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Rosane de Sa Amado

    • É bacharel em Letras, habilitação Árabe-Português, mestre e doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo em pesquisa sobre o Pykobjê-Timbira, língua indígena da família Jê. Realizou pós-doutorado na Universidade de Brasília, no NEPPE-UnB, na área de Linguística Aplicada, com pesquisa voltada ao ensino de português como língua de acolhimento. É docente da Universidade de São Paulo e coordena o Grupo de Estudos de Português para Falantes de Outras Línguas (GE-PFOL). É coordenadora da área de Português Língua Estrangeira no Centro de Línguas da USP e representante do Português sem Fronteiras da USP no Programa Idioma Sem Fronteiras. Atua nas áreas de línguas indígenas, fonologia e morfologia do português e aquisição/ensino/aprendizagem do português como segunda língua/língua estrangeira. É organizadora do livro "Estudos em Línguas e Culturas Macro-jê" (Paulistana, 2010), co-organizadora do livro "Reflexões sobre o ensino de português para falantes de outras línguas" (Paulistana, 2012) com Beatriz Daruj Gil e co-organizadora do livro "Português indígena: novas reflexões" (Lincom, Munique, 2014) com Rogério Ferreira e Beatriz Christino.

       

      Links:    

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    • AMADO, R. S. ; GIL, B.D. ; NÓBREGA, M.H. . I Encontro de Estudos de Português para Falantes de Outras Línguas. 2010 (Universidade de São Paulo)
    • AMADO, R. S. . Coordenação do Simpósio "Aspectos fonológicos e morfossintáticos de línguas Jê e de Chiquitano" no VII Encontro de Línguas e Culturas Macro-jê. 2010 (Universidade de Brasília)
    • AMADO, R. S. . Coordenação de sessão de comunicações no I Seminário Internacional do Grupo de Estudos de Línguas em Contato. 2010 (Universidade de São Paulo)
    • AMADO, R. S. . Coordenação do Grupo de Trabalho "Discussão e reflexão sobre os modelos vigentes de Centros Universitários de Línguas" no II ENCEUL - Encontro Nacional dos Centros Universitários de Línguas. 2010 (Universidade Federal do Paraná)
    • AMADO, R. S. . Coordenação da mesa "Poder e representação indígena" no V Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. 2010 (Universidade de São Paulo)
    • GIL, B.D. ; NÓBREGA, M.H. ; AMADO, R. S. . II Encontro de Estudos de Português para Falantes de Outras Línguas. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • AMADO, R. S. ; KEWITZ, V. ; VIARO, M. ; CONDE, V. G. ; AQUINO, Z. G. O. ; SILVA, L. A. . III Colóquio de Pesquisa Discente em Filologia e Língua portuguesa. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • AMADO, R. S. . Português Língua de Acolhimento para Imigrantes. 2018 (Prefeitura Municipal de São Paulo - Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania)
    • AMADO, R. S. . Curso de português no 10º Módulo da Escola Timbira. 2006 (Centro de Trabalho Indigenista / Fundação Nacional do Índio)
    • AMADO, R. S. . A pesquisa e o ensino de português para falantes de outras línguas: um panorama. 2007 (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
    • AMADO, R. S. . Introdução aos Estudos do Português para Falantes de Outras Línguas. 2009 (Programa de Pós-Graduação em Letras)
    • AMADO, R. S. ; MANDALA, P. ; REINOLDES, M. . Portas Abertas - Português para imigrantes. 2018 (Livro didático)
  • Projetos de Pesquisa: 6
    • Nome do projeto: Aquisição/aprendizagem do português por falantes de outras línguas (2007 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMADO, R. S. , CAMARGO, V.S. , SILVA, F.I. , TAKAHASHI, N.T. , GUIMARÃES, M. , NOMURA, G.M. , ROMÃO, L.F. , ORRA, S. A. .
      Descrição: O objetivo deste projeto é descrever e analisar os processos de aquisição e aprendizagem do português como L2/LE por falantes de outras línguas, tanto estrangeiros residindo no Brasil, quando comunidades indígenas.
    • Nome do projeto: Ensino-aprendizagem de português para falantes de outras línguas (2013 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMADO, R. S. , TAKAHASHI, N.T. , OLIVEIRA, K.S. , ORRA, S. A. , LIMA E SILVA, M. , MANDALA, P. , SILVA, T. R. .
      Descrição: O objetivo deste projeto é descrever e analisar os processos de ensino-aquisição- aprendizagem do português como L2/LE por falantes de outras línguas, tanto estrangeiros residindo no Brasil, quanto comunidades indígenas.
    • Nome do projeto: Ensino de português como língua de acolhimento (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: AMADO, R. S. , CAPILLE, G. , MATOS, M. , RIBEIRO, L. , MALAGOLI, M. , RIBEIRO, I. .
