Não autenticado |

Lucas Almeida Silva

    • Professor e pesquisador, com foco nas seguintes áreas: Linguística (Universidade de São Paulo, USP) e Natural Language Processing (University of London, UK). Cientista Ambiental, com graduação e pós-graduação lato sensu em Química e em Biotecnologia Ambiental (ETEP, UFSCar, UNIFESP e CESUMAR - 2019) e com atuação em pesquisas acadêmico-científicas em Desenvolvimento de Software. Profissional vinculado ao CRQ - IV e ao CREA - SP. Profissional da Tecnologia da Informação, com formação em Tecnologias Educacionais, em Mecatrônica e com certificação Google Educator (Levels 1 and 2 + Trainer Skills). Examinador credenciado pela University of Cambridge (UK), com formação pela mesma instituição, e pelo Instituto Cervantes (España), com atuação na sessão oral dos exames YL, KET, PET, FCE e DELE (A1 ao nível C2 - CEFR) e com formação pela Academia Buenos Aires, Argentina, onde realizou intercâmbio com o intuito de desenvolver práticas de ensino em Língua Espanhola para Estrangeiros e para estabelecer parcerias acadêmicas com a Universidad de Buenos Aires, UBA - 2022. Membro da ICICTE Community, Greece, com atuação em pesquisa acadêmica na área de Tecnologias Educacionais, Bilinguismo e Tradução, em parceria com universidades brasileiras e estrangeiras. Examinador do CELPE-BRAS (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros). Professor certificado pela ETS/Praxis, tendo como SCORE RECIPIENT a Yale University na área de Mathematics, com graduação e pós-graduação em Matemática (ETEP) e em Inovações no Ensino de Matemática, tendo como foco o uso da matemática na investigação de fenômenos naturais por meio de estudos estatísticos e probabilísticos (Bayesian Inference). Professor certificado pela ETS/Praxis, tendo atingido os SCORE REQUIREMENTS da Alabama State Board of Education, USA, na área de Social Studies. Membro do IAFOR (The International Academic Forum), com participação em encontros internacionais de pesquisadores da área do ensino de Math na educação básica (ECE, University of London, UK). Aluno da University of London, UK, com desenvolvimento de pesquisa na área de Natural Language Processing. Membro da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). Membro da Mensa Brasil e da Mensa International (UK). Independent visiting research student (SOAS e UCL, UK).

       

      Links:    

    • SILVA, L. A. . CADERNO DE RESUMOS - XIV ENCONTRO NACIONAL DE TRADUTORES E VIII ENCONTRO INTERNACIONAL DE TRADUTORES. : , 2022 . 365p. ISBN: 9786554600.
    • SILVA, L. A. .  How to teach the Passive Voice: Where is your hero? . Brasília : CBL, 2022 . 3p. ISBN: 9786500408805.
    • SILVA, L. A. . Memórias Literárias. Brasília : CBL, 2022 . 10p. ISBN: 9786500408799.
    • SILVA, L. A. . Primeiros mistérios. : , 2012 . p. ISBN: 0000560114.
    • SILVA, L. A. . And suddenly I woke up.... Rio de Janeiro : CBJE, 2021 . 22p. ISBN: 9788541301558.
    • SILVA, L. A. . TECNOLOGIA, BNCC E ENSINO MÉDIO: O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO ENSINO DE LITERATURA Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação (online) , v. 8 , p. 1 - 12 , 2023. ISSN: 2596058X.
    • SILVA, L. A. . Produção textual em L2 via hipertextos: a influência de meios digitais híbridos na construção argumentativa em Espanhol REVISTA INTERDISCIPLINAR DE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO , v. 7 , p. 86 - , 2021. ISSN: 24475955.
    • SILVA, L. A. . TEXT PRODUCTION IN L2: THE INFLUENCE OF HYBRID DIGITAL MEDIA IN ARGUMENTATIVE CONSTRUCTION IN SPANISH International Conference on Information Communication Technologies in Education, Samos - Greece , v. 20 , p. 114 - 120 , 2020. ISSN: 11092084.
    • SILVA, L. A. . Educação Inclusiva, Design Thinking e Tecnologia: desenvolvimento de jogos educativos adaptados para pessoas com deficiência visual. Sentidos - Congresso Internacional sobre Educação: Literacias, Inclusão e Tecnologias - Livro de Resumos, v. 1, p. 1 - 11, 2022.
    • SILVA, L. A. . Engenharia de Requisitos dentro do processo de Inovação de Produtos: análise de experiências no contexto do desenvolvimento ágil. Práticas de Gestão da Inovação, v. , p. 163 - , 2022.
    • SILVA, L. A. . A metalinguagem da vida pela imagética cinematográfica: Sartre em Cisne Negro, de Aronofsky. Entre a popularização e banalização, qual o papel da filosofia?, v. 1, p. 299 - 306, 2019.
    • SILVA, L. A. . Valentine. Antologia de Poetas Brasileiros Contemporâneos, v. 88, p. 84 - 84, 2012.
    • SILVA, L. A. . Reflexos.... Contos de Outono, v. 2, p. 72 - 74, 2012.
    • SILVA, L. A. . A Sina. Brasilidades, v. 2, p. 71 - 71, 2012.
    • SILVA, L. A. . O armário de livros . A GAZETA - REGIONAL , Caçapava, SP , 20 jun. 2008.
    • SILVA, L. A. . Química Ambiental e BNCC: uma proposta de curso de Química Ambiental Experimental para alunos do EM. In: CONEPE: IX Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão , 2022 , Rio de Janeiro. 2022: IX Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. Rio de Janeiro : Essentia Editora, 2022. p. 1 - 2.
    • SILVA, L. A. ; OLIVEIRA, E. M. T. . A (RE)PRODUÇÃO DE NARRATIVAS SOB SISTEMAS CULTURAIS HÍBRIDOS: O USO DO INTERNETÊS NAS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTO. In: III Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento , 2014 , Taubaté. CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL. Taubaté : UNITAU, 2014. p. 1 - 3.
    • SILVA, L. A. . Português Brasileiro como Língua Adicional: identificando particularidades do Pretérito Perfeito e do Pretérito Imperfeito por meio da Engenharia Didática na construção de narrativas breves. In: Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa , 2022 , Angola. Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. São Paulo : Simelp, 2022. p. 1 - 500.
    • SILVA, L. A. . Produção Escrita Em Le Via Hipertextos: A Influência Dos Meios Digitais Híbridos Na Construção Argumentativa Em Espanhol. In: JORNADA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS EM AMBIENTES VIRTUAIS , 2019 , São Paulo. JORNADA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS EM AMBIENTES VIRTUAIS. : , 2019.
    • SILVA, L. A. ; PEREIRA, V. A. . Matemágica: relato de experiência de um game educativo criado a partir de um projeto de extensão. In: VII CONEPE - Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão , 2020 , Evento Online. VII CONEPE - Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão. : , 2020.
    • SILVA, L. A. . Hibridismo digital no ensino de Língua Inglesa em LE: a sinestesia enquanto recurso didático. In: Anais do II Simpósio de Línguas do campus Cajazeira , 2020 , João Pessoa, PB. Anais do II Simpósio de Línguas do campus Cajazeira. : , 2020.
    • SILVA, L. A. . La multialfabetización digital en la enseñanza de lenguas extranjeras: el uso de los stickers en la práctica de conversación en LE por Whatsapp. In: Anais do II Simpósio de Línguas do campus Cajazeira , 2020 , João Pessoa. Anais do II Simpósio de Línguas do campus Cajazeira. : , 2020.
    • SILVA, L. A. ; SALLES NETO, L. L. . DESAMBIGUAÇÃO EM SISTEMAS DE TRADUÇÃO AUTOMÁTICA: TRATAMENTO DE ANÁFORA EM LÍNGUA ESPANHOLA. In: Congresso Acadêmico UNIFESP , 2020 , Vários municípios. Congresso Acadêmico UNIFESP. : , 2020.
    • SILVA, L. A. . A ciclicidade universal em Neon Genesis Evangelion: uma análise semiótica da vitalidade (in)finita. In: XVIII miniENAPOL de Semiótica , 2019 , São Paulo, SP. XVIII miniENAPOL de Semiótica. : , 2019.
