Não autenticado |

Monica Muniz de Souza Simas

    • Mônica Simas é formada em Letras, Licenciatura (1993), Mestrado (1996) e Doutorado (2001) pela PUC-RJ. Também é formada em Administração de Empresas pela UFRJ (1990) e complementação pedagógica (licenciatura) em Educação Física pela Claretiano (2018). Trabalhou na Graduação e Pós-Graduação de Letras, na PUC-RJ entre 2001 e 2003 e na Universidade de São Paulo (USP), entre 2003 e 2021. Atualmente é Professora Associada na Universidade Ca' Foscari (Universidade de Veneza). É Livre-Docente na Área de Literatura Portuguesa (2013) pela USP onde coordenou o LIA (Laboratório de Interlocuções com a Ásia). Sua última pesquisa no CNPq foi o projeto "A experiência da orfandade na literatura de Macau". Fez pesquisa de Pós-Doutorado, sob supervisão de Yao Jing Ming, Professor da Universidade de Macau, em 2015. Fez um segundo pós-doc na Universidade Federal Fluminense, em 2019, sob supervisão da Professora Ida Alves. Foi Professora Visitante na Universidade de Florença em 2014. É colaboradora do Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa. Também colabora no Grupo Literatura e Paisagens, coordenado pela Profa. Ida Alves, da Universidade Federal Fluminense e pela Profa. Marcia Manir, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). As principais vertentes de pesquisa são as culturas portuguesas na Ásia, Literatura de Macau, pós-colonialismos e os Orientalismos. Além disso, dedica-se ao estudo da poesia de língua portuguesa contemporânea e suas relações com os estudos da paisagem e da geografia.. Da sua produção bibliográfica destacam-se os títulos Contributos para o estudo de Literatura de Macau - Trinta Autores de Língua Portuguesa(2016), publicado pelo Instituto Cultural do Governo da R.A.E. de Macau; Margens do Destino: Macau e a literatura em língua portuguesa (2007), publicado pela editora YENDIS; Dor e Desejo (2010), organizado com as professoras Paola Poma e Marlise Vaz Bridi, pela editora Paulistânia; Uma pequena antologia de poesia de Macau, 3 Poetas, 21 Poemas, pelo Centro Cultural de São Paulo (2013), inúmeros capítulos de livro sobre a literatura de Macau e a poesia portuguesa, Em 2008 recebeu o Prêmio "Talentos 2007", oferecido pelo Ministério de Negócios Estrangeiros de Portugal pelo ensino e divulgação da Literatura.

       

      Links:    

    • Cânones e Margens (2001-2003 PUC - RJ)
    • Tradição e Ruptura (2001-2003 PUC-RJ)
    • Textos, contextos e intertextos
    • Poéticas de Expressão Portuguesa (2003-2010)
    • Diálogos e conexões: outras artes, saberes e cenários
    • Monica Simas ; Monica Simas . Estudos sobre Macau e outros orientes. São Paulo : Editora Paulistânia, 2017 . 280p. ISBN: 1043228599829.
    • Monica Simas ; Monica Simas ; Graça Marques. . Contributos para o Estudo da Literatura de Macau- Trinta Autores de Lingua Portuguesa. Macau : Instituto Cultural do Governo da R.A.E. de Macau, 2016 . p. ISBN: 9789993703143.
    • Marlise Vaz Bridi ; Paola Poma . Dor e Desejo. Sao Paulo : Paulistana Editora, 2010 . 207p. ISBN: 9788599829448.
    • Margens do Destino: Macau e A Literatura em Língua Portuguesa. São Caetano do Sul : YENDIS editora, 2007 . 352p. ISBN: 9788598859.
    • SIMAS, MONICA ; Monica Simas . A literatura no contexto multilingue de Macau: não pertencimento, abandono e orfandade DIADORIM (RIO DE JANEIRO) , v. 22 , p. 25 - 39 , 2020. ISSN: 19802552.
    • Monica Simas ; Monica Simas . Cantar do amigo perfeito METAMORFOSES. REVISTA DA CÁTEDRA JORGE DE SENA DA FACULDADE DE LETRAS DA UFRJ , v. 1 , p. 15 - 49 , 2019. ISSN: 0875019X.
    • SIMAS, MONICA ; Monica Simas . Macau: A Plural Literature? Asian Diasporic Visual Cultures and the Americas , v. 2 , p. 51 - 67 , 2016. ISSN: 23523077.
    • A poesia do Yi Jing na transcriação de Fernanda Dias Revista de Cultura , v. 1 , p. 56 - 66 , 2015. ISSN: 16821106.
    • Em ano de 'Orpheu', provocações na Ásia: a poesia de Alberto Estima de Oliveira eLyra - Revista da Rede Internacional LyraCompoetics , v. 1 , p. 185 - 198 , 2015. ISSN: 21828954.
    • A arte, a magia e os deuses: trilhar as tradições de Macau Religare (UFPB) , v. 12 , p. 230 - 243 , 2015. ISSN: 19826605.
    • A poesia portuguesa contemporânea em diálogo com o I Ching (ou Yi Jing) Convergência Lusíada , v. 1 , p. 30 - 40 , 2014. ISSN: 23166134.
    • Trauma e Memória nos contos de Deolinda da Conceição Revista de Cultura , v. 1 , p. 5 - 29 , 2013. ISSN: 16821106.
    • Monica Simas ; Monica Simas . Podem os macaenses falar? Da subalterna à condição especial Cadernos de Literatura Comparada , v. 1 , p. 21 - 41 , 2013. ISSN: 16451112.
    • Cumplicidades rituais - a poesia de Fernanda Dias Ângulo (FATEA. Impresso) , v. 1 , p. p. 75 - p.89 , 2012. ISSN: 0101191X.
    • A permanência da poesia nas relações luso-brasileiras Camões. Revista de Letras e Culturas Lusófonas , v. 27 , p. 83 - 92 , 2012. ISSN: 08743029.
