Não autenticado |

Dayse Oliveira Barbosa

    • Doutoranda em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa), na Universidade de São Paulo. Mestra em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa), na Universidade de São Paulo. Licenciada em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora de Língua Portuguesa na rede pública do Estado de São Paulo, desde 2011. Integra o Grupo de Pesquisa Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens 2, na Universidade de São Paulo e o Grupo de Pesquisa Intermídia: Estudos sobre a Intermidialidade, na Universidade Federal de Minas Gerais. Realiza pesquisas na área de Literatura Infantil e Juvenil, com ênfase na relação intermidiática entre literatura e cinema.

       

      Links:    

    • BARBOSA, D. O. . Grimm e Majidí: figurações da cumplicidade na infância em João e Maria e Filhos do paraíso. São Paulo : Pimenta Cultural, 2021 . 154p. ISBN: 9786559390939.
    • BARBOSA, D. O. . Leituras do contexto cultural em João e Maria, dos irmãos Grimm, e Filhos do paraíso, de Majid Majidí Linha Mestra , v. 01 , p. 186 - 190 , 2019. ISSN: 19809026.
    • BARBOSA, D. O. . Leituras de imagens verbais e visuais em O velho, de Mário Quintana Linha Mestra , v. 01 , p. 181 - 185 , 2019. ISSN: 19809026.
    • BARBOSA, D. O. . O estudo de narrativas tradicionais armênias no ensino médio Linha Mestra , v. 01 , p. 89 - 92 , 2016. ISSN: 19809026.
    • BARBOSA, D. O. . Ricardo Azevedo no ensino médio da Rede Estadual de São Paulo. Ensino da literatura: poéticas e teorias, v. 1, p. 306 - 320, 2021.
    • BARBOSA, D. O. . Possibilidades de leituras de literatura juvenil no Ensino Médio da Rede Estadual de São Paulo. Metodologias, práticas e inovação na educação contemporânea, v. 1, p. 286 - 295, 2021.
    • BARBOSA, D. O. . O estranhamento de si O espelho, de Jafar Panahi, e Espelho, de Suzy Lee. A dimensão das artes e literaturas em movimento, v. 1, p. 125 - 137, 2021.
    • BARBOSA, D. O. . Contos sulamericanos no ensino médio da Rede Estadual de São Paulo. Estados e lutas sociais na América latina: sociedade, economia e política, v. 3, p. 913 - 921, 2019.
    • BARBOSA, D. O. ; DANTAS, G. . A construção de verdade em A separação, de Asghar Farhadi. Reflexões sobre cinema, literatura e outras artes: diálogos possíveis, v. 1, p. 645 - 657, 2021.
    • BARBOSA, D. O. . A construção metafórica da criança em Kiarostami, Panahi e Majidí. Narrativas & enigmas da arte: fios da memória, frestas e arredores da ficção, v. 1, p. 58 - 75, 2021.
    • BARBOSA, D. O. . A construção do ethos em Passagem para Ararat, de Michael Arlen. Ciências humanas: afetos, poder e interações 2, v. , p. 195 - 201, 2020.
    • BARBOSA, D. O. . A persuasão dos narradores em Mayombe, de Pepetela. Argumentação e Linguagem 3, v. 3, p. 22 - 27, 2020.
    • BARBOSA, D. O. . Seminários sobre Carlos Drummond de Andrade no ensino médio. Materiais didáticos, gêneros textuais e experiências didáticas no ensino de língua portuguesa, v. 05, p. 164 - 175, 2018.
    • BARBOSA, D. O. . Literaturas de Língua Portuguesa na escola. Materiais didáticos, gêneros textuais e experiências didáticas no ensino de língua portuguesa, v. 05, p. 148 - 163, 2018.
    • BARBOSA, D. O. . Sertão das arábias . Revista Jangada , On-line , 12 abr. 2023.
