Não autenticado |

José Geraldo Vinci de Moraes

    • Professor de Metodologia e Teoria da História da Universidade de São Paulo (2003). É livre-docente pela USP (2017), tem Pós-doutorado pela Université Paris-Ouest Nanterre (2015-2016) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1997). Possui graduação (1985) e mestrado (1989) em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Editor da Revista de História (2013-2017) e membro do Conselho Editorial (2009-2023). Coordenador do Laboratório de História e Cultura Sonora (USP), do Grupo de Pesquisa CNPq Entre a Memória e a História da Música (CNPq) e membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (Ludens-USP) e do Laboratório de Estudos do Som e da Música (LMS-Unicamp). Realiza pesquisas sobre História da Cultura Brasileira, com ênfase na cultura sonora e na produção e escuta dos sons. Pesquisa também aspectos da cultura popular da cidade de São Paulo, sobretudo no período da Primeira República. É pesquisador CNPq 1 CA-AC.

       

      Links:    

    • Entre a memória e a história da música.
    • A cultura musical na cidade de São Paulo (primeira metade do século XX)
    • Escrita e historiografia da música popular brasileira (financiamento CNPq)
    • Escrituras da memória e da história da música popular no Brasil (financiamento CNPq)
    • Dilemas culturais na formação de um novo território historiográfico: os sons, as sonoridades, as escutas e a música (Financiamento Fapesp)
    • Criar um mundo do nada. A invenção de uma historiografia da música popular
    • Os sons, as escutas e a música em São Paulo no início do século XX. Dilemas culturais na formação de um novo território historiográfico. (Financiamento Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 - Universal)
    • Sons, ruídos e escutas urbanas. Práticas de uma nova cultura sonora no início do século XX.
    • Laboratório de História da Cultura Sonora
    • Esportes, atividades lúdicas e futebol em São Paulo na primeira metade do século XX
    • El debate historiografico a fin del siglo - coordenação prof.dr. Carlos BArros
    • Análise de Conjuntura Política
    • A Formação da Indústria da Música Popular em São Paulo (Anos 30/40).
    • MORAES, J. G. V. . Metrópole em Sinfonia. História, cultura e música popular na São Paulo dos anos 1930. Santos : Intermeios, 2023 . 321p. ISBN: 9788574480299.
    • MORAES, J. G. V. . Cidade (dis)sonante. Culturas Sonoras em São Paulo (séculos XIX e XX). sp : Intermeios, 2022 . 406p. ISBN: 9786586255720.
    • MORAES, J. G. V. . Criar o mundo do nada. A invenção de uma historiografia da música popular no Brasil. São Paulo : Intermeios, 2020 . 218p. ISBN: 9788584991891.
    • MORAES, JOSÉ GERALDO VINCI DE . Caderno de Apoio Pedagógico. Manual do Professor. vol 3. Curitiba : Positivo, 2016 . 99p. ISBN: 9788546707096.
    • MORAES, JOSÉ GERALDO VINCI DE . Vivá. História. Volume 3. Curitiba : Positivo, 2016 . 288p. ISBN: 9788546707089.
    • MORAES, JOSÉ GERALDO VINCI DE . Cadernos de Apoio Pedagógico. Manual do professor. Vol. 2. Curitiba : Positivo, 2016 . 94p. ISBN: 9788546707072.
    • MORAES, JOSÉ GERALDO VINCI DE . Vivá. História. Volume 2. Curitiba : Positivo, 2016 . 288p. ISBN: 9788546707065.
    • MORAES, JOSÉ GERALDO VINCI DE . Caderno de Apoio Pedagógico. Manual do professor. Vol. 1. Curitiba : Positivo, 2016 . 93p. ISBN: 9788546707058.
    • MORAES, JOSÉ GERALDO VINCI DE . Vivá. História. Volume 1. Curitiba : Positivo, 2016 . 288p. ISBN: 9788546707041.
    • MORAES, J. G. V. . História. Manual do Professor. Volume 2. Curitiba : Positivo, 2013 . 80p. ISBN: 9788538566946.
    • MORAES, J. G. V. . História. Volume 2. Curitiba : Positivo, 2013 . 288p. ISBN: 9788538566939.
    • MORAES, J. G. V. . História. Manual do Professor. Volume 1. Curitiba : Positivo, 2013 . 79p. ISBN: 9788538566441.
    • MORAES, J. G. V. . História. Volume 1. Curitiba : Positivo, 2013 . 272p. ISBN: 9788538566434.
    • MORAES, J. G. V. . História. Manual do Professor. Volume 3. Curitiba : Positivo, 2013 . 79p. ISBN: 9788538568032.
    • MORAES, J. G. V. . História. Volume 3. Curitibsa : Positivo, 2013 . 288p. ISBN: 9788538568025.
    • MORAES, J. G. V. . História. Manual do Proefssor. Volume 3. são paulo : Saraiva, 2010 . 48p. ISBN: 9788502093935.
    • MORAES, J. G. V. . História. Geral e Brasil. Volume 3. são paulo : saraiva, 2010 . 304p. ISBN: 9788502093928.
    • MORAES, J. G. V. . História. Manual do Professor. Volume 2. são paulo : saraiva, 2010 . 48p. ISBN: 9788502093911.
    • MORAES, J. G. V. . História. Geral e Brasil. Volume 2. são paulo : saraiva, 2010 . 272p. ISBN: 9788502093904.
    • MORAES, J. G. V. . História. Manual do Professor. Volume 1. são paulo : Saraiva, 2010 . 48p. ISBN: 9788502093891.
    • MORAES, J. G. V. . História. Geral e Brasil. Volume 1. são paulo : Saraiva, 2010 . 224p. ISBN: 9788502093881.
    • MORAES, J. G. V. . História. Geral e Brasil. Manual do professor. são paulo : Atual, 2009 . 64p. ISBN: 9788535711905.
    • MORAES, J. G. V. . História. Geral e do Brasil. São Paulo : Atual, 2009 . 767p. ISBN: 9788535711899.
    • MORAES, J. G. V. ; SALIBA, E. T. . História e música no Brasil.. São Paulo : Editora Alameda, 2010 . 406p. ISBN: 9788579390203.
    • MORAES, J. G. V. . História e Música. Dossiê. são paulo : Revista História USP, 2007 . 300p. ISBN: 00348309.
    • MORAES, J. G. V. . Cidade e cultura urbana na Primeira República (6a. edição). são paulo : Editora Atual, 2001 . 116p. ISBN: 8570566743.
    • MORAES, J. G. V. . Conversas com historiadores brasileiros (2a. ed.. , revista e ampliada). são paulo : Editora 34, 2007 . 399p. ISBN: 8573262338.
    • MORAES, J. G. V. . Sociedade e cultura brasileira. SP : Abril, 2001 . 82p. ISBN: .
    • MORAES, J. G. V. . O mundo de hoje: transformações e tensões. São Paulo : Abril, 2005 . 98p. ISBN: .
    • MORAES, J. G. V. . História Geral e Brasil. Ensino Médio. são paulo : Atual, 2003 . 496p. ISBN: 8535703977.
    • MORAES, J. G. V. . Conversas com historiadores brasileiros. são paulo : editora 34, 2002 . 399p. ISBN: 8573262338.
    • MORAES, J. G. V. . Metrópole Em Sinfonia. História, Cultura e Música Popular Em São Paulo (Anos 30). SP : Estação Liberdade/Fapesp, 2000 . 300p. ISBN: .
    • MORAES, J. G. V. . Caminhos das Civilizações. Brasil e Geral. São Paulo : Editora Atual, 1998 . 590p. ISBN: .
    • MORAES, J. G. V. . Caminhos das Civilizações. da Pré História Aos Dias Atuais. São Paulo : Editora Atual, 1994 . 360p. ISBN: 8570565119.
    • MORAES, J. G. V. . História Geral Contemporânea. BRASÍLIA : Funags, Instituto Rio Branco, Ministério das Relações Exteriores, 1996 . 475p. ISBN: .
    • MORAES, J. G. V. . Cidade e Cultura Urbana Na Primeira República. São Paulo : Editora Atual, 1994 . 116p. ISBN: .
    • MORAES, J. G. V. . Sonoridades Paulistanas. A Música Popular Na Cidade de São Paulo (Fim do Século XIX - Início do Século XX). Rio de Janeiro/São Paulo : Funarte/Bienal, 1997 . 196p. ISBN: 8585781130.
    • MORAES, J. G. V. ; BESSA, Virginia ; PEREZ-GONZALEZ, J. ; MACHADO, Cacá . HISTORY AND SOUND CULTURE: THE HISTORICIZATION OF LISTENING AND SOUNDS REVISTA DE HISTÓRIA , v. 182 , p. 01 - 18 , 2023. ISSN: 23169141.
    • BESSA, VIRGINA DE ALMEIDA ; GONZÁLEZ, JULIANA PÉREZ ; MACHADO, Cacá ; MORAES, JOSÉ GERALDO VINCI DE . História e Cultura Sonora: a historicização das escutas e dos sons Revista de Historia (USP) , v. 182 , p. 1 - 18 , 2023. ISSN: 00348309.
    • MORAES, JOSÉ GERALDO VINCI DE . Cafés com música. Novas práticas culturais e sociabilidades musicais em São Paulo no início do século XX REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA (IMPRESSO) , v. 42 , p. 117 - 139 , 2022. ISSN: 01020188.
    • MORAES, J. G. V. . Cafés with Music. New Cultural Practices and Musical Sociabilities in São Paulo at the Beginning of the Twentieth Century REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA (ONLINE) , v. 42 , p. 1 - 23 , 2022. ISSN: 18069347.
    • MORAES, J. G. V. ; MACHADO, Cacá ; PEREZ-GONZALEZ, J. ; BESSA, Virginia . Dossê História e Cultura Sonora REVISTA DE HISTÓRIA , v. 182 , p. 01 - , 2022. ISSN: 23169141.
    • CARNEVALI, FLÁVIA GUIA ; MORAES, JOSÉ GERALDO VINCI DE . Eneida, amor e fantasia MÚSICA POPULAR EM REVISTA , v. 8 , p. e021004 - , 2021. ISSN: 23167858.
