Não autenticado |

Mateus Matos Tormin

    • Mateus Matos Tormin é Doutorando em Filosofia (2020-2024) e Mestre em Ciência Política (2016-2019) pela Universidade de São Paulo (USP). É Bacharel em Filosofia pela USP (2018-2022) e em Direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (2012-2016). Foi aluno da Escola de Formação da Sociedade Brasileira de Direito Público (SBDP) no ano de 2013, e estudante-bolsista no Programa de Educação Tutorial do Ministério da Educação na FDUSP (PET - Sociologia Jurídica) (2013-2015). Em 2015, foi aluno do Linkage Program na Yale Law School (EUA). Atualmente, é pesquisador vinculado à Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP) e assistente judiciário no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).

       

      Links:    

    • TORMIN, M. M. . Os dois conceitos de liberdade e a filosofia de Isaiah Berlin CADERNOS DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA (USP) , v. 42 , p. 70 - 83 , 2023. ISSN: 15170128.
    • FABIANI, EMERSON RIBEIRO ; TORMIN, M. M. . Profissionalismo, gênero e diferença: uma reflexão sobre as causas da disparidade de gênero nos Tribunais brasileiros REVISTA DIREITO E PRÁXIS , v. N/A , p. 1 - 29 , 2023. ISSN: 21798966.
    • TORMIN, MATEUS MATOS . Reassessing the Clash Between Isaiah Berlin?s Value Pluralism and Ronald Dworkin?s Monism ANALYTICA (UFRJ) , v. 25 , p. 140 - 156 , 2023. ISSN: 14143003.
    • FABIANI, EMERSON RIBEIRO ; TORMIN, MATEUS MATOS . Não fale do Elon Musk! A pesquisa jurídica no mestrado profissional REVISTA DIREITO GV (ONLINE) , v. 19 , p. e2327 - , 2023. ISSN: 23176172.
    • TORMIN, M. M. . Resenha do Livro Knowing Our Limits (Conhecendo Nossos Limites), de Nathan Ballantyne Sképsis (Salvador. Online) , v. XIII , p. 117 - 133 , 2022. ISSN: 19814534.
    • COSER, IVO ; TORMIN, MATEUS M. . Uma possível resposta berliniana às críticas de Ronald Dworkin REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA POLÍTICA , v. N/A , p. 1 - 29 , 2022. ISSN: 21784884.
    • TORMIN, M. M. . A Reply to Ronald Dworkin's Critique of Moral Skepticism Ethics, Politics & Society , v. 4 , p. 23 - 45 , 2021. ISSN: 21842582.
    • TORMIN, M. M. . Aspectos Metodológicos da Obra de Max Weber: Potenciais e Limites do Tipo-ideal Enquanto Ferramenta Metodológica REVISTA FLORESTAN , v. 7 , p. 183 - 195 , 2017. ISSN: 23578300.
    • TORMIN, MATEUS MATOS . Uma análise do Leviatã enquanto metáfora e representação INTUITIO (PORTO ALEGRE) , v. 11 , p. 34 - 46 , 2018. ISSN: 19834012.
    • TORMIN, M. M. . Aspectos metodológicos da obra de Max Weber: entendendo o tipo-ideal Revista Argumentos , v. 14 , p. 83 - 102 , 2017. ISSN: 25272551.
    • TORMIN, M. M. . Uma crítica à defesa do positivismo feita por Scott J. Shapiro: resta alternativa ao positivismo jurídico? HUMANIDADES EM DIÁLOGO (IMPRESSO) , v. VIII , p. 9 - pp. 175-187 , 2015. ISSN: 19826931.
    • TORMIN, M. M. . Positivismo jurídico no Brasil: pequena história de uma má interpretação REVISTA DO CAAP , v. 21 , p. 33 - 46 , 2015. ISSN: 14150344.
  • Textos em jornais de notícias/revistas: 4
    • TORMIN, M. M. . Da possibilidade e da utilidade de uma história dos conceitos; e de sua aplicação ao termo ?cético? . Boletim Lua Nova - CEDEC , , . .
    • TORMIN, M. M. . Por que você deve preferir ser responsável a estar certo? . Justificando - Carta Capital , , . .
    • TORMIN, M. M. . Teori em números: por que só agora? . Justificando , , . .
    • TORMIN, M. M. . Podemos alargar o conceito de golpe? . Justificando , , 09 jul. 2016.
    • TORMIN, M. M. . O pluralismo de valores e os dois tipos de monismo. In: 42º Encontro Anual da Anpocs , 2018 , Caxambu. 42º Encontro Anual da Anpocs. : , 2018.
    • TORMIN, M. M. ; TORMIN, M. M. . Desempenho Deliberativo e Falhas Deliberativas no Supremo Tribunal Federal: o esboço de um modelo de análise. : , 2013 (Trabalho de conclusão de curso - Monografia)
    • TORMIN, M. M. . Em busca de um paradigma: é possível ver em Sócrates um modelo de como proceder diante do desacordo moral?. 2019 (Seminário)
    • TORMIN, M. M. . O pluralismo de valores e os dois tipos de monismo. 2018 (Congresso)
    • TORMIN, M. M. . Access to justice in Brazil: discussing pro bono. 2015 (Outra)
    • Nome do projeto: Como definir valores políticos? O pluralismo de valores de Isaiah Berlin e a unidade do valor de Ronald Dworkin (2017 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TORMIN, M. M. .