  • Trabalhos em Anais: 43
    • BARBOSA, D. O. . A construção do horror em Simbad, o marujo de Alaíde Lisboa e Angelo Abu. In: VIII Simpósio Mundial de Estudos de língua portuguesa , 2023 , São Paulo. Anais do VIII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. : , 2022.
    • BARBOSA, D. O. . A intergenericidade em Aladim e a lâmpada maravilhosa no cordel brasileiro. In: XVIII Encontro Internacional da ABRALIC , 2022 , On-line. Programação e Livro de Resumos do XVIII Encontro Internacional da ABRALIC. : , 2022. p. 801 - 802.
    • BARBOSA, D. O. . As mil e uma noites no cordel nordestino de Fábio Sombra. In: IV Simpósio Internacional de Linguagem e Cognição , 2021 , Macau. Caderno de Resumos e Programação do IV Simpósio Internacional de Linguagem e Cognição. : , 2021. p. 110 - .
    • BARBOSA, D. O. . Narrativas de Scherazade para crianças brasileiras. In: I Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil , 2021 , On-line. Caderno de Resumos do I Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil. Rio de Janeiro : Dialogarts, 2021. p. 63 - 63.
    • BARBOSA, D. O. . Sherazade e Bakhtai: A potência da narrativa em As mil e uma noites e E Buda desabou de vergonha. In: Congresso Internacional de Letras , 2021 , On-line. Caderno de Resumos do Congresso Internacional de Letras da UFMA. São Carlos : Pedro & João Editores, 2021. p. 124 - 124.
    • BARBOSA, D. O. . A arte de contar historias em As mil e uma noites e E Buda desabou de vergonha. In: Simpósio Internacional de Estudos Interdisciplinares , 2021 , On-line. Caderno de Resumos do Simpósio Internacional de Estudos Interdisciplinares 2021. São Paulo : UNISA, 2021. p. 80 - 80.
    • BARBOSA, D. O. ; DANTAS, G. . A construção da verdade em A separação, de Asghar Farhadi. In: I Congresso Internacional de Cinema, Literatura e Outras Artes: diálogos possíveis , 2020 , Juína. Caderno de Resumos do I Congresso Internacional de Cinema, Literatura e outras Artes. Juína : Universidade Federal do Mato Grosso, 2020.
    • BARBOSA, D. O. ; PRANDO, F. C. . A arte de contar historias no cinema narrativo ficcional. In: I Congresso Internacional de Cinema, Literatura e Outras Artes: diálogos possíveis , 2020 , Juína. Caderno de Resumos do I Congresso Internacional de Cinema, Literatura e outras Artes. Juína : Universidade Federal do Mato Grosso, 2020.
    • BARBOSA, D. O. . Fragosas brenhas do mataréu, O irmão que tu me deste e Meu jeito certo de fazer tudo errado na Rede Estadual de São Paulo. In: VI Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil , 2020 , Presidente Prudente. Anais do VI Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil. Presidente Prudente : Universidade Estadual de São Paulo, 2020. p. 1716 - 1726.
    • BARBOSA, D. O. . Gaiman/Mattotti e Majidí/Malekzaade: retratos da cumplicidade em João e Maria e Filhos do paraíso. In: VI Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil , 2020 , Presidente Prudente. Anais do VI Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil. Presidente Prudente : Universidade Estadual de São Paulo, 2020. p. 790 - 801.
    • BARBOSA, D. O. . Interações entre texto verbal e visual em diferentes versões de João e Maria. In: VI Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil , 2020 , Presidente Prudente. Anais do VI Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil. Presidente Prudente : Universidade Estadual de São Paulo, 2020. p. 577 - 589.
    • BARBOSA, D. O. . Fragosas brenhas do mataréu, O irmão que tu me deste e Meu jeito certo de fazer tudo errado na Rede Estadual de São Paulo. In: VI Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil , 2020 , Presidente Prudente. Caderno de resumos do VI Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil. Presidente Prudente : CdeA Campos Editora, 2020.
