Não autenticado |

Matheus Henrique Hilário dos Santos Fagundes

    • Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2021). Atualmente é mestrando em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), com o título de pesquisa ?Por uma incidência política em nosso nome! ? ? A construção da Coalizão Negra por Direitos e o projeto político do movimento negro brasileiro", sob orientação da Profª. Drª Marcia Lima. Tem experiência na área de Ciência Política e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: movimentos sociais, movimento negro e questões raciais. Membro do Núcleo de Pesquisa em Participação, Movimentos Sociais e Ação Coletiva (NEPAC) vinculado ao Departamento de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-UNICAMP).

       

      Links:    

    • FAGUNDES, M. H. H. S. . La contradicción de lo real: un análisis exploratorio sobre el movimiento negro en Sorocaba - São Paulo. 2021 (Outra)
    • FAGUNDES, M. H. H. S. . ?Por uma incidência política em nosso nome! ? ? A construção da Coalizão Negra por Direitos e o projeto político do movimento negro brasileiro. 2021 (Congresso)
    • FAGUNDES, M. H. H. S. . A contradição do real: uma análise exploratória sobre o movimento negro em Sorocaba- SP. 2021 (Congresso)
    • FAGUNDES, M. H. H. S. . A contradição do real: uma análise exploratória sobre o movimento negro em Sorocaba- SP. 2020 (Congresso)
    • FAGUNDES, M. H. H. S. . A contradição do real: uma análise exploratória sobre o movimento negro em Sorocaba- SP. 2020 (Congresso)
    • FAGUNDES, M. H. H. S. . Como identidade engaja jovens negros de periferia? Uma análise exploratória sobre o movimento negro em Sorocaba-SP. 2019 (Congresso)
    • FAGUNDES, M. H. H. S. . Como identidade engaja jovens negros de periferia? Uma análise empírica sobre o movimento negro em Sorocaba-SP. 2019 (Outra)
    • FAGUNDES, M. H. H. S. . Como identidade engaja jovens negros de periferia? Uma análise empírica sobre o movimento negro em Sorocaba-SP. 2019 (Congresso)
    • FAGUNDES, M. H. H. S. . Resistir e Existir: rolezinhos, fluxos e batidões de rua em Sorocaba/SP. 2018 (Outra)
    • FAGUNDES, M. H. H. S. . Resistir y existir: aproximaciones entre los rolezinhos brasileños y los combos reggaetoneros mexicanos. 2018 (Seminário)
  • Organização de eventos: 1
    • FAGUNDES, M. H. H. S. . Pantera Negra: indústria cultural e representatividade (Unicamp de Portas Abertas - UPA). 2018 (IFCH - Unicamp)
    • VENTURINI, A. C. ; PEREIRA, F. R. N. ; COSTA, H. H. P. ; FAGUNDES, M. H. H. S. . Movimento negro brasileiro contemporâneo: pautas, desafios e perspectivas. 2022 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH))
    • Nome do projeto: Como identidade engaja jovens negros de periferia? Uma análise empírica sobre o movimento negro em Sorocaba-SP (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FAGUNDES, M. H. H. S. , TATAGIBA, L. F. .
      Descrição: O seguinte projeto de Iniciação Científica tem como tema a produção simbólica da identidade negra nos movimentos sociais de periferia urbana. Este projeto tem como objetivo entender as especificidades do que se entende enquanto ?movimento negro? em relação ao conjunto dos movimentos sociais. Desse modo, através dessa pesquisa, o objetivo é apontar as práticas da juventude negra e periférica na cidade de Sorocaba- SP.
    • Nome do projeto: Subprojeto Multidisciplinar Sociologia e Filosofia - PIBID-CAPES (2018 - 2019
      Natureza: Ensino
      Integrantes: FAGUNDES, M. H. H. S. , FERREIRA, P. P. .
      Descrição: Participação no Subprojeto Multidisciplinar Sociologia e Filosofia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vinculado à CAPES. No programa, desenvolvemos atividades para o Ensino Média, acompanhando e apoiando a Professora Sandra Zarpelon na Escola Estadual Barão Geraldo de Resende em Campinas.
    • Nome do projeto: A contradição do real: uma análise exploratória sobre o movimento negro em SorocabaSP (2019 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FAGUNDES, M. H. H. S. , TATAGIBA, L. F. .
