Não autenticado |

Bruna Buranello Sekimura Nicodemos

    • Doutoranda em Ciência Política na Universidade de São Paulo. É mestre em Sociologia (2017) e bacharel em Ciências Sociais (2014), ambos também pela Universidade de São Paulo. É pesquisadora do Núcleo Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (NDD/Cebrap). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: instituições de justiça, acesso à justiça e direitos humanos. Atualmente tem interesse na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política Contemporânea, atuando nos seguintes temas: Teoria Crítica, justiça social, reconhecimento, sofrimento social e crises da democracia.

       

      Links:    

    • Gênero e Educação
    • Gênero
    • Conjuntura Política
    • Marxismo
    • Teorias da Reprodução Social
    • Teorias da Justiça
    • Direitos Humanos
    • Justiça Criminal
    • Profissões Jurídicas
    • Teoria Crítica
    • Teorias da Democracia
    • NICODEMOS, B. ; PET Ciências Sociais - Unesp/FCLAr . O Etanol e suas redes Cadernos de Campo (UNESP) , v. 13 , p. 155 - 176 , 2010. ISSN: 14150689.
    • Nicodemos, B. . Às portas da cadeia. Advocacia na assistência judiciária criminal e a efetividade do direito de defesa em casos de homicídio em São Paulo (1991-1997). In: 18º Congresso Brasileiro de Sociologia - Que sociologias fazemos? Interfaces com os contextos locais, nacionais e globais. , 2017 , Brasília. Sociólogos do Futuro. : , 2017.
    • NICODEMOS, B. . A advocacia criminal e o acesso à justiça em São Paulo no pós redemocratização (1991-1997). In: IV Encontro Nacional de Antropologia do Direito - IV ENADIR , 2015 , São Paulo - SP. Manuseio de fontes documentais na pesquisa antropológica. : , 2015.
    • MORAES, L. L. ; NICODEMOS, B. . Um Rizoma Teórico, uma Rede Prática. In: XX Congresso de Iniciação Científica da Unesp , 2008 , São José dos Campos. XX CIC Unesp. : , 2008.
    • NICODEMOS, B. . Relações entre mídia e política: o desenvolvimento das comunicações e seu impacto para a democracia contemporânea. In: II Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política , 2011 , São Carlos-SP. Lista de trabalhos - II FBCP. : , 2011.
    • NICODEMOS, B. ; PHILIPPI, K. R. ; MORAES, L. L. ; LOPES, G. ; COORDENADOR, E. A. P. -. ; BORTOLUCCI, J. D. . A Rede Prática do Etanol. In: 61ª Reunião Anual da SBPC - Amazônia Ciência e Cultura , 2009 , Manaus - AM. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC. : , 2009.
    • MORAES, L. L. ; NICODEMOS, B. . Um rizoma teórico, uma rede prática: Uma análise a partir do híbrido Etanol. In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia - Sociologia: Consensos e Controvérsias , 2009 , Rio de Janeiro - RJ. Sociólogos do Futuro - Trabalhos selecionados exclusivamente para divulgação no site. : , 2009.