    • SANTOS, ANDRÉ AUGUSTO DE OLIVEIRA ; DE MORAES, JOSÉ GERALDO VINCI . O COTIDIANO LÚDICO DOS ENGRAXATES PAULISTANOS PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 16 , p. 114 - 133 , 2020. ISSN: 21782679.
    • VINCI DE MORAES, JOSÉ GERALDO . Do jornalinos ao livro: itinerários da historiografia da música popular no Brasil (anos 1960/70) HISTÓRIA (SÃO PAULO) , v. 39 , p. 1 - 30 , 2020. ISSN: 19804369.
    • MORAES, JOSÉ GERALDO VINCI DE . Lúcio Rangel comendo -ovos quentes com Noel Rosa-: a invenção de uma historiografia da música popular REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA (ONLINE) , v. 38 , p. 125 - 145 , 2018. ISSN: 18069347.
    • MORAES, J. G. V. . Lúcio Rangel Eating ?Soft-Boiled Eggs with Noel Rosa?: The Invention of a Historiography of Popular Music REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA (ONLINE) , v. 38 , p. 1 - 22 , 2018. ISSN: 18069347.
    • MORAES, JOSÉ GERALDO VINCI DE . Escutar os mortos com os ouvidos. Dilemas historiográficos: os sons, as escutas e a música TOPOI (ONLINE): REVISTA DE HISTORIA , v. 19 , p. 109 - 139 , 2018. ISSN: 2237101X.
    • REGO, TERESA CRISTINA ; MORAES, JOSÉ GERALDO VINCI DE . Individualização e processos de construção identitária na contemporaneidade: a perspectiva de François de Singly Educação e Pesquisa (USP. Impresso) , v. 43 , p. 585 - 617 , 2017. ISSN: 15179702.
    • MORAES, J. G. V. . Criar um mundo do nada Revista USP , v. , p. 99 - , 2016. ISSN: 23169036.
    • MORAES, J. G. V. . Mário de Andrade e a música entram em campo Plural Pluriel , v. 12 , p. 1 - , 2015. ISSN: 17605504.
    • MORAES, J. G. V. . ?Meninos eu vi?: Jota Efegê e a história da música popular Topoi (Online): revista de historia , v. 14 , p. 344 - , 2013. ISSN: 2237101X.
    • MORAES, J. G. V. ; FONSECA, D. S. . A música em cena na Belle Époque paulistana Revista do Instituto de Estudos Brasileiros , v. 0 , p. 107 - , 2012. ISSN: 2316901X.
    • MORAES, J. G. V. . Los tránsitos de la música popular en la Misión de Investigación de Folclor (1938) Boletim musica. Revista de musica latinoamericana y caribeña , v. 31 , p. 3 - 14 , 2012. ISSN: 9999999X.
    • MORAES, J. G. V. . Edigar de Alencar e a escrita histórica da música popular Cadernos de Pesquisa do CDHIS (Online) , v. 24 , p. 349 - 367 , 2011. ISSN: 19813090.
    • MORAES, J. G. V. . E 'Se Você Jurar', 'Pelo Telefone', que estou na Missão de Pesquisas Folclóricas? Revista USP , v. 0 , p. 172 - , 2010. ISSN: 23169036.
    • MORAES, J. G. V. ; CAMPOS, Flávio . Como o Brasil entra em campo Revista de História (USP) , v. 163 , p. 129 - 135 , 2010. ISSN: 00348309.
    • MORAES, JOSÉ GERALDO VINCI DE . História e historiadores da música popular no Brasil Latin American Music Review , v. 28 , p. 271 - 299 , 2007. ISSN: 15360199.
    • MORAES, J. G. V. . Sons e música na oficina da História Revista de Historia (USP) , v. 157 , p. 03 - 08 , 2007. ISSN: 00348309.
    • MORAES, J. G. V. . Os primeiros historiadores da música popular urbana no Brasil ArtCultura (UFU) , v. 8 , p. 117 - 133 , 2006. ISSN: 15168603.
    • MORAES, J. G. V. . O Brasil Sonoro de Mariza Lira Temas & Matizes , v. 5 , p. 29 - 36 , 2006. ISSN: 15197972.
    • MORAES, J. G. V. . Modulações e novos ritmos na oficina da história Revista Galega de Cooperación Científica Iberoamericana , v. 11 , p. 49 - 56 , 2005. ISSN: 11349050.
    • MORAES, J. G. V. . Música Popular: fontes e arquivos para a História Teresa (USP) , v. 04 , p. 401 - 406 , 2004. ISSN: 15179737.
    • MORAES, J. G. V. . O papel da música popular na história Revista História Viva , v. , p. 98 - , 2004. ISSN: .
    • MORAES, J. G. V. . História e música: canção popular e conhecimento histórico Revista Brasileira de História (Impresso) , v. 20 , p. 203 - 221 , 2000. ISSN: 01020188.
    • MORAES, J. G. V. . Polifonia na metrópole: história e música popular em São Paulo Tempo - Revista do Departamento de História da UFF , v. 5 , p. 39 - 62 , 2000. ISSN: .
    • MORAES, J. G. V. . Rádio e Música Popular nos Anos 30 Revista de História (USP) , v. 5 , p. 77 - 93 , 1999. ISSN: 00348309.
    • MORAES, J. G. V. . A cidade de São Paulo: Cultura e Música Popular No Ar Revista de História da UNESP , v. 17/18 , p. 265 - 291 , 1998. ISSN: .
    • MORAES, J. G. V. . Sonoridades Urbanas Revista Cultura-Vozes , v. 87 , p. 48 - 58 , 1994. ISSN: .
    • MORAES, JOSÉ GERALDO VINCI DE . Drama musical em três atos. São Paulo no começo do século XX. Cidade(dis)sonante: Culturas sonoras em São Paulo (séculos XIX e XX), v. 1, p. 21 - 92, 2022.
    • MORAES, J. G. V. . Falar sem ver ou outros (...) ouvir sem ver a gente. Cidade(dis)sonante: Culturas sonoras em São Paulo (séculos XIX e XX), v. 1, p. 7 - 20, 2022.
    • MORAES, J. G. V. ; MACHADO, Cacá . Escutando o Brasil. Interpretações do Brasil, v. , p. 587 - 612, 2014.
    • MORAES, J. G. V. . Mário de Andrade: a música e o futebol. Futebol objeto das ciências humanas, v. , p. 283 - 305, 2014.
    • MORAES, J. G. V. . Diversidade histórica e contrastes na sociedade brasileira. Educar para a diversidade: desafios e perspectivas, v. 1, p. 181 - 255, 2011.
    • MORAES, J. G. V. ; Gambeta, Wilson . Michel de Certeau: pensador das diferenças. Memória, história e escolarização, v. 1, p. 157 - 182, 2011.
    • MORAES, J. G. V. . Gilberto Freyre, Sobrados e Mocambos e a música brasileira. O Brasil dos Gilbertos: notas sobre o pensamento (musical) contemporâneo, v. 1, p. - , 2011.
    • MORAES, J. G. V. ; MACHADO, Cacá . Música en conserva. Memoria e Historia de la música en Brasil. La memoria histórica y sus configuraciones temáticas. Una aproximación interdisciplinaria, v. , p. 277 - 303, 2013.
    • MORAES, J. G. V. . Ambiguidades da modernização urbano-industrial no Brasil Republicano. Formação Econômica do Brsil, v. 1, p. 145 - 176, 2011.
    • MORAES, J. G. V. . Samba tem cadência. Digo a verdade. E até já chegou na universidade. Experiência Musicais, v. , p. 29 - 39, 2008.
    • MORAES, J. G. V. ; SALIBA, E. T. . O historiador, o luthier e a música. História e música no Brasil., v. , p. 09 - 34, 2010.
    • MORAES, J. G. V. . Entre a memória e a história da música popular. HIstória e música no Brasil., v. , p. 217 - 268, 2010.
    • MORAES, J. G. V. . Cantar e contar o cotidiano: as modinhas paulistanas (anos20/30). Palavra cantada. Ensaios sobre poesia, música e voz, v. , p. 181 - 191, 2008.
    • MORAES, J. G. V. . A música popular brasileira na oficina da história. CAminhos da História, v. , p. - , 2006.
    • MORAES, J. G. V. . Arranjos e timbres da música em São Paulo. História da cidade de São Paulo, v. 1, p. 585 - 635, 2004.
    • MORAES, J. G. V. . História e música: canção popular e conhecimento histórico. Historia a debate., v. II, p. 93 - 100, 2000.
    • MORAES, J. G. V. . Música popular na cidade de São Paulo no início do século XX. São Paulo, uma longa História, v. , p. 167 - 182, 2004.
    • MORAES, J. G. V. . O mundo urbano-industrial. Ciências humanas e suas tecnologias, v. , p. 137 - 157, 2002.
    • MORAES, J. G. V. . Ambiguidades da modernização urbano-industrial no Brasil republicano. formação econômica do Brasil, v. , p. 145 - 176, 2003.
    • MORAES, JOSÉ GERALDO VINCI DE . A trilha sonora de um crime em São Paulo (1905) . Revista do Centro de Pesquisa e Formação - SESC , São Paulo , 11 nov. 2019.
    • MORAES, JOSÉ GERALDO VINCI DE . Barnabé, o funcionário . Jornal da USP , São Paulo , 28 abr. 2017.
    • MORAES, JOSÉ GERALDO VINCI DE . O centenário de Pelo telefone . Jornal USP , São Paulo , 27 ago. 2016.
    • MORAES, J. G. V. ; MACHADO, Cacá . Música em Conserva . Auditório , são paulo , 01 ago. 2011.
    • MORAES, J. G. V. . Sons da velha metróple . História Viva , são paulo , 01 dez. 2008.
    • MORAES, J. G. V. . Um exame dos cinco séculos de judaísmo no Brasil . Veja na Sala de Aula , São Paulo , 04 mar. 2006.
    • MORAES, J. G. V. . Competir na neve: eis a questão . Veja na sala de aula , são paulo , 08 fev. 2006.
    • MORAES, J. G. V. . Música, Futebol e Arte . Página Central , sp , 10 jun. 1998.
