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Robson Carvalho dos Santos

    • Robson Carvalho dos Santos é graduado, licenciado e mestrando em filosofia pela Faculdade de filosofia, letras e ciências humanas da USP. Durante a graduação desenvolveu uma pesquisa de iniciação científica com financiamento da Fapesp (Processo N 2018/19978-4) a respeito do conceito de estética na obra de Kant com ênfase na estética transcendental e com vistas a delimitar os textos de Kant cuja abordagem do conceito de espaço representa uma contribuição para o desenvolvimento do idealismo transcendental. (2019 - 2020). Membro do Grupo de Estudos Autonomia, Crítica e Esclarecimento desde 2017, no qual se desenvolvem pesquisas sobre outros aspectos da filosofia kantiana bem como do idealismo alemão. Membro fundador do GEIA, grupo no qual deu início ao estudo programático da recepção da Crítica da Razão Pura (com a leitura de textos de Eberhard e Fichte) e a leitura de textos de metodologia de leitura de filosofia (2016 - 2022). Também foi membro do corpo editorial da revista Primeiros Escritos (2016 - 2018), periódico do departamento de filosofia da USP destinado a publicação de trabalho de graduandos. No mestrado do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Filosofia da USP, estuda desde 2021, sob a orientação de Maurício Cardoso Keinert, o papel desempenhado pelo conceito de espaço no desenvolvimento da filosofia kantiana.

       

      Links:    

    • SANTOS, R. C. . Aproximações inauditas entre Pascal e Kant a propósito da condição do homem e da infinitude da natureza. 2023 (Comunicacao)
    • SANTOS, R. C. . Sobre a origem da estética kantiana na Crítica da razão pura. 2019 (Comunicacao)
    • SANTOS, R. C. . A gênese e a estrutura da Estética transcendental. 2018 (Comunicacao)
    • SANTOS, R. C. . A resposta de Kant ao espaço absoluto newtoniano. 2019 (Comunicacao)
    • SANTOS, R. C. . Uma genealogia da revolução copernicana. 2018 (Comunicacao)
    • SANTOS, R. C. . 27º Simpósio de Iniciação científica e Tecnológica da USP (SIICUSP). 2019 (USP)
    • SANTOS, R. C. . 26º Simpósio de Iniciação científica e Tecnológica da USP (SIICUSP). 2018 (USP)
  • Curso de curta duração ministrado: 1
    • SANTOS, R. C. ; FERREIRA, A. V. C. ; OLIVEIRA, E. F. ; SOUZA, G. F. R. ; MILHOMEM, I. R. . O conceito de imaginação em Espinosa, Kant, Husserl e Sartre. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: Sobre os sentidos da estética na filosofia de Kant (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, R. C. , KEINERT, M. C. .
      Descrição: Partindo da pluralidade de posições que a Critica da razão pura enfrenta, propomos um recorte no interior dessa obra de modo a reconstituir ao menos uma parcela dos problemas com os quais Kant lida com a elaboração da Crítica. Nesse sentido, essa pesquisa parte da leitura da Estética transcendental com o intuito de elaborar três questões: 1) delimitar o sentido desse termo no interior da Crítica da razão pura; 2) entender como apenas um sentido específico dessa "disciplina" pôde responder aos problemas da física clássica e da metafísica seiscentista que foram legados a Kant; e 3) entender como esse sentido se diferencia de outros adotados na Critica da faculdade de julgar
    • Nome do projeto: A Gênese e Estrutura da Estética transcendental (2019 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, R. C. , KEINERT, M. C. .
      Descrição: Diante dos resultados da pesquisa anterior, que nos permitiu a distinção entre pelo menos duas significações possíveis para o termo estética no interior da filosofia kantiana, a saber, uma ciência dos princípios a priori da sensibilidade e uma doutrina das condições de universalidade do juízo de gosto, optamos pela abordagem aprofundada do primeiro sentido. Com essa escolha direcionamos nossa pesquisa do tema para uma abordagem da estética com o objetivo de responder as seguintes questões: (1) Qual o papel desempenhado pelo conceito de espaço no interior da Estética transcendental; (2) De que modo o mapeamento desse conceito caro à estética em outros textos de Kant poderia ser útil para estabelecer um fio condutor no interior da história do desenvolvimento de Kant de modo a nos permitir explicitar algumas características do idealismo transcendental; (3) Quais os principais textos de Kant que abordam o tema do espaço devem ser considerados com vistas a uma formulação do idealismo transcendental; e (4) Até que ponto algumas características notadas nesses textos têm influência não só nas posições assumidas por Kant no interior da Estética, mas na estrutura argumentativa desta, de modo que se possa vislumbrar a influência do conceito de espaço não só nos temas da Analítica, mas também da Dialética transcendental. Os resultados dessa pesquisa apontaram principalmente para os textos da década de 1760, em especial o Sobre o fundamento da distinção das direções no espaço e a Dissertação de 1770 como fontes prováveis para a resposta destas questões
    • Nome do projeto: O papel do conceito de espaço no desenvolvimento da filosofia kantiana (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, R. C. , KEINERT, M. C. .
      Descrição: Propomos nessa pesquisa uma reconstituição de parte da trajetória intelectual de Kant com base no recorte do tema do espaço. Em vista disso, buscamos estabelecer a contribuição das discussões em torno desse conceito para a formulação do idealismo transcendental. Para tanto, nessa pesquisa tratamos de investigar os textos da década de 1760 da produção de Kant, nos quais abordamos: (1) o impacto das discussões entre leibnizianos e newtonianos, em especial da correspondência entre Leibniz e Clarke, na filosofia de Kant; (2) Como discussões desse gênero apontam para a necessidade de uma reconstituição mínima do contexto de elaboração das obras de Kant para que se possa entender seu alcance; (3) Até que ponto o ensaio de 1768 prenuncia teses críticas; (4) Quais problemas restam para a elaboração da Crítica da razão pura a partir de 1770; e (5) Quais aspectos dos textos da década de 1760 se mostram ainda presentes na Crítica da razão pura, em especial na Estética transcendental e (6) De que modo a Dedução transcendental e as antinomias matemáticas na Dialética transcendental se reportam ao modelo argumentativo e à formulação do idealismo transcendental que a Estética transcendental apresenta
    • Nome do projeto: Uma genealogia da revolução copernicana (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, R. C. , KEINERT, M. C. .
      Descrição: Nessa pesquisa tratou-se de delimitar a contribuição da revolução copernicana para o projeto de uma Crítica da razão pura. Para tanto, analisamos os prefácios e introduções à primeira Crítica para entender o estatuto do experimento proposto por Kant a título de analogia com o empreendimento de Copérnico na Astronomia. Nossos objetivos nessa pesquisa eram os seguintes: (1) estabelecer a contribuição da proposta kantiana para a organização das matérias da Crítica e (2) elucidar a tensão que se dá na medida em que compreendemos que os termos utilizados por Kant para explicar a revolução copernicana apresentam significados um pouco diferentes. Nesse sentindo, a pesquisa foi guiada por três questões: a revolução copernicana é mera analogia? É um método a ser imitado? De que modo a filosofia pode se servir da mudança de paradigma na Astronomia e nas demais ciências apresentadas principalmente ao longo do segundo prefácio para adentrar o caminho seguro de uma ciência?