    • SILVA, L. A. . A (hiper)tensão da propaganda farmacêutica pela Semiótica Greimasiana. In: XVII miniENAPOL de Semiótica , 2018 , São Paulo, SP. XVII miniENAPOL de Semiótica. : , 2018.
    • SILVA, L. A. . A estereotipização do gênero no discurso literário: planos de expressão e conteúdo em Bom-crioulo. In: XVI miniENAPOL DE SEMIÓTICA , 2017 , São Paulo, SP. XVI miniENAPOL DE SEMIÓTICA. : , 2017.
    • SILVA, L. A. ; HURTADO, C. R . QUÍMICA EXPERIMENTAL E INCLUSÃO: A INTERDISCIPLINARIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS. In: 8º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP , 2017 , Cubatão, SP. 8º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP. : , 2017.
    • SILVA, L. A. ; COULOURIS, D. G. . A DESUMANIZAÇÃO DO OUTRO NO DISCURSO MIDIÁTICO: SISTEMAS SIMBÓLICOS E A CULTURA MAINSTREAM. In: 8º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP , 2017 , Cubatão, SP. 8º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP. : , 2017.
    • SILVA, L. A. . Entre visões e intersecções semióticas. Sao Paulo : Jornal de Resenhas , 2023 (Resenha)
    • SILVA, L. A. . Química Ambiental e BNCC: uma proposta de curso de Química Ambiental Experimental para alunos do EM. Brasília : CBL , 2022 (Trabalho de Conclusão de Curso)
    • SILVA, L. A. . Qual é a fruta? - Música Tema. São José dos Campos : , 2020 (Partitura Musical)
    • SILVA, L. A. . The Witch. São José dos Campos : , 2020 (Partitura Musical)
    • SILVA, L. A. . THE INFLUENCE OF HYBRID DIGITAL MEDIA IN ARGUMENTATIVE CONSTRUCTION IN SPANISH. Island of Samos : ICICTE , 2020 (Proceedings)
    • SILVA, L. A. . Produção de material didático/currículo de Language Acquisition MYP/IB. 2022 (Consultoria)
    • SILVA, L. A. . Produção de material didático/currículo de Design MYP/IB. 2022 (Consultoria)
    • SILVA, L. A. . Consultoria em Educação Ambiental. 2021 (Consultoria)
  • Apresentações de Trabalho: 16
    • SILVA, L. A. . Finance no contexto internacional: proposta de construção de currículo de Educação Financeira para alunos do EFAF. 2023 (Congresso)
    • SILVA, L. A. . Mathematics, Technology, and Problem-Based Learning in Elementary School: Analyzing the Frequency of Wildfires in the Brazilian Atlantic Forest (71971). 2023 (Conferência)
    • SILVA, L. A. . Gamificação, Educação Inclusiva e Design Thinking na Resolução de Problemas. 2022 (Conferência)
    • SILVA, L. A. . Sob a dialética do óbvio: o simbolismo de desastre anunciado em Não olhe para cima, de Adam McKay. 2022 (Congresso)
    • SILVA, L. A. . Gamification, CLIL, and the Bilingual Context. 2022 (Congresso)
    • SILVA, L. A. . How to teach collocations: the use of Corpus Linguistics in Language Teaching. 2022 (Conferência)
    • SILVA, L. A. . TEXT PRODUCTION IN L2 VIA HYPERTEXTS: THE INFLUENCE OF HYBRID DIGITAL MEDIA IN ARGUMENTATIVE CONSTRUCTION IN SPANISH. 2020 (Conferência)
    • SILVA, L. A. . Neologismos em sistemas virtuais de comunicação: paradigmas lexicais em recursos de autocorreção e de sugestão híbridos. 2019 (Outra)
    • SILVA, L. A. ; Novais, L. . Hibridismo Cultural e Produção de Textos. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, L. A. ; COULOURIS, D. G. . A cultura mainstream enquanto estratégia argumentativa de segmentos sociais silenciados: confrontos discursivos e a desumanização do outro. 2017 (Seminário)
    • SILVA, L. A. ; HURTADO, C. R . Química e inclusão: a interdisciplinaridade do processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos. 2017 (Seminário)
    • SILVA, L. A. . O TANGRAM como motivador linguístico-cognitivo em produção de narrativas: construindo fábulas por meio da inferência textual e de habilidades lógico-matemáticas. 2017 (Seminário)
    • SILVA, L. A. . A questão do gênero em Bom-crioulo. 2017 (Seminário)
    • SILVA, L. A. . A estereotipização do gênero no discurso literário: planos de expressão e conteúdo em Bom-crioulo. 2017 (Comunicacao)
    • SILVA, L. A. ; COULOURIS, D. G. . A desumanização do outro no discurso midiático: sistemas simbólicos e a cultura mainstream. 2017 (Congresso)
    • Novais, L. ; SILVA, L. A. . A (res)significação do texto sob uma perspectiva sociológica: estratégias de leitura e escrita em meios socioculturais híbridos. 2016 (Congresso)
    • SILVA, L. A. . Matemágica - Game desenvolvido a partir de um projeto de extensão é avaliado com nota máxima. 2020 Câmara de Extensão e Cultura - UNIFESP
    • SILVA, L. A. . Eventos da Semana do Letras abordam a formação de leitores. 2015 ACOM/UNITAU
    • SILVA, L. A. . STANCE DUALS MATH TEACHER AT THE EUROPEAN CONFERENCE ON EDUCATION. 2023 Blog
    • SILVA, L. A. . Relatos Breves y La Tecnología. 2020 (Colégio Galileu de Caçapava)
    • SILVA, L. A. . Español y Sociedad - El Medio Ambiente. 2020 (Colégio Galileu de Caçapava)
    • SILVA, L. A. . II JORNADA CIENTÍFICA II SEMINÁRIO DE PROJETOS E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E VII JORNADA TECNOLÓGICA ISA VALE SECTION ? IFSP. 2017 (Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - CAMPUS São José dos Campos)
    • SILVA, L. A. . I ENCONTRO DE PROFESSORES E ESTUDANTES DE ESPANHOL DO VALE DO PARAÍBA E REGIÃO. 2014 (Universidade de Taubaté)
    • SILVA, L. A. . Tech Day 2022. 2022 (Sphere International School)
    • SILVA, L. A. . Espanhol Instrumental I. 2018 (UNIFESP)
    • SILVA, L. A. . Espanhol Instrumental II. 2018 (UNIFESP)
    • SILVA, L. A. . Espanhol Instrumental III. 2019 (UNIFESP)
    • SILVA, L. A. . Produção Escrita em Espanhol. 2020 (Colégio Galileu de Caçapava)
    • SILVA, L. A. . Projeto - Práticas Sustentáveis - Disciplina: Língua Espanhola. 2020 (Colégio Galileu de Caçapava)
    • SILVA, L. A. . Introduction to Digital Game Development. 2022 (Sphere International School)
    • SILVA, L. A. . Preparatório DELE. 2020 (InterAction - Soluções Educacionais)
    • SILVA, L. A. . Desvendando o Siele. 2021 (InterAction - Soluções Educacionais)
    • SILVA, L. A. . Intensivo: IELTS. 2018 (InterAction - Soluções Educacionais)
    • SILVA, L. A. . Cambridge Exams: FCE, CAE, and CPE. 2021 (InterAction - Soluções Educacionais)
    • SILVA, L. A. . ECCE or ECPE?. 2021 (InterAction - Soluções Educacionais)
    • SILVA, L. A. . Inglês e nível superior: TOEFL, TOEIC ou IELTS?. 2021 (InterAction - Soluções Educacionais)
    • SILVA, L. A. . Medicina na Argentina: DELE, SIELE ou CELU?. 2019 (InterAction - Soluções Educacionais)
    • SILVA, L. A. . Princípios da Química Ambiental. 2022 (InterAction - Soluções Educacionais)
    • SILVA, L. A. . Pixel Lab. 2022 (Sphere International School)
    • SILVA, L. A. . How to teach collocations: the use of Corpus Linguistics in Language Teaching. 2022 (Troika)
    • SILVA, L. A. . Robótica Kids. 2020 (InterAction - Soluções Educacionais)
    • SILVA, L. A. . Hay x Tiene (Español). 2020 (Vídeo educacional)
    • SILVA, L. A. . Imperativo Afirmativo. 2020 (Vídeo educacional)
    • SILVA, L. A. . Heterotónicos. 2020 (Vídeo educacional)
    • SILVA, L. A. . Heterosemánticos. 2020 (Vídeo educacional)
    • SILVA, L. A. . Acentuación. 2020 (Vídeo educacional)
    • SILVA, L. A. . El alfabeto. 2020 (Vídeo educacional)
    • SILVA, L. A. . Signos de puntuación. 2020 (Vídeo educacional)
    • SILVA, L. A. . Pretérito Indefinido - Verbos Irregulares. 2020 (Vídeo educacional)
    • SILVA, L. A. . Posesivos. 2020 (Vídeo educacional)
    • SILVA, L. A. . Verbo To Be - Don't blink! Just think!. 2020 (Vídeo educacional)
    • Nome do projeto: Marketing ambiental nas sociedades de consumo: propagação de paradigmas e de influências (2013 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, L. A. , SIGNORI, M. B. D. .
