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Luís César Guimarães Oliva

    • Possui doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2002). É professor-livre-docente da Universidade de São Paulo e membro do Grupo de Estudos Espinosanos da USP. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Moderna, atuando principalmente nos seguintes temas: Pascal, Leibniz, Espinosa, século xvii, necessidade, contingência, graça e natureza humana.

       

      Links:    

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    • OLIVA, L. C. G. . parecerista ad hoc para revista Dois Pontos. 2005 (Parecer)
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    • OLIVA, L. C. G. . Aposta e Bestificação. 2023 (Conferência)
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    • OLIVA, L. C. G. . La imaginación como ayuda a la razón en la quinta parte de la Ética. 2022 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . A aptidão ao múltiplo simultâneo na Ética de Espinosa. 2022 (Comunicacao)
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    • OLIVA, L. C. G. . De Pascal à Spinoza. 2021 (Conferência)
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    • OLIVA, L. C. G. . De Pascal a Espinosa: em torno da privação. 2021 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . Sociedade e Amor próprio em Pascal. 2020 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . As duas dimensões da liberdade na Ética de Espinosa. 2019 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . Mal e privação em Espinosa. 2019 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . Amor próprio e imaginação em Pascal. 2019 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . Eleição divina e História em Espinosa. 2019 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . O homem diante do infinito segundo Pascal. 2018 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . ?Liberdade da razão e liberdade de opinião em Espinosa?. 2018 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . - ?Marilena Chaui e o múltiplo simultâneo na Ética de Espinosa?. 2018 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. ; XAVIER, H. P. . Clarice e Espinosa: batidas (des)ordenadas entre dois corações. 2018 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . Observações sobre a Maria Antônia. 2018 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . De não pensar na morte a não temer a morte. 2017 (Congresso)
    • OLIVA, L. C. G. . De no pensar en la muerte a no temer a la muerte en Spinoza. 2017 (Congresso)
    • OLIVA, L. C. G. . Références spinozistes chez Clarice Lispector. 2017 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . A Aposta. 2017 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . O lugar da singularidade na Ética de Espinosa. 2016 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . Os dois infinitos em Pascal. 2016 (Seminário)
    • OLIVA, L. C. G. . Corrupção Humana e Justiça em Pascal. 2016 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . Introdução à filosofia de Espinosa. 2016 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . Espinosa e a Afetividade Humana. 2016 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . Pascal entre o infinito e o nada. 2015 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . A temática da Natureza e da Graça no pensamento de Pascal. 2015 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . Despertando do sonho: a refutação experimental do império da mente sobre o corpo em Espinosa. 2015 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . - ?Amor próprio e sociedade em Pascal?. 2015 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . Corrupção humana e justiça em Pascal. 2015 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . O conatus em Descartes, Hobbes e Espinosa. 2014 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . Afetividade e Amor erga Deum na parte V da Ética. 2014 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . Pascal crítico de Descartes. 2014 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . A filosofia de Descartes. 2014 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . - ?Contrariedade e afetividade em Espinosa?. 2014 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . Contrariedade e afetividade em Espinosa. 2013 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . O Mal no pensamento moderno. 2013 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . Liberdade e Moralidade em Leibniz. 2013 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . Espinosa e o problema do suicídio. 2012 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . L´idée de mode non existant chez Spinoza. 2011 (Congresso)
