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Marcos Francisco Napolitano de Eugênio

    • Doutor (1999) e mestre (1994) em História Social pela Universidade de São Paulo, onde também graduou-se em História (1985). Desde 2007 é bolsista do CNPq. Foi professor no Departamento de História da Universidade Federal do Paraná (Curitiba), entre 1994 e 2004, e professor visitante no Instituto de Altos Estudos da América Latina (IHEAL) da Universidade de Paris III (2009) e na Universidade de Santiago do Chile (2018 e 2020). Atualmente, é Professor Titular de História do Brasil Independente e orientador no Programa de História Social da USP. Especialista no período do Brasil Republicano, com ênfase no regime militar, e na área de história da cultura, com foco no estudo das relações entre história e audiovisual. Também possui experiência na formação de professores do ensino básico, com foco no uso do audiovisual na escola.

       

      Links:    

    • Cultura e Poder
    • História, Cultura e Poder
    • História e audiovisual: circularidades e formas de comunicação
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    • NAPOLITANO, M. . O modernismo conservador e a ditadura militar no Brasil (1966-1972)?. 2022 (Comunicacao)
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    • CARNEIRO, Maria L.Tucci ; NAPOLITANO, M. . Genocídios e Negacionismos Históricos: desafios éticos e epistemológicos. 2020 (Conferência)
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    • NAPOLITANO, MARCOS . Resistência cultural contra a ditadura militar: conceito, dinâmicas e variáveis. 2018 (Simposio)
    • NAPOLITANO, M. . Coração Civil: arte, resistência e lutas culturais durante o regime militar brasileiro. 2018 (Seminário)
    • NAPOLITANO, MARCOS . Arte e Política na Russia Revolucionária. 2017 (Simposio)
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    • NAPOLITANO, M. . HIstória do Regime Militar. 2016 (Conferência)
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    • NAPOLITANO, M. . Música, História e Política. 2013 (Conferência)
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    • NAPOLITANO, M. . Canção e Nacional-Populismo. 2012 (Conferência)
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    • NAPOLITANO, M. . O ser e o tempo na obra de Chico Buarque de Hollanda. 2002 (Comunicacao)
    • NAPOLITANO, M. ; Teixeira, M. . Sobre o golpe de 1964. 2014 TV Univesp
    • NAPOLITANO, M. . Ernesto Geisel (1974-1979), tensão e distensão. 2018 Folha de S]ao Paulo
    • NAPOLITANO, M. . A música de Nara Leão: bossa nova, tropicália e samba de morro.. 2017 Jornal Nexo
    • NAPOLITANO, M. . Bolsonaro prega 'negacionismo histórico' sobre a ditadura. 2019 El País - Brasil
    • Alonso, A. ; Teixeira, M. ; NAPOLITANO, M. . Proclamação da República. 2013 Televisão (cabo) e internet
    • NAPOLITANO, M. . VIII Encontro Regional de História. 2002 (Associação Nacional de História - Núcleo Paraná)
    • NAPOLITANO, M. ; BRAGA, S. . Um outro 11 de setembro: 30 anos da queda de Allende. 2003 (Pós-Graduação em História e Núcleo de Sociologia e POlítica da UFPR / Cinemateca de Curitiba)
    • NAPOLITANO, M. ; BRAGA, S. . Mostra Silvio Tendler. 2004 (Universidade Federal do Paraná / Cinemateca de Curitiba)
    • NAPOLITANO, M. ; CZAJKA, R. ; MOTTA, R. P. S. . Colóquio "Comunistas Brasileiros: cultura política e produção cultural". 2011 (Universidade de São Paulo)
    • NAPOLITANO, M. . Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP. 2011 (Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas)
    • NAPOLITANO, M. ; ALENCASTRO, L.F. ; AGUIAR, C.A. . I Colóquio "Perspectivas de HIstória cultural conectada: Brasil, França e América Latina". 2012 (USP-COFECUB)
    • CAPELATO, M. H. ; JAREMTCHIK, D. ; NAPOLITANO, M. ; GREEN, J. ; TELES, J. . O golpe de 1964 e a onda autoritária na América Latina. 2014 (Universidade de São Paulo/Departamento de HIstória)
    • CZAJKA, R. ; NAPOLITANO, M. ; RIDENTI, M. . A cultura e as artes no Regime Militar. 2014 (Universidade Estadual Paulista / Depto. Sociologia (Marília))
