Não autenticado |

Claudia Moraes de Souza

    • Historiadora. Professora Doutora Adjunta da Universidade Federal de São Paulo-Campus Osasco, desde 2013. Professora da Pós Graduação Interdisciplinar "Humanidades, Direitos e outras Legitimidades" da FFLCH da USP desde 2012. Pesquisadora-membro e coordenadora do LEIA-Laboratório de Estudos Interdisciplinares e Analise Social , grupo de pesquisa Diretório CNPq. Pesquisadora membro do Diversitas-Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da USP . Vice coordenadora do Observatório Democracia e Direitos da Unifesp.Vice Coordenadora da pós graduação latu senso Educação em Direitos Humanos da UAB/Unifesp. Bacharel e Licenciada em História pela USP em 1991. Mestre e Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo em 1999/ 2007. Autora dos livros "Movimentos Sociais no Brasil Contemporâneo" da Editora Loyola , " Pelas Ondas do Rádio : Camponeses, Cultura Popular e o rádio nos anos de 1960", "Brasil 200 Anos : trajetória, identidade e desafios" da Editora Alameda. Tem experiência em pesquisa em temas que se interseccionam aos estudos culturais, estudos de gênero, a história pública, história oral e historia audiovisual , com foco na interação entre atores sociais e instituições políticas, abrangendo as temáticas: movimentos e lutas sociais, memória social, resistências culturais e políticas e políticas públicas.

       

      Links:    

    • Estudos literários, historiográficos, linguísticos de narrativas, cultura e educação
    • Deslocamentos, Migrações e Interculturalidade: Políticas locais e ação coletiva de imigrantes em São Paulo
    • Mundos do Trabalho: organizações, movimentos e ideologias.
    • Democracia e Direitos do Observatório da Democracia e Direitos Unifesp
    • Cultura, Política e Movimento Social do Laboratório de Estudos Interdisciplinares LEIA
    • SOUZA, C. M. ; BRANCO, M. S. . Brasil 200 anos: trajetória,identidade e desafios. São Paulo : Editora Alameda, 2022 . 378pp. ISBN: 9786559661183.
    • SOUZA, C. M. . Todo Direito é Humano: Memórias e Lutas pelos Direitos Humanos na Transição Democrática. São Paulo : Edição do Autor, 2018 . 35p. ISBN: 9788592445508.
    • SOUZA, C. M. . Pelas Ondas do Rádio: Cultura Popular, Camponeses e rádio nos anos 60.. São Paulo : Casa Alameda Editorial, 2013 . 250pp. ISBN: 9788579392269.
    • SOUZA, C. M. . MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL CONTEMPORANEO. SÃO PAULO : EDIÇÕES LOYOLA, 1997 . 107p. ISBN: 8515016000.
    • SOUZA, C. M. . A expedição fotográfica de Christoph Albert Frisch à Amazônia e a Exposição Universal de Paris em 1867 Anais do Museu Nacional , v. 57 , p. 1-24 - 24 , 2023. ISSN: 26747022.
    • SOUZA, C. M. . REINVENTAR-SE: NARRATIVAS DIGITAIS DA DOCÊNCIA NA PANDEMIA COVID-19 EM 2020 História & Ensino , v. 28 , p. 79 - , 2022. ISSN: 22383018.
    • SOUZA, C. M. ; RIBEIRO, J. S. . Testemunhar por imagens: oralidade, memória social e a produção do audiovisual na pesquisa histórica VISUALIDADES , v. 16 , p. 257 - 276 , 2018. ISSN: 23176784.
    • SOUZA, C. M. . Casa das mulheres: refugiadas, estrangeiras egressas do sistema penitenciário e políticas de acolhida em São Paulo / Brasil O SOCIAL EM QUESTÃO (ONLINE) , v. 38 , p. 191 - 206 , 2017. ISSN: 22389091.
    • SOUZA, C. M. . SOB A MALDIÇÃO DE CAIM?: HISTÓRIA DE VIDA NAS IMIGRAÇÕES CONTEMPORÂNEAS EM SÃO PAULO Revista de Direito Brasileira , v. 17 , p. 154-165 - 165 , 2017. ISSN: 23581352.
    • SOUZA, C. M. . Uma escola para homem rural: a cultura popular, os camponeses e o movimento de educação de base (1960-1964). Educação e Pesquisa (USP. Impresso) , v. 32 , p. 516 - , 2012. ISSN: 15179702.
    • SOUZA, C. M. . Vida e Trabalho no Mundo Rural: Trabalhadores do Movimento de Educação de Base.1961-1964 Revista Mundos do Trabalho , v. vol.2 , p. 281-306 - 306 , 2010. ISSN: 19849222.
    • SOUZA, C. M. . A Construção do Pensar histórico : Questões da Formação Histórica no Ensino Antíteses (Londrina) , v. VOL 3 , p. 10 - 27 , 2010. ISSN: 19843356.
    • SOUZA, C. M. . Refletindo sobre o vivido: o cotidiano,o saber escolar e a formação histórica Cadernos de Pesquisa do CDHIS (UFU. Impresso) , v. n.40 , p. 125 - 129 , 2009. ISSN: 15187640.
    • SOUZA, C. M. . Imagens da cidade de São Paulo: a utilização da fotografia no ensino de historia. Estudos de História , v. 13 , p. 097 - 116 , 2006. ISSN: 14131587.
    • SOUZA, C. M. . Igreja, Estado e Região: O MEB e as imagens do Nordeste. LPH (UFOP) , v. ano 16 , p. 213 - 232 , 2006. ISSN: 01037110.
    • SOUZA, C. M. . Discursos Intolerantes: Educação Rural e a Representação do Camponês Analfabeto.IN: HISTÓRICA. Revista Eletrônica do Arquivo do Estado.Imprensa Oficial:ed.03, julho de 2005. Histórica (São Paulo. Online) , v. 03 , p. p.00 - , 2005. ISSN: 18086284.
    • SOUZA, C. M. . A representação do analfabeto no Brasil desenvolvimentista: educaçao de adultos, integracionismo e o anticomunismo. Revista UNIFIEO , v. ano 4 , p. 97 - 108 , 2005. ISSN: 15171612.
    • SOUZA, C. M. . ?As fronteiras do Analfabetismo : Projetos de Alfabetização e Educação de Adultos do Estado Desenvolvimentista 1947/1963.IN: ANAIS do XX SIMPÓSIO NACIONAL DA ANPUH , Florianópolis, 1999. : ANAIS do XX SIMPÓSIO NACIONAL DA ANPUH , Florianópolis, 1999. , v. , p. - , 1999. ISSN: .
    • SOUZA, C. M. ; ROVAI, M. G. ; KOBELINSKI, M. . Câmera na mão e ideias na cabeça: História Pública e o filme de pesquisa. HISTÓRIA PÚBLICA PARA QUEM, PARA QUÊ, COMO E COM QUEM?, v. 01, p. 01 - 316, 2024.
    • SOUZA, C. M. . Memórias Resistentes: A memória social na repressão aos trabalhadores na Ditadura Militar 1964-1985. ANAIS DO 32° SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, v. 01, p. 01 - 18, 2023.
    • SOUZA, C. M. . O Photovoice: uma metodologia de estudo da realidade como estratégia para trabalhar com projetos. Metodologias Ativas: aprendizagem baseada em projetos, v. , p. 182 - 197, 2022.
    • SOUZA, C. M. ; ZAGNI, R. M. . Integração de saberes: O desafio da interdisciplinaridade nos estudos pós-graduados para as Ciências Sociais. Metodologias Ativas: saberes e reflexões, v. , p. 178 - 192, 2022.