    • OLIVA, L. C. G. . as ideias de modos inexistentes em Spinoza. 2010 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . Da independência dos atributos à ordem das coisas. 2009 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . Contemplação e imaginação na Ética de Espinosa. 2009 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . A noção de contemplação no livro III da Ética. 2008 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . O conceito de contemplação na Ética de Espinosa. 2008 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . Leibniz: Da noção completa à mônada. 2007 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . O problema da icompossibilidade em Leibniz. 2007 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . Leibniz: da noção completa à mônada. 2007 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . O problema da incompossibilidade em Leibniz. 2006 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . Amor a Deus e satisfação em Leibniz. 2006 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . Vontade divina e criação em Leibniz. 2005 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . O problema da natureza humana em Hume e Pascal. 2005 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . criação e contingência em Leibniz. 2004 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . Fenômeno e corporalidade em Leibniz. 2004 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . A História e a crítica do Progresso em Pascal. 2004 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . A questão da existência em Leibniz. 2003 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . Filosofia e Modernidade. 2002 (Conferência)
    • OLIVA, L. C. G. . Graça e Livre Arbítrio em Pascal. 2001 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . A noção de contemporaneidade da história em Pascal. 2000 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . Dor , Corpo e Morte na correspondência pascaliana. 1999 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . A Verdade em Blaise Pascal. 1998 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . A Natureza em Pascal. 1997 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . sobre a possibilidade da História em Pascal. 1997 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . O Livre Arbítrio em Pascal. 1994 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . O livre arbítrio em Pascal. 1994 (Comunicacao)
    • OLIVA, L. C. G. . Como nasceu o primeiro sistema de transporte coletivo do mundo. 2018 BBC
    • OLIVA, L. C. G. ; MUSSE, R. ; OSTRENSKY, E. ; SINGER, A. ; ARAUJO, C. ; BELINELLI, L. . Lançamento do livro 'Estado e democracia: uma introdução ao estudo da política', de André Singer, Cícero Araújo e Leonardo Belinelli.. 2021 internet
    • OLIVA, L. C. G. . X Encontro Nacional de Filosofia. 2002 (ANPOF)
    • OLIVA, L. C. G. . Jornada Leibniziana. 2003 (Depto. de Filosofia (USP))
    • OLIVA, L. C. G. ; LACERDA, T. M. . Seminário de estudos Leibniz. 2006 (Departamento de Filosofia da USP)
    • OLIVA, L. C. G. ; SANTIAGO, H. ; Carvalho, André Martins . II Congresso Internacional Spinoza e Nietzsche. 2009 (Universidade de São Paulo)
    • OLIVA, L. C. G. ; SANTIAGO, H. . I Colóquio Luso-brasileiro Maquiavel- Espinosa. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • SANTOS, A. C. ; OLIVA, L. C. G. ; BARROS, A. R. . VIII Colóquio Nacional de Filosofia da História. 2015 (USP/UFS)
    • OLIVA, L. C. G. . I Jornada de Estudos em homenagem a Marilena Chaui. 2016 (Departamento de Filosofia da USP)
    • OLIVA, L. C. G. ; MANTOVANI, R. ; CORTESE, J. . Colóquio Pascal. 2017 (Departamento de Filosofia da USP)
    • OLIVA, L. C. G. ; LACERDA, T. M. ; SANTIAGO, H. . Jornada Espinosa e a Cultura de língua portuguesa. 2018 (Departamento de Filosofia da USP)
    • OLIVA, L. C. G. ; SANTIAGO, H. . Mesa Redonda Espinosa e a Democracia na América Latina. 2019 (Departamento de Filosofia da USP)
    • OLIVA, L. C. G. ; KONTIC, S. S. . Jornadas A imaginação no século XVII. 2019 (Departamento de Filosofia da USP)
    • OLIVA, L. C. G. ; FRIZZARIN, G. . Jornadas Afetividade e Política no século XVII. 2020 (USP)
    • SANTIAGO, H. ; OLIVA, L. C. G. . Jornada Espinosana. 2022 (USP)
    • OLIVA, L. C. G. . Jornada Espinosana 2023. 2023 (Depto. de Filosofia da USP)
    • OLIVA, L. C. G. ; SANTIAGO, H. ; RIBEIRO, B. B. B. ; COELHO, B. . Entre democracia e autoritarismo: as ambivalências do conhecimento. 2023 (USP-Centro Marc Bloch (Alemanha))
    • OLIVA, L. C. G. ; BRANDAO, E. ; MINKOVICIUS, D. B. . Colóquio A Obra de Franklin Leopoldo e Silva. 2023 (depto. de Filosofia da USP)
    • OLIVA, L. C. G. ; SANTIAGO, H. ; CAMPOS, A. S. . Colóquio Luso-Brasileiro de Filosofia Moderna Maquiavel e Espinosa.. 2024 (USP-Universidade Nova de Lisboa)
    • OLIVA, L. C. G. ; SANTIAGO, H. ; ITOKAZU, E. M. ; ROCHA, M. ; GUIMARAES, F. . XVIII Colóquio Internacional Spinoza: Natureza, Trabalho e Liberdade. 2023 (USP/UFG/PUC-Rio/ENFF)
    • FRIZZARIN, G. ; OLIVA, L. C. G. . Jornada sobre as Regras para a Direção do Espírito, de Descartes. 2021 (USP)
    • OLIVA, L. C. G. . Pascal entre a Religião e a Política. 2013 (UFS)
    • OLIVA, L. C. G. . Pascal e a crítica do cartesianismo. 2022 (Depto. de Filosofia da UFSCAR)
    • OLIVA, L. C. G. ; ITOKAZU, E. M. . As Paixões e a Política. 2016 (ANPOF)
    • Nome do projeto: Ruptura e continuidade: investigação sobre as relações entre natureza e história a partir de sua formulação pelo Grande Racionalismo seiscentista (2008 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVA, L. C. G. , SILVA, F. L. E. , LACERDA, T. M. , CHAUI, M. , SANTIAGO, H. , Baioni, J. E. , SOUZA, M. G. , MATOS, O. .