    • JUNQUEIRA, Mary Anne ; NAPOLITANO, MARCOS . Negacionismos e Revisionismos: o conhecimento histórico sob ameaça. 2019 (Departamento de HIstória / USP)
    • NAPOLITANO, M. ; PIMENTA, J. P. ; AZEVEDO, S. ; OKUBO, B. ; BENICIO, M. ; ROIZMAN, D. . História nas Redes Digitais. 2022 (Departamento de História e Programa de HIstória Social USP)
    • NAPOLITANO, M. ; VILLAÇA, M. M. ; MORETTIN, E. ; Kaminski, Rosane ; CARDENUTO, R. ; CREPALDI, D. . V Colóquio Internacional de História e Cinema. 2022 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas/Universidade de São Paulo)
    • LOUREIRO, F ; NAPOLITANO, M. ; MULLER, A. . Seminário 1964-2024: A Ditadura Brasileira em Perspectiva Histórica e Comparada. 2024 (NACE - CNV - Instituto de Relações Internacionais da USP)
    • NAPOLITANO, MARCOS ; CARDENUTO, R. ; SARAIVA, D. ; BELLO, R. ; REI, B ; DINIZ, S. . Brasil , anos 1970: cultura, política e sociedade em tempos de ditadura. 2024 (Universidade de São Paulo - Departamento de História e Programa de História Social)
    • NAPOLITANO, M. ; Magalhaes, A.P. ; Purdy,S ; Queiroz, F. . Semana de Graduação em História. 2007 (Departamento de História - Universidade de São Paulo)
  • Curso de curta duração ministrado: 13
    • NAPOLITANO, M. . História da Música Popular Brasileira. 2004 (Faculdade de Artes do Paraná)
    • NAPOLITANO, M. . História Cultural. 2004 (Departamento de História-UFPR / Secretaria Municipal da Educação-Curitiba)
    • NAPOLITANO, M. . História Social da Canção. 1999 (Escola de Música e Belas Artes do Paraná)
    • NAPOLITANO, M. . História, memória e historiografia da música popular brasileira. 2006 (Universidade Federal de Minas Gerais)
    • NAPOLITANO, M. . Juízo Histórico e Juízo de Valor na Música. 2000 (Escola de Música e Belas Artes do Paraná)
    • NAPOLITANO, M. . História da Cançao Brasileira. 2012 (Faculdades Santa Marcelina)
    • MOLINA, S. ; NAPOLITANO, M. . História da canção brasileira. 2013 (Faculdade Santa Marcelina)
    • NAPOLITANO, M. . Seminário - Pesquisa em História Política e Cultural. 2014 (Universidade de Passo Fundo - Pós-Graduação em História)
    • MOLINA, S. ; NAPOLITANO, M. . História da Canção Brasileira. 2014 (Faculdade Santa Marcelina)
    • NAPOLITANO, M. . História da Canção Brasileira. 2019 (Faculdade Santa Marcelina)
    • NAPOLITANO, M. ; GARCIA, M. ; CARDENUTO, R. ; Garcia, Tania ; FREITAS, A. ; ROSELL, M. R. ; SARAIVA, D. . As artes e a cultura durante o regime militar. 2024 (SESC Centro de Pesquisa e Formação)
    • NAPOLITANO, M. . História da Música Popular Brasileira. 2002 (UNIPAR - Faculdade de Artes do Paraná)
    • MOLINA, S. ; NAPOLITANO, M. . História da Canção Brasileira. 2014 (Faculdade Santa Marcelina)
    • NAPOLITANO, M. . A música popular brasileira e a oposição ao regime militar (1969/1981). 2008
    • NAPOLITANO, M. ; FLECHET, A. ; COMPAGNON, O. ; MORETTIN, E. ; AGUIAR, C.A. ; PELLEGRINO, G. ; ALENCASTRO, L.F. . Exercícios de História Cultural Conectada: Brasil, França, América latina. 2012
    • NAPOLITANO, M. ; DANTAS, e. ; COSTA, M. . Projeto Cinema e Escola - FDE/SP. 2008 (Ficha técnica)
    • NAPOLITANO, M. ; VILLAÇA, M. M. ; WASSERMAN, M. C. . Projeto Alta Fidelidade - Apoio à Pesquisa Histórica em Música Popular Brasileira. 2000 (Home page (web site))
    • NAPOLITANO, M. ; Teixeira, M. . 1964: Programas Especiais. 2014 (Vídeo educacional)
    • ABREU, A. R. ; NAPOLITANO, M. ; CATELLI JR, R. ; SACHETTA, P. . Memórias da Ditadura. 2014 (Homepage(website))
    • NAPOLITANO, M. . O uso do cinema em sala de aula.. 2011 (Vídeo educacional)
    • Nome do projeto: Questões Heurísticas para o Estudo da Música Popular Brasileira (1999 - 2002
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAPOLITANO, M. , WASSERMAN, M. C. , DALMAS, C. .
      Descrição: Análise das bases documentais, dos conceitos e categorias de análise que pautaram a historiorafia da música popular brasileira, produzida entre 1970 e 1998. Exame da pauta historiográfica produzida pelos autores da área de história, sociologia, antropologia e letras.