    • SOUZA, C. M. . Cidadanias Insurgentes:movimentos sociais, modernização e democracia nos 200 anos de Brasil. Brasil 200 anos: trajetória, identidade e desafios, v. , p. 77 - 110, 2022.
    • SOUZA, C. M. . Na redemocratização, a construção da cidadania pelos direitos: história do Centro de Defesa de Direitos Humanos de Osasco ? CDDHO. Encontro de Memórias, v. I, p. 1020 - 1031, 2018.
    • SOUZA, C. M. . Cidadania e Movimentos sociais no Brasil: da Monarquia à República dos Privilegiados. Compreensão da Realidade Brasileira, v. 1, p. 45 - 79, 2018.
    • SOUZA, C. M. . Todo Direito é um Direito Humano! Da luta pela redemocratização á construção da cidadania pelos direitos. Golpes na História e na Escola: Brasil e América Latina nos séculos XX e XXI, v. , p. 140 - , 2017.
    • VALENTE, A. C. ; CAPUCHO, R. ; SOUZA, C. M. . Historias vividas,historia contadas:Produção audiovisual de historias de vida e experiencias de cidadania na cidade de São Paulo. Avanca Cinema, v. 1, p. 956 - 963, 2016.
    • SANTOS, B. S. ; SOUZA, C. M. . Filhas de Eva na Maldição de Caim:historia de vida de mulheres na imigração. Democratizando a Democracia, v. 1, p. 221 - 235, 2015.
    • SOUZA, C. M. . Deslocamentos contemporânbeos e tráfico de pessoas em cidades globais:Dilemas,Ações e Solidariedades. Tráfico de pessoas : uma abordagem para os direitos humanos, v. 1, p. 11 - 576, 2013.
    • SPAZZIANI, /. M. L. ; SOUZA, C. M. ; Teixeira, P ; VIEIRA, R. ; BARBOSA, M. V. . Ciências Sociais (Sociologia) : PIBID. Cadernos Prograd ? Iniciação à Docência: PIBID 2009/2012, v. 1, p. 01 - 180, 2014.
    • PAIVA, O. C. ; NUNES, S. R. ; SOUZA, C. M. . FRONTEIRAS DA EXCLUSÃO NO BRASIL: A REPRESENTAÇÃO DO ANALFABETO NOS PROJETOS EM EDUCAÇÃO DE ADULTOS. ESTRANHAS TRAVESSIAS, v. 16, p. 04 - 96, 2004.
    • SOUZA, C. M. . Imagens e Poder das Representações: Educação Ambiental . Educação Ambiental na Implementação de Parques Lineares , Prefeitura de São Paulo , 02 fev. 2009.
    • SOUZA, C. M. . Os Direitos Humanos E A Questão Histórica. In: 11o Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades: Diversidade e Resistência na Ciência: diálogos e desafios interdisciplinares sobre crises sistêmicas , 2022 , Marabá. Anais do 11o Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. : , .
    • SOUZA, C. M. . Memórias Resistentes: A memória social na repressão aos trabalhadores na Ditadura Militar 1964-1985. In: 32° Simpósio Nacional De História, Democracia E Direitos Humanos: Desafios Para Uma História Profissional , 2023 , Belém. História, Democracia E Direitos Humanos: Desafios Para Uma História Profissional. : , 2023.
    • SOUZA, C. M. ; NUNES, S. R. ; ALMEIDA, A. R. . DIVERSIDADE, DESIGUALDADES E OPRESSÕES NO TEMPO PRESENTE. In: 10º CONINTER CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES , 2021 , . Anais do 10º CONINTER - CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES. : , 2021.
    • MORAES DE SOUZA, CLAUDIA ; CARLOS CHECCHIA, LUIZ . NAS RUAS É QUE ME SINTO BEM: O DIREITO A CIDADE E AS EXPERIÊNCIAS EM TEATRO DE RUA EM SP. In: CONINTER 2020 , 2020 , SÃO PAULO. . : Claudia Moraes de Souza, 2020.
    • SOUZA, C. M. ; LEAL, M. . Empresas e ditadura: responsabilidade empresarial na violação de direitos humanos: o caso Cobrasma (1945-1985). In: XXVI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-SP , 2022 , São Paulo. Anais Eletrônicos XXVI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH-SP. : , 2022.
    • PAULA, L. ; SOUZA, C. M. ; COMPARATO, B. . Desordem, crime e democracia: o policiamento de manifestações no Brasil e na Irlanda do Norte. In: 20º Congresso Brasileiro de Sociologia , 2020 , belém. Anais eletrônicos 20º Congresso Brasileiro de Sociologia. : , 2020.
    • SOUZA, C. M. . A produção da memória social do centro de defesa dos direitos humanos de Osasco. In: ANAIS do XIV Encontro Nacional da Associação Brasileira de História Oral , 2018 , Campinas. Testemunhar por Imagens : História Oral e Registro Audiovisual. Campinas : Traço Publicações, 2018. p. 32 - 33.
    • SOUZA, C. M. ; NUNES, S. R. . Produção Audiovisual de Histórias de Vida e Experiências de Cidadania na Cidade de São Paulo. In: II Encontro de Antropologia Visual da América Amazonica , 2016 , Belém. ANAIS II EAVAM. Belém : Universidade Federal do Pará, 2016.
    • SOUZA, C. M. . Filhas de Eva na Maldição de Caim: Historia de vida de mulheres imigrantes em SP. In: Coloquio Alice , 2014 , Coimbra. Colloquium Internacional Epistemologia do Sul. : , 2014.
    • SOUZA, C. M. . Diireito a Cidade: Internacionalização, Pobreza e Lutas Sociais na Cidade Contemporânea. In: XXII Encontro Estadual de História da ANPUH-SP , 2014 , Santos. Anais do XXII Encontro Estadual de História da ANPUH-SP. São Paulo : ANPUH-São Paulo, 2014. p. 01 - 07.
    • SANTOS, B. S. ; SOUZA, C. M. . Filhas de Eva na maldição de Caim. In: International Colloquium Epistemologies of the South , 2015 , Coimbra. International Colloquium Epistemologies of the South: South-South, South-North, North-south global learnings. Coimbra : 7 ideas, 2015. p. 152 - 152.
    • SOUZA, C. M. . Filhas de Eva na Maldição de Caim: História de vida de mulheres imigrantes em São Paulo. In: XXVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento histórico e diálogo social , 2013 , Natal. XXVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento histórico e diálogo social. São Paulo : revista brasileira de história, 2013. p. 275 - 275.
    • SOUZA, C. M. . Deslocamentos, Migrações e Interculturalidade: Políticas locais e Ação da Sociedade Civil em São Paulo.. In: Anais do XXI Encontro Estadual de História: trabalho, cultura e memória - ANPUH-SP , 2012 , Campinas. Anais do XXI Encontro Estadual de História: trabalho, cultura e memória - ANPUH-SP. São Paulo : ANPUH-SP, 2012.
    • SOUZA, C. M. . ANAIS DO I SIHELE: Constituição do Campo da História da Alfabetizaçao no Brasil. In: SEMINARIO INTERNACIONAL SOBRE HISTÓRIA DO ENSINO DE LEITURA E ESCRITA , 2010 , Marília. FUNDEPE EDITORA. São Paulo : Fundepe Editora, 2010.
