Não autenticado |

Dafne Rodrigues Alvares de Castro

    • Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Católica de Santos (2012) e mestrado profissional pelo programa PROFLETRAS/USP. Atualmente, é Professora Adjunta II de Língua Portuguesa, na Prefeitura Municipal de Santos e Professora de Educação Básica II Português/Inglês, na Prefeitura Municipal de Cubatão. Cursa doutorado pelo Programa de Filologia e Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) na área do Léxico do Português.

       

      Links:    

    • CASTRO, D. R. A. . Campos semânticos no conto 'Uma vela para Dario', de Dalton Trevisan: proposta de ensino do léxico para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II. São Paulo : Universidade de São Paulo , 2019 (Dissertação de Mestrado)
    • CASTRO, D. R. A. . Lexicologia em foco: como articular o léxico à gramática nas aulas de Língua Portuguesa. Porto de Galinhas : Anais VII SIMELP , 2019 (Artigo completo publicado em periódico)
    • CASTRO, D. R. A. . Lexicologia em foco: como articular o léxico à gramática nas aulas de Língua Portuguesa. São Paulo : FEUSP , 2019 (Artigo completo publicado em periódico)
    • CASTRO, D. R. A. . Por uma língua 'natural e neológica': formações neológicas em Poesias Reunidas e Memórias Sentimentais de João Miramar. São Paulo : FFLCH/USP , 2021 (Artigo completo publicado em periódico)
    • CASTRO, D. R. A. . FEIRA CULTURAL "MÃOS QUE FAZEM". 2014 (SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO)
    • CASTRO, D. R. A. . FEIRA CULTURAL. 2016 (SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO - SEE/SP)
    • CASTRO, D. R. A. . Construindo e argumentação. 2018 (Sequência didática)
    • CASTRO, D. R. A. . Da oralidade à escrita: trabalho de transcrição e transposição em sala de aula. 2018 (Atividade de transcrição e transposição)
    • CASTRO, D. R. A. . A propaganda institucional e a linguagem figurada. 2019 (Sequência didática)
    • Nome do projeto: O ensino de léxico em Poesias Reunidas, de Oswald Andrade: um estudo dos campos semânticos (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CASTRO, D. R. A. .
      Descrição: Proposta pedagógica de estudo do léxico a partir de poesias de Oswald Andrade.
    • Nome do projeto: O ensino de léxico em Poesias Reunidas, de Oswald Andrade: um estudo dos campos semânticos (2020 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: CASTRO, D. R. A. .
      Descrição: Proposta pedagógica de ensino do léxico a partir das poesias de Oswald Andrade.
    • Nome do projeto: Campos semânticos no conto Uma vela para Dario, de Dalton Trevisan: proposta de ensino de léxico para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II (2018 - 2020
      Natureza: Ensino
      Integrantes: CASTRO, D. R. A. , GIL, B. D. .
      Descrição: Aplicação de sequência didática para alunos do 9º ano da E.E. Olga Cury
    • Nome do projeto: Campos semânticos no conto Uma vela para Dario, de Dalton Trevisan: proposta de ensino de léxico para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II (2018 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CASTRO, D. R. A. , GIL, B. D. .
      Descrição: Sequência didática com foco em ensino de vocabulário: aplicação e análise de resultados.
  • Outras produções técnicas: 2
    • CASTRO, D. R. A. . O blog como meio de divulgação e interação. 2018 - Plano de aula
    • CASTRO, D. R. A. . Construindo a argumentação: o trabalho com a resenha. 2018 - Relato de experiência