      Descrição: O projeto está centrado na seguinte questão: como melhor conceber valores políticos (tais como liberdade, igualdade, justiça, etc.)? Mais especificamente, propus-me a estudar as respostas (conflitantes) que dois importantes autores dão a essa questão: Isaiah Berlin e Ronald Dworkin. Enquanto o primeiro diz que devemos conceber valores isoladamente (isto é, independentemente de outros valores), o último afirma que a melhor maneira de concebê-los é integrada (isto é, a concepção de um valor deve se integrar às concepções que temos de outros valores, de forma que tais concepções estejam em uma relação de suporte mútuo). A proposta de Isaiah Berlin tem como corolário a ocorrência de conflitos trágicos entre valores: ao definirmos a liberdade independentemente de outros valores, ela inevitavelmente entrará em conflito com o valor igualdade. Já a proposta de Dworkin, ao apontar para a necessidade de integração, incita-nos a buscar concepções de nossos valores em que eles não estejam em conflito. Para ele, a melhor maneira de concebermos o valor liberdade não implica um conflito necessário com o valor igualdade. Essa tese proposta por Dworkin é denominada unidade do valor ou monismo de valor, ao passo que a tese associada a Isaiah Berlin é conhecida como pluralismo de valores. Ao longo do trabalho, busco: (i) reconstruir a crítica que Ronald Dworkin faz a Isaiah Berlin; (ii) reconstruir a tese de Berlin segundo seus próprios textos; (iii) caracterizar, mais precisamente, tanto a tese pluralista quanto a tese monista; (iv) analisar se a crítica feita por Dworkin procede, bem como arbitrar o debate entre ambos. Como pano de fundo para isso, reconstruo e examino o modo como cada um dos autores concebe um valor político bastante importante: a liberdade
    • Nome do projeto: Ceticismo e política: como proceder diante do desacordo político-moral? (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TORMIN, M. M. .
      Descrição: O projeto aborda a seguinte questão: como proceder na vida prática, de uma perspectiva individual, diante de questões que nos são caras e sobre as quais há amplo desacordo ético, moral e político? De maneira simplificada: como proceder diante do desacordo político-moral? A fim de esboçar uma resposta a essa pergunta, proponho dividir a pesquisa em três grandes partes. Na primeira delas, pretendo delimitar o que estou chamando de desacordo político-moral e fornecer dois tipos de explicação para sua persistência: uma filosófico-conceitual (que explica a persistência desses desacordos por meio do modo como conceitos funcionam em nossas práticas argumentativas) e uma que recorre à psicologia moral-cognitiva (que explica a persistência desses desacordos por meio de vieses aos quais estamos sujeitos). Essa primeira parte é propedêutica em relação à segunda, dando sustentação à premissa associada à questão central da pesquisa: dado que o desacordo político-moral tende a ser persistente, como proceder diante dele? Proponho abordá-la em duas etapas: (i) por meio da investigação e da elaboração das noções de duas virtudes, modéstia e responsabilidade intelectuais; e (ii) por meio da investigação e da elaboração de um modelo que as encarne, baseado em uma figura cética de Sócrates. De maneira sumária, a resposta que será desenvolvida na segunda parte da pesquisa é esta: diante de questões que nos são caras e sobre as quais há amplo desacordo político-moral (um desacordo que tende a ser persistente), devemos proceder com modéstia e responsabilidade intelectuais, à maneira de um Sócrates cético. Por fim, na terceira parte da pesquisa, pretendo reivindicar o rótulo de cética para essa resposta, inserindo-a na rica tradição filosófica do ceticismo.
    • Nome do projeto: Tecnologia, ensino e profissões jurídicas (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TORMIN, M. M. , FABIANI, EMERSON RIBEIRO .
      Descrição: Busca identificar o grau de utilização de tecnologia pelos escritórios de advocacia no Brasil, com foco em avaliar a automatização de tarefas exercidas pelos diversos profissionais da área jurídicas (estagiários, paralegais, equipes administrativas e advogados).
    • Nome do projeto: Teoria, Metodologia e Sociologia da prática jurídica (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TORMIN, M. M. , FABIANI, EMERSON RIBEIRO .
      Descrição: O propósito do projeto de Teoria, Metodologia e Sociologia da prática jurídica é promover o estudo e a pesquisa de temas e questões práticas sobre teoria do direito, metodologia da pesquisa em direito, sociologia das profissões jurídicas, deontologia da atuação profissional, dilemas éticos.
    • Nome do projeto: Boas práticas de orientação acadêmica (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TORMIN, M. M. , FABIANI, EMERSON RIBEIRO .
      Descrição: O projeto parte do diagnóstico de que a carreira acadêmica demanda que uma mesma pessoa exerça variados papéis: de pesquisador, de burocrata, de docente, de orientador, de líder de projetos de orientação etc. Embora haja bastante literatura sobre alguns desses papéis (como o de docente e o de pesquisador), há pouca informação sistematizada sobre como bem exercer o papel de orientador. Por meio deste projeto, busca-se identificar boas práticas de orientação acadêmica, com vistas a elaborar um guia de boas práticas para orientadores e orientandos, além de artigos sobre o tema.