    • SOUZA, C. M. . Direitos Humanos e Educação Radiofônica no Brasil. In: 52O. Congresso Internacional de Americanistas , 2006 , Sevilha. Pueblos y Cuturas de las Americas. Sevilha : editora de la universidad de Sevilha, 2006. p. 374 - 374.
    • SOUZA, C. M. . ?PELAS ONDAS DO RÁDIO?: CULTURA CAMPONESA E A LUTA POR DIREITOS. In: XIX Encontro Regional de História Poder , violência e Exclusão , 2008 , São Paulo. Poder, Violência e Exclusão. : FFLCH/FAPESP, 2008. p. 139 - 139.
    • SOUZA, C. M. . Discursos Intolerantes: O Lugar da Política na educação rural e a Representação do Camponês. In: XVII Encontro Regional de História , 2004 , Campinas. Anais do XVII Encontro regional da ANPUH. Campinas : UNICAMP, 2004. p. 115 - 115.
    • SOUZA, C. M. . ?O Estado Brasileiro e as Representações do Atraso : Projetos de Alfabetização de Adultos do Desenvolvimentismo?. IN: ANAIS do XV Encontro Regional de Historia da ANPUH. São Paul0/ USP, 2000.. In: XV Encontro Regional de Historia da ANPUH , 2000 , São Paulo. ANAIS do XV Encontro Regional de Historia da ANPUH. São Paul0/ USP, 2000.. Bauru : EDUSC, 2000. p. 275 - 275.
    • SOUZA, C. M. . ?Analfabetismo e Intolerância : Projetos Educacionais do Estado Desenvolvimentista?.IN:Anais Eletrônicos do XXII SIMPÓSIO NACIONAL DA ANPUH, João Pessoa, 2003.. In: XXIISimpósio Nacional de História , 2003 , João Pessoa. Anais Eletrônicos do XXII SIMPÓSIO NACIONAL DA ANPUH História, acontecimento e narrativa. Joao Pessoa - PB : www.guiajp.com.br, 2003. p. 01 - 09.
    • SOUZA, C. M. . ?Discursos Intolerantes: O lugar da Política na Educação Rural e a Representação do Camponês Analfabeto?IN:ANAIS ELETRÔNICOS do XVII Encontro Regional de História ? o Lugar da História , Campinas-UNICAMP, 2004.. In: XVII Encontro Regional de História , 2004 , São Paulo. ANAIS ELETRÔNICOS. XVII Encontro Regional de História ? o Lugar da História , Campinas-UNICAMP, 2004.. CAMPINAS-SP : , 2004.
    • SOUZA, C. M. . ESTADO BRASILEIRO E REPRESENTAÇÕES DO ATRASO. In: XV ENCONTRO REGIONAL DE HISTORIA , 2000 , SAO PAULO. HISTORIA 2000 PERSPECTIVAS : OUTROS 500. BAURU : EDUSC, 2000. p. 09 - 299.
    • SOUZA, C. M. . ANALFABETISMOE INTOLERÂNCIA: REPRESENTAÇÃO DO ANALFABETO. In: XXII SIMPOSIO NACIONAL DA HISTORIA , 2003 , JOAO PESSOA. HISTORIA ACONTEMIMENTO E NARRATIVA. JOAO PESSOA : SAL DA TERRA GRAFICA E EDITORA, 2003. p. 05 - 320.
    • SOUZA, C. M. . Participação em Comissão Científica. 2022 (Assessoria)
    • SOUZA, C. M. . Participação em Comissão Cietífica. 2021 (Assessoria)
    • SOUZA, C. M. . Participação em Comissão Científica 9o. CONINTER. 2020 (Assessoria)
    • SOUZA, C. M. . Da pesquisa ao ensino:superando intolerâncias. 2013 (Parecer)
    • SOUZA, C. M. . Parecer Científico para Revista de História. 2010 (Parecer)
    • SOUZA, C. M. ; Paulo Micelli ; IOKOI, Z. M. G. . Membro da Comissão de Supervisão e Acompanhamento da Área de História da Secretaria Estadual de Educação São Paulo. 2010 (Outra)
    • SOUZA, C. M. . Coordenação do Programa Teia do Saber-SEE/SP. 2003 (Assessoria)
    • SOUZA, C. M. . Docente do Programa de educação continuada-PEC-SEE-SP. 1997 (Assessoria)
    • SOUZA, C. M. ; PENA, L. C. S. . Docente-orientador do Projeto Memória,Meio Ambiente e Cidadania: uma proposta de Turismo social. 2002 (Assessoria)
    • SOUZA, C. M. . Empresas, empresarios e polıtica no Brasil da ditadura civil militar. 2023 (Conferência)
    • SOUZA, C. M. . : Empresas e ditadura: responsabilidades empresariais na violação de direitos de trabalhadores, o Caso Cobrasma. 2022 (Comunicacao)
    • MORAES DE SOUZA, CLAUDIA ; PEREIRA NETO, M. L. . MEMÓRIAS RESISTENTES. O CASO COBRASMA E A MEMÓRIA SOCIAL NA REPRESSÃO À TRABALHADORES NA DITADURA MILITAR.1964-1985. 2023 (Simposio)
    • SOUZA, C. M. ; PEREIRA NETO, M. L. . Mais do que colaboração e cumplicidade: uma ditadura empresarial-militar. 2023 (Simposio)
    • SOUZA, C. M. . I Encontro com a Política Brasileira - Democracia em Ruínas: O Brasil de Bolsonaro. 2020 (Conferência)
    • SOUZA, C. M. ; SOUZA, C. M. . Produção de documentários participativos. 2021 (Outra)
    • SOUZA, C. M. . Marxismo, Estado e Revolução em Perspectiva. 2017 (Conferência)
    • SOUZA, C. M. . Todo Direito é Humano: história de lutas do Centro de defesa dos Direitos Humanos de Osasco. 2018 (Conferência)
    • SOUZA, C. M. . ?DESLOCAMENTOS POPULACIONAIS E DIÁSPORAS: O PAPEL DA JUSTIÇA NOS FLUXOS MIGRATÓRIOS GLOBAI. 2017 (Conferência)
    • SOUZA, C. M. ; NUNES, S. R. . Histórias Vividas, Histórias contadas: Produção Audiovisual e Experiências de Cidadania na Cidade de São Paulo. 2016 (Comunicacao)
    • SOUZA, C. M. ; LEAL, M. ; BRANCO, M. S. ; HUERTAS, D. M. . Todo direito é Humano : Memórias e lutas do Centro de Defesa dos Direitos Humanos em Osasco :. 2018 (Conferência)
    • SOUZA, C. M. . Chacinas em Osasco e Violação de Direitos - 2015/2017. 2017 (Conferência)
    • SOUZA, C. M. . Histórias e memórias da luta em Direitos Humanos. 2017 (Conferência)
    • SOUZA, C. M. . Formação para a Democracia e o Ensino de História. 2016 (Conferência)
    • SOUZA, C. M. . Sustentabilidade:Diálogos acadêmicos e Experiências Exitosas. 2016 (Conferência)
    • SOUZA, C. M. . Casa de Mulheres:Refugiadas,Estrangeiras Egressas do Sistema Prisional e Acolhida em São Paulo/Brasil'. 2016 (Comunicacao)
    • SOUZA, C. M. . Histórias vividas, Histórias contadas: Produção audiovisual e experiencias de cidadania na cidade de São Paulo. 2016 (Comunicacao)
    • SOUZA, C. M. . Direito a cidade: internacionalização, pobreza e as lutas sociais na cidade contemporanea. 2014 (Comunicacao)
    • SOUZA, C. M. ; NUNES, S. R. . Banco de Histórias: a produção audiovisual de história de vida. 2016 (Comunicacao)
    • SOUZA, C. M. ; NUNES, S. R. . A produção audio visual em História de Vida e experiencias em cidadania'. 2016 (Conferência)
    • SOUZA, C. M. . Legado de Celso Furtado e perspectivas para p desenvolvimento. 2014 (Conferência)
    • SOUZA, C. M. . Criminalização dos Movimentos Sociais. 2016 (Conferência)
    • SOUZA, C. M. . Criminalização dos Movimentos sociais e a lei antiterror. 2016 (Conferência)
    • SOUZA, C. M. ; AGUALUSA, J. E. . Violencias silenciadas por perpetradores. 2012 (Seminário)
    • SOUZA, C. M. . Teorias do Desenvolvimento e do Subdesenvolvimento em Celso Furtado. 2014 (Conferência)
