicam em dimensões culturais tanto no exercício da dominação política quanto da resistência.
    • Nome do projeto: História, Cultura e Poder na América Latina (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOARES, G. P. , MENDONCA, T. G. , SCARELLI, R. , GREJO, C. B. , SILVEIRA, M. M. , OLIVATO, L. , MENEZES, S. , FREITAS, D. , HURTADO, A. , ARRUDA, G. , MAZZA, G. P. , MELO, G. V. E. , USSIER, G. , ROMERO, C. V. , PRUDANT, E. , PEREIRA, A. C. T. , ROMERA, F. , SANTOS, L. B. .
      Descrição: http://leha.fflch.usp.br/grupos-vinculados-ao-leha
    • Nome do projeto: Transatlantic Cultures (2017 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOARES, G. P. , SCHAPOCHNIK, N. , LUCA, T. , MORETTIN, E. , FLECHET, A. , COMPAGNON, O. , ALENCASTRO, L. F. , SMITH, R. C. , ROBINET, F. , NAPOLITANO, M. , GERVAISEAU, H. , KRAMER, M. , AUBERT, D. , NOEL, J. S. , ARCHAMBAULT, F. , DUMONT, J. .
      Descrição: Transatlantic Cultures. cultural Histories of the atlantic World 18th ? 21st centuries, financiado pelas agências Fapesp e ANR (Agence Nationale de la Recherche)., com apoio também do France Berkeley Fund (2015-2016), do Idex Paris Saclay (2017) e da Maison des Sciences de l?Homme Paris Saclay (2018). O projeto foi lançado em 2016 pelas Universidade Paris-Saclay, Universidade de São Paulo e Université Paris 3, Sorbonne Nouvelle. Ao lado das equipes brasileira e francesa que compõem o comitê editorial, contamos com uma extensa rede de colaboradores, de diferentes países e instituições, convidados a escrever sobre seus temas de pesquisa em uma perspectiva que ilumine a importância dos intercâmbios transnacionais na própria constituição do objeto. Volta-se à construção de uma plataforma digital, de livre acesso, reunindo narrativas sobre as dinâmicas de circulação cultural que, na época contemporânea, entrelaçaram regiões do espaço atlântico. A plataforma está baseada na digital Humanities open platform ? tgir Huma-num. O financiamento da Fapesp encerrou-se em 2020 e, o da ANR, em dezembro de 2021. Contudo, as equipes seguem publicando artigos na plataforma e aprimorando, com apoio da agência de design Figs e do engenheiro de informática Cyrille Suire, seu desenho final. A plataforma está publicada e pode ser visitada no endereço: https://www.transatlantic-cultures.org/ Os textos de apresentação estão disponíveis em quatro línguas: espanhol, francês, inglês e português. Os artigos acadêmicos estão disponíveis na sua língua original e, em sua maioria, também em inglês.
    • Nome do projeto: José Miguel Covarrubias, o México indígena em conexões americanas do conhecimento, da edição e das artes. Cidade do México e Nova York, anos 1920 a 1950. (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOARES, G. P. .
