Não autenticado |

Naiara Alves Duarte

    • Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Possui mestrado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês pelas mesmas instituições. Obteve o título em 2017 defendendo a dissertação intitulada "O papel das entrevistas de aloconfrontação na formação de professores iniciantes de Francês como língua estrangeira" sob orientação da profa. Eliane Lousada. Realizou em 2017 um estágio de pesquisa na Universidade de Sherbrooke (Canadá) sob a co-tutela do prof. Olivier Dezutter. Formou-se em 2011 como licenciada em Letras Português/Francês pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Profissionalmente, desenvolve atualmente um estágio de ensino (teaching assistant program) na University of Guelph, Canadá, onde ministra aulas de português como língua estrangeira e laboratórios de francês como língua estrangeira. Atuou como professora substituta do Núcleo de Língua Francesa do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da UFU de 2012 a 2014. Ministrou curso de francês como língua estrangeira em diversas escolas de língua. Além disso, possui experiência com o International Baccalaureate Program, pois trabalhou, de 2018 a 2021, na St. Francis College ministrando aulas de francês para os níveis MYP e DP (equivalentes ao ensino fundamental e médio, respectivamente). Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras e Formação de Professores. Pesquisa o processo de formação de professores iniciantes de FLE sob a perspectiva do ensino como trabalho, além de interessar-se por pesquisas no campo do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. É membro do grupo ALTER-AGE (CNPq/USP).

       

      Links:    