    • Nome do projeto: Coração Civil: a música popular brasileira e a oposição civil ao regime militar (1969/1982) (2003 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAPOLITANO, M. , SCOVILLE, E. , LOPES, A. V. .
      Descrição: Este projeto visa analisar o papel da Música POpular Brasileira na vida políticó-cultural brasileira da "longa década de 70" (1969/1981), em dois níveis: 1) A participação das canções na construção de uma identidade da oposição civil ao regime militar, através da disseminação de valores, imaginários e experiências de "pertencimento"; 2) as tentativas de cerceamento da expressão musical feitas pelo Regime Militar através da censura sobre as canções e da vigilância sobre os artistas ligados à MPB. A primeira parte do projeto, qual seja, a organização de um corpo documental composto por canções, críticas de discos e shows, cifras de vendas de discos, entrevistas de artistas foi iniciada, com alguns produtos devidamente elaborados (artigos e apresentações de trabalhos em eventos). A ênfase, até aqui, foi dada ao mapeamento do cenário musical dos anos 70 e às articulações entre a MPB engajada e a indústria fonográfica. Atualmente, estamos aprofundando a análise das canções e iniciando a coleta de materiais produzidos pela censura e pelo DOPS (pareceres, processos, informes e dossiês), trabalho dificultado pela distância dos arquivos (localizados em São Paulo e Rio de Janeiro).
    • Nome do projeto: Identidade nacional e arte engajada no Brasil (1950/1968) (2004 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAPOLITANO, M. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa visa mapear e analisar as políticas culturais e as manifestações artísticas que refletiram sobre o problema da "brasilidade" e sobre a função sociopolítica da arte, no processo de modernização da sociedade brasileira, tendo como eixo a tensão entre a identidade nacional-popular e as perspectivas estéticas das vanguardas modernistas.
    • Nome do projeto: A Música Popular Brasileira (MPB) e a oposição ao regime militar (1969/1981). (2005 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAPOLITANO, M. .
      Descrição: Este projeto busca dar continuidade às pesquisas iniciadas no doutorado, acerca das relações entre música popular e política na sociedade brasileira contemporênea, enfatizando uma períodização não abarcada pela pesquisa anterior. Neste sentido, a problemática específica que norteará esta pesquisa é a relação entre a música popular brasileira e a oposição civil ao regime militar, no período entre 1969 e 1981, tendo como mediadores a indústria fonográfica e a ação repressiva do regime, concentrada na censura e na vigilância sobre os circuitos de MPB. O objetivo principal da pesquisa é aprofundar a hipótese de que a MPB é um espaço sociocultural privilegiado para analisar os dilemas e as peculiaridades que marcam a arte politicamente engajada, quando inseridas na indústria da cultura. A tensão entre o artista engajado, o mercado e o Estado, atingiram no Brasil da década de 1970, situações que beiravam o paroxismo: censurada pelo regime, valorizada pelo mercado fonográfico, reconhecida pela hierarquia do gosto vigente, o circuito cultural da MPB strictu sensu (i.e., tipo de música popular que emerge da canção engajada dos anos 1960) não apenas fez circular canções que traduziram as aspirações da oposição civil, quanto serviu de esfera pública para recompor o senso de pertencimento dos grupos de oposição da sociedade civil ao regime militar, notadamente nos segmentos das classes médias. Assim, tentando ampliar o estado atual de conhecimento sobre o tema, colocamos a seguinte equação: como um tiipo de arte musical, herdeira da cultura nacional-popular de esquerda, politicamente engajada, pode estar inserida, estruturalmente, na indústria cultural e, ao mesmo tempo, continuar desempenhando um papel político significativo, na formatação de identidades coletivas no contexto da resistência civil ao autoritarismo? Tentando escapar das análises que ora romantizam a canção engajada, outorgando-lhe um estatuto não-comercial, ora denunciam a progressiva "cooptação" dos artistas pe
    • Nome do projeto: Políticas Culturais e resistência democrática no Brasil nos anos 1970 (2008 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAPOLITANO, M. , GARCIA, M. , BOSI, T. , ARAGAO, E. , FRIZZO, N. , CHAMMAS, E. , LUNARDI, R. , POLETTO, F. .