    • MORAES, J. G. V. . Villa Lobos e a Trajetória da Cultura no Brasil . Página Central, , sp , 10 set. 1998.
    • MORAES, J. G. V. . A música popular e seus rates . Página Central, , sp , 10 nov. 1998.
    • MORAES, J. G. V. . A Malandragem na canção popular . Página Central, , sp , 10 dez. 1998.
    • MORAES, J. G. V. . Festas populares, carnaval e música popular . Página Central, , sp , 10 mar. 1999.
    • MORAES, J. G. V. . Canção popular e conhecimento histórico . Página Central , sp , 10 abr. 1999.
    • MORAES, J. G. V. . Metrópoles, cultura urbana e música popular. Por que o samba é Brasil e o Tango Argentina . Página Central, , sp , 10 mai. 1999.
    • MORAES, J. G. V. . As primeiras relações entre rádio e música popular em São Paulo. A trajetória da máquina de guerra e difusora de cultura popular . Página Central , sp , 10 jun. 1999.
    • MORAES, J. G. V. . Registros esquecidos da música popular em São Paulo . Página Central, , sp , 01 ago. 1999.
    • MORAES, J. G. V. . O fim de uma era . Veja na Sala de Aula, ano 1 , , 04 abr. 1998.
    • MORAES, J. G. V. . O futebol na sala de aula . Veja na Sala de Aula, ano 1 , sp , 01 jun. 1998.
    • MORAES, J. G. V. . Era uma vez na América . Veja na Sala de Aula, ano 1 , , 01 set. 1998.
    • MORAES, J. G. V. . Os grandes irmãos . Veja na Sala de Aula, ano 1, , sp , 11 nov. 1998.
    • MORAES, J. G. V. . Uma rapsódia transamazônica . Veja na Sala de Aula, ano 1, . , sp , 01 nov. 1998.
    • MORAES, J. G. V. . Mil e uma fontes do passado . Veja na Sala de Aula, ano 2, , , 01 fev. 1999.
    • MORAES, J. G. V. . Um barril de pólvora chamado África . Veja na Sala de Aula, , sp , 01 mai. 1999.
    • MORAES, J. G. V. . O caminho para a Europa . Veja na Sala de Aula , sp , 10 nov. 1999.
    • MORAES, J. G. V. . Simulacros de historiadores . Veja na Sala de Aula , sp , 24 nov. 1999.
    • MORAES, J. G. V. . Viagem pela história da América . Veja na Sala de Aula, , sp , 23 fev. 2000.
    • MORAES, J. G. V. . O país dos santos e orixás . Veja na Sala de Aula, , sp , 01 mar. 2000.
    • MORAES, J. G. V. . Desmonte em classe essa bomba política . Veja na Sala de Aula. , sp , 22 mar. 2000.
    • MORAES, J. G. V. . Você e sua classe estão convidados a navegar pelo tempo . Veja na Sala de Aula, , sp , 15 mai. 2000.
    • MORAES, J. G. V. . Ensine a importância de ?fazer? a América, a Europa e o Japão . Veja na Sala de Aula,. , , 22 mar. 2001.
    • MORAES, J. G. V. . Transforme a sala de aula numa tribuna democrática . Veja na Sala de Aula, , , 16 mai. 2001.
    • MORAES, J. G. V. . Dê uma lição sobre países do presente, do passado e do futuro . Veja na Sala de Aula , sp , 23 mai. 2001.
    • MORAES, J. G. V. . Dados da carteira de identidade podem virar material didático . Veja na Sala de Aula , , 30 mai. 2001.
    • MORAES, J. G. V. . Debata com a turma a história (e a crise) da previdência estatal . Veja na Sala de Aula , sp , 08 ago. 2001.
    • MORAES, J. G. V. . Ser livre é fazer ou ter tudo o que se quer . Veja na Sala de Aula , sp , 08 ago. 2001.
    • MORAES, J. G. V. . Examine a biografia de Carlos Lacerda e mostre ?a turma a história recente do país . Veja na sala de aula , sp , 22 ago. 2001.
    • MORAES, J. G. V. . Revise com os estudantes a política internacional nas últimas três décadas . Veja na sala de aula , sp , 01 set. 2001.
    • MORAES, J. G. V. . Quinze milhões na vale . Veja na Sala de Aula , sp , 06 mai. 2002.
    • MORAES, J. G. V. . Sharon na defensiva . Veja na Sala de Aula , sp , 02 fev. 2002.
    • MORAES, J. G. V. . Guinada à direita na Europa . Veja na Sala de Aula , sp , 24 mar. 2002.
    • MORAES, J. G. V. . Nixon queria usar a bomba atômica . Veja na Sala de Aula , sp , 06 mar. 2002.
    • MORAES, J. G. V. . Sambas guardados . Veja na Sala de Aula , sp , 06 fev. 2002.
    • MORAES, J. G. V. . O cerco do Narcotráfico . Veja na Sala de Aula , sp , 28 mai. 2003.
    • MORAES, J. G. V. . Convide os estudantes para avaliar o legado político . Veja na sala de aula , sp , 19 mar. 2004.
    • MORAES, J. G. V. . ·Vagas abertas . Veja na Sala de Aula , sp , 25 ago. 2004.
    • MORAES, J. G. V. . Um gol de placa . Veja na Sala de Aula , sp , 25 ago. 2004.
    • MORAES, J. G. V. . A guerra atrás das câmeras . Veja na Sala de Aula , São PAulo , 01 set. 2004.
    • MORAES, J. G. V. . O sertão virou mar, que virou sertão . Veja na Sala de Aula , sp , 22 set. 1999.
    • MORAES, J. G. V. . O herege da casa-grande . Veja na SAla de Aula , sp , 15 set. 1999.
    • MORAES, J. G. V. . Questão de vida e morte . Veja na Sala de Aula , sp , 01 set. 1999.
    • MORAES, J. G. V. . Trilhas Musicais . Veja na Sala de Aula , sp , 29 set. 1999.
    • MORAES, J. G. V. . A História é uma história . Veja na Sala de Aula , sp , 11 ago. 1999.
    • MORAES, J. G. V. . O século XXI chega às metrópoles . Veja na Sala de Aula , sp , 26 mai. 1999.
    • MORAES, J. G. V. . No compasso do poder . Veja na Sala de Aula , SP , 16 jun. 1999.
    • MORAES, J. G. V. . Um espaço em construção . Veja na Sala de Aula , SP , 09 jun. 1999.
    • MORAES, J. G. V. . Música Popular no Compasso da Política . Página Cnetral , SP , 10 jul. 1999.
    • MORAES, J. G. V. . Los tránsitos de la música popular en la Misión de Investigación de Folclor (1938). In: 6º colóquio internacional de musicologia casa de las americas , 2012 , HAbana. Boletim Musica.. Habana : casa de las americas, 2010. p. 03 - 14.
    • MORAES, J. G. V. ; Damasceno, Farncisco . Samba tem cadência. Digo a verdade. E até já chegou na universidade. In: Experiências Musicais , 2008 , Fortaleza. Experiências Musicais. Fortaleza : Editora UECE, 2009.
    • MORAES, J. G. V. . A Música Popular Brasileira na Oficina da História.. In: Novos Rumos da História , 2004 , são paulo. Novos rumos da História. : , 2004.
    • MORAES, J. G. V. . Historia e historiadores da música popular urbana no Brasil. In: VI Congreso de la rama Latinoamericana de la Asociación Internacional para el Estudio de la Musica Popular , 2005 , buenos aires. VI Congreso de la rama Latinoamericana de la Asociación Internacional para el Estudio de la Musica Popular. : , 2005.
    • MORAES, J. G. V. . Cantar e contar o cotidiano: as Modinhas Paulistanas (anos 20/30). In: II Econtro da Palavra cantada , 2006 , rio de janeiro. livro. : , 2006.
    • MORAES, J. G. V. . História e Música: a Canção Popular e Conhecimento Histórico. In: Historia a Debate , 1999 , Santiago de Compostela. HIsória a Debate. Santiago de Compostela : HaD, 1999.
    • MORAES, J. G. V. . A Multiplicação das Atividades Profissionais Musicais e Círculos de Difusão Em São Paulo Na Década de 1930. In: XIII encontro regional de história - São PAulo: Percursos históricos e historiográficos , 1996 , . Resumo. Assis : , .
    • MORAES, J. G. V. . História e Música Popular. As Sonoridades Paulistanas No Início do Século. In: XIII Encontro Regional de História , 1996 , . São Paulo: percursos históricos e historiográficos. São Paulo : , . p. 99 - .