      Descrição: Esta pesquisa volta-se às representações sobre as populações indígenas do México construídas por José Miguel Covarrubias (1904-1957), cuja trajetória artística e intelectual, ancorada na Cidade do México e em Nova York, articulou os domínios da Etnografia, da Arqueologia, das Belas Artes, da Museologia e do mercado editorial. Nascido na Cidade do México nos anos finais do Porfiriato, Covarrubias estudou na prestigiada Escuela Nacional Preparatoria e trabalhou como ilustrador de projetos da Secretaría de Educación Pública, recriada por José Vasconcelos no governo Alvaro Obregón (1920-1924). Estabelecido em Nova York aos 19 anos, inseriu-se nos seletos circuitos intelectuais e artísticos da cidade, conquistando espaço como ilustrador e caricaturista de revistas como The New Yorker, Vogue e Vanity Fair. Casou-se com a bailarina, Rose Roland Cowan (1886-1958), iniciada na fotografia durante a viagem que juntos realizaram pelo México com Tina Modotti (1896-1942) e Edward Weston (1886-1958), figuras proeminentes na cena cultural e política do México pós-revolucionário e na história da fotografia moderna. Rose Roland faria dos registros fotográficos uma forma de colaboração com trabalhos etnográficos futuros desenvolvidos por Covarrubias, que ganharam corpo na relação com o ambiente do Renascimento do Harlem. Em 1927, o artista publicou a obra Negro Drawings pela editora Alfred A. Knopf, importante instância de mediações culturais entre os Estados Unidos e a América Latina. Em 1933, ganhou uma bolsa da Guggenheim Foundation para uma viagem de estudos a Bali. Em seu retorno, estabeleceu-se no México do governo Lázaro Cárdenas (1934-1940), envolvendo-se em círculos intelectuais, artísticos e institucionais relacionados às descobertas ?Antiguidade do Novo Mundo? e aos indigenismos, tema do meu atual projeto Pq. Nos anos 1940, Covarrubias realizou uma nova viagem pelo interior do México narrada no livro Mexico South: the Istmus of Tehuantepec, de 1946, no qual exercita o olhar para as alteridades culturais no tempo e no espaço. Na Apresentação da obra, o autor interrelacionou o despertar modernista, arqueológico e etnográfico para as culturas indígenas com as inflexões políticas produzidas pela Revolução Mexicana, vislumbrando um novo tempo na história dessas populações. Pelo prisma da História Cultural, esta pesquisa objetiva analisar a trajetória multifacetada de Covarrubias centrando-se nas representações e mediações culturais que teceu, conectando linguagens, públicos, regiões das Américas e do mundo e tempos históricos. Trajetória inserida nos estímulos, possibilidades e premências do seu tempo, criadora de conhecimento, de sensibilidades artísticas e de engajamentos políticos.
    • Nome do projeto: O editor norte-americano W. M. Jackson e a difusão da britânica The Children?s Encyclopaedia ou Tesouro da Juventude: organização do conhecimento ?universal? e de repertórios ?comuns?. América Espanhola e Brasil dos anos 1900 aos 1950. (2016 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOARES, G. P. .
      Descrição: Esta pesquisa abordará a trajetória do editor norte-americano W. M. Jackson (1863-1923) e suas incursões pelo mercado livreiro latino-americano, a partir de princípios o século XX. Nesta primeira etapa, privilegiará a análise da coleção El Tesoro de la Juventud, ou Thesouro da Juventude, que Jackson fez traduzir e adaptar da versão norte-americana The Book of Knowledge, depois de ter comprado os direitos de publicação da obra original britânica, The Children?s Encyclopaedia. Concebida pelo escritor inglês Arthur Mee e lançada em fascículos no final da década de 1910, a coleção alcançou, internacionalmente, um sucesso editorial extraordinário. Na Argentina, seu lançamento remonta ao ano de 1917, seguido por campanhas publicitárias e de venda em outros países da América Espanhola e do Caribe. No Brasil, a enciclopédia estreou no catálogo da Casa Jackson no início dos anos 1920. Com estratégias comerciais agressivas, que buscavam conquistar novos públicos oferecendo-lhes a possibilidade de adquirir a coleção completa, por encomenda postal, e pagá-la em prestações mensais, Jackson já contava, em 1919, com sucursais em 16 cidades latino-americanas e caribenhas ? do Rio de Janeiro, a Santiago do Chile e Havana. A expansão continuou nos anos seguintes, alcançando a Colômbia e a Venezuela, a América Central e o México. O Tesouro da Juventude ocupou um lugar central na história da editora. Na década de 1960, passou por uma grande revisão. Esta pesquisa, todavia, se circunscreverá às edições que, embora incorporando mudanças, desdobraram-se de uma mesma matriz até os anos 1950.
    • Nome do projeto: Transatlantic Cultures. Cultural Histories of the Atlantic World 18th ? 21st Centuries (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOARES, G. P. , SCHAPOCHNIK, N. , LUCA, T. , MORETTIN, E. , FLECHET, A. , COMPAGNON, O. , NAPOLITANO, M. F. , ALENCASTRO, L. F. , GERVASEAU, H. , SMITH, R. C. , STOVALL, T. , SARAGOZA, A. M. , POTHIER, J. , YON, J. C. , JEAN-SEBASTIEN, N. N. , CLOUET, C. , ROSSEN, E. V. , VEILLARD, H. , DUMOULIN, D. , VELUT, S. , BONNET, L. .
