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Marina Cristina Campos Peralta

    • Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana (FFLCH-USP), na linha de pesquisa "Território, Agricultura e Sociedade". Formada em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de São Paulo. Estuda violão e canto popular desde 2018, quando ingressou na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim). Participou de diversos projetos de extensão universitária e ensino, como o projeto de realização de oficinas de música, horta e educação ambiental para alunos do ensino fundamental e médio de escola pública estadual, e o de construção de banco de sementes e viveiro de mudas em assentamento rural da Região Metropolitana de São Paulo. Educação popular, arte-educação e agroecologia são algumas das temáticas de seu maior envolvimento e estudo.

       

      Links:    

    • PERALTA, MARINA CRISTINA CAMPOS . Agroecologia, fortalecendo autonomias REVISTA DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA , v. 42 , p. e186101 - , 2022. ISSN: 22362878.
    • BOMBARDI, L. M. ; PERALTA, M. C. C. . Medicinal Agroecology as a path to overcoming Molecular Colonialism and the vicious circle of poisoning. Medicinal Agroecology - Reviews, Case Studies, and Research Methodologies., v. , p. 290 - 299, 2023.
  • Apresentações de Trabalho: 3
    • PERALTA, M. C. C. ; OLIVEIRA JUNIOR, C. J. F. ; REZENDE, E. F. ; FRANCISCO, P. C. ; PRADO, J. A. . MUTIRÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA SISTEMAS AGROFLORESTAIS NA AGRICULTURA PERIURBANA. 2021 (Congresso)
    • PERALTA, M. C. C. . Agroecologia. 2017 (Outra)
    • PERALTA, M. C. C. . HORTA E ARTE COMUNITÁRIAS: PROMOÇÃO E PLANTIO DE CULTURAS NA E.E. DOGIVAL DE BARROS GOMES. 2019 (Outra)
    • PERALTA, MARINA CRISTINA CAMPOS . Apostila de violão - professora Marina. 2021 (Material didático)
    • Nome do projeto: Banca da Ciência: produção de atividades lúdico-didáticas interdisciplinares e monitoria de eventos (2016 - 2016
      Natureza: Ensino
      Integrantes: PERALTA, M. C. C. , PIASSI, L. P. C. .
      Descrição: Realização de atividades lúdicas educativas para estudantes do ensino fundamental de escolas públicas da zona leste de São Paulo.
    • Nome do projeto: Transição Agroecológica: banco de sementes e viveiro de mudas como ferramentas para fomentar a soberania a alimentar de assentados da reforma agrária (2016 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PERALTA, M. C. C. , COLANGELO, A. C. .
      Descrição: O presente projeto teve objetivos específicos claros: a realização de um banco de sementes e um viveiro de mudas como forma de avançar na soberania alimentar e na transição agroecológica entre assentados da reforma agrária. Em conjunto com a importância dos conhecimentos acadêmicas e das técnicas práticas, a troca de conhecimentos esteve sempre presente durante todos os processos, desde a elaboração de ferramentas, plantio, estudo, até a hora de cozinhar em conjunto.
    • Nome do projeto: Horta e arte comunitárias: promoção e plantio de culturas na E.E. Dogival Barros Gomes (2019 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: PERALTA, M. C. C. , TOLEDO, C. A. .
      Descrição: O projeto foi idealizado por alunas e alunos de graduação da Geografia da USP, membros do Grupo de Agroecologia do Centro de Estudos Geográficos, em conjunto com a comunidade escolar da E.E. Dogival Barros Gomes. Assim, o trabalho proposto busca fortalecer a escola em destaque, fornecendo suporte para estudos que contemplem a reinterpretação de espaços de convívio; discussões teóricas sobre agricultura ecológica e sustentabilidade; questão agrária; e elementos de cultura artística, aliados a construção de valores como a coletividade e o respeito à diversidade, buscando o fortalecimento da comunidade envolvida. Desse modo, busca viabilizar o funcionamento de uma horta comunitária escolar aliada a arte, como forma de expressão de um conhecimento construído em processo de aprendizagem coletiva.
    • Nome do projeto: Extensão universitária popular rural: Conservação ambiental e geração de autonomia e renda em área de assentamento da reforma agrária (2020 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PERALTA, M. C. C. , BOMBARDI, L. M. .
