Não autenticado |

Ana Gabriela Vilhena de Mello Santos

    • Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), com estudos sobre o ser e a substância na Metafisica de Aristóteles. Realiza pesquisas em História da Filosofia Antiga, com ênfase nas obras: Metafísica e Categorias, para o estudo da ontologia e da ousiologia aristotélica. Atualmente cursa mestrado na Universidade de São Paulo (USP) em Filosofia Antiga com financiamento CAPES. Possui como tema atual de pesquisa "A noção aristotélica de ousia".

       

      Links:    

    • SANTOS, A. G. V. M. ; SOUSA, M. C. . Sobre as noções de ser e substância na Metafísica de Aristóteles. In: XXXV Congresso de Iniciação Científica da UFLA , 2022 , LAVRAS/MG. XXXV CIUFLA. : , 2022.
    • SANTOS, A. G. V. M. ; SOUSA, M. C. . Sobre a noção de 'ousia' na Metafísica de Aristóteles. In: XXXIV Congresso de Iniciação Científica da UFLA , 2021 , LAVRAS/MG. XXXIV CIUFLA. : , 2021.
    • SANTOS, A. G. V. M. ; SOUSA, M. C. . Ensino de Filosofia: uma abordagem ativa. 2022 (Outra)
    • SANTOS, A. G. V. M. ; OLIVEIRA, J. R. D. ; ORSINI, F. . Projeto integrador II: Meio Ambiente e Sustentabilidade. 2022 YouTube
  • Organização de eventos: 1
    • SANTOS, A. G. V. M. . XXVI Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da USP: A Filosofia e o Sujeito. 2023 (Uniersidade de São Paulo - USP)
    • SANTOS, A. G. V. M. . Sobre as noções de 'ser' e 'substância' na Metafísica de Aristóteles. 2022
    • Nome do projeto: Sobre as noções de ser e substância na Metafísica de Aristóteles (2021 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, A. G. V. M. , SOUSA, M. C. .
      Descrição: A questão do -τὸ ὂν- é o objeto do livro G, e também é um dos temas da Metafísica de Aristóteles. O presente texto fixa suas metas em torno da análise do -τὸ ὂν- no livro G e em algumas passagens da Metafísica para analisar a ontologia aristotélica em seu projeto metafísico. Ontologia (do grego -ontos- ente e -logoi- ciência do ser), ou teoria do ser, é a parte da Metafísica que trata do ser enquanto ser, ela estuda tudo aquilo que é, como é, a definição do que é o ser, e os modos gerais de ser. O livro G apresenta a definição da Metafísica como ciência do ser enquanto ser, e por isso o presente trabalho fará deste livro seu principal universo na discussão da ontologia juntamente com outras passagens da Metafísica. A filosofia primeira de Aristóteles, ou Metafísica, estuda o ser enquanto ser, independentemente das características específicas que algo tenha, ela estuda o ser na medida em que é, é o estudo mais geral da realidade que abarca todos os objetos existentes, por exemplo: o livro existe, Sócrates existe, o amor existe. Existem na realidade, porém de maneiras diferentes, pois o livro existe empiricamente como objeto sensível, Sócrates existe como figura histórica, e o amor existe como sentimento interno, uma disposição. Assim, a Metafísica procura estudar o que há de comum em todos esses objetos (livro, Sócrates e amor), que nos permite nos referir a eles como algo que são. E se por um lado, a Metafísica estuda todos os objetos, por outro lado ela não estuda tudo de todos os objetos, isto porque a realidade é complexa, feita de partes irredutíveis umas as outras, assim cada ciência estuda uma parcela de aspectos da realidade, e essa parcela que a Metafisica estuda está presente em todos os objetos. Assim, para analisar a questão do ser, este trabalho se propõe a responder os seguintes questionamentos: (i) como o ser é dito; (ii) o que é uma substância; e (iii) quais entes são substâncias, sendo que as respostas a essas três questões vão se cruzar, mas se faz necessário articula-las separadamente para investigação. E para tal, o trabalho se dividi em duas partes, nas quais, primeiramente analiso a ontologia aristotélica e a questão do ser, e posteriormente analiso a substância e seus múltiplos sentidos. O objetivo geral deste trabalho será apresentar a ontologia no livro G e outras passagens da Metafísica para enriquecer o diálogo, afim de alcançar como objetivo específico uma discussão do termo -τὸ ὂν- e do termo -Οὐσία- pensando uma conclusão que seja um possível caminho de investigação que aproxima a ontologia como uma ousiologia. Apresento neste trabalho a cornucópia de Aristóteles, aquilo de mais abundante que absorvo em seu lance metafísico para a posterioridade, ou seja, como é apresentado a ontologia e a substância aristotélica. Compreendendo a Metafísica em seu lance ontológico, podemos analisar a filosofia primeira como - τὸ ὂν -, e discutir sobre a problemática da equivalência entre -ente- e -substância-, e desse modo, investigar uma perspectiva do possível projeto metafísico de uma teoria da substância.
    • Nome do projeto: Sobre a noção de ousía na Metafísica de Aristóteles (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, A. G. V. M. , SOUSA, M. C. .
      Descrição: Esta pesquisa investiga o termo substância (ousía) nas obras Metafísica e Categorias de Aristóteles. Apesar de aparentar ser um projeto ambicioso, observando a vastidão de conteúdo nessas obras, o objetivo consiste apenas em levantar os significados desse termo a partir de recortes específicos das obras. Neste sentido, poderemos analisar se há uma teoria da substância (ousiologia) em Aristóteles. Considerando que questionar o que é a ?substância? é o mesmo que se questionar sobre o ente, e esse questionamento se faz presente ainda hoje nas discussões filosóficas,e se mostra como uma questão que acompanha o homem em sua trajetória, desde os fragmentos sobre o ser em Parmênides. Observando que a reflexão filosófica grega desde os primórdios se ocupou da questão do ser (ti to on, ?o que é aquilo que é?) e Aristóteles reformulou essa questão, conduzindo-a para outra caminho: ?o que é a substância?, visto que investigar ?aquilo que é?, é o mesmo que investigar a ?substância?. A importância dessa pesquisa se dá no âmbito de como a tradição ocidental entendeu o sujeito da Metafísica de Aristóteles, Aristóteles escreve em Met. VII 1028b2-7: "Pois bem, o que no passado e no presente foi sempre objeto de investigação e sempre objeto de dificuldades, o que é o ser, é isto: o que é a substância (quanto a isto, uns dizem que há uma única, outros que há mais do que uma, e uns dizem que é em número limitado, outros que é em número ilimitado); por esta razão nós devemos investigar sobretudo, primeira e, por assim dizer, unicamente o que é o ser concebido deste modo". Dada essa investigação, este trabalho entenderá que a Metafísica apresenta um projeto de uma ciência que investiga uma noção da substância (ousiologia), sendo assim, esta pesquisa se ocupará em investigar os modos pelos quais a ?substância? se mostra segundo as passagens da Metafísica Delta 916; 8 1017b23-26, Z 3 1028b33-1029a3, Z 13 1038b1-8, H 1 1042a26-33, analisando-as minuciosamente de modo a investigar se o projeto da Metafísica é uma teoria da substância. Afim de esclarecer melhor esses sentidos, utilizarei a passagem das Categorias 5 2b15-21; 2b37-3a6 como modo de pensar a relação da substância com o substrato.
    • SANTOS, A. G. V. M. . Introdução a noção aristótelica de ousia. 2024 - Curso de curta duração ministrado/extensão