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Marco Aurélio Werle

    • Nasceu em 10 de março de 1969, em São João, ex-distrito do município de Itapiranga-SC e atualmente o município de São João do Oeste-SC. Concluiu em 2000 o doutorado em Filosofia pela USP, onde é professor titular no Departamento de Filosofia. Suas publicações (artigos, livros e capítulos de livros) tratam principalmente de Hegel, Heidegger e da estética da época de Goethe. É tradutor, do alemão ao português, de Hegel, Goethe, Heidegger, August Schlegel e Herder. Seus atuais orientandos, em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado, concentram-se na área da filosofia alemã clássica. Atua na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, em Filosofia da arte e em Estética. Em seu Currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: estética, Filosofia alemã, Hegel, filosofia da arte, Heidegger, Filosofia contemporânea, Goethe, idealismo alemão, Teatro, Herder e Época de Goethe.

       

      Links:    

    • História da arte
    • Estética
    • estética e filosofia da arte
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    • WERLE, M. A. . Goethe: Escritos sobre arte. São Paulo : Imprensa Oficial do Estado de São Paulo , 2021 (Tradução)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . 'O conceito de tempo' de Martin Heidegger. Toledo/PR : Revista Aoristo , 2020 (Tradução)
    • VIEWEG, K. ; WERLE, MARCO AURÉLIO . O Pensamento da Liberdade, de Klaus Vieweg. São Paulo : EDUSP , 2019 (revisão técnica)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO ; FRANCESCHINI, P. A. C. . Escritos sobre estética e literatura (Herder). São Paulo : Edusp , 2019 (Tradução)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO ; FRANCESCHINI, P. A. C. . Plástica (Herder). São Paulo : Edusp , 2018 (Tradução)
    • TOLLE, O. ; WERLE, M. A. ; FANTUCCI, I. . História da Teoria da Arquitetura (Hanno-Walter Kruft). São Paulo : EDUSP , 2016 (revisão técnica)
    • WERLE, M. A. ; OLIVERIA, R. . O exterior do pensamento: pensamento e ação considerados a partir de uma perspectiva externalista. São Paulo : Revista Rapsódia/Gráfica da FFLCH-USP , 2015 (Tradução)
    • WERLE, M. A. . Orelha do livro 'Entre filosofia e literatura. Recados do dito e do não dito'. Belo Horizonte : Relicário , 2015 (apresentação de livro)
    • WERLE, M. A. . Doutrina da arte (August Schlegel). São Paulo : EDUSP , 2014 (Tradução)
    • WERLE, M. A. . Apresentação à Cência da Lógica de Hegel. São Paulo : Barcarolla , 2011 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • WERLE, M. A. . Ciência da Lógica (excertos) (Hegel). São Paulo : Barcarolla , 2011 (Tradução)
    • WERLE, M. A. . Klaus Vieweg: A arte moderna como consumação da orientalidade e do classcisimo - Hegel e o fim da arte. São Paulo : Barcarolla , 2009 (Tradução)
    • WERLE, M. A. . Coordenador da coleção "A formação da estética". São Paulo : Humanitas/Imprensa Oficial , 2005 (Coordenador da coleção "A formação da estética" pela Humanitas/Imprensa Oficial)
    • WERLE, M. A. . Goethe - Escritos sobre arte (tradução do original alemão - 2. edição). São Paulo : Imprensa Oficial/Humanitas , 2008 (Tradução)
    • WERLE, M. A. . Heidegger - A questão da técnica (tradução do original alemão). São Paulo : Revista Scientia Studia , 2007 (Tradução)
    • WERLE, M. A. . Prefácio à tradução do artigo de Ernst Gombrich - "Hegel e a história da arte". São Carlos : Revista olhar - Centro de Educação e Ciências da UFSCAR , 2007 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • WERLE, M. A. . Ernst Gombrich - Hegel e a história da arte. São Carlos : Revista , 2007 (Tradução)
    • WERLE, M. A. . Klaus Vieweg - Religião e saber absoluto. A passagem da representação para o conceito na Fenomenologia do Espírito de Hegel. São Paulo : Cadernos de Filosofia Alemã - Departamento de Filosofia da USP , 2007 (Tradução)
    • WERLE, M. A. . Georg Heym - Poemas Berlin I e Berlin II (In: Berardinelli, A. Da poesia para a prosa). São Paulo : Cosac&Naify , 2007 (Tradução)
    • WERLE, M. A. . Após o fim da arte (segunda revisão). São Paulo : Odisseus/Edusp , 2006 (revisão técnica)
    • WERLE, M. A. . Após o fim da arte (apresentação na quarta-capa). São Paulo : Odisseus/Edusp , 2006 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • WERLE, M. A. . Goethe - Escritos sobre arte (tradução do original alemão). São Paulo : Humanitas , 2005 (Tradução)
    • WERLE, M. A. . Hegel - Cursos de estética IV (tradução do original alemão). São Paulo : Edusp , 2004 (Tradução)
    • WERLE, M. A. . Hegel - Cursos de estética III (tradução do original alemão). São Paulo : Edusp , 2002 (Tradução)
    • WERLE, M. A. . Hegel - Introdução às Lições sobre a estética (tradução do original alemão). São Paulo : Departamento de Filosofia/USP , 1997 (Tradução)
    • WERLE, M. A. . Jünger - Sobre a linha (tradução do original alemão). São Paulo : Departamento de Filosofia/USP , 1998 (Tradução)
    • WERLE, M. A. . Heidegger - O conceito de tempo/A questão da técnica (tradução do original alemão). São Paulo : Departamento de Filosofia/USP , 1997 (Tradução)
