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Rosane de Sa Amado

    • É bacharel em Letras, habilitação Árabe-Português, mestre e doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo em pesquisa sobre o Pykobjê-Timbira, língua indígena da família Jê. Realizou pós-doutorado na Universidade de Brasília, no NEPPE-UnB, na área de Linguística Aplicada, com pesquisa voltada ao ensino de português como língua de acolhimento. É docente da Universidade de São Paulo e coordena o Grupo de Estudos de Português para Falantes de Outras Línguas (GE-PFOL). É coordenadora da área de Português Língua Estrangeira no Centro de Línguas da USP e representante do Português sem Fronteiras da USP no Programa Idioma Sem Fronteiras. Atua nas áreas de línguas indígenas, fonologia e morfologia do português e aquisição/ensino/aprendizagem do português como segunda língua/língua estrangeira. É organizadora do livro "Estudos em Línguas e Culturas Macro-jê" (Paulistana, 2010), co-organizadora do livro "Reflexões sobre o ensino de português para falantes de outras línguas" (Paulistana, 2012) com Beatriz Daruj Gil e co-organizadora do livro "Português indígena: novas reflexões" (Lincom, Munique, 2014) com Rogério Ferreira e Beatriz Christino.

       

      Links:    

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    • AMADO, R. S. ; GIL, B.D. . Reflexões sobre o ensino de português para falantes de outras línguas. São Paulo : Paulistana, 2012 . p. ISBN: 9788599829646.
    • CABRAL, A.S.A.C. ; MARTINS, A.M.S. ; KOGA, A. S. ; CHRISTINO, B. ; FERNANDES, E.R. ; ALVES, F. C. ; PACHECO, F. ; FALLEIROS, G.L.J. ; SOUZA, J. C. ; VEIGA, J. ; ALMEIDA, L. ; CAMARGO, L.S. ; SANTOS, L. ; SOUSA FILHO, S.M. ; LEA, V.R. ; D'ANGELIS, W.R. ; AMADO, R. S. . Estudos em línguas e culturas macro-jê. São Paulo : Paulistana, 2010 . 243p. ISBN: 9788599829431.
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  • Capítulos publicados: 14
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    • AMADO, R. S. ; REINOLDES, M. . Por uma pedagogia decolonial e intercultural no ensino de Português como Língua de Acolhimento: desafios e possibilidades. Português como lingua de acolhimento: práticas e perspectivas, v. 1, p. 17 - 22, 2021.
    • AMADO, R. S. . Português como língua de acolhimento para imigrantes e refugiados na cidade de São Paulo: políticas e práticas. Fronteiras linguísticas em contextos migratórios, v. 1, p. 195 - 216, 2019.
    • AMADO, R. S. . Le portugais comme langue d?accueil pour les immigrants et les refugies dans la ville de São Paulo : politiques et pratiques. Frontieres linguistiques en contextes migratoires: citoyennetés en construction, v. 1, p. 158 - 179, 2017.
    • AMADO, R. S. . O ensino de português para refugiados: caminho para a cidadania. Português para Falantes de Outras Línguas: interculturalidade, inclusão social e políticas linguísticas, v. 1, p. 69 - 86, 2016.
    • AMADO, R. S. . O ensino de PL2 em comunidades indígenas: uma questão de identidade. Português como Língua Estrangeira na UESC: questões identitárias e culturais, v. 1, p. 117 - 128, 2012.
    • AMADO, R. S. ; SARTESCHI, R. ; GARMES, H. . Português - Linguagem e Códigos. Educação de Jovens e Adultos: ensino médio, v. 1, p. 05 - 320, 2013.
    • AMADO, R. S. ; KOGA, A. S. ; SOUZA, J. C. . Aquisição do português como segunda língua pelas comunidades timbira: descrição e comparação. Estudos em línguas e culturas macro-jê, v. 1, p. 205 - 229, 2010.
    • AMADO, R. S. ; RODRIGUES, R. . A flexão do verbo no português. Língua Portuguesa em foco: ensino-aprendizagem, pesquisa e tradução, v. 1, p. 45 - 71, 2010.
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    • AMADO, R. S. . Uma alternativa à hipótese dos prefixos relacionais nas línguas Jê: o caso do Pykobjê. Topicalizando Macro-jê, v. , p. 195 - 214, 2008.
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    • AMADO, R. S. ; SÁ, R. M. ; ALVES, F. C. . As estruturas silábicas do Canela Apãniekrá e do Pykobyê: uma contribuição aos estudos da sílaba nas línguas Timbira. In: II Congresso Nacional da ABRALIN , 1999 , Florianópolis. Caderno de Resumos do II Congresso Nacional da ABRALIN. : , 1999.
