Não autenticado |

Mona Mohamad Hawi

    • Mona Mohamad Hawi - Professora Dra. da Universidade de São Paulo, no Departamento de Letras Orientais. DOUTORADO em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (2005), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, linha depesquisa em Linguagem e Educação, foco em Formação de Professores. MESTRADO (1997) em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, foco em Análise do Discurso. Professora de Língua Árabe (Clássica e Moderna) e Estudo do texto: análise e elaboraçao. Docente na Pós - Graduação no PPG LETRA - Língua Estrangeira e Tradução, linha de pesquisa em Estudos Linguísticos e foco na Formação de Professores de Língua Estrangeira . Linguista Aplicada com experiência e atuação na área de: Formação de Professores, Metodologias de Pesquisa, Ensino de Línguas Estrangeiras e Educação Bilíngue .Seu interesse de pesquisa está nas práticas de ensino colaborativo e critico em línguas estrangeiras, na formação de professores/as, de avaliação e de aprendizagem expansiva, sob a perspectiva de teorias sócio críticas de aprendizagem e de discurso. Tem projeto de pesquisa no campo da Língua e Linguística Árabe e nos Estudos Bilíngues e Implementação de Materiais Didáticos. Sua pesquisa trata da "Elaboração e Produção de Unidades Didáticas para Aprendizes em Língua Árabe, com foco nas Atividades Sociais" sob a perspectiva da Teoria da Atividade. Atuou como docente no UniFieo (1988-2008) , além de ter ministrado cursos de Extensão Universitária na COGEAE- Coordenadoria Geral de Especialização Aperfeiçoamento e Extensão na área de Linguagem e Educação, com foco no papel do Coordenador e nas Teorias de Ensino-Aprendizagem, de 2003 a 2007. É membro do grupo de pesquisa (colaboradora externa) projeto LEDA - Leitura e Escrita nas Diferentes Áreas e no AB - Aprender Brincando - ambos ligados ao PAC - Programa Ação Cidadã- na PUC-SP: no primeiro, trabalha com a formação de Grupos de Apoio e no segundo, com a construção do Projeto Político Pedagógico e o conceito do Brincar. Também participou do grupo de pesquisa LACE- PUC-SP como pesquisadora colaboradora externa. E-mail: mmhawi@uol.com.br.

       

      Links:    

    • Ensino/aprendizagem/avaliação e formação de professores de línguas estrangeiras
    • Ideias bakhtinianas em diálogo
    • Ensino -aprendizagem/ Aquisição de Línguas
    • HAWI, M. M. ; PEREIRA, M. H. M. ; VASCONCELOS, T. C. ; SOUSA, D. L. F. . Dialogos da Educaçao com Bakhtin, Freire e Vigotsky-Volume 4. Sao Paulo : Mentes Abertas, 2024 . 227p. ISBN: 9786583023018.
    • SANTANA, D. B. ; SILVA, E. W. L. ; HAWI, M. M. . DIÁLOGOS DA EDUCAÇÃO COM BAKHTIN, FREIRE E VIGOTSKI VOLUME 3. São Paulo : Mentes Abertas, 2023 . 213p. ISBN: 9786580266753.
    • HAWI, M. M. ; SOUZA, F. M. ; SILVA, O. O. ; KFOURI, M. L. C. . Práticas de Ensino e de Formação Docente em Línguas Estrangeiras: projetos, programas, iniciativas de resistência e gestos glotopolíticos. São Paulo : Mentes Abertas, 2022 . 158p. ISBN: 9786580266654.
    • SOUZA, F. M. ; HAWI, M. M. ; VASCONCELOS, T. C. . Diálogos da educação com Bakhtin, Freire e Vygotsky. São Paulo : Mentes Abertas, 2021 . 159p. ISBN: 9786587069821.
    • HAWI, M. M. . Sentidos da Atividade de Ensino de Professores Universitários: contribuições da Teorias da Atividade. Sao Paulo : Mentes Abertas, 2020 . 197p. ISBN: 9786599027819.
    • HAWI, M. M. ; SOUZA, F. M. ; OLIVEIRA, L. R. . Diálogos da educação com Bakhtin, Freire e Vygotsky. Sao Paulo : Editora Mentes Abertas, 2020 . 181p. ISBN: 9786599027802.
    • HAWI, M. M. ; MENEZES, A. J. ; CRISPIM, D. . ESTUDOS DA ÁSIA Artes, tradução e identidades culturais. São Paulo : FFLCH/USP, 2017 . 224p. ISBN: 9788575062890.
    • HAWI, M. M. ; DAMIANOVIC, M. C. ; SCHETTINI, R. H. ; Szundi, Paula . Vygotsky: uma revisita o século XXI. São Paulo : Andross, 2009 . 278p. ISBN: 0903540.
    • SILVA, O. O. ; HAWI, M. M. . Línguas alóctones como componentes adicionais: novos desafios glotipolitícos para a expansão e permanência da atividade de ensino-aprendizagem plurilíngue no currículo escolar atual Open Minds International Journal , v. 2 , p. 95 - 112 , 2021. ISSN: 26755157.
    • HAWI, M. M. ; TOLOMEI, C. N. . apresentaçao da revista e trabalhos Open Minds International Journal , v. 01 , p. 01 - 97 , 2020. ISSN: 26755157.
    • HAWI, M. M. . O Ensino-Aprendizagem de Língua Árabe sob a Ótica da Teoria da Atividade. Tiraz (USP) , v. 08 , p. 8 - 173 , 2017. ISSN: 18070604.
    • HAWI, M. M. . O conflito: instrumento de reflexão crítica Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Impresso) , v. 1 , p. 1 - 18 , 2014. ISSN: 16760786.
    • HAWI, M. M. ; MELLO, D. M. ; DAMIANOVIC, M. C. ; NININ, M. O. G. . Questionário e programas de formação em serviço:analisando e cruzando dados Claritas (PUCSP) , v. 11 , p. 113 - 141 , 2005. ISSN: 14145243.
    • HAWI, M. M. ; NININ, M. O. G. ; MELLO, D. M. ; DAMIANOVIC, M. C. . questionários e instrumentos de reflexão em pesquisas na linguistica aplicada Contexturas , v. 8 , p. 91 - 114 , 2005. ISSN: 01047485.
    • HAWI, M. M. ; SILVA, O. O. ; FELIPE, S. F. . A Atividade de Formaçao Docente sob a perspectiva sociohistórico-cultural: realtos de uma experiência de extensão com professores de japonês das redes publicas. Práticas de Ensino e de Formação Docente em Línguas Estrangeiras: projetos, programas, iniciativas de resistência e gestos glotopolíticos, v. 1, p. 7 - 153, 2022.
    • HAWI, M. M. ; SILVA, O. . Educação bi/plurilinguística pública e popular: potencialidades do ensino-aprendizagem de línguas não-hegemônicas como prática decolonial transformadora na escola.. Diálogos da educação com Bakhtin, Freire e Vygotsky, v. 2, p. 7 - 159, 2021.
    • HAWI, M. M. ; MURARI, T. . O Ensino de Mandarim para Crianças. Diálogos da educação com Bakhtin, Freire e Vygotsky, v. 1, p. 7 - 181, 2020.
    • HAWI, M. M. ; GHAZIRI, S. M. . A autorreflexão sobre o ensino de leitura e escrita em lingua árabe. Bakthin Dialogado: Alteridade, Relações Dialógicas e Sociedade, v. 1, p. 9 - 250, 2020.
    • GHAZIRI, S. M. ; HAWI, M. M. . Leituras e Leitores no mundo atual: O caso do texto em movimento. Prática docente: rupturas, diálogos, inovações, v. 1, p. 9 - 236, 2020.
    • HAWI, M. M. ; ARANTES, P. A. S. . Os sentidos e significados construídos na interação professor-aluno em sala de aula no contexto de esnino de língua estrangeira.. Diálogos da educaçao com Bakhtin, Freire e Vigostsky, v. 1, p. 07 - 180, 2020.