    • Macau, visíveis e invisíveis do espaço em Infraestruturas, de Alberto Estima de Oliveira Fragmentum (UFSM) , v. 35 , p. 63 - 70 , 2012. ISSN: 15199894.
    • Poéticas de Macau: espaços duplos, triplos e de interculturalidade VIA ATLÂNTICA (USP) , v. 15 , p. 255 - 266 , 2010. ISSN: 15165159.
    • Paisagens Possíveis: Macau na Poesia de Alberto Estima de Oliveira Revista de Cultura , v. 31 , p. 46 - 55 , 2009. ISSN: 16821106.
    • Da África a Macau: inclusões e exclusões Via Atlântica (USP) , v. 12 , p. 67 - 77 , 2008. ISSN: 15165159.
    • Transição e trânsitos culturais em Macau Línguas & Letras (UNIOESTE) , v. 1 , p. 1 - 15 , 2008. ISSN: 15177238.
    • Depois de D. Quixote - Fernando Pessoa e o moinho Voz Lusíada (São Paulo) , v. 21 , p. 336 - 353 , 2004. ISSN: 14158450.
    • Em busca d'A Quinta Essência: saudades de Cao Xueqin. Semear (PUCRJ) , v. 7 , p. 193 - 207 , 2003. ISSN: 14153130.
    • Transição e trânsitos culturais em Macau Revista da Biblioteca Mário de Andrade , v. 59 , p. 71 - , 2001. ISSN: 01040863.
    • Um monóculo perdido em Lisboa: a cidade em Eça de Queirós. Semear (PUCRJ) , v. 3 , p. 23 - 35 , 1999. ISSN: 14153130.
    • A ética das imagens da cidade em Cardoso Pires: uma leitura de Balada da Praia dos Cães Semear (PUCRJ) , v. 1 , p. 139 - 159 , 1997. ISSN: 14153130.
    • Monica Simas ; Monica Simas . Caminhar pelo inacessível: o sobrenatural em Maria Ondina Braga. Maria Ondina Braga: viagens e culturas em diálogo, v. 1, p. 139 - 146, 2019.
    • Monica Simas ; Monica Simas . OS DORES, DE HENRIQUE DE SENNA FERNANDES: UMA NARRATIVA INSULAR ENTRE O OSTRACISMO E A INTEGRAÇÃO. Ilhas de vozes em encontros compartilhados, v. 1, p. 337 - 360, 2021.
    • Monica Simas ; Monica Simas . E por falar em riqueza; a vida que segue, na poesia de Macau. Macau: Novas Leituras, v. 1, p. 73 - 80, 2020.
    • Monica Simas ; Monica Simas . O surrealismo será aquilo que a nossa atitude ditar. Sena e Sophia: centenários, v. 1, p. 1 - 532, 2020.
    • Monica Simas ; Monica Simas . As linguagens que nos inventam: Porta Macau. Crossings: Brasil, Portugal and Greaten China, v. 1, p. 7 - , 2019.
    • Monica Simas ; Monica Simas . Macau: de políticas linguísticas a novos contornos literários. A língua portuguesa na Índia e em outras terras, v. 1, p. 1 - 182, 2018.
    • Monica Simas ; Monica Simas . Exercício de leitura de um poema de Wang Wei ou sobre o recolhimento e a nutrição da natureza original. Daoismo. Estéticas chinesas e outras artes., v. 1, p. 7 - 157, 2018.
    • Monica Simas ; Monica Simas . Macau: uma literatura plural?. Estudos sobre Macau e outros orientes, v. 1, p. 68 - 94, 2017.
    • Monica Simas ; Monica Simas . A tradução na paissagem poética de Macau entre a diversidade e a diferença cultural. Tradição e Tradução entre trânsitos e saberes, v. 1, p. 7 - , 2016.
    • Monica Simas ; Monica Simas . A viagem da água dos olhos: de Camões a Alberto Estima de Oliveira. Geunuína fazendeira: os frutíferos 100 anos de Cleonice Berardinelli, v. 1, p. 609 - 626, 2016.
    • Monica Simas ; Monica Simas . Surrealismo: subversão e encantamento em Portugal. La spugna é la mia anima, v. 1, p. 359 - 369, 2016.
    • A poesia do Yi Jing na transcriação de Fernanda Dias. China Antiga: aproximações religiosas, v. 1, p. 105 - 115, 2015.
    • A Quinta Essência, de Agustina Bessa-Luís: memórias de Macau. Portugal pelo mundo disperso, v. 1, p. 297 - 308, 2013.
    • Quais paisagens na Macau de Camilo Pessanha?. Estudos de paisagem: literatura, viagens e turismo cultural. Brasil, França, Portugal., v. 1, p. 149 - 158, 2014.
    • A matéria simples da forma breve. Poetas que interessam mais, v. 1, p. 181 - 194, 2011.
    • Iluminada loucura: A Quinta-Essência, de Agustina Bessa-Luís. O Romance Português Contemporâneo: História, memória e identidade, v. 1, p. 289 - 305, 2011.
    • Macau entre rostos e arestas, uma fala com poesia. Macau na Escrita, Ecritas de Macau, v. , p. 30 - 37, 2010.
    • Recompensada e revulsionada com a poesia de Luiza Neto Jorge. Um corpo inenarrável e outras vozes, v. 1, p. - , 2010.
    • Rasuras de fronteiras na poesia portuguesa - Macau. A Literatura Portuguesa: visões e revisões, v. 1, p. 137 - 147, 2009.
    • Apenas uma notícia de viagem: relações luso-brasileiras na poesia de Fernando Paixão. Literatura Portuguesa ontem, hoje, v. , p. 203 - 217, 2008.
    • O Surrealismo Português em Perspectiva. Literatura Portuguesa - história, memória e perspectivas, v. 1, p. 329 - 336, 2007.
    • Imagens da irrealidade na obra de António Pedro. Dialogia na Literatura Portuguesa, v. 1, p. 355 - 368, 2006.