  • Outras Produções Bibliográficas: 74
    • MORAES, JOSÉ GERALDO VINCI DE ; PRANDO, F. . Violões da Velha São Paulo. sp : Legato , 2022 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • MORAES, JOSÉ GERALDO VINCI DE . Toca a banda da polícia: Ta, ra, ta, tchim. sp : Atena , 2022 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • MORAES, J. G. V. . Música popular e o dinossauro. : Desconcertos Editora , 2021 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • MORAES, J. G. V. ; BESSA, Virginia . Pour lire avec les oreilles. Toulouse : Presses Universitaires du Midi , 2019 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • MORAES, J. G. V. ; FONSECA, D. S. . Que suba o pano e comece a música'. São Paulo : Sesi-SP , 2017 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • MORAES, J. G. V. ; Gambeta, Wilson . Primeiros passes.. São Paulo : Biblioteca Mário de Andrade , 2014 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • MORAES, J. G. V. . Editorial. são paulo : , 2015 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • MORAES, J. G. V. . A Música Popular: ?Eu sou trezentos, sou trezentos-e-cinquenta?. São Paulo : Intermeios , 2015 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • MORAES, J. G. V. ; BARROS, R. R. M. . Poéticas de fragmentos. História, música popular e cinema de arquivo. São Paulo : Alameda , 2015 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • MORAES, J. G. V. ; NATALINO, E. . Editorial. São Paulo : Universidade de São Paulo , 2011 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • MORAES, J. G. V. . Editorial. são paulo : Universidade de São Paulo , 2013 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • MORAES, J. G. V. . Editorial. são paulo : Universidade de São Paulo , 2014 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • MORAES, J. G. V. . Editorial. São Paulo : Universidade de São Paulo , 2014 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • MORAES, J. G. V. . Um historiador leve: dedicado aos problemas do povo e à música. São Paulo : Alameda , 2014 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • MORAES, J. G. V. ; KOSHIBA, C. . Musica em 78 rotações. São Paulo : Alameda , 2012 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Bide e Marçal. São Paulo : Itau Cultural , 2011 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Joubert de carvalho. São Paulo : Itau Cultural , 2011 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Heckel Tavares. São Paulo : Itau Cultural , 2011 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Alcyr Pires. sÃO pAULO : Itau Cultural , 2011 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Alberto Ribeiro. São Paulo : Itau Cultural , 2011 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Alexandre Levy. São Paulo : Itau Cultural , 2011 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Eduardo Gudin. São Paulo : Itau Cultural , 2011 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Geraldo Filme. São PAulo : Itau Cultural , 2011 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - MArcelo Tupinambá. São Paulo : iTAU cULTURAL , 2011 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Angelino de Oliveira. SãoPaulo : Itau Cultural , 2011 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Toquinho. São PAulo : Itau Cultural , 2011 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Paulinho Nogueira. São Paulo : Itau Cultural , 2011 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Heraldo do Monte. São Paulo : Itau Cultural , 2011 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Zé Ramalho. São Paulo : Itu Cultural , 2011 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Arnaldo Batista. São Paulo : Itau Cultural , 2011 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Fernando Brant. São Paulo : Itau Cultural , 2011 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Zé Ramalho. são paulo : itau cultural , 2010 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Eduardo Gudin. são paulo : itau cultural , 2010 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Angelino de Oliveira. são paulo : itau cultural , 2010 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Geraldo Filme. são paulo : itau cultural , 2010 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Toquinho. são paulo : itau cultural , 2010 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Paulinho Nogueira. são paulo : itau cultural , 2010 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Heraldo do Monte. são paulo : itau cultural , 2010 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Arnaldo Baptista. são paulo : itau cultural , 2010 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Milton Nscimento. são paulo : itau cultuiral , 2010 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Lô Borges. são paulo : itau cultural , 2010 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Wagner Tiso. são paulo : itau cultural , 2010 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Itamar Assumpção. são paulo : itau cultural , 2010 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Elomar. são paulo : itau cultural , 2010 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Fernando Brant. são paulo : Itau Cultural , 2010 (Verbete)
    • CAMPOS, Flávio ; MORAES, J. G. V. . Entrevista com professor Luiz Gonzaga Belluzzo. São Paulo : Humanitas , 2010 (Entrevista com professor Luiz Gonzaga Belluzzo)
    • MORAES, J. G. V. ; BESSA, Virginia . A escuta singular de Pixinguinha. São Paulo : Alameda , 2010 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Vadico. : Itau Cultural , 2010 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Cornélio Pires. : itau cultural , 2010 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Américo Jacomino. : Itau Cultural , 2010 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - João da Baiana. : Itau Cultural , 2010 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Francisco Alves. são paulo : itau cultural , 2010 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Donga. são paulo : Itau Cultural , 2010 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Antonio Callado. : Itau Cultural , 2010 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Anacleto de Medeiros. : Itau Cultural , 2010 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Domingos Caldas Barbosa. são paulo : Instituto Cultural Itau , 2010 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Orestes Barbosa. são paulo : Itau Cultural , 2009 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Egberto Gismonti. são pau lo : itau cultural , 2009 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Hermeto Pascoal. são paulo : Itau Cultura~l , 2010 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Ataulfo Alves. SÃO PAULO : Itau Cultural , 2010 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Ismael Silva. são paulo : Itau Cultural , 2009 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Lamartine Babo. são paulo : Itau Cultural , 2009 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Noel Rosa. são paulo : Itau Cultural , 2009 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Sinhô. são paulo : Instituto cultural Itau , 2009 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - João Pacífico. são paulo : Instituto Cultural Itaú , 2009 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Nazareth. são paulo : Instituto cultural Itaú , 2009 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. ; SALIBA, E. T. . História e música no Brasil. São Paulo : Alameda , 2010 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Raul Torres. são paulo : Instituto Cultural Itaú , 2009 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira - Waldemar Henriquehttp. são paulo : Instituto Cultural Itaú , 2009 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. ; CONTIER, A. . Entrevista com professor Arnaldo Contier. São Paulo : Revista História USP , 2007 (Entrevista)
    • MORAES, J. G. V. ; Chimènes, Myriam . Musicologia e história. Fronteira ou "terra de ninguém" entre duas disciplinas. são paulo : Revista História USP , 2007 (Tradução)
    • BITTENCOURT, C. ; MORAES, J. G. V. . Dicionário de datas da história do Brasil. São Paulo : Contexto , 2007 (Verbete)
    • MORAES, J. G. V. . O som que vem das ruas. são paulo : editora 34 , 2005 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • MORAES, J. G. V. . Manifesto Historia a Debate. : , 2001 (Tradução)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer Comissão de Bolsa PPGHS-USP. 2023 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer Ad- Doc Música Popular em Revista. 2023 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer Ad- Doc Revista ArtCulura. 2023 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer Ad- Doc Revista de História. 2023 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer Ad- Doc CAPES. 2023 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer Ad- Doc CNPq. 2023 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer Ad- Doc FAPESP. 2023 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Elaboração da Prova de Ingresso no PPGHS. 2023 (Outra)
    • MORAES, J. G. V. . Correção Provas de Ingresso no PPGHS. 2023 (Outra)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer Música Popular em Revista. 2021 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer Música Popular em Revista. 2020 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer Revista Topoi. 2021 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer Revista Topoi. 2020 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer Revista Brasileira de História. 2021 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer Revista Brasileira de História. 2020 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer Revista Brasileira de História. 2019 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer Revista de História. 2021 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer Revista de História. 2020 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer Revista de História. 2019 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer ad-hoc FAPESP. 2022 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer Comissão de Bolsa PPGHS-USP. 2020 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer Comissão de Bolsa PPGHS-USP. 2019 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer ad-hoc FAPESP. 2021 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer ad-hoc FAPESP. 2020 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer ad-hoc FAPESP. 2019 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer ad-hoc CNPq. 2021 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer ad-hoc CNPq. 2019 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer ad-hoc CNPq. 2020 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer Revista Brasileira de HIstória. 2018 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer ad-hoc CNPq. 2018 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer ad-hoc Capes. 2018 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer ad-hoc Capes. 2017 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer ad-hoc CNPq. 2017 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer ad-hoc Fapesp. 2017 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer Comissão de Bolsa PPGHS-USP. 2018 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer Comissão de Bolsa PPGHS-USP. 2017 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . XXIV Congresso da Anppom. 2014 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer para projeto do Núcleo de Pesquisa Diversitas. 2013 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer para projeto do Núcleo de Pesquisa Diversitas. 2014 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer Ad Hoc Cnpq. 2014 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer Ad Hoc Fapesp. 2014 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Membro da Comissão Acadêmica para planejamento e elaboração do Concurso vestibular da Universidade Anhembi Morumbi. 1995 (Assessoria)
    • MORAES, J. G. V. . Revista Varia. 2013 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Música Popular em Revista. 2012 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Música Popular em Revista. 2013 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer ad hoc Fapesp. 2013 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer ad hoc Cnpq. 2013 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . XXIII Congresso ANPOMM. 2013 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia digital da música brasileira. 2013 (Assessoria)
    • MORAES, J. G. V. . XXII Congresso ANPOMM. 2012 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Revista Estudos Históricos. 2012 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer ad-doc para CNPq. 2012 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Revista Topoi. 2012 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Revista Música Hodie. 2012 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Revista ArtCultura. 2011 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Revista Varia. 2012 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer ad-doc para Fapesp. 2012 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia digital da música brasileira. 2012 (Assessoria)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer ad- hoc CNPq. 2011 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia digital de compositores da música popular brasileira - Itau Cultural. 2011 (Assessoria)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia digital de compositores da música popular brasileira - Itau Cultural. 2010 (Assessoria)