    • HAWI, M. M. . Conflito e negociação de sentidos, por meio da Reflexão Critica. Pesquisa Colaborativa: Multirreferenciais e práticas convergentes, v. 1, p. 5 - 378, 2016.
    • HAWI, M. M. . Elaboração de Unidades Didáticas para o Ensino de Língua Árabe no Contexto das Atividades Sociais. Integrando e Desencapsulando Currículos do Ensino Superior, v. 1, p. 7 - 230, 2015.
    • HAWI, M. M. ; SCHETTINI, R. H. . Reuniões de Planejamento: um entrelace de experiências e aprendizados. Pesquisa e ensino de leitura no mundo atual: debates múltiplos., v. 1, p. 7 - 291, 2013.
    • HAWI, M. M. ; ARANHA, E. . Diretores, Coordenadores e Pesquisadores na rede do Aprener Brincando: aprender, que barulho é esse. Programa Ação Cidadã: Pesquisa e transforma(ação) de comunidades, v. 1, p. 9 - 310, 2011.
    • HAWI, M. ; HAWI, M. M. . Línguas Orientais e sociedade contemporânea: proposições acerca do ensino de leitura e escrita em árabe. Leitura e Contemporaneidade: Novos Suportes, Projetos de Incentivo e variedade de Contexto, v. 1, p. 5 - 186, 2012.
    • HAWI, M. ; HAWI, M. M. . Elaboração de Material Didático para o Ensino da Língua Árabe sob a Perspectiva de Gêneros Discursivos. ARABISMO: Um tema e suas representações no Brasil e em Portugal, v. 1, p. 11 - 199, 2010.
    • HAWI, M. M. ; SCHETTINI, R. H. . A Universidade e as escolas: a formação de Grupos de Apoio ou por um entrelaçamento de experiências e aprendizados. Ação Cidadã: por uma formação crítico- inclusiva, v. 1, p. 5 - 170, 2006.
    • HAWI, M. M. . A influência magalheana em minha prática docente. Um percurso na formação docente, v. 1, p. 244 - 248, 2007.
    • HAWI, M. M. . As sete chaves do Islã . Revista São Paulo - Folha de São Paulo , São Paulo , 30 jan. 2011.
    • HAWI, M. M. ; NAGUMO, S. F. F. . DESAFIOS NA ELABORAÇÃO DE AULAS DE JAPONÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL NA REDE PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA DE ENSINO BÁSICO PELA PERSPECTIVA DA TEORIA DA ATIVIDADE. In: II seminaro Internacional de pesquisas em ensino eaprendizagem de lin guas: abordagens quantitativa e mista , 2024 , Passo Fundo. Anais do II Seminário Internacional de Pesquisas em Ensino e Aprendizagem de Línguas. Passo Fundo : EDIUPF, 2024. p. 138 - 149.
    • HAWI, M. M. . O ENSINO DE LÍNGUA ÁRABE PARA ALÉM DA SALA DE AULA. In: Seminário Internacional de Pesquisas em Ensino e Aprendizagem de Línguas , 2024 , Passo Fundo. Anais do II Seminário Internacional de Pesquisas em Ensino e Aprendizagem de Línguas. Passo Fundo : EDIUPF, 2024.
    • HAWI, M. M. . APRENDER ÁRABE PARA ALÉM DA SALA DE AULA. In: I SEMINÁRIO de ESTUDOS LINGUISTICOS e de ENSINO de LINGUAS ? SELINEL , 2024 , Sao Paulo. I SEMINÁRIO de ESTUDOS LINGUISTICOS e de ENSINO de LINGUAS ? SELINEL. : , 2024.
    • HAWI, M. M. . O ENSINO DE LÍNGUA ÁRABE PARA ALÉM DA SALA DE AULA. In: II Seminario Internacional de Pesquisas em ensino e Aprendizagens de linguas: abordagens quantitativas e mista , 2023 , Passo Fundo. II Seminario Internacional de Pesquisas em ensino e Aprendizagens de linguas: abordagens quantitativas e mista. : , 2023. p. 1 - 1.
    • HAWI, M. M. . Língua árabe em uso: tradição , tradução e ensino. In: V Congresso Nacional de Estudos Linguísticos - V CONEL , 2019 , Vitória Espirito Santo. Caderno de resumos - V CONEL. : , 2019.
    • HAWI, M. M. . O ensino de Língua árabe na perspectiva das atividades sociais. In: 20º Intercâmbio em Linguistica Aplicada - InPLA , 2015 , São Paulo. As múltiplas faces da Linguagem. : , 2015.
    • HAWI, M. M. . Planejamento de Unidades Didáticas para o ensino de língua árabe no contexto das atividades sociais. In: 19º InPLA Intercâmbio em Linguistica Aplicada e 5º SIL Simpósio Internacional de Linguîstica , 2013 , São Paulo. Intercâmbio em Linguistica Aplicada e Simpósio Internacional de Lingusitica. : , 2013. p. 5 - 25.
    • HAWI, M. M. . Leitura e Escrita em Língua Estrangeira:ma atividade Crítica em sala de aula. In: 6º simpósio Açao Cidadã ( SIAC) Fazer escolhas, tomar decisões , 2012 , São Paulo. Caderno de resumos 6º simpósio ação Cidadã: fazer escolhas, tomar decisões. recife : Aprender Editora, 2012. p. 4 - 87.
    • HAWI, M. M. . Práticas de Elaboração de Unidades didáticas nas Línguas Estrangeiras. In: IV CLAFPL -IV Congresso latino Americano de Formação de Professores de Línguas , 2013 , Brasília. IV Congresso latino americano de Formação de Professores de Línguas. Brasilia : UNB, 2013. p. 3 - 375.
    • HAWI, M. M. . Elaboração de Unidades Didáticas para o Ensino de Língua Árabe no Contexto das Atividades Sociais. In: Plurilinguismo em contexto universitário , 2012 , São Paulo. I ENCONTRO SOBRE ENSINO-APRENDIZAGEM DO CENTRO DE LINGUAS DA FFLCH/SP. São Paulo : centro de Linguas, 2012. p. 4 - 119.
    • HAWI, M. M. . Práticas de Planejamento e Implementação de Unidades Didáticas: Uma Cadeia Criativa de Atividades. In: 6º simpósio Açao Cidadã ( SIAC) Fazer escolhas, tomar decisões , 2012 , São Paulo. caderno de resumos. São Paulo : FAFICLA, 2012. p. 1 - p. 87.
    • HAWI, M. ; HAWI, M. M. . A Produção de Material Didático para o Ensino de Língua Árabe no contextos das Atividades Sociais. In: 5º SIMPÓSIO AÇÃO CIDADÃ - SIAC , 2011 , São Paulo. ROMPENDO BARREIRAS PELA CIDADANIA. Fortaleza CE : Aprender Editora, 2011. p. 12 - 308.
    • HAWI, M. M. . Elaboração e preparação de Material Didático para o ensino de língua árabe, para alunos universitários. In: III Bilinglatam , 2009 , São Paulo. Cadernos de resumos. São Paulo : Pró art, 2009. p. 01 - 245.
    • HAWI, M. M. ; SCHETTINI, R. H. . A pedagogia crítica nos trabalhos de formação de professores. In: VI Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire , 2008 , São PAulo. Globalização, Educação e Movimentos Sociais: 40 anos de Pedagogia do Oprimido. São PAulo : Instituto Paulo Freire, 2008.
    • HAWI, M. M. . Discussing th sense relationship in a professor´s teaching activity. In: ISCAR - International Society for Cultural and Activity , 2009 , Universidade de San Diego. Ecologies of Diversities:The developmental and historical interarticulation of human mediational forms. California San Diego : , 2009.
    • HAWI, M. M. ; LIBERALI, F. C. ; MAGALHAES, M. C. C. ; SCHETTINI, R. H. ; SHIMOURA, A. . Opapel da Equipe diretiva na formação dos Educadores no contexto do projeto Aprender Brincando. In: I SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIAS , 2009 , Juiz de Fora. I SEMINÁRIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE CRIANÇAS E INFÂNCIAS. Juis de fora : , 2009.