      Descrição: Objetivo Geral: A orientação desta proposta de pesquisa toma como base a existência de diversas vertentes das estruturas coercitivas de discursos aliados a teorias de sustentabilidade. A partir dessa orientação, e tendo-se em vista a importância dos conceitos de Marketing Ambiental nos processos de venda e compra, diretamente associados a estratégias de persuasão em meios de comunicação de alta abrangência, conforme apresentado no tópico introdutório deste trabalho, traçou-se como OBJETIVO GERAL deste estudo identificar o funcionamento dos principais processos de Marketing Ambiental vigentes, possibilitando, dessa forma, uma análise global de suas estruturas-chave e da forma pela qual se estabelecem nas sociedades de consumo. Objetivo Específico: Com base na alta representatividade de propagandas ambientalistas subsidiadas pela disseminação de ideologias, representatividade possível graças às estratégias de obtenção de públicos cada vez mais numerosos, traçou-se como OBJETIVO ESPECÍFICO desta proposta de pesquisa verificar em que medida o Marketing Ambiental influencia em decisões e na propagação de informações em massa, bem como as principais consequências que tal processo pode ocasionar à sociedade atual e às gerações futuras. Considerando a presença ampla e constante da televisão em todos os espaços de circulação do brasileiro, nosso objeto de pesquisa focará os comerciais televisivos, sem com isso deixar de considerar outras fontes de comunicação sempre que necessário e relevante
    • Nome do projeto: Cópia ou subversão? Reflexões sobre a presença de elementos estrangeiros na produção cultural brasileira contemporânea (2014 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, L. A. , CROSARIOL, I. M. .
      Descrição: Cada vez mais o desenvolvimento tecnológico e, por conseguinte, dos meios de comunicação, tem possibilitado o encurtamento de distâncias entre diversas regiões do mundo, estabelecendo um sistema de amplo câmbio cultural. Ao longo desse processo, se a cultura brasileira se modifica, pode-se igualmente afirmar que ela possui um papel ativo enquanto modificadora da produção cultural apropriada. Partindo desta verificação, esta pesquisa tem como objetivo propor um outro olhar ao sistema linear de interpretação literária Schwarziana em relação, especialmente, às produções culturais brasileiras de periferia da atualidade, procurando romper paradigmas ainda atrelados à ideia de uma submissão ? como a apresentada na ?Carta? de Caminha - do ser marginalizado pelo Outro dominante. O presente trabalho se justifica, ainda, por sua importância sociocultural no que cerne ao reconhecimento de uma cultura brasileira híbrida. Como metodologias, serão utilizados conceitos do campo da Literatura Comparada e de Estudos Culturais através de revisão bibliográfica
    • Nome do projeto: A (RE)PRODUÇÃO DE NARRATIVAS SOB SISTEMAS CULTURAIS HÍBRIDOS: O USO DO INTERNETÊS NAS PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTO (2014 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, L. A. , OLIVEIRA, E. M. T. .
      Descrição: Este trabalho parte da constatação de que as concepções científico-culturais do sentido de língua e linguagem têm transpassado por séculos e reestruturado diversos padrões epistemológicos na escola. Com o surgimento da Sociolinguística, na segunda metade do século XX - atrelada à Globalização exponenciada, em especial, pelo intercâmbio cultural via Internet - o raciocínio acima descrito foi, assim, posto à prova por diversos estudiosos da área do ensino de língua materna, destacando-se Roxane Rojo com seus trabalhos sobre multiletramentos na Era Digital. Baseando-nos em suas constatações, efetuamos uma pesquisa sobre a influência do Internetês (modalidade informal, variante não-padrão) na produção de narrativas (modalidade formal, variante padrão), a partir de textos construídos por alunos do Ensino Fundamental II, e em que medida essa interferência gera a mudança na prática de multiletramentos em sala de aula. Julgamos tal pesquisa relevante principalmente no que tange ao ensino de língua materna nos dias atuais: que professor de língua portuguesa devemos formar? Como atender às necessidades da nova geração escolar e do processo de multiletramento? Quais práticas devem ser valorizadas? E como uni-las a práticas extracurriculares, como o uso da tecnologia? Desta maneira, objetivaram-se, neste estudo, as análises a respeito do modo pelo qual a Globalização e o uso cada vez mais intenso das redes sociais via internet perpassam pela sala de aula e qual(is) dificuldade(s) os alunos da nova geração ? anos 2000 ? encontram na produção formal de narrativas no âmbito escolar. Estudamos, tendo por referência os trabalhos de Rojo e a vertente metodológica qualiquantitativa, (17) dezessete textos de 14 (catorze) alunos do Ensino Fundamental II da escola estadual Prof.ª Maria Aparecida França Barbosa de Araújo ? Caçapava/SP ? integrantes do projeto Escola da Família, iniciado na gestão do professor Gabriel Chalita, em 2003. Tais produções nortearam-se pela recontação do clássico Chapeuzinho Vermelho, de Perrault. Os alunos foram instruídos a modificarem as personagens, os acontecimentos e demais características narrativas, dando-lhes espaço, assim, à criatividade. Houve, ao fim da aula, socialização dos resultados entre os membros. Após estas etapas, recolhemos os textos e iniciamos a filtragem de estruturas comumente presentes em diálogos sob a ótica do "Internetês". Obtivemos, a partir de uma análise minuciosa dos dados, os seguintes resultados: 1) média de palavras presentes nos textos: 34,4, com moda igual a 28 e mediana igual a 23; 2) presença de interjeições do cenário digital, como ?kkk? e ?hehehe?; 3) supressão, por parte dos alunos, da desinência -ou do verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo em 89% dos casos (?E ela 'chamo' o lobo...? e ?A vovó 'pego' uma arma...?); 4) supressão do -r em 91% dos verbos no infinitivo utilizados nas dezessete (17) produções (especialmente, em verbos de primeira conjugação: ?Vou embora, lobo! Minha mãe disse para não 'para' para 'fala' com estranhos?); 5) carência de acentuação em 71% dos vocábulos empregados ? em relação ao Novo Acordo Ortográfico - (discurso focado na velocidade da comunicação) e, também, 6) o uso de conectivos frasais aplicados corriqueiramente no discurso falado e ?digital?, como ?daí?, ?aí? e ?e?, em 94% dos casos. A partir dos dados obtidos, pudemos concluir, pela quantidade significativa de desvios à modalidade e à variante propostas, que a produção escrita em língua materna tem sofrido forte influência da oralidade e, sobretudo, do uso do Internetês, o que pode explicar a carência de estruturas sintáticas na comunicação escrita formal do grupo estudado e a necessidade de o professor trabalhar, em sala de aula, com práticas multiletradas, capazes de subsidiar o ensino pelo uso da própria língua, bem como pelo trabalho de e com suas variações
    • Nome do projeto: CONCEPÇÕES DE IDENTIDADE: OS DIVERSOS PAPÉIS SOCIAIS DA MULHER À LUZ DA DRAMATURGIA BRASILEIRA (2014 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, L. A. , CROSARIOL, I. M. .
