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Rafael Antonio Duarte Villa

    • Doutorado em Ciência Política, linha de pesquisa de relações internacionais - Univ. de São Paulo (1997), Pós-doutorado em Política Internacionais ? Columbia University (2008). É Professor Associado III do Departamento de Ciência Política e do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP). Foi professor adjunto de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (1997-2002). É Livre-docênte em Relações Internacionais pela USP desde 2007. É Pesquisador Produtividade 1 C do CNPq e Coordenador dos Grupos de Pesquisa do CNPq " Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (NUPRI/USP) e ?Centro de Estudos em Conflito e Paz (CCP)?. Coordena atualmente pelo CNPq- Edital Universal - o projeto ?Governança Hibrida Securitária na Fronteira Norte da América do Sul e do México: dinâmicas estatais e não estatais?, e já coordenou pelo edital Prodefesa da CAPES (2013-2018) o projeto ?Cenários Internacional e Regional de Segurança e Defesa: uma abordagem Civil ? Militar, e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) teve financiado o projeto de grande porte ?Paz estável, formação e solução de conflitos na América latina: representação de sistemas de segurança regional.?. Também participou entre 2020 e 2021 da rede internacional de pesquisa ?Challenges and threats to security and defence policies in Latin America and the European Union? financiado pela Unión Iberoamericana de Universidades (UIU). É diretor do Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais da USP (NUPRI). Foi coordenador adjunto do Comitê de Ciência Política e Relações Internacionais da CAPES (2013-2017) e participou em comissões de avaliação dos programas de pós-graduação de ciência política e relações internacionais na CAPES entre 2008 e 2016. Foi Secretário Executivo da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) entre 2009-2011. Tem sido membro, e particip regularmente dos congressos, da International Studies Association (ISA) da Latin American Studies Association (LASA), da Associação Brasileira Relações Internacionais, da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) onde coordenou em 2008-2009 a área temática de Política Internacional e da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED). Atua como Docente Permanente no Programa de Pós-graduação em Ciência Política - PPGCP/USP e no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais ? PPGRI/USP nas disciplinas de segurança internacional. estudos de área em segurança internacional e teoria das relações internacionais. Tem orientado, e concluído, 32 orientações de dissertação de mestrado, 27 teses de doutorado e já supervisionou 10 pós-doutorado e alunos estrangeiros de pós-graduação de mobilidade internacional. Foi fellow das seguintes universidades: Columbia University (2008-2009), Universidad Pablo de Olavide , España(2016) e Universidade Internacional de Andalucia, España (2015) e, pelo PROCAD da CAPES, professor visitante no programa de Ciência Política da UFPE (2005). É membro do Comité editorial de vários periódicos de prestigio e impacto nacional e internacional. É Consultor ad hoc do CNPq, da CAPES e da FAPESP. As temáticas em que pesquisa, leciona e publica são: política internacional, segurança internacional e regional, defesa , paz, conflito e governança securitária regional. As publicações tem sido indexadas com regularidade em Google Scholar citation, Web of Science, Scopus e Scielo. Seus últimos livros são a Segurança Internacional: leituras contemporâneas. Intersaberes, 2020, e em co-autoria, Power Dynamics and Regional Security in Latin America. 1. ed. London: Palgrave Macmillan, 2017. Em 2021 editou, em co-parceria, o número especial da Revista Brasileira de Política Internacional (RBPI) titulado "Crisis and changes in international governance in the dawn of the 21st century: rethinking the spheres of international polit

       

