Não autenticado |

Leilor Miranda Soares

    • Doutorando em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP); mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Culturas e Identidades Brasileiras do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP); bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Como pesquisador, desenvolve pesquisas sobre canção popular-comercial brasileira, literatura, teoria crítica e teoria musical. Como músico, exerce as atividades de arranjador, cantor e regente coral.

       

      Links:    

  • Artigos completos publicados em periódicos: 2
    • SOARES, L. M. . A felicidade em Tom Zé MÚSICA POPULAR EM REVISTA , v. 7 , p. 1 - 30 , 2020. ISSN: 23167858.
    • SOARES, L. M. . Confundindo para esclarecer: alguns procedimentos brechtianos em Tom Zé REVISTA CRIOULA (USP) , v. 26 , p. 107 - 125 , 2020. ISSN: 19817169.
    • SOARES, L. M. . Nascimentos e mortes de Tom Zé: uma chave de leitura para "Mãe (mãe solteira)". Literatura & Canção: tradição, performance, identidade e (auto)biografia, v. 1, p. 357 - 377, 2022.
    • SOARES, L. M. . Elementos do projeto estético de Tom Zé em Mã: análise e interpretação. In: XXIX Congresso da Anppom , 2019 , Pelotas-RS. Anais do XXIX Congresso da Anppom. : , 2019. p. 01 - 09.
    • SOARES, L. M. . Para Lennon e McCartney. In: I Congresso Coral , 2019 , São Paulo. Anais do I Congresso de Canto Coral. São Paulo : ECA-USP, 2018. p. 460 - 461.
    • SOARES, L. M. . Nascimentos e mortes de Tom Zé. 2020 (Congresso)
    • SOARES, L. M. . Elementos do projeto estético de Tom Zé em 'Mã': análise e interpretação. 2019 (Congresso)
    • SOARES, L. M. . Para Lennon e McCartney. 2018 (Congresso)
    • SOARES, L. M. . 'Não é mole não, tem que ser homem pra jogar no coringão': um estudo sobre futebol feminino. 2014 (Seminário)
    • SOARES, L. M. . 'Não é mole não, tem que ser homem pra jogar no coringão': um estudo sobre futebol feminino. 2013
    • Nome do projeto: 'Não é mole não, tem que ser homem pra jogar no coringão': um estudo sobre futebol feminino (2013 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOARES, L. M. , MAGNANI, José Guilherme Cantor .
      Descrição: Iniciação científica na área de antropologia urbana, sobre a prática do futebol feminino, com orientação de José Guilherme Cantor Magnani.
    • Nome do projeto: Formas da canção popular no Brasil a partir de 1930: análise e interpretação (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOARES, L. M. , GARCIA, Walter. , BOTELHO, G. M. , PERNA, M. F. , SCIRE, R. D. O. , CASTRO, T. R. C. , MOREIRA, M. V. , GONCALVES, P. A. S. , FRIAS, G. M. .
      Descrição: O projeto justifica-se pela intenção de desenvolver uma abordagem multidisciplinar voltada a objeto que, em primeiro lugar, exige tal procedimento metodológico para que possa ser compreendido na totalidade de sua estrutura. Toma-se como base a noção de forma que se refere tanto à análise da estrutura interna da canção (isto é, à análise da relação entre os elementos musicais e linguísticos que organizam o corpo de uma obra) quanto à interpretação dos sentidos de tal estrutura (esclarecidos no estudo da relação entre a organização interna da obra e o andamento do processo histórico). Em segundo lugar, a pesquisa almeja contribuir para a reflexão crítica sobre diferentes formas da canção atentando às particularidades de cada caso. Há que se ressaltar o fato de a canção popular, até o momento, ter sido pesquisada em quantidade ainda desproporcional à sua relevância na cultura e nas artes do Brasil, em que pesem as contribuições fundamentais dos estudos já empreendidos por diversas áreas do conhecimento. Em terceiro lugar, a pesquisa espera contribuir para a crítica do funcionamento da indústria cultural no Brasil, em suas diversas etapas, bem como para a reflexão sobre as interações dessa indústria com as 'tradições móveis' brasileiras (para falar com Mário de Andrade)..