      Descrição: Este trabalho parte da constatação de que o processo de Globalização, muitas vezes tido como fator de (re)estruturação social, econômica e cultural, adquiriu, com o advento dos meios de comunicação em massa, uma projeção nunca antes imaginada. O aparecimento de recursos midiáticos (em especial, das telenovelas) preparou, no Brasil, um campo de discurso cada vez mais híbrido e tolerante às mudanças epistemológicas correntes. A crise de identidade do pósmodernismo, evidenciada por Giddens, alcançou diversos estratos sociais e costumes antes tidos como inquestionáveis, como a subjugação dos papéis da mulher em nosso meio, outrora sintetizados ao trabalho doméstico. Em se tratando da teledramaturgia brasileira, desde meados da década de 1950/60 até os dias atuais, observa-se, em seu escopo, a luta trazida do campo da realidade da mulher, em função do seu valor social, sob períodos distintos da história brasileira. Tais perspectivas direcionaram-se à ideia de mutabilidade de valores (ou de concepções) por vezes refletida no ramo ficcional de comunicação, fator este de grande valia, referindo-se, por assim dizer, às conturbações que a mulher tem enfrentado no que cerne à sua própria conquista de espaço, de fala. Deste modo, a relevância da presente pesquisa reflete-se na importância que as mudanças epistemológicas - estudadas, aqui, a partir do substrato social da telenovela Cheias de Charme, exibida pela Rede Globo, em 2012 - detêm em se tratando da busca por direitos iguais entre ambos os sexos. Objetivou-se, com este trabalho, a análise da evolução do papel social da mulher sob a ótica da dramaturgia brasileira, bem como suas projeções na atualidade. Como material de estudo/métodos, utilizou-se o vídeo-tema da telenovela Cheias de Charme, produzido pelos diretores Daisy Chaves e Filipe Miguez, então colaboradores da Rede Globo. O vídeo, que conta com 3m48s de duração, apresenta a idealização de três empregadas domésticas (interpretadas por Taís Araújo, Leandra Leal e Isabelle Drummond) quanto à inversão de valores socioeconômicos com a "patroa", vivida por Cláudia Abreu. Por meio da Teoria do Câmbio cultural, proposta por Giddens, as análises do videoclipe nortearam-se pela presença, na canção, de uma narrativa híbrida, onde as cantoras ("Empreguetes") transmitem as realidades da maioria das empregadas domésticas do país: o horário de trabalho, os períodos de diversão/distração e as dificuldades na convivência com suas patroas, construindo, assim, uma identidade nacional fictícia, ou de inversão social, suplantada pelo constante jogo de identidades no transcorrer dos capítulos. Como resultado das análises, observou-se uma pura busca pela inversão piramidal (do status de mulher pobre e subestimada por tudo ao de mulher rica e reconhecida pela função que desempenha na sociedade), onde os menos favorecidos passam a ter voz, isto é, conquistam lugares (posições sociais mais elevadas) no meio que habitam. Concluiu-se, portanto, que a teledramaturgia brasileira, além de contribuir para com a propagação de informações, confirmações de sentimentos vividos, de experiências de vida, detém um elevado poder discursivo de defesa dos grupos sociais estigmatizados, auxiliando, em muitos casos, no processo de (re)formulação de valores sociais por meio do campo ficcional
    • Nome do projeto: Stay Tuned (2020 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: SILVA, L. A. .
      Descrição: Projeto vinculado ao Programa PES - English Solution (Editora Positivo). Possui como objetivo divulgar, por meio de ferramentas tecnológicas, conteúdos relativos à prática e ao estudo de Língua Inglesa no âmbito da educação bilíngue, havendo participação ativa de alunos, professor e coordenador
    • Nome do projeto: Educa Taiada: Projeto de Educação Ambiental (2020 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SILVA, L. A. .
      Descrição: O Educa Taiada foi desenvolvido com o objetivo de promover práticas de Educação Ambiental na Educação Básica por meio de rodas de conversa, palestras e projetos interdisciplinares sobre Sustentabilidade e Impactos Ambientais na cidade de Caçapava
    • Nome do projeto: Curso de Extensão Estratégias de Leitura e Escrita (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, L. A. , Novais, L. .
      Descrição: Curso de extensão de Estratégias de Leitura e Escrita coordenado pelo professor Luis Henrique da Silva Novais com o objetivo de atender às comunidades interna e externa no que concerne a práticas de leitura e escrita em diferentes gêneros textuais e contextos
    • Nome do projeto: A INTERTEXTUALIDADE NO PERCURSO GERATIVO DE SENTIDO EM QUESTÕES DO ENEM: UM ESTUDO SEMIÓTICO DA SIGNIFICAÇÃO ENUNCIATIVA NA ÁREA DA QUÍMICA (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, L. A. , Novais, L. .
      Descrição: Objetivos da pesquisa: 1) verificar em que medida a intertextualidade influencia no processo gerativo de sentido, bem como suas múltiplas significações, no âmbito do teste; 2) constatar a relevância da organização enunciativa das questões quando da interpretação e resolução dos problemas envolvidos; 3) corroborar a importância da semiótica no que se refere ao processo de significação do texto; 4) contribuir com a produção e divulgação de conhecimento científico
    • Nome do projeto: A DESUMANIZAÇÃO DO OUTRO NO DISCURSO MIDIÁTICO: SISTEMAS SIMBÓLICOS E A CULTURA MAINSTREAM (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, L. A. , COULOURIS, D. G. .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa objetivou analisar em que medida os meios de comunicação hipertextuais servem como caminhos às práticas discursivas de desumanização do ?outro?, bem como observar de que maneira a cultura mainstream/pop tem contribuído em defesa dos segmentos sociais silenciados nesses e por esses veículos de comunicação. Seguindo-se a vertente quali-quantitativa, foram analisados: 1) Born Free, videoclipe da rapper cingalesa Mathangi Arulpragasam, ou M.I.A.; 2) e a cena final do filme The Boy in the Striped Pyjamas, de David Heyman. Procurou-se investigar a influência dos sistemas simbólicos transmitidos pela letra, ritmo, jogo de câmera e intertextualidade (citações, referências político-filosóficas). Da análise desse corpus inicial, que se justifica pela relevância quando das reflexões acerca do momento sócio-político em questão, percebeu-se que o simbolismo se reflete por estratégias argumentativo-assimilativas comuns ao discurso midiático: 1) frases no presente (?verdades absolutas?), 2) aliteração (rítmica); 3) repetição; e 4) catarse fugidia, com desvio/troca de posições opressor-oprimido. Foi possível compreender, pois, que o jogo linguístico entre significante e significado perpetua-se pelas/nas interações resultantes dos sistemas simbólicos nos quais estão inseridos: a desumanização do ?outro? torna-se recurso intrínseco a diversos hipertextos, na atualidade, tendo como veículo o hibridismo cultural, em escala mainstream
    • Nome do projeto: Química experimental e inclusão: estratégias de ensino e aprendizagem por meio da interdisciplinaridade (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, L. A. , HURTADO, C. R .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa objetivou analisar em que medida a formação do docente de química/ciências exatas pode influenciar em suas aulas quando da aplicação de técnicas interdisciplinares de discussão e de (re)construção ativas, em sala, no âmbito da educação para surdos, bem como a importância, nesse mesmo processo, do estudo e das reflexões acerca de própria atuação - sua missão social. Seguindo-se a vertente quali-quantitativa, foi elaborado um questionário, que levou em consideração: 1) o ambiente da língua; 2) a escola; 3) e os professores. Objetivou-se, assim, analisar a visão que o professor de química possui acerca: 1) de sua formação; 2) de sua prática didática (se inclusiva ou não); 3) da escola (treinamentos, cursos de formação continuada etc.); 4) e do projeto político-pedagógico adotado. Pôde-se verificar, a partir das análises iniciais, que a formação dos docentes entrevistados ainda tangencia temas relativos à educação inclusiva, o que reflete na necessidade de treinamentos voltados a práticas interdisciplinares e a estudos sobre aprendizagem e surdez
    • Nome do projeto: Paradigmas lexicais e subordinações em sistemas virtuais de comunicação em Português Brasileiro e Espanhol: proposta de desenvolvimento de processo de otimização de tradução via software (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, L. A. , SALLES NETO, L. L. , FANJUL, A. P. .