    • Setas ao sol: o dimensionismo de António Pedro. Literatura Portuguesa: aquém-mar, v. 1, p. 241 - 254, 2005.
    • Benilde Justo Caniato ; Benjamin Abdala Junior ; Regina Célia Fortuna do Vale ; Hélder Garmes . Identidade e memória no espaço literário de língua portuguesa em Macau. Oriente, Engenho e Arte. Imprensa e literatura de língua portuguesa em Goa, Macau e Timor Leste, v. , p. 7 - 189, 2004.
    • SIMAS, MONICA ; Monica Simas . E por falar em riqueza; a vida que segue, na poesia de Macau . Jornal das Letras , Portugal , 26 fev. 2020.
    • Monica Simas ; Monica Simas . Coordenadas poéticas de uma China especial . ZUNÁI: REVISTA DE POESIA & DEBATES , , . .
    • No início era o verbo, depois vieram as interrogações . Cult (São Paulo) , São Paulo , 01 nov. 2009.
    • Descobridores de cidades: a poesia diaspórica. In: Revolução. Revoluções , 2004 , Niterói. Revolução. Revoluções. Anais. : , 2004.
    • Errâncias amorosas em Macau: uma leitura de Jogos Urbanos de Fernanda Dias. In: III Congresso Internacional A Vez e a Voz da Mulher Portuguesa na Diáspora: Macau e outros lugares , 2009 , Macau. Actas do III Congresso Internacional A vez e a Voz da Mulher Portuguesa na Diáspora: Macau e Outros lugares. Macau : Universidade de Macau, 2007. p. 263 - 270.
    • O Surrealismo Português em Perspectiva. In: I Encontro Paulista de Professores de Literatura Portuguesa - História, Memória, Perspectivas , 2008 , São Paulo. Anais do I Encontro Paulista de Professores de Literatura Portuguesa. São Paulo : Palvra Chave comunicação e informática, 2008.
    • A China na Poesia Portuguesa do Século XX - passagens e momentos. In: XI Encontro Regional da Abralic , 2007 , São Paulo. Anais do XI Encontro Regional da Abralic. : , 2007.
    • Surrealismo e Abjeccionismo: dois momentos controversos. In: XX Encontro dos Professores Brasileiros de Literatura Portuguesa , 2005 , Niterói. Anais do XX Encontro dos professores Brasileiros de Literatura Portuguesa. : , 2005.
    • Entre Tributos e Empórios, a Constituição da Identidade Colonial. In: Abralic Regional , 2005 , Rio de Janeiro. Anais da Abralic Regional 2005. : , 2005.
    • Descobridores de cidades - poesia e fim do Império Português. In: IV Seminário de Literaturas de Língua Portuguesa, Portugal e África , 2005 , Niterói. Revolução. Revoluções. IV Seminário de Literaturas de Língua Portuguesa, Portugal e África. : , 2005.
    • Consentidos erros de neon: Macau e a globalização. In: IX Congresso Internacional Abralic 2004 - Travessias , 2004 , Porto Alegre. Travessias - IX Congresso Internacional Abralic 2004 - programa / resumos. Porto Alegre : Abralic, 2004.
    • "Apenas uma notícia de viagem" - A Emigração e a Poesia de Fernando Paixão. In: 2o. Colóquio do PPRLB, Relações Luso-Brasileiras: Deslocamentos e Permanências , 2004 , Rio de Janeiro. 2o. Colóquio do PPRLB. : , 2004.
    • Setas ao Sol - António Pedro e o Dimensionismo. In: XIX Encontro Brasileiro de Professores de Literatura Portuguesa , 2004 , Curitiba. Imaginário - o não-espaço do real - anais 2003. : , 2003.
    • Noçokén e o Paraíso de Ferreira de Castro. In: VIII Congresso Internacional Abralic 2002 , 2002 , Belo Horizonte. Anais do VIII Congresso Internacional Abralic 2002. : , 2002.
    • Noçokén e o Paraíso de Ferreira de Castro. In: VIII Congresso Internacional Abralic 2002 , 2002 , Belo Horizonte. Mediações, territórios e redes. VIII Congresso Internacional Abralic. Program/Resumos. Belo Horizonte : Mega Consulting, 2002.
    • Abalos no espaço doméstico chinês em crônicas de Deolinda da Conceição. In: IX Seminário Nacional Mulher e Literatura , 2001 , Belo Horizonte. IX Seminário Nacional Mulher e Literatura. Programa e resumos. Belo Horizonte : UFMG, 2001. p. 116 - .
    • Abalos no espaço doméstico chinês em crônicas de Deolinda da Cocceição. In: IX Seminário Nacional Mulher e Literatura , 2002 , Belo Horizonte. Coleção Mulher e Literatura: Gênero e representação nas literaturas de Portugal e África. Belo Horizonte : UFMG, 2001.