    • LOUSADA, ELIANE GOUVÊA ; DUARTE, NAIARA ALVES . O uso da língua materna em aulas de francês LINGUAGEM EM FOCO , v. 13 , p. 12 - 43 , 2021. ISSN: 26748266.
    • FAZION, F. ; DUARTE, N. A. . Tradução da Entrevista da ALAB - Maristela França entrevista Daniel Faïta. 2022 (Outra)
    • LOUSADA, E. G. ; SILVA, E. C. ; DUARTE, N. A. . Dos conhecimentos gramaticais à sua mobilização no discurso: representações de professores sobre práticas de ensino de francês como língua estrangeira (FLE). 2022 (Simposio)
    • MARRA, A. ; DUARTE, N. A. ; LOUSADA, E. G. . La formation des enseignants de FLE à travers un dispositif en distanciel: récit d'une expérience. 2023 (Comunicacao)
    • LOUSADA, E. G. ; DUARTE, N. A. . Difficultés, conflits et dilemmes dans une intervention auprès d?enseignants de français comme langue seconde. 2023 (Comunicacao)
    • DUARTE, N. A. ; SILVA, E. C. . Quand la formation rencontre et dialogue avec les pratiques d'enseignement: le récit d'une expérience. 2021 (Comunicacao)
    • DUARTE, N. A. . Au-delà de Kahoot: des pistes pour intégrer des ressources numériques dans les cours de FLE. 2021 (Outra)
    • DUARTE, N. A. . Apoiar o trabalho de professores iniciantes de FLE: o método da aloconfrontação. 2017 (Comunicacao)
    • DUARTE, N. A. . Soutenir le travail des professeus débutants de FLE: les contributions de la méthode de l'alloconfrontation pour la compréhension du travail enseignant.. 2019 (Comunicacao)
    • DUARTE, N. A. . Soutenir le travail de professeurs débutants de FLE : la méthode de l'alloconfrontation. 2017 (Comunicacao)
    • DUARTE, N. A. . Les dilemmes du travail du professeur débutant de FLE: une analyse sociodiscursive. 2017 (Comunicacao)
    • DUARTE, N. A. . Intervenção sobre o trabalho de professores iniciantes de FLE: contribuições do método da aloconfrontação para a compreensão do trabalho docente. 2016 (Outra)
    • DUARTE, N. A. ; MENEZES, M. C. . MÉTODOS INDIRETOS EM SITUAÇÃO DE TRABALHO: CONTRIBUIÇÕES DA INSTRUÇÃO AO SÓSIA E DA ALOCONFRONTAÇÃO PARA A COMPREENSÃO DO TRABALHO DOCENTE. 2016 (Comunicacao)
    • DUARTE, N. A. . Intervenir sur le travail des professeurs débutants de FLE: la méthode de l'allo-confrontation. 2016 (Comunicacao)
    • DUARTE, N. A. . Entrevistas de confrontação: um gênero a favor do desenvolvimento do trabalho do professor. 2015 (Comunicacao)
    • DUARTE, N. A. . O papel das entrevistas de aloconfrontação na formação de professores iniciantes de FLE. 2015 (Comunicacao)
    • DUARTE, N. A. ; QUINTINO, I. S. A. . Relato de Experiência: Introdução à Didática para Professores em Formação de Francês Língua Estrangeira. 2010 (Comunicacao)
    • DUARTE, N. A. . Vendredi Pédago-Gourmand - Ateliers Didactiques pour les Professeurs en Formation de FLE. 2011 (Intituto de Letras e Linguística/Central e Línguas)
    • DUARTE, N. A. . Atelier Introduction à la Didactique pour les Professeurs en Formation de FLE. 2010 (Intituto de Letras e Linguística/Central e Línguas)
    • DUARTE, N. A. ; LOUSADA, E. G. . VIII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. 2015 (FFLCH)
    • LOUSADA, E. G. ; DUARTE, N. A. . 5th International Conference on Second Languages Pedagogies. 2016 (FFLCH)
    • LOUSADA, E. G. ; DUARTE, N. A. . III CICA: Colóquio Internacional da Clínica da Atividade. 2016 (FFLCH)
    • DUARTE, N. A. . XII Simpósio Nacional de Letras e Linguística/II Simpósio Nacional de Letras e Linguística (MONITOR). 2009 (Intituto de Letras e Linguística)
    • DUARTE, N. A. ; SILVA, E. C. . Une image, un récit: l'art de Doisneau, Cartier-Bresson et Brassaï dans nos mains. 2016 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • LOUSADA, ELIANE GOUVÊA ; FAZION, F. ; MENEZES, M. C. ; SOARES, F. ; LONGHI, S. D. ; DUARTE, N. A. . Curso de Formação de professores de línguas - O Ensino como Trabalho. 2016 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • SILVA, E. C. ; DUARTE, N. A. . Curso de Francês para Professores do CEL e da Rede Pública. 2023 (Cursos Extracurriculares de Francês da FFLCH-USP, Consulado Geral da França em São Paulo e a Associação de Professores de Francês do Estado de São Paulo)
    • SILVA, E. C. ; DUARTE, N. A. . Curso de Francês para Professores do CEL e da Rede Pública. 2022 (Cursos Extracurriculares de Francês da FFLCH-USP, Consulado Geral da França em São Paulo e a Associação de Professores de Francês do Estado de São Paulo)
    • DUARTE, N. A. ; TONELLI, J. B. ; FAZION, F. . Curso de Francês para Professores do CEL e da Rede Pública. 2023 (Cursos Extracurriculares de Francês, da FFLCH-USP, Consulado Geral da França em São Paulo e a Associação de Professores de Francês do Estado de São Paulo)
    • DUARTE, N. A. . O papel das entrevistas de aloconfrontação na formação de professores iniciantes de FLE. 2016
    • DUARTE, N. A. ; BARYSEVICH, A. . Portuguese: Language Modules. 2022 (Material didático)
    • Nome do projeto: Arquivo e Memória da CECLE - Estágio e Projeto de Pesquisa de análise, registro de dados e arquivo dos materias em línguas estrangeiras da CECLE do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (2009 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DUARTE, N. A. , PINTO, D. C. , HASHIGUTI, S. T. .
      Descrição: Estagiário/Pesquisador na Coordenação de Extensão e Educação Continuada em Letras (CECLE) do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia. Projeto: Arquivo e Memória da CECLE. Este projeto tem como objetivo analisar, levantar dados, registrar e arquivar todos os materiais que fizeram e fazem parte da biblioteca da CECLE, com o intuito de disponibilizar tais materiais para o uso de alunos pesquisadores e estudantes deste Instituto. Orientadora: Profa. Dra. Simone Tiemi Hashiguti .
    • Nome do projeto: Programa de Linguas Estrangeiras em ambiente de ensino e pesquisa: Formando professores e pesquisadores do ensino de Inglês, Francês, Alemão, Espanhol, Italiano e demais línguas modernas (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DUARTE, N. A. , SIMÃO, Zeina Abdulmassih Khoury .
      Descrição: Tomando como base a elaboração dos novos referenciais para a formação de professores da Educação Básica instituídos nas Resoluções CNE/CP1/2002 e CNE/CP2/2002 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e a missão do Instituto de Letras e Lingüística da UFU, este projeto visa a conciliar a proposta do Projeto Pedagógico do Curso de Letras da UFU através da oportunidade dos alunos do Instituto de Letras e Lingüística da Universidade Federal de Uberlândia de experimentar e aperfeiçoar o trabalho de docência na sala de aula de línguas estrangeiras modernas através da ação, da reflexão e da pesquisa. Conseqüentemente, numa esfera mais abrangente, o projeto visa à melhoria do ensino de línguas no contexto educacional de Uberlândia e macro-região, considerando a qualidade da formação dos professores envolvidos..
    • Nome do projeto: Projeto Atividade de tradução do livro infantil "Você já viu gata parir?" para a língua francesa (2011 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: DUARTE, N. A. , CARMO, M. S. M. , ALMEIDA, L. N. , OLIVEIRA, H. L. .
    • Nome do projeto: O papel das entrevistas de aloconfrontação na formação de professores iniciantes de Francês como língua estrangeira (2015 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DUARTE, N. A. , LOUSADA, E. G. .
      Descrição: Projeto de Mestrado desenvolvido na Universidade de São Paulo sob orientação da Profa. Dra. Eliane Gouvêa Lousada e com o apoio da CAPES
    • Nome do projeto: Contribuições da formação a distância para o desenvolvimento do trabalho do professor: análise de uma experiência de intervenção online em situação de trabalho (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DUARTE, N. A. , LOUSADA, E. G. .