    • SOUZA, C. M. . O Direito à Cidade: Acolhida e Integração social de estrangeiros: um desafio aos direitos humanos. 2013 (Conferência)
    • SOUZA, C. M. . ?Direito a cidade: internacionalização, pobreza e as lutas sociais na cidade contemporânea?. 2014 (Seminário)
    • SOUZA, C. M. . 'Filhas de Eva na Maldição de Caim: Mulheres, Imigração e experiências de Acolhida em São Paulo'. 2014 (Comunicacao)
    • SOUZA, C. M. ; PAIVA, O. C. ; REZNIK, L. ; POVOA, H. . Casa de Mulheres: Refugiadas Imigrantes Egressas e a Acolhida em São Paulo. 2013 (Conferência)
    • SOUZA, C. M. . Filhas de Eva na Maldição de Caim: História de vida de mulheres imigrantes em São Paulo. 2013 (Comunicacao)
    • SOUZA, C. M. . Deslocamentos, Migrações e Interculturalidade: Políticas locais e Ação da Sociedade Civil em São Paulo. 2012 (Comunicacao)
    • SOUZA, C. M. . Seminário Internacional Fronteiras em Movimento: Deslocamentos e outras dimensões do vivido. 2012 (Seminário)
    • SOUZA, C. M. ; IOKOI, Z. M. G. ; LEAL, M. . A reinvenção da Classe Trabalhadora. 2012 (Conferência)
    • NUNES, S. R. ; SOUZA, C. M. . II Congresso internacional Ciencias, Tecnologias y Culturas. 2010 (Congresso)
    • NUNES, S. R. ; SOUZA, C. M. . Novas Travessias : estudantes de Angola e Cabo Verde no Ensino superior Privadi. 2010 (Comunicacao)
    • SOUZA, C. M. . Pelas Ondas do Rádio: Educação Popular e alfabetização no MEB. 2010 (Comunicacao)
    • MARTINES, M. C. ; SOUZA, C. M. . Construindo um Projeto de Estágio. 2010 (Simposio)
    • SOUZA, C. M. . Genre , Mobilité , Mobilisations.. 2009 (Seminário)
    • SOUZA, C. M. . Ensino da história temática. 1996 (Comunicacao)
    • SOUZA, C. M. . Nenhum Brasileiro sem Escola: Projetos Educacionais do Desenvolvimentismo. 1996 (Comunicacao)
    • SOUZA, C. M. . Hist´roa das Relações Sociais e dos movimentos Sociais. 1997 (Seminário)
    • SOUZA, C. M. . Ensino de história, Representações Sociais e o uso do Livro Didático. 1998 (Conferência)
    • SOUZA, C. M. . O Estado e as Fronteiras do Analfabetismo. 1999 (Comunicacao)
    • SOUZA, C. M. . Estado , Representações do atraso e Alfabetização de Adultos. 2000 (Comunicacao)
    • SOUZA, C. M. . Analfabetismo e Intolerância. 2003 (Comunicacao)
    • SOUZA, C. M. . Discursos Intolerantes: Usos da Política na Educação Rural. 2004 (Comunicacao)
    • SOUZA, C. M. . Fronteiras da Intolerância. 2005 (Seminário)
    • SOUZA, C. M. . Modelos para Renovação da Educação. 2009 (Conferência)
    • SOUZA, C. M. . Educação cidadania e Direitos Humanos. 2006 (Conferência)
    • SOUZA, C. M. . Direitos humanos e Educação Radiofônica no Brasil. 2006 (Comunicacao)
    • SOUZA, C. M. . Movimentos de protesto, justiça e direitos humanos. 2008 (Outra)
    • SOUZA, C. M. ; SOARES, I. V. P. . O Direito à Cidade: Acolhida e Integração social de estrangeiros: um desafio aos direitos humanos. 2013 televisão
    • SOUZA, C. M. . Workshop. 2010 (Centro Universitário Fieo.)
    • IOKOI, Z. M. G. ; SOUZA, C. M. . Seminário Internacional Imigrações Contemporâneas. 2011 (LABORATÓRIO DE ESTUDOS SOBRE A iNTOLERÂNCIA- lei/usp)
    • IOKOI, Z. M. G. ; SOUZA, C. M. . Seminário Temático. 2008 (Encontro Regional da ANPUH-São Paulo)
    • IOKOI, Z. M. G. ; SOUZA, C. M. . Seminário Temático : Fronteiras em movimento deslocamentos e outras dimensões do vivido. 2012 (ANPUH-SP)
    • RAIMUNDO, I. M. ; IOKOI, Z. M. G. ; Mehi,J. S.Bon ; SOUZA, C. M. . II Seminário Internacional do projeto " Imigrações contemporâneas em cidades globais: intolerâncias e solidariedades". 2011 (Centro de Analise Políticas da Universidade Eduardo Mondlane/ Diversitas-USP)
    • SOUZA, C. M. . Seminário Temático Humanidades, Direitos e outras legitimidades: traduções culturais, diversidade e lutas sociais na cidade. 2014 (XXII Encontro Estadual de História da ANPUH-SP)
    • SOUZA, C. M. ; BRANCO, M. S. ; LEAL, M. . II Semana Compreensão da Realidade Brasileira: Democracia e Direitos. 2016 (UNIFESP-EPPEN)
    • SOUZA, C. M. . III Semana de Compreensão da Realidade Brasileira: Direitos e Reformas. 2017 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SOUZA, C. M. . 80 anos do Estado Novo: Projetos de Modernização Autoritária e Crise Política. 2017 (UNIFESP/LEIA)
    • SOUZA, C. M. ; HUERTAS, D. M. ; LEAL, M. ; BRANCO, M. S. . I Semana de Compreensão da Realidade Brasileira. 2015 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SOUZA, C. M. ; HUERTAS, D. M. ; BRANCO, M. S. ; LEAL, M. . IV Semana de Compreensão da Realidade Brasileira. 2019 (UNIFESP)
    • SOUZA, C. M. ; PAIVA, O. C. ; CRIPA, I. A. . III Seminário Internacional de Gestão do Patrimônio Histórico Cultural e Memória Em Contextos Ibero Americanos: Educação, Cultura, Patrimônio e Memória,. 2020 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SOUZA, C. M. ; SANTOS, F. A. . I Jornada do LEIA: Mulheres e o mundo do trabalho: desafios da diversidade, igualdade e inclusão. 2020 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SOUZA, C. M. ; LEAL, M. ; SANTOS, F. A. . IV Jornada do Leia (Lab. de Estudos Interdisciplinares e Análises Sociais) Lançamento da 2a.ed. de"Compreensão da Realidade Brasileira". 2020 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SOUZA, C. M. ; BRANCO, M. S. ; LEAL, M. . Festival de mini docs: Imagens como documentos da história do Brasil. 2021 (Universidade Federal de São Paulo)
    • LEAL, M. ; SOUZA, C. M. ; SANTOS, F. A. . JORNADAS REDE LEIA 2021 "Chile e Argentina: avanços políticos das lutas dos movimentos sociais na América Latina". 2021 (Universidade Federal de São Paulo)
    • LEAL, M. ; SOUZA, C. M. . JORNADAS REDE LEIA 2021Descolonização, decolonialidade e Diversidade: Uma Universidade para o Mundo Periférico. 2021 (Universidade Federal de São Paulo)
    • LEAL, M. ; SOUZA, C. M. . JORNADA DO LEIA 2022 O progressismo latinoamericano e o enfrentamento à direita no Brasil. 2022 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SOUZA, C. M. ; SANTOS, F. A. . II Jornada do LEIA: " Mulheres em luta : pautas e organizações de mulheres em luta contra a violência doméstica no Brasil". 2020 (Universidade Federal de São Paulo)
    • IOKOI, Z. M. G. ; Mehi,J. S.Bon ; NUNES, S. R. ; SOUZA, C. M. . Nas bordas das fronteiras. 2012 (Diversitas/USP.FFLCH.)
