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Olívia Alves Barbosa

    • Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (2010), mestrado em Direito pela Universidade de São Paulo (2017) e mestrado em Action et Droit Humanitaires - Université Paul Cézanne Aix Marseille III (2012). Atualmente é pesquisadora-colaboradora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: leste asiático, orientação sexual, homossexualidade, religião e democracia.

       

      Links:    

    • Direitos Humanos, Família e Religião.
    • Religião, Esfera Pública, Democracia
    • Igrejas Inclusivas
  • Artigos completos publicados em periódicos: 5
    • BARBOSA, OLÍVIA ALVES ; SILVA, ARAMIS LUIS ; NAGAMINE, RENATA . Direitos humanos e os trabalhos da imaginação: uma etnografia da ordenação da primeira reverenda trans da América Latina REVISTA DE ANTROPOLOGIA , v. 66 , p. e195892 - 25 , 2023. ISSN: 16789857.
    • BARBOSA, OLÍVIA ALVES ; NAGAMINE, RENATA ; SILVA, ARAMIS LUIS . A trajectory in images: the construction of a Transgender Pastor PONTO URBE , v. 1 , p. 1 - 16 , 2021. ISSN: 19813341.
    • TEIXEIRA, JACQUELINE MORAES ; BARBOSA, OLIVIA ALVES . A MULHER E A FAMÃ?LIA: AGENDAS PENTECOSTAIS NA DISPUTA PELA GRAMÃ?TICA DOS DIREITOS HUMANOS (SYN)THESIS (RIO DE JANEIRO) , v. 15 , p. 89 - 105 , 2022. ISSN: 1414915X.
    • NAGAMINE, RENATA REVERENDO VIDAL KAWANO ; BARBOSA, OLÍVIA ALVES . Homossexualidade, religião e direitos: a controvérsia sobre o Estatuto da Família no Brasil Sociedade e Cultura , v. 20 , p. 214 - 239 , 2018. ISSN: 19808194.
    • BARBOSA, O. A. ; NAGAMINE, R. R. V. K. ; NATIVIDADE, M. T. . QUESTÃO DE FAMÍLIA: UM OLHAR JURÍDICO-ANTROPOLÓGICO SOBRE O -CASAMENTO GAY- NO BRASIL REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO DA UFPR , v. 61 , p. 233 - 257 , 2016. ISSN: 22367284.
    • BARBOSA, O. A. . COM LENÇO, SEM DOCUMENTO: GÊNERO, APATRIDIA E DIREITO NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS. Gênero, Direito e Relações Internacionais: debates de um campo em construção., v. 1, p. 263 - 282, 2018.
    • NAGAMINE, R. R. V. K. ; BARBOSA, O. A. . A homoconjugalidade na Corte Europeia de Direitos Humanos: Comentários ao caso Oliari e Outros c. Itália. Brasília : Instituto Brasiliense de Direito Civil-Grupo de Pesquisa Crítica e Direito Internacional , 2017 (Capítulo de livro no prelo)
    • BARBOSA, O. A. . COM LENÇO, SEM DOCUMENTO: GÊNERO, APATRIDIA E DIREITO NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS. 2018 (Congresso)
    • BARBOSA, OLÍVIA ALVES ; REGATIERI, R. P. . Confucionismo e patrimonialismo na Coréia do Sul: pensando modernidades alternativas. 2018 (Congresso)
    • BARBOSA, O. A. ; NAGAMINE, R. R. V. K. . I Jornadas Pastorais Sexuais e Novas Pedagogias Públicas. 2016 (Comunicacao)
    • BARBOSA, O. A. . Famílias santificadas: Respostas de uma Congregação Inclusiva ao Estatuto da Família. 2017
    • BARBOSA, O. A. . Famílias santificadas: Respostas de uma Congregação Inclusiva ao Estatuto da Família. 2018
    • Nome do projeto: Tensões entre a moral religiosa e o direito da pessoa na conformação das entidades familiares (2014 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, O. A. .
      Descrição: Partindo do debate acerca do projeto de lei conhecido como Estatuto da Família, pretende-se descrever e analisar as relações entre direito, religião e família tecidas na esfera pública brasileira. Na pesquisa serão analisadas as convenções sociais e os valores mobilizados por diferentes grupos no debate. Também se enfocará como o tema da sexualidade atravessa toda a discussão, suscitando reações de hostilidade e acolhimento a gays e lésbicas, à homoconjugalidade e à homoparentalidade.
    • Nome do projeto: Religião, direitos e secularismo: a reconfiguração do repertório cívico no Brasil contemporâneo. (2016 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, O. A. , NAGAMINE, R. R. V. K. , NATIVIDADE, M. T. , SILVA, A. .
