Não autenticado |

Vanessa Fonseca Barbosa

    • Professora dos cursos de graduação em Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Concluiu o pós-doutorado em Letras pelo Programa de Filologia e Língua Portuguesa, da USP, com bolsa CAPES. Doutora em Letras (na área de concentração em Linguística) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com bolsas CNPq e CAPES. Mestre em Letras (na área de concentração em Linguística Aplicada) pela Universidade Católica de Pelotas (Fev/2012), com bolsa CAPES. Licenciada em Letras-Português pela Universidade Federal do Rio GrandeFURG (Jan/2010). Tem experiência docente na educação básica e no ensino superior (graduação e pós-graduação). Atuou como revisora de textos, professora e tutora nas modalidades de ensino presencial e a distância (FURG e UFPel). Possui experiência nas áreas de produção e revisão textual acadêmica. É membro dos seguintes grupos de pesquisa do CNPq: Diálogo (USP) e Tessitura: Vozes em (Dis)curso (PUCRS). Tem interesse de trabalho e pesquisa em estudos que versam sobre Teorias do Texto e/ou do Discurso assim como sobre metodologias de ensino e aprendizagem de língua portuguesa. Dedica-se aos estudos discursivos sob a perspectiva bakhtiniana de linguagem e à pesquisa sobre o trabalho e a atividade de revisão textual com base na abordagem ergológica.

       

      Links:    

    • BARBOSA, Vanessa Fonseca . POSSÍVEIS OLHARES PARA A RELAÇÃO LINGUAGEM E(M) TRABALHO NA ATIVIDADE DE REVISÃO TEXTUAL LINGUAGEM EM (DIS)CURSO (ONLINE) , v. 23 , p. 1 - 18 , 2023. ISSN: 19824017.
    • BARBOSA, Vanessa Fonseca . GRILLO, S. V. C.; REBOUL-TOURE, S. (Org.); GLUSHKOVA, Maria (Org.). Analyse du discours et comparaison: enjeux théoriques et méthodologiques [Análise do Discurso e comparação: questões teóricas e metodológicas]. Bruxells: Peter Lang, 2021. 350 p. BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO , v. 17 , p. 278 - 287 , 2022. ISSN: 21764573.
    • GRILLO, SHEILA VIEIRA DE CAMARGO ; BARBOSA, Vanessa Fonseca . Entrevista com Sheila Grillo: Análise de Discursos Comparativa no Brasil Revista Linha D´Água , v. 35 , p. 234 - 247 , 2022. ISSN: 22364242.
    • REYNALDO, A. ; BARBOSA, VANESSA FONSECA ; SANTOS, Y. A. B. . A Política do Apito Canino sob as Lentes do Discurso: Diálogos com o pensamento bakhtiniano Caderno de Letras , v. 41 , p. 421 - 439 , 2022. ISSN: 23581409.
    • DELGADO, P. V. F. B. M. ; BARBOSA, VANESSA FONSECA ; SANTOS, Y. A. B. . O tempo do outro em perspectiva dialógica: horizontalidade vs. hierarquia socioeconômica no debate público-privado LETRÔNICA , v. 14 , p. 1 - 20 , 2022. ISSN: 19844301.
    • SARDA, D. N. ; BARBOSA, V. F. . Repertório sociocultural e gênero dissertativo-argumentativo na redação do ENEM e na dissertação de francês do BAC DESENREDO , v. 17 , p. 273 - 305 , 2021. ISSN: 22365400.
    • BARBOSA, V. F. . Relações dialógicas e discurso bivocal na atividade de trabalho do revisor em teses acadêmicas: tensões e(m) sentidos BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO , v. 16 , p. 178 - 199 , 2021. ISSN: 21764573.
    • BARBOSA, VANESSA FONSECA . Resenha da obra Linguagem e Conhecimento Revista Linha D´Água , v. 33 , p. 267 - 276 , 2020. ISSN: 22364242.
    • BARBOSA, VANESSA FONSECA ; LIMBERGER, BERNARDO KOLLING ; RIBEIRO, HELANO . Ensino e uso de língua(s) Linguagem & Ensino (UCPel) , v. 23 , p. 317 - 320 , 2020. ISSN: 19832400.
    • BARBOSA, VANESSA FONSECA ; CHARAO, A. P. . A produção de materiais didáticos no ensino de língua portuguesa e a perspectiva dialógica do discurso: possíveis entrelaçamentos para a formação de leitores críticos REVISTA EDUCAÇÃO E LINGUAGENS , v. 9 , p. 70 - 98 , 2020. ISSN: 22386084.
    • BARBOSA, VANESSA FONSECA ; DI FANTI, MARIA DA GLÓRIA CORRÊA . A (in)visibilidade da atividade de revisão de textos acadêmicos: um outro na teia dos sentidos LETRÔNICA , v. 11 , p. 35 - 53 , 2018. ISSN: 19844301.
    • BARBOSA, V. F. ; GONÇALVES, T. M ; TEICHMANN, A. M. . O signo ideológico -piso- em campanha eleitoral: uma proposta de análise discursivo-dialógica Fórum Linguístico , v. 14 , p. 2373 - , 2017. ISSN: 19848412.
    • BARBOSA, V. F. ; Di Fanti, M.G.C . Uma entrevista com Yves Schwartz LETRÔNICA , v. , p. 222 - 233 , 2016. ISSN: 19844301.
    • BARBOSA, V. F. ; Di Fanti, M.G.C . Diálogos e(m) Sentidos LETRÔNICA , v. , p. 1 - s7 , 2016. ISSN: 19844301.
    • GONÇALVES, TAMIRIS MACHADO ; BARBOSA, VANESSA FONSECA . Entrevista com Sírio Possenti Letras de Hoje (Online) , v. 51 , p. 442 - 444 , 2016. ISSN: 19847726.
    • GONÇALVES, T. M ; BARBOSA, V. F. . Língua e Literatura: um movimento dialógico através da análise de dois poemas TODAS AS MUSAS: REVISTA DE LITERATURA E DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS DA ARTE (ONLINE) , v. 8 , p. 96 - 104 , 2017. ISSN: 21751277.
    • BARBOSA, V. F. ; DELANOY, C. P. ; GONÇALVES, T. M . Construção valorativa de fatos sociais: a multiplicidade de discursos Letras de Hoje , v. 51 , p. 127 - 135 , 2016. ISSN: 19847726.
    • LIMBERGER, B. ; BARBOSA, V. F. . A abordagem dos gêneros do discurso em um livro didático de alemão como língua estrangeira para iniciantes Pandaemonium Germanicum (Online) , v. 18 , p. 188 - 213 , 2015. ISSN: 19828837.
    • BARBOSA, V. F. ; BARBISAN, L. B. ; GONÇALVES, T. M . A Teoria da Argumentação na Língua e o trabalho do revisor de textos Letras de Hoje , v. 50 , p. 352 - 359 , 2015. ISSN: 19847726.
    • BARBOSA, V. F. ; SOBRAL, A. . A atividade de revisão linguística em Educação a Distância: uma análise dialógica Moara , v. 38 , p. 54 - 69 , 2013. ISSN: 0104094X.
    • BARBOSA, V. F. ; AMARAL, T. T. B. . Gêneros: da configuração geral à especificidade: uma perspectiva para o ensino Inventário (Universidade Federal da Bahia. Online) , v. 8 , p. 1/9 - 12 , 2010. ISSN: 16791347.
    • BARBOSA, V. F. ; Di Fanti, M.G.C . Notas sobre gêneros do discurso em Bakhtin, Volóchinov e MedviédeV. Pesquisar com gêneros discursivos: interpelando mídia e política, v. 1, p. 174 - 192, 2021.
    • BARBOSA, V. F. ; SOBRAL, A. . Sobre tipos de revisão textual e suas redes enunciativas: uma proposta bakhtiniana. No ritmo do texto: questões contemporâneas de preparação, edição e revisão textual (180 p.), v. 1, p. 15 - 40, 2019.
    • BARBOSA, V. F. ; Di Fanti, M.G.C . Implicações éticas na atividade de revisão textual.. Discurso e Trabalho: Reflexões sobre Ética., v. 1, p. 113 - 131, 2022.
    • BARBOSA, VANESSA FONSECA . ?É só uma olhadinha?: o fazer do revisor de textos acadêmicos em perspectiva dialógica e ergológica. Estudos bakhtinianos em diálogo: diferentes perspectivas, v. 1, p. 115 - 134, 2018.
