Não autenticado |

Milena Faboci Spadafora

    • Graduanda de História na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Iniciação Científica concluída em 2020 sob a orientação do Prof. Dr. Henrique Soares Carneiro. Recentemente membro do Laboratório de Estudo Medievais (LEME-USP), cuja pesquisa atual se concentra nos temas: Arqueologia Rural, Norte da Gália, Alta Idade Média, História Conectada, estruturas de armazenamento de alimentos, gestão e produção alimentar - sob a orientação do Prof. Dr. Marcelo Cândido da Silva.

       

      Links:    

    • SPADAFORA, M. F. . Armazenamento e circulação de alimentos na Gália do Norte (séculos VII-XI). 2023 (Comunicacao)
    • SPADAFORA, M. F. . ARMAZENAMENTO E CIRCULAÇÃO DE ALIMENTOS NA GÁLIA DO NORTE (SÉCULOS VII-XI). 2023 (Simposio)
    • SPADAFORA, M. F. . REPRESENTAÇÃO DOS CIGARROS EM PROPAGANDAS: UMA ANÁLISE DO ATO DE FUMAR E DE SEUS SÍMBOLOS EM PERIÓDICOS E REVISTAS DO RIO DE JANEIRO NO SÉCULO XX. 2020 (Simposio)
    • SPADAFORA, M. F. . II Simpósio Internacional de Pesquisa em Alimentação: circuitos de produção e consumo. 2019 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH/USP)
    • Nome do projeto: Uma História Conectada da Idade Média. Comunicação e Circulação a partir do Mediterrâneo (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SPADAFORA, M. F. , AMORIM, B. , TATSCH, F. G. , WILKIN, A. , RIBEIRO, T. , CARVALHO, V. M. , CARTRON, I. , SILVA, I. A. , TEIXEIRA, I. S. , MONCLUS, P. B. I. , SALLES, B. T. , AMARAL, F. A. , SARAIVA, A. M. , BENVEGNU, A. , GUAL, C. , GAULIN, J. , GRZYBOWSKI, L. G. , BIRRO, R. M. , SILVA, R. , TORRE, R. M. G. D. , BAYARD, A. , BOY, R. V. , SANCHEZ, M. D. , MEGIANE, A. P. T. , SILVA, M. C. , FONSECA, J. , VERA, R. , CORDEIRO, G. , JOSE, F. , ALMEIDA, N. B. , MACEDO, J. R. , VIDOTTE, A. , FERNANDES, F. , OLIVEIRA, J. C. M. , JOYE, S. , ROCCA, M. C. L. , PEREIRA, M. C. L. , SOBREIRA, V. B. , MACHADO, C. A. , RUST, L. , COELHO, M. F. , MIATELLO, A. P. , FREITAS, E. C. .
      Descrição: Este Projeto pretende analisar a articulação entre espaços e comunidades no Mediterrâneo medieval, por meio de fenômenos de comunicação e de circulação que tiveram esse mar como eixo. O marco espacial do Projeto é o Mediterrâneo e seus espaços conectados, da África Saariana ao Norte da Europa, da Península Ibérica ao Oriente árabe-bizantino. O marco cronológico se situa entre o final da hegemonia romana no Mediterrâneo, no século V, e a Primeira Globalização, no século XVII, quando as monarquias cristãs do Ocidente da Europa projetam o seu poder além do espaço mediterrânico. A metodologia da História Conectada que será utilizada ajuda a resolver o problema criado pelos arquivos nacionais, que é o da compartimentação de documentos que não foram produzidos segundo uma lógica nacional. Essa metodologia permite restabelecer as conexões que as redes documentais possuíam originalmente e que foram quebradas pela interferência da lógica da organização dos arquivos nacionais. Esses arquivos recolheram documentos locais e que passaram a partir daí a serem estudados como representativos de uma circunscrição nacional, de uma jurisdição nacional ou de uma lógica cultural nacional. A equipe do Projeto, composta por pesquisadores principais e alunos de graduação e pós-graduação da USP, da UNICAMP e da UNIFESP, além dos pesquisadores associados de outras universidades no Brasil e no exterior, está organizada em três núcleos temáticos, "Espaço e Comunidades", "Comunicação e Circulação" e "Espaço e Circulação", e um núcleo operacional, "História Conectada e Humanidades Digitais". A articulação da equipe se dá em três níveis, o da relação das pesquisas individuais com a metodologia da História Conectada, o das relações entre os núcleos temáticos e o das relações entre História Conectada e Humanidades Digitais.
    • Nome do projeto: Mediterrâneo1300 - Fome, Pandemia e Crise no final da Idade Média (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SPADAFORA, M. F. , TASSO, L. , FONSECA, J. , FERRAZ, G. , CORDEIRO, G. , DA SILVA, E. , DOS SANTOS, C. , LOURENÇO, A. , ERRA, F. , SANCHEZ, M. D. , DELBEM, A. , SALLES, B. T. , CARVALHO, V. M. , WILKIN, A. , SOBREIRA, V. B. , ALMEIDA, N. B. , SILVA, M. C. , VERA, R. .
      Descrição: O grupo Mediterrâneo1300 se dedica ao estudo da fome, das crises de abastecimento e da pandemia na bacia do Mediterrâneo no final da Idade Média. Para tanto, realiza um recenseamento das menções à fome, à peste e aos eventos climáticos nas fontes do período. Tais menções integram uma base de dados, chamada QFAME, construída em conjunto com a Université Libre de Bruxelles e que tem por objetivo recensear todas as referências a esses fenômenos nas fontes do período medieval. Partindo da leitura e catalogação das menções à pandemia de Yersinia Pestis, ocorrida a partir de meados do século XIV, nas fontes produzidas no espaço mediterrâneo, o projeto pretende construir um atlas interativo, a partir da plataforma Multimapas, desenvolvida por pesquisadores do Center for Artificial Intelligence (C4AI), sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo.