Paula Pagliari de Braud
-
Resumo
-
Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP, 2014), graduada em Ciência Sociais também pela Universidade de São Paulo (USP, 2020). Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (PPGS-USP) em pesquisa primordialmente etnográfica com foco na sociologia do direito e da punição em intersecção com a sociologia urbana, sob orientação da Profa. Vera da Silva Telles. Atualmente doutoranda no Programa de Pós-Graduação de Direito da Universidade de São Paulo em Filosofia e Teoria Geral do Direito sob orientação do Prof. Samuel Barbosa. É também pesquisadora bolsista da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas em pesquisa sobre desigualdade. Como advogada, tem experiência na prática do direito criminal e dos direitos autorais (contratuais e especialmente no campo da música e do audiovisual), tendo ministrado aulas e cursos sobre o assunto em oficinas e pós-graduações.
-
-
Artigos completos publicados em periódicos: 5
- TELLES, V. S. ; DE BRAUD, PAULA PAGLIARI ; ENDO, Ananda ; KLINK, Ana C. ; CARVALHO, Ada R. ; SAIANI, Flavia . Tramas da vida e maquinaria punitiva: vidas enredadas nas malhas da justiça criminal Teoria e Cultura , v. 19 , p. 19 - 33 , 2024. ISSN: 18095968.
- PAGLIARI DE BRAUD, PAULA ; POLACHINI, D. R. ; SANTANA, B. ; MONIQUE, F. . Reatualizando o encarceramento da pobreza: mecanismo de aplicação das fianças pelos juízes em audiências de custódia de São Paulo (SP) Revista Brasileira de Execução Penal , v. 5 , p. 341 - 359 , 2024. ISSN: 26751860.
- MALLART, FÁBIO ; PAGLIARI DE BRAUD, PAULA . Perda de objeto: as prisões e o sistema de justiça criminal em tempos de pandemia CADERNOS IBERO-AMERICANOS DE DIREITO SANITÁRIO , v. 11 , p. 14 - 35 , 2022. ISSN: 23581824.
- PAGLIARI DE BRAUD, PAULA . A morte em fotografias periciais GIS - GESTO, IMAGEM E SOM - REVISTA DE ANTROPOLOGIA , v. 6 , p. e-174203 - , 2021. ISSN: 25253123.
- GODOI, RAFAEL ; GRILLO, CAROLINA CHRISTOPH ; TONCHE, JULIANA ; MALLART, FÁBIO ; RAMACHIOTTI, BRUNA ; DE BRAUD, PAULA PAGLIARI . Letalidade policial e respaldo institucional: perfil e processamento dos casos de -resistência seguida de morte- na cidade de São Paulo Revista de Estudios Sociales , v. 1 , p. 58 - 72 , 2020. ISSN: 0123885X.
-
Trabalhos em Anais: 2
- PAGLIARI DE BRAUD, PAULA . Prisão e pobreza urbana: como o sistema de justiça criminal e a lei lidam com a informalidade. In: VI Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão , 2022 , São Paulo. Anais do VI Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão. : , 2022.
- PAGLIARI DE BRAUD, PAULA . Polícia, Justiça e Prisão na gestão da ordem urbana: pesquisa sobre a prática da fiançaeseus efeitos nas formas de vida de indivíduos afiançados. In: Primer Coloquio Internacional del Grupo de Trabajo CLACSO Barrios, familias y prisiones en circuito. Dislocación y expansionismo de la prisión. , 2022 , . Memorias del Primer Coloquio Internacional del Grupo de Trabajo CLACSOBarrios, familias y prisiones en circuito, 2022. Dislocación y expansionismo de la prisión. Unaaproximación al estado de las investigaciones en la región. Buenos Aires : CLACSO UMSA UNAL, 2021. p. 1 - 290.
-
Outras Produções Bibliográficas: 1
- DE BRAUD, PAULA PAGLIARI . Autorização de uso de imagem de edificações e fachadas. : , 2018 (Artigo em veículo de informações e notícias jurídicas)
-
Apresentações de Trabalho: 4
- PAGLIARI DE BRAUD, PAULA . Relações entre o trabalho policial e judicial: a estabilização do registro policial e a reincidência como operador do encarceramento por juízes em São Paulo. 2023 (Outra)
- PAGLIARI DE BRAUD, PAULA . Prisão e pobreza urbana: como o sistema de justiça criminal e a lei lidam com a informalidade. 2022 (Seminário)
- GODOI, RAFAEL ; GRILLO, CAROLINA CHRISTOPH ; MALLART, FÁBIO ; RAMACHIOTTI, BRUNA ; TONCHE, JULIANA ; PAGLIARI DE BRAUD, PAULA . Resistência seguida de morte: perfil e processamento de BOs na cidade de São Paulo/SP 2012. 2019 (Conferência)
- PAGLIARI DE BRAUD, PAULA . Polícia, Justiça e Prisão na gestão da ordem urbana: um estudo sobre a prática da fiança e seus efeitos nas formas de vida de indivíduos afiançados em São Paulo/SP. 2021 (Outra)
-
Organização de eventos: 1
- PAGLIARI DE BRAUD, PAULA ; GARCIA, F. R. ; BARROS, J. V. ; FERREIRA, L. P. ; CORREA, M. ; REPA, M. ; MOISES, P. ; SILVERIO, S. ; CHAVES, V. . VII Seminário Discente PPGS USP. Das cátedras ao PPGS-USP: lutas, conflitos e perspectivas. 2021 (Universidade de São Paulo)
-
Projetos de Pesquisa: 2
-
Nome do projeto: A gestão do conflito na produção da cidade contemporânea: a experiência paulista (2014
- 2018
Natureza: Pesquisa
Integrantes: DE BRAUD, PAULA PAGLIARI , GODOI, RAFAEL , GRILLO, CAROLINA CHRISTOPH , TONCHE, JULIANA , MALLART, FÁBIO , TELLES, V. S. , ALVAREZ, M. C. .