      Descrição: Sumário Ruptura e Continuidade: Investigações sobre a relação entre Natureza e História a partir de sua formulação pelo Grande Racionalismo Seiscentista. O projeto se volta para a elaboração das relações entre Natureza e História na Filosofia do Século XVII buscando não somente as concepções seiscentistas, mas também o legado sobre o qual se apóiam, bem como as críticas e retomadas das formulações dos Seiscentos na filosofia posterior, particularmente na Ilustração Francesa, no Idealismo Alemão e em alguns filósofos contemporâneos, como Nietzsche, Merleau-Ponty, Deleuze e Foucault. O ponto de partida serão as formulações renascentistas dos florentinos e dos juristas franceses, sua presença e modificações nas obras de Bacon, Espinosa, Pascal e Leibniz. O primeiro contraponto, em que a ruptura se apresenta superior à continuidade, será feito com a obra de Vico, que anuncia os trabalhos da Ilustração Francesa. Da Renascença à Ilustração, as relações entre Natureza e História não são tensas: não só a História está inserida na Natureza, como esta, pensada como artefato e artesã, está embebida na História; além disso, a idéia de natureza humana fornece a mediação necessária entre ambas. Tudo muda e a ruptura se torna patente com as obras do Idealismo Alemão, isto é, com a distinção entre Natureza e Cultura, ainda que o Romantismo pretenda retomar sua inseparabilidade, graças a uma nova Filosofia da Natureza. Tomando como referência a análise do Grande Racionalismo, por Merleau-Ponty, suas críticas ao ?fracasso das filosofias dialéticas? e sua hipótese da possibilidade de fundar na Natureza uma nova concepção da História, algumas das pesquisas examinarão o papel dos conceitos de devir e acontecimento nas filosofias de Nietzsche e Deleuze, a ênfase na idéia de descontinuidade temporal, nas primeiras obras de Foucault, e o ressurgimento da determinação natural do histórico em suas últimas obras, dedicadas ao conceito de biopoder.
    • Nome do projeto: EXPERIÊNCIA E RAZÃO NO PENSAMENTO MODERNO (2002 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVA, L. C. G. , SILVA, F. L. E. , LACERDA, T. M. , CHAUI, M. , SANTIAGO, H. , Baioni, J. E. , SOUZA, M. G. , MATOS, O. .
      Descrição: O projeto examina um tema que, atualmente, vem ocupando os pesquisadores do pensamento seiscentista, a saber, a relação entre experiência e razão na formulação da filosofia e da ciência modernas. Para tanto, a pesquisa se distribuirá em três vertentes principais: 1) vertente epistêmica, na qual recusaremos a distinção tradicional entre empirismo e racionalismo no pensamento clássico, uma vez que o racionalismo é a marca do pensamento moderno, a diferença entre ?empiristas? e ?racionalistas? encontrando-se simplesmente no lugar que atribuem à experiência e à razão na fundamentação do conhecimento; 2) vertente ético-política, na qual examinaremos o nascimento do pensamento ético-político moderno a partir do lugar que a experiência passa a ocupar na formulação de uma teoria das ações humanas cuja racionalidade depende, justamente, da relação entre a experiência prática e sua elaboração pela razão; 3) vertente ontológica, na qual examinaremos a relação entre experiência e razão, filosofia e ciência, teoria e prática a partir da idéia de infinito positivo ou de infinito atual.