      Descrição: A Revolução Cibernética tem trazido, no campo comunicacional, grandes avanços no que concerne a recursos computacionais de tradução automática responsáveis, em grande parte, pelo encurtamento das fronteiras geradas por diferenças linguístico-culturais (SILVEIRA, 2009). Nesse novo cenário, diversos softwares de tradução automática passaram a representar um papel significativo no ensino-aprendizagem de idiomas, por motivação pessoal e/ou externa, como exigências de um mercado cada vez mais competitivo. Em se tratando da realidade brasileira, sabe-se que a Língua Espanhola/LE é a segunda mais estudada (SIL, 2017) e a mais traduzida em Língua Portuguesa/LP (NALP, 2015), o que demonstra sua relevância na aprendizagem de L2 entre os brasileiros, que o fazem por meio do uso representativo de aplicativos de tradução simultânea (SIL, 2018). Todavia, observa-se que ainda são necessários aprimoramentos com relação à desambiguação, um dos principais desafios da Linguística Computacional. No que se refere à tradução em LE×LP, a anáfora (recurso discursivo referencial) merece destaque. A partir de testes realizados com tradução direta LE×LP pelo Google Traductor (2020). Verificou-se que o referencial ?su', que em LE só se refere a ?usted? (você ? ling. formal) ou a ?él?(ele)/?ella? (ela), é, por vezes, traduzido para ?seu?, em LP, gerando ambiguidade. Apesar de ?seu? se referir aos mesmos pronomes, em LP, observa-se uma tentativa de desambiguação a partir do uso de ?tú tienes? (você tem ? informal), que não foi detectada, nos testes realizados, pelo sistema de tradução em questão, sendo, por vezes, necessário um contexto que funcione como um dos caminhos à desambiguação. Como observado nos testes, a desambiguação por sistemas virtuais de tradução ainda se utiliza do contexto informado pelo usuário, ainda que mínimo. Não obstante, em casos de indeterminação de sujeito (ou de núcleos do predicado), propõe-se uma reconfiguração de leitura: 1) Identificação do núcleo verbal (?piensa?); Alocação do sujeito e do objeto; 2) percepção de sujeito indeterminado (quem pensa?); 3) proposta de autopreenchimento para o sujeito: (?) pensa, sendo ? editável pelo usuário, se necessário, a partir de um conjunto de opções identificadas no próprio texto. Os principais desafios encontrados residem na complexidade de análise da relação sintagma×paradigma em LE/LP, de modo a estabelecer um mecanismo de verificação de núcleo verbal, de sujeito e de objeto, bem como o tratamento da informação, a ser otimizado. A avaliação inicial do projeto tem aspecto positivo, considerando-se a evolução da pesquisa bibliográfica e dos testes já realizados/explicitados
    • Nome do projeto: CEGI (Centro de Estudos em Games e Internet) (2019 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, L. A. , PEREIRA, V. A. .
      Descrição: Tem por objetivo proporcionar atividades diversas ligadas aos temas dos jogos digitais e internet a fim de ampliar as perspectivas pessoais sobre estes assuntos e criar experiências motivadoras para os participantes. Visa expandir os conhecimentos e possíveis aplicações (games e aplicativos) para além da universidade, atingindo escolas e outras instituições sociais bem como o público em geral interessado no assunto. Atualmente trabalhando com a criação de jogos educativos para escola com público surdo, ou seja, trabalhamos com tecnologia assistiva (Coord.: Vanessa Andrade Pereira)
    • Nome do projeto: LA MULTIALFABETIZACIÓN DIGITAL Y LA ENSEÑANZA DE LENGUAS EXTRANJERAS: EL USO DE STICKERS EN LA PRÁCTICA DE CONVERSACIÓN EN LE EN GRUPOS DE WHATSAPP (2019 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, L. A. .
      Descrição: Proyecto de Lenguas - Español Instrumental. Los recursos digitales en la enseñaza de LE en el contexto de las clases remotas
    • Nome do projeto: TEXT PRODUCTION IN L2: THE INFLUENCE OF HYBRID DIGITAL MEDIA IN ARGUMENTATIVE CONSTRUCTION IN SPANISH (2018 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, L. A. .
      Descrição: This paper aims to study the means by which text production in L2 takes place nowadays. The study of Spanish, official language of the Southern Common Market (Mercosur), is a foreign language for L2 students in Brazil. It is observed that textual productions have been breaking down linguistic and cultural barriers, in order to reconfigure traditional methodologies. Therefore, a 20-hour Spanish course based on discussions via a Whatsapp® group considering hybrid texts was proposed for undergraduate students, at the Federal University of São Paulo, in São José dos Campos, Brazil. During the activities used, it was observed that the students started to use more natural and cohesive written argumentation in their study of a second language, Spanish
    • Nome do projeto: A (hiper)tensão da propaganda farmacêutica pela Semiótica Greimasiana (2018 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, L. A. .
      Descrição: O presente trabalho teve por objetivo analisar, à luz da semiótica greimasiana, de que maneira propagandas de analgésicos de alta popularidade no mercado da indústria farmacêutica atual exercem influência no consumo desses medicamentos. Sabe-se que os avanços tecnológicos têm trazido, no que concerne ao campo da medicina, câmbios aos mais variados tipos de tratamentos de enfermidades (KORNIS et al, 2014). Nesse sentido, o medical business passou a ser tratado como um campo de igual importância/relevância no que se refere a investimentos no campo de comunicação e artes visuais (KORNIS et al, 2014). Dessa forma, muitos têm sido os projetos/estudos desenvolvidos acerca das estratégicas de alcance de públicos cada vez maiores, de consumidores em busca de resultados mais práticos, baixo custo e efeitos colaterais quase nulos. Assim sendo, objetivou-se, por meio da semiótica greimasiana (BARROS, 1999), verificar em que medida tais estratégias se consolidam no eixo comunicacional e como este se dá nos planos de expressão e de conteúdo. Analisou-se a propaganda do analgésico de marca popular Dorflex (2017). Observou-se, pela construção do quadrado semiótico (BARROS, 1999), uma aproximação às ideias de ?praticidade? x ?dificuldade? // ?conforto? x ?desconforto?, assim como uma embalagem que remete, no plano de expressão, a um conjunto de gomas de mascar, ideia que poderia trazer, no plano de conteúdo, uma sensação de ?prazer? x ?desprazer?. Assim, pôde-se inferir que algumas das técnicas utilizadas no processo de construção das propagandas de determinadas marcas de analgésicos populares remetem a experiências retomadas pelo sujeito, no plano de conteúdo
    • Nome do projeto: A estereotipização do gênero no discurso literário: planos de expressão e conteúdo em Bom-crioulo (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, L. A. .
      Descrição: O debate acerca do gênero em sala de aula encontra assento, em especial, quando das escolas literárias e seus ciclos, bem como nas indagações por elas propostas e em que medida variantes sociais, políticas, econômicas e culturais se refletem em seu material linguístico-discursivo (CANDIDO et al, 2011). No Realismo, percebe-se que esse sistema crítico é ainda mais intensificado pela busca (principalmente em sua fase naturalista) da exposição da realidade (ou das realidades?) social vigente, de modo a denunciar os mais variados comportamentos do homem. O fazer enunciativo, nessa fase da literatura brasileira, preconizou descrições que, por vezes, contribuíram à estereotipização de determinados grupos sociais. Na atualidade, observa-se, entretanto, que tais práticas enunciativas ainda estão presentes em discursos político-religiosos acerca da questão do gênero, hibridizando-se em afirmações do senso comum que generalizam conceitos de diferentes áreas do conhecimento, de modo a tornar rarefeito o debate por elas estabelecido (FOUCAULT, 2012). Assim, objetivou-se analisar em que medida a estereotipização narrativa influencia na disseminação de discursos do senso comum no que tange às questões de gênero. Como metodologia, foram analisados, partindo-se de conceitos da semiótica greimasiana no que se refere aos planos de expressão e de conteúdo (BARROS, 2015), fragmentos da obra Bom-crioulo, de Adolfo Caminha, conduzida pela temática do relacionamento homoafetivo. Em várias passagens, observou-se o grito da sociedade organicista da época, e como esses discursos estereotipavam a visão que se tinha das personagens envolvidas: ?e consumou-se o delito contra a natureza?, ?amizade escandalosa com o pequeno?. Concluiu-se, assim, que a estereotipização das questões de gênero encontra-se viva na literatura, e que, com a hibridização dos processos comunicativos, atua como recurso argumentativo do senso comum (FOUCAULT, 2012), este responsável por propagar discursos cada vez mais distantes das realidades vivenciadas, atualmente
    • Nome do projeto: A ciclicidade universal em Neon Genesis Evangelion: uma análise semiótica da vitalidade (in)finita (2019 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, L. A. .