    • MORAES, J. G. V. . XXI congresso da Anppom. 2011 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. ; MORAES, J. G. V. . Revista Varia. 2011 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer para a editora UEL. 2010 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer técnico para a ANPPOM. 2010 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecer ad hoc - doutorado Fapesp. 2010 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Elaboração da página web Entre a memória e a história da música. 2009 (Outra)
    • MORAES, J. G. V. . Enciclopédia de compositores da música popular brasileira. 2009 (Assessoria)
    • MORAES, J. G. V. . Parecerista Editora da UEL. 2009 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Elaboração da página web da Revista de História da USP. 2009 (Outra)
    • MORAES, J. G. V. . Parecerista da Revista de História da USP. 2008 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecerista Editora da Unesp. 2008 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecerista Editora USP. 2008 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecerista para Revista História USP. 2007 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecerista ad hoc Fapesp. 2008 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecerista Editora da Unesp (Edunesp). 2007 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Editora da USP (Edusp). 2007 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecerista ad hoc Revista História USP. 2006 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecerista ad hoc para concessão de bolsa de IC - Fapesp. 2007 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecerista ad hoc para concessão de bolsa de doutorado - Fapesp. 2007 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecerista ad hoc para a Revista Humanidades em Diálogo. 2007 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecerista ad hoc para concessão de bolsa de pesquisa para o PPG de História Social USP. 2007 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecerista ad hoc para a Revista Arte e cultura. 2007 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecerista ad hoc para concessão de bolsa de mestrado- Fapesp. 2006 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecerista ad hoc para concessão de bolsa de Pós doutorado - Fapesp. 2006 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecerista ad hoc para concessão de bolsa de IC - Fapesp. 2006 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecerista ad hoc para concessão de bolsa de mestrado- Fapesp. 2007 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecerista ad hoc do sistema Scielo do Brasil. 2006 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecerista ad hoc para concessão de bolsa de doutorado - Fapesp. 2006 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Revista Cultura e extensão - USP. 2006 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Revista Educação e Pesquisa (FE-USP). 2006 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Revista Educação e Pesquisa. Faculdade de Educação da USP. 2006 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecerista ad hoc para concessão de bolsa de IC- Fapesp. 2005 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecerista ad hoc Revista História USP. 2005 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecerista ad hoc Revista História USP. 2005 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecerista ad hoc Revista História USP. 2005 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecerista ad hoc para concessão de bolsa de mestrado - Fapesp. 2005 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Revista História (USP). 2004 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Revista História (USP). 2003 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Editora da USP (Edusp). 2001 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Editora da USP (Edusp). 2003 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Revista Brasileira de História (Anpuh). 2002 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Revista Brasileira de História (Anpuh). 2003 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Revista Brasileira de História (Anpuh). 2004 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Membro do grupo de trabalho de história da Fuvest. 2001 (Assessoria)
    • MORAES, J. G. V. . Membro do grupo de trabalho de história do Inep-Enem-Mec para formulação do exame nacional do ensino supletivo de jovens adultos (Enceja). 2002 (Consultoria)
    • MORAES, J. G. V. . Membro do grupo de trabalho de história do Inep-Enem-Mec para formulação de itens do exame nacional do ensino médio (ENEM). 2002 (Consultoria)
    • MORAES, J. G. V. . ·Membro do grupo de trabalho de história do Inep-Enem-Mec para formulação do exame nacional do ensino médio (ENEM). 2001 (Consultoria)
    • MORAES, J. G. V. . Membro do grupo de trabalho de história do Inep-Enem-Mec para formulação do exame nacional do ensino médio (ENEM). 2004 (Consultoria)
    • MORAES, J. G. V. . Editora da USP (Edusp). 2002 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Parecerista ad hoc para concessão de bolsa de mestrado - Fapesp. 2004 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Revista Educação e Pesquisa (FE-USP). 2003 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Revista História (USP). 2002 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Revista Brasileira de História (Anpuh). 2000 (Parecer)
    • MORAES, J. G. V. . Sons, ruídos e escutas urbanas. Uma fonografia do cotidiano. 2023 (Conferência)
    • MORAES, J. G. V. . Futebol cultura e linguagens. 2010 (Simposio)
    • MORAES, J. G. V. . Mário entra em campo. 2010 (Congresso)
    • MORAES, J. G. V. . E se você Jurar pelo telefone que estou na Missão Folclórica?. 2010 (Congresso)
    • MORAES, J. G. V. . Sobrados e Mocambos e a música popular. 2008 (Conferência)
    • MORAES, J. G. V. ; MATOS, C. ; Travassos, Elizabeth . Cantar e contar o cotidiano: as modinhas paulistanas (anos20/30). 2007 (Congresso)
    • MORAES, J. G. V. ; SALIBA, E. T. . Questões e tensões na produção musical fonográfica e teatro de revista no início do século XX. 2009 (Conferência)
    • MORAES, J. G. V. . Samba tem cadência. Digo a verdade. E já chegou à universidade. 2008 (Conferência)
    • MORAES, J. G. V. . TV Escola. 2005 TV Futura
    • MORAES, J. G. V. . TV Escola. 2005 TV Futura
    • MORAES, J. G. V. . TV Escola. 2005 TV Futura
    • MORAES, J. G. V. . O antigo carnaval de São Paulo. 2006 CBN
    • MORAES, J. G. V. . Música na século XX. Especial Aniversário de São Paulo.. 2018 Rádio USP
    • MORAES, J. G. V. . TV Escola. 2005 TV Futura
    • MORAES, J. G. V. . III Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET). 2006 (Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET))
    • MORAES, J. G. V. . Seminário "Entre a memória e a história da música". 2008 (FFLCH - Universidade de São Paulo)
    • MORAES, J. G. V. ; SALIBA, E. T. . Simpósio de estudos sobre cultura: questões e tensões na criação, produção e circulação cultural no Brasil. 2009 (FFLCH-USP)
    • MORAES, J. G. V. . Experiências interdisicplinares com a canção: teoria e prática. 2008 (FFLCH - USP)
    • MORAES, J. G. V. ; SALIBA, E. T. . II Simpósio de estudos sobre cultura: linguagens e abordagens no campo da performance. 2010 (FFLCH-USP)
    • MORAES, J. G. V. . Diálogos entre música e história: consonâncias, dissonâncias e ressonâncias nos estudos sobre música brasileira. 2010 (FFLCH USP)
    • CAMPOS, Flávio ; MORAES, J. G. V. . 3º Simpósio internacional de estudos sobre o futebol. 2018 (Ludens-USP e Museu do Futebol)
    • MORAES, J. G. V. . Uma metrópole musical: São Paulo no início do século XX. 2019 (CPF-SESC-SP)
    • MORAES, J. G. V. ; PRANDO, F. . Grupo de Estudos Culturas Sonora. 2023 (SESC-SP)
    • CAMPOS, Flávio ; MORAES, J. G. V. . Primeiro Simpósio de Estudos sobre o Futebol. 2010 (USP/PUC/Museu do Futebol)
    • MORAES, J. G. V. ; CORREIA, P. . Experiências interdisciplinares. 2008 (Departamento de História - FFLHC - USP)
    • MORAES, J. G. V. . História da Música brasileira. 2009 (Funarte - MinC)
    • MORAES, J. G. V. . Paisagem sonora paulistana no início do século XX. 2018 (SESC)
    • MORAES, JOSÉ GERALDO VINCI DE . Paisagem sonora paulistana no início do século XX. 2018 (Biblioteca Mário de Andrade)
    • MORAES, J. G. V. . Paisagem Sonora Paulistana no início do Séc. XX. 2018 (Sesc-CPF)
    • KOSHIBA, C. ; APROBATO, N. ; GONZALEZ, J. P. ; LIMA, G. S. ; PRANDO, F. ; SANTOS, J. R. ; SANTOS, A. A. ; SUZIN, G. M. ; MORAES, J. G. V. . Uma metrópole musical: São Paulo no início do século XX. 2019 (SESC-SP)
    • MORAES, J. G. V. . Criar o mundo do nada. A invenção de uma historiografia da música popular no Brasil. 2020 (SESC São Paulo)
    • MORAES, JOSÉ GERALDO VINCI DE . Música e Cultura Sonora em São Paulo no início do século XX. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • MORAES, JOSÉ GERALDO VINCI DE . Introdução à formação da Música Popular Brasileira - Práticas cotidianas do fazer sonoro e musical no início do século XX. 2021 (SESC Guarulhos)
    • MORAES, JOSÉ GERALDO VINCI DE . O Canto dos Pregoeiros ? Uma Cultura Sonora. 2021 (Fundação Ema Klabin)
    • MORAES, J. G. V. . Diversos 22: Futebol e modernismos: repensando os 100 anos da Semana de Arte Moderna. 2022 (SESC CPF-SP)
    • MORAES, J. G. V. . Constelação das Artes. Histórias da Música e Sonoridades Brasileiras. 2021 (Itaú Cultural)
    • MORAES, J. G. V. . História. Geral e Brasil. Volume Único. 2009 (Educativa)
    • MORAES, J. G. V. . História. Geral e Brasil. 3 volumes. 2010 (Educativa)
    • MORAES, J. G. V. . História. Manual do Professor. Volume Único. 2009 (Educativa)
    • MORAES, J. G. V. . História. Manual do Professor. 3 volumes. 2010 (Educativa)
    • MORAES, J. G. V. . História. Geral e Brasil. Volume Único. 2005 (Educativa)
    • MORAES, J. G. V. . História. Manual do Professor. Volume Único. 2005 (Educativa)
    • MORAES, J. G. V. . Ofício de Professor. 2004 (Educativa)
    • MORAES, J. G. V. . Ofício de Professor. 2001 (Educativa)
    • MORAES, J. G. V. . Caminhos das Civilizações. 1993 (Educativa)
    • MORAES, J. G. V. . Caminhos das Civilizações. Manual do Professor. 1993 (Educativa)
    • MORAES, J. G. V. . Caminhos das Civilizações. História Integrada. 1998 (Educativa)
    • MORAES, J. G. V. . História Geral Contemporânea. Manual do Candidato. 2002 (Educativa)
    • MORAES, J. G. V. . História Geral Contemporânea. Manual do Candidato. 1996 (Educativa)
    • MORAES, J. G. V. . História. 3 Volumes. 2013 (Manual escolar)
    • MORAES, J. G. V. . História. Manual do Professor. 3 volumes. 2013 (Manual escolar)
    • MORAES, J. G. V. . Caminhos das Civilizações. História Integrada. 1998 (Educativa)
    • Nome do projeto: A primeira geração de historiadores da moderna música popular urbana (2003 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, J. G. V. .
      Descrição: Pesquisar a trajeória pessoal, a produção escrita, radiofônica e acervos dos "primeiros historiadores da música popular brasileira". Pretende-se compreendê-los como verdadeiros historidores que realizaram uma autêntica "operação historiográfica", que "inventou" uma tradiçao na história da música popular.
    • Nome do projeto: Entre a memória e a história da música popular. (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, J. G. V. .
      Descrição: A produção do conhecimento histórico em torno da música popular urbana no Brasil sempre oscilou entre a memória e a história. Essa peculiaridade é decorrente também da impossibilidade e dificuldade dos autores da primeira metade do século XX em delimitar as fronteiras entre essas duas formas de acesso ao passado. Até os anos 1960, todos eles participavam quase simultaneamente da vida artística, da produção ou difusão da música, da crítica na nascente ?imprensa especializada?, da produção de obras escritas e da vida boêmia, essa última uma espécie de espaço de convergência entre todos esses universos. Autores e obras com essa característica formaram até a década de 1960 o principal acervo da memória e da história da música popular urbana, marcando profundamente os trabalhos acadêmicos que surgiram a partir dos anos 1980, sobretudo aqueles produzidos na década seguinte pelos historiadores de ofício nas universidades. Este projeto que se apresenta, denominado Entre a memória e a história da música popular brasileira, pretende justamente dar início a uma discussão em torno da questão historiográfica que envolve o tema. Refazer e reinterpretar a trajetória de obras de autores que participaram tanto da formulação da memória como da construção da história da música urbana, relacionando-os com as linhas mais recentes da investigação sobre o tema, é o primeiro passo de um esforço investigativo mais amplo e imperioso. Esse processo mais abrangente tem em vista justamente criar, no médio e longo prazo, horizonte para o surgimento de um substrato historiográfico crítico que possivelmente permitirá uma melhor compreensão da música popular para além das mitificações usuais e verificar também qual o seu papel, crucial e permanente, na construção da nossa história cultural. O projeto contou com apoio de Auxílio à Pesquisa Fapesp, biênio 2007/09, termo de outorga 2007/53586-1,
    • Nome do projeto: Escrita e historiografia da música popular brasileira. (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, J. G. V. .