    • WERLE, M. A. . Hegel - Cursos de estética II (tradução do original alemão). São Paulo : Edusp , 2000 (Tradução)
    • WERLE, M. A. . Hegel - Cursos de estética I (tradução do original alemão). São Paulo : Edusp , 1999 (Tradução)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO ; ALBUQUERQUE, J. . Conversa com Juliana de Albuquerque. 2024 (Outra)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Entrevista para o programa Filósofos em vida. 2023 (Outra)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO ; ANDRADE, P. D. ; VIEIRA, V. M. . A posição der Heidegger na estética. 2023 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Mitologia ou religião? Impulsos e desdobramentos do idealismo alemão. 2023 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Kant e Hegel: o fim da arte e a estética do gênio'. 2023 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO ; FRANCESCHINI, P. A. C. ; KAHLMEYER-MERTENS, R. . Comentário ao livro Arte e Existência em Heidegger. 2023 (Simposio)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . A doutrina da arte de August Schlegel como filosofia da arte e estética romântica. 2022 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Teoria, história e crítica de arte: Hegel diante de sua época. 2022 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Goethes Meister und Hegels Phänomenologie, vermittelt ducrch Schiller. 2022 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Teoria da arte, crítica de arte e história da arte na época de Goethe. 2022 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Vida e vivência entre Goethe e Nietzsche. 2021 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . O Meister de Goethe e a Fenomenologia de Hegel. 2021 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Carl Dahlhaus: Perspectivas sobre o absoluto na música. 2021 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Leitura e comentário do idílio O velho galo da torre de Eduard Mörike. 2021 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . 'Arte e estética em Verdade e método de H. G. Gadamer. 2021 (Outra)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Discussão do livro de Francesco Campana: 'The End of literature, Hegel, and the contemporary novel. 2020 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Motivos da estética de Kant na estética de Hegel. 2020 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Técnica e arte em Heidegger. 2020 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . O horizonte crítico e formativo da educação estética em Schiller. 2020 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Arte e existência em Heidegger. 2020 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . A estética de Hegel diante de sua época. 2019 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . O grito de Laocoonte e a dor de Filoctetes. 2019 (Comunicacao)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Das Bewusstsein der Absolutheit und Freiheit des Ichs selbst. 2019 (Comunicacao)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . A fundamentação da filosofia da bela arte em Hegel. 2019 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . A estética diante da teoria da arte, da história da arte e da crítica de arte. 2019 (Comunicacao)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Goethe e Schiller sobre a relação entre a poesia e as artes plásticas. 2019 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Herder e a constituição da estética como disciplina filosófica. 2019 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . O lugar insólito de Hölderlin entre filosofia e literatura. 2018 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Herders Beitrag zur Begründung der Ästhetik. 2018 (Conferência)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Ética e estética na filosofia da ação de Hegel. 2018 (Congresso)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . A origem da obra de arte em Heidegger. 2018 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . A contribuição de Herder para a estética. 2018 (Comunicacao)
    • WERLE, M. A. . Mini-curso sobre a filosofia de Hegel. 2018 (Seminário)
    • WERLE, M. A. . A filosofia de Hegel entre o conceito e a realidade. 2018 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . O movimento dialético na Fenomenologia do espírito de Hegel. 2018 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Estética e sonho: Herder e E. T. A. Hoffmann. 2017 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Ética e estética na filosofia da ação de Hegel. 2017 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Passagens estéticas entre Kant e Hegel. 2017 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Natureza e sociedade no Werther de Goethe. 2017 (Seminário)