Descrição: Tomando como referência empírica mudanças urbanas recentes ocorridas em São Paulo, capital e cidades do interior, este projeto pretende investigar os diferentes nexos que articulam processos de gestão dos espaços urbanos, governo das populações, instituição de dispositivos securitários e criação de novos mercados, bem como os campos de conflito que se configuram em torno dessas formas de controle e gestão dos espaços urbanos. A análise enfatiza a tendência à adoção de estratégias crescentemente militarizadas de gestão de espaços e territórios urbanos considerados de risco. Essas estratégias estão estreitamente relacionadas a uma expansiva policialização de condutas e ao desenvolvimento de dispositivos jurídicos de exceção. Ao debruçar-se sobre as mudanças que hoje redefinem o funcionamento dos mercados ilegais e informais da cidade, as operações securitárias de intervenção em espaços urbanos e os impactos decorrentes da política de encarceramento em massa, a investigação busca compreender a face atual desse processo de gestão militarizada de espaços urbanos. Sem desconhecer as práticas e as tradições que plasmaram uma concepção militarizada de segurança pública no Brasil, o que importa assinalar é o possível engate contemporâneo entre esse padrão histórico de controle social militarizado e as tendências que impulsionam um urbanismo militar de novo tipo. Desse ponto de vista, trata-se de refletir sobre os desafios que o reforço recíproco entre esses processos ? a um tempo locais e globais ? põem para a compreensão da face política das configurações urbanas recentes, bem como das modalidades de conflito e contra-condutas emergentes e que entregam os sinais de uma cartografia política da cidade, que nos interessa reconstruir ao longo das pesquisas contempladas pelo projeto. -
Nome do projeto: Políticas de Reprodução da Riqueza (2024
Atual)
Natureza: Pesquisa
Integrantes: DE BRAUD, PAULA PAGLIARI , PIMENTA, R. M. , WAGNER, E. , PELLICER, M. , ALEXIADOU, D. , RANCHHOD, V. , BARBARELA, L. , VENTURINI, G. , JANA, A. , LIMA, I. A. , TEIXEIRA, G. I. , RAEDLE, L. .
Descrição: Trata-se de projeto de pesquisa que visa analisar o papel de políticas públicas na reprodução da riqueza e desigualdade econômica. A literatura especializada vem se debruçando sobre o papel da sistemática adoção de políticas públicas com viés favorável às elites econômicas no agravamento da desigualdade em países do Ocidente. Esse cenário suscita questões sobre como identificar esse viés na criação e implementação dessas políticas públicas consideradas regressivas. O projeto envolve quatro equipes de pesquisadores com diversas formações, trajetórias e nacionalidades com base em centros de pesquisa na Alemanha, África do Sul, Brasil e Reino Unido. Cada equipe é responsável por uma etapa da pesquisa, que tem como objetivo principal mapear as relações entre políticos, seus interesses, elites econômicas e políticas públicas consideradas regressivas identificadas nos quatro países. O projeto de pesquisa investiga políticas públicas que facilitam ou dificultam a reprodução da riqueza em diferentes países. Por políticas de reprodução da riqueza, compreende-se aquelas que podem reforçar (ou mudar) a concentração de renda, por exemplo, as políticas tributárias que impõem tributação sobre altos rendimentos. O projeto surge da constatação de um viés de desigualdade consistente na produção de políticas públicas em diferentes países ocidentais. Esse viés privilegia os interesses dos cidadãos mais ricos em detrimento dos mais pobres, acentuando a concentração de renda e a desigualdade econômica. Diante desse cenário, busca-se compreender de forma comparativa como esse favorecimento dos cidadãos mais abastados se manifesta em políticas públicas e por quais motivos. O objetivo específico da pesquisa é identificar como esse viés se apresenta a partir da trajetória dos formuladores de políticas, investigando atributos como origem, acesso à educação, bens e ativos financeiros, além da circulação e interação entre elites em cada país. No Brasil, a equipe mobiliza literatura relativa ao Direito Regulatório e Administrativo, à Economia Política, à Sociologia Política e à Sociologia das Elites. A equipe brasileira tem também como objetivo, também, relacionar os achados relativos a políticas públicas e desigualdade aos campos de estudo da corrupção e do conflito de interesses.
-
Nome do projeto: A gestão do conflito na produção da cidade contemporânea: a experiência paulista (2014
- 2018