    • BARBOSA, VANESSA FONSECA ; Di Fanti, M.G.C . Entre aproximações e distanciamentos: movimentos dialógicos da atividade de trabalho do revisor de textos acadêmicos (no prelo). Discursividades Contemporâneas: Política, Corpo & Diálogo, v. 1, p. 255 - 286, 2017.
    • BARBOSA, VANESSA FONSECA . Essa carne é... ??: tensão discursiva e produção de sentidos em campanha publicitária. Linguagens: múltiplos olhares, múltiplos sentidos: volume 3, v. 3, p. 86 - 97, 2016.
    • BARBOSA, V. F. . A revisão de textos como objeto científico de pós-doutorado na FFLCH/USP: resultados de pesquisa em quatro anos de trabalho. In: Congresso de Pós-doutorandos da USP , 2023 , São Paulo. Anais do Congresso de Pós-doutorandos da USP. : , 2023.
    • BARBOSA, V. F. . Revisão de Textos e(m) Pesquisa(s): descobertas e contribuições científicas advindas do pós-doutoramento no DLCV da USP. In: XIII ENCONTRO DE PÓS-GRADUANDOS EM ESTUDOS DISCURSIVOS - EPED/USP , 2023 , São Paulo. Caderno de Resumos do XIII EPED/USP. : , 2023.
    • BARBOSA, V. F. . Entre dizeres e fazeres: a atividade do revisor de textos acadêmicos sob a perspectiva bakhtiniana em interface com a abordagem ergológica. In: V Fórum Nacional de Revisão de Textos , 2022 , Rio Grande do Norte. Anais do V Fórum Nacional de Revisão de Textos. : Editora da UFRN, 2022.
    • BARBOSA, V. F. . Contribuições do Método Sociológico e da Metalinguística para o estudo da Revisão de Textos. In: II Jornada Internacional do Grupo de Pesquisa Diálogo , 2022 , São Paulo. Caderno de Resumos da II Jornada Internacional do Grupo de Pesquisa Diálogo. : , 2022.
    • BARBOSA, V. F. . O trabalho do revisor de textos acadêmicos pelo viés dialógico da linguagem: perspectivas e caminhos metodológicos da pesquisa. In: II Seminário de Alunos-Egressos PUCRS-UFRGS , 2021 , Porto Alegre. Anais do II SAE PUCRS-UFRGS. : , 2021.
    • BARBOSA, V. F. . A constituição genérica da atividade de revisão de textos desenvolvida em teses acadêmicas: diálogos entre pressupostos bakhtinianos e ergológicos. In: X Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais (SIGET) , 2019 , Córdoba. Libro de Resúmenes do X SIGET. Córdoba : Editora da Facultad de Lenguas - UNC, 2019. p. 1 - 756.
    • BARBOSA, V. F. ; SARDA, D. N. . O REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL NAS REDAÇÕES DO ENEM E DO BACCALAURÉAT: UMA ANÁLISE COMPARATIVA BRASIL-FRANÇA. In: 67º GEL (Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo) , 2019 , São José do Rio Preto. Anais do 67º GEL. : , 2019.
    • BARBOSA, V. F. . Entre dizeres e fazeres: a atividade do revisor de textos acadêmicos sob a perspectiva bakhtiniana em interface com a abordagem. In: XI EPED - USP (Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP) , 2019 , São Paulo. Anais do XI EPED. São Paulo : FFLCH USP, 2019.
    • BARBOSA, V. F. . Contribuições da obra marxismo e filosofia da linguagem para a atividade de trabalho do revisor de texto. In: XI CED ? Colóquio de Estudos Discursivos , 2019 , Assis/São Paulo. Caderno de Resumos do XI CED. : , 2019.
    • BARBOSA, V. F. ; Di Fanti, M.G.C . Débat de valeurs et (in)visibilité de l?activité de révision de textes universitaires : entre les approches dialogique et ergologique. In: Penser et réaliser la transformation du travail : l?apport de la démarche ergologique et de l??uvre de Yves Schwartz , 2017 , Paris. Annales du congrès Penser et réaliser la transformation du travail : l?apport de la démarche ergologique et de l??uvre de Yves Schwartz. Paris : , 2017. p. 01 - 08.
    • BARBOSA, V. F. ; Di Fanti, M.G.C . Debate de valores e (in)visibilidade da atividade de revisão de textos acadêmicos: entre as abordagens dialógica e ergológica. In: Colloque 'Penser et réaliser la transformation du travail' , 2017 , Paris. Anais do Colloque. : , 2017.
    • BARBOSA, V. F. ; Ribeiro, K. R. . Tensão Discursiva nos gêneros notícia e charge: uma proposta dialógica de trabalho com a leitura. In: VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP) , 2017 , Santarém/Portugal. Anais do VI SIMELP. Santarém : Editora da Universidade, 2017.
    • BARBOSA, VANESSA FONSECA . ?É só uma olhadinha?: o fazer do revisor de textos acadêmicos em perspectiva dialógica e ergológica. In: 6º Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa , 2017 , Rio Grande. Caderno de Resumos: Linguagens, práticas sociais e ensino: desafios da contemporaneidade. Rio Grande : Editora da FURG, 2017. p. 108 - 109.
    • BARBOSA, V. F. . A atividade de trabalho do revisor de textos acadêmicos em análise dialógica e ergológica. In: IX Colóquio de Linguística, Literatura e Escrita Criativa , 2017 , Porto Alegre. Anais do IX Colóquio de Linguística, Literatura e Escrita Criativa. Porto Alegre : EDIPUCRS, 2017. p. 630 - 644.
    • BARBOSA, V. F. . Uma análise discursiva sobre a tensão entre as vozes do eu-comunicante e do eu-enunciador em um anúncio publicitário. In: V Seminário Nacional de Linguistica e Ensino de Língua Portuguesa - SENALLP , 2016 , Rio Grande. ANAIS DO V SENALLP. Rio Grande : Editora da FURG, 2015. p. 579 - 594.
    • BARBOSA, V. F. ; GONÇALVES, T. M . Concepção dialógica e variação linguística: uma reflexão sobre o ensino de língua portuguesa. In: IV Simpósio Internacional de Análise do Discurso - SIAD , 2016 , Belo Horizonte. Programação e Comunicações Individuais - IV SIAD: Discurso e Desigualdades Sociais. Belo Horizonte : NAD/FALE/UFMG, 2016.
    • BARBOSA, V. F. . O papel do interlocutor no discurso publicitário: tensão e produção de sentidos. In: IV Simpósio Internacional de Análise do Discurso - SIAD , 2016 , Belo Horizonte. Programação e Caderno de Resumos IV SIAD. Belo Horizonte : NAD/FALE/UFMG, 2016.
    • BARBOSA, V. F. ; Di Fanti, M.G.C . Linguagem e trabalho em debate: análise dialógica da atividade do revisor de textos acadêmicos. In: 64º Grupo de Estudos Linguísticos - GEL , 2016 , Assis. Programação do 64º seminário do GEL.. : , 2016.
    • BARBOSA, V. F. . A ATIVIDADE DE TRABALHO DO REVISOR DE TEXTOS: UM FAZER DIALÓGICO. In: VII Dialogue under Occupation , 2016 , Porto Alegre. Anais dos textos completos do DUO VII ? Dialogue Under Occupation. Porto Alegre : EDIPUCRS, 2016. p. 658 - 673.
    • BARBOSA, V. F. ; GONÇALVES, T. M . MATERIAIS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE DE GÊNEROS EM LIVRO DIDÁTICO DE ENSINO FUNDAMENTAL. In: III Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL E III Encontro das Associações de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL , 2016 , Florianópolis. Caderno de Resumos e Programação 3º CIPLON EAPLON. : , 2016. p. 174 - 174.
    • BARBOSA, V. F. ; GONCALVES, T. S. . DA LEITURA À PRODUÇÃO TEXTUAL ACADÊMICA: UMA REFLEXÃO SOBRE O IMBRICAMENTO ENTRE AS ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO SUPERIOR. In: III Congresso Internacional de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL E III Encontro das Associações de Professores de Línguas Oficiais do MERCOSUL , 2016 , Florianópolis. Caderno de Resumos e Programação 3º CIPLON EAPLON. : , 2016. p. 127 - 128.
