Não autenticado |

Rodrigo Lopes

    • Doutorando em Letras Clássicas pelo Programa de Pós Graduação em Letras Clássicas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - Departamento de Letras Clássicas - FFLCH-USP, desde 2023. Doutor em Música pelo Programa de Pós Graduação em Música da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Instituto de Artes UNESP, ano de 2019. Mestre em Música pelo Programa de Pós Graduação em Música da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Instituto de Artes UNESP, ano de 2014. Graduado em Composição e Regência pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Instituto de Artes da UNESP, ano de 2010. Graduando em Letras Clássicas - Latim/Português - pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, FFLCH/USP, pelo Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, desde 2024. Estudou Cravo, Baixo Contínuo e Música de Câmara na classe da professora e cravista Maria Eugênia Sacco no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí (SP). Em 2016 teve sua dissertação de mestrado publicada em formato de livro digital pelo selo CULTURA ACADÊMICA, ligada à Editora da UNESP, sob o título "O Conceito de Imitação na Ópera Francesa do Século XVIII". Interesse nas discussões sobre a prática musical da Ópera Francesa dos Séculos XVII e XVIII e sua relação com os seguintes campos: LITERATURA CLÁSSICA, ÓPERA e RECEPÇÃO DOS CLÁSSICOS, e sua ligação com as seguintes áreas: ESTÉTICA MUSICAL, RETÓRICA e RETÓRICA MUSICAL, TEORIAS IMITATIVAS e POÉTICA.

       

      Links:    