      Descrição: A narrativa e historiografia da música popular brasileira começou a ser construida na década de 1930 e até meados daquele século ela manteve características muito próprias. Composta sobretudo por jornalistas, criticos e artistas populares, ela tratou de mediar e mesclar diversas discursos culturais presentes na sociedade, como do folclore, da cultura do entretenimento e da critica musical. No período de 30 anos ela selecionou e determinou os fatos históricos, escolheu seus personagens "mais importantes", criou periodizações, organizou arquivos e determinou sua memória. Deste modo, ela realizou uma autêntica e complexa operação historiográfica e deu forma a uma narrativa muito própria que precisa ser pensada e desvendada. O projeto contou com um Auxílio à Pesquisa Fapesp, no biênio 2007/09, termo de outorga 2007/53586-1, e com a apoio Projetos de Pesquisa / Edital MCT/CNPq 02/2009 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, biênio 2009/11, termo de concessão 400842/2009-2. Diretório dos Grupos de Pesquisa CNPq: Entre a memória e a história da música Alunos pesquisadores envolvidos: Beatriz Pasinato Izumino Flavia Guia Carnevali Cristina Eira Velha , Giuliana Souza de Lima , Denise Sella Fonseca , Priscila Gomes, Correa , Eduardo Ribeiro Guimarães, Renato Silva dos Anjos Junior , Fernando Henrique Neves Herculiani, Virgínia de Almeida Bessa,
    • Nome do projeto: Cultura popular e futebol na cidade de São Paulo na primeira metade do século XX (2009 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, J. G. V. .
      Descrição: Esse projeto pretende identificar, mapear e compreender as primeiras experiências ocorridas em torno do futebol paulistano nas primeiras décadas do século XX. Essas práticas necessariamente deverão ser compreendidas no conjunto mais amplo da história da cidade de São Paulo, na expansão das culturas urbanas, no processo de construção des redes de socialbilidades informais e institucionais e nas práticas esportivas de modo geral.
    • Nome do projeto: Escrita da música popular no Brasil e possibilidades de uma historiografia digital (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, J. G. V. .
      Descrição: Este projeto que se apresenta, denominado Escrita da música popular no Brasil e possibilidades de uma historiografia digital, pretende inicialmente começar discussão em torno da questão historiográfica que envolve o tema em pelo menos três planos. Em primeiro lugar aspira refazer e reinterpretar a trajetória de obras desses autores que participaram tanto da formulação da memória como da construção da história da música urbana, nos seus estágios iniciais até meados do século XX. Em seguida, pretende relacionar esse universo historiográfico com as linhas acadêmicas mais recentes de investigação sobre o tema, para identificar seus pontos de contatos teóricos, metodológico e documental. Como terceiro eixo, o projeto ambiciona que essa discussão possa ser ampliada e aberta a uma comunidade historiográfica mais dilatada, assim como para os interessados pelo tema de maneira geral. O passo nessa direção é criar essas possibilidades por meio do universo digital, que deverá comportar um banco de dados, um fórum de troca de informações e uma página web.
    • Nome do projeto: Escrita e historiografia da música popular brasileira. Produtividade a Pesquisa CNPq. (2011 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, J. G. V. .
      Descrição: Produtividade a Pesquisa CNPq. A produção do conhecimento histórico em torno da música popular urbana no Brasil sempre oscilou entre a memória e a história. Essa peculiaridade é decorrente também da impossibilidade e dificuldade dos autores da primeira metade do século XX em delimitar as fronteiras entre essas duas formas de acesso ao passado. Até os anos 1960, todos eles participavam quase simultaneamente da vida artística, da produção ou difusão da música, da crítica na nascente ?imprensa especializada?, da produção de obras escritas e da vida boêmia, essa última uma espécie de espaço de convergência entre todos esses universos. Autores e obras com essa característica formaram até a década de 1960 o principal acervo da memória e da história da música popular urbana, marcando profundamente os trabalhos acadêmicos que surgiram a partir dos anos 1980, sobretudo aqueles produzidos na década seguinte pelos historiadores de ofício nas universidades. Este projeto que se apresenta, denominado Escrita e historiografia da música popular brasileira, pretende justamente dar início a uma discussão em torno da questão historiográfica que envolve o tema. Refazer e reinterpretar a trajetória de obras de autores que participaram tanto da formulação da memória como da construção da história da música urbana, relacionando-os com as linhas mais recentes da investigação sobre o tema, é o primeiro passo de um esforço investigativo mais amplo e imperioso. Esse processo mais abrangente tem em vista justamente criar, no médio e longo prazo, horizonte para o surgimento de um substrato historiográfico crítico que possivelmente permitirá uma melhor compreensão da música popular para além das mitificações usuais e verificar também qual o seu papel, crucial e permanente, na construção da nossa história cultural.
    • Nome do projeto: Ludens - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, J. G. V. .
      Descrição: Objetiva o desenvolvimento de um núcleo de pesquisa que resulte em uma produção acadêmica de excelência e que forneça indicadores para a elaboração de políticas públicas referentes ao futebol e demais modalidades lúdicas. Coordenador: Flavio de Campo
    • Nome do projeto: Escrituras da memória e da história da música popular no Brasil (2012 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, J. G. V. , SOARES NETO, R. T. , MARINO, I. .
      Descrição: A produção do conhecimento histórico em torno da música popular urbana no Brasil sempre oscilou entre a memória e a história. Essa peculiaridade é decorrente também da impossibilidade e dificuldade dos autores da primeira metade do século XX em delimitar as fronteiras entre essas duas formas de acesso ao passado. Até os anos 1960, quase todos eles participavam quase simultaneamente da vida artística, da produção ou difusão da música, da crítica na nascente ?imprensa especializada?, da produção de obras escritas e da vida boêmia, essa última uma espécie de espaço de convergência entre todos esses universos. Autores e obras com essa característica formaram até a década de 1960 o principal acervo da memória e da história da música popular urbana, marcando profundamente os trabalhos acadêmicos que surgiram a partir dos anos 1980, sobretudo aqueles produzidos na década seguinte pelos historiadores de ofício nas universidades. Este projeto que se apresenta, denominado Escrituras da memória e da história da música popular no Brasil, faz parte de uma investigação mais longa desenvolvida em editais anteriores e na bolsa PQ. Especificamente este projeto pretende aprofundar a discussão em torno da escritura historiográfica três planos bastante claros. Em primeiro lugar aspira refazer e reinterpretar a trajetória de obras desses autores que participaram tanto da formulação da memória como da construção da história da música urbana, nos seus estágios iniciais até meados do século XX. Em seguida, pretende discutir como essa memória e história foram institucionalizadas a partir das décadas de 1960/70, com o aparecimento do MIS-RJ, da Funarte e outros projetos e associações e congressos relativos ao tema e a esse grupo . Por fim, como terceiro eixo, ambiciona-se relacionar esse universo de invenção da memória e da historiografia com as linhas acadêmicas mais recentes de investigação sobre o tema, para identificar seus pontos de contatos teóricos, metodológico e documental. Neste
    • Nome do projeto: Brasil nas Arquibancadas (2012 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, J. G. V. , CAMPOS, F. , TOLEDO, L. H. .
      Descrição: O comportamento de milhões de homens e mulheres diante do futebol revela uma situação que beira o paradoxo. A rigor, o futebol não produz nada, opõe-se ao trabalho, é essencialmente estéril. Tal atividade, no entanto, ocupa um lugar privilegiado nas sociedades industriais, regidas pela ideologia do trabalho e da produtividade. É uma inutilidade saborosa, manifestação da frivolidade humana disseminada em todas as classes sociais. E a principal manifestação da sociedade do espetáculo. Nenhum outro elemento cultural equipara-se à capacidade de mobilização característica desse megaevento esportivo. A sociedade brasileira não foge à regra nem à rede que dá sustentação e visibilidade a seus espetáculos. Sem dúvida, o futebol figura como a principal expressão esportiva e cultual da nação. As manifestações dos torcedores nos estádios de futebol e a potencialização da violência das torcidas revelam muito das características e problemas da sociedade brasileira. O futebol tornou-se o principal catalizador esportivo dessas tensões sociais. Há uma ritualização da violência porque o futebol expressa uma contenda entre duas equipes no campo e uma luta simbólica entre os torcedores nas arquibancadas, ruas e espaços públicos. Muitas vezes, tais lutas simbólicas e mesmo as disputas esportivas descambam para um conflito efetivo. O tema desse projeto é a expressão da sociedade brasileira através dos torcedores das arquibancadas dos estádios de futebol onde se expressam a diversidade extremada de um país essencialmente mestiço, regionalmente hetergêneo e marcado por uma profunda desigualdade social. No lugar de focar o comportamento dos torcedores dos clubes da chamada Primeira Divisão do Futebol Brasileiro (na verdade, Série A), procuraremos resgatar as formas de torcer e a diversidade de torcedores de clubes pertencentes às Séries B e C, em geral preteridos pela cobertura jornalística nacional. O futebol de elite, objeto dos principais holofotes do espetáculo, restringe-se a nove estados da federação (BA, CE, GO, MG, PR, RJ, RS, SC, SP) e a 20 clubes principais. Uma abordagem acerca das características do futebol brasileiro precisa ampliar a sua atenção. Por isso, propomos o exame do comportamento dos torcedores em 18 unidades (AC, AL, BA, CE, DF, GO, MG, MT, PA, PB, PE, PR, RJ, RN, RS, SP, SC, TO) e 40 agremiações, muitas delas completamente desconhecidas do grande público do futebol.
    • Nome do projeto: A cultura musical na cidade de São Paulo (primeira metade do século XX) (2008 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, J. G. V. .
