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Adone Agnolin

    • Graduação em Filosofia e especialização em História das Religiões, junto à Università degli Studi di Padova (1987), Itália. Doutorado em Sociologia (1998) e Pós-Doutorado em História Social (2000-2003), junto à Universidade de São Paulo (USP), Brasil, onde, finalmente, realizou também sua Livre Docência no ano de 2017. Desde 2003, Professor Doutor (Livre Docente) em História Moderna no Departamento de História (programa de História Social) da Universidade de São Paulo. Já integrante do Projeto Temático de pesquisa, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), "Missões Cristãs e Populações Indígenas: o problema da mediação cultural" e do Projeto Temático "Dimensões do Império Português", do Departamento de História - FFLCH-USP, Cátedra 'Jaime Cortesão' e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP): no interior do qual foi, finalmente, coordenador do Núcleo Temático "Religião e Evangelização". Integrante, desde 2014, do Comitê Científico da Revista Internacional "Civiltà e Religioni", desde 2020 é (Co)Diretor da mesma Revista. Atua, sobretudo, na área de História Moderna, com ênfase em História Moderna e Colonial, História das Religiões, História da Reforma e da Contrarreforma, Catequese e Missionação, Colonização e Mediação Cultural entre Europa, América e Ásia, Antropologia Histórica.

       

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    • Os Tabus Alimentares na Perspectiva dos Estudos Histórico-Religiosos
    • História Moderna
    • Projeto Individual de Pesquisa junto ao Departamento
    • Coordenador do Núcleo Temático Religião e Evangelização
    • Projeto Temático Dimensões do Império Português
    • Pesquisa Individual junto ao Departamento
    • Jesuítas, Humanismo e Evangelização no Oriente - Séculos XVI-XVII
    • História das Religiões
    • Projeto Temático: Missionários, Índios e Mediação Cultural
    • AGNOLIN, ADONE . 'Religiões' Politeístas do Mundo Antigo: Mesopotâmia, Egito, Grécia, Roma, América pré-colombiana. Petrópolis, RJ : VOZES, 2024 . 310p. ISBN: 9788532665171.
    • AGNOLIN, ADONE . O Apetite da Antropologia: o 'sabor antropofágico' do 'saber antropológico' - alteridade e identidade no caso Tupinambá. São Paulo : Editora FFLCH (USP), 2023 . 406p. ISBN: 9788575064504.
    • AGNOLIN, A. . Jesuítas e Selvagens - A Negociação da Fé no encontro catequético-ritual americano-tupi (séc. XVI-XVII). São Paulo : Editora FFLCH (USP), 2022 . 565p. ISBN: 9788577320448.
    • AGNOLIN, ADONE . O Amplexo Político dos Costumes de um Jesuíta Brâmane na Índia - A acomodação de Roberto de' Nobili em Madurai e a polêmica do Malabar - séc. XVII. Niterói - Rio de Janeiro : Editora da Universidade Federal Fluminense - EDUFF / FAPESP, 2021 . 584p. ISBN: 9786558310402.
    • AGNOLIN, A. . História das Religiões: Perspectiva Histórico-Comparativa - E-Book. São Paulo : Editora Paulinas, 2019 . 384p. ISBN: 8535645225.
    • AGNOLIN, A. . História das Religiões - 1ª Reimpressão. São Paulo : Paulinas, 2014 . 383p. ISBN: 9788535635188.
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    • AGNOLIN, A. . História das Religiões: Perspectiva Histórico-Comparativa. São Paulo : Paulinas, 2013 . 383p. ISBN: 9788535635188.