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    • Política Externa
    • Relações Internacionais da América Latina
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    • VILLA, R. A. D. . Assessor ad hoc da Fapesp. 2003 (Assessoria)
    • VILLA, R. A. D. . Editor da Coleção em Relações Internacionais da Editora Hucitec.. 2003 (Assessoria)
    • VILLA, R. A. D. . Assessor Científico da Revista Mediações da Universidade Estadual de Londrina.. 2003 (Assessoria)
    • VILLA, R. A. D. . Participação na Comissão Editorial da Revista de Sociologia e Política da Universidade Federal do Paraná.. 2003 (Assessoria)
    • VILLA, R. A. D. . Coordenador para assuntos de Graduação do Departamento de Ciência Poítica da USP. 2003 (Outra)
    • VILLA, R. A. D. . Futuro politico da Venezuela sem Chávez. 2012 Globo News
    • VILLA, RAFAEL A. D. ; IGLECIAS, W. ; POMAR, V. . Sem Cháves há dois anos, integração regional enfrenta desafios econômicos e políticos. 2015 Internet
    • VILLA, R. A. D. ; BREDA, N. . Coordenador do Grupo Temático da ANPOCS Ordem hegemonica e politica externa. 2005 (ANPOCS)
    • VILLA, R. A. D. ; COUTINHO, M. . Coordenador do Seminário Temático da ANPOCS-2007 América Latina nas suas relacões internacionais. 2007 (ANPOCS)
    • VILLA, R. A. D. . Coordenador da sessao temática de relacões internacionais da ABCP. 2008 (Associacão Brasileira de Ciência Política)
    • VILLA, R. A. D. ; ONUKI, J. ; Esteves, P. ; Souza, M. . Terceiro Encontro da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). 2011 (Associção Brasileira de Relações Internacionais)
    • CRUZ, A. S. ; VILLA, RAFAEL A. D. . Relações Econômicas Brasil-Canadá e a reacomodação da ordem internacional na pandemia: perspectivas para a nova década. 2020 (Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais da USP - NUPRI)
    • PLONSKY, A. ; OLIVEIRA, A. J. N. ; BALBACHESTKY, E. ; ONUKI, J. ; MARTUCCI, M. ; VILLA, RAFAEL A. D. . The post-pandemic world global transformations and challenge for Developing. 2020 (Universidade de São Paulo)
    • GIMENEZ, H. ; CUNHA FILHO, C. ; CARRUNZ, J. A. ; DIAS, R. L. ; VILLA, RAFAEL A. D. . Mesa-redonda (online): Impacto das eleições na Bolívia (23/10/2020). 2020 (Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais da USP - NUPRI)
    • EDWAR, M. ; CARDONE, I. ; MERCURIO, F. ; CARVALHO, V. ; ONUKI, J. ; VILLA, RAFAEL A. D. . Perspectives on the South Atlantic. 2020 (Kinng´s College a Institute of International Relations)
    • VILLA, R. A. D. . Teoria Avançada das Relações Internacionais (TARI). 2010 (Faculdade De Filosofia, Ciências e Letras Humanas)
    • VILLA, R. A. D. . Os atores não-estatais transnacionais no quadro internacional da segurança global multidimensional.. 2001
    • Nome do projeto: : ?Política Externa de Países Latino-Americanos de Desenvolvimento Intermediário: Alinhamentos e Coalizões frente á Agenda Hemisférica Contemporânea. (2006 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILLA, R. A. D. .
      Descrição: Numa perspectiva que junta análise de política externa comparada e teoria das relações internacionais, esta pesquisa se propõe a compreender como o fator sistêmico que definimos de nova agenda hemisférica de três pontos dos Estados Unidos (EUA) no pós-Guerra Fria (democracia, comércio e segurança) e os fatores domésticos (liderança, agências de política externa, grupos sociais relevantes e legislativo) de países de desenvolvimento intermediário na América Latina se inter-relacionaram para influenciar mudanças nas políticas externas destes últimos face as suas estratégias de reinserção internacional do modelo de desenvolvimento; e como ambos fatores, sistêmico e domésticos, afetaram as mudanças de coalizões e realinhamentos diplomáticos percebidos como estratégicos pelas elites dos países intermediários latino-americanos.
    • Nome do projeto: Agenda de segurança contemporânea dos Estados Unidos para a América latina e as reações na região (2008 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILLA, R. A. D. .