      Descrição: O presente trabalho teve por objetivo analisar, à luz da semiótica greimasiana, de que maneira o percurso gerativo de sentido se dá na sumarização dos conceitos de renovação versus criação no anime japonês, adaptado à TV, Neon Genesis Evangelion, dirigido por Hideaki Anno e produzido por Noriko Kobayashi e Yutaka Sugiyama (JBC, 1997). No âmbito da performance de personagens relacionados ao gênero anime, segundo Gushiken & Hirata (2017), ?o consumo em escala mundial dos produtos da cultura pop ? enfaticamente midiática ? produzida no Japão constitui um momento histórico? e tem sido capaz de ressignificar conceitos advindos do senso comum ocidental, como oposições entre vida e morte, paraíso e inferno. Assim sendo, objetivou-se, por meio da semiótica greimasiana (BARROS, 1999), verificar em que medida tais oposições são ressignificadas pela proposta de ?metalinguagem da vida? trazida pelo anime em questão. Analisou-se, pois, o conjunto de 26 episódios distribuídos pela JBC, buscando identificar traços do PGS nessa metalinguagem renovação versus criação. Observou-se, pela construção do quadrado semiótico (BARROS, 1999), uma aproximação às ideias de morrer versus renascer e perder versus aprender, definidas pela própria ?síntese vital? ? presente no anime. A partir disso, pôde-se concluir que a ressignificação do paradigma vida versus morte é uma máxima sustentada, por vezes, pela metalinguagem da vida ? trazida pelo anime ?, esta magnetizada, no PGS, pela universalidade de determinados opostos semânticos
    • Nome do projeto: How to teach the Passive Voice? (2017 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: SILVA, L. A. .
      Descrição: Developing different approaches in ELT
    • Nome do projeto: Educação Inclusiva, Design Thinking e Tecnologia: desenvolvimento de jogos educativos adaptados para pessoas com deficiência visual (2022 - 2022
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: SILVA, L. A. .
      Descrição: Este trabalho é resultado do desenvolvimento, da aplicação e dos resultados observados ao longo da realização do projeto intitulado Technology, Games, and Inclusive Education, realizado na disciplina de Design, com alunos do 6º ano e do 7º ano da Sphere International School, São Paulo. Sob a metodologia do Design Thinking e com o intuito de promover práticas educacionais multidisciplinares mais inclusivas, foram desenvolvidas versões adaptadas de dois jogos clássicos: Torre de Hanói e Tangram. Seguindo as quatro etapas do Design Cycle (Inquiring and Analysing, Developing Ideas, Creating a Solution and Evaluating), os alunos envolvidos no projeto puderam criar diferentes soluções ao problema apresentado em aula: a necessidade de adaptação de jogos para alunos com deficiência visual. A partir de impressões em 3D, os alunos construíram versões táteis dos jogos, mesclando texturas e formas geométricas que pudessem auxiliar seu manuseio quando jogados por pessoas cegas e/ou com baixa visão. Os jogos adaptados foram testados pela comunidade escolar no evento científico STEAM Festival 2022, promovido pelo colégio. Segundo os participantes do evento, as adaptações foram positivas pois foi possível experienciar os jogos com menor dificuldade devido ao uso de diferentes texturas, formas geométricas e materiais, promovendo, por consequência, práticas pedagógicas mais inclusivas
    • Nome do projeto: Introduction to Greek Mythology (2022 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SILVA, L. A. .
      Descrição: ♦ According to the BNCC, Y6 students will have the opportunity to explore how different civilizations contributed to the development of Science, Literature and Technology. As part of the official curriculum, Greek Mythology plays a significant role in terms of comprehending how the Western Civilization has been shaped to what it is today. Therefore, it is extremely relevant that the students understand its influences in their lives regarding cultural, social and political aspects. Besides that, considering their spoken/written production in English, it is crucial to mention that Y6 students need to be challenged on how to express their impressions over a certain period of time according to what they are experiencing in the present. Hence, by reading, debating and writing about Greek Mythology, students will develop their critical thinking and their writing/speaking skills in English
    • Nome do projeto: Português Brasileiro como Língua Adicional: identificando particularidades do Pretérito Perfeito e do Pretérito Imperfeito por meio da Engenharia Didática na construção de narrativas breves (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, L. A. .
      Descrição: Este trabalho é resultado de uma experiência didática realizada na Sphere International School, São José dos Campos, Brasil, no contexto do ensino de Língua Portuguesa como língua adicional. Sob a perspectiva do IB Program®, a Sphere International School recebe, anualmente, cerca de 20 alunos estrangeiros, destacando-se no setor da educação bilíngue, no Brasil (SPHERE, 2021). De modo a amparar e a estabelecer vínculos interculturais e interlinguísticos entre seus alunos, parte essencial de sua proposta curricular (IB, 2018), a instituição oferece aos alunos do Ensino Fundamental/Anos Finais (EFAF) oriundos de outros países duas aulas semanais (45 minutos cada) de Português Brasileiro (ou PLS: Portuguese Language Support), tendo como foco o desenvolvimento de habilidades relacionadas à produção escrita e à leitura em níveis A2-B1 do CEFR (2022). Nesse sentido, foi elaborada uma sequência didática (HARMER, 2011), seguindo os princípios da Engenharia Didática (DOLZ, 2016), para um grupo de 5 alunas estrangeiras do EFAF que possuíam, ao menos, o nível B1 (CEFR) em Língua Inglesa - língua de instrução -, de diferentes línguas maternas (sueco, alemão e inglês), com o objetivo de levá-las a construção de repertório linguístico relativo ao uso do Pretérito Imperfeito e do Perfeito em Português Brasileiro, em textos narrativos breves (50-100 palavras). As aulas foram estruturadas da seguinte forma: 1) apresentação e exploração do conteúdo, em inglês e português; 2) leitura de textos narrativos e identificação de verbos no PI e no PP; 3) resolução de exercícios; e 4) produção textual de uma narrativa breve (50-100 palavras), em português. A partir do uso da Engenharia Didática (DOLZ, 2016), foi possível observar que as alunas se apropriaram mais efetivamente do uso do PI e do PP em sua produção textual, identificando suas particularidades de forma mais orgânica
    • Nome do projeto: Introduction to Digital Game Development (2022 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SILVA, L. A. .
      Descrição: According to the BNCC, Y6/Y7 students will have the opportunity to explore how different technological tools can be used to solve problems. As part of the official curriculum, it is extremely relevant to consider that Games play a significant role on how they can develop strategies regarding gamification. Besides that, considering their spoken/written production in English, it is crucial to mention that Y6/Y7 students need to be challenged on how to express their impressions and logical procedures in order to solve problems. Hence, by reading, debating and developing ideas on Games, students will develop their critical thinking and their writing/speaking skills in English
    • Nome do projeto: Introduction to Forensic Chemistry (2022 Atual)
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: SILVA, L. A. .
      Descrição: According to Minnesota State Careerwise (2022), ?forensic science is the application of scientific knowledge in the criminal justice system.? A forensic chemist uses the principles and techniques of chemistry to analyze physical evidence within the crime lab in a considerable variety of subjects, such as Biology, Ecology, and Psychiatry. This science plays a significant role in solving crimes as a solid and scientific way to analyze evidence. As mentioned above, Forensic Chemistry has a considerable impact on how crimes are solved. Using interdisciplinary concepts learned during High School - especially in Chemistry classes - , it is highly believed that students are aware of principles of General Chemistry. When exploring the Scientific Method, which is part of the Common National Curriculum Base, BNCC (EM13CNT301, EM13CNT303, and EM13CNT307), students must have the opportunity to plan, test, analyze, and discuss the importance of using both practical and theoretical knowledge regarding Chemistry in order to solve problems. Therefore, this course will provide them with new challenges on how to analyze physical evidence under a more scientific approach to solve hypothetical problems/cases. This course will follow the problem-solving approach. During the classes, students will be given challenges/mysteries to solve individually and/or in groups, in the Science Lab. Every week, they will have to use the Scientific Method to comprehend how the challenges can be solved, and with the necessary knowledge in Chemistry, they will be able to do some experiments provided by the course leader, in accordance with the ACS (American Chemical Society) recommendations. The experiments will be conducted by the course leader and students, who will follow all the safety rules in the laboratory. By the end of this course, the students will be able to solve simple problems using basic principles of Forensic Chemistry
    • Nome do projeto: Introduction to Digital Game Development (2022 Atual)
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: SILVA, L. A. .
