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Gabriela Lages Gonçalves

    • Doutoranda em Antropologia Social pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão. É integrante do LEAP - Laboratório de Estudos de Antropologia da Política (UFMA) e do ASA - Artes, Saberes e Antropologia (USP). Tem se dedicado a análise de narrativas, manifestações artísticas e formas expressivas, patrimônios, (i)materialidades, agências humanas e não humanas. Atualmente é colaboradora vinculada ao Projeto temático FAPESP (n 2020/07886-8) Artes e Semânticas da Memória e da Criação.

       

      Links:    

    • ALMEIDA NETO, J. P. ; LAGES GONÇALVES, GABRIELA ; Bastos de Souza, J ; Castilo de Macedo, V.M . O que as imagens fazem na antropologia? Cadernos de Campo (USP) , v. 32 , p. 1 - 7 , 2023. ISSN: 01045679.
    • GONÇALVES, G. L. . Sobre as formas de sentir os ventos ou ficções criativas: notas sobre relações entre vigilantes, casarões e seres intangíveis em São Luís PONTO URBE , v. 31 , p. 1 - 10 , 2023. ISSN: 19813341.
    • LAGES GONÇALVES, GABRIELA . Etnografia fantasma: Considerações acerca de narrativas e experiências sobre seres intangíveis no Centro Histórico de São Luís NOVOS DEBATES - FÓRUM DE DEBATES EM ANTROPOLOGIA , v. 6 , p. 1 - 8 , 2020. ISSN: 23580097.
    • GONÇALVES, G. L. . Entre Visagens e Casarões: Considerações sobre formas de vulnerabilidade a partir dos vigilantes do Centro Histórico de São Luís Campos - Revista de Antropologia , v. 20 , p. 122 - 133 , 2019. ISSN: 23176830.
    • GONÇALVES, G. L. . Batucada: Considerações sobre corpos, pessoa e nudez em manifestações artísticas Revista Todavia Porto Alegre , v. 1 , p. 161 - 170 , 2016. ISSN: 21791368.
    • AHLERT, M. ; GONÇALVES, G. L. . CASA É PRA TER GENTE: Notas sobre habitar no Centro Histórico de São Luís. Maranhão de multiplicidades: científico, consciente e cultural, v. 4, p. 47 - 64, 2020.
    • AHLERT, M. ; GONÇALVES, G. L. . Patrimônio histórico da humanidade de quem? O caso do Centro Histórico de São Luís . Nexo , online , 27 mar. 2023.
    • LAGES GONÇALVES, GABRIELA . A Mulher do Fim do Mundo . O Imparcial , São Luís - MA , 05 fev. 2022.
    • LAGES GONÇALVES, GABRIELA . A Revolução Bell Hooks . O Imparcial , São Luís - MA , 07 jan. 2022.
    • GONÇALVES, G. L. . Sobre o devir preto, consciência e imagem . O Imparcial , São Luís - MA , 12 nov. 2021.
    • LAGES GONÇALVES, GABRIELA ; LIMA, C. M. T. . Tambores em São Luís . O IMPARCIAL , São Luís-MA , 06 out. 2021.
    • GONÇALVES, G. L. . Sobre supermercados, terminais de ônibus e racismos . O IMPARCIAL , São Luís-MA , 03 set. 2021.
    • GONÇALVES, G. L. . Sobre sustos e escrevivências . O Imparcial , São Luís-MA , 29 jul. 2021.
    • GONÇALVES, G. L. . Transição . O Imparcial , São Luís - MA , 17 set. 2020.
    • GONÇALVES, G. L. ; Rocha, Abigail Vale . Na hora da tua ronda tu te benze: experiências e narrativas sobre o Centro Histórico de São Luís. In: 32 Reunião Brasileira de Antropologia , 2020 , Rio de Janeiro -Online. Saberes insubmissos: diferenças e direitos. : , 2020.