    • BARBOSA, V. F. . O Estatuto de Co-Enunciador em Duas Campanhas Publicitárias E A Constituição Dialógica dos Sentidos. In: XI CONGRESO INTERNACIONAL DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE ESTUDIOS DEL DISCURSO (ALED) , 2015 , Buenos Aires. Anais do XI Congreso Internacional ALED. : , 2015.
    • BARBOSA, V. F. . Para além da Revisão Gramatical: um modo de compreender o trabalho de Revisão Textual. In: XIV Fórum FAPA: , 2015 , Porto Alegre. Caderno de Resumos do. : , 2015.
    • BARBOSA, V. F. . A atividade de revisão textual em contexto acadêmico: questões sobre procedimentos metodológicos da pesquisa . In: 20º Intercâmbio de Pesquisas em Linguística Aplicada , 2015 , São Paulo. Caderno de Resumos 20º InPLA. : , 2015.
    • BARBOSA, V. F. . Uma análise dialógica da atividade de trabalho do Revisor de Textos. In: II SEMINÁRIO DE ESTUDOS SOBRE DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO , 2014 , Belo Horizonte. Anais do II Seminário de Estudos Sobre Discurso e Argumentação. Belo Horizonte : FALE/UFMG, 2014.
    • Di Fanti, M.G.C ; BARBOSA, V. F. ; Ribeiro, K. R. ; GONÇALVES, T. M . Tensionamento de vozes em práticas de análise: contribuições de Bakhtin e os desafios da pesquisa. In: Dialogue under Occupation , 2015 , Porto Alegre. DUO VII: Dialogue under Occupation: Caderno de Resumos. : EDIPUCRS, 2015.
    • BARBOSA, V. F. . A atividade de trabalho do revisor de textos: um fazer dialógico. In: Dialogue under Occupation , 2015 , Porto Alegre. DUO VII: Dialogue under Occupation: Caderno de Resumos. Porto Alegre : EDIPUCRS, 2015.
    • BARBOSA, V. F. . Tensão entre as vozes do Eu-comunicante e do Eu-enunciador: análise da polêmica envolvendo Roberto Carlos no anúncio da Friboi. In: V Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa - V SENALLP , 2015 , Rio Grande. ANAIS DO V SENALLP - FURG. : , 2015.
    • BARBOSA, V. F. ; GONÇALVES, T. M ; TEICHMANN, A. M. . Desdobramentos do discurso político: vozes em tensão. In: V Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa - V SENALLP , 2015 , Rio Grande. ANAIS DO V SENALLP - FURG. : , 2015.
    • BARBOSA, V. F. . O trabalho do revisor à luz das teorias dialógica e ergológica. In: 3º Congresso Internacional Linguagem e Interação , 2015 , São Leopoldo/RS. Caderno de Resumos do 3º Congresso Internacional Linguagem e Interação. São Leopoldo : Casa Leiria, 2015.
    • BARBOSA, V. F. . A QUESTÃO DO ESTILO COMO CONSTITUINTE DO GÊNERO DA ATIVIDADE DE REVISÃO TEXTUAL. In: V SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA - DE VOLTA AO FUTURO , 2015 , LECCE. Anais do V SIMELP. : , 2015.
    • BARBOSA, V. F. . Quem tem medo do revisor? Relações diabólicas entre revisores e autores de textos. In: XIII Fórum FAPA IX Fórum FAPA / VII Mostra de pesquisas em pós-graduação - Conhecimento: estabelecendo relações , 2014 , Porto Alegre/RS. ANAIS DO XII Fórum Fapa. : , 2014.
    • BARBOSA, V. F. ; Di Fanti, M.G.C . Tensionamento de vozes na atividade de revisão de textos: uma perspectiva dialógica. In: III ENCONTRO SUL-LETRAS , 2014 , Guarapuava/PR. ANAIS DO ENCONTRO SUL-LETRAS. : , 2014.
    • BARBOSA, V. F. ; Ribeiro, K. R. . Imagens da Presidenta Dilma em tensão na charge e na notícia: uma proposta dialética de trabalho com a leitura. In: Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL , 2014 , Chapecó/SC. CADERNO DE RESUMOS - XI ENCONTRO DO CELSUL. : , 2014.
    • BARBOSA, V. F. . Questões axiológicas na constituição identitária do revisor de textos: uma abordagem enunciativo-discursiva. In: Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL , 2014 , Chapecó/SC. CADERNO DE RESUMOS - XI ENCONTRO DO CELSUL. : , 2014.
    • BARBOSA, V. F. . Uma Análise Dialógica da Atividade de Revisão Linguística em Educação a Distância. In: InPLA-SIL 2013 , 2013 , São Paulo. Linguagens, Teorias e Práticas. : , 2013.
    • CABRAL, C. R. ; BARBOSA, V. F. . Produção Textual no Twitter: para quem se fala?. In: 12 MPU - Mostra de Produção Universitária/ FURG , 2013 , Rio Grande. Anais da MPU. : , 2013.
    • BARBOSA, V. F. ; CABRAL, C. R. . Competências exigidas na redação do ENEM em contraponto ao ensino de língua portuguesa na realidade escolar brasilleira.. In: III Congresso Internacional de Avaliação e VIII Congresso Internacional de Educação , 2013 , Gramado. Anais do III Congresso Internacional de Avaliação e VIII Congresso Internacional de Educação. : , 2013.
    • BARBOSA, V. F. ; Marinho, D. ; GARCIA, M. ; MARINS, I. . Artigo de Opinião na Sala de Aula de Língua Portuguesa. In: IV SIEPE - Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão , 2012 , Bagé. Anais do IV SIEPE. : , 2012.
    • BARBOSA, V. F. ; Avila, I. ; Moser, D. ; Fruet, F.O. ; Domingues, A. . Circuito com Gêneros Discursivos. In: IV SIEPE - Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão , 2012 , Bagé. Anais do IV SIEPE. : , 2012.
    • BARBOSA, V. F. ; AMARAL, T. T. B. . ?Defesa de Dissertação de Mestrado?: as expectativas acerca desse evento de letramento sob a ótica de alguns envolvidos. In: I Jornada de Multiletramentos na formação acadêmica, docente e profissional , 2011 , Santa Maria. Resumos dos Trabalhos. : , 2011.
    • BARBOSA, V. F. ; Leite, S. M. . A inserção de alunos de Engenharia no Moodle: reflexões sobre a participação em um Ambinete Virtual Acadêmico. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação , 2011 , Recife. Quem tem medo da pesquisa empírica?. São Paulo : Intercom, 2011. p. 1 - 11.
    • BARBOSA, V. F. ; Leite, S. M. . A oferta de disciplinas a distância para cursos presenciais: reflexões sobre a construção da identidade dos alunos no Moodle. In: VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância , 2011 , Ouro Preto. Anais do Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Ouro Preto : , 2011.
    • BARBOSA, V. F. ; AMARAL, T. T. B. . A linguagem docente e suas implicações na rede estabelecida pela EaD: uma certeza, muitas dúvidas. In: III Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa , 2011 , Rio Grande. Programação e Resumo dos Trabalhos. Rio Grande : , 2011.
    • BARBOSA, V. F. ; LOPES, C, s. ; RODRIGUES, V, H, G. . Análise sobre docentes de Letras. In: V Mostra de Produção Universitária (MPU) - FURG , 2006 , Rio Grande. V Mostra de Produção Universitária (MPU). : , 2006.
    • BARBOSA, V. F. ; BRISOLARA, O, L. . Educação de Jovens e Adultos: traçando novos caminhos na alfabetização. In: V Mostra de Produção Universitária (MPU) , 2006 , Rio Grande. V Mostra de Produção Universitária. : , 2006.
    • BARBOSA, V. F. ; AMARAL, T. T. B. ; SOBRAL, A. ; FEIJO, R. N. . Sessão Coordenada - Semiótica, Gênero, Cognição e Ensino: em busca de convergências: O uso da História em Quadrinhos no Ensino de Língua Portuguesa: uma perspectiva semiótica. In: II Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa - O Ensino de Língua Portuguesa no Século XXI: desafios e possibilidades , 2010 , Rio Grande/RS. II SENALLP - Programação e Resumos dos Trabalhos. : , 2010.
    • BARBOSA, V. F. ; AMARAL, T. T. B. . Gêneros: da Configuração Geral à Especificidade - Uma Perspectiva para o Ensino. In: Seminário Internacional de Texto, Enunciação e Discurso - SITED , 2010 , Porto Alegre/RS. SITED - Cadernos de Resumos. : , 2010.