      Descrição: According to the BNCC, Y6/Y7 students will have the opportunity to explore how different technological tools can be used to solve problems. As part of the official curriculum, it is extremely relevant to consider that Games play a significant role on how they can develop strategies regarding gamification. Besides that, considering their spoken/written production in English, it is crucial to mention that Y6/Y7 students need to be challenged on how to express their impressions and logical procedures in order to solve problems. Hence, by reading, debating and developing ideas on Games, students will develop their critical thinking and their writing/speaking skills in English
    • Nome do projeto: Creative Poetry Writing (2022 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SILVA, L. A. .
      Descrição: ♦ According to the BNCC, Y6 students will have the opportunity to explore how different text genres can contribute to their development in terms of both writing and speaking skills, in English. Hereupon, Concrete Poetry plays a significant role in this process since it is a multimodal type of text, which is extremely relevant to students who are learning a foreign language. With the use of a considerable variety of textual resources, such as form/organization and how to choose the best words regarding a specific topic, it is possible to have the students explore their own perception regarding the world, their feelings, and how to comprehend and express them when they are performing Creative Poetry Writing activities
    • Nome do projeto: Introduction to Forensic Chemistry (2022 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SILVA, L. A. .
      Descrição: According to Minnesota State Careerwise (2022), ?forensic science is the application of scientific knowledge in the criminal justice system.? A forensic chemist uses the principles and techniques of chemistry to analyze physical evidence within the crime lab in a considerable variety of subjects, such as Biology, Ecology, and Psychiatry. This science plays a significant role in solving crimes as a solid and scientific way to analyze evidence. As mentioned above, Forensic Chemistry has a considerable impact on how crimes are solved. Using interdisciplinary concepts learned during High School - especially in Chemistry classes - , it is highly believed that students are aware of principles of General Chemistry. When exploring the Scientific Method, which is part of the Common National Curriculum Base, BNCC (EM13CNT301, EM13CNT303, and EM13CNT307), students must have the opportunity to plan, test, analyze, and discuss the importance of using both practical and theoretical knowledge regarding Chemistry in order to solve problems. Therefore, this course will provide them with new challenges on how to analyze physical evidence under a more scientific approach to solve hypothetical problems/cases. This course will follow the problem-solving approach. During the classes, students will be given challenges/mysteries to solve individually and/or in groups, in the Science Lab. Every week, they will have to use the Scientific Method to comprehend how the challenges can be solved, and with the necessary knowledge in Chemistry, they will be able to do some experiments provided by the course leader, in accordance with the ACS (American Chemical Society) recommendations. The experiments will be conducted by the course leader and students, who will follow all the safety rules in the laboratory. By the end of this course, the students will be able to solve simple problems using basic principles of Forensic Chemistry
    • Nome do projeto: Identidades literárias e suas (inter)secções: adaptação e (res)significação em William Shakespeare's Tragedy of the Sith's Revenge: Star Wars Part the Third, de Ian Doescher (2021 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, L. A. .
      Descrição: Este trabalho parte da concepção antropofágica da adaptação literária enquanto parte intrínseca do processo de (res)significação textual (Milton, 2015). Tal fenômeno ocorre por meio de tentativas de transposição literária que almejam estabelecer as mesmas características estruturais e de estilo de seus autores, isto é, de seu sistema linguístico-literário (Candido, 2000), fato que tem se tornado cada vez mais evidente em adaptações de textos clássicos - em especial, de William Shakespeare (Amorim, 2013) - para a cultura mainstream (Sousa e Amorim, 2015). Nesse contexto, objetivou-se, com esta pesquisa, identificar de que maneira o processo de adaptação do estilo literário de William Shakespeare pode ressignificar, discursivamente, o contexto da obra (re)criada para a cultura mainstream (Williams, 1999). Como metodologia, foram utilizados elementos da estrutura narrativa (Todorov, 2003) e a análise de discurso de linha francesa (Orlandi, 2005), com o intuito de verificar similaridades entre a estilística de William Shakespeare e a presente na obra William Shakespeare's Tragedy of the Sith's Revenge: Star Wars Part the Third, de Ian Doescher, um dos grandes sucessos comerciais de 2015 (Diaz-Granados, 2020). A partir da análise da obra - uma narrativa que, em versos, descreve uma das grandes tragédias do imaginário geek da franquia Star Wars (Lucasfilm, 2013) -, verificou-se o seguinte conjunto de intersecções linguístico-discursivas com a estilística de Shakespeare: 1) léxico ?shakespeariano? (?mannish?, ?man-queller?, ?wedlock?), 2) uso de pronomes arcaicos e verbos na segunda pessoa do singular/plural (?doth cover thee?, ?be of thyself ?, ?Thou gav?st me thine?) e 3) o sentimento fatalista com relação à vida. Por meio da análise descrita, foi possível verificar que a transposição literária da adaptação do estilo shakespeariano para um contexto mainstream acabou por ressignificar o contexto da obra (re)criada, tornando-a mais próxima às características da tragédia shakespeariana, como a melancolia e o individualismo das personagens
    • Nome do projeto: Tecnologia, BNCC e Ensino Médio: o uso de ferramentas tecnológicas no ensino de Literatura (2021 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, L. A. .
      Descrição: A presente pesquisa teve por objetivo identificar em que medida o uso de mídias digitais pode auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de alunos do Ensino Médio na disciplina de Literatura. Tal estudo justifica-se pelo fator intrínseco que a Literatura e a Tecnologia apresentam ao desenvolvimento de competências e habilidades voltadas ao campo Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, previstas na BNCC (2018). Como metodologia, foram aplicadas ferramentas quali-quantitativas: 1) questionário voltado à professores que atuam na disciplina de Literatura, no Ensino Médio, e 2) entrevista com um grupo de alunos da 1a série do Ensino Médio na Sphere International School, em São José dos Campos, São Paulo, a respeito da importância do uso de Tecnologias no estudo de Literatura. Como resultado, pôde-se observar que professores e alunos consideram o uso de diferentes tecnologias como parte essencial de atividades mais significativas e dinâmicas no contexto do ensino de Literatura
    • Nome do projeto: Bayesian Inference for Environmental Models: wildfires in Brazil's Atlantic Forest (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, L. A. .
    • Nome do projeto: Mathematics, Technology, and Problem-Based Learning in Elementary School: Analyzing the Frequency of Wildfires in the Brazilian Atlantic Forest (71971) (2023 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, L. A. .
      Descrição: Teaching Mathematics in Elementary School is both exciting and challenging. While Mathematics lays the foundation for many subjects and enables students to expand their horizons in life, science, and technology, many students struggle with it due to difficulties with comprehension, motivation, and problem-solving skills. Technology has proven to enhance Mathematics teaching by providing interactive learning experiences, facilitating visualization, promoting collaboration, and enabling adaptive instruction. This project aimed to assist Y7 students from a private school in Brazil to comprehend the basic usages of Ratio and Proportion and analyze the frequency of wildfires that happened between 2010-2023 in the Brazilian Atlantic Forest, following the problem-based learning method. The interdisciplinary project was organized into three stages with a total duration of 10 hours. These stages were understanding the basic properties of Ratio and Proportion, investigating the Brazilian Atlantic Forest, and applying Ratio and Proportion to collect data, analyze information, and design an infographic on the frequencies of deforestation detected in that specific region. The project helped to engage students in activities and investigations, allowing them to make the best use of mathematical thinking, developing both social and research skills to comprehend a real problem and how Mathematics can be applied to solve different challenges. By the end of the project, the students learned how to utilize mathematical thinking when solving real-life problems, reinforcing the relevance of problem-based learning and technology to the learning and teaching of Mathematics in Elementary School.