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    • AGNOLIN, A. . Monoteísmos e Dualismos: as religiões de salvação. São Paulo : Hedra , 2005 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • AGNOLIN, A. . Politeísmos: as religiões do mundo antigo. São Paulo : Hedra , 2004 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • AGNOLIN, A. . A História das Religiões na Cultura Moderna. São Paulo : Hedra , 2005 (Tradução)
    • AGNOLIN, A. . Índia e Extremo Oriente: a via da libertação e da imortalidade. São Paulo : Hedra , 2005 (Tradução)
    • AGNOLIN, A. . Monoteísmos e Dualismos: as religiões de salvação. São Paulo : Hedra , 2005 (Tradução)
    • AGNOLIN, A. . Politeísmos: as religiões do mundo antigo. São Paulo : Hedra , 2004 (Tradução)
    • AGNOLIN, A. . As Felizes Culpas do Ocidente. São Paulo : Revista Imaginário(USP): Discurso Editorial , 1996 (Tradução)
    • AGNOLIN, A. . Bronislaw Malinowski entre Procura de Identidade e Fuga no Imaginário. São Paulo : Revista Imaginário (USP): Oficina Editorial , 1995 (Tradução)
  • Apresentações de Trabalho: 36
    • AGNOLIN, ADONE ; KRIJGER, T. . O Mundo de Lutero entre Lei, Consciência e Fé um problema (jurídico) e uma perspectiva (histórico-religiosa). 2021 (Comunicacao)
    • AGNOLIN, A. . Um Jesuíta Brâmane na Índia do século XVII: entre a Polêmica do Malabar e a Interlocução Americana. 2019 (Comunicacao)
    • AGNOLIN, A. . O ?religioso? nas Américas: O ?processo colonizador? como interculturalidade entre colônia, cultus, colere. 2019 (Congresso)
    • AGNOLIN, A. . Missão, Modernidade e perspectiva Histórico-Religiosa: a modernidade entre 'Civitas' e 'Religio'. 2015 (Seminário)
    • Mancini, S. ; AGNOLIN, A. . Apresentação da 'História das Religiões' e da Professora Conferencista: ?Substancialismo e anti-substancialismo na História das Religiões. Introdução às correntes esotéricas modernas e contemporâneas?. 2015 (Comunicacao)
    • AGNOLIN, A. . Mediação da Sessão de Encerramento: O Monoteísmo e o Fundamentalismo do Pensamento - Nicola Gasbarro. 2013 (Outra)
    • AGNOLIN, A. . Coordenação da Mesa: Teoria e Metodologia dos Estudos de Religião. 2013 (Outra)
    • AGNOLIN, A. . Catequese da Língua e Gramática Ritual na Conversão Indígena. 2013 (Conferência)
    • AGNOLIN, A. . História das Religiões entre Civitas e Religio no contexto de sua genealogia na Idade Moderna. 2013 (Comunicacao)
    • AGNOLIN, A. ; Bruno Feitler ; Mello e Souza, L. de . Seminário sobre Pesquisa em Arquivos de Instituições Religiosas. 2012 (Seminário)
    • AGNOLIN, A. . Idade Moderna: Genealogia da História das Religiões entre 'Civitas' e 'Religio'. 2013 (Simposio)
    • AGNOLIN, A. . Adaptação dos Catecismos à Realidade Missional - Da leitura da alteridade 'sub specie religionis' à leitura 'sub specie grammaticae'. 2010 (Simposio)
    • AGNOLIN, A. . Religião e Política na Disputa Missionária Jesuítica no Oriente: os Ritos do Malabar na Índia Seiscentista. 2010 (Congresso)
    • AGNOLIN, A. ; GASBARRO Nicola ; POMPA, C. . Aplicações da Metodologia Italiana para as Pesquisas sobre Religiões no Brasil. 2009 (Congresso)
    • AGNOLIN, A. ; GASBARRO Nicola ; POMPA, C. . A Escola Italiana de História das Religiões. 2009 (Congresso)
    • AGNOLIN, A. ; GASBARRO Nicola . Língue e Culture dei Missionari - Apresentação da Obra. 2009 (Outra)
    • AGNOLIN, A. . Tradurre per Convertire: Il "Greco della Terra" - Catechesi della Lingua Indigena e Grammatica della Conversione: missione e catechesi gesuitica tra i tupi (sec. XVI-XVII). 2006 (Congresso)
    • AGNOLIN, A. . Contextos Missionários: Religião e Poder no Império Português. 2007 (Conferência)
    • AGNOLIN, A. . L'Invenzione del Tupi: politica linguistica ed evangelizzazione gesuitica in Brasile. XVI-XVII sec.. 2005 (Simposio)
    • AGNOLIN, A. . O Governo Missionário das Almas Indígenas: missão jesuítica e ritualidade indígena. Séculos XVI-XVII. 2005 (Seminário)
    • AGNOLIN, A. . A Negociação da Fé na Cultura Ocidental e Barroca. 2005 (Simposio)
    • AGNOLIN, A. . Reduzir a Palavra Indígena: mecanismos e peculiaridade da política lingüística jesuítica na catequese americana do século XVI. 2004 (Congresso)
    • AGNOLIN, A. . Os Indígenas Americanos entre a História Cronológica e a Comparação, Séculos XVI-XVIII. 2004 (Outra)
    • AGNOLIN, A. . Espiritualidade e Missão Jesuítica: séculos XVI-XVII. 2004 (Congresso)
    • AGNOLIN, A. . Catequese e Tradução: gramática cultural, religiosa e lingüística do encontro catequético no século XVI. 2004 (Seminário)
    • AGNOLIN, A. . Política Lingüística e Evangelização: Inculturação na Fé e Gramatização da Catequese Americana no século XVI. 2004 (Simposio)