    • Nome do projeto: Capes-Cofecub n. 611/08 Crises e anátemas da modernidade filosófica: Spinoza e Nietzsche como sismos na metafísica da subjetividade (2008 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVA, L. C. G. , CHAUI, M. , SANTIAGO, H. , Carvalho, André Martins , GIACÓIA, Osvaldo .
      Descrição: Spinoza e Nietzsche representam, cada um a seu modo, pedras de tropeço na marcha triunfal da racionalidade emergente na modernidade, tanto em seu apogeu, quanto no esgotamento de suas virtualidades. O projeto tem como objetivo aprofundar o estudo das relações entre esses dois pensadores, de um ponto de vista historiográfico e conceitual, assim como revisar a contribuição crítica de ambos para pensar os problemas e dilemas de nosso próprio tempo. Trata-se de um convênio Capes-Cofecub envolvendo as seguintes universidades: UFRJ, USP, Unicamp, Université d'Amiens, Université de Reims.
    • Nome do projeto: Ruptura e Continuidade: Investigações sobre a relação entre Natureza e História a partir de sua formulação pelo Grande Racionalismo Seiscentista (projeto n. 162-09) (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVA, L. C. G. , CHAUI, M. , SANTIAGO, H. , TATIAN, D. .
      Descrição: O acordo de cooperação e pesquisa congrega os programas de pós-graduação em filosofia da Universidade de São Paulo, Brasil, e da Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, por meio dos grupos de pesquisas coordenados pelos professores Marilena de Souza Chaui e Diego Tatián. No Brasil, as atividades são financiadas pela CAPES; na Argentina, pelo MINCYT. O acordo prevê o intercâmbio de doutorandos e pós-doutorandos, bem como a realização de missões de trabalho de professores dos dois países. O projeto de investigação se volta para a elaboração das relações entre Natureza e História na Filosofia do Século XVII buscando não somente as concepções seiscentistas, mas também o legado sobre o qual se apóiam, bem como as críticas e retomadas das formulações dos Seiscentos na filosofia posterior, particularmente na Ilustração Francesa, no Idealismo Alemão e em alguns filósofos contemporâneos, como Nietzsche, Merleau-Ponty, Deleuze e Foucault.
    • Nome do projeto: As ideias de modos inexistentes em Espinosa (2011 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVA, L. C. G. .
      Descrição: Na proposição III 7 da Ética, Espinosa diz que a essência de uma coisa é identificada com seu esforço de perseverar na existência. Ao mesmo tempo, na definição 2 da parte II, o filósofo nos diz que pertence à essência de uma coisa aquilo que põe a coisa. Sendo assim, não parece razoável falar, na filosofia espinosana, de essências inexistentes ou separadas de sua existência. Mas então como entender a proposição 8 da parte II, que nos fala de idéias de modos inexistentes? Seria uma maneira de recuperar os possíveis, depois que a parte I nos garantiu que tudo é necessário? O intuito deste projeto é examinar este enigma, que coloca dificuldades para os intérpretes e não parece ter encontrado ainda uma solução definitiva. Para isso, investigaremos os desdobramentos desta proposição, que se dão em partes do texto aparentemente conflitantes: de um lado, a proposição II 8 é invocada no escólio da proposição 11 da parte III, onde se está demonstrando como uma idéia pode ser contrária à nossa mente; de outro, ela tem papel importante na parte V, onde se diz que a mente é eterna e, nesta medida, imune à contrariedade. Por isso cremos que o exame do papel da proposição II 8 na Ética também pode ajudar a esclarecer as relações entre eternidade e duração (que é o terreno da contrariedade) na filosofia de Espinosa.
    • Nome do projeto: Liberdade de opinião e Liberdade da razão em Espinosa (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVA, L. C. G. .