      Descrição: Descrição: Este projeto busca compreender a reconfiguração recente do secularismo brasileiro, tradicionalmente marcado pela sua formação católica, tendo em vista a expressiva expansão do protestantismo pentecostal e sua crescente influência no Parlamento, na mídia e nas instituições governamentais. Partimos da hipótese de que a competição pelo espaço cívico-político que se inicia desde então por parte das religiões, tem como consequência por um lado o declínio da hegemonia normativa da igreja Católica e, por outro, a juridificação das relações sociais, ou, em sentido amplo, a tradução da regulação das disputas entre os agentes coletivos para o código do direito. Essas mutações obrigaram as religiões a desenvolver linguagens públicas capazes de acionar seus pleitos e convicções na linguagem jurídico-política dos direitos reconhecidos pelas democracias constitucionais tais como os Direitos Humanos, Liberdade Religiosa, Laicidade, Tolerância, etc. Temos como propósito neste projeto explorar os modos como as religiões incorporam seus repertórios salvacionistas universalistas e diferencialistas ao campo semântico secular, reconfigurando a matriz que orienta e dá sentido às práticas discursivas que dizem respeito ao cívico no Brasil contemporâneo. Para tanto, desenvolveremos a investigação a partir de três grandes eixos: o primeiro tratará da relação entre normatividade jurídica e os agentes sociais#894; o segundo analisará o ativismo político-partidário evangélico e as manifestações públicas religiosas e seculares e o terceiro abordará, a partir dos debates religiosos em torno da homoafetividade, as formas de produção dos Sujeitos cívico-religiosos evangélicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (9) .
    • Nome do projeto: Famílias santificadas: Respostas de uma Congregação Inclusiva ao Estatuto da Família (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, O. A. , NAGAMINE, R. R. V. K. , MONTERO, P. , SILVA, A. , TEIXEIRA, J. M. .
      Descrição: Nesta pesquisa, pretendemos mapear os discursos públicos, entre 2013 e 2016, dos agentes religiosos na controvérsia em torno do conceito de família no Brasil. Partiremos do Projeto de Lei nº 6.583, popularmente conhecido como Estatuto da Família, proposto à Câmara dos Deputados em 2013, que propõe excluir gays e lésbicas da instituição familiar para fins de direito no Brasil. Em seguida, pretendemos mapear, descrever e analisar os discursos proferidos por igrejas inclusivas em resposta ao referido Estatuto, para legitimar as famílias formadas por gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. Considerando a dimensão do campo inclusivo no Brasil e os projetos alinhados no eixo "Pastoral do sexo: regulação, gênero e sexualidade", em que este se insere, a pesquisa proposta terá foco na Igreja da Comunidade Metropolitana, ou ICM Brasil. No campo das igrejas inclusivas, essa denominação tem se destacado, inter alia, por se autointitular a "Igreja dos Direitos Humanos" e se pretender "Radicalmente Inclusiva". Temos como hipótese que, nesse esforço por se resguardarem das críticas de parlamentares cristãos, igrejas inclusivas, seus líderes e membros da congregação acabam por construir uma imagem ?santificada? das famílias ?homoafetivas?.
    • Nome do projeto: Pluralismo religioso e diversidades no Brasil pós-Constituinte (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, O. A. , MONTERO, P. , SILVA, A. , NICACIO, C. , SALES, L. , MARIANO, R. , ANTUNES, H. , MEDEIROS, V. G. Q. , MANFRINATO, H. , NEVES, R. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo investigar as reconfigurações institucionais doEstado brasileiro, das organizações religiosas e das associações civis à luz daincorporação dos princípios e da implementação das políticas relativas ao pluralismoinstituído como valor intrínseco à democracia pela Constituição de 1988. O foco principalda proposta são as tensões, que nas décadas subsequentes à mudança de Constituição, têmacompanhado a atual visibilidade do pluralismo religioso no Brasil e o modo como eletensiona a laicidade e igualdade religiosa, bem como outras formas de diferença, taiscomo as raciais, étnicas e de gênero. Atenta à realidade desse fenômeno também noâmbito global, nossa análise se desenvolverá em pelo menos três níveis: o exame do modocomo o pluralismo, entendido como valor normativo positivo da cidadania, incorpora-seà agenda do Estado; o estudo das disputas e reações ao pluralismo no plano dasorganizações civis; a descrição do pluralismo como experiência da diversidade religiosa,racial, étnica e de gênero na vida cotidiana.