      Descrição: Este projeto visa analisar as políticas e ações culturais de quatro correntes que compuseram o campo da resistência cultural ao regime militar implantado em 1964, no Brasil, a saber: comunistas, católicos, liberais e movimentos contraculturais. A questão da resistência ao regime colocou na ordem do dia a necessidade de conexão entre cultura e política, à medida que a primeira funcionava como espaço de rearticulação de identidades, valores e estratégias de ação que alimentavam a segunda, cuja ação estrita estava duramente reprimida pelo regime militar. As quatro correntes citadas produziram um corpo de textos e protagonizaram um conjunto de iniciativas culturais que traduzem um jogo complexo de alianças e dissensos entre elas, construindo visões diferenciadas e muitas vezes conflitantes sobre o papel da cultura na crítica ao regime. Portanto, o objetivo básico deste projeto é esquadrinhar o debate e as principais ações protagonizados pelas quatro correntes citadas, entre 1968 e 1979, período crucial de redefinições dos agentes socioculturais em face do autoritarismo e da modernização na sociedade brasileira. Como hipótese central, partimos da percepção de que o conceito dominante de ?resistência cultural? foi produto de uma aliança estratégica entre liberais e comunistas que acabaram por entrar em conflito com as correntes mais radicais - movimentos culturais de base católica ou contracultural ? que negavam três pilares da política cultural articulada por liberais e comunistas: a) os circuitos industriais da cultura; b) a estética nacional-popular ou erudita e; c) o papel tutelar do intelectual sobre as massas.
    • Nome do projeto: História e Audiovisual: dimensões históricas do audiovisual (2005 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAPOLITANO, M. , VILLAÇA, M. M. , ALMEIDA, C. , MORETTIN, E. , XAVIER, I. .
      Descrição: Projeto coletivo que abriga vários projetos e pesquisas indivisuais, reconhecido pelo Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Atua em 3 linhas de pesquisa: 1) Desenvolver metodologias apropriadas para a análise do cinema e da televisão como documento histórico. Neste processo, há uma dimensão na percepção do estilo que envolve a comparação com a produção internacional; e existe outra que destaca o modo como as fontes dialogam com outros suportes de veiculação de imagem que lhe são contemporâneos, compondo o leque de opções oferecido pelo contexto histórico para melhor definir o seu lugar dentro de um sistema de representações. 2) Analisar o lugar da crítica na construção de uma memória histórica acerca das obras audiovisuais e dos agentes históricos envolvidos em sua produção. Em relação à memória construída pelos produtos audiovisuais, uma dimensão reside na recepção pelo público do passado encenado pelas obras. Contribuindo para ampliar as fronteiras de circulação do saber histórico, o cinema e a televisão pertencem a um circuito de produção e perpetuação da memória. 3) Analisar as políticas culturais, os movimentos estético-ideológicos e as obras audiovisuais como integrante da ação política. Com essa linha, o destaque é dado à inserção dos produtos audiovisuais no jogo político de uma sociedade, onde os meios audiovisuais constituíram objeto de intervenção no cenário marcado pela disputa simbólica do poder.
    • Nome do projeto: Exercicios de História cultural conectada: Brasil, América Latina e França (2010 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAPOLITANO, M. , MORETTIN, E. , PELLEGRINO, G. , CARDOSO, M. , COMPAGNON, O. , FLECHET, A. , ALENCASTRO, L.F. , AGUIAR, C. A. .
      Descrição: Este projeto coletivo visa analisar, a partir de vários objetos e temas, as relações culturais entre Brasil, América Latina e França nos séculos XIX e XX, enfatizando transferências culturais e temas conectados relevante para a história cultural, política e intelectual.
    • Nome do projeto: A música brasileira no cinema: impasses e realizações de um projeto estético-ideológico (1951-1957) (2011 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAPOLITANO, M. , SELIPRANDY, F. , AGUIAR, C.A. , SILVA, W. , VALLE, I. .
      Descrição: Este projeto tem por objeto a análise de quatro filmes produzidos nos anos 1950 ? Tudo Azul (Moacir Fenelon, 1951), Agulha no Palheiro (Alex Viany, 1953), Rio, 40 Graus (Nelson Pereira dos Santos, 1955) e Rio, Zona Norte (Nelson Pereira dos Santos, 1957) ? que partilham de um projeto de afirmação de um ?cinema popular? brasileiro, chancelado por intelectuais e realizadores de esquerda, cujas bases formais se alimentaram de fontes diversas como o filme musical, o melodrama de temática social, a chanchada e o neo-realismo italiano. Além disso, os quatro filmes incorporam a música brasileira como tema (principal ou secundário) e como elemento estruturante da narrativa na forma de trilha sonora diegética e extra-diegética, possibilitando um exercício historiográfico que conecte dois importantes campos de criação cultural e debates ideológicos. Partimos de duas hipóteses centrais: A primeira, que tais filmes tem sido analisados sem a devida atenção à suas historicidades específicas, por uma historiografia do cinema mais preocupada em entendê-los como precursores de um processo evolutivo que desaguaria no Cinema Novo dos anos 1960. Este movimento, por sinal, imporia novos paradigmas de análise e criação artística que negaria as bases nas quais repousavam os filmes citados. A outra hipótese, é que ao tematizar a música e o ambiente musical brasileiro, tais files projetavam os dilemas e impasses do cinema brasileiro, entendido como processo cultural, social e econômico de afirmação da ?cultura brasileira? tal como projetada pela esquerda influenciada pelo Partido Comunista Brasileiro, à época. Sendo assim, procuraremos analisar os quatro filmes de maneira detalhada, cruzando os resultados da análise individual de cada obra em si, e tentando estabelecer ilações com a história da cultura brasileira do período, seus debates, realizações e impasses.