  • Outras Produções Bibliográficas: 13
    • Monica Simas ; Monica Simas . Editorial da Revista Desassossego. São Paulo : Mônica Simas; Paola Poma , 2020 (Editorial)
    • Monica Simas ; Monica Simas . Entrevista com Professora Monica Simas. Assis : UNESP , 2019 (Entrevista)
    • Monica Simas ; Monica Simas . Estudos sobre Macau e outros orientes. São Paulo : Editora Paulistânia , 2017 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • Fernanda Dias ; Alberto Estima de Oliveira ; Yao Feng . Poesia de Macau: 3 poetas, 21 poemas. São Paulo : Centro de Cultura de São Paulo , 2013 (Plaquete)
    • Macau, um espaço especial para a poesia. São Paulo : Centro Cultural de São Paulo , 2013 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • Poesia Ltda para visão i - ltda.. São Paulo : Patuá , 2012 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • Marlise Vaz Bridi ; Paola Poma . Dor e Desejo na Literatura e Cultura Portuguesas. São Paulo : Paulistana Editora , 2010 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • Incandescências na garganta de valter hugo mae. Rio de Janeiro : Oficina Raquel , 2009 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • Jorge Braga . Kvintessensens sarte ledetrad. Kobenhavn : Forlaget Orby , 2007 (Prefácio, Pósfacio/Posfacio)
    • Uma tradição de rasuras. Rio de Janeiro : Jornal do Brasil - Caderno Idéias , 2001 (Resenha)
    • Mia Couto narra os conflitos ideológicos de um homem que retorna à terra natal.. : , 2003 (Resenha)
    • Camões, grande Camões. Bauru : Núcleo de Estudos Luso-Brasileiros da Universidade do Sagrado Coração Bauru - SP , 2002 (Resenha)
    • Nostalgia, exílio e melancolia: leituras de Camilo Pessanha. Lisboa : Editorial Caminho e Cátedra Jorge de Sena , 2002 (Resenha/ Revista Metamorfoses 3)
    • Monica Simas ; Monica Simas . Parecer para revista Desassossego. 2014 (Parecer)
    • Monica Simas ; Monica Simas . Parecer para revista Desassossego. 2017 (Parecer)
    • Monica Simas ; Monica Simas . Parecer para revista Desassossego. 2018 (Parecer)
    • Monica Simas ; Monica Simas . Convergência Lusíada. 2019 (Parecer)
    • Monica Simas ; Monica Simas . Parecer para revista Desassossego. 2019 (Parecer)
    • Monica Simas ; Monica Simas . Parecer para revista Desassossego. 2020 (Parecer)
    • Monica Simas ; Monica Simas . Parecer para revista Anpoll. 2020 (Parecer)
    • Monica Simas ; Monica Simas . Parecer para Portuguese Journal of Social Science. 2020 (Parecer)
    • Monica Simas ; Monica Simas . Parecer Journal of Social Sciences Humanities. 2020 (Parecer)
    • Monica Simas ; Monica Simas . Parecerista da revista Convergência Lusiada do Real Gabinete Portugues de Leitura. 2017 (Assessoria)
    • Monica Simas ; Monica Simas . Paracerista na Revista Desassossego. 2016 (Consultoria)
    • Monica Simas ; Monica Simas . Consultoria externa, avaliação de projetos científicos em função de progressão de carreira. 2016 (Consultoria)
    • Monica Simas ; Monica Simas . Comissão de Consulta Externa do processo seletivo de projetos de pesquisa da UFRN. 2016 (Consultoria)
    • Parecer sobre Relatório Técnico para CERT USP. 2012 (Parecer)
    • Parecerista Revista Desassossego. 2011 (Parecer)
    • Parecerista Revista Desassossego. 2012 (Parecer)
    • Parecerista ad hoc Revista Abril. 2012 (Parecer)
    • Monica Simas ; Monica Simas . Sobre a tradução cultural. 2021 (Seminário)
    • Monica Simas ; Monica Simas . Revendo trânsitos literários em Macau. 2021 (Seminário)
    • SIMAS, MONICA ; Monica Simas . Em busca de Macau: novas abordagens. 2021 (Seminário)
    • Monica Simas ; Monica Simas . A Quinta Essência, de Agustina Bessa-Luís: imaginários do passado de Macau em circulação. 2020 (Conferência)
    • Monica Simas ; Monica Simas . A teoria Pós-Colonial e a Ásia. 2021 (Conferência)
    • SIMAS, MONICA ; Monica Simas . Ler o Yi Jing (I Ching 易經) ou como adquirir um presente pré-fabricado.. 2020 (Congresso)
    • Monica Simas ; Monica Simas . A literatura de Macau e os problemas da história. 2019 (Conferência)
    • Monica Simas ; Monica Simas . O projeto paisagem luso-brasileira em movimento. 2019 (Conferência)
    • Monica Simas ; Monica Simas . A importância de Macau para o Brics. 2019 (Conferência)
    • Monica Simas ; Monica Simas . O surrealismo será o que a nossa atitude ditar. 2019 (Comunicacao)
    • Monica Simas ; Monica Simas . Deslocamentos e paisagens em três poetas de língua portuguesa: António Pedro, João Rui Azeredo e Alberto Estima de Oliveira. 2019 (Conferência)
    • Monica Simas ; Monica Simas . Literatura de Macau: um contexto multicultural. 2016 (Conferência)
    • Monica Simas ; Monica Simas . Festival Literário de Macau: interrogações a partir do conto 'Longe Demais', de Tatiana Salem Levy. 2016 (Comunicacao)
    • Monica Simas ; Monica Simas . A mulher portuguesa na diáspora: contos de Fernanda Dias. 2017 (Comunicacao)
    • Monica Simas ; Monica Simas . A Literatura de Macau: perspectivas. 2017 (Comunicacao)
    • Monica Simas ; Monica Simas . Bilinguismo e competência intercultural: a literatura de Macau. 2018 (Comunicacao)
    • Monica Simas ; Monica Simas . Caminhar pelo inacessível: o sobrenatural em Maria Ondina Braga. 2018 (Comunicacao)
    • Monica Simas ; Monica Simas . O enraizamento espiritual noo homem: um percurso através dos clássicos da literatura chinesa. 2018 (Conferência)
    • Monica Simas ; Monica Simas . Da necessidade de se ouvir coisas alucinadas ou o que se pode aprender com a Literatura Portuguesa. 2017 (Comunicacao)