    • AGNOLIN, A. . Modernidade e Historiografia. 2004 (Simposio)
    • AGNOLIN, A. . Espiritualidade e Missão Jesuítica: séculos XVI-XVII. 2003 (Congresso)
    • AGNOLIN, A. . Los Canarios: una visión etnográfica precursora en la construcción de Brasil. 2000 (Comunicacao)
    • AGNOLIN, A. . Antropofagia Ritual e Identidade Cultural entre os Tupinambá. 2000 (Comunicacao)
    • AGNOLIN, A. . Política e Religião entre Barroco e Iluminismo. 1998 (Conferência)
    • AGNOLIN, A. . Política Barroca: a arte da dissimulação. 1998 (Conferência)
    • AGNOLIN, A. . Política e Religião entre Barroco e Iluminismo. 1998 (Conferência)
    • AGNOLIN, A. . A Terra sem Mal dos Guarani. 1996 (Conferência)
    • AGNOLIN, A. . As Proteínas Simbólicas do Código Alimentar. 1995 (Comunicacao)
    • AGNOLIN, A. . Imaginário e Simbólico no Código Alimentar. 1994 (Comunicacao)
    • AGNOLIN, A. ; NAVARRO, E. A. ; STELLA, R. S. . Congresso Internacional Anchieta - 400 anos. 1997 (FFLCH (USP) & Pateo do Collegio de São Paulo)
    • AGNOLIN, A. ; POMPA, C. ; NEGRÃO, L. N. ; MONTEIRO, J. M. ; MOURA, E. . A História das Religiões e a Antropologia Histórica Italianas: entre Antropologia e História. 1999 (FFLCH da Universidade de São Paulo e IFCH da Universidade de Campinas)
    • AGNOLIN, A. ; STELLA, R. S. . La Laguna e a Vila de São Paulo na Trajetória de Anchieta. 2000 (Centro Cultural "Pateo do Collegio" e "Associação Internacional Anchieta" (A.I.A.))
    • AGNOLIN, A. ; GASBARRO Nicola ; Montero P. ; PROSPERI Adriano ; POMPA, C. ; SANTOS Georgina Silva ; ZILLER Carlos ; SUBRAHMANYAM Sanjay ; MASSIMI Marina ; ROMANO Antonella ; VARGAS Paola . Contextos Missionários: Religião e Poder no Império Português. 2007 (Projeto Temático FAPESP "Dimensões do Império português")
    • AGNOLIN, A. ; POMPA, C. ; Londoño Fernando Torres ; GASBARRO Nicola ; NUNES E. . IIº Colóquio Internacional de História das Religiões. 2009 (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP))
    • BAUMGARTEN J. ; BERNAUER J. ; VALLADÃO DE MATTOS C. ; TOGNON M. ; AGNOLIN, A. . A Invenção do Barroco: Paradoxos visualizados de uma identidade inclusiva (Corporate Identity). 2005 (Instituto Goethe de São Paulo, em parceria com a Unicamp e a USP)
    • AGNOLIN, A. . 2º Simpósio Sudeste da ABHR - Gênero e Religião: violência, fundamentalismos e política. 2015 (Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR))
    • AGNOLIN, A. . 1º Congresso Brasileiro de História do Protestantismo no Brasil: origens, trajetórias e perspectivas. 2015 (Universidade Federal de Campina Grande (Paraíba))
    • AGNOLIN, A. ; STELLA, R. S. . Instrumentos da Comunicação Colonial: séculos XVI e XVII. 2000 (Centro Cultural "Pateo do Collegio", "Associação Internacional Anchieta")
    • AGNOLIN, A. ; ALMEIDA, Artionka de ; Almeida R. ; Amoroso M. ; ARAÚJO, Melvina Afra Mendes de ; ARRUTI, José Maurício ; Montero P. ; NAKATA, Cinthia ; POMPA, C. ; RUFINO, Marcos ; SILVA, Aramis da . Missões Cristãs e Populações Indígenas. 2005
    • AGNOLIN, A. ; A. P. T. Megiani ; C. A. de M. R. Zeron ; I. Kantor ; J.J. de Arruda ; L. M. Algranti ; M. C. C. Wissembach ; M. de M. e Souza ; Mello e Souza, L. de ; P. Puntoni ; V. L. A. Ferlini . Dimensões do Império Português: investigação sobre estruturas e dinâmicas do Antigo Sistema Colonial". 2006
    • AGNOLIN, A. ; A. P. T. Megiani ; I. Kantor ; L. M. Algranti ; Mello e Souza, L. de ; P. Puntoni ; V. L. A. Ferlini ; Cristina Wissenbach ; ZERON, C. ; M. de M. e Souza ; ARRUDA Jobson . Dimensões do Império Português: investigação sobre estruturas e dinâmicas do Antigo Sistema Colonial. 2007
    • AGNOLIN, A. ; Mello e Souza, L. de ; V. L. A. Ferlini ; J.J. de Arruda ; A. P. T. Megiani ; Bruno Feitler ; C. A. de M. R. Zeron ; Cristina Wissenbach ; CYMBALISTA, R. ; I. Kantor ; L. M. Algranti ; M. de M. e Souza ; NEME Ana Lúcia ; P. Puntoni ; SILVÉRIO LIMA Luís Filipe . Dimensões do Império Português. 2008
    • AGNOLIN, A. ; ALMEIDA, Artionka de ; Almeida R. ; Amoroso M. ; ARAÚJO, Melvina Afra Mendes de ; ARRUTI, José Maurício ; Montero P. ; NAKATA, Cinthia ; POMPA, C. ; RUFINO, Marcos ; SILVA, Aramis da . Missões Cristãs e Populações Indígenas. 2006
    • Nome do projeto: Civiltà e Religioni (2012 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: AGNOLIN, A. , FERRARI, F. , RAVENNA, G. , PUGLIARIELLO, M. R. , TAVIANI, P. , SISSA, G. , PANDOLFI, M. , MORO, E. , FABRE, D. , Montero P. , DUBOIS, J. , CHARUTY, G. , CAPONE, S. , AUGE, M. , NIOLA, M. , MASSENZIO, M. , SCARPI, P. , SCHMIDT, D. .