    • Nome do projeto: O regime militar brasileiro: a imprensa e a construção da memória hegemônica (1974-1994) (2014 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAPOLITANO, M. , LUNARDI, R. , SELIPRANDY, F. , EGGER, R. , MONTEIRO, L. , HENRIQUE, M. .
      Descrição: O objeto central deste projeto de pesquisa é o processo de construção e adensamento da memória sobre o regime militar brasileiro construída a partir de 1974, ano em que se delineia um processo de transição, ainda que errático e indefinido .Lembremos que a questão da memória está presente em vasto território de ações, como o testemunho dos protagonistas, as políticas de reparação, a produção de lugares de memória, a produção audiovisual e artística em geral. Reconhecendo este vasto domínio por onde se espraia o nosso objeto, vamos nos concentrar nesta primeira fase de uma pesquisa que se pretende estratégica e de longa duração, sobre o papel da imprensa periódica comercial (?grande imprensa?) na construção de uma memória sobre o regime militar brasileiro entre 1974 e 1994. Nossa hipótese é que neste período confirmou-se uma memória hegemônica sobre o regime militar, calcada em um viés crítico da experiência autoritária que sancionou o tema da "resistência civil" como categoria central da representação do regime no plano da memória social.
    • Nome do projeto: Cinema e história no Brasil: estratégias discursivas do documentário na construção de uma memória sobre o regime militar (2013 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAPOLITANO, M. , MORETTIN, E. , SELIPRANDY, F. , KORNIS, Mônica , Kaminski, Rosane , AGUIAR, C. A. , VALLE, I. , EGGER, R. , GUTFREIND, C. F. , ROSELL, M. R. , CARDENUTO, R. , ADAMATTI, M. .
      Descrição: O projeto pretende discutir as relações entre cinema e história a partir dos documentários brasileiros que se ocuparam do período do regime militar, analisando as estratégias de autenticação de seu discurso, como o uso de material de arquivo, do testemunho e da voz over, dentre outros procedimentos. Ao mesmo tempo, pretende mapear a discussão teórica sobre o campo, realizando, dentre outras ações, o levantamento da produção de dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas no Brasil sobre história e cinema.
    • Nome do projeto: O Regime Militar e o ensino de humanidades (2016 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NAPOLITANO, M. , SEAWRIGHT, L. .
      Descrição: Mini-Curso oferecido na programação do Encontro USP-Escola (IFUSP), com carga horária de 30 horas.
    • Nome do projeto: Transcultur@ - Dicionário de História Cultural Transatlântica (2016 Atual)
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: NAPOLITANO, M. , SCHAPOCHINIK, N. , MORETTIN, E. , Alencastro, L.F. , GERVAISEAU, Henri , PELLEGRINO, G. , FLECHET, A. , LUCA, T. .
      Descrição: Transcultur@ est un projet de recherche collaborative internationale porté par une équipe franco-brésilienne de spécialistes de sciences humaines et sociales, arts et littérature. Il vise à la réalisation d?un Dictionnaire d?histoire culturelle transatlantique : une encyclopédie numérique éditée en ligne et en quatre langues (anglais, français, portugais, espagnol), destinée à analyser les dynamiques circulatoires dans l?espace atlantique et à comprendre le rôle de ce dernier dans le processus de mondialisation contemporain.
    • Nome do projeto: A Batalha do Brasil: Guerra Fria global, política e cultura (1958-1964) (2018 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAPOLITANO, M. , SOUZA, F. S. .
      Descrição: Este projeto pretende analisar o lugar do Brasil na diplomacia política, econômica e cultural da Guerra Fria entre 1958 e 1964, com o entrecruzamento de fontes primárias brasileiras, norte-americanas e, de maneira mais limitada às possibilidades de acesso, soviéticas. Partimos da hipótese que ao longo da periodização acima delimitada houve um processo de tensão crescente entre as opções políticas brasileiras (seja a política econômica interna e a nova política exterior) e os interesses norte-americanos, agravada pela nova estratégia soviética de aproximação com o chamado ?Terceiro Mundo? e pelo acirramento da Guerra Fria no continente, pós-Revolução Cubana. Nos quadros da ?Guerra Fria global?, o Brasil revisou sensivelmente os termos do ?alinhamento automático? aos Estados Unidos, desencadeando um conjunto de ações e reações de todas as partes envolvidas, que ainda não foram estudadas em seu conjunto.
    • Nome do projeto: Oficina de Novas Mídias (2019 - 2020
      Natureza: Outra
      Integrantes: NAPOLITANO, M. , MORETTIN, E. .