    • LOPES, R. . O Conceito de Imitação na Ópera Francesa do Século XVIII. São Paulo : Cultura Acadêmica, 2015 . 254p. ISBN: 9788579836633.
    • TOMÁS, LIA ; LOPES, RODRIGO ; LOPES, R. . Abbé Dubos e a Reflexão Crítica sobre o Conceito de Imitação em Música REVISTA PORTUGUESA DE FILOSOFIA , v. 74 , p. 1013 - 1042 , 2018. ISSN: 2183461X.
    • LOPES, R. . Uma Estética do Gosto: a ópera francesa do Século XVIII Grandval, Bollioud-Mermet e Blainville. Fronteiras da Música: filosofia, estética, história e política, v. 6, p. 371 - 385, 2016.
    • LOPES, RODRIGO ; LOPES, R. . Lully e Quinault recepcionam as Metamorfoses de Ovídio na ópera francesa do século XVII: Luís XIV se torna Teseu.. In: XVII Semana de Estudos Clássicos da FEUSP. O ensino: entre antigos e medievais , 2023 , São Paulo. XVII Semana de Estudos Clássicos da FEUSP. O ensino: entre antigos e medievais - Resumos Aprovados. São Paulo : Listagem online do evento, 2023.
    • LOPES, R. ; LOPES, R. . Considerações sobre o verbete 'música' da Cyclopaedia ou o Dicionário Universal das Artes e Ciências e da Encyclopédie ou o Dicionário Fundamentado de Ciências, Artes e Ofícios. In: V Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia da Música , 2018 , São Paulo. V Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia da Música - Cadernos de Resumos. Produção Impressa do Evento : Produção Impressa do Evento, 2018. p. 18 - 18.
    • LOPES, R. ; LOPES, R. . Chabanon. D. Webb e a teoria da Imitação em Música. In: 11° Congresso Internacional de Estética - Brasil - Gosto, Interpretação e Crítica , 2013 , Belo Horizonte. 11° Congresso Internacional de Estética - Brasil - Gosto, Interpretação e Crítica - Caderno de Resumos. Produção Impressa do Evento : Produção Impressa do Evento, 2013. p. 54 - 54.
    • LOPES, R. ; LOPES, R. . Século XVIII francês: ópera e poética de Aristóteles - tragédia e Mímesis. In: I Seminário de Estética e Crítica de Artes , 2013 , São Paulo. I Seminário de Estética e Crítica de Artes - Caderno de Resumos. Produção Impressa do Evento : Produção Impressa do Evento, 2013. p. 131 - 132.
    • LOPES, R. ; LOPES, R. . Mersenne e Descartes nas teorias musicais francesas do século XVIII. In: Jornada de Pesquisa - Instituto de Artes - UNESP , 2013 , São Paulo. Jornada de Pesquisa Unesp - Cadernos de Resumos. Produção Impressa do Evento : Produção Impressa do Evento, 2013. p. 39 - 39.
    • LOPES, R. ; LOPES, R. . Mímesis: a tragédia na Poética de Aristóteles e na Ópera Francesa do Século XVIII. In: I Encontro de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de São Paulo , 2013 , São Paulo. I Encontro de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de São Paulo - Caderno de Resumos. Produção Impressa do Evento : Produção Impressa do Evento, 2013. p. 114 - 114.
    • LOPES, R. . Teorias Imitativas na Antiguidade Clássica e no Século XVIII Francês: suas Relações na Ópera. In: II Simpósio de Estética e Filosofia da Música (SEFiM - UFRGS) - Música, Filosofia e Bildung , 2016 , Porto Alegre - RS. Simpósio de Estética e Filosofia da Música (SEFiM - UFRGS) - Música, Filosofia e Bildung. Porto Alegre - RS : Marcavisual, 2016. p. 259 - 261.
    • LOPES, R. . Teorias Imitativas em Música: França e Inglaterra no Século XVIII.. In: IV SIMPOM - Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música , 2016 , Rio de Janeiro. Anais do IV SIMPOM (2016). Rio de Janeiro : Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música, 2016. p. 1046 - 1055.
    • LOPES, R. . Uma Estética do Gosto: A Ópera Francesa do Século XVIII em Grandval, Bollioud-Mermet e Blainville. In: IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia da Música - Fronteiras da música: Filosofia, Estética, História e Política , 2015 , São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo : Instituto de Artes da UNESP, 2015. p. 19 - 19.
    • LOPES, R. . O Caráter Nacional do Absolutismo Francês: a Opera Seria entre os Séculos XVII e XVIII e sua Relação com a Corte de Luís XIV. In: O Trágico, o Sublime e a Melancolia - 12º Congresso Internacional de Estética/Brasil , 2015 , Belo Horizonte. Caderno de Resumos. Belo Horizonte : Universidade Federal de Minas Gerais, 2015. p. 84 - 84.
    • LOPES, R. . Ópera Francesa: 'Querelles des Boufons' e Iluminismo. In: IV Semana de Música Antiga da Universidade Federal de Minas Gerais - Bizzarie Alegórica , 2014 , Belo Horizonte. Anais da IV Semana de Música Antiga da Universidade Federal de Minas Gerais - Bizzarie Alegórica. Belo Horizonte : Universidade Federal de Minas Gerais: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas: Escola de Música, 2013. p. 94 - 100.
    • LOPES, R. . Ópera francesa: a tragédia lírica, a dança, 'querelle des bouffons' e Iluminismo. In: I Simpósio de Estética e Filosofia da Música - SEFiM , 2013 , Porto Alegre. Simpósio de Estética e Filosofia da Música SEFiM/UFRGS. Porto Alegre : Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Departamento de Música (recurso eletrônico), 2013. p. 468 - 479.