      Descrição: O plano proposto de pesquisa parte da seguinte proposta: realmente, a agenda de política de segurança dos Estados Unidos para América latina não se localiza numa escala de alta prioridade, porém a mesma denota coerência e consistência, por razões que discutiremos ao longo do texto. De outro lado, os Estados Unidos tem securitizado sua agenda de seguranca para América Latinal. E a desecuritização não acontece em parte porque os paises sul-americanos não têm capacidade de iniciativa em matéria de segurança regional, o que leva a que em alguns casos problemas políticos e/ou sociais domésticos sejam internacionalizados pela via da securitização . O projeto trabalha as hipóteses de que: 1) ameaças percebidas pelos Estados Unidos na América Latina não são as tradicionais, elas são percebidas no nível de atores não-estatais, especialmente o narcotráfico e o terrorismo, isto é, ameaças não-territoriais; No plano operacional, parte das estratégias de defesa que se desenvolvem globalmente, também se aplicam à América do Sul,; 3) As políticas de segurança para a América do Sul, mostram que a região foi incorporada , na lógica da guerra global ao terror; 4) Dois aspectos do estatal preocupam os Estados Unidos: o primeiro uma corrida armamentista pode gerar-se regionalmente; e segundo, um aspecto mais soft, que diz respeito à instabilidade política e seu impacto sobre a democracia.
    • Nome do projeto: América do Sul-EUA: dinâmicas e padrões do complexo regional de segurança (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILLA, R. A. D. .
      Descrição: Este projeto parte da seguinte hipótese: realmente, a agenda de política de segurança dos Estados Unidos para América do Sul não se localiza numa escala de alta prioridade, porém a mesma denota coerência e consistência, por razões que discutiremos ao longo do texto. De outro lado, os Estados Unidos tem securitizado sua agenda de seguranca para América do Sul. E a desecuritização não acontece em parte porque os paises sul-americanos não têm capacidade de iniciativa em matéria de segurança regional, o que leva a que em alguns casos problemas políticos e/ou sociais domésticos sejam internacionalizados pela via da securitização ou em parte porque há sobreposição de visões, quer dizer atores locais compartem da visão securitizada do Estados Unidos. Por securitização entendo, seguindo a Buzan e Waever (2003) um processo em que os problemas políticos, e que recramam políticas publicas para seu tratamento, são transformados em problemas de seguranca (Messari, 2004). Essa hipótese se desdobra em quatro teses: 1. As ameaças percebidas pelos Estados Unidos na América do Sul não são as tradicionais, elas são percebidas no nível de atores não-estatais, especialmente o narcotráfico e o terrorismo, isto é, ameaças não-territoriais. 2. No plano operacional, parte das estratégias de defesa que se desenvolvem globalmente, também se aplicam à América do Sul, e dizem respeito à capacidade de mobilização de forças militares, como bases e outros tipos de presença militar, que definem alvos prioritários, especialmente a produção e interdição de drogas ilícitas. Mas também as novas formas através das quais os Estados Unidos operacionalizam a presença militar na América do Sul desenvolvem frente a populações locais funções e tarefas não tradicionais (softs) como a de ajuda humanitária, que diferenciam sua presença daquelas do passado. 3. As políticas de segurança e defesa para a América Latina, e particularmente para a América do Sul, mostram que a região está sendo incorporada, paulatiname
    • Nome do projeto: Segurança e energia na América do Sul: para a construção de um mapa de conflito e cooperação (2008-2011) (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILLA, R. A. D. , ROSSI, F. C. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivos principais a organização de um banco de dados sobre a estrutura energética na América do Sul e a produção de conjunto de mapas analíticos sobre a segurança energética na região. Embora atribua papel de destaque para o Brasil, a Argentina, a Venezuela, a Bolívia, o Peru e o Paraguai, também considera os demais países com relevância no contexto energético regional. Durante este período de vigência do projeto, avançamos consideravelmente na construção do banco de dados e no recorte analítico de construção do conjunto de mapas previsto, no entanto, o falecimento do integrante da equipe responsável pela produção dos mapas compromete o cumprimento do prazo de vigência do projeto conferido pelo CNPQ. Neste momento, estamos realizando um trabalho de recuperação das informações produzidas por este especialista e julgamos que necessitamos de seis meses adicionais para que possamos cumprir com a entrega do relatório final, de modo a não comprometer a qualidade dos resultados do projeto.
    • Nome do projeto: Zonas de paz e comunidade de segurança na América do sul: recuperação do estatatal face a modernização armamentista (2012 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILLA, R. A. D. , VIGGIANO, J. L. .