    • HAWI, M. M. . Programa açõ cidadã: práticas sociais para a inclusão de todos. In: Semana cultural - UNIFIEO , 2006 , . Revista do UNIFIEO. Osasco -SP : EDIFIEO, 2006. p. 3 - 78.
    • HAWI, M. M. . Pac e a leitura nas diferentes áreas. In: Programa ação cidadã: atividades em transformação para ainclusão de todos , 2006 , São Paulo. caderno de resumos. São Paulo : Loyola, 2006. p. 5 - 49.
    • HAWI, M. M. . Discutindo a relação de sentido e significado na atividade de ensinode professores universitários de um curso de Letras-Poster. In: Programa Ação Cidadã: atividades em transformação para ainclusão de todod , 2006 , São Paulo. caderno de Resumos. : , 2006. p. 5 - 42.
    • HAWI, M. M. . Discutindo a relação de sentido e significado no Sistema de Atividade de ensino de professores universitários de um curso de Letras. In: 33rd Interantional Congrees Systemic Functional , 2006 , São Paulo. caderno de resumos. São Paulo : PUC-SP, 2006. p. 2 - 215.
    • HAWI, M. M. ; LIBERALI, F. . Integração universidade-escola:projeto ação cidadã:leitura nas diferentes áreas. In: I Ciongresso Latino-americano sobre formação de professores de Linguas , 2006 , Florianópolis. caderno de resumos. Curitiba -Paraná : CATAM -Comérico de Livros LTDA, 2006. p. 7 - 237.
    • HAWI, M. M. . Um questionário e um programa de formação em serviço para professores de línguas: analisando e cruzando dados. In: VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada , 2004 , São Paulo. Cadernos de resumso. : , 2004. p. 3 - 216.
    • HAWI, M. M. . Pesquisa Colaborativa/AçãoColaborativa: Instrumentos de Inserção Profissional em trabalho de Formação deprofessores. In: 14º InPLA , 2004 , . Caderno de resumos -digital. SãoPaulo : PUC-SP, 2004. p. 3 - 100.
    • HAWI, M. M. ; SCHETTINI, R. H. . Grupos de Apoyo en la cadena creativa: relato de experiencias y aprendizajes brasilenos enlas reuniones de planeamento. In: I Congresso Internacional de Lingüística Aplicada , 2007 , . Programa de Actividades. : , 2007. p. 3 - 100.
    • HAWI, M. M. ; SCHETTINI, R. H. ; MAGALHAES, M. C. C. . The activityof continuos education for teachers service:pedagogical meeting. In: The 7th International L.S. Vygotsky Memorial Conference Cultural-Historical Theory:Prospects of development , 2006 , . IIEPCIIEKTNBbI PA3BNTHR. : , 2006. p. 2 - 372.
    • HAWI, M. M. . The Cosntruction of the sense-learning relation in a Professor´s teaching activity. In: The 7th International L.S. Vygotsky Memorial Conference Cultural-Historical Theory:Prospects of development , 2006 , . HEPCIIEKTNBbI PA3BNTNR. : , 2006. p. 2 - 372.
    • HAWI, M. M. . Discussing the sense-meaning relation in a professor´s teaching activity. In: Language In Action - Vygotsky and Leontievian Today , 2006 , . Language In Action Vygotsky and Leontievian today. Finlândia : University of Jyvaskyla, 2006. p. 3 - 70.
    • HAWI, M. M. . Discutindo a Relação de Sentido e Significado de professores universitários de um curso de Letras. In: 33rd International Systemic Functional Congress Certificate , 2006 , . 33rdISFC -SFL and Interdisiciplinary Dialogue:Politics, education and Business. São Paulo : PUC-SP, 2006. p. 2 - 216.
    • HAWI, M. M. ; SCHETTINI, R. H. . Professores em serviço e a costruçãodo objeto na rede de sistema de atividade de formaçãode professores. In: 16º InPLA Intercâmbio de Lingüística Aplicada - Linguagem em Atividades. Atividade de e--a colaborativa de professores e a abordagem sócio-histórico cultural... 2007. (Participações em eventos/Congresso). , 2007 , São Paulo. Caderno de resumos. São Paulo : oneimagem, 2007. p. 20 - 25.
    • HAWI, M. M. ; SCHETTINI, R. H. . grupo de apoio como mediador na produçãode significado compartilhado. In: 16º InPLA Intercâmbio de Lingüística Aplicada - Linguagem em Atividade. Cadeia Criativa na produção de conhecimento. 2007. (Participações em eventos/Congresso). , 2007 , . Caderno de resumos. São Paulo : one imagem, 2007. p. 34 - .
    • HAWI, M. M. ; NININ, M. O. G. ; DAMIANOVIC, M. C. ; MELLO, D. M. . Questionários:instrumentos de reflexão em pesquisas na Lingüística Aplicada. In: APLIESP , 2005 , São Paulo. CONTEXTURAS: ensino crítico de Língua Inglesa. São Paulo : APLIESP, 2004. p. 91 - 114.
    • HAWI, M. M. ; NININ, M. O. G. . O questionário:objetivos, análise de respostas e possível reconstrução. In: VII _ CBLA , 2004 , São Paulo. Caderno de resumos. : , 2004.
    • HAWI, M. M. ; NININ, M. O. G. . Um olhar crítico para os intrumentos de coleta de dados. In: 13º InPLA - Metodologias de Pesquisa em Lingüística Aplicada , 2003 , São Paulo. Caderno de Resumos _ Intercâmbio em Lingüística Aplicada. : , 2003.
    • HAWI, M. M. . Contribuições da Teoria da Atividade na análise dos sentidos de professores universitários. In: 15º InPLA-Intercâmbio em Lingüística Aplicada , 2005 , São Paulo. Intercâmbio em Lingüística Aplicada. : , 2005.
    • HAWI, M. M. . Estudo de caso:Linguagem?Representação?Mas...tem que saber para ensinar?. In: 12ºInPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada , 2002 , São Paulo. Revista do 12º Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada. : , 2002.