    • BARBOSA, D. O. . Gaiman/Mattotti e Majidí/Malekzaade: retratos da cumplicidade em João e Maria e Filhos do paraíso. In: VI Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil , 2020 , Presidente Prudente. Caderno de resumos do VI Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil. Presidente Prudente : CdeA Campos Editora, 2020. p. 176 - 176.
    • BARBOSA, D. O. . Interações entre texto verbal e visual em diferentes versões de João e Maria. In: VI Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil , 2020 , Presidente Prudente. Caderno de resumos do VI Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil. Presidente Prudente : CdeA Campos Editora, 2020. p. 152 - 152.
    • BARBOSA, D. O. . A persuasão dos narradores em Mayombe, de Pepetela. In: VII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa , 2020 , Ipojuca. Estudos de linguagem em perspectiva: caminhos da interculturalidade. : UFRPE, 2020.
    • BARBOSA, D. O. . A persuasão dos narradores em Mayombe, de Pepetela. In: VII Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa , 2020 , Ipojuca. Estudos de linguagem em perspectiva: caminhos da interculturalidade. Ipojuca : UFRPE, 2020. p. 4855 - 4862.
    • BARBOSA, D. O. . Aspectos da construção textual em diferentes versões de João e Maria. In: V Congresso Internacional do PPG-Letras , 2019 , São José do Rio Preto. Anais do V Congresso Internacional do Programa de Pós-Graduação em Letras. São José do Rio Preto : UNESP/IBILCE, 2019. p. 90 - 99.
    • BARBOSA, D. O. . Grimm e Majidí: figurações da cumplicidade na infância em João e Maria e Filhos do paraíso. In: XVI Congresso Internacional da ABRALIC , 2019 , Brasília. Anais eletrônicos do XVI Congresso Internacional da ABRALIC. : , 2019. p. 3426 - 3436.
    • BARBOSA, D. O. . Grimm e Majidí na sala de aula da Rede Estadual de São Paulo. In: IX Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura , 2019 , Três Corações. Anais do IX Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura. : , 2019. p. 78 - 90.
    • BARBOSA, D. O. . Grimm e Majidí: figurações da cumplicidade na infância em João e Maria e Filhos do paraíso. In: XXIII Mostra de Pós-Graduação em Letras , 2019 , São Paulo. Caderno de resumos da XXIII Mostra de Pós-Graduação em Letras. : , 2019.
    • BARBOSA, D. O. . As construções metafóricas da criança em Kiarostami, Panahi e Majidí. In: V Encontro Internacional do Grupo de Pesquisa Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens , 2019 , São Paulo. Caderno de resumos do V Encontro do Grupo de Pesquisa Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens. : , 2019.
    • BARBOSA, D. O. . Grimm e Majidí na sala de aula da Rede Estadual de São Paulo. In: IX Encontro tricordiano de Linguística e Literatura , 2019 , Três Corações. Caderno de resumos do IX Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura. : , 2019.
    • BARBOSA, D. O. . A palavra e a imagem em três versões de João e Maria. In: VII Congresso Nacional de Pós-Graduação em Letras , 2019 , São José do Rio Preto. Caderno de Resumos do VII Congresso Nacional de Pós-Graduação em Letras. : , 2019.
    • BARBOSA, D. O. . Contos sulamericanos no ensino médio da rede estadual de São Paulo. In: I Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre América Latina , 2019 , São Paulo. Caderno de resumos do I Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre América Latina. : , 2019.
    • BARBOSA, D. O. . A tradução intersemiótica entre João e Maria e Filhos do Paraíso. In: XVI Seminário de Estudos Literários , 2018 , Assis. Anais do XVI Seminário de Estudos Literários. : , 2018.
    • BARBOSA, D. O. . A construção do ethos em Passagem para Ararat. In: XVI Seminário de Estudos Literários , 2018 , Assis. Anais do XVI Seminário de Estudos Literários. : , 2018.