    • BARBOSA, V. F. ; AMARAL, T. T. B. ; LEFFA, V. . Uma proposta pedagógica a partir de Webquests - Um pouco de. In: 1° Congresso Internacional de Educação a Distância - 1º CIED , 2010 , Pelotas/RS. Anais do Congresso Internacional de Educação a Distância da UFPel. : , 2010.
    • DANIELSKI, A. ; BARBOSA, V. F. . Texto de Apresentação da Obra: BNCC BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS DIFERENTES ÁREAS: Múltiplos olhares. : , 2020 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • BARBOSA, V. F. . Parecerista de artigo submetido à REDIS - Revista de Estudos do Discurso - da Universidade do Porto,. 2023 (Parecer)
    • BARBOSA, V. F. . Parecerista de capítulo de livro submetido ao e-book ?Exercícios dialógicos na perspectiva da filosofia da linguagem bakhtiniana, a ser publicado no Portal de Livros Abertos da USP. 2023 (Parecer)
    • BARBOSA, V. F. . Parecerista ad hoc da Revista Desenredo (Qualis A2). 2023 (Parecer)
    • BARBOSA, V. F. . Parecerista ad hoc da Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso. 2022 (Parecer)
    • BARBOSA, V. F. . Parecerista ad hoc da Revista Linguagem & Ensino (Qualis A1). 2022 (Parecer)
    • BARBOSA, V. F. . Parecerista ad hoc de artigo submetido à Revista Calidoscópio (Qualis A2 - Linguística e Literatura). 2022 (Parecer)
    • BARBOSA, V. F. . Parecer ad hoc de artigo submetido à Revista Pro-Posições, publicação quadrimestral da Faculdade de Educação da Unicamp.. 2022 (Parecer)
    • BARBOSA, V. F. . Parecerista ad hoc de dois artigos submetidos ao número temático ?Análise de discursos comparativa e outras abordagens comparativistas? (v. 35, n. 2), da revista Linha D?Água, vinculada à Universidade de São Paulo (USP). 2022 (Parecer)
    • BARBOSA, V. F. . Parecerista ad hoc da Revista ad hoc da ALFA ? Revista de Linguística (ISNN: 1981-5794) em 2021. 2021 (Parecer)
    • BARBOSA, V. F. . Parecerista ad hoc da Revista Caderno de Letras (UFPEL - Qualis B1). 2021 (Parecer)
    • BARBOSA, V. F. . Parecerista ad hoc da Revista ContraCorrente Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas Universidade do Estado do Amazonas - UEA. 2021 (Parecer)
    • BARBOSA, V. F. . Parecerista ad hoc da Revista Letrônica (Qualis B1). 2021 (Parecer)
    • BARBOSA, V. F. . Parecerista ad hoc da Revista Matraga (Qualis B1) Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ. 2021 (Parecer)
    • BARBOSA, V. F. . Parecerista ad hoc da Revista PHILIA Filosofia, Literatura & Arte UFRGS. 2021 (Parecer)
    • BARBOSA, V. F. . Parecerista ad hoc da Revista PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP - Qualis A1). 2021 (Parecer)
    • BARBOSA, V. F. . Parecerista ad hoc da Revista X, tendo emitido parecer para a edição temática ?Research agendas in second language speech?, registrada sob o volume 16, número 05, 2021. Universidade Federal do Paraná. 2021 (Parecer)
    • BARBOSA, V. F. . Parecerista ad hoc de capítulo submetido ao E-book Discurso e ensino na linguística aplicada: propostas e interseções, emitindo parecer ad hoc. 2021 (Parecer)
    • BARBOSA, V. F. . Parecerista ad hoc da Revista Educação e Linguagens (Qualis B2) Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campus de Campo Mourão. 2019 (Parecer)
    • BARBOSA, V. F. . Parecerista ad hoc da Revista Linguagem & Ensino (UFPel/Qualis A1). 2019 (Parecer)
    • BARBOSA, V. F. . Parecerista ad hoc da Revista Linguagem & Ensino (Qualis A1). 2019 (Parecer)
    • BARBOSA, V. F. . Parecerista ad hoc do dossiê Ethos discursivo: alcance, desafios e potencialidades da Revista Letras de Hoje (Qualis B1). 2019 (Parecer)
    • BARBOSA, V. F. . Parecerista ad hoc da Revista Linha D'água (Qualis B1). 2020 (Parecer)
    • BARBOSA, VANESSA FONSECA . Parecerista ad hoc da Revista Linha D'água (Qualis B1). 2020 (Parecer)
    • BARBOSA, V. F. . Parecerista ad hoc da Revista Letrônica (Qualis B1). 2020 (Parecer)
    • BARBOSA, VANESSA FONSECA . Parecerista ad hoc da Revista Desenredo (Qualis B1). 2020 (Parecer)
    • BARBOSA, V. F. . Parecerista ad hoc da Revista Letrônica (Qualis B1). 2019 (Parecer)
    • BARBOSA, VANESSA FONSECA ; LIMBERGER, B. . Parecerista ad hoc da Revista Caderno de Letras (dossiê Bilinguismo e multilinguismo).. 2019 (Parecer)
    • BARBOSA, V. F. . Parecerista ad hoc da Educação e Linguagens (Qualis B2). 2019 (Parecer)
    • BARBOSA, V. F. . Parecerista ad hoc da Revista Linguagem & Ensino (Qualis A1). 2019 (Parecer)
    • BARBOSA, V. F. . Parecerista ad hoc da Revista Linguagem & Ensino (Qualis A1). 2019 (Parecer)
    • BARBOSA, V. F. . Parecerista ad hoc da Revista Desenredo (Qualis A1). 2019 (Parecer)
    • BARBOSA, V. F. . Parecerista ad hoc da Revista Linguagem & Ensino (Qualis A1). 2018 (Parecer)
    • BARBOSA, V. F. . Parecerista ad hoc no volume 53 da Revista Letras de Hoje. ((Qualis A2). 2018 (Parecer)
    • BARBOSA, V. F. . Parecerista ad hoc da Revista Linguagem & Ensino (Qualis A1). 2019 (Parecer)
    • BARBOSA, V. F. ; AMARAL, T. T. B. . Relatório de Estágio. 2011 (Relatorio_tecnico)
    • BARBOSA, V. F. . Relatório de Estágio. 2009 (Relatorio_tecnico)
    • BARBOSA, V. F. . Contribuições do Método Sociológico e da Metalinguística para o estudo da Revisão de Textos. 2022 (Conferência)
    • BARBOSA, V. F. . Entre dizeres e fazeres: a atividade do revisor de textos acadêmicos sob a perspectiva bakhtiniana em interface com a abordagem ergológica. 2022 (Comunicacao)
    • BARBOSA, V. F. . Vozes Sociais e Alteridade: Estudos Bakhtinianos do Discurso. 2021 (Conferência)
    • BARBOSA, V. F. ; Di Fanti, M.G.C . Contribuições de Medviédev no Círculo de Bakhtin. 2021 (Conferência)
    • BARBOSA, V. F. . O trabalho do revisor de textos acadêmicos pelo viés dialógico da linguagem: perspectivas e caminhos metodológicos da pesquisa. 2021 (Conferência)
    • BARBOSA, V. F. . A constituição genérica da atividade de revisão de textos desenvolvida em teses acadêmicas: diálogos entre pressupostos bakhtinianos e ergológicos. 2019 (Comunicacao)
    • BARBOSA, V. F. . Entre dizeres e fazeres: a atividade do revisor de textos acadêmicos sob a perspectiva bakhtiniana em interface com a abordagem ergológica. 2019 (Comunicacao)
    • BARBOSA, V. F. . Contribuições da obra Marxismo e Filosofia da Linguagem para a atividade de trabalho do revisor de texto. 2019 (Comunicacao)
    • BARBOSA, V. F. ; Di Fanti, M.G.C . Débat de valeurs et (in)visibilité de l?activité de révision de textes universitaires : entre les approches dialogique et ergologique. 2017 (Simposio)
    • BARBOSA, VANESSA FONSECA . ?É só uma olhadinha?: o fazer do revisor de textos acadêmicos em perspectiva dialógica e ergológica. 2017 (Comunicacao)
    • BARBOSA, VANESSA FONSECA ; DANIELSKI, A. . Estudos bakhtinianos em foco: pesquisas em perspectiva dialógica. 2017 (Simposio)
    • BARBOSA, V. F. . A atividade de trabalho do revisor de textos acadêmicos em análise dialógica e ergológica. 2016 (Comunicacao)