      Descrição: O projeto envolve ensino de português como língua de acolhimento para imigrantes e refugiados residentes da região metropolitana de São Paulo. As aulas são ministradas por alunos de graduação e pós-graduação da Letras-USP no Centro de Línguas-USP e nas organizações não-governamentais Missão Paz e Oásis Solidário. Também está vinculado um projeto de elaboração de material didático para o referido curso com cinco bolsas de graduação da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária-USP.
    • Nome do projeto: Ensino de português como língua de acolhimento (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMADO, R. S. , EIRO, J. , ZELINA, A. , AYRES, L. , GOUVEIA, A. , SIMOES, J. , KERBAUY, A. C. .
      Descrição: Este projeto dá sequência ao anterior - português para falantes de outras línguas - abrangendo a nova área de pesquisa do português como língua de acolhimento. Além de promover o ensino de português como segunda língua para imigrantes e indígenas, o português língua de acolhimento busca integrar a sociedade do entorno por meio de ações que envolvam o ensino de português como língua materna a adultos em processo de alfabetização e de crianças em idade escolar, sensibilizando e envolvendo a comunidade.
    • Nome do projeto: Ensino de português como língua de acolhimento (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMADO, R. S. , EIRO, J. , ZELINA, A. , AYRES, L. , GOUVEIA, A. , SIMOES, J. , KERBAUY, A. C. .
      Descrição: Este projeto dá sequência ao anterior - português para falantes de outras línguas - abrangendo a nova área de pesquisa do português como língua de acolhimento. Além de promover o ensino de português como segunda língua para imigrantes e indígenas, o português língua de acolhimento busca integrar a sociedade do entorno por meio de ações que envolvam o ensino de português como língua materna a adultos em processo de alfabetização e de crianças em idade escolar, sensibilizando e envolvendo a comunidade.
    • Nome do projeto: Aquisição do português como L2 pelos povos timbira (2007 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMADO, R. S. , SOUZA, J. C. , SILVA, T.R. .
      Descrição: O objetivo deste projeto é analisar as dificuldades enfrentadas por alunos Timbira quanto ao uso da língua portuguesa escrita e falada.
    • AMADO, R. S. . Revista LIAMES. 2013 - Parecer técnico
    • AMADO, R. S. ; BIZON, A. C. ; DINIZ, L. . ?Vamos juntos(as)! Curso de Português como Língua de Acolhimento ? Trabalhando e estudando?. 2020 - Parecer técnico
    • AMADO, R. S. . Revista Linguística. 2023 - Parecer técnico
    • AMADO, R. S. . Revista Filologia e Língua Portuguesa. 2024 - Parecer técnico
    • AMADO, R. S. . Revista Estudos Linguísticos. 2023 - Parecer técnico
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Juliana Brito Gomes de Oliveira Filologia e Língua Portuguesa Mestrado
  • Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
    Antonia Zelina Negrão de Oliveira Filologia e Língua Portuguesa Doutorado 17/08/2020
    Jessiléia Guimarães Eiró Filologia e Língua Portuguesa Doutorado 25/08/2020
    Talita Rodrigues da Silva Filologia e Língua Portuguesa Doutorado 21/11/2016
    Ana Cristina Kerbauy Vigar Filologia e Língua Portuguesa Doutorado 12/07/2023
    Neide Tomiko Takahashi Filologia e Língua Portuguesa Doutorado 31/03/2015
    Lilian Moreira Ayres de Souza Mazoni Filologia e Língua Portuguesa Doutorado 29/08/2019
    Moana de Lima e Silva Lobo Filologia e Língua Portuguesa Doutorado 06/10/2017
    Samira Ahmad Orra Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 13/12/2013
    Miley Antonia Almeida Guimarães Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 07/11/2012
    Talita Rodrigues da Silva Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 24/10/2011
    Juliana Chaves Farias Ferreira Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 20/10/2011
    Valeria Sena Camargo Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 27/10/2009
    Ana Cristina Kerbauy Vigar Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 15/08/2008
    Angelly Alani Marques de Gouveia Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 05/08/2019
    Neide Tomiko Takahashi Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 25/06/2008
    Thais Rosa Viveiros Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 11/06/2018
    Paola de Souza Mandalá Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 30/01/2015
    Gustavo Massami Nomura Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 02/07/2013
    Flávia Isabel da Silva Guimarães Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 04/11/2011
    Josefina Lopes Simões Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 20/08/2021
    Maria Ângela Padovani Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional Mestrado 23/11/2016