    • BARBOSA, D. O. . A persuasão dos narradores em Mayombe, de Pepetela. In: VIII Encontro de Linguística e Literatura , 2018 , Três Corações. Resumo de comunicações do VIII Encontro de Linguística e Literatura. : , 2018.
    • BARBOSA, D. O. . Leituras do contexto cultural em João e Maria, dos irmãos Grimm, e Filhos do paraíso, de Majid Majidí. In: 21o. Congresso de Leitura do Brasil , 2018 , Campinas. Resumo de comunicações do 21o. Congresso de Leitura do Brasil. Campinas : , 2018.
    • BARBOSA, D. O. . Leituras de imagens verbais e visuais em O velho, de Mário Quintana. In: 21o. Congresso de Leitura do Brasil , 2018 , Campinas. Resumo de comunicações do 21o. Congresso de Leitura do Brasil. Campinas : , 2018.
    • BARBOSA, D. O. . Aspectos da construção textual em diferentes versões de João e Maria. In: V Congresso Internacional do PPG-Letras e XIX Seminário de Estudos Literários , 2018 , São José do Rio Preto. Resumo de comunicações do V Congresso Internacional do PPG-Letras. : , 2018.
    • BARBOSA, D. O. . O ensino da constituição de nexos textuais nos poemas de Drummond. In: 8o. Congresso Internacional de Lusofonia , 2018 , São Paulo. Resumo de comunicações do 8o. Congresso Internacional de Lusofonia. : , 2018.
    • BARBOSA, D. O. . Diálogos poéticos entre Brasil e Cabo Verde. In: XVI Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa , 2017 , São Paulo. Caderno de resumos do XVI Seminário de Metodologia de Ensino de Língua portuguesa. São Paulo : , 2017.
    • BARBOSA, D. O. . Grimm, Dahl e Majidí: A representação da cumplicidade na infância. In: XVII Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa , 2017 , São Paulo. XVII Encontro de Literaturas de Língua Portuguesa. : , 2017.
    • BARBOSA, D. O. . Literatura e vida social em Tchau e O bife e a pipoca, de L. Bojunga. In: XV Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa , 2016 , São Paulo. Caderno de Textos do XV SMELP. : , 2016.
    • BARBOSA, D. O. . Diálogos de R. Matuck e A. Neves com M. Quintana, em Sapato Furado. In: VI Encontro Tricordiano de Linguística e Letras , 2016 , Três Corações. VI Encontro Tricordiano de Linguística e Letras. : , 2016.
    • BARBOSA, D. O. . Grimm, Dahl e Majidí: A representação da cumplicidade na infância. In: XVI Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa , 2016 , São Paulo. Caderno de resumos do XVI Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. : , 2016.
    • BARBOSA, D. O. . O estudo de narrativas tradicionais armênias no ensino médio. In: 20o. Congresso de Leitura do Brasil , 2016 , Campinas. Caderno de resumos do 20o. COLE. : , 2016.
    • BARBOSA, D. O. . Literaturas de Língua Portuguesa na escola: construindo diálogos. In: Congresso Nacional de Ensino de língua portuguesa , 2016 , Rio de Janeiro. Caderno de resumos do CONELP. : , 2016.
    • BARBOSA, D. O. . Literaturas de Língua Portuguesa na escola: construindo diálogos. In: XXII Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo , 2014 , São Paulo. Anais do XXII Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo. : , 2014.
    • BARBOSA, D. O. . Literaturas de Língua Portuguesa na escola: construindo diálogos. In: XIV Congresso Nacional de Iniciação Científica , 2014 , São Paulo. Anais do XIV Congresso Nacional de Iniciação Científica. : , 2014.
    • BARBOSA, D. O. . Literaturas de Língua Portuguesa na escola: construindo diálogos. In: XIII Congresso Nacional de Iniciação Científica , 2013 , Campinas. Anais do XIII Congresso Nacional de Iniciação Científica. : , 2013.