      Descrição: Este projeto visa desenvolver ferramentas de análise e produção de programas de conteúdo histórico-historiográfico em formato de Podcast e Vídeos de internet, com o objetivo de incrementar o ensino superior de história nestes campos específicos.
    • Nome do projeto: Leitura e produção de conteúdo para novas mídias sociais - LEPCOM (2019 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NAPOLITANO, M. , MORETTIN, E. .
      Descrição: O projeto se insere nas atividades de cultura e extensão desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa CNPq História e Audiovisual: circularidades e comunicação, criado em 2005 pelos profs. drs. Marcos Napolitano (FFLCH) e Eduardo Morettin (ECA). Na primeira fase deste projeto, desenvolvemos uma metodologia de leitura de audiovisual de conteúdo historiográfico em plataformas digitais (sobretudo Youtube), para, na sequência, passarmos à fase de produção de materiais audiovisuais, veiculado pela página do LEPCOM/ECA no Instagram (https://www.instagram.com/lepcom2021) Atualmente (25/05/2021), o LEPCOM conta com 18 publicações no INSTAGRAM, sendo 4 entrevistas temáticas com professores da USP, UNICAMP e UFPI tendo como eixo o tema do negacionismo científico e da história dos movimentos antivacina. É importante salientar que o projeto, realizado por professores de duas unidades de ensino de nossa universidade, continuará tendo o apoio do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão para a realização dos vídeos e podcasts e do Departamento de História
    • Nome do projeto: O longo Modernismo: um estudo sobre a agenda político-cultural do século XX brasileiro (1922-1985) (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAPOLITANO, M. , ROSELL, M. R. , SOUZA, F. S. , ANCONA, L. .
      Descrição: Este projeto visa analisar as conexões entre política e cultura sob a égide do Modernismo, tendo como hipótese que a agenda comum de pautas e categorias gestadas em torno do movimento enunciado a partir da Semana de Arte Moderna de 1922 e seus desdobramentos diretos e indiretos (identidade nacional, experimentação estética, engajamento político-intelectual) bifurcou-se entre uma visão conservadora e uma visão radical, com amplo impacto na vida política e cultural e na formação de uma nova elite intelectual no Brasil. Ambas tendências compartilharam o ideal de nação integrada, em termos raciais, classistas e regionais, mas tinham uma diferença importante: na visão radical de Modernismo havia espaço para pensar o conflito e propor a inclusão do agenciamento popular, atraindo inclusive quadros mais à esquerda, como os comunistas. Ao mesmo tempo, os limites na formação de uma nova elite política e intelectual, um dos objetivos declarados do movimento modernista, acabou por esvaziar a potência desse radicalismo modernista, sobretudo a partir do golpe de 1964. Desde então, a conexão modernização/radicalismo modernista perdeu seu lastro social e cultural, entrando em uma crise disruptiva a partir dos anos 1980. As mudanças nos anos 1980, no plano das elites políticas e dos movimentos sociais (incluindo as novas pautas raciais e identitárias), esvaziaram a própria agenda modernista. Ao longo deste processo, as artes e as políticas culturais de atores estatais e não estatais foram expressões desta contradição de base do longo Modernismo a busca de uma nova elite e um novo povo como base um novo país na busca de uma contraface à intensa modernização socioeconômica vivenciada pela sociedade brasileira.
    • Nome do projeto: Audiovisual, História e Preservação: o lugar dos cinejornais e das telerreportagens brasileiros na construção da memória (1946 - 1974) (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAPOLITANO, M. , VILLAÇA, M. M. , MORETTIN, E. , Garcia, Tania , SOARES, Rosana L. , AUTRAN, Artur .
      Descrição: O Projeto Temático LinCAR/FAPESP Cinema, história e cultura audiovisual: o lugar do cinejornal e dastelerreportagens na construção da memória tem por objetivotrabalhar com o rico acervo de cinejornais e telerreportagens depositadas na Cinemateca Brasileira, demodo a atender às demandas referentes ao estudo histórico-teórico, à preservação de acervo edisponibilização social da produção audiovisual tanto do ponto de vista do banco de dados quanto dostrabalhos científicos realizados. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de caráter empírico-analítico quese volta para a explicitação do lugar dos cinejornais e dos telejornais na construção histórica dosvínculos entre política e cultura por meio da análise das imagens audiovisuais e do discurso políticoconstruído por essa linguagem.O Projeto se organiza em torno de eixos temáticos (cinema e história epreservação audiovisual), uma etapa sem a qual o projeto temático não se realizará, pois implica napreservação dos materiais audiovisuais, com ações que envolvem sua recuperação e digitalização. Háentre os temas interligações, e a divisão aqui proposta tem por objetivo indicar seu caráter inovador eoriginal, além de caracterizar o quadro teórico principal, apontando as ações a serem desenvolvidaspelos pesquisadores incorporados ao projeto. Nesse sentido, o Projeto adota uma metodologia deanálise comparativa, de pesquisa histórica e de preservação dos materiais que formam o corpus daanálise. O corpus será constituído pelas seguintes coleções depositadas na Cinemateca Brasileira: Cinejornais e telerreportagens exibidas na TV Tupi entre 1946 e 1974.
