Thainá Souza Santos
-
Resumo
-
Mestranda em Sociologia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Graduada em Turismo (2018) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Atualmente pesquisa entre as áreas de Sociologia do Turismo e Sociologia das Relações Raciais.
-
-
Apresentações de Trabalho: 3
- SANTOS, T. S. . Trends and the Brazilian black traveller. 2019 (Conferência)
- SANTOS, T. S. . O viajante afro-brasileiro: enegrecendo o turismo. 2019 (Conferência)
- SANTOS, T. S. . Escolas de samba, territorialidade e turismo. 2018 (Conferência)
-
Organização de eventos: 3
- SANTOS, T. S. . 12ª Feira de Profissões da USP. 2018 ()
- SANTOS, T. S. . O viajante negro do Brasil: reconexões através do turismo. 2019 (South African Tourism e TI Comunicações)
- SANTOS, T. S. . VI Seminário Discente PPGS/USP - Sociologia em tempos de urgência: pesquisar para resistir,. 2020 (Universidade de São Paulo)
-
Projetos de Pesquisa: 2
-
Nome do projeto: O viajante afro-brasileiro: enegrecendo o turismo (2018
- 2018
Natureza: Pesquisa
Integrantes: SANTOS, T. S. , TELES, Reinaldo Miranda de Sá .
Descrição: Como tema para o Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do Bacharel em Turismo, a monografia intitulada "O viajante afro-brasileiro: enegrecendo o turismo" busca explorar a intersecção entre os temas turismo e racismo. A pesquisa visa explorar a experiência do negro enquanto viajante e como o racismo afeta estas vivências no campo do turismo. Com este cenário, busca também se aproximar da compreensão da recente atuação de empresas especializadas na articulação da rede de turismo da população negra e para a população negra no contexto do movimento chamado "afroturismo". -
Nome do projeto: As escolas de samba como difusoras do turismo na cidade de São Paulo (2016
- 2017
Natureza: Pesquisa
Integrantes: SANTOS, T. S. , TELES, Reinaldo Miranda de Sá .
Descrição: Este projeto visa compreender quais as funções realizadas pelos departamentos relacionados, direto e indiretamente ao turismo, dentro das escolas de samba da cidade de São Paulo no contexto da territorialidade. Dessa forma, busca-se caracterizar as atividades e perfis dos departamentos relacionados a turismo, para isto foram selecionadas três agremiações específicas da Zona Norte do município de São Paulo que participaram da disputa o campeonato paulistano do carnaval 2016-2017, são elas Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Império de Casa Verde, Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mocidade Alegre e Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Unidos de Vila Maria, em ordem alfabética.
-
Nome do projeto: O viajante afro-brasileiro: enegrecendo o turismo (2018
- 2018
-
Outras produções técnicas: 1
- GAGLIARDI, C. M. R. ; FERRARI, D. P. ; PERALTA. D. E. ; SANTOS, T. S. ; KLINK, W. J. C. . Plano de Desenvolvimento Turístico Municipal de Bananal. 2017 - Plano de desenvolvimento turístico