      Descrição: Esta pesquisa trabalha com a hipótese de que o build -up armamentista, na forma de modernização ou recapitalizaçãode armamentos, que se operou na América do Sul na primeira década do novo milênio questionou, ou no mínimo interpelou, as teses da comunidade de segurança e paz permanente na região. Não porque estados democráticos da região tenham estado se preparando para se confrontar militarmente, apesar da natureza democrática, e valores em comum, de seus sistemas. Mas porque o build up armamentista traz de volta pressões sobre as Medidas de Confiança Mútua, e também, em maior ou menor grau realimentam alguns fantasmas geopolíticos do passado. A modernização e a recapitalização armamentista tenciona também as analises baseadas na dicotomia região andina (tradicional) versus Cone Sul (comunidade de segurança). Na verdade o build up armamentista não é identificado como acontecendo numa ou outra região geográfica sul americana em particular. De fato, o build up armamentista faz com que se estabeleçam conexos dinâmicas entre países da primeira sub região e a segunda, e vice versa, questionando as tentativas analíticas de midlle ground.
    • Nome do projeto: Cenários Internacional e Regional de Segurança e Defesa: uma abordagem Civil ? Militar (2013 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILLA, R. A. D. , MARQUES, A. , VIGGIANO, J. L. , SOARES, M. , SILVA, P. , SAMPAIO, D. , ALMEIDA, F. E. A. , GUEDES, M. O. .
      Descrição: O projeto propõe pensar a Segurança e a Defesa não só através dos meios, quer dizer, das agencias e das ações dessas agências para proteger um país ou uma região. O objetivo é pensar a Defesa levando em conta os cenários de Segurança e Defesa. Por isso a partir do tema ?cenarios internacional e regional de Segurança e Defesa? propõe-se institucionalizar a formação de recursos humanos pensando a projeção politica atual e futura, tanto do como este no cenário da América do Sul fundadas nas metas do projeto. Esse é um exercicio de pesquisa importante porque alimenta o planejamento de ações estratégicas futuras em Defesa e segurança para o país e a região. A era da interdependencia também chegou aos assuntos relacionados com a Defesa. Nâo é mais possível pensar a inserção de um país ou de uma região sem considerar quais os cenários possíveis de ação e quais os objetivos e meios dessa ação. No entanto, o desenvolvimento do projeto no âmbito do programa Pró-Defesa não pretende ser feito de maneira especulativa ou normativa em que se estebeleçam a priori cenarios internacionais de conflito e cooperação, de outra maneira, pretende-se resgatar a história real e concreta da ação e o discurso brasileiro e sul-americano em cenários internacional e regional presentes e com projeção futura. Isso nos leva à questão de quais são os cenarios reais de atuação internacional e regional que justificam uma agenda de pesquisa em comum, nos parâmetros estabelecidos pelo programa Pró-Defesa, além de um esforço coordenado de cooperação científica entre instituilçoes de pós-graduação civis e militares do Brasil? Isso requer necessariamente fazer um balanço de cenários em que se insere o Brasil e a América do Sul porque é isso o que fornececerá tanto o fator empírico como histórico a uma agenda de pesquisa às instituições mecionadas acima.
    • Nome do projeto: Paz estável, formação e solução de conflitos na América latina: representação de sistemas de segurança regional. (2018 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILLA, R. A. D. , BRAGA, C. M. , BABO, T. .
      Descrição: As noções de paz estável e formação de conflitos são entendidas, neste trabalho, como referentes a sistemas de governança securitária regional, cuja prática e discursos se tornaram instrumentais para atores estatais e não estatais em suas lógicas, mutuamente exclusivas, definidas como paz estável e formação de conflito. Esta pesquisa tem três objetivos fundamentais: primeiro, procura construir uma cartografia política dos processos que caracterizam ambos os sistemas, envolvendo processo de formação e resolução de conflitos, bem como processos de cooperação entre atores estatais da América Latina. Em segundo lugar, para explicar como a governança securitiária da região pode ser adequadamente descrita e analisada, levando em consideração o comportamento dos atores estaduais nos últimos 20 anos, registrados em uma combinação ou sobreposição de discursos e práticas em paz estável e formação de conflitos. E em terceiro lugar, como atores não estatais e irregulares, em um contexto de violência social generalizada, afetam esses dois sistemas de governança na segurança regional e os mecanismos de resolução de conflitos abrangidos por eles. Assim, esta pesquisa propõe abordar a dinâmica regional de governança no setor de segurança, mapeando a estrutura e os atores envolvidos, bem como o processo pelo qual as mudanças sistêmicas surgiram. Para tanto, busca-se avançar dois modelos de governança sistêmica condizentes com o comportamento dos atores são analisados: formação de conflitos e paz estável.
