Luiz Henrique Couto Martins
-
Resumo
-
Mestrando em Estética e Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), com pesquisa intitulada "A Pintura nos Cursos de Estética: análise, comentários e tradução". É bacharel em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) e licenciado em Filosofia pela Faculdade de Educação (FE) da USP. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética e Filosofia da Arte, mais precisamente no campo de pesquisas sobre a crítica de arte, a história da arte e a ontologia da arte. Realizou pesquisa de Iniciação Científica sobre tais temas intitulada "A relação de luta e dubiedade entre o Conteúdo e a Forma no surgimento e desenvolvimento da arte simbólica na estética de Hegel", discutindo as implicações da noção de "pré-arte" para o autor e a estética alemã moderna.
-
-
Linhas de pesquisa
- estética
- filosofia
- filosofia da arte
- filosofia da história
-
Apresentações de Trabalho: 5
- MARTINS, L. H. C. . Paisagem e natureza na pintura: experiência estética entre o sujeito e a natureza em Hegel. 2024 (Comunicacao)
- MARTINS, L. H. C. . A Impotência Pictórica: a pintura no limiar conceitual entre a arte moderna e contemporânea. 2024 (Comunicacao)
- MARTINS, L. H. C. . A desmaterialização das artes: a pintura na fronteira entre o moderno e o contemporâneo na estética de Hegel. 2023 (Comunicacao)
- MARTINS, L. H. C. . Enfrentando a Medusa: arte, corpo e sexualidade no Renascimento do Harlem. 2022 (Comunicacao)
- MARTINS, L. H. C. . Do tato ao visar: experiência e estética entre Herder e Hegel. 2022 (Comunicacao)
-
Organização de eventos: 2
- MARTINS, L. H. C. . II Encontro de Estética Moderna. 2024 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) - Universidade de São Paulo (USP))
- MARTINS, L. H. C. ; FERNANDES, A. A. ; PINHEIRO, G. R. ; MONTEIRO, N. ; MORAIS, P. ; OLIVEIRA, R. ; VIEIRA, T. K. ; BERTUCCI, V. T. . Encontro de Estética Moderna. 2022 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
-
Curso de curta duração ministrado: 1
- MARTINS, L. H. C. . Teoria estética e história da pintura durante a idade moderna. 2022 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
-
Projetos de Pesquisa: 2
-
Nome do projeto: A relação de luta e dubiedade entre Conteúdo e Forma durante o surgimento e desenvolvimento da arte simbólica na estética Hegeliana (2019
Atual)
Natureza: Pesquisa
Integrantes: MARTINS, L. H. C. , TOLLE, O. .
Descrição: Estudar e compreender as circunstâncias e diálogos presentes na estética hegeliana durante o estudo sobre a arte simbólica, em vista de compreender como se dá a passagem da pré-arte para a arte, além de tornar apreensível as implicações que surgem a partir da noção de "pré-arte" para Hegel. -
Nome do projeto: A Pintura nos Cursos de Estética: análise, comentários e tradução (2021
Atual)
Natureza: Pesquisa
Integrantes: MARTINS, L. H. C. .
Descrição: O projeto busca desenvolver uma análise da experiência estética da liberdade moderna conforme descrita pela arte particular da pintura nos Cursos de Estética, ministrados por Georg W. F. Hegel na década de 1820. Tomando como base o contexto do surgimento das galerias e museus públicos na Prússia, investigaremos como os cadernos de alunos apresentam versões distintas sobre os limites da arte na filosofia de Hegel. Partindo dessa diversidade de versões sobre o capítulo da pintura, observaremos como a subjetividade livre e infinita em si compõe o início da dissolução da arte no Conteúdo romântico, posteriormente aclamada como "fim da arte". Com isso, encontraremos, no discurso sobre a desmaterialização dos meios artísticos e a aproximação entre a arte e cotidianidade no círculo flamengo da pintura, uma tendência à superação da arte em direção às figuras superiores do espírito absoluto: a religião e a filosofia. Por último, evidenciaremos como estes elementos da pintura são posicionados em uma narrativa histórica sobre o desenvolvimento do espírito, de modo a explicitar o caráter do movimento dialético e histórico que marca o pensamento hegeliano.
-
Nome do projeto: A relação de luta e dubiedade entre Conteúdo e Forma durante o surgimento e desenvolvimento da arte simbólica na estética Hegeliana (2019
Atual)