    • GONÇALVES, G. L. . Batucada: considerações sobre corpos, pessoa e nudez em manifestações artísticas. In: 30 Reunião Brasileira de Antropologia , 2016 , João Pessoa- PB. Políticas da Antropologia: ética, diversidade e conflitos. : , 2016.
    • GONÇALVES, G. L. . Joana e o Escapulário : notas sobre vulnerabilidades na relação entre vigilantes, casarões e seres intangíveis. In: 31ª Reunião Brasileira de Antropologia , 2018 , Brasília-DF. 31ª Reunião Brasileira de Antropologia: Antropologia em Ação. : , 2018.
    • GONÇALVES, G. L. . Os Outros que habitam as casas: Considerações sobre relações sociais entre pessoas e seres intangíveis no Centro Histórico de São Luís. In: Jornada de Antropologia John Monteiro , 2017 , Campinas- SP. Jornadas de Antropologia John Monteiro. Campinas- SP : (ISSN em andamento), 2017. p. 65 - 73.
    • GONÇALVES, G. L. . Para pensar uma arte que é política: Considerações Etnográficas sobre o Impacto de Manifestações Artísticas. In: XV Encontro Humanístico , 2016 , São Luís. XV Encontro Humanístico: Ciências Humanas em Movimento. São Luís : EDUFMA, 2016.
    • GONÇALVES, G. L. . No Batucar dos corpos: Reflexões sobre nudez e diversidade sexual em manifestações artísticas. In: II Jornada Internacional de Ciências Sociais/ Encontro comemorativo dos 30 anos do NEAB/UFMA , 2015 , São Luís. Diálogos Diaspóricos: Diversidade e Identidade. : , 2015.
    • GONÇALVES, G. L. . Quando um Corpo Transita: : (Des)Construções de Gênero em Manifestações Artísticas. In: I SIMPÓSIO INTERNACIONAL BRASIL E ITÁLIA , 2015 , São Luís. CRUZAMENTOS TRANSATLÂNTICOS E QUESTÕES INTERDISCIPLINARES. : , 2015.
    • GONÇALVES, G. L. . Quando o Corpo Transita: Considerações do Gênero Através da Arte em São Luís-MA. In: II Seminário Internacional Desfazendo Gênero , 2015 , Salvador-BA. II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DESFAZENDO GÊNERO: ativismos das dissidências sexuais. : , 2015.
    • GONÇALVES, G. L. . O Ensino da Sociologia no Maranhão: As várias faces de um problema. In: 64º Reunião Anual da SBPC , 2012 , São Luís-MA. Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza. : , 2012.
  • Apresentações de Trabalho: 10
    • GONÇALVES, G. L. . Casarões sinestésicos: uma etnografia das visagens no Centro Histórico de São Luís (MA). 2023 (Conferência)
    • GONÇALVES, G. L. . 'Espíritos, espectros e visagens: diálogos interdisciplinares'. 2022 (Conferência)
    • GONÇALVES, G. L. ; Rocha, Abigail Vale . 'Na hora da tua ronda tu te benze': experiências e narrativas sobre os casarões do Centro Histórico de São Luís. 2020 (Comunicacao)
    • GONÇALVES, G. L. . 'Joana e o Escapulário: notas sobre vulnerabilidades na relação entre vigilantes, casarões e seres intangíveis. 2018 (Congresso)
    • GONÇALVES, G. L. . 'Os Outros que habitam as casas:considerações sobre relações sociais entre pesoas e seres intangíveis no Centro Histórico de São Luís'. 2017 (Outra)
    • GONÇALVES, G. L. . Para pensar uma arte que é política: Considerações etnográficas sobre o impacto de manifestações artísticas. 2016 (Comunicacao)
    • GONÇALVES, G. L. . No Batucar dos Corpos: Reflexões Sobre Nudez e Diversidade Sexual em Manifestações Artísticas. 2015 (Comunicacao)
    • GONÇALVES, G. L. . ?Quando um Corpo Transita: (Des)Construções de Gênero em Manifestações Artísticas?. 2015 (Simposio)
    • GONÇALVES, G. L. . O Processo de Educação nos Assentamentos do Maranhão:Debates e Relatos. 2012 (Comunicacao)