    • WERLE, M. A. . Shakespeare no Meister de Goethe. 2017 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Dialética entre teatro e vida no Meister de Goethe. 2017 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . A. W. Schlegels Kunstlehre als Philosophie der Kunst und romantische Ästhetik. 2017 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . A subjetividade como fundamento da técnica. 2016 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Arte e poesia em Heidegger. 2016 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Teoria, crítica e história da arte: a estética de Hegel diante de A. Schlegel e Herder. 2016 (Comunicacao)
    • WERLE, M. A. . Die ästhetische Dimension des Humanus in der modernen Welt. 2016 (Comunicacao)
    • WERLE, M. A. . Herders Beitrag zur Begründung der Ästhetik. 2016 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . A questão do fim da arte em Hegel. 2016 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . El domingo de la vida y los días de semana. Ironia y negatividad en Hegel y en el romanticismo. 2015 (Congresso)
    • VACCARI, U. R. ; WERLE, M. A. . Mesa-redonda sobre 'A Relevância filosófica de Hölderlin'. 2015 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . A relação entre a consciência e o absoluto em Hegel. 2015 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Hegel como transição entre a estética moderna e contemporânea. 2015 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . A contribuição de Herder para a fundamentação da estética. 2015 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Notas sobre o Wilhelm Meister de Goethe e o Gato Murr de Hoffmann. 2015 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Ciclo de palestras sobre estética e filosofia da arte. 2015 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Lógica y estética en Hegel. 2014 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Passagens estéticas entre a crítica de Kant e o idealismo de Hegel. 2014 (Congresso)
    • WERLE, M. A. . Ästhetische Übergänge zwischen Kants Kritik und Hegels Idealismus. 2014 (Congresso)
    • WERLE, M. A. . A estética de Hegel: sua época e herança. 2013 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Os cruzamentos e a relação recíproca entre história e natureza. 2013 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . O domingo da vida e os dias da semana. Ironia e negatividade emH egel e no romantismo. 2013 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Transiciones estéticas entre la crítica de Kant y el idealismo de Hegel. 2013 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . El domingo de la vida e y los dias de semana. Ironia y negatividad en Hegel y en el romanticismo. 2013 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . A energia poética das florestas críticas de Herder. 2013 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Lógica e estética em Hegel. 2012 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Traduzindo a tradução: tradução e filosofia no Ciclo Valério Rohden. 2012 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . A doutrina da arte de August Schlegel. 2012 (Comunicacao)
    • WERLE, M. A. . Aspectos gerais da lógica de Hegel. 2012 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . A pergunta e o caminho no pensamento de Heidegger. 2011 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . A cor na pintura. Hegel em debate com Goethe e Diderot. 2011 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . O conceito como duplicidade na unidade na lógica de Hegel. 2011 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Apontamentos sobre arte e verdade em Hegel. 2011 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . "Técnica e ciência em Heidegger". 2011 (Conferência)
    • WERLE, M. A. ; JÙNIOR, Mário Rodrigues Videira . Imagens e pensamento de Benedito Nunes. 2011 (Comunicacao)
    • WERLE, M. A. . Teatro, formação e vida no Meister de Goethe. 2011 (Comunicacao)
    • WERLE, M. A. . "O acolhimento hegeliano do pensamento antinômico na época de Jena". 2011 (Conferência)
    • WERLE, M. A. . Estética no Idealismo Alemão. 2007 (Universidade de São Paulo)
    • WERLE, M. A. ; JÙNIOR, Mário Rodrigues Videira . Mesa-redonda sobre filosofia alemã clássica (com Zöller, G./Dörflinger, B./Sanchez-Madrid, N.). 2010 (Pós-Graduação em Filosofia da USP)
    • JÙNIOR, Mário Rodrigues Videira ; WERLE, M. A. . Filosofia e literatura. Homenagem a Benedito Nunes. 2011 (Departamento de Filosofia/Grupo de estética da USP)
    • WERLE, M. A. . Jornada sobre a lógica de Hegel. 2012 (USP)
    • TOLLE, O. ; WERLE, M. A. . Colóquio Hegel: ação e pensamento". 2014 (USP)
    • WERLE, M. A. . Jornada Estética Moderna e Estética Contemporânea. 2015 (Departamento de Filosofia da USP)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . Jornada sobre o Meister de Goethe e a Filosofia. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • WERLE, MARCO AURÉLIO . O velho Galo da Torre, idílio de Eduard Mörike. Leitura e comentário. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: Arte e verdade na estética de Hegel: um diálogo com Hölderlin e Heidegger (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WERLE, M. A. .