      Descrição: O projeto pretende compreender quais eram as redes culturais e musicais paulistanas que formavam o cenário musical da cidade na primeira metade do século XX
    • Nome do projeto: Escutando os mortos. Dilemas na formação de um novo território historiográfico. (2015 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, J. G. V. .
      Descrição: A pesquisa pretende discutir os elementos e dilemas atuais existentes em um campo do conhecimento que se preocupa com os sons, as sonoridades, as escutas e, claro, com a música. O foco central é aprofundar as pesquisas e debates que colaboram para a compreensão talvez de um novo território de conhecimento historiográfico com preocupações teóricas, metodológicas e temáticas próprias. Não se trata de modo algum de procurar caminhos para uma ?nova história da música?, embora leve em conta as atuais discussões existentes em torno desta questão. De qualquer maneira, a perspectiva é a dos historiadores preocupados em escutar o passado e as formas de acessá-lo/escutá-lo, e com os processos de construção dos conhecimentos históricos que tem a música, os sons e as escutas como eixos centrais. Essa discussão tem sido realizada pelos membros e pesquisadores do Grupo de Pesquisa Entre e memória e a história da música (www.memoriadamusica.com.br). Desta maneira, o objetivo é tanto ampliar as discussões coletivas ali existentes, como desenvolver a pesquisa individual, apresentada no item a seguir, como forma de aprofundar o debate.
    • Nome do projeto: Os sons, as sonoridades, as escutas e a música em São Paulo. (2019 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, J. G. V. .
      Descrição: A pesquisa pretende discutir os elementos e dilemas atuais existentes em um campo do conhecimento que se preocupa com os sons, as sonoridades, as escutas e, claro, com a música. O foco central é aprofundar as pesquisas e debates que colaboram para a compreensão talvez de um novo território de conhecimento historiográfico com preocupações teóricas, metodológicas e temáticas próprias. Não se trata de modo algum de procurar caminhos para uma nova história da música, embora leve em conta as atuais discussões existentes em torno desta questão. De qualquer maneira, a perspectiva é a dos historiadores preocupados em escutar o passado e as formas de acessá-lo/escutá-lo, e com os processos de construção dos conhecimentos históricos que tem a música, os sons e as escutas como eixos centrais. Essa discussão tem sido realizada pelos membros e pesquisadores do Grupo de Pesquisa Entre e memória e a história da música (www.memoriadamusica.com.br). Desta maneira, o objetivo é tanto ampliar as discussões coletivas ali existentes, como desenvolver a pesquisa individual. Além deste aspecto mais teórico, este projeto pretende colocar em prática aspecto historiográficos relacionados aos sons, sonoridades e as várias dimensões da música na cidade de São Paulo. Neste aspecto, integram-se a este projeto, pesquisas de doutorado, mestrado e iniciação científica já em andamento em torno na indústria fonográfica paulistana, a música caipira, a música de bandas, casas musicais e programação musical radiofônica na primeira metade do século XX.
    • Nome do projeto: Batista Júnior. Sons, ruídos e música na indústria fonográfica no início do século XX (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, J. G. V. , MARINO, M. M. , FARIA, A. G. .
      Descrição: Essa pesquisa pretende discutir os elementos e dilemas atuais existentes em um campo do conhecimento que se preocupa com os sons, as sonoridades e as escutas. O foco central é aprofundar as pesquisas e debates que colaboram para a compreensão talvez de um novo território de conhecimento historiográfico com preocupações teóricas, metodológicas e temáticas próprias. A proposta é delimitar a pesquisa em torno do conceito de cultura sonora e como suas diversas formas se manifestaram no início do século XX nos novos centros urbanos em construção neste período. Deste modo, a investigação estará centrada na identificação das práticas da nova cultura sonora nos primórdios da indústria fonográfica. Nesta época era muito comum a gravação de pequenas histórias que contavam de maneira bem-humorada e sonoramente as profundas transformações que se materializavam nos centros urbanos, produto dos impactos da ciência e da tecnologia no dia a dia das pessoas. Estas experiências parecem ter sido bastante importantes para as conquistas técnicas e estéticas sonoras da sociedade que se modernizava. Vários artistas participaram destas práticas sonoras e fonográficas, entre eles Batista Júnior, foco central desta pesquisa. Não se trata de uma investigação biográfica, embora ela tenha papel importante, mas perceber como sua trajetória artística dialoga com as transformações culturais do período. A perspectiva será a dos historiadores preocupados em escutar o passado e as formas de acessá-lo/escutá-lo, e com os processos de produção dos conhecimentos históricos que tem os sons, os ruídos e as escutas como eixos centrais. Essa discussão tem sido realizada pelos membros e pesquisadores do Grupo de Pesquisa Entre e memória e a história da música (www.memoriadamusica.com.br), com pesquisas específicas em torno dos sons, sonoridades e as várias dimensões da música. Desta maneira, o objetivo é tanto ampliar as discussões coletivas ali existentes, desenvolvendo novas pesquisas e temáticas.
    • Nome do projeto: Sons, ruídos e escutas urbanas. Práticas de uma nova cultura sonora no início do século XX. (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, J. G. V. .
      Descrição: A pesquisa pretende discutir os elementos e dilemas atuais existentes em um campo do conhecimento que se preocupa com os sons, as sonoridades e as escutas. O foco central é aprofundar as pesquisas e debates que colaboram para a compreensão de um novo território de conhecimento historiográfico com preocupações teóricas, metodológicas e temáticas que podem ser próprias. A proposta é delimitar a pesquisa em torno do conceito de cultura sonora e como suas diversas formas se manifestaram no início do século XX nos novos centros urbanos em construção neste período. Deste modo, a investigação estará centrada na identificação das práticas da nova cultura sonora em cidades como de São Paulo, com a preocupação de fazer um inventário delas, compreender os conflitos vividos no período e as tensões sociais e políticas desenvolvidas com objetivo de ordená-las e discipliná-las. A perspectiva será a dos historiadores preocupados em escutar o passado e as formas de acessá-lo/escutá-lo, e com os processos de produção dos conhecimentos históricos que tem os sons, os ruídos e as escutas como eixos centrais. Essa discussão tem sido realizada pelos membros e pesquisadores do Grupo de Pesquisa Entre e memória e a história da música (www.memoriadamusica.com.br), com pesquisas específicas em torno dos sons, sonoridades e as várias dimensões da música. Desta maneira, o objetivo é ampliar as discussões coletivas ali existentes, desenvolvendo de maneira integrada novas pesquisas e temáticas, tendo como eixo a pesquisa central sobre os sons, ruídos e escutas urbana no início do século XIX.
    • Nome do projeto: O Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Os primeiros anos do século XX (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, J. G. V. , REBECHI, V. .
      Descrição: Esta pesquisa pretende investigar o Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, instituição de ensino inaugurada em 1906, primeira do tipo na cidade e que tinha por objetivo básico formar quadros artísticos para atender às crescentes demandas dos novos espaços culturais. Por surgir em um contexto de intensas transformações sociais e culturais, em que a regulamentação do ofício musical e a institucionalização da música em suas variadas esferas de atuação eram imperativos, mas ainda precários, o Conservatório Dramático e Musical nasceu também com a pretensão de orientar o papel da música e das artes na sociedade. Seus impactos nas atividades ligadas às sociedades e clubes de concerto, nas atividades musicais domésticas, naquelas ligadas à Igreja e aos círculos musicais mais informais na cidade de São Paulo foram ainda pouco investigados. As diversas atividades e eventos de que o Conservatório fora palco constituem um conjunto importante a ser averiguado e compreendido, havendo indícios de uma atuação expressiva que transbordara de seu objetivo básico. O Conservatório se configurou como um novo elemento no quadro de velozes mudanças modernizadoras nas relações socioculturais, de trabalho, na vida cotidiana e, portanto, a pesquisa deve se preocupar principalmente com a questão do ensino, da formação e atuação profissional de músicos e grupos musicais, além da difusão e diálogos nas diferentes dimensões ligadas à música na sociedade paulistana da virada ao século XX e suas primeiras décadas, até por volta de 1930. Por essas razões, mais amplamente, a pesquisa tem em vista colaborar com as discussões em torno da modernização do país e também aquelas concernentes ao conhecimento histórico relacionado às artes e à cultura.
    • Nome do projeto: Práticas de uma nova cultura sonora. Sons, ruídos e barulhos urbanos no Rio de Janeiro e São Paulo (início do século XX) (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, J. G. V. , RAMOS, N. F. F. .
      Descrição: A pesquisa pretende discutir os elementos e dilemas atuais existentes em um campo do conhecimento que se preocupa com os sons, as sonoridades e as escutas. O foco central é aprofundar as pesquisas e debates que colaboram para a compreensão talvez de um novo território de conhecimento historiográfico com preocupações teóricas, metodológicas e temáticas próprias. A proposta é delimitar a pesquisa em torno do conceito de cultura sonora e como suas diversas formas se manifestaram no início do século XX nos novos centros urbanos em construção neste período. Deste modo, a investigação estará centrada na identificação das práticas da nova cultura sonora nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, com a preocupação de fazer um inventário delas, compreender os conflitos vividos no período e as tensões das políticas desenvolvidas com objetivo de ordená-las e discipliná-las. A perspectiva será a dos historiadores preocupados em escutar o passado e as formas de acessá-lo/escutá-lo, e com os processos de produção dos conhecimentos históricos que tem os sons, os ruídos e as escutas como eixos centrais. Essa discussão tem sido realizada pelos membros e pesquisadores do Grupo de Pesquisa Entre e memória e a história da música (www.memoriadamusica.com.br), com pesquisas específicas em torno dos sons, sonoridades e as várias dimensões da música. Desta maneira, o objetivo é tanto ampliar as discussões coletivas ali existentes, desenvolvendo novas pesquisas e temáticas.
    • Nome do projeto: Sons e músicas nas casas e quintais paulistanos no início do século XX (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, J. G. V. , RIBEIRO, G. T. P. , RAMOSKA, V. .
