Não autenticado |

Felipe de Moraes

    • [Felipe de Moraes] é bacharel em Letras-Português (2021) e licenciado em Letras-Portugês (2021), ambos pela Universidade de São Paulo. Durante a graduação desenvolveu extensa pesquisa de Iniciação Científica sobre a obra de Guimarães Rosa - de 2017 a 2018, com bolsa PIBIC-USP, realizou investigação sobre as narrativas iniciais de ''Corpo de Baile'', ''Campo Geral'' e ''Uma estória de amor'', debruçando-se no estudo comparativo dos focos narrativos de ambas as novelas e nos seus respectivos 'pontos de vista'; de 2019 a 2020 e, em seguida, através de uma renovação de bolsa, de 2020 a 2021, mediante financiamento da FAPESP, desenvolveu pesquisa sobre a presença do insólito na contística de Guimarães Rosa. Tem interesse nas seguintes áreas: prosa moderna, poesia moderna, ensaísmo, estilística, teoria literária e literatura comparada. Atualmente é mestrando no programa de Teoria Literária e Literatura Comparada (DTLLC) da Universidade de São Paulo. Através de ingresso pelo Edital de Residência em Pesquisa BBM 8a ed., no momento é também Pesquisador Residente na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM-USP), onde realiza estudos no fundo roseano depositado na Biblioteca, sobretudo do manuscrito de Tutameia (1967), de João Guimarães Rosa.

       

      Links:    

  • Outras Produções Bibliográficas: 10
    • MORAES, F. . La carretera del tiempo - uma leitura da obra de Juan Rulfo por Cristina Rivera Garza. : , 2022 ((Ensaio))
    • MORAES, F. . 'Los combatientes deseos' - a lírica amorosa de Sor Juana Inés de La Cruz. : , 2022 (Ensaio)
    • MORAES, F. . Um leitor (quase dialético) de ''Sagarana''. : , 2022 ((Ensaio))
    • MORAES, F. . ''Me mataron los murmullos'' - sobre ''Paso del Norte'', de Juan Rulfo. : , 2021 ((Ensaio))
    • MORAES, F. . ''A mobilidade infinita'' - um comentário sobre o gênero trágico no Fausto de Goethe. : , 2021 ((Ensaio))
    • MORAES, F. . ''Matita Perê'' - entre o épico e o lírico. : , 2020 (Ensaio)
    • MORAES, F. . A unhada da vida - uma leitura de Machado de Assis. : , 2020 ((Ensaio))
    • MORAES, F. . O teatro do mundo (Parte 3). : , 2020 ((Ensaio))
    • MORAES, F. . O teatro do mundo (Parte 2). : , 2020 ((Ensaio))
    • MORAES, F. . O teatro do mundo (Parte 1). : , 2020 ((Ensaio))
    • MORAES, F. . O estranhamento: os animais falantes em duas narrativas de Franz Kafka e Guimarães Rosa. 2019 (Simposio)
    • MORAES, F. . ''O que não havia acontecia'' - o insólito em alguns contos de Guimarães Rosa. 2020 (Comunicacao)
    • MORAES, F. . O foco da voz: os narradores em ''Campo Geral'' e ''Uma estória de Amor''. 2018 (Simposio)
    • MORAES, F. . 'O que não havia, acontecia': o insólito em alguns contos de Guimarães Rosa. 2021
    • Nome do projeto: ''Começo de meio de terminar'' - um estudo sobre o foco narrativo em ''Campo Geral'' e ''Uma estória de amor'' (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, F. , RIGATTO, Fabio .
      Descrição: Investigar a construção dos narradores dentro das duas narrativas que abrem Corpo de Baile ? ''Campo Geral'' e ''Uma estória de amor'' ?, à luz da temática infantil e lúdica da primeira, e da temática da velhice na segunda.
    • Nome do projeto: Tutameias ? proposta para uma investigação sobre os datiloscritos do último livro de contos de Guimarães Rosa (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, F. , RIGATTO, Fabio .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo uma investigação dos datiloscritos de Tutameia que se encontram na BBM. Último livro de contos publicado em vida por Guimarães Rosa, Tutameia (1967) apresenta uma radicalização formal dos procedimentos estéticos roseanos na medida em que condensa ao extremo a linguagem e exige do leitor uma participação cada vez mais ativa na construção de sentido das narrativas; assim, uma análise das provas tipográficas e o cotejo com a versão definitiva do livro poderão abrir novas perspectivas para os estudos da prosa do autor mineiro, aliando o trabalho hermenêutico e a pesquisa em arquivo.
    • Nome do projeto: ??O que não havia acontecia?? - o insólito em alguns contos de Guimarães Rosa (2019 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, F. , RIGATTO, Fabio .
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é o de analisar em que medida o gênero da narrativa insólita percorre a obra de Guimarães Rosa. O corpus escolhido abarcará contos que vão desde as primeiras publicações do autor mineiro em revistas, durante o decênio de 20, até suas narrativas mais experimentais dos anos 60 (de ??Makiné?? e ??Chronos kai anagke??(Antes das Primeiras Estórias) a ??Conversa de Bois?? (Sagarana), passando por ??A menina de lá?? e ??Um moço muito branco? (Primeiras Estórias) até ??Sobre a escova e a dúvida??, ??Os três homens e o boi dos três homens que inventaram o boi?? e ??Umas formas??, (Tutaméia) e ??Páramo?? (Estas Estórias). Pretendo analisar como uma estética do estranho se desenvolve na prosa roseana sinalizando seu amadurecimento formal, a partir do ??fantástico mais puro?? das primeiras narrativas, passando por uma consciência latino- americana do ??realismo-maravilhoso??, até chegar a uma prosa mais metaficcional e intrincada, no foco e no ponto de vista narrativos. Buscarei analisar a prosa insólita não como algo estanque, mas como elemento que varia de estória para estória, sempre com uma finalidade estética única.