    • BARBOSA, V. F. ; Di Fanti, M.G.C . Linguagem e trabalho em debate: análise dialógica da atividade do revisor de textos acadêmicos. 2016 (Comunicacao)
    • BARBOSA, V. F. . O papel do interlocutor no discurso publicitário: tensão e produção de sentidos. 2016 (Comunicacao)
    • BARBOSA, V. F. ; GONÇALVES, T. M . Concepção dialógica e variação linguística: uma reflexão sobre o ensino de língua portuguesa. 2016 (Comunicacao)
    • BARBOSA, V. F. ; GONÇALVES, T. M . Materiais para o ensino de língua portuguesa: uma análise de gêneros em livro didático de ensino fundamental. 2016 (Comunicacao)
    • BARBOSA, V. F. . A atividade de revisão de textos acadêmicos em uma abordagem bakhtiniana e ergológica. 2016 (Comunicacao)
    • BARBOSA, V. F. . A atividade de trabalho do revisor de textos: um fazer dialógico. 2015 (Comunicacao)
    • Di Fanti, M.G.C ; BARBOSA, V. F. ; Ribeiro, K. R. ; GONÇALVES, T. M . Tensionamento de vozes em práticas de análise: contribuições de Bakhtin e os desafios da pesquisa. 2015 (Comunicacao)
    • BARBOSA, V. F. ; Ribeiro, K. R. ; GONÇALVES, T. M . 'Risqué Homens Que Amamos?: Vozes Em Conflito No Anúncio Publicitário. 2015 (Comunicacao)
    • BARBOSA, V. F. . A atividade de revisão textual em contexto acadêmico: questões sobre procedimentos metodológicos da pesquisa. 2015 (Comunicacao)
    • BARBOSA, V. F. . Um olhar dialógico para o imbricamento de vozes no fazer do revisor de textos. 2015 (Comunicacao)
    • BARBOSA, V. F. . A relação entre autor e revisor de textos acadêmicos: um imbricamento constitutivo. 2015 (Comunicacao)
    • BARBOSA, V. F. ; GONÇALVES, T. M ; TEICHMANN, A. M. . Desdobramentos do discurso político: vozes em tensão. 2015 (Comunicacao)
    • BARBOSA, V. F. . Tensão entre as vozes do Eu-comunicante e do Eu-enunciador: análise da polêmica envolvendo Roberto Carlos no anúncio da Friboi. 2015 (Comunicacao)
    • BARBOSA, V. F. . O trabalho do revisor à luz das teorias dialógica e ergológica. 2015 (Comunicacao)
    • BARBOSA, V. F. . Quem tem medo do revisor? Relações diabólicas entre revisores e autores de textos. 2014 (Comunicacao)
    • BARBOSA, V. F. . De discente a docente de produção textual: questões recorrentes no processo de formação acadêmica. 2014 (Comunicacao)
    • BARBOSA, V. F. . Uma análise dialógica da atividade de trabalho do revisor de texto. 2014 (Comunicacao)
    • BARBOSA, V. F. ; Di Fanti, M.G.C . Tensionamento de vozes na atividade de revisão de textos: uma perspectiva dialógica. 2014 (Comunicacao)
    • BARBOSA, V. F. ; Ribeiro, K. R. . Imagens da Presidenta Dilma em tensão na charge e na notícia: uma proposta dialética de trabalho com a leitura. 2014 (Comunicacao)
    • BARBOSA, V. F. ; Ribeiro, K. R. . Questões axiológicas na constituição identitária do revisor de textos: uma abordagem enunciativo-discursiva. 2014 (Comunicacao)
    • BARBOSA, V. F. . UMA ANÁLISE DIALÓGICA DA ATIVIDADE DE REVISÃO LINGUÍSTICA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2013 (Comunicacao)
    • BARBOSA, V. F. . A atividade de trabalho do revisor de textos acadêmicos: uma compreensão dialética. 2014 (Comunicacao)
    • BARBOSA, V. F. . A ATIVIDADE DE REVISÃO: UM ENFOQUE DISCURSIVO E ERGOLÓGICO. 2014 (Comunicacao)
    • BARBOSA, V. F. . 'Compreender para transformar': a atividade de revisão de textos. 2014 (Comunicacao)
    • BARBOSA, V. F. ; AMARAL, T. T. B. . A linguagem docente e suas implicações na rede estabelecida pela EaD: uma certeza, muitas dúvidas. 2011 (Comunicacao)
    • BARBOSA, V. F. ; AMARAL, T. T. B. ; LEFFA, V. . Uma proposta pedagógica a partir de Webquests - um pouco de. 2010 (Comunicacao)
    • FORMENTIM, D, E. ; BARBOSA, V. F. ; GUIDOTTI, C. G. ; BRITO, D, C. . Alfabetização de Adultos: em busca de novas possibilidades de aprendizagem. 2006 (Comunicacao)
    • BARROS, R. ; BARBOSA, V. F. . Curso pré-vestibular gratuito no bairro Quinta, Rio Grande, RS. 2008 (Comunicacao)
    • LOPES, C, s. ; BARBOSA, V. F. ; RODRIGUES, V, H, G. . Análise sobre Docentes de Letras. 2006 (Comunicacao)
    • BARBOSA, V. F. . Gêneros: da Configuração Geral à Especificidade ? Uma Perspectiva para o Ensino. 2010 (Comunicacao)
    • BARBOSA, V. F. . O uso da história em quadrinhos no ensino de língua portuguesa: uma perspectiva semiótica. 2010 (Comunicacao)
    • BARBOSA, V. F. . O uso das histórias em quadrinhos no ensino de Língua Portuguesa. 2008 (Comunicacao)
    • BARBOSA, V. F. . Trabalhando com os classificados em sala de aula. 2008 (Comunicacao)
    • BARBOSA, V. F. ; BRISOLARA, O, L. . Educação de Jovens e Adultos: Traçando novos caminhos na alfabetização. 2006 (Comunicacao)
    • BARBOSA, V. F. ; GALIAZZI, M.C . Escrita em EaD. 2011 Impresso e Digital
    • BARBOSA, V. F. ; AMARAL, T. T. B. . Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na Educação. 2011 Impresso e Digital
    • BARBOSA, VANESSA FONSECA ; Ribeiro, K. R. ; DANIELSKI, A. ; MARTINS, A. A. . I Simpósio de Pesquisas em Estudos Bakhtinianos. 2016 Impresso e Digital
    • BARBOSA, V. F. ; GONÇALVES, T. M ; Di Fanti, M.G.C ; ALDROVANDI, M. ; TIMBONI, K. . Teorias do Texto e do Discurso I. 2016 Mídia impressa e eletrônica
    • BARBOSA, V. F. ; CHARAO, A. P. ; MORAES, G. ; SUPERVISORA, M. A. V. . A invisibilidade do trabalho de revisão de textos acadêmicos: entre as abordagens dialógica e ergológica. 2023 Digital
    • BARBOSA, V. F. . Curso de capacitação em EaD para professores e tutores da FURG - 120h. 2008 (Universidade Federal do Rio Grande)
    • BARBOSA, V. F. . Simuladão 2007 - 40h. 2007 (Universidade Federal do Rio Grande)
    • BARBOSA, V. F. . Oficinas permanentes de formação continuada em EaD. 2008 (Universidade Federal do Rio Grande)
    • BARBOSA, V. F. . Curso de capacitação em EaD para professores e tutores da FURG - 120h. 2009 (Universidade Federal do Rio Grande - FURG)
    • BARBOSA, V. F. ; MINUZZI, Luara ; CASTRO, Karol de ; BONOCORE, Maria Eugênia ; LANGER, Daniela ; CHAVES, Gilberto . VIII Colóquio de Linguística, Literatura e Escrita Criativa: Os Estudos da Linguagem e a Construção de Interfaces. 2015 (PUCRS)
    • Di Fanti, M.G.C ; BARBOSA, V. F. ; LIMBERGER, B. ; Ribeiro, K. R. ; Dias, Stéphane ; GONÇALVES, T. M ; KUNRATH, M. H. . Dialogue Under Occupation - DUO VII. 2015 (PUCRS)
    • BARBOSA, V. F. ; Ribeiro, K. R. ; DANIELSKI, A. ; MARTINS, A. A. . I Simpósio de Pesquisas em Estudos Bakhtinianos. 2016 (Universidade Federal do Rio Grande - FURG)
    • BARBOSA, V. F. ; GRILLO, S. ; SARDA, D. N. ; VASSINA, E. ; AMERICO, E. V. ; QUEIROZ, I. A. ; MACHADO, F. S. ; GLUSHKOVA, M. ; RIBEIRO, M. P. ; SILVA, S. P. ; SILVA FILHO, U. C. ; HIGASHI, A. M. F. ; MODOLO, A. R. . Colóquio Internacional 90 anos de Problemas da Obra de Dostoiévski (1929-2019). 2019 (Universidade de São Paulo - USP)