    • SOUZA, C. M. . 'Todo direito é humano:a produção da memoria social do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Osasco-São Paulo - 1977/1998. 2017 (IX Encontro Regional de História Oral Sul)
    • SOUZA, C. M. . Testemunhar por Imagens: História do CDDHO e luta por Direitos humanos em Osasco. 2017 (Unifesp)
    • SOUZA, C. M. . História digital, Memória e Narrativa : Práticas Docentes na Pandemia-19. 2020 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SOUZA, C. M. ; SOLANO, E. G. . HISTÓRIAS DA DEMOCRACIA: O PAPEL DOS DIREITOS HUMANOS NA CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA. 2022 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SOUZA, C. M. . Programa de Formação Continuada Teia do Saber. 2003 (Secretaria Estadual da Educação/ UNIFIEO)
    • SOUZA, C. M. . Programa de Edicação Continuada Teia do Saber. 2005 (Secretaria Estadual da Educação / UNIFIEO)
    • SOUZA, C. M. . Programa de Educação Continuada Teia do Saber. 2006 (Secretaria Estadual da Educação / UNIFIEO)
    • SOUZA, C. M. . 50 Anos da Luta por Direitos no Brasil. 2007 (Universidade de São Paulo)
    • SOUZA, C. M. . Direitos Humanos no Brasil. 2006 (Universidade de São Paulo/FFLCH)
    • SOUZA, C. M. ; IOKOI, Z. M. G. . Campus Virtual de CLACSO 2009Globalización y Cultura: impasses de los movimientos sociales en América Latina Aula 618. 2009 (CAMPUS VIRTUAL DO CLACSO)
    • SOUZA, C. M. ; PAIVA, O. C. . A história e os Estudos culturais. 2013 (Associação Nacional de Professores Universitários de história)
  • Desenvolvimento de material didático ou instrucional: 2
    • SOUZA, C. M. . APCN 'Governança Territorial'. 2015 (Projeto pedagógico do curso de mestrado acadêmico interdisciplinar)
    • SOUZA, C. M. . Todo Direito é humano !. 2018 (Curta metragem)
    • Nome do projeto: Memória, Meio Ambiente e Cidadania: uma proposta de turismo social- Pesquisa-participaçtiva realizada junto ao assentamento rural de Promissão-SP com o objetivo de criar um Centro de Memória no assentamento rural. (2002 - 2003
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUZA, C. M. .
      Descrição: Projeto de Extensão Universitária junto ao assentamento rural de Promissão com objetivos de propor a organização do Centro de Memória do Assentamento e atividades de organização da história oral do assentamento.
    • Nome do projeto: Projeto de Pesquisa financiado pela FAPESP/nível Mestrado (1994 - 1999
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, C. M. .
      Descrição: Pesquisa no nivel de mestrado financiado pela FAPESP.
    • Nome do projeto: Projeto de pesquisa (Des)caminhos da Modernidade no Brasil (1992 - 1994
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, C. M. .
      Descrição: Projeto coletivo coordenado por Profa. Zilda Iokoi no departamento de história da USP. Objetivou o estudo do processo modernizador brasileiro na contemporaneidade.
    • Nome do projeto: Iniciação Científica ? financiada pelo CNPq . Tema : ?Movimentos Sociais em São Paulo: os assentamentos de Sumaré I e II?. (1989 - 1991
      Natureza: Outra
      Integrantes: SOUZA, C. M. .
      Descrição: Pesquisa de iniciação científica sob orientação da Proa Dra Zilda marcia gricoli iokoi, com financiamento do CNPq.
    • Nome do projeto: Projeto de Pesquisa de Doutoramento: Cultura Popular, Camponeses e o MEB (2002 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, C. M. .
      Descrição: Projeto se inseriu na linha de pesqusia História das relações e das representações sociais no departamento de história da FFLCH. Resultou na tese de Doutoramento que trata da Cultura Camponesa e inserção política do campones no MEB.
    • Nome do projeto: Intolerância/tolerância: Democracia e Cidadania (2006 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, C. M. , NUNES, S. R. , PAIVA, O. C. , IOKOI, Z. M. G. , MARTINES, M. C. , MENDES, A. O. T. , Mehi,J. S.Bon , Souza, M.das Graças , Novinsk, A. .
      Descrição: O Laboratório de Estudos sobre a Intolerância, da Universidade de São Paulo, pretende, através deste programa, ampliar e dar dimensão em rede virtual de seu processo de trabalho de pesquisa, produção de conhecimentos e intervenções em debates públicos para se tornar um centro de referência em assuntos da Intolerância. Para isso articulou-se com o Conselho Latino Americano de Ciências Sociais; o Ministério Público do Rio Grande do Sul; o Instituto de Referência em Ciências Humanas da Universidade Estadual de Londrina-PR; o Museu Histórico e o Centro de Documentação e Memória Histórica Genésio Miranda Lins de Itajaí; o Museu da Gente do Vale do Itajaí; a Ophicina Digital da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais; o Núcleo pela Tolerância da UNESP- Campus Bauru; o Núcleo de Pesquisa em Hipermídia (NUPH) do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP; o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). A rede dessas instituições unificará os bancos de dados existentes, dará acesso público às documentações reunidas, a produção de artigos, teses, dissertações, em diferentes abordagens definidas a partir do trabalho de seus pesquisadores associados. O grupo, em processo permanente de trabalho em rede, dar-se-á pelo Portal Rumo à Tolerância, espaço mais significativo de atuação dos pesquisadores do grupo, composto por Salas de Trabalho, Observatório sobre a Intolerância, Agência de Notícias, tele conferências, cursos on line e alguns encontros presenciais, constituídos por simpósios, seminários, congressos nacionais e internacionais. A pesquisadora em questão trabalhará em pesquisa sobre analfabetismo no Brasil e a questão da (in)tolerância cultural para com o analfabeto.
    • Nome do projeto: Nossas Histórias: História de Vida de Mulheres Refugiadas e Indocumentadas na Cidade de São Paulo (2012 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUZA, C. M. .