    • Nome do projeto: Mecanismos híbridos de segurança na América do Sul balança de poder ou comunidade de segurança (2013 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILLA, R. A. D. , SANTOS, L. .
      Descrição: O projeto endereça a tese de que na América Latina não prevalece unicamente um único sistema de governança em segurança, seja este balança de poder ou comunidade de segurança. A tese da pesquisa é que na América dp Sul coexistem ou se sobrepõem dois sistemas de governança em segurança seja de balança de poder ou de comunidade de segurança.
    • Nome do projeto: Paz estável, formação e solução de conflitos na América latina: representação de sistemas de segurança regionais num atlas político (2015 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILLA, R. A. D. , BRAGA, C. M. .
      Descrição: Paz estável e formação de conflito são geralmente entendidos como sistemas de governança de segurança internacional ou regional, cujas práticas e discursos entre suas unidades políticas são mutuamente excludentes. Esta pesquisa tem como seu principal objetivo construir uma cartografia política, um atlas político, ao identificar diferentes padrões de cooperação e conflito na América Latina, analisando como os discursos e práticas estatais influenciam a formação dos sistemas de governança da segurança regional. Com este propósito, buscaremos analisar como estes sistemas de governança se desenvolveram ao longo dos últimos 20 anos, observando o comportamento de agentes estatais e não estatais, bem como as relações que se estabeleceram entre as diferentes unidades de análise e inter paris. Consideramos, então, se estas múltiplas e dinâmicas relações poderiam ser explicadas, de forma mais adequada, pela sobreposição dos dois sistemas de governança, particularmente ao observamos a ambivalência dos discursos e práticas estatais produzidos na região, bem como os mecanismos de resolução de conflitos que buscaram ou buscam estabelecer.
    • Nome do projeto: Governança Hibrida Securitária na Fronteira Norte da América do Sul e do México: dinâmicas estatais e não estatais (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILLA, R. A. D. , SOUZA, M. , SUAREZ, M. , BRAGA, C. M. , BABO, T. , SAMPO, C. , MARES, D. R. , EVEDOVE, L. , DOMINGUEZ, R. , RORAIMA, U. F. .
      Descrição: Esta pesquisa estuda a governança de segurança híbrida nas fronteiras Norte da América do Sul e do México. O objetivo da pesquisa consiste em mapear as principais dinâmicas de segurança híbrida originadas na interação entre as forças públicas (forças militares e policiais) com diferentes grupos organizados de narcotráfico, contrabando, organizações subversivas e grupos paramilitares, que acabam condicionando a governança da segurança na região de fronteira e criam tensões militarizadas e diplomáticas entre os países vizinhos do Brasil, Colômbia, Equador e Venezuela e o México. A pesquisa parte do seguinte problema: porque mesmo com presença das forças armadas e forças policiais, grupos não estatais violentos geram regras e práticas de governança minando a ação da presença de agências estatais e, portanto, gerando impactos securitários e tensões nas relações entre estados vizinhos? Nossa hipótese: propõe que em uma formação híbrida de governança, formal e informal, limitações institucionais dos Estados na fronteira norte da América do Sul e do México e a presença das agências de segurança, forças armadas e policiais coexistem atividades como tráfico de drogas, tráfico de seres humanos e armas, contrabandos e extração de recursos naturais. Evidências trazidas por estudos em fronteiras do Brasil com o Paraguai e da Colômbia com a Venezuela, e do México com os Estados Unidos mostram que a governança securitária estatal age em camadas, isto é, superposta àquela gerada por grupos não estatais violentos. Para validar a investigação, em face do problema e a hipótese, a metodologia de pesquisa combina análise documental, técnicas causais de process tracing e pesquisa de campo nas fronteiras e algumas capitais daqueles países a serem estudados como casos.