      Descrição: Como proposta de continuidade da pesquisa "A estética de Hegel: sua época e herança" (2002-2009), pretendemos aprofundar o tema ?arte e verdade?. Com efeito, pode-se dizer que, de um lado, uma das marcas características da estética de Hegel, diante de seus predecessores imediatos (Kant e o pós-kantismo) e inclusive mais longínquos (Platão), é a insistência no vínculo entre arte e verdade. A arte é para Hegel não apenas um mero jogo da imaginação com o entendimento nem o campo do que é somente ilusório, mas a expressão sensível da idéia (tomada como ideal), e implica um momento fundamental de reconciliação do espírito com a sua efetividade e história . Por outro lado, se pensarmos a posteridade da estética de Hegel e levarmos em conta que o tema do fim da arte é o ponto crucial e mais atual do pensamento estético hegeliano, vemos que esses tópicos põem em questão a própria possibilidade de a arte ainda exprimir a verdade. Assim, se ao olhar retrospectivamente para a história ocidental e moderna, Hegel verifica os laços entre arte e verdade, esse mesmo gesto reverte dialeticamente e ?negativamente? para o futuro, pois implica necessariamente o reconhecimento da dificuldade que a arte tem para ?exprimir os nossos mais altos interesses?, num mundo no qual o universal encontra-se emancipado da sensibilidade. Temos, portanto, indicadas duas frentes possíveis de investigação acerca do tema ?arte e verdade? na estética de Hegel: 1) em seu vínculo com o idealismo alemão, apresenta-se a confluência entre arte e filosofia ou entre arte e poesia, implicando uma dignificação do elemento artístico e 2) ao mesmo tempo, no interior desse mesmo idealismo alemão, também já surgem as primeiras manifestações da impossibilidade para a poesia e, portanto, para a arte, de constituir uma referência ao mundo. Cada vez mais se aprofunda a ?prosa do mundo? (Hegel) ou a ?ausência dos deuses? (Hölderlin) e, com isso, torna-se inevitável o advento do ?fim da arte?
    • Nome do projeto: Idealismo e romantismo: a estética de Hegel e a doutrina da arte de August Schlegel (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WERLE, M. A. .
      Descrição: Como proposta de continuidade de nossa pesquisa atual em torno da estética de Hegel, caracterizada pela investigação da relação entre a estética de Hegel e sua época e herança, pretendemos explorar a gênese da filosofia da arte de Hegel em contraste com a obra Doutrina da arte [Kunstlehre] de August Wilhelm Schlegel. Ao mesmo tempo, gostaríamos de colocar em questão a relação de Hegel com o romantismo como um todo, principalmente a partir dos Cursos de estética e a resenha que fez das obras de Solger. A obra Doutrina da arte constitui, nada mais nada menos, do que a primeira filosofia da arte surgida no período pós-kantiano e pode ser tomada como a antecessora da Filosofia da arte de Schelling e dos Cursos de estética de Hegel. Poder-se-ia dizer que foi August Wilhelm Schlegel, em seus cursos proferidos em Berlim, entre 1800-04, que fundamentou a categorização e contraposição entre o clássico e o romântico, a qual foi de fundamental importância para toda a estética alemã a partir de 1800. Informamos também que estamos trabalhando numa tradução, com notas, da Doutrina da arte, a ser publicada pela EDUSP (contendo em torno de 400 páginas). O objetivo da pesquisa é duplo: 1) Gostaríamos de compreender mais profundamente a doutrina da arte de Schlegel, em especial procurar saber como ela se insere na tradição da disciplina de estética, no horizonte de desdobramentos que vão, grosso modo, de Baumgarten a Hegel e também questionar sua relação com o romantismo de Jena e seus desdobramentos posteriores (por exemplo, no plano literário romântico com os contos de E. T. A. Hoffmann e de Ludwig Tieck). Quanto