      Descrição: Deste modo, o projeto atende a preocupações políticas e sociais: - primeiro a de incentivar cada vez mais a produção de histórias individuais como contribuição a história de instituições e grupos de pessoas em suas particularidades e necessidades peculiares; - segundo a de reconhecer o poder da palavra, da ?história contada? e registrada, como forma de denúncia das injustiças sociais, como forma de registro da exploração, sofrimento, descumprimento dos direitos humanos. O uso da palavra, assim, torna-se possibilidade de construção de memória e ensinamentos daquilo que não deve ser reproduzido; - terceiro a construção da memória de pessoas anônimas com o compartilhamento de suas experiências de vida, suas potencialidades, sua cultura, e as positividades dos grupos populares.
    • Nome do projeto: Deslocamentos, migrações e Interculturalidade:Políticas Públicas e Ação Coletiva de Imigrantes em São Paulo (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, C. M. .
      Descrição: Projeto individual de pesquisa cujos objetivos se relacionam com a investigação da história do tempo presente no tema imigrações no contexto do internacionalismo contemporâneo.O estudo envolve o entendimento e a reconstituição histórica das políticas públicas nacionais relativas a imigração e as lutas políticas pela conquista de direitos civis e do trabalho empreendidas pelos sujeitos deslocados.
    • Nome do projeto: PIBID e o processo de formação de licenciados: ações conjuntas da universidade pública e da escola da educação básica. Filosofia e Ciências Sociais (2012 - 2014
      Natureza: Outra
      Integrantes: SOUZA, C. M. , Teixeira, P , VIEIRA, R. , NASCIMENTO, M. V. B. .
      Descrição: O projeto tem 25 bolsistas de graduação, 4 bolsistas supervisores (professores da rede pública de ensino), 5 professores colaboradores e 1 professor coordenador e atua diretamente em 3 escolas públicas do município de Marília. Tem por objetivo principal possibilitar uma formação sólida aos licenciandos, fortalecendo a aquisição do instrumental teórico e prático, a partir, das parcerias com as Escolas Públicas Estaduais de Ensino Básico, consolidando as duas dimensões como fundamentais e imprescindíveis à formação do professor. Busca-se, também, favorecer a melhoria da qualidade do ensino oferecido nas escolas, sobretudo da disciplina de Sociologia. O grupo realiza reuniões semanais de planejamento das aulas, reuniões de estudos teóricos, produção de textos didáticos, elaboração de textos científicos, atua em sala de aula semanalmente, além de analisar: planos de ensino, Propostas Curriculares de Sociologia e Cadernos de Sociologia, do Professor e do Aluno, elaborados pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Apresenta os resultados do PIBID em diferentes eventos acadêmicos
    • Nome do projeto: Imigrações Contemporâneas em Cidades Globais: Intolerâncias e Solidariedades (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, C. M. , NUNES, S. R. , IOKOI, Z. M. G. , MEIHY, J. C. S. B. .
      Descrição: Neste projeto de pesquisa pretende-se realizar estudos comparados sobre a situação dos imigrantes contemporâneos que se deslocam de países da África para cidades globais como São Paulo, no Brasil ou Lisboa, em Portugal. O objetivo central foi a formação de uma rede triangular entre a Universidade Eduardo Modlane em Maputo-Moçambique , a Universidade Agostinho Neto em Luanda- Angola. Os pesquisadores realizaram viajem de pesquisa com intuito de construir a rede e estudar deslocamentos de pessoas e seus diferentes motivos, tais como necessidades econômicas, prosseguimento de estudos ou de proteção para os vários tipos de refugiado, tem provocado novas tensões sociais e práticas culturais, especialmente devido aos encontros e desencontros de sujeitos e culturas nos processos sociais e políticos decorrentes da mundialização do capital. Com o alargamento das fronteiras nacionais, novos problemas foram surgindo e diferentes formas de intolerâncias apareceram na cena pública..Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) .Integrantes: Zilda Marcia Grícoli Iokoi - Coordenador / Claudia Souza de Moraes - Integrante / José Carlos Sebe Mom Meihy - Integrante / Júlia Spiguel Favaretto - Integrante / Teresa Cristina Teles - Integrante / Sandra Regina Chaves Nunes - Integrante / Hélio Braga da Silveira Filho - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
    • Nome do projeto: Fronteiras em Movimento: deslocamentos e outras dimensões do vivido (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, C. M. , NUNES, S. R. , IOKOI, Z. M. G. , MOURA, M. , Souza, M.das Graças , CARDOSO, M. , BAIRON, S. , MEIHY, J. C. S. B. , J A V .
      Descrição: Descrição: O Projeto Fronteiras em Movimento - Deslocamentos e outras dimensões do vivido objetiva a produção de conhecimento sobre os movimentos migratórios contemporâneos, as práticas sociais e resignificações simbólicas dos grupos de deslocados e dos que permanecem no território de origem, mas são impulsionados, pelos influxos da mundialização, a encontrar novas formas de vida. O projeto fundamenta-se, em primeiro lugar, nas pesquisas que identificam as fronteiras como territórios produzidos simultaneamente como espaços físicos (intra e supra nacionais) e como espaços de disputas simbólicas e construção de subjetividades (nitidamente, nas experiências das populações periféricas das metrópoles globais). Fronteiras múltiplas, cambiantes, condição humana do deslocado em busca de melhores situações de sobrevivência, mas, territórios onde se mesclam e se recriam modos de vida, valores, elos identitários. O projeto está organizado em três eixos de investigação: a) deslocamentos humanos: negociação cultural - refere-se ao estudo dos fluxos migratórios contemporâneos, especialmente, de imigrantes ?indocumentados?, cujas condições materiais e a própria sobrevivência física encontram-se constantemente em risco; grupos sociais que se encontram em suas relações internas desencaixados dos valores tradicionais, tendo seus elos de pertencimento fraturados ou rompidos b) movimentos sociais: a voz dos participantes diz respeito a pesquisas sobre a experiência de moradores urbanos, suas subjetividades e formas de organização social, política e cultural, especialmente, nas periferias das cidades globais, como São Paulo, ou aqueles que por falta de políticas adequadas reinventam elos de solidariedades; c) vítimas e perpetradores reúne investigações sobre narrativas de confrontos e intolerâncias conduzidos sob a égide do Estado (torturas, prisões políticas etc.) ou mantidos por práticas socialmente aceitas cujos traumas exigem novos modos de enfrentamento das relações sociais (violências de g.Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) .Integrantes: Zilda Marcia Grícoli Iokoi - Coordenador / Maurício Cardoso - Integrante / Cláudia Moraes de Souza - Integrante / Margarida Maria Moura - Integrante / Júlia Spiguel Favaretto - Integrante / José Carlos Sebe Bom Meihy - Integrante / Teresa Cristina Teles - Integrante / José Antonio Vasconcelos - Integrante / Sandra Regina Chaves Nunes - Integrante / Paulo César Endo - Integrante / Maria das Graças de Souza - Integrante / Marta Inez M. Marques - Integrante / Luis Guilherme Galeão Silva - Integrante / Sérgio Bairon Blanco Sant?Anna - Integrante / Mara Selaibe - Integrante / Maria Constança Pissarra Peres - Integrante / Maurizio Russo - Integrante / Gislene Aparecida dos Santos - Integrante.Financiador(es): Pró Reitoria de Pesquisa da Usp - Auxílio financeiro.
    • Nome do projeto: Observatório das Migrações em São Paulo - Fases e Faces do Fenômeno Migratório em São Paulo (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, C. M. , PAIVA, O. C. , Baerenger, Rosana , Teixeira, P .