    • Monica Simas ; Monica Simas ; Annie Gisele Fernandes ; Maria de Jesus Reis Cabral ; Marta Kawano ; BrunoAnselmi Matangrano . De formosuras, resignações e carrancas: uma poesia escrita em folhas de lótus. 2017 (Comunicacao)
    • Monica Simas ; Monica Simas . Alteridades conceituais do fantástico: 'Um grilo fantástico e o ocidente misterioso:uma leeitura de ois ccontos de Altino doTojal'. 2017 (Simposio)
    • Alberto Estima de Oliveira: a poesia fluente. 2015 (Comunicacao)
    • A arte, a poesia e os deuses: trilhar as tradições de Macau. 2015 (Conferência)
    • As linguagens que nos inventam: Porta Macau. 2015 (Comunicacao)
    • Macau e a escrita de mulheres. 2015 (Conferência)
    • Interpretação e Literatura: um novo projeto. 2015 (Conferência)
    • Literatura de Macau, existe?. 2015 (Conferência)
    • Literatura e Tradução: diálogos benéficos para a Literatura. 2015 (Conferência)
    • Elementos Religiosos do Taoísmo. 2014 (Conferência)
    • A poesia de Alberto Estima de Oliveira. 2014 (Congresso)
    • Desenrolando o fio de seda: a poesia do Yi Jing (I Ching) na transcriação de Fernanda Dias. 2013 (Comunicacao)
    • A necessidade do outro para o estudo da Literatura de Macau. 2011 (Comunicacao)
    • Ainda as circunstâncias de uma Literatura. 2011 (Comunicacao)
    • É possível ser chinês(!?): três crônicas de Luís Gonzaga Gomes. 2010 (Congresso)
    • Macau entre rostos e arestas. 2008 (Congresso)
    • A Quinta-Essência, de Agustina Bessa Luís. 2008 (Congresso)
    • Recompensada e revolsionada com a poesia de Luiza Neto Jorge. 2009 (Comunicacao)
    • Alberto Estima de Oliveira' s poetry as a universal breath. 2009 (Congresso)
    • Errâncias amorosas em Jogos Urbanos, de Fernanda Dias. 2007 (Congresso)
    • A irrealidade concreta em António Pedro. 2005 (Conferência)
    • É possível ensinar o surrealismo?. 2006 (Conferência)
    • O teatro de António Pedro. 2007 (Conferência)
    • A China na Poesia Portuguesa do Século XX - passagens e momentos. 2007 (Congresso)
    • Macau e a Literatura em Língua Portuguesa. Margens do Destino. 2007 (Conferência)
    • Simone Caputo ; Hélder Fernando . Programa das Mariazinhas. 2011 RTDM Radio Teledifusora de Macau
    • Isadora Ataíde . As Literaturas de Macau estão vivas, são dinâmicas e renovam-se. 2015 Ponto Final (jornal)
    • Monica Simas ; Monica Simas . Entrevista com Professora Monica Simas. 2019 Faces da História. Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História
    • Hélder Fernando . Macau e a literatura. 2009 Teledifusora de Macau - TDM
    • I Encontro Paulista de Professores de Literatura Portuguesa. 2005 (DLCV)
    • Lilian Jacoto . Sábados Surrealistas. 2005 (USP - FFLCH - DLCV)
    • Roberval Santos . III Simelp. 2011 (Universidade de Macau)
    • Hélder Garmes ; Ho Yeh Chia ; Sérgio Antunes . I Colóquio Internacional do LIA: 500 anos Portugal - China: contrastes, mudanças e desafios. 2013 (LIA - Laboratório de Interlocuções com a Ásia, FFLCH, USP)
    • Beatriz Vicente de Azevedo ; Marcos Horácio G. Dias ; Pe. Massimo Casaro . Seminário Permanente do LIA: Missionação Cristã na Ásia e Temas Chineses na Arte Colonial Brasileira. 2014 (Grupo Pt. Oriente (Portugal e o Oriente: Literaturas, Línguas e Culturas), LIA (Laboratórios de Interlocuções com a Áisa), USP e PIME)
    • Maria Elvira Brito Campos . Seminário Aberto do Programa de Literatura Portuguesa: Antonio Lobo Antunes, quando a crônica se faz poesia. 2014 (Programa de Literatura Portuguesa - USP)
    • Hélder Garmes ; Duarte Braga . 2o Congresso Internacional do LIA: Histórias Literárias e Culturais de Goa - conflito, negociação e impasse. 2015 (LIA - FFLCH - USP)
    • Hélder Garmes ; Monica Simas ; Monica Simas ; Damares Barbosa ; Edson Luiz Oliveira . III Congresso Internacional do LIA - Timor Leste e o espaço em língua portuguesa na Ásia.. 2017 (LIA - Laboratório de Interlocuções com a Ásia e Grupo de Estudos de Timor Leste)
    • Monica Simas ; Monica Simas . Exposição bibliográfica Macau e China. 2013 (LIA - Laboratórios de Interlocuções com a Ásia/DLCV/FFLCH/USP)
    • PINA-CABRAL, J. ; Monica Simas ; Monica Simas . Hábitos do Coração: mulheres modernas e a piedade filial. 2022 (Departamento de Estudos Linguísticos e Culturais Comparados)
    • Monica Simas ; Monica Simas ; Ho Yeh Chia . I Seminário do Grupo de Estudos "Porta Macau: literaturas, línguas e culturas": Interfaces poesia, sinologia de Macau e filosofia chinesa. 2016 (USP/FFLCH/DLCV/DLO)
    • Yi Jing (I Ching): o vôo do pássaro. 2014 (Universidade Federal da Paraíba)
    • Piero Ceccucci . Jesuitismo na Ásia. 2014 (Universidade de São Paulo)
    • A poesia portuguesa em diálogo com o leste asiático. 2014 (Departamento de Língua e Literatura da Universidade de Florença)
    • Monica Simas ; Monica Simas ; Sérgio Antunes . Literatura de Macau I. 2018 (Universidade de São Paulo/ FFLCH/ DLCV)
    • Monica Simas ; Monica Simas . Literatura de Macau I. 2018 (Universidade de São Paulo/ FFLCH/ DLCV)
    • Monica Simas ; Monica Simas . Macau: paisagem literária e cultural. 2019 (Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense)
    • Monica Simas ; Monica Simas . Oficina criativa com o surrealismo português. 2019 (Universidade de Línguas Estrangeiras de Zhejiang Yuexiu)
    • Lilian Jacoto . Sábados Surrealistas. 2005 (DLCV)
    • Sábados Surrealistas. 2005 (DLCV)
    • Da Renascença à Modernidade: O Gênio de Luís de Camões. 2004 (DLCV)
    • Marlise Vaz Bridi . A mulher na literatura portuguesa. 2014 (Universidade de São Paulo)
    • Monica Simas ; Monica Simas . Relatório de Pesquisa CNPq. 2018
    • Nome do projeto: Deslocamentos culturais na lusofonia (2001 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Monica Simas .