    • HAWI, M. M. ; TOLOMEI, C. N. . Open Minds International Journal. São Paulo : Mentes Abertas , 2020 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • HAWI, M. M. . Estudos da Ásia: Artes, tradução e Identidades Culturais .. São Paulo : USP , 2017 (Prefácio, Pósfacio/Posfacio)
    • HAWI, M. M. . Estudos da Ásia: Artes, tradução e identidades culturais.. São Paulo : FFLCH/ USP , 2017 (Prefácio, Pósfacio/Posfacio)
    • HAWI, M. M. . Faraó Moisés e o êxodo dos filhos de Israel. Egito : Itaipu , 2015 (Tradução)
    • HAWI, M. M. . Portuguës para falantes de Árabe. São Paulo : Humanitas. São Paulo , 2009 (Resenha)
    • HAWI, M. M. . Prefácio. Assis - SP : Pedro & João Editores , 2012 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • HAWI, M. M. . Sofrimento e perdas. : , 2016 (Tradução)
    • DAMAINOVIC, M. C. ; HAWI, M. M. ; SCHETTINI, R. H. ; Szundi, Paula . Vygostsky: uma revisita no início do século XXI. São Paulo : Andross , 2009 (Prefácio, Pósfacio/Posfacio)
    • DAMIANOVIC, M. C. ; ORGANIZADORA, ; HAWI, M. M. ; MATEUS, E. F. . Material Didático:Elaboração e Avaliação. Taubaté : Cabral: editora e Livraria Universitária , 2007 (Quarta capa)
    • HAWI, M. M. . Parecerista do processo de seleção de bolsas do primeiro semestre de 2021 do Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução (PPG-LETRA).. 2021 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . Parecerista de artigos para a Revista EASIA. 2024 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . VII Encontro de Pós-graduandos em Estudos Japoneses,. 2024 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . Parecer da disciplina: La continuité des apprentissages en lecture et en écriture : perspectives théoriques et méthodologiques. 2020 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . Parecer da disciplina Pesquisas em engenharia didática e ensino de línguas adicionais e/ou estrangeiras. 2020 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . Parecerista do 3º Relatório em RDIDP ( Cert) da área do Chinês. 2019 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . PARECER DO PROJETO USP- COFECUB - TAME -INTER. 2019 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . O ensino de adjunção adnominal na escola: reflexões críticas. 2019 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . Parecerista do artigo O contexto de tradução de Literatura Árabe Contemporânea e o papel do tradutor enquanto mediador intercultural'. 2019 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . Avaliadora de artigos para publicação em revista da série Estudos do Projeto História do Portguês Paulista. 2017 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . Parecerista do Relatório de Atividades da profa. Juliana Mariano. 2016 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . Parecerista do terceiro relatório de Atividades de pesquisa em RDIDP. 2016 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . Membro da Comissão Cientifica do InPla Intercâmbio em Linguística Aplicada. 2015 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Parecer de trabalhos para apresentação no 20 Intercâmbio de Pesquisa em Lingusitica Aplicada InPLA. 2015 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . Artigo Científico para a revista Trad Term 26. 2015 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . Parecer artigo cientifico para a revista Trad Term 25/ Citrat-FFLCH/USP. 2015 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . 3º treinamento de Corretores - Correçao on line. 2015 (Outra)
    • HAWI, M. M. . 7º Simpósio Açao Cidadã e II ISCAR BRASIL. 2014 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . Correção On Line das Provas de Redação do SARESP 2014. 2015 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Parecerista do Relatório de Verena Kewitz - 1º Biënio - CERT. 2012 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . Relatório de Pesquisa(2008-2010). 2010 (Relatorio_tecnico)
    • HAWI, M. M. . Relatório de Pesquisa (2010-2012). 2012 (Relatorio_tecnico)
    • HAWI, M. M. . 1ºtreinamento de Corretores -Correção On-line das provas de redação -Saresp de 2012. 2013 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Correção On-line das Provas de redação do saresp de 2012. 2013 (Outra)
    • HAWI, M. M. . VICE-CHEFE do DEPARTAMENTO DE LETRAS ORIENTAIS. 2013 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Integrante da Comissão Cientifica do volumeEducação na diversidade: debates e desafios?,. 2014 (Outra)
    • HAWI, M. M. . 2º treinamento de Corretores Correção On Line das provas de Redação do SARESP 2013. 2014 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Correção On Line das Provas de Redação do SARESP 2013. 2014 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Relatório de Atividades e Pesquisa. 2014 (Relatorio_tecnico)
    • HAWI, M. M. . Membro de Banca examinadora do Processo Seletivo de Seleção Interna do PIBIC. 2014 (Assessoria)
    • HAWI, M. M. . Integrante da comissão comissão científica I Encontro sobre ensino-aprendizagem do Centro de Línguas da FFLCH/USP: Plurilinguismo em contexto universitário. 2012 (Outra)
    • HAWI, M. M. ; MAGALHAES, M. C. C. ; LIBERALI, F. ; SCHETTINI, R. H. ; DAMIANOVIC, M. C. . Membro do Comitê Científico do 5º Simpósio Ação Cidadã - 5º SIAC. 2011 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Parecerista na Comissão de Bolsas do Programa de Linguistica Apllicada e Estudos da Linguagem. 2011 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . Representante Titular da categoria dos Professores Doutores no Conselho do Departamento de Letras Orientais. 2011 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Coordenação do Curso de Língua Árabe no Centro de Línguas da FFLCH. 2012 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Membro do Conselho da Biblioteca. 2010 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Coordenadora de Graduação do Curso de Língua e Literatura Árabe. 2012 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Membro da Representação do Conselho do CITRAT. 2011 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Parecerista da Revista Trad Term - CITRAT/FFLCH-USP. 2011 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . Apresentação de Monografias dos Bolsistas de Iniciação Cientifica Toyama. 2011 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . Avaliadora dos resumos do 5º Simpósio Ação Cidadã. 2011 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . Parecersiata" aD HOC" do artigo " efeitos socilolinguisticos do contato entre o árabe e o português de SP para a revista Tiraz. 2009 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Debatedora do Simpósio Educação Crítico- Criativa no 2º SIAC. 2008 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Parecerista " AD HOC" para a Revista " THE ESPcialist". 2009 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Parecerist " AD HOC" no julgamento de dois artigos do 10º SILEL Simpósio Nacional de Letras e Lingusitica. 2008 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Parecerista do 2º SIAC - Simpósio Ação Cidadã. 2008 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . Representante Titular do Departamento de Letras Orientais na Comissão de Bibilioteca da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo. 2008 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Relatório deAtividades e Pesquisa. 2010 (Relatorio_tecnico)
    • HAWI, M. M. . Membro do CITRAT Comissão de tradutores da USP. 2009 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Membro do Conselho do Departamento do DLO. 2009 (Outra)
    • HAWI, M. M. . membro da banca examinadora da Comissão Interna do DLO de Iniciação Científica. 2009 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . (2) Orientação de observação de aulas para cumprimento do estágio obrigatório da disciplina metodologia de Ensino de Linguistica 2 semestre de 2006. 2006 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Orientação Geral para a Organização das Diretrizes Curriculares. 1999 (Outra)
    • HAWI, M. M. . II Ciclo de Estudos em Língua e Literatura. 2000 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Curso de Extensão Universitária. 1999 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Consultoria em Escola Privada. 2006 (Consultoria)
    • HAWI, M. M. . (2) Orientação de observação de aulas para cumprimento do estágio obrigatório da disciplina metodologia de Ensino de Linguistica. 2006 (Outra)
