Não autenticado |

Felipe Bernardo dos Santos

    • Felipe Bernardo dos Santos se graduou em Letras na FCL - Unesp/Assis, Língua Portuguesa com habilitação em língua Francesa. Lecionou Francês intermediário como voluntário no Projeto UNATI - Universidade Aberta à Terceira Idade e Francês Básico II e III no CLDP - Centro de Desenvolvimento de Professores. Foi membro do grupo de estudos "ProSem - Projetos Semióticos" (FCLAssis/Unesp), sob liderança do professor Dr. Matheus Nogueira Schwartzmann e "Grupo de pesquisa em Semiótica da Unesp", liderado pelo professor Jean Cristtus Portela. Desenvolveu estudos e pesquisa de nível científico (PIBIC - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.) na área de semiótica plástica e visual, mais especificamente, sobre o gênero encarte/capa de CD, sob orientação do Prof. Dr. Matheus Nogueira Shwartzmann. Dissertou uma pesquisa de outro nível com o título de "Intertextualidades rabelaisianas na obra de Hilda Hilst" sob orientação da professora Drª em língua e literatura francesa Norma Domingos. Se dedicou aos estudos da língua francesa, mais especificamente o francês québécois, falado no Canadá. Lecionou língua francesa em escolas focadas em migração à província do Quebec e zelou pela parte pedagógica de tal idioma durante 2 anos, nas instituições empregadoras. Pós graduando (Mestrado ? 2020) em Letras Estrangeira e Tradução ? LETRA, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas ? FFLCH ? Universidade São Paulo/USP. Membro do grupo de pesquisa Criação & Crítica, liderado por Claudia Consuelo Amigo Pino, professor de língua francesa nos Cursos Extra Curriculares de Francês, da FFLCH-USP além de atuar como professor de francês para algumas instituições. ? Sob orientação de Claudia C. Amigo Pino e co-orientação de Eliane Robert Moraes, Felipe desenvolve, atualmente, sua dissertação de mestrado.

       

      Links:    