      Descrição: Este projeto tem por objetivo verificar as políticas de valor presentes na formação literária canônica em suas interações com o contexto mais amplo da cultura, desenvolvendo-se em duas vertentes distintas, mas relacionadas: a) Reflexão sobre o lugar das mediações e dos agenciamentos discursivos a partir da articulação tensa entre as estratégias patrimonialistas da cultura (acervos, arquivos, bibliotecas e coleções) e os movimentos artísticos de vanguarda que influenciaram a produção poética portuguesa do século XX; identificação das condições históricas e políticas atreladas ao surgimentos e desenvolvimento das vanguardas, e verificação das interações da prática textual com outras práticas do contexto cultural português. b) Estudo da transculturação, assimilação e transgressão culturais nas relações entre Portugal e os espaços da usotopia; análise de experiências de viagens, de contextos migratórios e de transformações no campo cultural e na formação literária canônica; identificação de alteridades, de políticas das identidades e de imagens da nação; avaliação de projetos culturais pós-coloniais, e revisão das literaturas em língua portuguesa como vetores de locação cultural.
    • Nome do projeto: Tradição e ruptura na poesia, do final do séc. XIX ao final do séc. XX (2001 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Monica Simas .
      Descrição: Este projeto busca verificar as transformações do cânone literário a partir da verificação de alterações dos valores estéticos que surgiram com as vanguardas desde o final do século XIX. Esse objetivo implica a análise do literário em suas formas institucionais e a articulação de Portugal com outros centros do mundo.
    • Nome do projeto: A Viagem na Literatura Portuguesa do Século XX (Graduação) (2003 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Monica Simas .
      Descrição: Esta pesquisa buscará verificar como a viagem influenciou e/ou alterou os pressupostos da representação literária, no contexto da literatura portuguesa do século XX. A viagem pode ser percebida como uma forma de pôr em evidência a tensão entre os valores que formam o cânone e os que deslizam para uma condição fronteiriça, redimensionando a própria noção de arte. O deslocamento físico pressupõe necessariamente a construção de códigos de representação e, desse modo, a (re)invenção do imaginário e de coordenadas estéticas. Por um lado, a investigação tentará se ocupar da viagem como um vetor privilegiado na reflexão sobre os movimentos descritos nas histórias da literatura portuguesa do século XX: Orpheu, neo-realismo, surrealismo, existencialismo, neo-barroco, expressionismo, experimentalismo, entre outros. Nesse sentido, a pesquisa quer ser uma revisão dessas coordenadas estéticas, mostrando as relações entre viagem e a formação e/ou ruptura dos valores canônicos. No entanto, as coordenadas estéticas não podem ser separadas dos valores éticos, ideológicos ou históricos. Por isso, o trabalho invocará também uma reflexão sobre as relações entre Portugal, Europa e suas antigas colônias. No decorrer do século XX, Portugal passou a vivenciar as experiências dos pós-colonialismos, pondo em xeque as suas identidades nacional e cultural. A viagem adquiriu uma nova importância nesse contexto porque ela passou a veicular inquietações e negociações culturais das novas diásporas pós-coloniais. Hibridismo e transculturação são conceitos que passaram a estar no horizonte de discussões das culturas modernas/pós-modernas das sociedades contemporâneas.
    • Nome do projeto: A constituição ética do sujeito na modernidade (2004 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Monica Simas , Marlise Vaz Bridi , Lilian Jacoto .
      Descrição: Pensar a Literatura associada à Ética, no tempo da modernidade, significa levar em conta que os modos da ficção, do drama, da poesia ou da crítica encerram uma maneira própria de marcar a história do imaginário como uma atividade construtora de sentidos práticos que conduzem o homem a ação e questionamento de si. A Literatura passa a ser entendida, nessa junção, como um campo do conhecimento no qual se abre a possibilidade de se discorrer sobre a constituição ética do sujeito, isto é, como o indivíduo se identifica e como ele age a partir de uma determinada identificação. A noção de sujeito encarna múltiplas relações de poder e saber e, por isso mesmo, abordar o domínio da Literatura frente a esta complexa responsabilidade discursiva é, de algum modo, ir até ao limite da sua própria identidade. Desse modo, a escrita literária pode tanto ser vista como a serviço do pensamento moralizante como aparecer encarnada na violência transgressiva do abandono dessa mesma função, desinstalando o sujeito de uma qualquer submissão à ordem. Pode inclusive mesclar essas duas linhas de ação ou situar-se em um lugar entre, abismal. Trabalhar o acontecimento literário, identificando e descrevendo o seu agenciamento numa possível constituição de ação do sujeito é a principal meta desta investigação. Seja a partir da verificação das suas condições de produção, envolvendo problemas de autoria, divulgação e recepção, seja a partir de uma hermenêutica narrativa que supõe sentidos na criação e desenvolvimento de narradores e personagens, na ficcionalização das relações temp-espaço, ou seja ainda, a partir da cosmogonia que se instaura na realização da linguagem [narrativa, dramática, poética e crítica], em conexão ou não com a historicidade social e cultural, a literatura mostra um sujeito em transformação. A pesquisa propõe um olhar que incida sobre a produção literária e os processos históricos que decorreram em Portugal, no século xx.
    • Nome do projeto: Literatura Portuguesa e o Contemporâneo: paisagens, vazios e afetos (2008 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Monica Simas .