    • HAWI, M. M. . membro da sub-comissão de Análise dos resultados da Auto-Avaliação Geral 2005/2006do UNIFIEO. 2006 (Assessoria)
    • HAWI, M. M. . Parecerista de artigos para publicação no livro do 10º Simpósio Nacional de letras e Lingüística realizado pelo ILEEL/UFU. 2005 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . análise do projeto de iniciaçãocientífica Anaálise constrastiva doportuguês usado pelos garimpeiros do sul do Pará com o português padrão. 2003 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Análise do projeto deiniciaçãocientífica Sintaxe em sala de aula. 2002 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Análise do projeto de iniciaçãocientífica " adeuqação docurriculo de literatura frente à sala de aula. 2002 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Análise do projeto de inciação científica Oprocesso coordeantivo em falantes de baixa escolaridade. 2002 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Análise do projeto de inciação científica Anaçise crítica das gramáticas pedagógicas. 2003 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Parecerista no artigo de área complementar " descrevendo a trajetória da entrada na comunidade em estudo. 2006 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . parecerista no artigo de área complementar: "oprocedimento indireto das instruções ao sósia. 2007 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . Parecerista de artigo de área complementar: ' O processo de observação nas atividades de orientação a professores: uma perspectiva crítica. 2006 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . Parecerista no relatório semestral do projeto de pesquisa Jorge Miguel Marinho: uma biografia literária. 2005 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . Parecerista " ad hoc" para a revista The especialist. 2004 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . HAWI, M.M. Assessora Comunitária -Parecer. 2006 (Assessoria)
    • HAWI, M. M. . Relatório de pesquisa - Doutorado. 2004 (Relatorio_tecnico)
    • HAWI, M. M. . Relatório de pesquisa- Doutorado. 2003 (Relatorio_tecnico)
    • HAWI, M. M. . Relatório de pesquisa. 2002 (Relatorio_tecnico)
    • HAWI, M. M. . Revisora de Dissertações de Mestrado e Doutorado. 2000 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Assessoria para projetos de curta duração de inglês para alunos ingressantes. 2003 (Assessoria)
    • HAWI, M. M. . Elaboração do curso Português Instrumental para alunos ingressantes do Curso de Ciências Humanas. 2003 (Elaboracao_de_projeto)
    • HAWI, M. M. . Elaboração do relatório de Extensão Acadêmica do biênio 1998 -2000 do curso de Letras. 2000 (Relatorio_tecnico)
    • HAWI, M. M. . Elaboração do relatório acadêmico - biênio 2001 -2003 do curso de Letras. 2003 (Relatorio_tecnico)
    • HAWI, M. M. . Elaboração do curso Concepções de linguagem e reflexão crítica. 2005 (Elaboracao_de_projeto)
    • HAWI, M. M. . Elaboração do curso Concepções de Linguagem e reflexão crítica. 2003 (Elaboracao_de_projeto)
    • HAWI, M. M. . Participação na elaboração e análise do projeto de Plano diretor para Letras. 2003 (Elaboracao_de_projeto)
    • HAWI, M. M. . Artigo para a área complementar. 2004 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Elaboração de relatório de pesquisa _ Doutorado. 2001 (Relatorio_tecnico)
    • HAWI, M. M. . Elaboração de relatórios e preparação e análise de doumentação para análise e recredenciamento do Curso de Letras pelo MEC. 2003 (Relatorio_tecnico)
    • HAWI, M. M. . Parecerista do projeto de iniciação científica: " A brincadeira como instrumento para a aprendizagem de crianças excluídas( título provisório). 2005 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . Parecerista do projeto de iniciação científica " Ensinar Língua ou Linguagem? Por uma reflexão crítica da linguagem". 2002 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . Parecerista do projeto de iniciação científica do projeto " Nélson Rodrigues: uma flor de obssessão desvendade pela Lingüística". 2001 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . Parecerista do projeto de iniciação científica" O processo coordenativo em falantes de baixa escolaridade". 2002 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . Parecerista do projeto de iniciação científica " navegando pelos textos subjetivos produzidos por alunos de ensino médio: um retrato de sua identidade social?". 2002 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . Parecerista do projeto de iniciação científica " Adequação do curr´culo literatura frente à sala de aula". 2002 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . Parecerista do projeto de iniciação científica " Sintaxe em sala de aula". 2002 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . parecerista do projeto de iniciação científica " Análise crítica das Gramáticas Pedagógicas. 2003 (Parecer)
    • HAWI, M. M. . Da Aprendizagem e do Ensino Reflexivo em Língua Inglesa: uma nova abordagem para o curso de letras. 2000 (Elaboracao_de_projeto)
    • HAWI, M. M. . Português para estrangeiros CELPE BRAS. 1999 (Elaboracao_de_projeto)
    • HAWI, M. M. . Curso de Pós - Graduação Lato Sensu ; Estudos da linguagem: lingüística e Língua Portuguesa.. 2000 (Elaboracao_de_projeto)
    • HAWI, M. M. . Bakhtin, Freire, Vigotski: diálogos possiveis. 2024 (Conferência)
    • HAWI, M. M. . Sentidos da Atividade de Ensino de Professores Universitários: contribuição da Teoria da Atividade. 2021 (Outra)
    • HAWI, M. M. . TRANSDISCIPLINARIDADE NAS PESQUISAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS,. 2021 (Conferência)
    • HAWI, M. M. . A Graduação- FFLCH frente às demandas sócio- raciais. 2019 (Conferência)
    • HAWI, M. M. . Língua Árabe em uso: tradição, tradução e ensino. 2019 (Comunicacao)
    • HAWI, M. M. . O ensino de Língua Árabe no contexto de Atividades Sociais: por uma abordagem inovadora de aprendizagem?. 2019 (Congresso)
    • HAWI, M. M. ; Caffaro, P. ; F., F. B. . O ensino de língua árabe na perspectiva das atividades sociais. 2015 (Comunicacao)
    • HAWI, M. M. ; Caffaro, P. . Coordenadora do Simpósio de Arabistas: O Universo da Língua Árabe em Uso. 2015 (Simposio)
    • HAWI, M. M. . Ensino de Língua Árabe: dificuldades e perspectivas. 2014 (Conferência)
    • HAWI, M. M. . O Ensino de Língua Estrangeira na Perspectiva de Atividades Sociais: o caso do Árabe. 2014 (Conferência)
    • HAWI, M. M. . Leitura e Escrita em Língua Estrangeira:ma atividade Crítica em sala de aula.. 2012 (Comunicacao)
    • HAWI, M. M. . Planejamento de Unidades Didáticas para o ensino de língua árabe no contexto das atividades sociais. 2013 (Comunicacao)
    • Hawi, M.M. ; HAWI, M. M. . ?PRÁTICAS DE ELABORAÇÃO DE UNIDADES DIDÁTICAS NAS LINGUAS ESTRANGEIRAS?. 2013 (Congresso)
    • Hawi, M.M. ; SCHETTINI, R. H. ; HAWI, M. M. . Práticas de Planejamento e Implementação de Unidades Didáticas: uma cadeia criativa de Atividades. 2012 (Simposio)
    • Hawi, M.M. ; HAWI, M. M. . Elaboração de Unidades Didáticas para o Ensino de Língua Árabe no contexto das Atividades Sociais. 2012 (Conferência)
    • HAWI, M. M. . Ensino de Língua Estrangeira. 2011 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Livros Didáticos e Ensino de Língua e Literatura. 2011 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Coordenação e o papel da linguagem no trabalho reflexivo com professores. 2011 (Conferência)
    • HAWI, M. M. . A Produção de Material Didático para o Ensino de Língua Árabe no contexto das Atividades Sociais. 2011 (Comunicacao)
    • HAWI, M. M. . Ensino de Línguas estrangeiras: o idealizado e o concretizado em sala de aula. 2008 (Seminário)
    • HAWI, M. M. . II CLAFPL - II Congressso Latino Americano de Formação de Professoes de Línguas. 2008 (Congresso)
    • HAWI, M. M. . Elaboração de materiais didáticos para o ensino de língua árabe para estudantes brasileiros. 2009 (Simposio)
    • HAWI, M. M. . O Material Didático de língua arabe para universitários brasileiros. 2009 (Simposio)
    • LIBERALI, F. C. ; MAGALHAES, M. C. C. ; HAWI, M. M. ; Aranha , Elvira . O Grupo de Pesquisa LACE - Linguagem em Atividades no Contexto Escolar - Pesquisa e Extensão: Uma Possibilidade para a Transformação Social. 2008 (Seminário)
    • HAWI, M. M. ; SCHETTINI, R. H. . A Pedagogia crítica na formação de professores. 2008 (Congresso)