    • Nicodemos, B. . Entre o Reconhecimento e o Sofrimento Social: Interseccionalidade e Feminismo Negro no Modelo de Democracia como Forma de Vida. 2023 (Seminário)
    • Nicodemos, B. . Às portas da cadeia. Advocacia na assistência judiciária criminal e a efetividade do direito de defesa em casos de homicídio em São Paulo (1991-1997). 2017 (Congresso)
    • NICODEMOS, B. . A advocacia criminal e o acesso à justiça em São Paulo no pós redemocratização (1991-1997). 2015 (Seminário)
    • NICODEMOS, B. . A advocacia criminal e o acesso à justiça em São Paulo no pós redemocratização (1991-1997). 2015 (Comunicacao)
    • NICODEMOS, B. ; MORAES, L. L. ; PHILIPPI, K. R. ; COORDENADOR, E. A. P. -. . A Rede Prática do Etanol. 2009 (Outra)
    • NICODEMOS, B. ; MORAES, L. L. . Um Rizoma Teórico, uma Rede Prática. 2008 (Congresso)
    • NICODEMOS, B. ; PHILIPPI, K. R. ; MORAES, L. L. . O Etanol e suas Redes. 2008 (Simposio)
    • NICODEMOS, B. ; MORAES, L. L. ; COORDENADOR, E. A. P. -. ; Et al. . Seminário Temático: Conhecimento e Coletivos Humanos (e não humanos). 2009 (PET Ciências Sociais. Apoio: Programa de Pós-Graduação em Sociologia (FCL-Unesp))
    • NICODEMOS, B. ; COORDENADOR, E. A. P. -. ; MORAES, L. L. ; Et al. . Mini-Curso: Introdução ao Trabalho Intelectual. 2009 (PET Ciências Sociais (FCL-Unesp))
    • SCHRITZMEYER, Ana Lúcia Pastore ; NICODEMOS, B. ; Et al. . IV Encontro Nacional de Antropologia do Direito. 2015 (Núcleo de Antropologia do Direito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP)
    • LIMA, Márcia ; NICODEMOS, B. ; PICANÇO, M. F. ; BARBOSA, R. J. ; GIMENES, M. ; RIVETTI, U. U. C. ; OLIVEIRA, Thiago ; SOUZA, R. . I Seminário Discente do Programa de Pós Graduação em Sociologia da USP. 2015 (Departamento de Sociologia da FFLCH-USP)
    • MELO, R. S. ; REPA, L. S. ; NICODEMOS, B. ; Et al. . V Encontro de Teoria Crítica e Filosofia Política da USP: 100 anos depois: os sentidos de teoria crítica. 2023 (Departamento de Filosofia - FFLCH/USP)
    • SCHRITZMEYER, Ana Lúcia Pastore ; NICODEMOS, B. ; Et al. . III Encontro Nacional de Antropologia do Direito. 2013 (Núcleo de Antropologia do Direito da USP)
    • ALMEIDA, Bruna Gisi Martins de ; FIORI, A. L. ; GIMENES, M. ; KOSICKI, J. V. C. S. ; MACIEL, D. B. ; MUNIZ JR, J. S. ; NICODEMOS, B. . Oficina Leitura e Compreensão da Escrita Acadêmica. 2016 (Laboratório de Pesquisas Sociais do Departamento de Sociologia (LaPS/DS/FFLCH-USP))
  • Projetos de Pesquisa: 7
    • Nome do projeto: Um Rizoma teórico, uma Rede Prática: uma análise do papel das Ciências Modernas na Sociedade a partir do híbrido Etanol (2008 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NICODEMOS, B. , LOPES, G. , PHILIPPI, K. R. , PEGGION, E. A. , MORAES, L. L. , BORTOLUCCI, J. D. .
      Descrição: A conceituação moderna de ciência, fundamentada na divisão da sociedade em dois pólos, o dos sujeitos e dos objetos, nos coloca a difícil tarefa de lidarmos com a fragmentação dos processos que vivenciamos no interior da prática científica e de suas conseqüências em todas as dimensões da sociedade. Dessa forma, noções hierarquizadas que pretendem explicar a dinâmica do desenvolvimento tecnológico e suas implicações nas formações social, política, econômica, etc, esbarram na proliferação de híbridos de sujeito e objeto, que não podem ser explicados por uma simples dicotomia que coloca em lados opostos a natureza e a cultura. Dentro desse contexto de constantes conflitos no que se refere à produção de tecnologia e conhecimento pelas Ciências Modernas, essa pesquisa, que parte de um estudo coletivo realizado dentro do projeto do PET (Programa de Educação Tutorial) do curso de Ciências Sociais da UNESP de Araraquara, pretende analisar as várias redes produzidas pela junção entre Sociedade e Ciência, focando os Biocombustíveis (em especial o Etanol) como sujeitos/híbridos que estabelecem conexões entre as diversas dimensões da sociedade, resgatando a simetria necessária a uma análise que pretenda compreender todos os aspectos desse cosmo de atores que não mais podem ser definidos perfeitamente como sujeitos ou objetos
    • Nome do projeto: Às portas da cadeia - A advocacia na assistência judiciária criminal e a efetividade do direito de defesa em casos de homicídio em São Paulo nos anos 1990 (2014 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NICODEMOS, B. .