      Descrição: Financiado pelas agências FAPESP (encerrado em abril 2020) e ANR (Agence Nationale de la Recherche, até julho 2021). O projeto volta-se à construção de uma plataforma digital, de livre acesso, reunindo narrativas sobre as dinâmicas de circulação cultural que, na época contemporânea, entrelaçaram regiões do espaço atlântico. A plataforma está baseada na Digital Humanities open platform ? TGIR Huma-Num ? vinculada ao CNRs, na França: https://www.transatlantic-cultures.org/ Coordenadora da equipe brasileira: Profa. Gabriela Pellegrino (USP) Coordenadores da equipe francesa: Anaïs Fléchet (UVSQ) e Olivier Compagnon (Paris 3, Sorbonne Nouvelle)
    • SOARES, G. P. ; RAFFAINI, P. T. . Livros velhos e esquecidos.. 2017 - Textos explicativos para exposição de fotografias
    • SOARES, G. P. . E-aulas Curso de História da América I e II. 2014 - Eaulas
    • SOARES, G. P. ; RAFFAINI, P. ; SILVEIRA, M. . Uma menina centenária. 100 anos de Narizinho Arrebitado.. 2021 - Exposição
    • LEBLANC, P. ; TAVARES, C. ; RICUPERO, R. ; SOARES, G. P. ; SILVA, D. A. . DE GAULLE NA AMÉRICA LATINA. 2022 - Documentário
    • NEVES, K. F. ; SOARES, G. P. . Transições: das ditaduras às democracias na América Latina. 2012 - Textos explicativos para exposição de fotografias
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Alexandre Queiroz de Oliveira História Social Doutorado
    Aline de Oliveira Silva História Social Mestrado
    Anita Juliene Lins Rocha Limulja História Social Doutorado
    Caroline Aparecida Ferreira História Social Mestrado
    Douglas de Freitas Pereira História Social Doutorado
    Eric Cyon Rodrigues História Social Mestrado
    Lucas Cardoso do Espírito Santo História Social Mestrado
    Matheus Crusco dos Santos História Social Mestrado
    Monique Lemos de Lima História Social Mestrado
    Rafael Dias Scarelli História Social Doutorado
  • Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
    Elisabet Maria Prudant Soto História Social Doutorado Direto 08/05/2018
    Mariana de Moraes Silveira História Social Doutorado 30/11/2018
    Rodrigo de Luiz Brito Vianna História Social Doutorado 17/11/2023
    Affonso Celso Thomaz Pereira História Social Doutorado 23/11/2015
    Tânia Gomes Mendonça História Social Doutorado 30/10/2020
    Laís Olivato História Social Doutorado 21/08/2020
    Fábio Lucas da Cruz História Social Doutorado 26/07/2016
    Marcela Cristina Quinteros História Social Doutorado 04/11/2016
    Vanessa Moraes Pacheco História Social Mestrado 27/09/2012
    Giovanna Pezzuol Mazza História Social Mestrado 18/05/2018
    Raphael de Souza Novaes História Social Mestrado 12/03/2014
    Aura Esnelia Hurtado Arias História Social Mestrado 06/04/2016
    Rodrigo de Luiz Brito Vianna História Social Mestrado 07/08/2015
    Rodrigo de La Torre Oliveira História Social Mestrado 23/02/2010
    Rafael Dias Scarelli História Social Mestrado 22/11/2019
    Vinícius Soares de Almeida História Social Mestrado 03/03/2011
    Caio Henrique Vicente Romero História Social Mestrado 15/05/2020
    Tânia Gomes Mendonça História Social Mestrado 21/02/2014
    Camilla Fontes de Souza História Social Mestrado 23/08/2013
    Laís Olivato História Social Mestrado 03/08/2012
    Vitor Hugo Silva Néia História Social Mestrado 25/11/2016
    Adriana das Graças de Paula História Social Mestrado 15/08/2014
    Fábio Lucas da Cruz História Social Mestrado 11/08/2010
    Douglas de Freitas Pereira História Social Mestrado 18/12/2019
    Marcela Cristina Quinteros História Social Mestrado 06/06/2002