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    • AMADO, R. S. . Assessora da Organização Panamericana de Saúde no Programa Mais Médicos para o Brasil. 2016 (Assessoria)
    • AMADO, R. S. . Parecer na seleção de artigos do no. 15, da Revista Liames, Unicamp. 2015 (Parecer)
    • AMADO, R. S. . Parecer na seleção de artigos do no. 25, da Revista TradTerm, USP. 2015 (Parecer)
    • AMADO, R. S. . Parecer na seleção de artigos do no. 17, da Revista Filologia e Língua Portuguesa, USP. 2015 (Parecer)
    • AMADO, R. S. . Parecer ad-hoc Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2016 (Parecer)
    • AMADO, R. S. . Parecer ad-hoc Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2015 (Parecer)
    • AMADO, R. S. . Parecer na seleção de artigos do no. 42, da Revista Moara, UFPA. 2014 (Parecer)
    • AMADO, R. S. . Parecer na seleção de artigos do no. 7, v. 2, da Revista Letrônica, PUC-RS. 2014 (Parecer)
    • AMADO, R. S. . Parecer na seleção de resumos 62o Seminário do GEL. 2014 (Parecer)
    • AMADO, R. S. . Parecer ad-hoc Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. 2014 (Parecer)
    • AMADO, R. S. ; FERREIRA NETTO, W. ; LIMA-HERNANDES, M.C. ; FERREIRA, A. M. S. ; SILVA, A.O. ; OLIVEIRA, C.M.C. ; PERES, D.O. ; GUARANHA, D.L.C. ; GUARANHA, M.F. . Revisão técnica, adaptação e atualização do Minidicionário escolar da língua portuguesa Silveira Bueno. 2010 (Outra)
    • AMADO, R. S. . Parecer na seleção de artigos para o n. 11, v. 1/2 da revista Papia - Revista Brasileira de Estudos Crioulos e Similares. 2010 (Parecer)
    • AMADO, R. S. . Parecer na seleção de artigos da Revista Educação e Pesquisa da Faculdade de Educação da USP. 2009 (Parecer)
    • AMADO, R. S. . Parecer na seleção de artigos do vol. 11 da Revista Signum. 2008 (Parecer)
    • AMADO, R. S. . Parecer na seleção de artigos dos Anais do VIII Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal e do II Simpósio Internacional de Análise Crítica do Discurso. 2008 (Parecer)
    • AMADO, R. S. . Parecer na seleção de artigos do 35º número da revista Estudos Lingüísticos do GEL. 2006 (Parecer)
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    • AMADO, R. S. . O ensino de português como segunda língua (PL2) para falantes de línguas timbira: dificuldades na aquisição/aprendizagem da flexão nominal. 2010 (Comunicacao)
    • AMADO, R. S. . A pesquisa em línguas indígenas: por um Brasil multilíngue e multicultural. 2010 (Conferência)
    • AMADO, R. S. ; SCARAMUCCI, M.V.R. ; RIBEIRO, M.D.A. . Língua e interculturalidade: Linguística no ensino de leitura/escrita de PLE. 2009 (Congresso)
    • AMADO, R. S. . O Ensino e a Pesquisa no Centro de Línguas FFLCH-USP. 2009 (Comunicacao)
    • AMADO, R. S. ; NAGLE, C. ; SIGNORET, A. ; HERRERA-LIMA, M.E. ; CHARDENET, P. ; DAHLET, P. ; BORG, S. . Mesa-redonda Semi-plenária HERACLES pour un réseau mondial des centres universitaires de langues. 2009 (Congresso)
    • AMADO, R. S. . A oralidade indígena na aprendizagem do português escrito como L2: análise da produção de textos escritos por alunos timbira. 2008 (Seminário)
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    • AMADO, R. S. . O Exame de Proficiência em Português para Estrangeiros (CELPE-Bras): um novo impulso para a Pesquisa e o Ensino de PLE no Brasil. 2007 (Conferência)
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    • AMADO, R. S. . Português Língua Estrangeira (PLE): Perspectivas de Ensino e Pesquisa. 2007 (Conferência)
    • AMADO, R. S. ; ALMAZLOUM, A. . Refugiados sírios têm aulas de português em São Paulo. 2014 Rede Gazeta
    • AMADO, R. S. . Coordenação da plicação do 16º Exame para obtenção do Certificado de Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRAS). 2006 (Universidade de São Paulo / Ministério da Educação)
    • AMADO, R. S. . V Encontro de Línguas e Culturas Macro-jê. 2007 (Universidade de São Paulo)
    • AMADO, R. S. . Coordenação da aplicação da 17ª edição do Celpe-Bras - Exame de Proficiência em Português como Língua Estrangeira. 2007 (Universidade de São Paulo / Ministério da Educação / Ministério das Relações Exteriores)