    • Nome do projeto: Audiovisual e espac#807;os de perpetrac#807;a#771;o: imagens e lugares de memo#769;ria das ditaduras do Brasil e do Cone Sul (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAPOLITANO, M. , VILLAÇA, M. M. , MORETTIN, E. , SELIPRANDY, F. , Kaminski, Rosane , AGUIAR, C. A. , VALLE, I. , CARDENUTO, R. , BIOSCA, V. , BLANES, J. P. , WSCHEBOR, I. , ZYLBERMAN, L. .
      Descrição: Trata-se de projeto contemplando na Chamada CNPq/MCTI/FNDCT No 18/2021 - Faixa B - Grupos Consolidados. Este projeto procura compreender o papel do audiovisual na construção de representações sobre a relação entre memória, política e violência de Estado durante as ditaduras militares do Cone Sul. O debate sobre a relação entre memória e violência política em contextos ditatoriais se tornou central no debate contemporâneo na pesquisa acadêmica, no direito internacional e nos movimentos sociais comprometidos com a democracia e com os direitos humanos. Dentro deste debate, a produção audiovisual tem sido o canal de representações sobre a violência de Estado e sua memória em períodos ditatoriais, formulando sínteses originais sobre essas experiências traumáticas.
    • Nome do projeto: Cineclube do Filme Histórico (2024 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NAPOLITANO, M. .
      Descrição: Projeto de apoio às atividades curriculares extensionistas do curso de História da USP - graduação
    • Nome do projeto: O uso do cinema no ensino superior de História (2010 - 2011
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NAPOLITANO, M. .
      Descrição: Projeto que faz parte do programa Ensinar com Pesquisa da Universidade de São Paulo (Prograd) dedicado à construção de roteiros comentados e detalhados de análise de filmes brasileiros e latino-americanos de tema histórico.
    • Nome do projeto: World Order Narratives of the Global South (WONAGO) (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NAPOLITANO, M. , VILLAÇA, M. M. , Garcia, Tania , PELLEGRINO, G. , AGUIAR, C. A. , FRANCO, S. M. , SCHMIEDECKE, N. , PRATES, T. , MUCKE, U. , MARCHESI, A. .
      Descrição: O projeto WONAGO é coordenado pelo Prof. Dr, Ulrich Mücke no Departamento de História da Universidade de Hamburgo (Universität Hamburg). Participei como colaborador ( fellow) do projeto, em julho de 2024, com financiamento parcial do German Federal Ministry of Education and Research (BMBF) , na Universidade de Hamburgo, e a participação dos colegas citados a seguir: Michal Zourek, Natália Schmiedeck, Thiago Prates, Carolina de Amaral Aguiar, Marcos Napolitano. Mais informações em: https://www.geschichte.uni-hamburg.de/arbeitsbereiche/globalgeschichte/forschung/wonago/network.html..
    • NAPOLITANO, M. . Samba, mediadores e Lutas culturais. 2006 - Palestra
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Angelina Felício Graciano Gaúna História Social Mestrado
    Daniele de Paula História Social Mestrado
    Jaqueline Uzai Tavares História Social Mestrado
    Luiz Octavio Gracini Ancona História Social Doutorado
    Marcus Vinícius Assis da Costa História Social Doutorado
    Mariana Rodrigues Rosell História Social Doutorado
    Maycon Dougllas Vieira dos Santos História Social Doutorado
    Senyra Martins Cavalcanti História Social Doutorado Direto
  • Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
    Mélanie Yvonne Louise Toulhoat História Social Doutorado Direto 20/09/2019
    Ilana Waingort Novinsky História Social Doutorado Direto 05/03/2012
    Rafaela Lunardi História Social Doutorado 26/08/2016
    Elton John da Silva Farias História Social Doutorado 07/06/2022
    Caio de Souza Gomes História Social Doutorado 20/02/2019
    Rodrigo Marzano Munari História Social Doutorado 07/12/2023
    Eloisa da Silva Aragão História Social Doutorado 27/11/2017
    Leandro Henrique Ferreira Lima da Silva História Social Doutorado 28/11/2022
    Natália Cristina Batista História Social Doutorado 16/08/2019
    David Ricardo Sousa Ribeiro História Social Doutorado 25/03/2022
    Bruno Galeano de Oliveira Gonçalves História Social Doutorado 17/04/2023
    André Acastro Egg História Social Doutorado 10/12/2010