    • HAWI, M. M. . Discussing the sense-meaning relationship in a professor´s teaching activity. 2009 (Congresso)
    • HAWI, M. M. ; SCHETTINI, R. H. . Projeto LDA:O papel do GA como um espaço de aprendizagem no trabalho com leitura e escrita: experiência com 21 escolas. 2008 (Congresso)
    • HAWI, M. M. . Grupos de apoio e prática pedagógica do professor: experiências e aprendizado nas reuniões de planejamento: PALESTRA a CONVITE. 2008 (Seminário)
    • HAWI, M. M. . The 7th International L.S. Vygotsky Memorial Conference Cultural-Historical Theory:Prospects of development. 2006 (Congresso)
    • HAWI, M. M. . Proejto letramento em Matemática. 2005 (Conferência)
    • HAWI, M. M. . Abordagens de ensino de Línguas. 2003 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Linguagem e Diversidade-Jogos interativos na aprendizagem. 2003 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Discutindo a relação de sentido e significado na atividade de ensino de professores universitários de um curso de letras. 2006 (Outra)
    • HAWI, M. M. ; NININ, M. O. G. . O questionário:obejtivos, análise de respostas e possível reconstrução. 2004 (Comunicacao)
    • HAWI, M. M. . Participação no Workshop Uma introdução A Softwares para análise textual. 1996 (Outra)
    • HAWI, M. M. . PAc e a Leitura nas diferentees áreas. 2006 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Integração Universidade -e scola: projeto ação cidadã: leitura nas diferentes áreas. 2006 (Simposio)
    • HAWI, M. M. . A Teoria da Atividade e a Formação doprofessor. 2006 (Outra)
    • HAWI, M. M. . O PAC e a Leitura nas diferentes a´reas- oficina. 2006 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Caracterísiticas e necessidades de atividades de coordenação pedagógica. 2005 (Simposio)
    • HAWI, M. M. . Grupos de Apoio: entrelaçando experiências e aprendizados nas reuniões deplanejamento. 2006 (Comunicacao)
    • HAWI, M. M. ; SCHETTINI, R. H. . Professores em Serviço e a Construção do Objeto na Rede de Sistema de Atividade de Formação de Professores - comunicação no Simpósio Atividade no Ensino-Aprendizagem Colaborativa de Professores e a abordagem Sócio-Histórico-Cultural: algumas reflexões sobre a pesquisa nas Ciências Humanas.. 2007 (Simposio)
    • HAWI, M. M. ; SCHETTINI, R. H. . Grupo de Apoio como mediador na produção de significado compartilhado -comunicação no simpósio. 2007 (Simposio)
    • HAWI, M. M. ; SCHETTINI, R. H. . Linguagem em atividades no Contexto Escolar. 2007 (Comunicacao)
    • HAWI, M. M. ; SCHETTINI, R. H. . Grupos de Apoyo en la Cadena Creativa: Relato de Experiencias y Aprendizajes en las Reuniones de Planificación. 2007 (Congresso)
    • HAWI, M. M. ; F.S.Maria ; Ibiapina, Ivana, M.L.de Melo . Formando professores críticos e reflexivos- Mesa redonda - A CONVITE. 2007 (Congresso)
    • HAWI, M. M. . Formação Docente eReflexividade: uma abordagem crítica: conferência de abertura: PALESTRA A CONVITE. 2007 (Conferência)
    • HAWI, M. M. . Um olhar crítico para os instrumentos de coleta de dados". 2003 (Conferência)
    • HAWI, M. M. . Oficina: Linguagem e Diversidade - Jogos interativos na aprendizagem". 2003 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Abordagens do ensino de Línguas. 2003 (Conferência)
    • HAWI, M. M. . O processo de comunicação para a estruturação de um discurso mobilizador". 2002 (Conferência)
    • HAWI, M. M. . Coordenadora do Simpósio realizado no 14º InPLA, com o título " Pesquisa colaborativa/Ação colaborativa: instrumentos de Inserção porfissional, em trabalho de formação de professores".. 2004 (Simposio)
    • HAWI, M. M. . Contribuições da Teoria da Atividade na análise dos sentidos de professores universitários. 2005 (Simposio)
    • HAWI, M. M. . Caminhos para a reflexão crítica de linguas nas trajetórias de futuros professores". 2003 (Conferência)
    • HAWI, M. M. . Coordenadora da Sessão temática : " Um questionário e um Programa de formação em serviço para professores de Línguas: analisando e cruzando dados".. 2004 (Outra)
    • HAWI, M. M. . Worshop de Dados " estudo de caso: Linguagem? Representação? Mas...tem que saber para ensinar?. 2002 (Outra)
    • HAWI, M. M. ; NININ, M. O. G. . O questionário: obejtivos, análise de respostas e possível reconstrução. 2004 (Comunicacao)
    • HAWI, M. M. . Dimensòes sociais, psico-cognitivas e culturais da linguagem e as Teorias de Aprendizagem. 2002 (Conferência)
    • HAWI, M. M. . Achados e perdidos: Língua Materna e Língua Inglesa. 2002 (Conferência)
    • HAWI, M. M. . Quando a palavra se transforma em signo:aspectos semântico, pragmático e discursivo na produção enunciativa do locutor. 2002 (Conferência)
    • HAWI, M. M. . O perfil Modal do Adolescente sobre temas polêmicos. 1996 (Comunicacao)
    • HAWI, M. M. . Falar eu consigo, escrever que é difícil. 1998 (Congresso)
    • HAWI, M. M. . A análise do discurso em questão. 1999 (Comunicacao)
    • HAWI, M. M. . Itinerário Lingüístico: de Saussure a Halliday. 1999 (Comunicacao)
    • HAWI, M. M. . O Comprometimento Modal no Discurso do Adolescente. 1999 (Comunicacao)
    • HAWI, M. M. . A análise da carta de caminha sob a ótica da Gramática Sistêmico-Funcional. 2000 (Simposio)
    • HAWI, M. M. . Da aprendizagem e do ensino reflexivos em língua inglesa: uma nova abordagem para ocurso de Letras. 2001 (Comunicacao)
    • HAWI, M. M. ; Clemescha Arlene ; PONDE, L. F. . Dificuldades do aprendizado do idioma português dos refugiados sírios. 2016 Tv Cultura
    • HAWI, M. M. . III Encontro Interdepartamental de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH. 2019 apresentaçao oral
    • HAWI, M. M. . I Ciclo de estudos em Lingüística e Literatura. 1998 (UNIFIEO)
    • HAWI, M. M. . II Ciclo de estudos em Lingüística e Literatura. 1999 (UNIFIEO)
    • HAWI, M. M. . III Ciclo de estudos em lingüística e Literatura. 2000 (UNIFIEO)
    • HAWI, M. M. . I Jornada De Linguagem. 2002 (UNIFIEO)
    • HAWI, M. M. . Membro da Comissão Organizadora do XII InPLA - Intercâmbio em Lingüística Aplicada ao ensino de Línguas - tesoureira. 2002 (PUC/SP)
    • HAWI, M. M. . Comissão organizadora do VI InPLA - Tesoureira. 1996 (PUC/SP)
    • HAWI, M. M. . 13º InPLA - membro da comissão organizadora do evento - secretaria. 2003 (PUC-SP /LAEL)
    • HAWI, M. M. . 14º InPLA - membro da comissão organizadora. 2004 ()
    • HAWI, M. M. . Membro integrante da comissão de infra-estrutura do VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. 2004 ()
    • HAWI, M. M. . Membro da comissão organizadora do VII SPRING CONFERENCE. 2003 ()
    • HAWI, M. M. . Comissão de Organização do 16º InPLA. 2007 (Pontifícia Universidade católica de São Paulo)
    • HAWI, M. M. . Comissão Executiva do 1º SIAC- Simpósio Ação Cidadã. 2007 (Pontifícia Universidade católlica de São Paulo)
    • HAWI, M. M. . Coordenadora Geral da Organização do 16º InPLA. 2007 (Pontifícia Universidade católica de São Paulo)
    • HAWI, M. M. . Simpósio - Comissão Organizadora do III Fórum do Programa Ação Cidadão. 2006 (Pontif[icia Universidade católica de São Paulo)
    • HAWI, M. M. . Comissão de Infra-estuturado XIX Seminário Nacional de Inglês Instrumental. 2005 (Pontifícia Universidade católica de São Paulo)
    • HAWI, M. M. . 33rd International Systemic Functional Congress-Comissão de Monitoria. 2006 (Pontifícia Universidade católica de São Paulo)
    • HAWI, M. M. . Support Team of the 33rd International Sytemic Functional Congress. 2006 (Pontífica Universidade de Católica de São Paulo)
    • HAWI, M. M. . Comissão Executiva do XXI encontro nacional do ANPOLL. 2006 (Pontif[icia Universidade católica de São Paulo)
    • HAWI, M. M. ; Jubran Safa ; Clemesha, Arlene . SEMANA DE ESTUDOS ÁRABES. 2008 (Departamento de Letras orientais de Língua e literatura árabe)
    • HAWI, M. M. . III Bilinglatam. 2009 (PUC-SP)
    • HAWI, M. M. . III SIAC. 2009 (PUC-SP)
    • HAWI, M. M. . II SIAC - Simpósio Ação Cidadã. 2008 (Pontificia Universidade Católica de São Paulo)
    • HAWI, M. M. . Pariticpação no Comitê Acadêmico do III Bilinglatam. 2009 (PUC SP)
    • HAWI, M. M. ; SCHETTINI, R. H. . Organidora responável pelo Caderno de Resumos do III Bilinglatam. 2009 (PUC-SP)
    • HAWI, M. M. ; Jubran Safa ; Jarouche mamede ; Clemescha Arlene . Organização da II Semana de Estudos àrabes. 2011 (Universidade de São Paulo)