    • AMADO, R. S. . Coordenação da aplicação da 18a. edição do Celpe-Bras - Exame de Proficiência em Português como Língua Estrangeira. 2007 (Ministério da Educação e Ministério das Relações Exteriores)
    • AMADO, R. S. . Coordenação da mesa "Fonologia e Sintaxe" no 15o. SIICUSP. 2007 (Universidade de São Paulo)
    • AMADO, R. S. . Coordenação da mesa "Línguas Indígenas e Africanas" no 12o. SIICUSP. 2004 (Universidade de São Paulo)
    • AMADO, R. S. ; CARVALHO, A.M. . Coordenação do Simpósio "O ensino de Língua Portuguesa como Língua Estrangeira" no I SIMELP. 2008 (Universidade de São Paulo, Universidade de Évora e Universidade Cruzeiro do Sul)
    • AMADO, R. S. . Coordenação da mesa. 2009 (Universidade de São Paulo)
    • AMADO, R. S. ; SANTOS, L. ; RODRIGUES, R. . Mediadora da vídeo-conferência "Para uma gramática comunicativa da língua portuguesa" entre a Université de LIlle 3 e a University of Helsinki. 2008 (Universidade de São Paulo)
    • AMADO, R. S. ; TEIXEIRA, M. ; CARNEIRO, A. ; OSÓRIO, P. ; SANTOS, L. . Coordenadora da mesa-redonda "Ensino de língua portuguesa como língua materna e como língua estrangeira: França, Portugal, Timor Leste e Brasil". 2009 (Universidade de São Paulo)
    • AMADO, R. S. ; GIL, B.D. ; NÓBREGA, M.H. . I Encontro de Estudos de Português para Falantes de Outras Línguas. 2010 (Universidade de São Paulo)
    • AMADO, R. S. . Coordenação do Simpósio "Aspectos fonológicos e morfossintáticos de línguas Jê e de Chiquitano" no VII Encontro de Línguas e Culturas Macro-jê. 2010 (Universidade de Brasília)
    • AMADO, R. S. . Coordenação de sessão de comunicações no I Seminário Internacional do Grupo de Estudos de Línguas em Contato. 2010 (Universidade de São Paulo)
    • AMADO, R. S. . Coordenação do Grupo de Trabalho "Discussão e reflexão sobre os modelos vigentes de Centros Universitários de Línguas" no II ENCEUL - Encontro Nacional dos Centros Universitários de Línguas. 2010 (Universidade Federal do Paraná)
    • AMADO, R. S. . Coordenação da mesa "Poder e representação indígena" no V Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. 2010 (Universidade de São Paulo)
    • GIL, B.D. ; NÓBREGA, M.H. ; AMADO, R. S. . II Encontro de Estudos de Português para Falantes de Outras Línguas. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • AMADO, R. S. ; KEWITZ, V. ; VIARO, M. ; CONDE, V. G. ; AQUINO, Z. G. O. ; SILVA, L. A. . III Colóquio de Pesquisa Discente em Filologia e Língua portuguesa. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • AMADO, R. S. . Português Língua de Acolhimento para Imigrantes. 2018 (Prefeitura Municipal de São Paulo - Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania)
    • AMADO, R. S. . Curso de português no 10º Módulo da Escola Timbira. 2006 (Centro de Trabalho Indigenista / Fundação Nacional do Índio)
    • AMADO, R. S. . A pesquisa e o ensino de português para falantes de outras línguas: um panorama. 2007 (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
    • AMADO, R. S. . Introdução aos Estudos do Português para Falantes de Outras Línguas. 2009 (Programa de Pós-Graduação em Letras)
    • AMADO, R. S. ; MANDALA, P. ; REINOLDES, M. . Portas Abertas - Português para imigrantes. 2018 (Livro didático)
    • Nome do projeto: Aquisição/aprendizagem do português por falantes de outras línguas (2007 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMADO, R. S. , CAMARGO, V.S. , SILVA, F.I. , TAKAHASHI, N.T. , GUIMARÃES, M. , NOMURA, G.M. , ROMÃO, L.F. , ORRA, S. A. .
      Descrição: O objetivo deste projeto é descrever e analisar os processos de aquisição e aprendizagem do português como L2/LE por falantes de outras línguas, tanto estrangeiros residindo no Brasil, quando comunidades indígenas.
    • Nome do projeto: Ensino-aprendizagem de português para falantes de outras línguas (2013 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMADO, R. S. , TAKAHASHI, N.T. , OLIVEIRA, K.S. , ORRA, S. A. , LIMA E SILVA, M. , MANDALA, P. , SILVA, T. R. .
      Descrição: O objetivo deste projeto é descrever e analisar os processos de ensino-aquisição- aprendizagem do português como L2/LE por falantes de outras línguas, tanto estrangeiros residindo no Brasil, quanto comunidades indígenas.