    • GRILLO, S. ; SCHUKINA, D. ; BARBOSA, V. F. ; GUEDES, A. L. ; HIGASHI, A. M. F. ; SARDA, D. N. ; AMERICO, E. V. ; QUEIROZ, I. A. ; GLUSHKOVA, M. ; SILVA, S. P. ; SILVA FILHO, U. C. ; TORGA, V. L. M. . II Jornada Internacional do Grupo de Pesquisa Diálogo. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • Di Fanti, M.G.C ; DELANOY, C. P. ; BARBOSA, V. F. ; GONÇALVES, T. M ; WANNMACHER, V. P. . Jornada de Linguística: Homenagem aos 100 anos de publicação do Curso de Linguística Geral. 2016 (PUCRS)
    • BARBOSA, V. F. . Oficina 'A produção textual em sala de aula: contribuições da Semântica Argumentativa'. 2014 (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA)
    • BARBOSA, V. F. ; Ribeiro, K. R. . Curso de curta duração ministrado: TRABALHO COM GÊNEROS DISCURSIVOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2014 (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA)
    • BARBOSA, V. F. ; Ribeiro, K. R. . Trabalho com Textos em Perspectiva Dialógica: Estudos Teóricos e Práticos. 2015 (Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA)
    • BARBOSA, V. F. ; ALMEIDA, R. L. ; COSTA, D. B. . Formação Continuada para Tutores da EaD/FURG. 2010 (Universidade Federal do Rio Grande - FURG)
    • BARBOSA, VANESSA FONSECA ; GRILLO, S. V. C. . A atividade do revisor de textos considerada sob as perspectivas dialógica da linguagem e ergológica do trabalho. 2020 (Universidade de São Paulo)
    • GRILLO, S. V. C. ; BARBOSA, V. F. ; SARDA, D. N. ; CAVALCANTI, U. . Como corrigir redações na escola. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • GRILLO, S. ; BARBOSA, V. F. ; SARDA, D. N. ; CAVALCANTI, U. . Como corrigir redações na escola. 2020 (Universidade de São Paulo)
    • GRILLO, S. ; BARBOSA, V. F. ; SILVA FILHO, U. C. ; SARDA, D. N. . Letramento acadêmico: apontamentos para a escrita de artigos científicos. 2021 (Universidade de São Paulo - USP)
    • BARBOSA, V. F. ; GRILLO, S. . A atividade do revisor de textos acadêmicos em abordagem enunciativo-discursiva da linguagem. 2021 (Universidade de São Paulo - USP)
    • BARBOSA, V. F. ; AMARAL, T. T. B. . A linguagem docente e suas implicações na rede estabelecida pela EaD. 2011 (Universidade Federal do Rio Grande)
    • BARBOSA, V. F. ; AMARAL, T. T. B. . Webquest: recurso pedagógico para produção de atividades de pesquisa e ensino. 2011 (Universidade Federal do Rio Grande)
    • BARBOSA, V. F. . Oficina de Revisão Textual. 2013 (Universidade Federal do Pampa)
    • BRISOLARA, O, L. ; TASSO, R. ; BARBOSA, V. F. . Análise Discursiva de Mitos Gregos. 2008 (Universidade Federal do Rio Grande)
    • BRISOLARA, O, L. ; TASSO, R. ; BARBOSA, V. F. . Mitologia Grega: o tempo primordial. 2008 (Universidade Federal do Rio Grande)
    • BARBOSA, V. F. . Oficina de Redação: o que não fazer. 2015 (Instituição Educacional São Judas Tadeu)
    • Nome do projeto: Projeto Acreditar: o sol nasce para todos (2007 - 2007
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BARBOSA, V. F. , GRANTHAM, Marilei R. , AMARAL, T. T. B. , DUARTE, R, C. , GIBBON, A. .
      Descrição: A idéia inicial do presente projeto (ativo há mais de 6 anos) era ocupar salas ociosas da Escola Estadual Roberto Bastos Tellechea, oferecendo aos seus alunos carentes do terceiro ano médio, estudos dirigidos para o vestibular da FURG, na área de letras. A partir dessa ideia, fez-se um pré-vestibular e um pré-CTI completos, além de um Clube de Línguas e Aulas de Apoio, atuando, hoje, também, na Escola Estadual Almirante Tamandaré. Pretende, através de voluntários acadêmicos dos cursos de graduação da FURG, devolver à sociedade o que é recebido na universidade pública, ampliando a inserção desta na comunidade, ratificando seu compromisso social; também, proporcionar ao voluntário a efetiva prática do magistério, antes mesmo dos estágios, oportunizando-lhe preparação e aprimoramento constantes. É um estudo dirigido gratuito para os processos seletivos da FURG em parceria com as escolas Tellechea e Tamandaré, as quais cedem suas estruturas; as aulas, que ocorrem semanalmente nos três turnos, são de responsabilidade do acadêmico voluntário e devem estar de acordo com o conteúdo do Manual do Candidato, no caso dos processos seletivos, ocorrendo avaliações mensais desses voluntários pelos alunos, as quais são apresentadas em reuniões, onde também são acolhidas sugestões dos envolvidos para uma constante melhoria. Ainda acontecem simulados, painéis de profissão, mini-cursos, etc. Como resultado, muitos alunos já foram aprovados nas seleções, além da melhoria no rendimento escolar e na aprendizagem de novas línguas. O projeto atende, por ano, cerca de 300 alunos, prestando mais que um serviço educacional, um serviço de inclusão social.
    • Nome do projeto: Curso pré-vestibular gratuito no bairro Quinta, Rio Grande, RS (2007 - 2007
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BARBOSA, V. F. , BARROS, R. , LAURINO, L. .
      Descrição: Este Projeto tem o Objetivo não somente de preparar o aluno inscrito no curso Pré-vestibular para a o processo seletivo da FURG, mas também o de reavivar, em cada um, a auto-estima. Conta com o seguinte público alvo: alunos que terminaram o ensino médio e pretendem ingressar na Universidade. Estima-se cerca de 50 pessoas. O Projeto será realizado em parceria com a Associação comunitária da Quinta(A.C.Q.), em Rio Grande. Depois da equipe formada, realizou-se uma reunião para organizar os horários de cada disciplina e de cada pessoa envolvida. As disciplinas: Biologia, Química, História, Geografia, Física, Literatura, Matemática e Português, serão ministradas durante a semana com 3 aulas de 45 minutos cada, sendo que haverá 5,2,4,4,3,3,2 e 1 ministradores de cada disciplina respectivamente. As disciplinas de Língua estrangeira: Inglês e espanhol e a Redação, serão ministradas com 2 aulas de 45 minutos cada, sendo que haverão 2,3e 1 ministradores de cada disciplina respectivamente.Os ministradores reunir-se-ão em grupos por disciplina para que seja organizado o conteúdo programático e os planos de aula a serem seguidos, bem como os exercícios a serem resolvidos pelos alunos no período das férias de Julho e nas últimas semanas do mês de Dezembro. Haverá reuniões mensais, na sede do Diretório Central dos Edutantes (D.C.E) na FURG para discussões de aproveitamento, sugestões e, se necessárias, medidas de providência, fora do horário de aula do cursinho. Os professores reunir-se-ão no final do mês de junho para a formulação de um Simulado Geral. No final do curso, acredita-se que os alunos estejam confiantes em si, aptos o suficiente para concorrer a uma vaga na universidade durante o processo seletivo.
    • Nome do projeto: Da língua ao Discurso - 90 horas (2008 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, V. F. , GRANTHAM, Marilei R. .
    • Nome do projeto: Prática de Leitura e Escrita Reflexiva - PRALER (2012 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BARBOSA, V. F. , Moser, D. , Damasceno, V. D. , Fruet, F.O. , Acosta, V. , Bretanha, S. , Rosa, O. , Cardozo, R. , MEDEIROS, F. .
