Não autenticado |

Priscila Viana Alves

    • Doutoranda em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo USP. Possui graduação em Geografia pelo Instituto Federal Fluminense (2014) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2017).

       

      Links:    

    • MIRANDA,ELIS DE ARAUJO MIRANDA E. A. ; ALVES, P. V. . Políticas Públicas de Educação e as sensorialidades do lugar. Rio de Janeiro : Letra Capital, 2017 . 178p. ISBN: 9788577855117.
    • ALVES, PRISCILA VIANA ; MIRANDA, ELIS DE ARAÚJO . Subjetividade na cidade: uma análise da modernidade na obra poética de Mário Quintana Revista Novos Cadernos NAEA , v. 19 , p. 141 - 152 , 2017. ISSN: 21797536.
    • ALVES, P. V. ; SILVA, M. W. . Representações Geográficas na Poesia de Mário Quintana. Imaginário, Espaço e Cultura, v. 1, p. 318 - 336, 2016.
    • ALVES, P. V. . Representações dos Índios Goitacá na Paisagem Contemporânea de Campos dos Goytacazes. In: VII Congresso Brasileiro de Geógrafos , 2014 , Vitória. CBG 2014. : , 2014.
    • ALVES, P. V. . BREVE HISTÓRICO HABITACIONAL DO BRASIL: UM DEBATE SOBRE O DIREITO À CIDADE. In: VII Encuentro Latinoamericano de Estudiantes de Geografia , 2014 , Valparaíso Chile. Anais ELEG 2014. : , 2014.
    • ALVES, P. V. ; SILVA, J. B. . Representações dos Índios Goitacá na Paisagem Contemporânea de Campos dos Goytacazes. In: XI Encontro Nacional da ANPEGE , 2015 , Presidente Prudente SP. XI ENANPEGE. : , 2015.
    • ALVES, P. V. . Blogs: Nova Linguagem para a Representação Geográfica. In: V Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica , 2013 , Campos dos Goytacazes. Anais CONFICT. : , 2013.
    • ALVES, P. V. ; OLIVEIRA, H. C. . Questão Agrária em Campos dos Goytacazes e educação do campo. In: VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária e VII Simpósio Nacional de Geografia agrária , 2013 , João Pessoa. Educação do Campo. : , 2013.
    • ALVES, P. V. . Blogs e migração: uma abordagem geográfica do ciberespaço. In: XVII Encontro Nacional de Geógrafos , 2012 , Belo Horizonte. Eixo Pensamento, nos Espaços de Diálogo e Práticas. : , 2012.
    • ALVES, P. V. . O programa mais educação: como a produção textual auxiliou no conhecimento geográfico. In: I Encontro de Práticas no Ensino de Geografia da Região Sul , 2013 , Porto alegre. Anais parte dois. : , 2013.
    • ALVES, P. V. ; SILVA, M. W. ; SILVA, G. S. . Representações geográficas na poesia de Mário Quintana. In: II Simpósio Nacional de Geografia, Literatura e Arte/ I Simpósio Internacional de Geografia, Literatura e Arte , 2013 , São Paulo. Imaginário, Espaço e Cultura: geografias poéticas e poéticas geográficas. : , 2013.
    • ALVES, P. V. . Linguagens, geografias e literaturas: A cidade de Quintana. In: XIV Encontro de Geógrafos da América Latina , 2013 , Lima. Anales del XIV Encuentro de Geógrafos de América Latina 2013 Perú. : , 2013. p. 1 - 10.
    • ALVES, P. V. . Formação do Programa Projovem Campo-Saberes da Terra Goitacá. 2016 (Assessoria)
    • ALVES, P. V. ; MARTINS, A. H. . Conflito Agrário no Norte Fluminense e a Resistência Camponesa no 5° distrito de São João da Barra RJ. 2017 (Simposio)
    • ALVES, P. V. ; MARTINS, A. H. . Conflito Agrário no Norte Fluminense e a Reistência Camponesa no 5° distrito de São João da Barra - RJ. 2017 (Simposio)
    • ALVES, P. V. ; MIRANDA,ELIS DE ARAUJO MIRANDA E. A. . A cidade moderna sob o olhar do poeta Mario Quintana. 2017 (Outra)
    • ALVES, P. V. ; MIRANDA,ELIS DE ARAUJO MIRANDA E. A. . Mario Quintana e a cidade de Porto Alegre RS: Diálogos entre Geografia e Literatura. 2017 (Simposio)
    • ALVES, P. V. . Programa Morar Feliz: Entre Política Pública Habitacional e Segregação Socioespacial na cidade de Campos dos Goytacazes RJ. 2016 (Congresso)
    • ALVES, P. V. ; CONCEICAO, R. N. ; ROCHA, E. S. . Imagens da Tropicália. 2013 (Outra)
    • ALVES, P. V. . Patrimônio público e privado: e eu com isso?. 2014 (Conferência)
    • ALVES, P. V. . Patrimônio público e privado: e eu com isso?. 2014 (Conferência)
    • ALVES, P. V. . Os Índios Goitacá na Paisagem de Campos: Identidade e Negação. 2013 (Seminário)
    • ALVES, P. V. ; CONCEICAO, R. B. . Curso Preparatório Popular Superação como espaço de formação docente e gestão pedagógica. 2012 (Outra)
    • ALVES, P. V. ; MIRANDA,ELIS DE ARAUJO MIRANDA E. A. . I Seminário da Rede de Políticas Públicas de Educação no Brasil. 2013 (Observatório de Educação no Brasil)