      Descrição: A pesquisa pretende discutir os elementos e dilemas atuais existentes em um campo do conhecimento que se preocupa com os sons, as sonoridades e as escutas. O foco central é aprofundar as pesquisas e debates que colaboram para a compreensão talvez de um novo território de conhecimento historiográfico com preocupações teóricas, metodológicas e temáticas próprias. A proposta é delimitar a pesquisa em torno do conceito de cultura sonora e como suas diversas formas se manifestaram no início do século XX nos novos centros urbanos em construção neste período. A partir deste sentido mais abrangente, pretende-se penetrar na cultura sonora do mundo doméstico e privado das casas e quintais paulistanos no início do século XX. A perspectiva será a dos historiadores preocupados em escutar o passado e as formas de acessá-lo/escutá-lo, e com os processos de produção dos conhecimentos históricos que tem os sons, os ruídos e as escutas como eixos centrais. Essa discussão tem sido realizada pelos membros e pesquisadores do Grupo de Pesquisa Entre e memória e a história da música (www.memoriadamusica.com.br), com pesquisas específicas em torno dos sons, sonoridades e as várias dimensões da música. Desta maneira, o objetivo é tanto ampliar as discussões coletivas ali existentes, desenvolvendo novas pesquisas e temáticas.
    • Nome do projeto: Músicas e sons em 1922 (2021 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, J. G. V. , OLIVEIRA, .
      Descrição: A pesquisa pretende discutir os elementos e dilemas atuais existentes em um campo do conhecimento que se preocupa com os sons, as sonoridades, as escutas e, claro, com a música. O foco central é aprofundar as pesquisas e debates que colaboram para a compreensão talvez de um novo território de conhecimento historiográfico com preocupações teóricas, metodológicas e temáticas próprias. Não se trata de modo algum de procurar caminhos para uma ?nova história da música?, embora leve em conta as atuais discussões existentes em torno desta questão. De qualquer maneira, a perspectiva é a dos historiadores preocupados em escutar o passado e as formas de acessá-lo/escutá-lo, e com os processos de construção dos conhecimentos históricos que tem a música, os sons e as escutas como eixos centrais. Essa discussão tem sido realizada pelos membros e pesquisadores do Grupo de Pesquisa Entre e memória e a história da música (www.memoriadamusica.com.br), com pesquisas específicas em torno dos sons, sonoridades e as várias dimensões da música na cidade de São Paulo no início do século XX. Desta maneira, o objetivo é tanto ampliar as discussões coletivas ali existentes, desenvolvendo novas pesquisas e temáticas. Seguindo nesse sentido, esse projeto pretende especificamente mapear e compreender as atividades sonoras e musicais ocorridas no ano de 1922, como forma também de reinterpretar e ampliar o universo musical centrado na Semana de Arte Moderna, cujo primeiro centenário está próximo de ser concluido.
    • Nome do projeto: Laboratório de História e Cultura Sonora (2024 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: MORAES, J. G. V. , MACHADO, Cacá , Castagna, P. A. , LIMA, G. S. , PRANDO, F. , SANTOS, A. A. , CARNEVALI, FLÁVIA GUIA , PEREZ-GONZALEZ, J. , BESSA, VIRGINA DE ALMEIDA , PINTO, I. V. .
      Descrição: O Laboratório de História e Cultura Sonora (LHCS) tem como objetivo discutir as abordagens que possibilitam elaborar conhecimento sobre os passados sonoros.
    • Nome do projeto: Metrópole em sinfonia: História, cultura e música popular na cidade de São Paulo (1995 - 1998
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, J. G. V. .
      Descrição: Pesquisa sobre a História, a cultura e a música popular na cidade de São Paulo nos anos 30
    • Nome do projeto: Conversas com historiadores brasileiros (1999 - 2001
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, J. G. V. .
      Descrição: Recolher o depoimento de 15 eminentes historiadores contemporâneos
    • Nome do projeto: Coleção musicográfica do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo (1906-2006): inventariação, história arquivística, avaliação patrimonial e viabilização da pesquisa pública na seção processada (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, J. G. V. , Castagna, P. A. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivos específicos: 1) a organização emergencial dos níveis de Grupo e Documento da seção já higienizada e acondicionada da coleção musicográfica (Seção A) do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo (acumulada desde sua fundação em 1906 declarada de utilidade pública em 2006 e incorporada ao patrimônio da Fundação Theatro Municipal de São Paulo - FTMSP em 2011), arranjada em 306 caixas-arquivo e 66 pacotes em projeto desenvolvido no Centro Cultural São Paulo; 2) sua codificação emergencial pelo método topográfico; 3) a inventariação dos documentos e das composições musicais neles notadas, a partir da bibliografia referencial sobre o assunto; 4) pesquisa da história arquivística dessa coleção musicográfica (por meio da consulta de documentos históricos, jornais, bibliografia e dos próprios itens musicográficos desta coleção); 5) avaliação patrimonial de suas distintas séries e repertórios musicais pelos especialistas que integram a equipe do projeto, destinada a compreender o incremento do patrimônio musicográfico paulista e brasileiro a partir da disponibilização à pesquisa pública da Seção A da coleção musicográfica do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Este trabalho viabilizará o impacto social, artístico e acadêmico dessa coleção, possibilitando a realização de apresentações públicas, gravações, projetos de pesquisa, publicações, vídeos e documentários, bem como as mais diversas ações didáticas e culturais por parte de todas as pessoas a instituições interessadas. Os resultados do projeto permitirão sua futura continuidade em relação à seção ainda não processada da mesma coleção (Seção B), provisoriamente disposta em 328 caixas de grande formato e 198 pacotes de medidas diversas, ainda em tratativas para futuro processamento. Para as ações previstas também tramita o processo de convênio entre a UNESP, a FTMSP e a Sustenidos Organização Social de Cultura, havendo a anuência de sua Coordenação de Acervo e Pesquisa para o presente Auxílio.
    • Nome do projeto: Acompanhamento e Análise da Conjuntura Política (1983 - 1986
      Natureza: Outra
      Integrantes: MORAES, J. G. V. .
      Descrição: Acompanhamento pela imprensa escrita e televisada diária e escrita semanal e mensal, da conjuntura politica e social
    • Nome do projeto: A Indústria da Cultura no Brasil (1997 - 1998
      Natureza: Outra
      Integrantes: MORAES, J. G. V. .
      Descrição: Pesquisa sobre a Formação da Indústria da Música Popular em São Paulo (Anos 30/40).
    • Nome do projeto: Dilemas culturais na formação de um novo território historiográfico: os sons, as sonoridades, as escutas e a música (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, J. G. V. , MUZART, I. .
      Descrição: A pesquisa pretende discutir os elementos e dilemas atuais existentes em um campo do conhecimento que se preocupa com os sons, as sonoridades, as escutas e, claro, com a música. O foco central é aprofundar as pesquisas e debates que colaboram para a compreensão talvez de um novo território de conhecimento historiográfico com preocupações teóricas, metodológicas e temáticas próprias. Não se trata de modo algum de procurar caminhos para uma ?nova história da música?, embora leve em conta as atuais discussões existentes em torno desta questão. De qualquer maneira, a perspectiva é a dos historiadores preocupados em escutar o passado e as formas de acessá-lo/escutá-lo, e com os processos de construção dos conhecimentos históricos que tem a música, os sons e as escutas como eixos centrais. Essa discussão tem sido realizada pelos membros e pesquisadores do Grupo de Pesquisa Entre e memória e a história da música (www.memoriadamusica.com.br). Desta maneira, o objetivo é tanto ampliar as discussões coletivas ali existentes, como desenvolver a pesquisa individual, apresentada no item a seguir, como forma de aprofundar o debate.
    • MORAES, J. G. V. . Provas de ingresso na Pós Graduação. 2004 - Correção de provas de ingresso no programa de pós graduação em história social
    • MORAES, J. G. V. . Provas de ingresso na Pos Graduação. 2005 - Correção de porvas de ingresso no programa de pós graduação em história social
    • MORAES, J. G. V. . Correção de provas de proficiência em lingua. 2006 - Correção de provas de ingresso no programa de pós graduação em história social
    • MORAES, J. G. V. . Correção de provas de ingresso no Programa de Pós graduação em História Social. 2007 - Correção de provas de ingresso no programa de pós graduação em história social
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Bruno Tavares Magalhães Macedo História Social Doutorado
    Caio Felipe Oliveira Tavares História Social Mestrado
    Henrique Masera Lopes História Social Doutorado
    Matheus Lacorte Naman Angelo de Castro História Social Mestrado
    Rubem Rabêllo Maciel de Barros História Social Doutorado
    Vitória de Morais Rebechi História Social Mestrado
  • Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
    Nora Juliana Pérez Gonzaléz História Social Doutorado 09/03/2018
    Diana Mendes Machado da Silva História Social Doutorado 11/11/2019
    Flávia Guia Carnevali História Social Doutorado 26/11/2018
    Priscila Gomes Correa História Social Doutorado 17/06/2011
    Giuliana Souza de Lima História Social Doutorado 10/12/2018
    Virginia de Almeida Bessa História Social Doutorado 26/09/2012
    André Augusto de Oliveira Santos História Social Doutorado 16/06/2023
    Guilherme Trevisan dos Santos História Social Mestrado 22/04/2024
    Nora Juliana Pérez Gonzaléz História Social Mestrado 09/03/2012
    José Roberto dos Santos História Social Mestrado 24/05/2019
    Denise Sella Fonseca História Social Mestrado 19/09/2014
    Diana Mendes Machado da Silva História Social Mestrado 05/03/2013
    Flávia Guia Carnevali História Social Mestrado 22/06/2009
    Raul Celestino de Toledo Soares Neto História Social Mestrado 22/05/2018
    Priscila Gomes Correa História Social Mestrado 13/06/2006
    Cristina Eira Velha História Social Mestrado 10/03/2009
    Giuliana Souza de Lima História Social Mestrado 01/03/2013
    Giovana Moraes Suzin História Social Mestrado 20/08/2021
    Virginia de Almeida Bessa História Social Mestrado 07/03/2006
    René Duarte Gonçalves Junior História Social Mestrado 07/10/2008
    Lucas Werlang Girardi História Social Mestrado 12/07/2018
    André Augusto de Oliveira Santos História Social Mestrado 18/08/2015