a isso, coloca-se a pergunta: como foi possível surgir uma proposta de estética sistemática no interior do romantismo? Pois, é sabido que o romantismo era avesso à estética como disciplina e a qualquer tipo de sistematização e tinha uma predileção pelo fragmento e pela atividade da crítica de arte. Nesse contexto, cabe também abordar o contraste entre uma posição mais classicista (Goethe e Hegel) e a posição romântica em relação à arte. 2) Em segundo lugar, vem a questão da relação de Hegel com o romantismo. Assim como Hegel, também o romantismo operou um rearranjo da estética tradicional com base numa aguda compreensão do papel da história (antigos e modernos) na arte e acentuou a emergência da subjetividade (como linguagem e mito poético). No entanto, a despeito dessa proximidade, são distintos os modos segundo os quais esses tópicos são pensados no idealismo e no romantismo e os mecanismos teóricos mobilizados. Também são diversas as consequências para o estabelecimento da tarefa que cabe à arte no presente e no futuro, diante do passado. Se em Os escritos póstumos e a correspondência de Solger, um texto da época de Berlim, Hegel ressalta a origem religiosa e absoluta do pensamento moderno, bem como a situação política e cultural na Alemanha, o romantismo, por seu lado, em sua versão tanto teórica quanto literária, apostará na peculiaridade do papel da imaginação, da linguagem e da ironia na literatura. Essa diferença de enfoques será examinada por contraste, a saber, entre a proposta teórica dos Cursos de estética de Hegel e a Doutrina da arte de August Schlegel.
    • Nome do projeto: Entre filosofia e literatura: a estética de Hegel na época de Goethe (2015 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WERLE, M. A. .
      Descrição: Trata-se de desenvolver alguns tópicos situados no âmbito da fundamentação da estética como disciplina filosófica, cujo pano de fundo ou ponto de fuga é a proposta sistemática da estética de Hegel, na relação com o pré-romantismo (Herder), o classicismo de Weimar (Goethe e Schiller) e o romantismo literário alemão (Hoffmann). Com isso, dou continuidade às investigações em torno da estética de Hegel e sua época, assunto que me vem ocupando nos últimos 15 anos e que alcançou alguns desdobramentos, em termos de publicações: na direção do classicismo de Weimar (tradução dos Escritos sobre arte de Goethe, 2005) e do romantismo (tradução da Doutrina da arte de August Schlegel, 2014). Atualmente encontro-me ocupado com o pré-romantismo, em particular com o pensamento estético do jovem Herder. Minha abordagem de Herder é uma decorrência direta do ?retorno? que venho fazendo de Hegel (Cursos de estética) a August Schlegel (Doutrina da arte) e agora chegando a Herder. O fio condutor desse retorno aos fundamentos do surgimento da estética moderna, da qual Hegel é tributário, passa pela articulação entre as categorias da teoria da arte, da crítica de arte e da história da arte. Quem colocou explicitamente o problema foi August Schlegel, mas quem pela primeira vez mobilizou essas noções foi Herder, no debate com Baumgarten (teoria), Lessing (crítica) e Winckelmann (história da arte). Esse é precisamente o assunto das chamadas Florestas críticas. Nos Cursos de estética de Hegel, apenas a título de informação, a teoria da arte, a história da arte e a crítica de arte encontram-se na base da tríade concernente ao belo ou ao ideal (teoria); às formas de arte simbólica, clássica e romântica (história da arte) e ao sistema das artes particulares: arquitetura, escultura, pintura, música e poesia (assunto da crítica de arte).
    • Nome do projeto: A estética de Hegel em relação com sua época (Goethe e Schiller) e uma certa herança (Heidegger) (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WERLE, M. A. .