      Descrição: Reconhecendo a importância do diálogo horizontal de saberes, articulam-se conhecimentos acadêmicos e populares-tradicionais através de práticas de trabalho coletivo, os mutirões. A extensão universitária popular em questão pretende efetivar um plano de ação direta que contribua para o restabelecimento da estabilidade e segurança social desta e outras famílias assentadas, bem como a revitalização ecológica do sistema local.
    • Nome do projeto: A questão agrária, campesinato e o uso de agrotóxicos no Brasil (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PERALTA, M. C. C. , BOMBARDI, L. M. , FREITAS, B. M. C. , MAULE FILHO, T. L. , GLORIA, C. S. , FERREIRA, G. H. C. , AGUIAR, A. C. P. .
      Descrição: O grupo de pesquisa contribuirá com a produção do conhecimento na área de ciências humanas, especificamente em geografia agrária, reunindo pesquisadores e estudantes (graduação e pós-graduação) de universidades brasileiras, com o intuito de fortalecer a elaboração do pensamento científico sobre a questão agrária, campesinato e agrotóxicos, ofertando subsídios para implementação de políticas públicas voltadas ao campo e ampliando os processos educativos vinculados às lutas dos(as) camponeses(as) por direitos à reprodução material de sua re-existência.
    • Nome do projeto: A transição agroecológica como alternativa ao agronegócio: análises e contribuições ao caso do Assentamento Comuna da Terra Dom Tomás Balduíno (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PERALTA, M. C. C. .
      Descrição: A agroecologia apresenta alternativas ao modelo convencional de agricultura imperante no Brasil atualmente a partir de perspectivas que, em contrapartida, priorizam a autonomia dos agricultores e a resiliência dos agroecossistemas, complexos em suas múltiplas características - físicas, sociais, econômicas, territoriais, etc -, sugerindo estudos e práticas que devem ser adotados coerentemente com o contexto do local a se inserir. Assim, este projeto de pesquisa se propõe, inicialmente, a trazer considerações a respeito do processo histórico socioespacial e socioterritorial de formação do atual modelo agrário brasileiro - o agronegócio -, trazendo argumentos de modo a evidenciar a necessidade de mudanças e apresentando alternativas com base nos princípios da agroecologia e do complexo processo de transição agroecológica, a fim de justificar o estudo de caso que tem como preocupação central a análise das potencialidades e limitantes do processo de transição agroecológica no Assentamento Comuna da Terra Dom Tomás Balduíno. A pesquisa será desenvolvida dentro dos princípios da pesquisa participativa, entendendo-se a importância de considerar as percepções e saberes camponeses em estudos agroecológicos e de se pensar criticamente acerca da posição de quem pesquisa diante de quem está sendo pesquisado. As relações e práticas realizadas pelos assentados e assentadas são interpretadas enquanto resistências ao poder hegemônico, exercidas pelo campesinato brasileiro, entendido enquanto uma classe social que é criada e recriada internamente ao sistema capitalista de produção.
    • Nome do projeto: As manifestações culturais como ferramentas para uma desconstrução de imaginários discriminatórios (2020 - 2021
      Natureza: Ensino
      Integrantes: PERALTA, M. C. C. , BOMBARDI, L. M. , OLIVEIRA, M. A. , PERALTA, R. E. .
      Descrição: O presente projeto visa estimular a formação cultural dos alunos da Escola Estadual Dogival Barros Gomes a partir de aulas teórico-práticas sobre as diversas manifestações culturais existentes em cada região do Brasil. A escola está localizada no Morro de São Carlos, periferia da zona sul de São Paulo. O programa foi esboçado e será realizado integralmente em parceria com a escola, tendo acompanhamento da direção e presença de professores e coordenadores auxiliando e participando das atividades.
    • Nome do projeto: Projeto Morro em Movimento: Ressignificar para emancipar (2020 - 2021
      Natureza: Ensino
      Integrantes: PERALTA, M. C. C. , OLIVEIRA, M. A. , V. S. Q. , PERALTA, R. E. .
      Descrição: Projeto realizado na E. E. Dogival de Barros Gomes (Morro de São Carlos, Vila Missionária, SP). Desenvolvimento de aulas de música, educação ambiental e cinema para toda comunidade escolar.