      Descrição: La ripresa d'interesse dei nostri giorni nei confronti della religione, colta da molteplici angolazioni e nelle sue complesse sfaccettature, è testimone dell'importanza dell'argomento e insieme della complessità del fenomeno, il quale sembra ora sfuggire alla presa delle interpretazioni consuete. Queste, peraltro, continuano a oscillare tra due tendenze opposte e speculari: da un lato predomina la svalutazione totale del fenomeno, giudicato ormai desueto, ridotto a "fattore di ritardo"; dall'altro se ne sottolinea la valenza assoluta ed eterna. Stenta invece ad affermarsi, anche presso il pubblico colto, l'idea di religione come prodotto culturale, dotato di un linguaggio peculiare, interamente calato nella storia sia per la sua genesi che per il suo sviluppo, il quale inevitabilmente ne comprende anche l?eventuale scomparsa, anch?essa naturalmente da interpretare alla luce della ragione storica. Se la capacità di mettere in luce "la genesi e la destinazione integralmente umane" dei fenomeni culturali tra i quali va compresa la religione ? è uno dei compiti fondamentali degli studi neo-umanistici, è proprio su questa linea che intende muoversi Civiltà e religioni per esplorare il nesso che intercorre tra le varie civiltà umane e le formazioni religiose che ne sono parte integrante. Nesso "vitale", perché attraverso di esso ci si propone di promuovere il confronto, criticamente sorvegliato, tra la civiltà occidentale e le civiltà "altre", le quali nondimeno sono partecipi della sua storia. L'?altro?, in rapporto a noi e noi in rapporto all'?altro?, diventano così oggetto di problematizzazione, oggi più che mai necessaria per guadagnare una conoscenza meno angusta di noi stessi e, al tempo stesso, per maturare una visione più ampia della "condizione umana". In questo orizzonte, scopo di Civiltà e religioni è di dare vita a un laboratorio intellettuale e a uno spazio critico, dove le idee abbiano la possibilità di un aperto, libero e costruttivo confronto, senza ri
    • Nome do projeto: Jesuítas e Selvagens: o encontro catequético e ritual nos séculos XVI-XVII (2003 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AGNOLIN, A. .
      Descrição: Projeto de Pesquisa individual do Professor junto ao Departamento
    • Nome do projeto: Projeto de Pesquisa Individual: (2008 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AGNOLIN, A. .
      Descrição: Pesqisa relativa ao processo de missionação jesuítica na Ásia, tendo em vista, nessa perspectiva contextual, a peculiaridade da proposta missionária de Pe. Roberto de Nobili, desprendendo-se e diferenciando-se da anterior proposta de Pe. Xavier, e tendo em vista os modelos realizados pelo Pe. Valignano, no Japão, e pelo Pe. Matteo Ricci, na China.
    • Nome do projeto: Projeto Temático: Dimensões do Império Português (2005 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AGNOLIN, A. , Mello e Souza, L. de , J.J. de Arruda , V. L. A. Ferlini , L. M. Algranti , A. P. T. Megiani , C. A. de M. R. Zeron , I. Kantor , M. C. C. Wissembach , M. de M. e Souza , P. Puntoni .