    • GONÇALVES, G. L. . O Ensino da Sociologia no Maranhão:As várias faces de um problema. 2012 (Outra)
    • GONÇALVES, G. L. . 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2012 (Universidade Federal do Maranhão)
    • GONÇALVES, G. L. . V ENCONTRO NACIONAL DE ANTROPOLOGIA DA POLITICA: etnografias das práticas de Estado e das resistências. 2019 (Universidade Federal do Maranhão)
    • LAGES GONÇALVES, GABRIELA ; CUNHA, J. M. S. . Entre letras e casas assombradas: pensando com os fantasmas. 2022 (Universidade de São Paulo - USP)
    • AHLERT, M. ; LAGES GONÇALVES, GABRIELA ; LIMA, C. M. T. . Sobre viver na universidade: Oficina de produção acadêmica. 2022 (Universidade Federal do Maranhão -UFMA)
    • GONÇALVES, G. L. ; ALMEIDA NETO, J. P. . Antropologia mais-que-humana: experimentos etnográficos e engajamentos possíveis. 2023 (FFLCH USP)
    • GONÇALVES, G. L. . Sociologia do Trabalho. 2021 (Material didático)
    • Nome do projeto: PIBID Sociologia- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (2010 - 2013
      Natureza: Outra
      Integrantes: GONÇALVES, G. L. , SOUZA FILHO, B. .
      Descrição: O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.
    • Nome do projeto: Sentidos e práticas do habitar no Centro Histórico de São Luís (2015 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONÇALVES, G. L. , AHLERT, M. , ARAUJO, A. C. N , AZEVEDO, B. R. T. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa científica propõe uma análise das formas de habitar o Centro Histórico de São Luís, especificamente a Praia Grande e o Desterro. Procura compreender diferentes maneiras de experienciar a moradia nesse território a partir de três situações específicas: i) os casarões que são ocupados de forma informal por sujeitos e famílias, e que constituem moradias coletivas; ii) a ocupação por parte da população de rua que circula nesse território e estabelece nele pontos de referência; iii) a ocupação formalizada e gerida pelo poder público em habitações de interesse social..
    • Nome do projeto: Casa e mobilidade no Maranhão: uma abordagem antropológica (2018 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONÇALVES, G. L. , AHLERT, M. , LIMA, C. M. T. , CUNHA, O. M. G. , PEREIRA, I. C. D. , CARVALHO, A. L. B. , LIMA, D. C. .
      Descrição: O projeto ?Casa e Mobilidade no Maranhão: uma abordagem antropológica? analisa formas de habitação e de deslocamento em contextos empíricos no estado do Maranhão, considerando, especialmente, as cidades de São Luís e Codó. O projeto possui dois eixos. O primeiro trata das relações entre humanos e não humanos. Pensa, nesse sentido, relações entre pessoas, instituições (religiosas, estatais, por exemplo) e seres não humanos (ancestrais, divindades e encantados). O segundo eixo propõe pensar a circulação de informações, conhecimentos e objetos. Se dedica, nesse sentido, a pensar como tal circulação se relaciona com a mobilidade e a construção de casas. A metodologia do projeto é etnográfica e se interessa pela configuração da casa e do movimento a partir das experiências vividas pelas pessoas..
    • Nome do projeto: Etnoturismo: DESENVOLVENDO POTENCIALIDADES TURÍSTICAS EM TERRAS INDÍGENAS DO MUNICÍPIO DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA - ALTO RIO NEGRO, (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GONÇALVES, G. L. , SILVEIRA, C. V. .