    • LOPES, R. . O Caractère na Música Francesa do Século XVIII. In: IV Encontro de Pesquisadores de Poética Musical do séculos XVI, XVII e XVIII , 2012 , São Paulo. Caderno de Resumos do IV Encontro de Pesquisadores de Poética Musical dos Séculos XVI, XVII e XVIII. : , 2012.
    • LOPES, R. . A Ideia de Caractère na Música Francesa do Século XVIII. In: II Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música , 2012 , Rio de Janeiro. Anais do II SIMPOM. Rio de Janeiro : Luiz Costa-Lima Neto, 2012. p. 1321 - 1328.
    • GABRIEL, V. ; PERES, J. P. ; BALZI, S. ; LOPES, R. ; LOPES, R. . Adriano Banchieri (1567-1634): Vivezze di Flora e Primavera (Vivacidades de Flora e Primavera). São Paulo : Produção pessoal do Maestro Vítor Gabriel de Araújo , 2007 (Revisão textual e gráfica)
    • LOPES, R. ; LOPES, R. . A Tragédia em Música Herdeira da Tragédia da Antiguidade Clássica: a formulação do status trágico da ópera francesa do século XVII. 2023 (Comunicacao)
    • LOPES, R. ; LOPES, R. . Memória e Identidade na Ópera Francesa dos Séculos XVII e XVIII. 2015 (Comunicacao)
    • LOPES, RODRIGO ; LOPES, R. . Lully e Quinault recepcionam As Metamorfoses de Ovídio na Ópera Francesa do Século XVII: Luís XIV se torna Teseu. 2023 (Comunicacao)
    • LOPES, RODRIGO ; LOPES, R. . Lully recebe Teseu: As Metamorfoses de Ovídio se curvam aos pés de Luís XIV na 'opera seria' francesa do século XVII. 2023 (Comunicacao)
    • LOPES, R. ; LOPES, R. . Considerações sobre o verbete 'música' da Cyclopaedia ou o Dicionário Universal das Artes e Ciências e da Encyclopédie ou o Dicionário Fundamentado de Ciências, Artes e Ofícios. 2018 (Comunicacao)
    • LOPES, R. ; LOPES, R. . A Razão na Música: Teorias Imitativas no Século XVIII Francês. 2017 (Comunicacao)
    • LOPES, R. ; LOPES, R. . Poética da Ópera Francesa do Século XVIII. 2017 (Comunicacao)
    • LOPES, R. ; LOPES, R. . A Música no Iluminismo Britânico e suas relações com a Mímesis Aristotélica. 2017 (Comunicacao)
    • LOPES, R. ; LOPES, R. . Música: Teorias Imitativas e Expressão no Iluminismo Franco-Britânico - Comparações entre os dois Países. 2017 (Comunicacao)
    • LOPES, R. ; LOPES, R. . Uma Estética do Gosto: a Ópera Francesa no Século XVIII em Grandval, Boulliod-Mermet e Blainville. 2015 (Comunicacao)
    • LOPES, R. ; LOPES, R. . Teoria dos Afetos: Formação de estilos e caráter na música e nas artes. 2011 (Conferência)
    • LOPES, R. ; LOPES, R. . Lully e as Metamorfoses de Ovídio: representação de imagem e poder de Luís XIV. 2022 (Comunicacao)
    • LOPES, R. . Teorias Imitativas na Antiguidade Clássica e no Século XVIII Francês: Suas Relações na Ópera. 2016 (Comunicacao)
    • LOPES, R. . Teorias Imitativas em Música: França e Inglaterra no Século XVIII. 2016 (Comunicacao)
    • LOPES, R. . Mersenne e Descartes nas teorias musicais francesas do século XVII. 2013 (Comunicacao)
    • LOPES, R. . Ópera francesa: a tragédia lírica, a dança, ?querelle des Bouffons? e Iluminismo. 2013 (Comunicacao)
    • LOPES, R. . Ópera francesa, ?querelle des Bouffons? e Iluminismo. 2013 (Comunicacao)
    • LOPES, R. . Mímesis: a tragédia na Poética de Aristóteles e na ópera francesa do século XVIII.. 2013 (Comunicacao)
    • LOPES, R. . Teorias francesas do século XVII: números e paixões ? pensamentos de Platão, Mersenne e Descartes. 2013 (Comunicacao)
    • LOPES, R. . Século XVIII francês: ópera e Poética de Aristóteles ? tragédia e mímesis. 2013 (Comunicacao)
    • LOPES, R. . Chabanon, D. Webb e a teoria da imitação em Música. 2013 (Comunicacao)
    • LOPES, R. . A Música na França do Século XVIII e o Caractère. 2012 (Comunicacao)
    • LOPES, R. . O Caractère na Música Francesa do Século XVIII. 2012 (Comunicacao)
    • LOPES, R. . A Ideia de Caractère na Música Francesa do Século XVIII. 2012 (Comunicacao)
  • Programa de Rádio ou TV: 3
    • LOPES, R. ; DAMBROSIO, O. . Rodrigo Lopes [Entrevista 2498] podcast UNESP. 2016 Meio digital
    • LOPES, R. ; LOPES, R. ; NASCIMENTO, J. P. ; CASTRO, T. L. ; ZANGHERI, G. ; PENA, E. W. B. . Tendências das Pesquisas em Filosofia da Música no Brasil. 2018 Meio Impresso
    • LOPES, R. ; CHENTA, R. . Entrevista com Rodrigo Lopes. 2016 Meio Digital
    • TOMAS, L. V. ; LOPES, R. ; NASCIMENTO, J. P. ; CASTRO, T. L. . IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia da Música - Fronteiras da Música: Filosofia, Estética, História e Pollítica. 2015 (Instituto de Artes da UNESP)
    • LOPES, R. ; PIVA, F. . Historiografia da música nos séculos XVII-XVIII.. 2013 (I Encontro de Políticas e identidades Ibero-Americanas pela Universidade de Santo Amaro ? UNISA.)
    • LOPES, R. . Teoria dos Afetos - formação de estilos e caráter na música e nas artes. 2011 - Palestra