      Descrição: Projeto Temático, coordenado pela Profa. Dra. Laura de Mello e Souza, junto à Cátedra 'Jaime Cortesão' da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. No interior desse projeto: coordenador do Núcleo Temático "Religião e Evangelização". O Projeto conta com o envolvimento de 11 (onze) pesquisadores, professores do Departamento e mais de 80 (oitenta) alunos de Graduação, Pós-Graduação e Pós-Doutorado. O projeto temático Dimensões do Império português: investigação sobre as estruturas e dinâmicas do Antigo Sistema Colonial tem desenvolvido um conjunto variado de atividades de pesquisa no âmbito da problemática do Império português, com destaque para a região Atlântica, dos seus primórdios, com a circunavegação da África no século XV, até o primeiro quartel do século XIX, com o estabelecimento do Império Luso-brasileiro no Rio de Janeiro. Contudo, a ênfase dominante incide sobre o período que se convencionou chamar de Época Moderna (séculos XVI-XVIII). Os integrantes do projeto são docentes do Departamento de História da USP, do Instituto de Economia e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp e pesquisadores do Cebrap, todos atualmente trabalhando com temáticas de história sócio-econômica e político-cultural, abrindo-se ainda para a Antropologia histórica, sempre nos quadros do marco cronológico e espaço-temporal proposto. Os locais de realização do projeto são dois: a Cátedra Jaime Cortesão, alocada na FFLCH-USP e dotada de recursos próprios graças ao convênio firmado com o Instituto Camões de Lisboa; e, ainda, o Núcleo História Econômica do Instituto de Economia da Unicamp. O projeto temático proposto articula, portanto, a USP, a Unicamp e o Cebrap. O projeto contempla quatro vertentes, organizadas em Núcleos Temáticos (ou subprojetos): 1) Estruturas políticas nos quadros do Antigo Sistema Colonial; 2) Dinâmicas Econômicas e Sociais no Império português do Atlântico; 3) Cultura e sociedade no âmbito do Império português; e 4) Religião e evangelização.
    • Nome do projeto: Projeto Temático : Missões Cristãs e Populações Indígenas: o problema da mediação cultural (2002 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AGNOLIN, A. , POMPA, C. , Montero P. , Amoroso M. , Almeida R. , ARRUTI, José Maurício , RUFINO, Marcos , ARAÚJO, Melvina Afra Mendes de , ALMEIDA, Artionka de , SILVA, Aramis da , NAKATA, Cinthia , MEDALLA, Daniela .
      Descrição: O objetivo da investigação do Projeto Temático resulta na análise das atuações missionárias junto aos indígenas brasileiros, a partir da atuação jesuítica e capuchina no século XVI e XVII, para verificar, inclusive, as perspectivas catequético-missionárias que se insere no contexto colonial, para investigar seus desenvolvimentos com relação à época do Império e da Republica, até a pesquisa de campo atual. Ao longo desse percurso, portanto, destaca-se a atuação de outras ordens missionárias, entre elas, os salesianos, a consolata, até a instituição do CIMI. A pesquisa visa elaborar, também, os fundamentos de um quadro teórico para se pensar, a partir da análise histórica pontual, a constituição das características mediações simbólicas que se desprendem da perspectiva religiosa, mecanismo de tradução e de interpretação da alteridade indígena que se impõe, de fato, "sub specie religionis". E, nesse contexto, a missão se oferece enquanto ortoprática fundamental de seu processo de generalização.
    • Nome do projeto: Jesuítas, Humanismo e Evangelização no Oriente - séculos XVI-XVII (2008 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AGNOLIN, A. .
      Descrição: Tendo em vista a peculiaridade da ?religião? ocidental e o específico contexto político que condicionava, necessariamente, o projeto evangelizador asiático, a investigação visa analisar a produção de alguns catecismos jesuíticos compostos no contexto das missões asiáticas e, sobretudo, no projeto evangelizador que se desprendia da ?Roma do Oriente?, isto é, de Goa (Índia). A pesquisa pretende revelar a peculiaridade da evangelização asiática em seus aspectos doutrinários, inculturativos, dialógicos, não deixando de lado a peculiaridade da mediação cultural construída pelos respectivos tradutores e as diferentes estratégias de tradução realizada.
    • Nome do projeto: Techniques du Corps et de l'Esprit. (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AGNOLIN, A. , Mancini, S. .
      Descrição: Techniques du corps et de l'esprit. Approche historico-comparative et filmique des dispositifs psycho-corporels de construction, transformation et réparation en Amérique latine (Brésil, Mexique, Cuba). Técnicas do Corpo e do Espírito. Abordagem histórico-comparativa e fílmica dos dispositivos psíco-corporais de construção, transformação e reparação na América Latina (Brasil, México, Cuba).
    • Nome do projeto: Crise da presença e reintegração religiosa: atualidade de Ernesto de Martino (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AGNOLIN, A. , Mancini, S. , POMPA, M. C. , MACAGNO, L. , SILVA, A. R. C. , BOTTA, S. , PAOLIELLO, R. , SARTIN, P. , SOARES, H. , BARRETO, M. V. , PARISI, B. , SAEZ, O. C. , PIRES, T. .