      Descrição: A proposta de curso intitulada ?Etnoturismo - Desenvolvendo potencialidades turísticas em terras indígenas do município de São Gabriel da Cachoeira - Alto Rio Negro? tem por intuito contribuir para a formação e autosustentabilidade dos povos indígenas do Alto Rio Negro situados em São Gabriel da Cachoeira (AM). Com uma presença significativa de povos originários e comunidades tradicionais organizadas politicamente, o projeto apresentado busca reiterar a valorização dos recursos culturais presentes ? modos de conhecimento, técnicas de feitura e produções artesanais em meio às formações geográficas preservadas pelos mesmos. Para viabilizar uma extensão de debates acadêmicos junto às práticas com a comunidade, serão oferecidos na modalidade semipresencial dez componentes curriculares com intuito de oferecer subsídios teóricos para usos turísticos dos espaços com a associação dos agricultores do Assentamento Teotônio Ferreira e o Exército Brasileiro ? Comando de Fronteira Rio Negro e 5° Batalhão de Infantaria de Selva ( 5° Companhia Especial de Fronteira 1984). Entre acompanhamento, materiais pedagógicos e componente curricular estão noções de linguagem e comunicação, noções de tecnologias, gestão turística e cultural, além do manejo de ervas medicinais e peixes migradores. Nesse sentido, a partir da articulação com as instituições parceiras busca-se publicizar as estruturas materiais e recursos humanos do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), campus São Gabriel da Cachoeira para fins de apreender os recursos turísticos que sejam de interesse de compartilhamento por parte dos povos locais. Por fim, espera-se que a formação interdisciplinar estimule a participação de pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, bem como contribua para uma comunidade acadêmica engajada junto ao meio social.
    • Nome do projeto: Artes e semânticas da criação e da memória _Projeto Temático Fapesp (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONÇALVES, G. L. , PEIXOTO, F. A. , ALMEIDA NETO, J. P. .
      Descrição: Descrição: O termo criar liga-se, desde sua etimologia, a produzir e erguer (do latim creo, criare), associando-se também a aumentar e crescer (crescere). Os significados do verbo em português se expandem na direção de nutrir e alimentar, instruir e educar, e também de cultivar (que combina os sentidos de alimentação e instrução). Criar relaciona-se ainda à criatividade, ao engenho e à invenção imaginativa. A elasticidade da noção, seus múltiplos sentidos, usos e derivações, convertem-na em um operador potente capaz de auxiliar a sondar, e a colocar em contato, zonas e domínios nem sempre associados: a criação intelectual e artística, em suas diversas expressões; a criação de filhos (no interior da família); dos animais (?de criação?), de plantas e hortas. Devido ao seu enraizamento complexo e ao intuito de explorar, empiricamente, o seu campo semântico ampliado, em função de diferentes eixos empíricos - objetivo deste projeto coletivo, que envolve diversos eixos temáticos -, é que o termo mostra-se preferível a outros como ?imaginação?, mais frequentemente mobilizado sobretudo quando se trata da consideração das ideias e das produções artísticas. Cabe destacar que se a noção de criação interessa a este projeto em função de sua amplitude semântica e de sua capacidade de conectar domínios, a memória figura intimamente associada a ela, vista como arte composicional mais próxima da invenção poética do que da história pois que subverte o tempo das sucessões e da cronologia, movimentando-o de outro modo. Trata-se assim de reaver a noção de memória, interrogando-a como problema, e não postulando-a, defendendo-a ou resgatando-a como conjunto de conteúdos a serem preservados. Artes da criação e da memória, indica o título do projeto, porque se trata de examinar e refletir sobre os modos sinuosos e as astúcias da memória que, tomando a forma de inscrições espaciais, percursos temporais, expressões imagéticas, materiais e narrativas, é forjada entre acúmulos e perdas, lembranças e esquecimentos, em ritmo marcado por repetições e diferenças.