      Descrição: Na primeira parte da Ética de Espinosa, a definição de coisa livre apresenta-a como aquela que existe por sua própria natureza e determina-se por si só a agir. Ora, tais características só se aplicam a Deus. Por sua vez, na parte II, é feita uma dura crítica à noção de livre-arbítrio como total indeterminação. Quando tudo parecia nos conduzir à conclusão de que não há liberdade para o homem, Espinosa apresenta uma teoria do homem livre, no final da parte IV, entendendo-o como aquele que se conduz pela razão, ou seja, como causa adequada de suas ações. Finalmente, na parte V, a noção de liberdade é recuperada em um sentido novo, ganhando um elemento de eternidade que parecia faltar na parte IV. Assim vemos como a noção de liberdade passa por um percurso de reformulação no decorrer do livro. Por sua vez, no final do Tratado-teológico-político, é dito que o fim da república é a liberdade, mais precisamente que os homens usem livremente a razão. Sabemos, porém, que a república não é composta de sábios, portanto o TTP não pode estar se referindo à liberdade do sábio, tal como descrita na Ética. Por outro lado, o TTP fala da ?liberdade de pensar o que quiser?, a liberdade de opinião que é saudável na república. O objetivo deste projeto é investigar os sentidos de liberdade na Ética e confrontá-los com o uso do conceito no TTP, verificando se os conceitos de ambas as obras são compatíveis.
    • Nome do projeto: Poder, conflito e liberdade: Espinosa e os percursos da filosofia política moderna e contemporânea acerca da democracia. (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVA, L. C. G. , CHAUI, M. , SOUZA, M. G. , BARROS, A. R. .
      Descrição: Sou pesquisador principal deste Projeto temático Fapesp (2018/19880-4)
    • Nome do projeto: Natureza e Graça em Blaise Pascal (2019 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVA, L. C. G. , SANTIAGO, H. .
      Descrição: O projeto pretende examinar os antecedentes do conceito pascaliano de natureza humana, desde a matriz aristotélica da ideia de natureza, passando pela absorção do conceito pelo pensamento cristão de Agostinho, pela constituição do conceito teológico de pura natureza na escolástica tardia e sua crítica por Jansénius. Pascal aprofunda essa crítica, mostrando que a completude e a suficiência pressupostas na ideia de pura natureza são incompatíveis coma atual condição do homem, embora a infelicidade humana aponte para o fato de que a natureza humana permanece relevante como uma exigência irrealizável naturalmente. Donde nosso intuito de examinar a noção pascaliana de natureza humana em paralelo com sua concepção de graça divina.
    • Nome do projeto: Paradoxos da emancipação (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVA, L. C. G. , SANTIAGO, H. , CHALOUB, J. G. S. , YUVA, A. , PRECHT, O. , GENEL, K. , RIBEIRO, B. B. B. .
      Descrição: Descrição: Partindo de uma análise interdisciplinar da atual crise da democracia brasileira, a parceria entre o Centro Marc Bloch e a Universidade de São Paulo se dedica ao estudo dos ?paradoxos da emancipação?. Esse estudo de caso mostra que a complexa relação entre democracia e conhecimento não deve ser tomada como contraponto da conexão muito mais evidente entre autoritarismo e fake news. Enquanto o discurso da ultradireita repousa sobre uma rejeição deliberada de uma esfera pública baseada no conhecimento compartilhado, a defesa das estruturas democráticas não pode ser baseada em uma simples apologia da distinção entre conhecimento e ignorância. Pois é esta mesma diferenciação rígida que está na raiz das exclusões e hierarquias que estruturam os discursos pós-factuais..
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Bruno Henrique de Souza Soares Filosofia Mestrado
    Cristian Vasconcellos Paoletti Filosofia Doutorado
    Felipe Bellei Cordeiro Filosofia Mestrado
    Gabriel Frizzarin Ramalhães de Souza Filosofia Doutorado
    Igor Cesar Nobre Messias Filosofia Mestrado
    Lucas André Marques Pereira Filosofia Mestrado
    Natália Galvão Azevedo Silva Filosofia Mestrado