Não autenticado |

Samia Pereira Medeiros

    • Possui graduação em Letras Português Italiano pela Universidade Federal do Ceará (2021) e em Turismo pela Faculdade Lourenço Filho (2015). Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas da Universidade de São Paulo - USP. Possui experiência docente como professora bolsista da Casa de Cultura Italiana - Universidade Federal do Ceará. Tem experiência como professora de italiano na Escola Pense Idiomas, no Núcleo de Línguas da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Possui, ainda, experiência docente no projeto de extensão Volare con l'italiano, registrado na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e realizado em parceria com a Universidade Federal da Bahia - UFBA, a Universidade Federal do Ceará - UFC e a Associação de Língua Cultura Italiana do Espírito Santo - ALCIES. Atualmente, atua como professora de língua e cultura italianas, na Escola Italiano Descomplicado, com ênfase nos exames preparatórios CELI e CILS e é membro da Associação Brasileira de Professores de Italiano - ABPI. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: esfera pública, língua e cultura italianas, tradução e ensino de italiano LE.

       

      Links:    

  • Capítulos publicados: 1
    • ARAUJO, A. C. N. ; SOARES, A. M. O. ; BARROS, H. S. ; PEREIRA, J. C. ; CARNEIRO, L. V. ; SILVA, R. F. ; MEDEIROS, S. P. . O ensino da língua italiana na esfera pública em Fortaleza. O italiano na esfera pública brasileira, v. , p. 26 - 37, 2019.
    • MEDEIROS, S. P. . 'RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA ITALIANA ATRAVÉS DE VIVÊNCIAS MUSEAIS REALIZADAS PELA CASA DE CULTURA ITALIANA. 2020 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, S. P. . Lezione speciale tematica Dante Alighieri,15 maggio 2021. 2021 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, S. P. . Experiências de ensino remoto na Casa de Cultura Italiana da UFC.. 2020 (Comunicacao)
    • SOARES, A. M. O. ; MEDEIROS, S. P. . RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA ITALIANA ATRAVÉS DE VIVÊNCIAS MUSEAIS REALIZADAS PELA CASA DE CULTURA ITALIANA. 2019 (Comunicacao)
    • SOARES, A. M. O. ; MEDEIROS, S. P. . O ensino de língua italiana sensibilizado pela arte: experiências extramuros. 2019 (Congresso)
    • MEDEIROS, S. P. . A sintaxe icônica das Metamorfoses e sua tradução para o italiano. 2019 (Seminário)
    • ARAUJO, A. C. N. ; MEDEIROS, S. P. ; SOARES, A. M. O. . CCI POÉTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UM PROJETO DE POESIA REALIZADO PELA CASA DE CULTURA ITALIANA. 2018 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, S. P. ; ARAUJO, A. C. N. ; SOARES, A. M. O. . VISÕES DA CIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ATIVIDADE DE EXCURSÃO REALIZADA PELA CASA DE CULTURA ITALIANA. 2017 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, S. P. ; MULLER, F. S. . A música como ferramenta no ensino da língua italiana. 2016 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, S. P. ; ARAUJO, A. C. N. . TICS na Sala de Aula: proposta para o ensino da língua italiana. 2016 (Comunicacao)
    • MEDEIROS, S. P. . IX Encontro de Pós-Graduandos em Língua, Literatura e Cultura Italianas da FFLCH/USP. 2023 (FFLCH/USP)
    • MEDEIROS, S. P. . Minicurso de Leitura e Produção Textual. 2021 (Universidade Federal do Ceará - UFC)
    • Nome do projeto: Volare con l'italiano (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MEDEIROS, S. P. , CARAMORI, A. P. , VIANA, A. S. , GOES, B. F. , ALBIERO, E. R. , SANTOS, J. B. , REIS, L. A. , SILVA, M. A. , TORQUATO, C. P. .
      Descrição: O curso foi registrado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no SIGPEX, sob o número 202019609, e realizado em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Associação de Língua & Cultura Italiana do Espírito Santo (ALCIES). Carga horária total: 16h O curso foi realizado na modalidade remota, com atividades síncronas e assíncronas, no período entre 19 de novembro e 10 de dezembro de 2020. Conteúdo programático: Introdução à língua e à cultura italiana através da música Presentarsi. I saluti. Il presente indicativo dei verbi essere e avere. Lessico.