      Descrição: A leitura e a escrita são processos que precisam ser desenvolvidos, para que os sujeitos possam se comunicar, ampliar seus conhecimentos, tornarem-se críticos a fim de atuarem como pessoas ativas, competentes e capazes de se posicionarem criticamente em qualquer situação na sociedade contemporânea. Em especial, na universidade, esses processos apresentam implicações na formação e no desempenho profissional desse sujeito. No entanto, tem-se observado que os estudantes têm dificuldade em reconhecer os gêneros e desenvolver habilidades e competências de leitura e produção textual, principalmente, aquelas que são básicas para trabalhar com gêneros discursivos que circulam no ambiente acadêmico. Isso acontece porque, muitas vezes, na escola, a leitura e a escrita foram trabalhadas de forma descontextualizadas, distante do mundo real do estudante. Assim, entende-se ser fundamental que o professor oriente o estudante para se apropriar de novos conhecimentos, sendo necessário que o docente implemente, nas aulas, atividades que desenvolvam habilidades e estratégias de leitura e produção textual, as quais apresentem sentido para a aprendizagem desse discente. Desse modo, o projeto PRALER objetiva refletir sobre a leitura e a escrita, identificando a importância de ambas, pesquisar como estas se dão no ambiente acadêmico, identificar estratégias para desenvolvê-las, verificar que visão os estudantes têm de leitura e escrita, e de que maneira acontece essa prática reflexiva no ambiente acadêmico. O projeto foi realizado na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Jaguarão, através de um curso a distância para os estudantes e servidores da referida instituição, o qual integra as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) com atividades de leitura e escrita mediadas pelo Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment).
    • Nome do projeto: Perspectiva dialógica e abordagem ergológica: questões de linguagem e trabalho (Fase 1) (2014 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, V. F. , Di Fanti, M.G.C , HINZ, J. , REGINATTO, A. .
      Descrição: Este projeto, de cunho interdisciplinar, tem o objetivo de investigar a produtividade da aproximação entre os estudos bakhtinianos e os ergológicos, com vistas a desenvolver subsídios teóricos e metodológicos para pesquisas que têm como foco a interface linguagem e trabalho.
    • Nome do projeto: Vozes em (Dis)curso: estudo da produção de sentidos (2010 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, V. F. , Di Fanti, M.G.C .
      Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo estudar noções, conceitos e princípios na obra de Bakhtin sobre como o outro aparece no discurso e quais são os modos de apreensão/transmissão do discurso alheio, de maneira a subsidiar análises do funcionamento do discurso, especialmente do diálogo de diferentes vozes, visando compreender como ocorre a construção de sentidos e, por conseqüência, possibilitar a formação de leitores críticos. Dentre os procedimentos metodológicos, destacam-se: estudo da teoria bakhtiniana, procurando aprofundar noções e conceitos relacionados à constituição dialógica da linguagem; elaboração e definição do referencial teórico-metodológico, considerando as particularidades do material selecionado; análise do funcionamento enunciativo-discursivo dos modos de presença/ausência do discurso alheio e do diálogo de vozes em diferentes gêneros, observando como os sentidos são produzidos. Com os resultados da pesquisa, buscamos conquistar espaços para: (i) aprofundamento do estudo sobre as bases teóricas que subsidiam a investigação; (ii) desenvolvimento de metodologias adequadas aos discursos em análise; (iii) reflexão sobre a importância da análise dos modos de inserção do discurso alheio e do diálogo de vozes para a compreensão da produção de sentidos em diferentes gêneros; (iv) reflexão sobre a importância do embasamento teórico e práticas de análise para a formação de leitores proficientes.
    • Nome do projeto: A constitutiva e tensa relação com o discurso do outro e a produção de sentidos: contribuições bakhtinianas para a pesquisa e a formação na contemporaneidade (2014 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, V. F. , Ribeiro, K. R. , Di Fanti, M.G.C , GONÇALVES, T. M , CAETANO, V. , HINZ, J. , REGINATTO, A. , DANIELSKI, A. , PENZ, Y. F. S. .
      Descrição: Partindo do pressuposto de que a linguagem é constitutivamente dialógica, esta pesquisa focaliza o estudo da tensão, em especial o detalhamento do tenso diálogo de vozes no discurso (conflito, ruptura, oposição, aliança, silenciamento etc.), em diferentes materializações. A tensão entre discursos, embora esteja na base do pensamento bakhtiniano, é pouco estudada e discutida nas pesquisas que se baseiam na teoria dialógica. Que problemas de compreensão do funcionamento do discurso poderiam ser resolvidos com o aprofundamento dessa perspectiva? Qual a importância desse estudo para a formação do pesquisador e professor? Partindo dessas reflexões, espera-se, por um lado, aprofundar questões teóricas e metodológicas das pesquisas dos integrantes do Grupo Tessitura: Vozes em (Dis)curso e, por outro, desenvolver subsídios consistentes voltados para a formação na contemporaneidade. Integra esta pesquisa maior o projeto "A tensa relação com o discurso do outro e a produção de sentidos: contribuições bakhtinianas para a pesquisa e a formação na contemporaneidade" (Edital Pesquisador Gaúcho, FAPERGS, 2014-2016).
    • Nome do projeto: Linguagem e Construção de Sentidos: abordagem dialógica da atividade (2009 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, V. F. , Di Fanti, M.G.C .
    • Nome do projeto: Alteridade, dialogismo e dialética: a constitutiva e tensa relação com o outro (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, V. F. , Ribeiro, K. R. , DI FANTI, MARIA DA GLÓRIA CORRÊA , FERREGUETT, C. , CARDOSO, D. , GOMES, M. S. , FETTER, G. L. , BOENAVIDES, D. L. P. , BRANCO, L. A. , CATUCI, N. N. , PASCHOAL, C. S. , VOGES, M. C. N. , MOLL, E. S. , DUTRA, M. T. , SOUZA, F. S. .
      Descrição: Esta pesquisa, amparada nos pressupostos do Círculo de Bakhtin, Volóchinov e Medviédev, focaliza o estudo da alteridade, do dialogismo e da dialética, visando observar como esses conceitos aparecem na obra do Círculo e como auxiliam na análise e compreensão de diferentes funcionamentos discursivos no que se refere à constitutiva e tensa relação com o outro. Quando se fala em outro, de que outro se está falando? Que outras noções são importantes para a compreensão do discurso? Como o sujeito e os sentidos se constroem discursivamente? Para responder a essas questões, além dos pressupostos teóricos do Círculo, outras áreas do conhecimento, como é o caso da filosofia, serão mobilizadas para contribuir com o estudo proposto. Partindo dessas reflexões, espera-se, por um lado, aprofundar questões teóricas e metodológicas das pesquisas dos integrantes do Grupo GenTE - Tessitura: Vozes em (Dis)curso (CNPq) e, por outro, desenvolver subsídios consistentes voltados para a formação na contemporaneidade
    • Nome do projeto: Perspectiva dialógica e abordagem ergológica: questões de linguagem e trabalho (Fase 2) (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, V. F. , Di Fanti, M.G.C , HINZ, J. , CRONEMBERGER, F. F. , GOMES, M. S. , FETTER, G. L. .
      Descrição: Investigações que focalizam o tema linguagem e trabalho têm apontado para a importância da análise de práticas de linguagem para o (re)conhecimento de atividades distintas de trabalho (Di Fanti, 2009, 2012, 2017; Nouroudine, 2002; Souza-e-Silva, 2005). Mas de que concepção de linguagem e de trabalho se está tratando quando se parte desse pressuposto? Instigada a contribuir com pesquisas de cunho interdisciplinar que se voltam para o tema em foco, esta pesquisa tem o objetivo de investigar a produtividade da aproximação entre os estudos bakhtinianos (Bakhtin, 2003, 2010, 2015, 2018; Volóchinov, 2011, 2017) e os ergológicos (Schwartz, 2011, 2015, 2016; Durrive, 2015), com vistas a desenvolver subsídios teóricos e metodológicos que contemplam a interface linguagem e trabalho. Espera-se com o estudo proposto fazer avançar noções e conceitos convocados das duas áreas, como sujeito e corpo-si, acento axiológico e debate de valores, ato ético e atividade industriosa, de modo a iluminar atividades humanas em diversas nuanças, passando pelo visível e o invisível, o socializado e o singular.
    • Nome do projeto: Como corrigir redações na escola (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BARBOSA, V. F. , SARDA, D. N. , GRILLO, S. , CAVALCANTI, U. .