    • BARBOSA, D. O. . Momentos pontuais de transformação do gênero lírico. In: II Congresso Nacional de Iniciação Científica , 2002 , São Carlos. Anais do II Congresso Nacional de Iniciação Científica. São Paulo : Editora do SEMESP, 2002. p. 01 - 1050.
    • BARBOSA, D. O. . Momentos pontuais de transformação do gênero lírico. In: XXII Encontro de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo , 2003 , São Paulo. Anais do XII Encontro de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo : Editora da PUC/SP, 2003. p. 01 - 216.
    • BARBOSA, D. O. . Recordações que o tempo não apaga. São Paulo : Todas as Musas , 2023 (Relato pessoal - Homenagem à Maria Zilda da Cunha)
    • BARBOSA, D. O. . Revista Literartes, número 15 (Parecer). 2021 (Parecer)
    • BARBOSA, D. O. . Revista Literartes, número 14 (Parecer). 2021 (Parecer)
    • BARBOSA, D. O. ; MENNA, L. ; GUIMARAES, L. . Narrativas & enigmas da arte: fios da memória, frestas e arredores da ficção (livro acadêmico). 2019 (Assessoria)
    • BARBOSA, D. O. . Assessoria técnico-acadêmica na disciplina Clarice Lispector: Literatura e Outras Artes. 2021 (Assessoria)
    • BARBOSA, D. O. . Revista Literartes, número 13 (Parecer). 2021 (Parecer)
    • BARBOSA, D. O. . Revista Literartes, número 12 (Parecer). 2020 (Parecer)
    • BARBOSA, D. O. . Revista Literartes, número 11 (Parecer). 2019 (Parecer)
    • BARBOSA, D. O. ; MENNA, L. R. M. C. ; THOMAZ, N. X. ; GUIMARAES, M. L. . Caderno de Resumos do V Encontro Internacional do Grupo de Pesquisa Produções literárias e Culturais para Crianças e Jovens. 2019 (Assessoria)
    • BARBOSA, D. O. . Lasar Segall para crianças e jovens do século XXI. 2022 (Conferência)
    • BARBOSA, D. O. . A construção do horror em Simbad, o marujo de Alaíde Lisboa e Angelo Abu. 2022 (Simposio)
    • BARBOSA, D. O. . O protagonismo de Maria em João e Maria e Um conto sombrio dos Grimm. 2022 (Seminário)
    • BARBOSA, D. O. . A intergenericidade em Aladim e a lâmpada maravilhosa no cordel brasileiro. 2022 (Congresso)
    • BARBOSA, D. O. . Simbad, o marujo, em adaptações para crianças e jovens. 2022 (Simposio)
    • BARBOSA, D. O. . Palavras e contornos de Sherazade nas adaptações para o público infantil e juvenil. 2021 (Comunicacao)
    • BARBOSA, D. O. . As mil e uma noites no cordel nordestino de Fábio Sombra. 2021 (Simposio)
    • BARBOSA, D. O. . A importância da narração de histórias em E Buda desabou de vergonha e A ganha-pão. 2021 (Comunicacao)
    • BARBOSA, D. O. . Vale do Bamian: de Buda ao Talibã. 2021 (Seminário)
    • BARBOSA, D. O. . Narrativas de Scherazade para crianças brasileiras. 2021 (Congresso)
    • BARBOSA, D. O. . As mil e uma noites adaptadas para o público infantil e juvenil. 2021 (Congresso)
    • BARBOSA, D. O. . Bojunga e Rozik: a construção da solidariedade no Ocidente e no Oriente. 2021 (Congresso)
    • BARBOSA, D. O. . Literatura e ensino: A leitura literária na prática escolar. 2021 (Conferência)
    • BARBOSA, D. O. . Sherazade e Bakhtai: A potência da narrativa em As mil e uma noites e E Buda desabou de vergonha. 2021 (Congresso)
    • BARBOSA, D. O. . A arte de contar historias em As mil e uma noites e E Buda desabou de vergonha. 2021 (Simposio)