      Descrição: Projeto de Pesquisa junto ao CNPq, compostopor uma equipe multidisciplinar e internacional (Itália, França, Suiça, Brasil): visa trazer para o debate brasileiro a obra do antropólogo e historiador das religiões italiano Ernesto de Martino, amplamente conhecida no mundo anglófono, francófono e latino, mas desconhecida no Brasil. Embora desenvolvida há cinquenta anos, a teoria demartiniana é extraordinariamente fértil e antecipadora das teorias contemporâneas sobre a performance ritual, a corporalidade e a cura. O interesse específico é atualizar a abordagem dos rituais religiosos que implicam estados de transe. Tais rituais estão na base de muitas religiões no Brasil contemporâneo (cultos afro, espiritismo, pentecostalismo evangélico e católico, neoxamanismo urbano), estudadas em geral a partir de um recorte sociológico, deixando em segundo plano a prática ritual e a questão da ?cura?. No cerne da metodologia de De Martino está o conceito de ?presença? (o dasein de Heiddeger), a possibilidade de ser-no-mundo, de agir na história. Presença permanentemente exposta ao risco da crise, de não-ser-no-mundo, de ?ser agido?, absorvido e negado como sujeito. O ritual religioso é uma técnica protetora contra esse risco, mediante a instauração de um estado de dissociação psíquica, que encena ritualmente a própria crise (a ?perda de si?), para, em seguida, recuperar modelos institucionalizados de comportamento que permitem o resgate subjetivo e a reintegração social. O primeiro objetivo do projeto é analisar a adesão contemporânea, no Brasil, a práticas religiosas centradas no transe, a partir de uma metodologia que privilegia a performance ritual, com foco na dialética crise/resgate proposta por De Martino. A hipótese é a de que, para além das narrativas sobre a ?fé?, a motivação nodal das escolhas religiosas é a eficácia das práticas rituais em termos de ?cura? da ?presença doente?, conforme a definição de De Martino. O segundo objetivo é divulgar a obra do autor a partir da tradução de alguns textos (notadamente os textos etnográficos sobre a cultura popular no sul da Itália). O terceiro objetivo é produzir uma reflexão conjunta a respeito do lugar do autor na história do pensamento antropológico, em sua relação com a filosofia do século XX e com a história das religiões europeia. No interior desse projeto geral, nossa responsabilidade nossa responsabilidade de participação se desenvolve ao redor da seguinte perspectiva: Tanto no âmbito da História Moderna, quanto naquele mais geral e histórico-antropológico (O Apetite da Antropologia, 2005; Jesuítas e Selvagens, 2007; O Amplexo Político dos Costumes de um Jesuíta Brâmane na Índia, 2021), Adone Agnolin vem desenvolvendo seu trabalho historiográfico ao redor da perspectiva e da metodologia histórico-religiosa (História das Religiões: perspectiva histórico-comparativa, 2013). Sendo ainda Diretor da Revista Internacional (de História das Religiões) Civiltà e Religioni, no projeto será responsável por indagar e contribuir a respeito das peculiaridades, da importância e (também) dos limites do trabalho de De Martino para com o âmbito historiográfico, tendo em vista, sobretudo, as importantes contribuições do autor no que diz respeito ao rito (para sociedades sem alternativas culturais), ao mito (um possível modo de fazer história) e à perspectiva crítica do etnocentrismo (universalismo como vontade ocidental de ser parte ativa da História).
    • Nome do projeto: Antropologia e História das Religiões no século XX: Teorias e metodologias (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AGNOLIN, A. , Maria Cristina POMPA .
      Descrição: Esta linha objetiva aprofundar o conhecimento da abordagem historiográfica característica da Escola Italiana de História das Religiões, seus peculiares instrumentos, teóricos e analíticos, de investigação, particularmente a historicização dos próprios instrumentos teóricos da análise historiográfica e as categorias analíticas denominadas religiosas. No plano teórico-metodológico, esta linha enfoca não apenas as interrelações entre os dois campos disciplinares, ma aponta fundamentalmente para o esforço metodológico de historicização tanto dos objetos quanto das categorias de análise antropológica. Do ponto de vista empírico, as pesquisas optam por um recorte processual.
    • Nome do projeto: Libertà dei Moderni e Processi di Civilizzazione (2012 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AGNOLIN, A. , IMBRUGLIA, G. , LAVENIA, V. , ABBATTISTA, G. , TORTAROLO, E. , ALIMENTO, A. , PAVONE, S. .