    • HAWI, M. M. . I encontro sobre ensino-aprendizagem do centro de Linguas da FFLCH/USP: Plurilinguismo em contexto universitário. 2012 (Centro de Línguas de FFLCH/USP)
    • HAWI, M. M. . Organização da Semana de Calouros - FFLCH. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • HAWI, M. M. ; GALVANI, E. ; MENEZES, A. ; ORTALE, F. . Organização de Recepção aos Calouros da FFLCH. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • HAWI, M. M. . A Formação do profissional das ciências humanas e os desafios de um novo tempo. 2018 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH)
    • HAWI, M. M. . Recepção aos calouros da FFLCH - organização e coordenação. 2019 (Universidade de são Paulo)
    • HAWI, M. M. . III En_LETRA: Encontro de Pesquisas do Programa de PósGraduação em Letras Estrangeiras e Tradução. 2021 (Programa de Pôs Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução)
    • HAWI, M. M. . IV En_LETRA: Encontro de Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução. 2022 (Programa de Pós Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução)
    • LOUSADA, E. G. ; ZAVAGLIA, A. ; HAWI, M. M. ; BARRICELLI, E. ; BUENO, L. . V Colóquio Internacional de Clínica da Atividade - V CICA. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • HAWI, M. M. . V En_LETRA: Encontro de Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução. 2023 (Universidade de Sao Paulo)
    • HAWI, M. M. ; Clemesha, Arlene ; CAVALIERE, A. O. ; HASHIMOTO, L. . I encontro Internacional Linguagens do Oriente. 2010 (Universidade de São Paulo)
    • COORDENADORA, M. M. H. -. ; SILVA, O. O. ; FELIPE, S. F. ; HAWI, M. M. . Formação crítica de professores de língua japonesa das redes públicas de Educação Básica: novos desafios glotopolíticos e metodológicos das atividades de ensino na área de Linguagens e suas Tecnologias. 2021 (Departamento de Letras Modernas - DLM - USP)
    • HAWI, M. M. . O papel do Coordenador pedagógico: foco no processo reflexivo do professor. 2004 ()
    • HAWI, M. M. . O sócioconstrutivismo - atividades didáticas. 2004 ()
    • HAWI, M. M. . O papel do coordenador pedagógico: foco no processo reflexivo do professor. 2005 ()
    • HAWI, M. M. . O papel do coordenador pedagógico: foco na reflexão crítica. 2005 ()
    • HAWI, M. M. . O papel do coordenador pedagógico: foco na reflexão crítica. 2003 ()
    • HAWI, M. M. . Sentidos da Atividade de ensino de professores universitários -relatório de pesquisa. 2003
    • HAWI, M. M. . Relatório de chefia de departamento - atividades sobre extensão cultural. 2000
    • HAWI, M. M. ; Jubran Safa ; Jarouche mamede ; Clemesha, Arlene . Organização e Elaboração das Metas Acadêmicas da área do Árabe. 2012
    • HAWI, M. M. . Relatório de Pesquisa das atividades realizadas no período 2010 -2012. 2012
    • HAWI, M. M. . Relatório de Pesquisa das atividades realizadas no período 2012 -2014. 2014
    • HAWI, M. M. . Elaboração e preparação de Material Didático para aprendizes de Língua árabe. 2014 (Unidades didáticas)
    • Nome do projeto: A Colaboração na Formação de Profissionais Reflexivos e Críticos:Pesquisa e Extensão (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HAWI, M. M. , HAWI, M. .
      Descrição: Descrição: O projeto tem como objetivos principais examinar o papel da colaboração na construção de zpds como ferramenta-e-resultado (Newman e Holzman, 1993), nos contextos de formação, isto é, na organização de lócus que permita que a reflexão critica tenha lugar. Mais especificamente, tem como objetivos examinar:as relações entre formadores e professores para analisar esse processo intrincado e complexo composto por ações que possibilitam ou não que professores e educadores criticamente olhem para suas ações, aprendam sobre as teorias que as informam e sobre os significados políticos que as embasam e sejam capazes de revê-las e reconstruí-las (Smyth, 1992);.as escolhas metodológicas na condução da pesquisa e/ou na organização dos contextos de formação como um local de reflexão e de desenvolvimento; a linguagem como central nesse processo como uma ferramenta para agir de forma autorítária ou colaborativa. que permite ou dificulta a organização do pensamento crítico ao possibilitar ou não que os agentes desconstruam suas práticas rotineiras e alienadas e tenham controle de suas compreensões e dos interesses a que servem. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 3) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 1) . Integrantes: FERNANDA MORENO CARDOSO - Integrante / ALICE YOKO HORIKAWA - Integrante / Alzira da Silva Shimoura - Integrante / Lívia Maria Villela de Mello Motta - Integrante / Mona Mohamed Hawi - Integrante / Maria Otília Guimarães Ninin - Integrante / Fernada Liberali - Integrante / Maria Cecilia Camargo Magalhaes - Coordenador
    • Nome do projeto: Programa Ação Cidadã - fase 1 (2002 - 2007
      Natureza: Extensao
      Integrantes: HAWI, M. M. , SHIMOURA, A. , FIDALGO, S. , MAGALHAES, M. C. C. , SCHETTINI, R. H. , LIBERALI, F. , Lessa, A. .
      Descrição: O PAC tem como objetivo desenvolver a cidadania como a condição daqueles que não aceitam simplesmente o que lhes é oferecido, mas que também desejam construir seus próprios direitos e deveres de forma interdependente. Iniciou-se em 2002, a partir de contatos com a ONG Conexão e a Diretoria de Ensino de Carapicuíba e com visitas a escolas interessadas em trabalhos de formação de educadores . Em 2003, organizou-se a partir de: encontros mensais com diretores, professores, pais, alunos, coordenadores e agentes da comunidade; participação quinzenal em reuniões (HTPC) em escolas para entender as necessidades e os anseios das escolas e para traçar propostas de colaboração; aulas e seminários de orientação, cuja função era formar (a) os pesquisadores juniores; (b) os formadores juniores. Em 2004, em Carapicuíba, o foco ficou: na escola 1, participação quinzenal em HTPC para a discussão de temas como: formação do aluno cidadão, análise de eventos de sala de aula, leitura crítica e SARESP; participação em reuniões de planejamento anual e semestral; planejamento e acompanhamento de atividades de reforço; e, na escola 2, desenvolvimento de cursos de formação de professores para o trabalho com as diferenças. Em Caieiras, o objetivo foi o desenvolvimento de curso para coordenadores de escola. Em 2005, com 45 escolas da DE de Carapicuíba, foi foco: formar grupos de apoio como suporte para o desenvolvimento do trabalho com a leitura nas diversas áreas; desenvolver com os alunos a possibilidade leitura de gêneros nas diferentes disciplinas. Paralelamente, realizávamos nas Diretorias de Ensino Sul e Centro palestras em escolas e nas diretorias cujos focos eram a leitura e o SARESP e a diversidade. Em 2006, o projeto na diretoria de Carapicuíba enfocou o desenvolvimento da autonomia dos grupos de apoio para o trabalho em suas escolas e diretorias, tendo como objetivos específicos: trabalhar com grupo de apoio a atuação com a comunidade na atividade de Agir Cidadão. Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
    • Nome do projeto: Programa Ação Cidadã - Fase 2 (2007 - 2009
      Natureza: Extensao
      Integrantes: HAWI, M. M. , NININ, M. O. G. , SHIMOURA, A. , FIDALGO, S. , LIBERALI, F. C. , LESSA, A. B. , SCHETTINI, R. H. .
      Descrição: O Programa de Extensão Universitária Interinstitucional intitulado Programa Ação Cidadã (PAC) foi primordialmente elaborado pela equipe de pesquisadores, ligados à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O objetivo do programa que engloba projetos de formação crítico-criativa é transformar a sociedade, por meio de atividades teórico-práticas. Seu foco principal está na compreensão, discussão e ação colaborativa crítico-criativa, pautadas pela ética e interdependência. Os valores principais deste trabalho são a colaboração, criticidade, criatividade, ética interdependente, responsividade e responsabilidade.Os projetos de pesquisa realizados pelo programa atualmente são:1. Leitura e Escrita nas Diferentes Áreas (escolas da rede pública de São Paulo e Grande São Paulo); 2. Aprender Brincando (CEIs de SP); 3. Múltiplos Mundos. O programa de extensão que desenvolve a cidadania como a condição daqueles que não aceitam simplesmente o que lhes é oferecido, mas que também desejam construir seus próprios direitos e deveres de forma interdependente (Freire, 1970 e 2000; Lessa, Liberali & Fidalgo, 2005)..