      Descrição: Ao abordar a advocacia criminal na assistência judiciária em casos de homicídio na cidade de São Paulo durante a década de 1990, esta pesquisa analisou o papel dos advogados criminalistas nas relações entre o acesso à justiça, enquanto efetividade do direito de defesa de réus em processos de homicídio, e a impunidade penal.Para compreender a advocacia criminal paulistana na assistência judiciária nos anos 1990, foram analisadas as diferenças entre os 3 tipos de defesa existentes no período dativa, constituída e PAJ Criminal sob 3 dimensões, no interior do campo jurídico: institucional, profissional e a atuação processual. A partir das distintas proporções que essas modalidades de defesa apresentaram em relação às suas atuações em cada fase do processo penal para o desfecho processual, foram investigadas as razões dessas proporções em suas diferenças tanto no âmbito institucional, quanto no que tange às condições profissionais de cada tipo de defesa no espaço jurídico criminal
    • Nome do projeto: Projeto Interunidades em Violência, Democracia e Direitos. Sub-projeto: Sujeitos, Discursos e Instituições (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NICODEMOS, B. , GINZBURG, Jaime , ADORNO, S. , SCHRITZMEYER, A. L. P. , ALMEIDA, G. A. .
      Descrição: Estudamos relações entre autoridade, violência e linguagem, investigando o problema da constituição de sujeitos de direito em uma perspectiva multidisciplinar que congrega conhecimentos de áreas como Antropologia, Direito e Teoria da Narrativa. Analisamos processos judiciais, textos jornalísticos e arquivos do NEV (Núcleo de Estudos da Violência), examinando discursos de autoridades institucionais e de outros agentes com elas envolvidos, procurando distinguir especificidades, relacionando categorias jurídicas, antropológicas e lingüísticas.
    • Nome do projeto: Sofrimento social e trabalho doméstico remunerado: Experiências de injustiça no contexto de crise da democracia (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NICODEMOS, B. .
      Descrição: A presente proposta de pesquisa tem o objetivo de analisar, de uma perspectiva teórico crítica, como os efeitos das experiências de injustiça das trabalhadoras domésticas - considerando a interseccionalidade em suas relações e as condições do emprego doméstico que atravessam essas experiências - se inter-relacionam com as crises da democracia e da reprodução social enquanto crises do capitalismo, tema de pesquisa vinculada ao Projeto Temático FAPESP: 2019/22387-0 Crises da democracia: Teoria crítica e diagnóstico do tempo presente realizado no CEBRAP. Pela articulação de pesquisa empírica com trabalhadoras domésticas e abordagens teórico-conceituais, pretende-se examinar como as experiências de injustiça impactam os processos de subjetivação das trabalhadoras de modo a gerar indignação moral ou sofrimento social e assim produzir ou obstruir a autonomia individual. Tais experiências criam processos ambíguos no sentido de estimular ações e estratégias de resistência, concretizadas sobretudo através de arranjos sociais envolvendo família, trabalho e relações comunitárias, ou de causar adoecimento mental e a obstrução da capacidade de agência das trabalhadoras. Busca-se ainda, examinar a relação entre essas experiências de injustiça com seus efeitos e o modo como as dinâmicas econômicas e políticas impactam o trabalho doméstico no Brasil, sobretudo após o agravamento da crise política e da pandemia de Covid-19
    • Nome do projeto: Antropologia e Direitos Humanos: Percepções dos Alunos da Escola Estadual Antonio Inácio Maciel (2011 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: NICODEMOS, B. , SCHRITZMEYER, A. L. P. .
      Descrição: O Projeto Antropologia e Direitos Humanos, sob a responsabilidade do NADIR, Núcleo de Antropologia do Direito,voltou-se, nesta 2a edição, para a discussão de percepções de direitos humanos no cotidiano dos alunos da Escola Estadual Antonio Inácio Maciel (Taboão da Serra/ SP). Todos os estudantes do Ensino Médio responderam a perguntas registradas em um formulário e os resultados, analisados por membros do NADIR, visaram ao subsídio de debates sobre direitos humanos em salas de aula
    • Nome do projeto: O segundo tempo da transição política brasileira: liberalização econômica e democracia (1989-1994) (2020 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NICODEMOS, B. , SALLUM Jr., B. J. , MAIA, J. A. .