      Descrição: Análise da trajetória das migrações internas e internacionais no Estado de São Paulo e suas implicações passadas, contemporâneas e futuras para a formação social paulista no período que compreende o final do século 19 até a primeira década do século 21. Trata-se de Projeto Temático Financiado pela FAPESP.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Célia Sakurai - Integrante / Maria do Rosário Rolfsen Salles - Integrante / Rosana Baeninger - Coordenador / Maria Silvia Bassanezi - Integrante / Paulo Eduardo Teixeira - Integrante / Oswaldo Truzzi - Integrante / Fernando Lourenço - Integrante / Sylvain Souchaud - Integrante / Lili Kawamura - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
    • Nome do projeto: TODO DIREITO É HUMANO! HISTÓRIAS DO MOVIMENTO DE LUTA PELOS DIREITOS HUMANOS EM SÃO PAULO: A ATUAÇÃO DO CENTRO DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS DE OSASCO-CDHO. (2015 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, C. M. .
      Descrição: A presente proposta de pesquisa tem como meta o estudo da atuação do Centro de Direitos Humanos de Osasco-CDHO, desde sua formação em 1977, até sua atual configuração em 2014.Esta pesquisa propõe reconstruir à história do Centro de Direitos Humanos de Osasco- CDHO, desde sua fundação (1977), até sua configuração atual (2014) como um centro regional o Centro de Direitos Humanos da Região Oeste- CEDHRO. Pretende-se investigar a constituição da rede social que deu origem à organização, no contexto da luta pela redemocratização brasileira, a atuação do Centro junto ao seu público-alvo e suas estratégias para a defesa e proteção de cidadãos no passado e na atualidade. O projeto de pesquisa basear-se-á na documentação produzida pelo CDHO ao longo de sua trajetória, com a finalidade de reconstituir a história sobre a ação do organismo, sua proposta de atendimento social, identificar suas linhas de atuação em direitos humanos, e, paralelamente, identificar as múltiplas demandas de direitos presentes na sociedade em questão, levada por suas demandas a ampliar a noção de direito humano, hoje associada, não mais à proteção física da pessoa humana contra os desmandos da tortura e da violência institucional, mas também, articulada a direitos múltiplos de tolerância, respeito e acesso aos direitos básicos.
    • Nome do projeto: ?A pobreza do ?outro?: presença imigrante, acolhida e as lutas cidadãs pelos direitos humanos? (2013 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: SOUZA, C. M. , RIBEIRO, A. , VENTURINI, F. .
      Descrição: Intitulado ?A pobreza do ?outro?: presença imigrante, acolhida e as lutas cidadãs pelos direitos humanos? focamos as relações entre a pobreza, a mobilidade humana e as lutas pelo direito à cidade. No nosso entender, diante de toda complexidade do tema, uma importante dimensão das questões da mundialização traduz-se na mobilidade de fluxos migratórios internacionais e na emergência de países de destino geradores de espaços sociais privilegiados na presença (i)migrante laboral. Deste entendimento, decorre a opção por uma perspectiva que implica no desvendamento da situação econômica e política do fenômeno internacional migratório e do conjunto de condições locais dos espaços que recebem a imigração no tempo presente. Desta forma, o tema central das imigrações em cidades globais, e, em específico das imigrações na metrópole paulistana, nos conduz a um conjunto de questões que informam os objetivos gerais da pesquisa: - quais políticas locais de acolhida e integração do imigrante têm sido implementadas nos espaços de recepção de migrantes? (Políticas Públicas) - quais atores sociais e sujeitos da sociedade civil trabalham e se organizam em prol da promoção social dos deslocados? - existe uma dinâmica associativa dos imigrantes na cidade de São Paulo? Quais seus interlocutores?
    • Nome do projeto: Policing protests and the quality of democracy in Brazil and Northern Ireland (2018 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, C. M. , PAULA, L. , SOLANO, E. , COMPARATO, B. , CHAPMAN, T. , TOPPING, J. .
      Descrição: The Main goal of the project is understand historical and political connections among police repression, freedom of protest and quality of democracy in Brazil from a comparative study between São Paulo and Belfast protest policing due to a recent history of police brutality in demonstrations in both countries. We will rescue social movements memory of repression police behavior by sharing social experiences from activist within these social movements. We aim to go beyond academy, to produce public knowledge useful for the democratization process of São Paulo police from the example of good protest policing practices in Norther Ireland, in the direction of Public History and using technologies and media as a powerful diffusor of this knowledge.
    • Nome do projeto: Conflitos Internacionais e Globalização (2017 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUZA, C. M. , VENTURINI, F. , HUERTAS, D. M. , SOLANO, E. , ZAGNI, R. M. .
      Descrição: Curso de pós-graduação lato sensu e interdisciplinar em "Conflitos Internacionais e Globalização", a fim de compor sua primeira turma, que terá início no primeiro semestre de 2017.O curso é oferecido pela Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da UNIFESP, no Campus Osasco, por iniciativa de docentes de três cursos distintos da instituição e sob a coordenação do Prof. Dr. Rodrigo Medina Zagni. Trata-se de um curso com carga horária de 360 horas distribuídas em 2 anos (sendo 1 ano e meio de aulas presenciais e 1 semestre para elaboração de monografia), com aulas aos sábados (períodos matutino e vespertino) e com turma inicial de 40 alunos.
    • Nome do projeto: Cidadania em Negativo (2017 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SOUZA, C. M. .
      Descrição: Trabalho didático desenvolvido com a Metodologia de Aprendizagem por Projetos. Os alunos são desafiados a construir um problema, ele tem que investigar, registrar dados, formular hipóteses, tomar decisões, resolver o problema, tornando-se sujeito de seu próprio conhecimento. Levantar questões e se tornar um parceiro na procura de soluções dos problemas, gerenciar o processo de desenvolvimento do projeto e construir conhecimentos específicos. TEMA GERAL DOS PROJETOS DE TRABALHO de COMPREENSÃO DA REALIDADE BRASILEIRA são : ?DITADURA CIVIL-MILITAR E A CIDADANIA EM NEGATIVO? . Alunos realizam pesquisas nos subtemas CENSURA, DESIGUALDADE ECONÔMICA, GRUPOS DE EXTERMÍNIO E CHACINAS, REPRESSÃO, PRISÃO E TORTURA, CORRUPÇÃO, AUTORITARISMO E ENSINO, MAPA DA REPRESSÃO EM SÃO PAULO, ESPAÇOS DE MEMÓRIA DA RESISTÊNCIA., ANISTIA, LUTA PELOS DIREITOS HUMANOS, ORGANIZAÇÕES DE RESISTÊNCIA
    • Nome do projeto: REVISTA AMPLITUDES (2014 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SOUZA, C. M. , VENTURINI, F. .
      Descrição: A Revista Amplitudes é uma publicação digital para debate inter e multidisciplinar envolvendo as os temas Brasil e as relações internacionais, Processo Político e História do Brasil e Transformações sócio-econômicas brasileiras, particularmente pós-1822. A publicação tem origem na Unidade Curricular (UC) Compreensão da Realidade Brasileira e as Relações Internacionais, oferecida nos cursos de graduação da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
    • Nome do projeto: Estudo do Meio : Roteiro do Café no Centro Histórico de São Paulo (2014 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SOUZA, C. M. .
      Descrição: Disciplina de Compreensão da Realidade Brasileira I mantém em seu conteúdo programático a realização do Estudo do Meio : Roteiro do Café no Centro Histórico de São Paulo desenvolvendo uma experiência de aprendizado in lócus quando estudantes da disciplinas e o docente realizam uma saída de campo para o estudo do processo de urbanização da cidade de São Paulo a partir da economia do Café.