      Descrição: La specificità indiana e la querelle più generale che si stabilisce in Asia orientale aiutano a pensare in termini comparativi e differenziali il progetto missionario gesuitico tra XVI e XVII secolo, tenedo conto di tre processi fondamentali: 1) Il primo è quello messo in moto negli anni ?50 del XVI secolo. Dopo il fallimento della proposta evangelizzatrice iniziale nell?America portoghese, dovuto all'illusione di indigeni-tabula rasa pronti a subire un'evangelizzazione imposta e immediata (una prioritaria evangelizzazione che potesse predisporre le sue popolazioni ad un successivo processo di civilizzazione), si impone una diversa e seria strategia di conversione dei ?primitivi? americani fondata sull'imperativo di ?civilizzare per (prima di) convertire? (imperativo che diventa oramai decisamente prioritario e che si configura come il solo che può permettere la realizzazione, in qualche modo, del progetto missionario); 2) il secondo processo è quello inscritto nell?interpretazione missionaria di un ?moralismo confuciano?, nel contesto cinese, che risuonerà, in modo esemplare e paradossale, nella tradizione illuminista (pensiamo, per esempio, al modello precursore dell?ateo virtuoso di Pierre Bayle) veicolata, giustamente, attraverso i testi gesuitici (quando non in una tradizione illuminista e gesuitica); 3) e, finalmente, la comparazione potrà stabilirsi prendendo in considerazione il terzo processo (quello che riguarda, soprattutto, la specificità di questa ricerca) che potremmo definire, per il momento, di ?sanscritizzazione? del messaggio evangelico, secondo la proposta di Roberto de? Nobili nel Sud dell?India e, d?altro lato, che utilizza nuovi e peculiari strumenti (i vari concetti di ?costumi?, ?riti?, ?pratiche civili? ecc.) per pensare e tradurre un nuovo (tanto quello occidentale per i nativi indiani, quanto quello caratteristico dell?India per l?Occidente) concetto di civiltà, progressivamente prioritario di fronte alle difficoltà sollevate dal vecc
    • Nome do projeto: Raízes Indígenas Paulistas (2021 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: AGNOLIN, A. , PERRONE-MOISES, B. , VANZOLINI, M. , CARVALHINHOS, P. , FINBOW, T. D. , NAVARRO, E. .
      Descrição: Projeto de Incentivo e Coordenação do Ensino de Línguas, História e Culturas Indígenas do Estado de São Paulo em Escolas Secundárias Públicas - Projeto reconhecido e apoiado pela Pró-Reitoria de Graduação da USP: a partir de Janeiro de 2021. Cursos envolvidos: Letras, História, Antropologia, Direito, Astronomia, Educação, Comunicação. Unidades envolvidas: FFLCH, FD, IAG, ECA
    • Nome do projeto: Pensando Goa: Redes e Periodicidades da Escrita (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AGNOLIN, A. , GARMES, H. , MUHANA, A. F. , FESTINO, C. G. .
      Descrição: É conhecido que a tipografia em Goa foi a primeira da Ásia, trazida pelo Patriarca da Etiópia, D. João Nunes Barreto, instalada no colégio jesuíta de São Paulo. Sua publicação inaugural foram as Conclusiones Philosophicas, em 1556, seguidas de várias outras obras. Entre 1574 e 1615 houve um hiato nas publicações goesas, as quais teriam desaparecido, ou as tipografias teriam deixado de funcionar no período. A par tir de 1615, novas obras foram impressas em Goa, até que, em 1754, uma ordem do Reino proibiu o estabelecimento da imprensa, não só particular, mas ainda nos conventos, colégios ou qualquer outra comunidade, ordem essa que vigeu até 1821, quando a imprensa ressurgiu, já em moldes muito diversos. Nesses dois períodos descontínuos da imprensa de Goa, obras fundamentais para as letras goesas ? como Lusitânia transformada (1607), de Fernão Álvares do Oriente, o Tratado Apologetico contra varias calumnias impostas pela malevolencia contra a sua Nação Bracmana (1689), do pe. Francisco do Rego, a Auréola dos Indios & Nobiliarchia Bracmana (1702), do padre António João de Frias, entre outras ? foram publicadas em Lisboa. Outras permaneceram manuscritas, como Vivekamala, texto catequético em concani, do fr. Gaspar de S&atild e;o Miguel (ca. 1640), ou a Breve noticia dos erros que tem os Gentios do Concão na India, do pe. João de Brito, ou ainda Espelho dos brâmanes, do pe. Mateus de Castro (ambas de meados do século XVII). Além delas, um número indefinido de relações, cartas, poemas, traduções e livros dos quais até hoje só se conhecem os títulos permanecem arquivados em códices, cuja identificação está longe de ser concluída. A todo o momento a pesquisa reconhece escritos que, só em conjunto, poderão fornecer uma noção mais consistente da biblioteca goesa em língua portuguesa. Após