    • BARBOSA, D. O. . O aprendizado da amizade em Pluft, o fantasminha. 2021 (Conferência)
    • BARBOSA, D. O. . A importância da narrativa juvenil no ensino médio brasileiro. 2021 (Conferência)
    • BARBOSA, D. O. . O realce da criatividade e da imaginação em A fantástica fábrica de chocolate, de R. Dahl. 2020 (Seminário)
    • BARBOSA, D. O. . O estranhamento de si em O espelho, de Jafar Panahi, e Espelho, de Suzy Lee. 2020 (Comunicacao)
    • BARBOSA, D. O. ; DANTAS, Goimar . A construção da verdade em A separação, de Asghar Farhadi. 2020 (Congresso)
    • BARBOSA, D. O. . GAIMAN/MATTOTI E MAJIDÍ/MALEKZAADE: RETRATOS DA CUMPLICIDADE EM JOÃO E MARIA E FILHOS DO PARAÍSO. 2020 (Congresso)
    • BARBOSA, D. O. . INTERAÇÕES ENTRE TEXTO VERBAL E VISUAL EM DIFERENTES VERSÕES DE JOÃO E MARIA. 2020 (Congresso)
    • BARBOSA, D. O. . FRAGOSAS BRENHAS DO MATARÉU, O IRMÃO QUE TU ME DESTE E MEU JEITO CERTO DE FAZER TUDO ERRADO NO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO. 2020 (Congresso)
    • BARBOSA, D. O. . Ricardo Azevedo no ensino médio da rede estadual de São Paulo. 2020 (Congresso)
    • BARBOSA, D. O. . Recontos de João e Maria no ensino médio. 2020 (Congresso)
    • BARBOSA, D. O. . As construções metafóricas da criança em Kiarostami, Panahi e Majidí. 2019 (Comunicacao)
    • BARBOSA, D. O. . PNLD Literário para o ensino médio: alternativas de estudo do texto literário em sala de aula. 2019 (Seminário)
    • BARBOSA, D. O. . Grimm e Majidí: figurações da cumplicidade na infância em João e Maria e Filhos do paraíso. 2019 (Comunicacao)
    • BARBOSA, D. O. . Grimm e Majidí na sala de aula da Rede Estadual de São Paulo. 2019 (Comunicacao)
    • BARBOSA, D. O. . Roda de Leitores: O jardim secreto, de Frances Hodgson Burnett. 2019 (Conferência)
    • BARBOSA, D. O. . Roda de Leitores: O menino que espiava pra dentro, de Ana Maria Machado. 2019 (Conferência)
    • BARBOSA, D. O. . A persuasão dos narradores em Mayombe, de Pepetela. 2019 (Simposio)
    • BARBOSA, D. O. . Gaiman e Majidí: Reentrâncias da cumplicidade em João e Maria, Ali e Zahra. 2019 (Conferência)
    • BARBOSA, D. O. . Grimm e Majidí: figurações da cumplicidade na infância em João e Maria e Filhos do paraíso. 2019 (Congresso)
    • BARBOSA, D. O. . A palavra e a imagem em três versões de João e Maria. 2019 (Congresso)
    • BARBOSA, D. O. . Contos sulamericanos no ensino médio da rede estadual de São Paulo. 2019 (Congresso)
    • BARBOSA, D. O. . Grimm e Majidí: A cumplicidade na infância. 2018 (Comunicacao)
    • BARBOSA, D. O. . A persuasão dos narradores em Mayombe, de Pepetela. 2018 (Comunicacao)
    • BARBOSA, D. O. . A tradução intersemiótica entre João e Maria e Filhos do Paraíso. 2018 (Seminário)
    • BARBOSA, D. O. . A construção do ethos em Passagem para Ararat, de Michael Arlen. 2018 (Seminário)
    • BARBOSA, D. O. . Mayombe: diferentes pontos de vista da/na guerra de libertação angolana. 2018 (Conferência)
    • BARBOSA, D. O. . Leituras de imagens verbais e visuais em O velho, de Mário Quintana. 2018 (Congresso)
    • BARBOSA, D. O. . Leituras do contexto cultural em João e Maria e Filhos do Paraíso. 2018 (Congresso)