    • ALVES, P. V. . VIII Encontro Estadual de Professores de Goegrafia do Rio de Janeiro. 2013 (Associação de Geógrafos Brasileiros Seção Niterói)
  • Curso de curta duração ministrado: 5
    • ALVES, P. V. ; SILVA, M. W. . O espaço como a acumulação desigual de tempos. 2012 (Universidade Federal Fluminense)
    • ALVES, P. V. . Patrimônio Público e Privado: e eu com isso?. 2014 (Observatório de Educação d Brasil Laboratório CULT CAPES)
    • ALVES, P. V. . Palavras Encantadas: poesia em sala de aula. 2015 (II Ciranda do Conhecimento 2015 Laboratório CULT)
    • ALVES, P. V. . A Apropriação do território no Brasil Colonial do Ciclo de Debates de Geografia Urbana Histórica (Homenagem a Maurício de Almeida Abreu). 2014 (Projeto de Extensão "Grupo de Estudos de Geografia Histórica")
    • ALVES, P. V. . A Dramatização como Linguagem Didática. 2012 (Instituto Federal Fluminense)
    • Nome do projeto: PROLEITOR (2010 - 2010
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ALVES, P. V. , MACABU, K. .
      Descrição: O Projeto tem como finalidade o incentivo da leitura em escolas públicas do município de Campos dos Goytacazes RJ.
    • Nome do projeto: Geograficidades na Literatura: A Valorização da Experiência Geográfica da Obra de Mário Quintana (2015 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALVES, P. V. , MIRANDA,ELIS DE ARAUJO MIRANDA E. A. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem por finalidade propor interfaces entre a ciência geográfica e a literatura por meio da análise do conceito de Geograficidade na obra do poeta Mário Quintana. Acredita-se que a partir de expressões artísticas e culturais é possível discutir quaisquer conceitos científicos visto que estes podem ser inseridos na práxis dos sujeitos. A Geografia Humanista orientada pela concepção filosófica da fenomenologia considera a compreensão da Terra como uma vocação geográfica e não somente análise pontual dos fenômenos naturais. Desta maneira a Geografia deve contribuir no desafio no desvelamento da terra tanto na dimensão objetiva como também na dimensão subjetiva. Este projeto propõe a análise de aspectos do espaço simbólico e compreende a Geografia originária como uma experiência e não um conhecimento ou objeto. Ou seja, a Geografia antes de ser um conhecimento científico, é uma experiência essencialmente humana.
    • Nome do projeto: Política, tecnologia e interação social na educação (2013 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ALVES, P. V. , MIRANDA,ELIS DE ARAUJO MIRANDA E. A. .
      Descrição: Na atualidade a crescente penetração da inovação tecnológica no tecido social produz transformações sobre o corpo humano, o trabalho e a ação social no espaço. Esse processo conduz para formação de uma complexidade que combina numa mesma totalidade mediação tecnológica e interação social. O presente projeto foca sobre as transformações resultantes no campo da educação. Compreendemos que a forma de organização do conhecimento por disciplinas da modernidade está superada. Por isso a importância desse edital que nos contempla com a oportunidade de reunir diferentes laboratórios de pesquisa associados ao estudo proposto para que seja possível formar uma rede de laboratórios de pesquisa, originários de diferentes disciplinas e dedicados à investigação sobre a transformação da educação pela mediação tecnológica. A educação forma o cidadão para a ação em suas dimensões objetivas e subjetivas. O objetivo é investigar se as tecnologias potencializam as condições de formação dos estudantes, no sentido de desenvolver a capacidade de pensamento abstrato e de realizar o exercício da ação objetiva na vida cotidiana como: trabalhar, compreender a dimensão física da existência, objetivar fatos, exercer uma ação. A segunda indagação é se o programa pode ampliar a capacidade de comunicar com o outro, estabelecer vínculos com o mundo social, dar sentido comum á realidade, produzir identidades e alteridades, capacitar o cérebro para produzir representações do pensamento e interagir com o mundo social ele mesmo. Quando a comunicação cessa, temos o esgarçamento do tecido social e a instalação da violência. Trata-se de investigar os limites e as potencialidades das novas tecnologias para ampliar ou para reduzir os processos de ensino e aprendizagem, tanto dentro como fora da escola, Metodologicamente esse projeto está estruturada em três eixos: - Política pública para tecnologia da educação - Mediação tecnológica e interação social na educação - Ação em rede na escola e cidade.