      Descrição: Trata-se de desenvolver alguns tópicos situados no âmbito da fundamentação da estética como disciplina filosófica, cujo pano de fundo ou ponto de fuga é a proposta sistemática da estética de Hegel, na relação com o pré-romantismo (Herder) e o classicismo de Weimar (Goethe e Schiller) e também com desdobramentos contemporâneos presentes na filosofia da arte de Heidegger. Com isso, dou continuidade às investigações em torno da estética de Hegel e sua época, assunto que venho pesquisando nos últimos 20 anos e que alcançou alguns desdobramentos, em termos de publicações: na direção do classicismo de Weimar (tradução dos Escritos sobre arte de Goethe, Humanitas/Imprensa Oficial, 2005) e do romantismo (tradução da Doutrina da arte de August Schlegel, EDUSP, 2014), bem como do chamado pré-romantismo (tradução da Plástica e de Escritos sobre estética e literatura de Herder, EDUSP, 2018 e 2019, junto com Pedro Franceschini). Em termos específicos, pretendo, pois, levar adiante três investigações, duas relacionadas à estética alemã clássica e outra à estética alemã contemporânea, sempre procurando ao mesmo tempo possíveis elos com a estética de Hegel e seu tempo: 1) Tradução, comentário e notas da Correspondência entre Goethe e Schiller. Essa proposta de trabalho envolve atualmente três tradutores e pesquisadores: além de mim, o prof. Vladimir Vieira (UFF) e o prof. Pedro Franceschini (UFBA). Trata-se de um projeto de longo prazo, que pretende realizar uma tradução completa e integral para a língua portuguesa, das 1015 cartas dessa correspondência. A tradução atualmente disponível no Brasil, em língua portuguesa, é parcial, correspondendo a somente 136 cartas . Ao mesmo tempo, pretende-se realizar colóquios regulares tendo essa correspondência como eixo norteador, considerando a relação que ela possui com a produção filosófica e poética de Goethe e Schiller, bem como com outros filósofos, poetas e pensadores da época: Kant, Schelling, Hölderlin, etc. 2) Conclusão de uma proposta de livro sobre o romance de Goethe, intitulado Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, no qual venho trabalhando há alguns anos, tendo já escrito três artigos sobre o assunto. O enfoque de abordagem recai sobre a relação entre teatro e vida nesse romance, na medida em que esses dois temas representam duas posturas que se encontram numa espécie de relação dialética, correspondendo o teatro à dimensão da ?poesia do coração? e a vida às ?relações prosaicas?. 3) Elaboração de um livro sobre a filosofia da arte de Heidegger, a partir da reunião, revisão e reorganização de textos publicados nos últimos 15 anos em diferentes revistas brasileiras e como capítulos de livros, contendo em seu centro uma investigação do ensaio A origem da obra de arte. Pretendo investigar e explicitar tanto elementos que envolvem o estilo próprio do pensamento de Heidegger, desde o projeto da analítica existencial de Ser e tempo até o momento em que surge a temática da arte e da poesia em seu pensamento. Além disso, importa verificar como a investigação sobre a origem da obra de arte se apresenta diante da questão da técnica e da subjetividade, no horizonte da crítica que Heidegger realiza à filosofia moderna.
    • Nome do projeto: A estética de Hegel: sua época e herança (2002 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WERLE, M. A. .
      Descrição: O tema da pesquisa é a estética de Hegel, tanto no que se refere aos tópicos internos do sistema quanto no que diz respeito à relação com a estética da época de Goethe, a assim chamada Goethezeit, e com a posteridade (tem-se em vista aqui principalmente a herança hermenêutica, representada por Heidegger e Gadamer, e a herança dialética, representada pela Escola de Frankfurt). Alguns tópicos desenvolvidos até agora: 1) A presença de Goethe na reflexão estética hegeliana, tanto do ponto de vista teórico quanto artístico; 2) A questão da poesia dramática, no seu desdobramento como filosofia do trágico e teoria da tragédia; 3) O tema do fim da arte em Hegel e em W. Benjamin.
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Gustavo de Azevedo Torrecilha Filosofia Doutorado
    Icaro Gonçalez Ferreira Filosofia Doutorado
    Pedro Henrique Marques Silva Mauad Filosofia Doutorado
    Raquel de Fraga Lopes Filosofia Mestrado
    Reginaldo Rodrigues Raposo Filosofia Doutorado
    Renato Costa Leandro Filosofia Mestrado
    Rodrigo Pereira Moreira da Cruz Filosofia Mestrado
    Vaner Muniz Ferreira Filosofia Mestrado
    Victor Cezar Ferreira Filosofia Mestrado