      Descrição: Esse projeto tem como objetivo principal estudar o fenômeno literário em relação à contemporaneidade a partir de sua abrangente constituição conceitual. O mapeamento da discussão acerca da contemporaneidade será feito através de três vetores principais: paisagens, vazios e afetos. As paisagens envolvem territorializações e desterritorializações do fenômeno literário, constituição dos espaços e dos sujeitos nos espaços, abrangendo autores, obras e crítica. Os vazios correspondem a incorpóreos, silêncios, invisibilidades e virtualidades em suas tensões opostas: sons, imagens, matéria e corpo. Os afetos dizem respeito a relevantes relações de complementaridade das constituições identitárias e (re)articulações dos desejos. Através desses três vetores buscar-se-á ler a produção textual de língua portuguesa a partir da década 80 do século XX.
    • Nome do projeto: Macau na escrita. Escritas de Macau (2009 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Monica Simas .
      Descrição: Reunindo estudos literários relacionados a Macau, este projeto desenvolve relações existentes entre migrações, (re)configuração dos espaços e de identidades. Caracterizada por Christina Miu Bing Cheng (1999) como uma Janus cultural, a região de Macau é herdeira de um legado cultural matricialmente duplo, permeada de contatos dialógicos que se revelam nas construções simbólicas e de sentido do fenômeno literário. Ele está vinculado a um projeto internacional "Orientalismos", coordenado pela professora Ana Paula Laborinho da Universidade de Lisboa e do qual fazem parte pesquisadores de Portugal, Macau, França, Inglaterra e Brasil. Por sua vez, este projeto agrega atualmente os seguintes subprojetos: "Poetas de Macau", em que se pretende estudar as obras de Alberto Estima de Oliveira, de Fernanda Dias, de Yao Jingming e de Kit Kellen; "Crônicas de Macau", com incidência sobre as obras de Carlos Morais José e ... Luís Gonzaga Gomes; "Ocidente/oriente", em que o binômio será examinado à luz de obras artísticas em interface com a literatura na busca de um entendimento sobre o fenômeno da (pós)modernidade, e, por fim "Espaços da cidade na obra de Henrique de Senna Fernandes", uma construção de repertório para a memória da cidade.
    • Nome do projeto: Literatura de Macau I (2013 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Monica Simas , Sérgio Antunes , Erasto Santo Cruz , Fernando Ulisses Mendonça Serafim .
      Descrição: Este projeto tem por objetivo fazer a coleta, descrição e análise de obras literárias de língua portuguesa, relativas a Macau bem como a reprodução de textos de circulação restrita,sobre a crítica literária de Macau com o fim de avaliar a presença portuguesa na Ásia. Nesse primeiro módulo serão estudadas, descritas e analisadas a obra de sete autores: José dos Santos Ferreira, Deolinda da Conceição, Henrique de Senna Fernandes, Luís Gonzaga Gomes (prosa) e Alberto Estima de Oliveira, Fernanda Dias e Yao Jingming. Este projeto vincula-se às pesquisas do Grupo (Pt. Oriente) Portugal e o Oriente: literaturas, línguas e culturas, certificado no CNPq e liderado por Monica Simas e Ho Yeh Chia.
    • Nome do projeto: Literatura Portuguesa e o Contemporâneo: vozes e olhares (2013 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Monica Simas , Ida Alves , Joana Souto Guimarães Araújo , Charles Marlon Porfirio de Sousa , Nicia Petreceli Zucolo .
      Descrição: Do final do século XX pra cá, deixou de haver, no campo literário, escolas definidoras de um determinado padrão literário. A pluralidade encerra, hoje, uma dificuldade aos estudiosos da literatura ao mesmo tempo que revigora plataformas sociais e perspectivas de criação. Este projeto tem como objetivo principal descrever parte da pluralidade de vozes e olhares que atuam na literatura portuguesa contemporânea, identificando seus vínculos sociais, ideológicos e estéticos. Este Projeto faz interface com Grupo de Pesquisa "Estudos de Paisagem nas Literaturas de Língua Portuguesa", certificado pelo CNPq e liderado pelas Professoras Ida Alves e Márcia Manir
    • Nome do projeto: Porta Macau: constructos ficcionais e poéticos de modos de viver em contextos multiculturais. (2016 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Monica Simas .
      Descrição: Caracterizar e analisar a função do fenômeno literário na construção de imaginários de modos de viver na RAE de Macau, especialmente nos últimos 10 anos, é a finalidade mais geral dessa Pesquisa. O ?modo de viver? das comunidades de Macau foi preservado como fundamento da Lei Básica da Região até 2049 quando esta será integrada na sua totalidade à República Popular da China. Determinar as relações dos repertórios literários com esse ?modo de viver? local em oposição (complementar) à tão já veiculada designação de Macau como ?não lugar? ou ?lugar sem cultura própria? constitui um projeto original e implica, por um lado, realizar uma revisão do antigo repertório de obras literárias sob a nova perspectiva e, por outro, redefinir o corpus literário, acrescentando textos nunca antes analisados. Em um contexto de acentuado multiculturalismo, verificar se obras ficcionais e poéticas reincidem sobre identificações literárias autocontidas linguística e culturalmente ou se priorizam processos de interação, de confrontação e de negociação e caracterizar quais são eles torna-se prioritário à tentativa de se estabelecer a importância de imaginários na construção da convivência entre os diferentes grupos que compõem a sociedade macaense.
    • Nome do projeto: Seminário Acadêmico Sábados Surrealistas (2005 - 2005
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Monica Simas , Lilian Jacoto .
      Descrição: Doze encontros aos sábados das 9:00 as 12:00 com participação de professores do programa e convidados externos, no segundo semestre de 2005
    • Nome do projeto: Jesuitismo na China (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Monica Simas , Piero Cecucci .
      Descrição: Seis encontros semanais no primeiro semestre de 2014, ministrado pelo professor Piero Cecucci da Universidade de Florença
    • Nome do projeto: Litratura de Macau I (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Monica Simas , Sérgio Antunes .
      Descrição: Introduzir alunos e interessados no universo literário de Macau
    • Nome do projeto: A experiência da orfandade na literatura de Macau (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Monica Simas .
      Descrição: O projeto visa analisar as representações e a experiência da orfandade na Literatura de Macau.