      Descrição: Esta pesquisa tem o intuito de discutir os dilemas e obstáculos que o movimento negro, em uma escala local, enfrenta para se organizar e engajar. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com lideranças do movimento negro em Sorocaba-SP, além de etnografias nos circuitos desses atores em conjunto a uma análise descritiva e exploratória do movimento no contexto entre 2019-2020, observando as redes, conquistas, perdas e desafios que os atores e organizações tem enfrentado. A justificativa do tema é a de procurar trazer para a Ciência Política um exame acerca do movimento negro na contemporaneidade, longe dos grandes centros e com um olhar de reconhecimento às contradições e dificuldades que permeiam o dia a dia desses ativistas.
    • Nome do projeto: 'Nem fome, nem bala e nem covid. O povo negro quer viver!' - A atuação da Coalizão Negra por Direitos durante a pandemia (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FAGUNDES, M. H. H. S. , TATAGIBA, L. F. .
      Descrição: Esta pesquisa tem como objeto de estudos a organização Coalizão Negra por Direitos e foi desenvolvida entre 2020 e 2021. Os objetivos são os de procurar compreender como se deu a atuação da organização durante a pandemia do novo coronavírus e, especialmente, quais ações realizaram. Outro objetivo é o de refletir sobre as ideias da organização, seu projeto político e sua relação com o movimento negro, instituições, movimentos sociais e partidos. Para isso, a metodologia utilizada foi a de uma análise das redes sociais da Coalizão e busca por reportagens, vídeos e demais materiais por onde se foi registrando as ações de combate à pandemia e de mobilização desta organização.
    • Nome do projeto: Memória negra: cursinhos populares e o associativismo negro brasileiro (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FAGUNDES, M. H. H. S. , SOUZA, N. V. , TEIXEIRA, A. C. C. .
      Descrição: Esse projeto busca realizar um mapeamento colaborativo das experiências de cursinhos populares voltados para negros e negras no Brasil, com a metodologia de pesquisa de "bola de neve" partindo de algumas das principais experiências existentes. Seu objetivo é ampliar o conhecimento sobre essas iniciativas no Brasil e construir uma rápida caracterização dos mesmos sobre sua história, público, redes e parcerias e formas de atuação.
    • Nome do projeto: PAD - Disciplina "Política I: Introdução à Ciência Política" (2019 - 2019
      Natureza: Ensino
      Integrantes: FAGUNDES, M. H. H. S. , TATAGIBA, L. F. , FREITAS, A. M. .
      Descrição: Trabalho enquanto monitor (PAD) na disciplina HZ141 "Política I: introdução à Ciência Política" ministrada pelas Professoras Luciana Tatagiba e Andréa Freitas no primeiro semestre de 2019
    • Nome do projeto: 'Por uma incidência política em nosso nome!' ? A construção da Coalizão Negra por Direitos e o projeto político do movimento negro brasileiro (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FAGUNDES, M. H. H. S. , SILVA, M. R. L. .
      Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo compreender o projeto político da Coalizão Negra por Direitos, e pensar suas continuidades e diferenças em relação ao conjunto do movimento negro. Fundada em 2019, a Coalizão é uma ação articulada por mais de 150 entidades do movimento negro brasileiro que visa desempenhar uma incidência política que de fato vocalize as vozes dos atores coletivos nela reunidos. A hipótese é a de que apesar de recente, a Coalizão vem se constituindo como uma figura pública de impacto nacional, que fala em nome do movimento negro e contribui com uma perspectiva de valorização e protagonismo das reivindicações e posições das organizações que a compõe. Para alcançar esse objetivo, iremos coletar dados que nos permitam compreender sua identidade coletiva, organização, redes, recursos e mobilização além de reconstituir a trajetória dessa articulação desde seu início até o presente, identificando especialmente como ela agiu em momentos de maior ou menor oportunidade para sua ação. Esses dados serão complementados com dados coletados em pesquisa anterior. A metodologia aplicada combinará a análise de dados quantitativos ? a partir do levantamento de dados de eventos de protestos, campanhas, manifestos e sites ? e dados qualitativos, que consiste na realização de entrevistas semiestruturadas com lideranças de organizações participantes da Coalizão.