    • BARBOSA, D. O. . Aspectos da construção textual em diferentes versões de João e Maria. 2018 (Congresso)
    • BARBOSA, D. O. . O ensino da constituição de nexos textuais nos poemas de Drummond. 2018 (Congresso)
    • BARBOSA, D. O. . Diálogos poéticos entre Brasil e Cabo Verde. 2017 (Seminário)
    • BARBOSA, D. O. . Grimm, Dahl e Majidí: A representação da cumplicidade na infância. 2017 (Comunicacao)
    • BARBOSA, D. O. . João e Maria em três versões. 2017 (Simposio)
    • BARBOSA, D. O. . Literatura e vida social em Tchau e O bife e a pipoca, de L. Bojunga. 2016 (Seminário)
    • BARBOSA, D. O. . Diálogos de R. Matuck e A. Neves com M. Quintana, em Sapato Furado. 2016 (Comunicacao)
    • BARBOSA, D. O. . Grimm, Dahl e Majidí: A representação da cumplicidade na infância. 2016 (Comunicacao)
    • BARBOSA, D. O. . O estudo de narrativas armênias no ensino médio. 2016 (Congresso)
    • BARBOSA, D. O. . Seminários sobre Carlos Drummond de Andrade no ensino médio. 2016 (Congresso)
    • BARBOSA, D. O. . Literaturas de Lingua Portuguesa na escola: construindo diálogos. 2016 (Congresso)
    • BARBOSA, D. O. . Momentos pontuais de transformação do gênero lírico. 2003 (Comunicacao)
    • BARBOSA, D. O. . Literaturas de Língua Portuguesa na escola: construindo diálogos. 2014 (Comunicacao)
    • BARBOSA, D. O. . Literaturas de Língua Portuguesa na escola: construindo diálogos. 2014 (Simposio)
    • BARBOSA, D. O. . Literaturas de Língua Portuguesa na escola: construindo diálogos. 2014 (Congresso)
    • BARBOSA, D. O. . Literaturas de Língua Portuguesa na escola: construindo diálogos. 2013 (Congresso)
    • BARBOSA, D. O. . Momentos pontuais de transformação do gênero lírico. 2002 (Congresso)
    • BARBOSA, D. O. . Era uma vez e a Literatura Comparada com Dayse Oliveira Barbosa. 2021 Youtube
    • BARBOSA, D. O. . O que mudou? O conto e a animação de Aladdin. 2021 Youtube
    • BARBOSA, D. O. ; VALENZUELA, S.T. ; DANTAS, G. . Expressões do feminino: Diálogos entre Literatura e Audiovisuais. 2021 Youtube
    • BARBOSA, D. O. ; MENNA, L. . Literatura e diálogos interartísticos em sala de aula. 2021 Youtube
    • BARBOSA, D. O. ; IANNACE, R. ; MENDES, M. P. S. ; THOMAZ, N. X. ; RIBEIRO FILHO, P. C. ; RUIZ, R. C. ; GUIMARAES, M. L. ; MENNA, L. R. M. C. ; BOMBONATO, J. R. ; CARELLI, F. B. . V Encontro Internacional do Grupo de Pesquisas Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • BARBOSA, D. O. ; PRANDO, Fabiana . Simpósio: A arte de contar historias no cinema narrativo ficcional. 2020 (Universidade Federal do Mato Grosso)
    • BARBOSA, D. O. ; DANTAS, Goimar ; NASCIMENTO, K. S. ; NANNINI, P. B. R. ; RUIZ, R. C. ; VALENZUELA, S. T. . Grupo de Trabalho: Literatura infantil e juvenil e outras artes. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • BARBOSA, D. O. . Mesa redonda: Expressões do feminino: Diálogos entre Literatura e Audiovisuais. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • BARBOSA, D. O. ; DANTAS, G. ; VALENZUELA, S. T. ; RIBEIRO FILHO, P. C. ; CASAGRANDE, C. ; CUNHA, M. Z. ; IANNACE, R. ; MENNA, L. . VI Encontro Internacional do Grupo de Pesquisa Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • BARBOSA, D. O. . As mil e uma noites e suas adaptações: interfaces com a literatura infantil e juvenil. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • BARBOSA, D. O. . Momentos pontuais de transformação do gênero lírico. 2002