    • Nome do projeto: EMPRESAS E DITADURA: O CASO COBRASMA NA REPRESSÃO AO MOVIMENTO DE TRABALHADORES EM OSASCO (2021 - 2024
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, C. M. , LEAL, M. .
      Descrição: A presente pesquisa justifica-se pela importância de esclarecer sobre as diversas formas de colaboração entre uma das maiores empresas metalúrgicas do Brasil - a Companhia Brasileira de Material Ferroviário (COBRASMA) e seus responsáveis - e a ditadura militar. Nossos objetivos são o estabelecimento de conhecimentos e informações relativos à presença da empresa COBRASMA, em possíveis atos de solicitação, planejamento, ação, colaboração e financiamento em ações repressivas realizadas pelas forças públicas aos trabalhadores, seus familiares e instituições sindicais, seus representantes e/ou familiares, na cidade de Osasco, durante o recorte temporal de 1964-1985.Neste intento, investigamos os dispositivos articulados do novo regime fabril aos processos de vigilância, perseguição, repressão e tortura de trabalhadores de fábrica, de forma a testar a hipótese de um procedimento típico e recorrente de atuação de empresas na sustentação de um regime de exceção nos locais de trabalho e na sociedade. Propomos a intersecção da história com as categorias conceituais da história pública, direito à memória, verdade e preceitos da justiça de transição almejando a recomposição de violações de direitos. Perseguindo estas premissas almejamos produzir provas documentais (baseadas na pesquisa arquivística) acerca da colaboração entre COBRASMA e o Estado e seu aparato repressivo; coletar depoimentos no formato da história oral construindo um banco de histórias a partir de registros em audiovisual de depoimentos e testemunhos das histórias individuais de trabalhadores, sindicalistas e seus familiares; organizar e sistematizar os documentos levantados visando a produção de um ambiente multimídia (site) concretizando um acervo de documentos e um banco de histórias em audiovisual publicizados em meio digital atribuindo efetividade na publicização de informações e documentos deste projeto.
    • Nome do projeto: BANCO DE HISTÓRIAS DA DEMOCRACIA BRASILEIRA (2021 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUZA, C. M. , SOLANO, E. .
      Descrição: o projeto de Extensão ?banco de histórias da democracia brasileira?, se desenvolve no contexto do Observatório da Democracia, que congrega pesquisadores dos campi de Osasco e Guarulhos e objetiva a promoção, defesa e aprofundamento da democracia e a garantia dos direitos humanos, apresentando-se como um espaço permanente das ciências sociais e humanidades comprometidas em investigar e promover a qualidade dos regimes democráticos. As coordenadoras do projeto pertencem ao Campus Osasco e propõem a construção de um repositório de informações, narrativas e pesquisas qualitativas na ação extensionistas acerca dos temas que envolvem a democracia no Brasil. O projeto de extensão pretende documentar, registrar, organizar e difundir experiências de ativistas que lutaram e lutam pelo fortalecimento democrático no Brasil. Utilizando o enquadramento teórico-conceitual da História Oral e Pública se apropriando da ferramenta da História Digital, pretende-se construir um banco de histórias que documente narrativas audiovisuais dos militantes brasileiros de diferentes gerações e organizações da sociedade civil. Tendo como ideia estruturante a tradição autoritária brasileira e os desafios democráticos , o repositório de histórias compreenderá depoimentos de ativistas e militantes que atuaram no período da transição democrática 1975-1988, assim como de ativistas que atuam na luta democrática nos dias de hoje e, especificamente, no mais recente ciclo de protestos 2013-2018. Objetiva-se com este projeto, organizar um canal de Youtube onde as narrativas digitais estejam devidamente editadas, organizadas e disponibilizadas para a comunidade externa à universidade, pretendendo, com isso, contribuir tanto para o debate democrático e superação dos preceitos autoritários na história brasileira, como para o debate técnico da utilização de ferramentas digitais num contexto sanitário que exige isolamento social. Como discutir, estimular, consolidar a tão danificada democracia brasileira num momento tão desafiador a partir da História Oral e Pública? Com a utilização de plataformas digitais almejamos contribuir para isso. Para a elaboração do banco de histórias, contaremos com a colaboração das coordenadoras do projeto, monitores do projeto e alunos das disciplinas de Compreensão da Realidade Brasileira e Desafios da Democracia (dos departamentos de Relações Internacionais e Multidisciplinar). No intento de efetivar objetivos da Extensão universitária estabelecemos a parceria com o Instituto Vladimir Herzog, que atuará na coordenação externa do projeto: Rogério Sotilli, diretor-executivo do Instituto Vladimir Herzog reconhecida figura na luta pelos direitos humanos no Brasil (o Instituto será parceiro do Observatório da Democracia compondo esforços na realização e divulgação das entrevistas) . Posteriormente à organização do banco de histórias realizaremos encontros online públicos convidando as diversas organizações da sociedade civil envolvidas no projeto para o debate das questões centrais fustigadas pelas entrevistas; ofereceremos um minicurso de caráter formativo para professores da rede pública de ensino como forma de compartilhar os conhecimentos da História Pública e fomentar o debate da democracia nas escolas. Este projeto busca envolver de forma sinérgica a comunidade universitária da Unifesp/EPPEN, as organizações da sociedade civil e os professores em exercício nas redes públicas de ensino.
    • Nome do projeto: ?Reinventar-se: Narrativas Digitais na Docência em 2020" (2020 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUZA, C. M. .
      Descrição: Este projeto de extensão universitária pretende documentar, registrar, organizar e efetivar a troca de experiências docentes e discentes de forma on-line no período do isolamento social no ano da pandemia do COVID-19. Ancorado em construtos da História Pública e da História Digital objetivamos formar um repositório digital e colaborativo que registre e documente narrativas digitais, visuais, audiovisuais, orais e escritas acerca de experiências docentes no processo de isolamento social e medidas de contenção no ano de 2020. O projeto se inicia com a criação de uma plataforma (em rede social) online e colaborativa para registrar memórias da vida cotidiana docente e discente durante a crise provocada pelo novo Coronavírus, coletando experiências e relatos sobre mudanças e adaptações da vida docente durante a pandemia. Na plataforma podem ser depositadas imagens digitalizadas, fotografias digitais, vídeos, arquivos de áudio, textos escritos ou outros tipos de documentos, que documentem as experiências didáticas, os desafios cotidianos, os espaços de aprendizado, estudo, leituras, os desafios da vida doméstica em trabalho remoto, materiais didáticos, ou seja todo registro pertinente do desafio imposto aos indivíduos que atuam na docência nos tempos da pandemia. Em um segundo estágio o projeto apresenta um minicurso online, cujo público é composto pelos docentes colaboradores da plataforma e interessados, que tem o objetivo de debater as experiências didáticas e pedagógicas do ensino remoto apontando para a construção de projetos de trabalho coletivos (entre a equipe do projeto de extensão e seus colaboradores), a serem aplicados no retorno das aulas nas escolas e espaços educacionais envolvidos.
    • SOUZA, C. M. . Projeto de Departamento Multidisciplinar na EPPEN. 2015 - Projeto
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Aline Bianca Silva Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades Mestrado
    Bruna Honda Vargas Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades Mestrado
    Julio Cesar Conejo de Souza Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades Doutorado
    Patrícia dos Santos França Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades Mestrado