    • Nome do projeto: O uso da Linguística de Corpus na produção de material didático em L2 para fins específicos: proposta de curso de escrita acadêmica em língua inglesa aplicado à área ambiental (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, L. A. , TAGNIN, S. E. O. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa justifica-se pela necessidade de desenvolvimento de cursos de escrita acadêmica voltados à área ambiental, em inglês, evidenciada pelo expressivo crescimento do número de artigos científicos dessa área publicados nacional e internacionalmente (Schmid-Petri et. al., 2015), bem como pelo interesse mais acentuado pela pesquisa na área do meio ambiente observado nos últimos anos (Furlan et. al., 2016). Esta proposta contribuirá significativamente com o desenvolvimento científico de diferentes áreas do saber, haja vista sua interdisciplinaridade: meio ambiente, linguística e educação. Seu caráter inovador está na relação entre diferentes áreas de pesquisa na resolução de um problema evidente relativo à produção de materiais didáticos e de desenvolvimento de cursos de escrita acadêmica voltados à área ambiental, em inglês, no Brasil, além de suprir uma necessidade que tende a aumentar devido à condução cada vez mais evidente de pesquisas relativas ao campo do desenvolvimento sustentável (Furlan et. al., 2016)
    • Nome do projeto: Gêneros textuais e o estudo de convencionalidades linguísticas em L2: compreendendo o uso de conjunctions em artigos de opinião no contexto de EFL (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, L. A. .
      Descrição: Esta pesquisa parte da perspectiva que considera os gêneros textuais como intrínsecos a práticas de linguagem (Schneuwly & Dolz, 1997) existentes no processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. No contexto do ensino de Língua Inglesa como língua estrangeira (EFL), sabe-se que, ao compreender as convencionalidades da língua por meio do estudo de diferentes gêneros textuais, o aprendiz passa a fazer uso mais apropriado de conectivos frasais em outro idioma, empregando-os em uma comunicação mais orgânica e coesa. Desse modo, este trabalho tem por objetivo identificar de que modo a interação sujeito - texto - contexto pode auxiliar aprendizes de EFL de nível intermediário (B1 - CEFR, 2020) no que concerne à identificação e ao uso de conectivos frasais presentes em textos opinativos, em inglês. Como metodologia, a pesquisa será guiada pelo desenvolvimento e pela aplicação de uma sequência didática, sob a perspectiva do task-based learning (Harmer, 1986), que levará o aprendiz a compreender e se apropriar de convencionalidades de uso de conectivos frasais (conjunctions) presentes em artigos de opinião, em inglês, a serem selecionados por meio de coleta de dados à luz da Linguística de Corpus (Sardinha, 2000). A sequência didática será divida em quatro etapas: 1) apresentação e investigação das características estruturais de um artigo de opinião, 2) exploração dos artigos previamente selecionados, 3) reflexão sobre as convencionalidades do uso das conjunctions nos artigos selecionados e 4) produção textual. Como produto final, o aprendiz será incentivado a escrever parágrafos opinativos, em inglês, empregando adequadamente os conectivos frasais apresentados e explorados ao longo da sequência didática. Espera-se, com esta pesquisa, concluir que os gêneros textuais ocupam um espaço de suma importância do que concerne ao estudo e ao uso apropriado de convencionalidades linguísticas em L2
    • Nome do projeto: Química Ambiental e BNCC: uma proposta de curso de Química Ambiental Experimental para alunos do EM (2018 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, L. A. .
      Descrição: O ensino da Química, enquanto parte das Ciências Exatas, ocupa papel de extrema relevância na construção de sujeitos mais conscientes no que concerne aos fenômenos químicos, físicos e biológicos em atividade, no mundo. No contexto escolar brasileiro, sabe-se que a Química se consolida, principalmente, nos três anos do Ensino Médio, assumindo três grandes vertentes: Química Geral, Química Experimental e Ciências Ambientais Multidisciplinares (BRASIL, 2018). Com a nova proposta curricular trazida pela BNCC (BRASIL, 2018), o ensino da Química passa a ocorrer a partir de temáticas disparadoras do processo reflexivo por parte dos alunos, de modo a estabelecer relação direta entre teoria e prática, tendo como principal objeto de trabalho a Sustentabilidade. Todavia, ainda é notória a escassez de atividades práticas em sua proposta curricular, haja vista a alta carga teórica exigida no desenvolvimento de habilidades e competências da área (SILVA & MARCONDES, 2010). Objetivando um processo de ensino-aprendizagem mais autônomo e significativo aos alunos do EM, e considerando as temáticas centrais do ensino da Química em tal estágio escolar, esta pesquisa enfoca na construção de uma disciplina eletiva de Química Ambiental Experimental, com duração de um semestre (60h), voltada a alunos da 1ª à 3ª série do EM da Sphere International School, em São José dos Campos, São Paulo. Partindo-se do inquiry-based learning (IBSE), foram propostas 16 atividades práticas relacionadas à Química Ambiental, com o objetivo de consolidar conteúdos teóricos estudados durante a disciplina de Química curricular. Pôde-se observar, durante e no final do processo, que os alunos demonstraram mais interesse pelos estudos em Química, o que contribuiu para um processo de ensino-aprendizagem mais significativo, além do desenvolvimento das habilidades e competências da disciplina, propostas na BNCC (BRASIL, 2018)
    • Nome do projeto: How to teach collocations: the use of Corpus Linguistics in Language Teaching (2022 - 2022
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SILVA, L. A. .
      Descrição: This course is a prompt to get them interested in developing their teaching practices considering Corpus Linguistics as part of the tools they can explore. The schedule will be structured as follows: A brief introduction to Corpus Linguistics. Collocations - brief description and comments on how challenging it may be to teach Collocations to B2 students (CEFR). Digital Tools - how to use the Corpus of Contemporary American English (COCA). A Lesson Plan Sample - adapting lessons for specific purposes. Considering the plan above, this course will certainly contribute to different teaching practices, especially in the context of ESP
    • Nome do projeto: Sufijos Españoles y la hibridación digital: prácticas de enseñanza de LE para brasileños (2022 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, L. A. .
      Descrição: Sufijos Españoles y la hibridación digital: prácticas de enseñanza de LE para brasileños
    • Nome do projeto: El mundo sostenible, Química Ambiental y la Tecnología: desarrollo de una app de mapeo de puntos verdes en la ciudad de Buenos Aires (2022 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, L. A. .
      Descrição: El mundo sostenible, Química Ambiental y la Tecnología: desarrollo de una app de mapeo de puntos verdes en la ciudad de Buenos Aires
    • Nome do projeto: Sudoku com textura - jogo adaptado para alunos cegos/com baixa visão (2022 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SILVA, L. A. .
      Descrição: O Sudoku é um clássico jogo de lógica, que tem como regras principais o preenchimento de linhas na vertical, na horizontal e de quadrantes sem a repetição de números, letras e/ou cores. Todavia, com o intuito de levar alunos com algum tipo de deficiência visual a também usufruir do jogo, propõe-se a construção de uma versão adaptada do jogo com materiais/texturas diferentes. As regras seriam as mesmas, mas para texturas diferentes. Com essa iniciativa, alunos cegos/com baixa visão e alunos com visão saudável teriam a chance de desenvolver o raciocínio lógico-matemático por meio de desafios ligados ao Sudoku. Tal prática leva em consideração a heterogeneidade do grupo em questão, bem como a (re)construção colaborativa de conhecimentos e experiências por parte dos alunos envolvidos.
    • Nome do projeto: Cara a cara com números (2022 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SILVA, L. A. .
      Descrição: O jogo ?Cara a cara? popularizou-se devido aos desafios de raciocínio lógico trazidos pela investigação de personagens com as mesmas características físicas às das perguntas lançadas aos adversários no desafio. Com o intuito de adaptar o ?Cara a cara? envolvendo conceitos matemáticos, propõe-se a construção de um ?Cara a cara matemático?, envolvendo perguntas investigativas sobre propriedades de diferentes números. Este jogo seria adaptável para cada ano escolar, haja vista o continuum proposto pela BNCC (2018) no que concerne aos conteúdos, habilidades e competências a serem desenvolvidos ao longo do Ensino Fundamental (Anos Finais). Para saber de qual número os jogadores estão falando, perguntas conceituais podem ser realizadas, como: ♦ esse número é múltiplo de 2? ♦ é um número primo? ♦ é um número natural? Por meio dessa apropriação de conceitos relativos aos números, os alunos teriam a oportunidade de compreender, de forma mais significativa, conceitos abstratos, fazendo uso do pensamento lógico-matemático para resolver problemas
    • SILVA, L. A. . Entre visões e intersecções semióticas. 2023 - Resenha