      Descrição: Este projeto pretendeu analisar as disputas políticas ocorridas no Brasil, no plano nacional, no período posterior à Constituição de 1988, desde 1989 até as eleições gerais de 1994. No período, duas macro-disputas polarizaram os vários atores políticos: sobre a natureza da democracia de 1988 e sobre as características da liberalização econômica. Tais disputas levaram diversas crises políticas de maior ou menor profundidade - inclusive a que levou ao impeachment de Fernando Collor. Tendo em vista este ambiente de instabilidade política, a pesquisa propõe-se a descobrir como foi possível que a sociedade brasileira conseguisse, ao final de 1994, ter um regime democrático consolidado, ter sua economia doméstica parcialmente ajustada à liberalização econômica que ocorria no plano internacional e ter conseguido estabilizar sua moeda? A pesquisa se orientou teoricamente pelos trabalhos de análise política desenvolvidos por Max Weber, pelos trabalhos de sociologia política que estudam crises analisando coalizões e, no exame das situações críticas, pela perspectiva de Michel Dobry. A pesquisa empírica foi feita principalmente com base em banco dados feito a partir de notícias de jornal (Banco POLI) e em entrevistas com atores políticos. Esperou-se produzir três artigos e um livro com os resultados. Além destas publicações, os resultados foram disseminados em congressos nacionais e internacionais (ANPOCS e IPSA)
    • Nome do projeto: Crises da democracia: Teoria Crítica e diagnóstico do tempo presente (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: NICODEMOS, B. , SANTOS, B. T. A. , RIBEIRO, M. M. , VALENTE, M. G. , TEIXEIRA, M. O. N. , SANTOS, N. N. S. , NEVES, R. C. S. , CRISSIUMA, R. , MAGALHAES, F. A. B. , MEDEIROS, J. M. S. , BRITO, G. B. , OLIVEIRA, G. L. , TOGEIRO, M. C. F. , XIMENES, O. A. A. , SILVA, R. P. , VIEIRA, R. S. C. , REIS, L. S. , CYFER, I. , MELO, R. S. , JANUARIO, A. M. , NOBRE, M. , COSTA, S. , KERNER, I. , TOLEDO JUNIOR, J. E. C. , SILVA, F. G. , MARIN, I. L. , YAMAWAKE, P. , MIOLA, I. Z. , ABROMEIT, J. , AUBERT, I. , BUENO, A. O. , TAVOLARI, B. M. D. , OLIVEIRA, C. R. , FANTI, F. , PROL, F. M. , SILVA, R. R. L. .
      Descrição: O objetivo deste Projeto Temático é investigar as crises da democracia em termos da noção de diagnóstico de tempo própria à Teoria Crítica. Isso implica as tarefas simultâneas e interligadas de investigar o patrimônio intelectual da Teoria Crítica a partir das questões colocadas pela atual crise da democracia (momento reconstrutivo) e de compreender a situação presente a partir de investigações empíricas alicerçadas sobre categorias surgidas a partir do desenvolvimento dessa tradição intelectual (momento atualizador). Para tanto, propõe uma organização em dois subprojetos, internamente vinculados: (I) reconstrução dos trabalhos clássicos dos diversos autores da Teoria Crítica em suas múltiplas dimensões (tanto teóricas como empíricas), tendo como foco a teoria política e, mais precisamente, sua compreensão da democracia, tanto na crise da República de Weimar e no nazismo que se lhe seguiu como no contexto do pós-guerra de um mundo dividido entre duas superpotências e caracterizado em alguns países por uma democracia de massas de novo tipo; (II) atualização de teses e categorias do patrimônio intelectual da Teoria Crítica em vista da compreensão da atual crise da democracia e da crise simultânea das teorias da democracia, com foco no caráter distintivo que tem a categoria de esfera pública nas contribuições teórico-críticas, bem como em sua compreensão segundo a categoria de contrapúblicos e suas dimensões econômicas, culturais e políticas