    • BARBOSA, D. O. . Literaturas de Língua Portuguesa na escola: construindo diálogos. 2013
    • Nome do projeto: Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens 2 (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, D. O. , IANNACE, R. , CUNHA, Maria Zilda , MENDES, M. P. S. , THOMAZ, N. X. , RIBEIRO FILHO, P. C. , RUIZ, R. C. , GUIMARAES, M. L. , MENNA, L. R. M. C. , BOMBONATO, J. R. , BASEIO , M.A.F. , VALENZUELA, S.T. .
      Descrição: Estudar as produções literárias para crianças e jovens, considerando sua relação com a cultura, com a história e a evolução social. Perspectiva, que nos leva a pesquisar os liames que a literatura infantil estabelece com as outras artes, com as produções culturais, neste mundo representado por novos e diferentes meios de linguagens, novas mídias e diferentes suportes. Propostas gerais: refletir sobre as produções culturais e suas relações com a literatura Infantil e Juvenil, requer ter em mente questões referentes à literaridade, considerando que o caráter estético/literário está não somente na perícia do uso da linguagem, como também nos elementos sócio-culturais. Pretende-se, com essa perspectiva, estudar os diferentes meios e linguagens contemporâneas e seu diálogo com a literatura, perpetuando, subvertendo ou providenciando novos vetores estilísticos e novos discursos; discutir sobre os possíveis imbricamentos que ocorrem na interação intermeios. Linhas de pesquisa: literatura Infantil e Juvenil /literatura e sociedade. Objeto de pesquisa: a literatura infantil e juvenil e os novos meios de produção; relações dialógicas: literatura: palavra e imagem; literatura e animação/cinema; literatura e HQ., compreendendo diferentes vias de contato na construção narrativa.
    • Nome do projeto: Literatura e educação na perspectiva da Lei 11.645/08 (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARBOSA, D. O. , SARTESCHI, R. , OUROS, E. C. , COLOSOVSCKI, L. , CORREA, M. P. J. , IVO, T. P. S. , RORATO, S. , CARMO, I. F. X. .
      Descrição: Essa pesquisa tem por objetivo produzir uma reflexão, para além da análise do texto literário em suas relações com a vida social e a história, sobre o ensino de literatura na educação básica brasileira, tendo em perspectiva a Lei 11.645/08. Como se sabe, esta lei torna obrigatório o estudo da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nas redes oficiais ? particulares e públicas ? de ensino do país, incorporando-se nos currículos escolares diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira a partir desses grupos étnicos. Nesse sentido, é preciso que o ensino da Literatura na educação básica nacional seja repensado e reformatado, tendo em vista a inclusão de autores, obras, temas e formulações que contemple novas formas de elaboração simbólica do mundo e possibilite, nesse processo, que o sistema literário brasileiro seja enfocado como um sistema plural e heterogêneo, engendrado dialeticamente a partir dos fragmentos que o compõem.