  • Apresentações de Trabalho: 5
    • BERNARDO, Felipe Santos . As formas do olho: estudo sobre as figuras arredondadas em 'Histoire de l'oeil', de Georges Bataille. 2022 (Comunicacao)
    • BERNARDO, Felipe Santos ; REIPERT, L. H. L. . O ENSINO DE LÍNGUA FRANCESA NO CENTRO DE LÍNGUAS: AÇÕES E PERSPECTIVAS. 2015.. 2015 (Comunicacao)
    • BERNARDO, Felipe Santos ; REIPERT, L. H. L. . A aquisição de língua francesa sob uma abordagem comunicativa. 2016 (Comunicacao)
    • BERNARDO, Felipe Santos ; REIPERT, L. H. L. . LÍNGUA E SOCIEDADE: O CONTATO COM AS VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS DA LÍNGUA FRANCESA. 2017 (Comunicacao)
    • BERNARDO, Felipe Santos ; SCHWARTZMANN, Matheus Nogueira . Na capa com Madonna: uma análise semiótica de capas e encartes de discos. 2016 (Congresso)
    • CARVALHO, Ana Maria Rodrigues de ; BERNARDO, Felipe Santos . Feira de Profissões de Assis e Região II ERNANIPRO. Monitor Stand da UNESP - Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores.. 2015 (Unesp - Assis)
    • L. G. Eliane ; BERNARDO, Felipe Santos . II En_LETRA : Encontro de Pesquisas do Programa de Pós- Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução. 2020 (Universidade de São Paulo - USP/FFLCH)
    • L. G. Eliane ; BERNARDO, Felipe Santos . IV En_LETRA. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • PAULA, Luciane de ; BERNARDO, Felipe Santos . 64º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL). 2016 (GEL - Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo)
    • Nome do projeto: Unesp nas Ondas do Rádio (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BERNARDO, Felipe Santos , HERVOT, B. M. .
      Descrição: O projeto UNESP nas ondas do rádio tem como objetivo principal a produção de programas radiofônicos a serem veiculados pela Rádio Universitária da Fundação Educacional do município de Assis (FEMA 105,9 FM). Os programas produzidos serão de caráter informativo sobre temas da atualidade, com ênfase no entretenimento, divulgação e valorização das culturas, línguas e literaturas estrangeiras, correspondentes às disciplinas do Curso de Letras, a saber: língua e literatura alemã, língua e literatura espanhola, língua e literatura francesa, língua e literatura inglesa, língua e literatura italiana e língua e literatura japonesa. Está igualmente prevista a produção de programas com temas referentes a aspectos da cultura, língua e literatura em língua portuguesa. Dentro dessa perspectiva, o projeto UNESP nas ondas do rádio visa a produção de programas radiofônicos com informações de caráter sociocultural, contribuindo para a diversificação e ampliação dos enfoques e conteúdos predominantes da mídia local, constituindo-se, sobretudo, em um espaço para a pesquisa e experimentação de novas linguagens, formatos e narrativas, além de contribuir para a formação profissional na área de Letras. O projeto, tal como proposto, pode contribuir para e educação e promoção do desenvolvimento regional e prestação de serviços para a comunidade.
    • Nome do projeto: Intertextualidades rabelaisianas na obra de Hilda Hilst (2016 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BERNARDO, Felipe Santos , DOMINGOS, N. .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa aborda duas obras A obscena senhora D e Cartas de um sedutor, ambas da escritora brasileira Hilda Hilst. Através de uma análise comparativa com Pantagruel e Gargantua do escritor francês da idade média François Rabelais, esclareceremos as influências das características do jogo sacro-profano, grotesco e carnavalizadores na escritura das duas obras citadas de Hilda Hilst, para melhor entendermos tais aspectos que,frequentemente são presentes nas obras de François Rabelais, onde o autor relata os cultos e costumes populares da idade média.
    • Nome do projeto: CLDP - Centro de Língua e Desenvolvimento de Professores (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BERNARDO, Felipe Santos , TELLES, J. .
      Descrição: Descrição: O objetivo principal do Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores é oferecer o acesso gratuito às línguas de inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, japonês, chinês (mandarim) e português (língua estrangeira a alunos estrangeiros) Alunos, professores e funcionários da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, a cidadãos da terceira idade (Unati) e, também, a alunos das escolas públicas de Assis. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
    • Nome do projeto: Gênero em Abordagem Semiótica: O caso das capas e encartes de discos (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BERNARDO, Felipe Santos , SCHWARTZMANN, Matheus Nogueira .
      Descrição: No presente projeto de pesquisa, o aluno analisará uma série de encartes e capas de CDs/discos da cantora Madonna buscando definir esse gênero, tendo como base teórica a semiótica francesa e, mais especificamente, os seus desdobramentos mais recentes no que concerne tanto à semiótica plástica quanto à semiótica das práticas. Nesse sentido, o aluno terá como objetivos: (a) analisar o percurso do ator Madonna construído nas capas e encartes de discos ao longo de quatro décadas (1980, 1990, 2000, 2010); e (b) descrever segundo, a abordagem semiótica, as capas e encartes de discos como um gênero específico. Para tanto, buscar-se-á como critério de seleção e de representatividade da análise dos discos, escolher, a cada década, um disco mais vendido e outro menos vendido, critério este que pode até mesmo permitir que se discuta de algum modo, segundo as características genéricas das capas, a sua relação com a vendagem
    • Nome do projeto: 32 Sonetos de Antônio da Fonseca Soares: transcrição. (2013 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BERNARDO, Felipe Santos , MORAES, C. E. M. .
      Descrição: O projeto tinha como função transcrever 32 sonetos do autor Antônio da Fonseca Soares, pois, eram registros manuscritos do autor em português do seculo XVII. O intuito era de um um glossário das palavras (in)existentes, seguido da inserção das mesmas em uma edição do dicionário Houaiss, mas o projeto não chegou até esta fase.
    • Nome do projeto: Cartas de Guy de Maupassant enviadas à Gisèle d'Éstoc (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BERNARDO, Felipe Santos , HERVOT, B. M. .
      Descrição: O seguinte projeto teve o intuito de apresentar, analisar a época e traduzir as correspondências enviadas pelo autor francês Guy de Maupassant à Gisèle d'Éstoc. Seguimos somente com o epistolar de Guy de Maupassant, pois, as cartas que Gisèle d'Éstoc enviou a ele sofreu alterações ao longo dos anos, portanto nos restringimos somente ao que o autor francês traçou.
    • Nome do projeto: As formas do olho: análise das figuras arredondadas em ?Histoire de l??il?, de Georges Bataille (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BERNARDO, Felipe Santos , PINO, C. C. A , MORAES, Eliane Robert .
      Descrição: O emprego de formas arredondadas é um recurso recorrente e central no surrealismo. Diante disso, esta pesquisa propõe uma análise dessas formas na obra Histoire de l??il, publicada em 1928, pelo escritor francês Georges Bataille [1897-1962]. Roland Barthes, em seu artigo intitulado La métaphore de l??il, publicado em 1963 na revista francesa Critique, discute o modo como as figuras arredondadas são ?deformadas? por meio de um procedimento metonímico que as coloca em dependência da figura do olho. A partir do que é proposto por Barthes nesse artigo, buscaremos então examinar o modo como se dão as relações entre as formas arredondadas e o erótico, considerando-o especialmente segundo suas ligações com o corpo e com os procedimentos de figurativização pelas partes sexuais humanas. A hipótese: embora a partir do século XIX a literatura, de modo geral, passe a dar maior centralidade à ?psicologia? das personagens, a obra de Bataille coloca em cena que a construção dessa ?consciência de papel? está em interdependência com o exterior, neste caso, com o cenário composto pelas figuras arredondadas. É diante dessa interdependência que propomos estudar o papel das figuras arredondadas na construção do universo erótico batailleano em Histoire de l'?il. Para tanto, assumindo alguns conceitos da semiótica de inspiração greimasiana, tais como tematização e figurativização, buscaremos discutir sobre a relação entre as figuras arredondadas, sua re-figurativização pelas partes sexuais humanas e o modo como elas tematizam o erótico no interior da obra de Bataille.