retornar do Brasil para Portugal, D. João VI estabeleceu uma Monarquia Constitucional e o texto impresso ressurgiu em Goa, agora sobretudo no formato de imprensa periódica. O primeiro periódico a aparecer foi a Gazeta de Goa (1821-1826), sob a direção de José Aniceto da Silva. Em poucos anos, além da Imprensa Oficial, diversas outras foram instaladas, vindo a público periódicos como O Ultramar (1859-1941), A Índia Portuguesa (1861-1950), a Ilustração Goana (1864-1866), A Vida (1938-1966), O Heraldo (1900-), entre uma infinidade de outros, sendo que alguns sobreviveram mesmo após o fim do colonialismo, ao menos até a década de 1980. Outras formas de produção escrita em português, como livros ou publicações avulsas, perduraram ainda depois disso. O atual projeto focaliza essa ampla produção escrita, quer imprensa, quer manuscrita, tendo em vista as redes intelectuais e literárias que se constituíram em Goa. A periodicidade com que essas redes se estabeleceram criou dinâmicas de escrita peculiares, que configuraram relações sociais distintas e também distintos sentidos no emprego e valor da escrita. Ao estudar tais redes e dinâmicas, podemos compreender até que ponto a vida intelectual e literária goesa foi por elas condicionada, e como estas atingiram os gêneros literários, os modelos educacionais, as representações dos grupos sociais, as relações entre literatura, política, religião, além da própria narrativa histórica e da construção identitária goesa. Portanto, o foco desta pesquisa são as dinâmicas das redes literárias e intelectuais em língua portuguesa que se constituíram em Goa desde o século XVI ao XXI, tendo por base a produção impressa e manuscrita até a década de 1820 e, depois disso, a imprensa periódica, ainda que outras formas de publicação, de mídias e a produção em outras línguas se mantenham em nosso horizonte de trabalho.
    • AGNOLIN, A. . XIII SIICUSP - Mesa: Ditadura, Censura e Intolerância no Brasil. 2005 - Xiii simpósio de iniciação científica
    • AGNOLIN, A. . XIV SIICUSP - Mesa: História e Memória Operária. 2006 - Xiv simpósio de iniciação científica da universidade de são paulo
    • AGNOLIN, A. . XV SIICUSP - Rebelião e Pensamento nas Independências Americanas. 2007 - Simpósio de iniciação científica
    • AGNOLIN, A. . II EPOG - Mesa 19 - Valores Cristãos e Atividades Missionárias em Cartas e Outros Discursos. 2007 - Ii epog - encontro de pós-graduação da fflch-usp
    • AGNOLIN, A. . IX Seminários de Pós-Graduação - Mesa 5: Lorenzo Valla, Nicolau Maquiavel, Giovanni Botero e Joseph de Maistre. 2008 - Ix seminário de pós-graduação em história social
    • AGNOLIN, A. . XVIII Simpósio Internacional de Iniciação Científica. 2010 - Simpósio de iniciação científica
    • AGNOLIN, A. . IV EPOG - Mesa 40 - Cultura Material e Consumo. 2009 - Iv epog - encontro de pós-graduação da fflch-usp
  • Nome orientando Área Nível de Programa
    Gabriel Cardoso Bom História Social Mestrado
    João Vitor Guimarães Braga da Silva História Social Mestrado
    Rafael Salamon História Social Doutorado
  • Nome orientando Área Nível de Programa Data de defesa
    Ana Luiza de Oliveira e Silva História Social Doutorado 29/11/2016
    Marília Pugliese Branco História Social Doutorado 12/07/2018
    Victor Santos Vigneron de La Jousselandiére História Social Doutorado 30/11/2022
    Jaqueline Ferreira da Mota História Social Doutorado 10/03/2017
    Lucas Jorge de Freitas História Social Doutorado 07/03/2019
    Luis Henrique Menezes Fernandes História Social Doutorado 05/04/2016
    Bento Machado Mota História Social Doutorado 21/11/2022
    Victor Ruy Rossetti História Social Mestrado 07/03/2022
    Ana Luiza de Oliveira e Silva História Social Mestrado 23/11/2009
    Bruna Braga Fontes História Social Mestrado 30/03/2021
    Rafael Salamon História Social Mestrado 05/05/2020
    Gisele Pereira de Oliveira História Social Mestrado 09/03/2010
    Daniel Aidar da Rosa História Social Mestrado 28/02/2014
    Juliana Fujimoto História Social Mestrado 16/04/2008
    Mario Scigliano Carneiro História Social Mestrado 20/08/2013
    Marília Pugliese Branco História Social Mestrado 02/08/2011
    Victor Santos Vigneron de La Jousselandiére História Social Mestrado 21/08/2012
    Marcelo Continelli História Social Mestrado 03/05/2016
    Lucas Jorge de Freitas História Social Mestrado 16/09/2013
    Wedster Felipe Martins Sabino História Social Mestrado 05/02/2024
    Ana Carolina Pedroso Alteparmakian História Social Mestrado 10/02/2023
    Tomás Motta Tassinari História Social Mestrado 18/06/2019
    Lucia Silva da Mota História Social Mestrado 12/12/2008