    • Nome do projeto: A poesia portuguesa: lirismos, metamorfoses e interculturalidades (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Monica Simas .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo principal estudar a poesia portuguesa desde a sua origem, analisando o fenômeno lírico em suas alternâncias a partir de noções que se estabelecem na modernidade, tais como, as metamorfoses e as interculturalidades
    • Nome do projeto: Alteridades e Hibridismos na Literatura Portuguesa Contemporânea (2004 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Monica Simas .
      Descrição: A finalidade principal deste projeto de pesquisa é consolidar uma verificação dos sentidos da "viagem", na literatura portuguesa dos séculos XX e XXI, identificando como ela opera, expandindo e redefinindo valores culturais. Por um lado, a viagem consolida relações entre as coordenadas geográficas e literárias e, por outro, ela ocupa um lugar teórico e pragmático na relação que se estabelece entre a linguagem e a alteridade. Na primeira via, o projeto trata de textos nos contextos das relações Portugal - Europa e Portugal - Diáspora, procurando identificar o local que Portugal ocupa na contemporaneidade das relações internacionais. Vai procurar também fazer o levantamento e a análise mesmo que de pequena parte dos inventários dos trânsitos que envolvem as relações literárias portuguesas com o mundo. Contextos migratórios e desenraizamentos serão olhados de modo particular.
    • Nome do projeto: Orion? Orientalismo português na literatura e outras artes (séculos XIX-XX (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Monica Simas , Ana Paula Laborinho .
      Descrição: Portugal tem uma longa tradição nas escritas de viagens relacionadas aos Descobrimentos desde o século XVI. Orientalismocomo uma estética europeia (séculos XIX e XX) - Orientalismo e império - Estudos inter-artes: Representações do Extremo Oriente - Escritas de Viagem - Macau na escrita e Escritas de Macau
    • Nome do projeto: Literatura - Mundo (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Monica Simas , Helena Carvalhão Buescu .
      Descrição: No âmbito de um projeto concebido no Consórcio Institute for World Literature (IWL), liderado pela Universidade de Harvard, buscar-se-á produzir um conjunto significativo de materiais no âmbito da Literatura - Mundo em português. Esses materiais incluem a Antologia de Literatura - Mundo em Português.
    • Nome do projeto: Projeto de Pós-doc "A presença portuguesa em Macau e a Literatura (2015 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Monica Simas , Yao Feng .
      Descrição: O principal objetivo do Projeto é investigar as condições de produção, recepção e crítica dessa literatura, em Macau, de 1999 até os dias de hoje. Entre os objetivos específicos, destaca-se a preocupação de se fazer o inventário da produção literária no período; coletar obras literárias e críticas; entrevistar escritores, professores e editores além de analisar parte do material adquirido
    • Hélder Garmes ; Mário Sproviero . Joaquim Guerra (1908-1993) Tradutor e Intérprete. 2010 - Banca. exame de qualificação de mestrado
    • Paola Poma ; Annie Gisele Fernandes . Mário de Sá-Carneiro, uma poética suicidária. 2010 - Exame de qualificação de mestrado
    • Mauricio Salles Vasconcelos ; Roberto Zular . Literatura e Filosofia: A Alteridade e o dialogismo poético nas obras de Lavoura Arcaica e Um Copo de Cólera, de Raduan Nassar. 2011 - Banca. exame de qualificação de mestrado
    • Paola Poma . A poesia de Alberto Caeiro. 2010 - Banca. exame de qualificação de mestrado
    • Lilian Lopondo ; Maria Helena Fioravante Peixoto ; Marlise Vaz Bridi . Autobiografia - Realidade e Ficção. 2010 - Banca. exame de qualificação de mestrado
    • Paola Poma ; Annie Gisele Fernandes . Os bestiários de Adília Lopes. 2013 - Banca. exame de qualificação de mestrado
  • Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
    Roberta Almeida Prado de Figueiredo Ferraz Literatura Portuguesa Doutorado 11/10/2016
    José Ney Costa Gomes Literatura Portuguesa Doutorado 24/08/2009
    Charles Marlon Porfirio de Sousa Literatura Portuguesa Doutorado 17/11/2022
    Alessandro Barnabé Ferreira Santos Literatura Portuguesa Doutorado 27/09/2024
    Valter Barros de Moura Literatura Portuguesa Doutorado 23/10/2013
    Joana Souto Guimarães Araujo Bonomo Literatura Portuguesa Doutorado 26/02/2019
    Nicia Petreceli Zucolo Literatura Portuguesa Doutorado 05/08/2014
    Virgínia Bazzetti Boechat Literatura Portuguesa Doutorado 23/09/2011
    Fernanda Maria Romano Literatura Portuguesa Doutorado 12/04/2013
    Erasto Santos Cruz Literatura Portuguesa Mestrado 16/12/2016
    Roberta Almeida Prado de Figueiredo Ferraz Literatura Portuguesa Mestrado 10/10/2008
    Charles Marlon Porfirio de Sousa Literatura Portuguesa Mestrado 18/04/2016
    Rhiago Losso Literatura Portuguesa Mestrado 28/08/2019
    Alessandro Barnabé Ferreira Santos Literatura Portuguesa Mestrado 29/09/2017
    Joana Souto Guimarães Araujo Bonomo Literatura Portuguesa Mestrado 07/12/2012
    Angela Gonçalves de Souza Literatura Portuguesa Mestrado 25/03/2011
    Fernando Ulisses Mendonça Serafim Literatura Portuguesa Mestrado 29/09/2015
    Sheila Cristina Colepicolo Literatura Portuguesa Mestrado 19/12/2007
    Alzira Pires Literatura Portuguesa Mestrado 09/03/2009
    Camile Carolina Pereira da Silva Tesche Literatura Portuguesa Mestrado 20/12/2007
    Valeria Hernandorena Monteagudo de Campos Literatura Portuguesa Mestrado 18/08/2022
    Fernanda Maria Romano Literatura Portuguesa Mestrado 26/02/2008