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Bruno César Alves Marcelino Ciência Política Doutorado Direto
    Daniel Buttner Ciência Política Mestrado
    Guilherme Camano Rodrigues Cal Ciência Política Mestrado
    Paulo Victor Zaneratto Bittencourt Ciência Política Doutorado
  • Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
    Cesar Augusto Lambert de Azevedo Ciência Política Doutorado Direto 01/12/2008
    Fábio Cereda Cordeiro Ciência Política Doutorado Direto 24/09/2010
    Tiago Soares Nogara Ciência Política Doutorado 13/12/2023
    Demetrius Cesario Pereira Ciência Política Doutorado 19/02/2013
    Guilherme Giuliano Nicolau Ciência Política Doutorado 14/02/2022
    João Augusto de Castro Neves Ciência Política Doutorado 20/04/2012
    Patrícia Nabuco Martuscelli Ciência Política Doutorado 18/12/2019
    Sylvio Henrique Neto Ciência Política Doutorado 23/08/2019
    Marsílea Gombata Ciência Política Doutorado 18/12/2020
    Gabriela Figueiredo Netto Ciência Política Doutorado 05/12/2019
    Adriana Aparecida Marques Ciência Política Doutorado 03/09/2007
    Douglas de Castro Ciência Política Doutorado 11/04/2014
    Vania Sandeléia Vaz da Silva Ciência Política Doutorado 04/08/2011
    Cauê Rodrigues Pimentel Ciência Política Doutorado 14/03/2018
    Ariane Cristine Roder Figueira Ciência Política Doutorado 19/08/2009
    Priscila Specie Ciência Política Doutorado 29/05/2015
    Camila de Macedo Braga Ciência Política Doutorado 04/08/2017
    Rafael Moreira Dardaque Mucinhato Ciência Política Doutorado 20/03/2019
    Bruno Boti Bernardi Ciência Política Doutorado 02/09/2015
    Monica Ester Struwe Razuk Ciência Política Doutorado 04/08/2008
    Gustavo Carlos Macedo Ciência Política Doutorado 27/09/2019
    Igor Fuser Ciência Política Doutorado 20/09/2011
    Oscar Medeiros Filho Ciência Política Doutorado 23/06/2010
    Erica Simone Almeida Resende Ciência Política Doutorado 28/08/2009
    Juliana Lyra Viggiano Barroso Ciência Política Doutorado 16/09/2010
    Manuela Trindade Viana Ciência Política Mestrado 02/04/2009
    Guilherme Giuliano Nicolau Ciência Política Mestrado 26/11/2015
    Marsílea Gombata Ciência Política Mestrado 26/01/2016
    Claudia Carola Rios Cordero Ciência Política Mestrado 29/08/2013
    Gabriela Figueiredo Netto Ciência Política Mestrado 29/01/2016
    Douglas de Castro Ciência Política Mestrado 23/06/2009
    Vania Sandeléia Vaz da Silva Ciência Política Mestrado 26/05/2006
    Maria Paula Baêsso Moura Ciência Política Mestrado 08/08/2022
    Martino Gabriel Musumeci Ciência Política Mestrado 27/09/2011
    Letícia Astolfi Santana Ciência Política Mestrado 04/11/2022
    Ariane Cristine Roder Figueira Ciência Política Mestrado 17/01/2005
    Priscila Specie Ciência Política Mestrado 04/08/2008
    Rafael Moreira Dardaque Mucinhato Ciência Política Mestrado 26/01/2015
    Bruno Boti Bernardi Ciência Política Mestrado 16/10/2009
    Isabela Nogueira de Morais Ciência Política Mestrado 04/05/2005
    Gustavo Carlos Macedo Ciência Política Mestrado 12/02/2015
    Monique Tiezzi Den Hartog Ciência Política Mestrado 04/09/2017
    Oscar Medeiros Filho Ciência Política Mestrado 27/01/2005
    Erica Simone Almeida Resende Ciência Política Mestrado 19/01/2005
    Juliana Lyra Viggiano Barroso Ciência Política Mestrado 14/04/2005