      Descrição: A correção de textos é uma atividade constante no cotidiano escolar, porém o professor dispõe de pouco espaço para refletir e aprimorar suas práticas. Ciente dessa realidade, este curso buscou abrir um espaço para a reflexão sobre o processo de correção e reescrita de textos na escola.
    • Nome do projeto: A atividade do revisor de textos considerada sob as perspectivas dialógica da linguagem e ergológica do trabalho (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BARBOSA, V. F. , GRILLO, S. V. C. .
      Descrição: Curso de extensão ministrado na USP em 2020.
    • Nome do projeto: Como Corrigir Redações na Escola (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BARBOSA, V. F. , SARDA, D. N. , GRILLO, S. , CAVALCANTI, U. .
      Descrição: A correção de textos é uma atividade constante no cotidiano escolar, porém o professor dispõe de pouco espaço para refletir e aprimorar suas práticas. Ciente dessa realidade, o curso teve por objetivo, junto a professores da rede de Educação Básica de São Paulo, abrir um espaço para a reflexão sobre o processo de correção e reescrita de textos na escola.
    • Nome do projeto: A atividade do revisor de textos considerada sob as perspectivas dialógica da linguagem e ergológica do trabalho (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BARBOSA, V. F. , GRILLO, S. V. C. .
      Descrição: Curso de extensão ministrado na USP em 2020.
    • Nome do projeto: As contribuições de Volóchinov e Bakhtin ao método sociológico nos anos 1920: contexto, tradução e notas (2018 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, V. F. , AMERICO, E. V. , GUEDES, A. L. , GRILLO, S. V. C. , DOMINGUES, T. , MESQUITA, I. B. .
      Descrição: Aprofundar a compreensão de uma teoria dialógica do discurso, por meio da tradução de obras do Círculo de Bakhtin produzidas nos anos 1920 ainda não vertidas do russo em língua portuguesa e do estudo do contexto histórico e intelectual desses trabalhos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
    • Nome do projeto: Letramento acadêmico: apontamentos sobre a escrita de artigos científicos (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BARBOSA, V. F. , SARDA, D. N. , SILVA FILHO, U. C. , GRILLO, S. V. C. .
      Descrição: Considerando que o gênero artigo científico é um espaço de formulação e divulgação de conhecimento inédito nas mais variadas áreas do saber, este curso justifica-se por apresentar princípios norteadores da produção, submissão e avaliação de artigos em periódicos das Áreas de Letras e Educação. Justifica-se ainda pelo fato de o artigo científico ser dos mais importantes gêneros para ingresso e permanência na esfera científica.
    • Nome do projeto: Letramento acadêmico: apontamentos sobre a escrita de artigos científicos (2022 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BARBOSA, V. F. , SARDA, D. N. , SILVA FILHO, U. C. , GRILLO, S. V. C. .
      Descrição: Proporcionar o conhecimento dos princípios de produção, submissão e avaliação de artigos científicos para preparar os participantes a atuarem na esfera científica.
    • Nome do projeto: Letramento acadêmico: apontamentos sobre a escrita de artigos científicos (2022 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BARBOSA, V. F. , SARDA, D. N. , GRILLO, S. , SILVA FILHO, U. C. .
      Descrição: Proporcionar o conhecimento dos princípios de produção, submissão e avaliação de artigos científicos para preparar os participantes a atuarem na esfera científica.
    • Nome do projeto: A revisão textual em perspectiva dialógica: princípios epistemológicos e exemplos analíticos (2022 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BARBOSA, V. F. , GRILLO, S. .
      Descrição: Apesar da grande demanda em torno do trabalho do revisor de textos na esfera acadêmica, pesquisas filiadas a teorias discursivas que investiguem o fazer desse profissional que atua principalmente na revisão de gêneros acadêmicos, buscando melhor compreender a complexidade envolta nessa atividade laboral, são ainda pouco encontradas, tal como mostram os resultados de buscas a bancos oficiais de trabalhos acadêmicos no Brasil.
    • Nome do projeto: Letramento acadêmico: apontamentos sobre a escrita de artigos científicos (2023 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BARBOSA, V. F. , GRILLO, S. , SILVA FILHO, U. C. , DOMINGUES, T. .
    • Nome do projeto: A atividade do revisor de textos acadêmicos em abordagem enunciativo-discursiva da linguagem" (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BARBOSA, V. F. , GRILLO, S. .
      Descrição: Apesar da grande demanda em torno do trabalho do revisor de textos na esfera acadêmica, pesquisas filiadas a teorias discursivas que investiguem o fazer desse profissional que atua principalmente na revisão de gêneros acadêmicos, buscando melhor compreender a complexidade envolta nessa atividade laboral, são ainda pouco encontradas, tal como mostram os resultados de buscas a bancos oficiais de trabalhos acadêmicos no Brasil. Ao encontro dessa demanda, apresenta-se este curso de extensão com vistas a analisar, via perspectiva bakhtiniana em interface com a abordagem ergológica, a atividade de revisão textual com vistas a melhor compreender a complexidade envolta no fazer laboral do revisor de textos acadêmicos.
    • BARBOSA, V. F. ; AMARAL, T. T. B. . Webquest Calçada da Fama. 2010 - Desenvolvimento de material didático ou instrucional digital - educacional
    • BARBOSA, V. F. . A literatura infanto-juvenil + o ELO = a uma forma muito alegre de aprender. 2010 - Desenvolvimento de material didático ou instrucional digital - educacional
    • BARBOSA, V. F. ; Ribeiro, K. R. ; LIMBERGER, B. ; JERONIMO, G. ; MILESKI, I. ; CORREA, A ; STREY, C. . Psicolinguística. 2014 - Editoração de periódico
    • BARBOSA, V. F. ; Ribeiro, K. R. ; LIMBERGER, B. ; MILESKI, I. ; JERONIMO, G. ; STREY, C. ; CORREA, A . Fonologia e Variação Fonético-Fonológica. 2014 - Editoração de periódico
    • BARBOSA, V. F. ; LIMBERGER, B. ; STREY, C. ; CORREA, A ; JERONIMO, G. ; MILESKI, I. ; Ribeiro, K. R. . Editoração da seção temática: Pragmática e suas interfaces - Revista Letrônica do PPG Letras da PUCRS. 2015 - Editoração de periódico
    • BARBOSA, V. F. ; Di Fanti, M.G.C ; LIMBERGER, B. ; THEOBALD, P. ; GONÇALVES, T. M . Caderno de Resumos: DUO VII - Dialogue Under Occupation - PPGL em Diálogo - 45 anos. 2015 - Editoração de anais
    • BARBOSA, V. F. ; LIMBERGER, B. ; CORREA, A ; Ribeiro, K. R. ; MILESKI, I. ; STREY, C. ; JERONIMO, G. . Editoração da seção temática: Sintaxe e suas interfaces - Revista Letrônica do PPG Letras da PUCRS. 2015 - Editoração de periódico
    • BARBOSA, V. F. ; Di Fanti, M.G.C ; LIMBERGER, B. ; GONÇALVES, T. M ; MINUZZI, Luara ; BILHARVA-DA-SILVA, F. ; SCHNEIDER, F. ; CRUZ, G. A. . Editoração do número especial Diálogos - Revista Letrônica do PPG Letras da PUCRS. 2016.. 2016 - Editoração de periódico
    • BARBOSA, V. F. . Evento Dialogue under occupation VII PPGL/PUCRS. 2015 - Monitor
    • GRILLO, S. V. C. ; BARBOSA, VANESSA FONSECA ; SARDA, D. N. ; SILVA FILHO, U. C. . Correção de textos na escola. 2019 - Desenvolvimento de material didático ou instrucional digital - educacional
    • GRILLO, S. ; BARBOSA, V. F. ; SARDA, D. N. ; CAVALCANTI, U. . Correção de textos na escola. 2020 - Desenvolvimento de material didático ou instrucional digital - educacional
    • GRILLO, S. ; BARBOSA, V. F. ; SARDA, D. N. ; SILVA FILHO, U. C. . Letramento acadêmico: apontamentos sobre a escrita de artigos científicos (On-line). 2022 - Desenvolvimento de material didático ou instrucional digital - educacional
    • GRILLO, S. V. C. ; BARBOSA, V. F. ; SARDA, D. N. ; SILVA FILHO, U. C. . Letramento acadêmico: apontamentos sobre a escrita de artigos científicos (On-line). 2021 - Desenvolvimento de material didático ou instrucional digital - educacional