    Lucas Montalvão Rabelo História Social Doutorado 05/05/2023
    Franco Della Valle História Social Doutorado 10/12/2021
    Flamarion Maués Pelúcio Silva História Social Doutorado 07/06/2013
    Fabio Silva de Souza História Social Doutorado 05/05/2023
    Fernanda Nichterwitz História Social Doutorado 16/02/2024
    Marcus Vinicius Correia Biaggi História Social Doutorado 11/11/2019
    Cícero João da Costa Filho História Social Doutorado 30/04/2013
    Rafael Julião Evangelista História Social Doutorado 25/09/2024
    Felipe Victor Lima História Social Doutorado 08/12/2015
    Fernando Seliprandy Fernandes História Social Doutorado 20/04/2018
    Silvano Fernandes Baia História Social Doutorado 08/12/2010
    Fábio Guilherme Poletto História Social Doutorado 25/02/2011
    Regina Marcia Bordallo de Mesquita História Social Doutorado 27/11/2015
    Eduardo Zayat Chammas História Social Doutorado 15/05/2024
    André Luiz Godoy Ponce História Social Doutorado 03/06/2022
    Carolina Amaral de Aguiar História Social Doutorado 07/06/2013
    Cecília Riquino Heredia História Social Doutorado 31/03/2023
    Regina Flora Egger Pazzanese História Social Doutorado 15/06/2018
    José Francisco Guelfi Campos História Social Doutorado 18/10/2018
    Rafaela Lunardi História Social Mestrado 23/05/2011
    Maria Cecilia Martinez História Social Mestrado 28/04/1995
    Danilo Eiji Lopes História Social Mestrado 29/08/2014
    Caio de Souza Gomes História Social Mestrado 25/04/2013
    Rodrigo Marzano Munari História Social Mestrado 12/12/2017
    Mariana Rodrigues Rosell História Social Mestrado 27/04/2018
    Eloisa da Silva Aragão História Social Mestrado 15/12/2008
    Leandro Henrique Ferreira Lima da Silva História Social Mestrado 09/09/2013
    Mirian Silva Rossi História Social Mestrado 08/06/2001
    Larissa Helena Costa História Social Mestrado 11/04/2023
    David Ricardo Sousa Ribeiro História Social Mestrado 30/08/2013
    Bruno Galeano de Oliveira Gonçalves História Social Mestrado 09/08/2012
    Lucas Monteiro de Oliveira História Social Mestrado 17/12/2014
    Rodrigo Gomes de Souza dos Santos História Social Mestrado 18/08/2023
    Isadora Cristine Martins História Social Mestrado 21/08/2023
    Franco Della Valle História Social Mestrado 10/04/2015
    Maycon Dougllas Vieira dos Santos História Social Mestrado 30/03/2023
    Viviane Pedroso Domingues Cardoso História Social Mestrado 12/03/2015
    Magno Henrique de Souza Freitas História Social Mestrado 03/12/2021
    Flamarion Maués Pelúcio Silva História Social Mestrado 20/02/2006
    Fabio Silva de Souza História Social Mestrado 08/08/2014
    Graziela Naclério Forte História Social Mestrado 19/06/2008
    Marcus Vinicius Correia Biaggi História Social Mestrado 08/05/2014
    Júlia de Macedo Rabahie História Social Mestrado 15/12/2022
    Fabio Ribeiro História Social Mestrado 10/12/2014
    Breno Costa de Macedo História Social Mestrado 15/10/2019
    Cícero João da Costa Filho História Social Mestrado 12/12/2007
    Daniel Sean Bosi Concagh História Social Mestrado 16/12/2022
    Tiago Antonio Bosi Concagh História Social Mestrado 27/04/2017
    Felipe Victor Lima História Social Mestrado 17/05/2010
    Maiara Muniz História Social Mestrado 05/05/2023
    Diogo Cómitre História Social Mestrado 05/09/2013
    Fernando Seliprandy Fernandes História Social Mestrado 09/04/2012
    Camilla Fontes de Souza História Social Mestrado 23/08/2013
    Lucas Werlang Girardi História Social Mestrado 12/07/2018
    Eduardo Zayat Chammas História Social Mestrado 10/08/2012
    André Luiz Godoy Ponce História Social Mestrado 13/03/2015
    Luiz Octavio Gracini Ancona História Social Mestrado 31/10/2018
    Marcus Vinícius Assis da Costa História Social Mestrado 04/03/2022
    Carolina Amaral de Aguiar História Social Mestrado 02/07/2007
    Cecília Riquino Heredia História Social Mestrado 08/04/2015
    Ana Carina Urbano Torrejais História Social Mestrado 25/10/2019
    José Francisco Guelfi Campos História Social Mestrado 10/07/2014
    Eliana Cristina Zequim História Social Mestrado 10/05/2018
    Douglas de Freitas Pereira História Social Mestrado 18/12/2019