    • Nome do projeto: Programa Ação Cidadã - fase 3 (2010 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: HAWI, M. M. , SHIMOURA, A. , LIBERALI, F. C. , LESSA, A. B. , SCHETTINI, R. H. , ARANHA, E. .
      Descrição: Descrição: Este projeto foi iniciado em 2004 na Diretoria Estadual de Educação de Carapicuíba (SP), como Leitura nas Diferentes Áreas LDA, Fase 1 - e continuado, de 2007 a 2009, como Leitura e Escrita nas Diferentes Áreas - LEDA Fase 2 (com suporte da PUC, conforme relatório enviado). Foram, desde o início, objetivos do L(E)DA compreender transformar os modos como a leitura e a escrita são trabalhados nas diversas áreas do conhecimento, nas escolas da rede pública, de forma a propiciar a aprendizagem de conteúdos específicos de cada disciplina e a apropriação da linguagem para a constituição de alunos cidadãos. O foco está na compreensão de como propiciar contextos de formação em que os participantes compartilhem conhecimento sobre como, por meio da leitura e escrita, criam atividades para que os alunos aprendam conceitos específicos das diferentes disciplinas, de forma a preencher as necessidades de transformação de suas vidas nos contextos escolares e fora deles. Tais questões são de grande valor acadêmico para a formação em contexto de trabalho, mas centralmente importantes para a transformação da escola quanto a possibilitar a constituição de alunos leitores e escritores problema crucial da escola da rede oficial, hoje. A formação de educadores em contexto de trabalho, compreendida como atividade (Vygotsky, Leontiev), enfoca o processo de negociação de significados que se desenvolvem em vários momentos de uma Cadeia Criativa (Liberali, 2006): reuniões nas escolas de formadores com professores participantes (Grupo de Apoio GA) para discussões teórico-metodológicas quanto à compreensão de leitura e escrita em todas as áreas do conhecimento, sua inserção social e a relação com as necessidades a serem trabalhadas; Sessões Reflexivas do GA para compreensão da relação teoria-prática; participação em HTPC, em que o GA discutirá com todos os professores da escola as questões enfocadas nas reuniões e sessões reflexivas; observação de aulas de professores voluntários. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
    • Nome do projeto: Elaboração de Unidades Didáticas para aprendizes de Língua Árabe (2008 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HAWI, M. M. .
      Descrição: Elaboração de Unidades Didáticas para Aprendizes de Língua Árabe Descrição- O projeto de pesquisa visa a analisar e elaborar unidades didáticas que contribuam para o desenvolvimento do aprendizado da língua árabe, doravante LA, de forma sistematizada,considerando a perspectiva de Atividades Sociais, conforme citado em Liberali ( 2009), e a questão de Gêneros Discursivos ( Bakhtin, 2002), considerando todo o processo de desenvolvimento no aprendizado da língua, de tal forma que o aprendiz perceba a gradação e conscientização de seu aprendizado de forma crítica, analítica e reflexiva. O projeto insere-se na Linha de Pesquisa - Estudos Linguisticos do Árabe -, cuja Coordenadora é a Profa. Safa Jubran e faz parte do Programa de Pós Graduação de Estudos Judaicos e Árabes. Universidade de São Paulo. Coordenadora Mona Mohamad Hawi / Participantes: alunos de graduação do arabe com as pesquisas de IC concluídas (3),Kellen Cavalcante, Marcela Muniz, Jaqueline Camara; e em andamento ( 2), Daniel Steffani , Flavia Marques.
    • Nome do projeto: O Papel do Imigrante Árabe nos Contos de Simão Lopes (2011 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HAWI, M. M. , HASHIMOTO, L. .
      Descrição: o Projeto de pesquisa é coordenado pela profa. Dra Berta Waldman da área do Hebraico. A linha de pesquisa fala sobre ?a Representação do Judeu na Literatura Brasileira, e seguindo essa linha, investigo O Papel do Imigrante Árabe nos Contos de Simão Lopes. O Grupo de Pesquisa tem sua certificação pela Universidade de São Paulo, desde 2003 e participam do projeto: Saul Kirschbaum, Marta Bernadete Frolini de Aguiar Marczyk, Raul Milton Silveira Aguiar, Mona Mohamad Hawi, Daniel Santana de Jesus, Marta Francisca Topel, Shirlei Lica Ichisato Hashimoto e outros. O projeto, em uma primeira etapa, consistiu no levantamento da presença do estrangeiro, de modo geral, e do judeu, em particular, nos textos literários brasileiros a partir do Romantismo até a produção contemporânea. Como se trata de um grupo heterogêneo, os projetos individuais tenderam a se constituir em teses de doutorado, dissertações de mestrado, iniciação científica e artigos. As pesquisas já realizadas pelo grupo estão reunidas em dois CDs: "Arquivo da Presença Judaica e Estrangeira na Literatura Brasileira", ISBN 9728-85-00829-17-2, de 2007. e "Estrangeiros e Imigrantes na Literatura Brasileira", de 2010. Em 2014, o grupo deu por atingidos os objetivos iniciais e deliberou encetar uma nova etapa, que consiste em uma inversão de pontos de vista. Ou seja, o foco nesta fase da pesquisa é investigar o modo como as minorias enxergam e se vêem representadas pela população hegemônica.
    • Nome do projeto: A Metodologia Colaborativa no Ensino de Estudos Bilingues: Estratégias de Aprendizagem de uma Língua Estrangeira (2015 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HAWI, M. M. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa está inserido dentro da linha de pesquisa " Estudos Bilíngues e Atividades de Aprendizagem" e visa a investigar a relevância da Metodologia Colaborativa no Ensino de Línguas Estrangeiras. Pretende-se investigar as estratégias de ensino-aprendizagem usadas em sala de aula, a fim de se propor novos caminhos no processo de ensino de LE, em função das novas dinâmicas e novas teorias propostas para esta finalidade.
    • Nome do projeto: Atividades de aprendizagem no contexto de estudos bilíngues: a Colaboração em foco (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HAWI, M. M. , ARANTES, P. A. S. , SILVA, O. , MURARI, T. , SALUM, M. R. , COHEN, A. L. .
      Descrição: Esta linha de pesquisa objetiva abarcar estudos que investigam os processos de ensino-aprendizagem e/ou aquisição de línguas nos mais variados aspectos e sob diversas perspectivas teóricas. As pesquisas desenvolvidas nessa linha têm como foco: as interações, os gêneros, o(s) letramento(s), o material didático, as abordagens para fins específicos, as tecnologias, educação bilíngue e plurilíngue, entre outros, e seu papel no ensino-aprendizagem/aquisição de línguas. Dá-se destaque, também, à formação de professores para atuar nos âmbitos já descritos
    • Nome do projeto: Os desafios enfrentados por alunos ingressantes nos Cursos d Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas: em busca de respostas e soluçoes (2019 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: HAWI, M. M. , MOSSO, M. , MENEZES, M. , GAMA, G. M. .
  • Outras produções técnicas: 3
    • HAWI, M. M. . 6º SIMPÓSIO AÇÃO CIDADÃ,FAZER ESCOLHAS, TOMAR DECISÕES. 2012 - Debatedora
    • HAWI, M. M. . Pesquisas Aplicadas no ensino-aprendiagem de Línguas. 2012 - Moderadora
    • HAWI, M. M. . Revista Tiraz. 2009 - Membro do conselho editorail da revista tiraz
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Ana Luíza Henriques Coan Estudos Linguísticos Doutorado
    Hellen Christina Gonçalves Estudos Linguísticos Doutorado
    Leandro Machado Ribeiro Nunes Estudos Linguísticos Doutorado
    Lucas Mantovani Oliveira Estudos Literários e Culturais Mestrado
    Renata Carolina e Silva Rocha Pinto Estudos Linguísticos Doutorado
    Simone Fernandes Felippe Nagumo Estudos Linguísticos Doutorado
    Thais Cabral Murari Meirelles Estudos Linguísticos Doutorado