    • Nome do projeto: Ensino de português como língua de acolhimento (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: AMADO, R. S. , CAPILLE, G. , MATOS, M. , RIBEIRO, L. , MALAGOLI, M. , RIBEIRO, I. .
      Descrição: O projeto envolve ensino de português como língua de acolhimento para imigrantes e refugiados residentes da região metropolitana de São Paulo. As aulas são ministradas por alunos de graduação e pós-graduação da Letras-USP no Centro de Línguas-USP e nas organizações não-governamentais Missão Paz e Oásis Solidário. Também está vinculado um projeto de elaboração de material didático para o referido curso com cinco bolsas de graduação da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária-USP.
    • Nome do projeto: Ensino de português como língua de acolhimento (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMADO, R. S. , EIRO, J. , ZELINA, A. , AYRES, L. , GOUVEIA, A. , SIMOES, J. , KERBAUY, A. C. .
      Descrição: Este projeto dá sequência ao anterior - português para falantes de outras línguas - abrangendo a nova área de pesquisa do português como língua de acolhimento. Além de promover o ensino de português como segunda língua para imigrantes e indígenas, o português língua de acolhimento busca integrar a sociedade do entorno por meio de ações que envolvam o ensino de português como língua materna a adultos em processo de alfabetização e de crianças em idade escolar, sensibilizando e envolvendo a comunidade.
    • Nome do projeto: Ensino de português como língua de acolhimento (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMADO, R. S. , EIRO, J. , ZELINA, A. , AYRES, L. , GOUVEIA, A. , SIMOES, J. , KERBAUY, A. C. .
      Descrição: Este projeto dá sequência ao anterior - português para falantes de outras línguas - abrangendo a nova área de pesquisa do português como língua de acolhimento. Além de promover o ensino de português como segunda língua para imigrantes e indígenas, o português língua de acolhimento busca integrar a sociedade do entorno por meio de ações que envolvam o ensino de português como língua materna a adultos em processo de alfabetização e de crianças em idade escolar, sensibilizando e envolvendo a comunidade.
    • Nome do projeto: Aquisição do português como L2 pelos povos timbira (2007 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMADO, R. S. , SOUZA, J. C. , SILVA, T.R. .
      Descrição: O objetivo deste projeto é analisar as dificuldades enfrentadas por alunos Timbira quanto ao uso da língua portuguesa escrita e falada.
    • AMADO, R. S. . Revista LIAMES. 2013 - Parecer técnico
    • AMADO, R. S. ; BIZON, A. C. ; DINIZ, L. . ?Vamos juntos(as)! Curso de Português como Língua de Acolhimento ? Trabalhando e estudando?. 2020 - Parecer técnico
    • AMADO, R. S. . Revista Linguística. 2023 - Parecer técnico
    • AMADO, R. S. . Revista Filologia e Língua Portuguesa. 2024 - Parecer técnico
    • AMADO, R. S. . Revista Estudos Linguísticos. 2023 - Parecer técnico
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Juliana Brito Gomes de Oliveira Filologia e Língua Portuguesa Mestrado
  • Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
    Antonia Zelina Negrão de Oliveira Filologia e Língua Portuguesa Doutorado 17/08/2020
    Jessiléia Guimarães Eiró Filologia e Língua Portuguesa Doutorado 25/08/2020
    Talita Rodrigues da Silva Filologia e Língua Portuguesa Doutorado 21/11/2016
    Ana Cristina Kerbauy Vigar Filologia e Língua Portuguesa Doutorado 12/07/2023
    Neide Tomiko Takahashi Filologia e Língua Portuguesa Doutorado 31/03/2015
    Lilian Moreira Ayres de Souza Mazoni Filologia e Língua Portuguesa Doutorado 29/08/2019
    Moana de Lima e Silva Lobo Filologia e Língua Portuguesa Doutorado 06/10/2017
    Samira Ahmad Orra Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 13/12/2013
    Miley Antonia Almeida Guimarães Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 07/11/2012
    Talita Rodrigues da Silva Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 24/10/2011
    Juliana Chaves Farias Ferreira Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 20/10/2011
    Valeria Sena Camargo Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 27/10/2009
    Ana Cristina Kerbauy Vigar Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 15/08/2008
    Angelly Alani Marques de Gouveia Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 05/08/2019
    Neide Tomiko Takahashi Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 25/06/2008
    Thais Rosa Viveiros Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 11/06/2018
    Paola de Souza Mandalá Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 30/01/2015
    Gustavo Massami Nomura Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 02/07/2013
    Flávia Isabel da Silva Guimarães Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 04/11/2011
    Josefina Lopes Simões Filologia e Língua Portuguesa Mestrado 20/08/2021
    Maria Ângela Padovani Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional Mestrado 23/11/2016