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Alina da Silva Ribeiro

    • Doutoranda em Ciência Política na Universidade de São Paulo (USP) e mestra em Ciências Sociais pelo Departamento de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Brasília (ELA-UnB). Graduada em Relações Internacionais pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), com período de estudos na Universidad Autónoma de Guadalajara (UAG), México, com bolsa do Programa Santander Universidades. Pesquisa no Núcleo de Democracia e Ação Coletiva do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (NDAC-CEBRAP) e no Núcleo de Estudos Latino-Americanos (NEL-UnB). Principais interesses de pesquisa: América Latina (foco em Brasil e Bolívia), participação social, movimentos indígenas e política externa. E-mail: alinasilvaribeiro@gmail.com

       

      Links:    

    • Movimentos indígenas
    • Participação social
    • América Latina
    • Institucionalização
    • BRESSAN, R. N. ; MENEZES, R. G. ; RIBEIRO, A. S. . Aos trancos e barrancos: o Mercosul na Política Externa Brasileira (2015-2021) Brazilian Journal of International Relations , v. 10 , p. 33 - 54 , 2021. ISSN: 22377743.
    • ANDRADE, L. ; MENDES, Carolina ; RIBEIRO, Alina . Reflexões sobre Estado, neoextrativismo e programas sociais na Bolívia e no Brasil. O Sul Global e o século XXI: novos e antigos arranjos Sul-Sul e Norte-Sul, v. , p. 63 - 88, 2023.
    • RIBEIRO, A. S. ; SCOTELARO, M. . Decoloniality and Contemporary Regionalism in Alianza Bolivariana para los Pueblos de Nuestra América (ALBA). Decolonizing Politics and Theories from the Abya Yala, v. , p. 10 - 27, 2022.
    • FRANCA, G. ; RIBEIRO, Alina ; SILVA, C. A. . Possibilidades e limites para a participação social no G20 Brasil . Boletim Lua Nova , , 11 mar. 2024.
    • ESTEVO, J. ; RIBEIRO, Alina . O Brasil na presidência do G20 Financeiro: agendas, dinâmicas e desafios . Boletim Lua Nova , , 26 jan. 2024.
    • RIBEIRO, Alina . Prática democrática na Bolívia contemporânea: indo além das concepções hegemônicas?. In: 6º Seminário de Graduação e Pós-Graduação em Relações Internacionais da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) , 2022 , São Paulo. Anais do Seminário de Graduação e Pós-graduação em Relações Internacionais. : , .
    • RIBEIRO, A. S. . DEMOCRACIA E MERCOSUL: A suspensão da Venezuela e o rompimento da ordem democrática. In: 25º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília , 2019 , Brasília. Anais e Autores. Brasília : UnB, 2019.
    • RIBEIRO, Alina . Institucionalização, partidos e participação popular: a Bolívia nos anos 2000. 2023 (Seminário)
    • RIBEIRO, Alina . Institucionalização, partidos e participação popular: a Bolívia nos anos 2000. 2023 (Seminário)
    • RIBEIRO, Alina ; ANDRADE, L. . Policies makes politics: os legados de política nos casos do Bolsa Família (Brasil) e Renta Dignidad (Bolívia). 2023 (Outra)
    • RIBEIRO, Alina . Policies make politics: legados de política nos casos do Bolsa Família (Brasil) e Renta Dignidad (Bolívia). 2023 (Seminário)
    • RIBEIRO, Alina ; MENEZES, R. G. . Integração, instituições, democracia e a reconstrução da política externa brasileira. 2023 (Congresso)
    • RIBEIRO, Alina ; MENEZES, R. G. . Democracia, resistencia social y contrahegemonía: análisis del proceso político boliviano (2009-2020). 2023 (Congresso)
    • RIBEIRO, Alina ; MENEZES, R. G. ; SILVA, A. T. R. . Crise ecológica, neoextrativismo e desigualdades: ampliando a agenda da integração sul-americana. 2022 (Outra)
    • RIBEIRO, Alina . Prática democrática na Bolívia contemporânea: indo além das concepções hegemônicas?. 2022 (Seminário)
    • RIBEIRO, Alina . Democratic practice in contemporary Bolivia: Going beyond hegemonic conceptions?.. 2022 (Outra)
    • RIBEIRO, Alina . Prática democrática na Bolívia contemporânea: indo além das concepções hegemônicas?. 2022 (Congresso)
    • RIBEIRO, Alina ; MENDES, Carolina ; ANDRADE, L. . Reflexões sobre Estado, neoextrativismo e programas sociais na Bolívia e no Brasil. 2022 (Congresso)
    • RIBEIRO, Alina ; MENDES, Carolina ; ANDRADE, L. . Reflexões sobre Estado, mineração e programas sociais na Bolívia e no Brasil. 2021 (Seminário)
    • RIBEIRO, Alina . DEMOCRACIA E MERCOSUL: A suspensão da Venezuela e o rompimento da ordem democrática. 2019 (Congresso)
    • RIBEIRO, Alina . El uso de la teoría para la investigación en Relaciones Internacionales - Decolonialidad y RRII. 2022 (Conferência)
    • BRESSAN, R. N. ; MENEZES, R. G. ; RIBEIRO, A. S. . Aos trancos e barrancos: o Mercosul na Política Externa Brasileira (2015-2021). 2021 (Simposio)
  • Programa de Rádio ou TV: 5
    • RIBEIRO, A. S. . Internacionalização abre portas para novos aprendizados. 2019 IESB
    • RIBEIRO, A. S. . Estudante de Relações Internacionais é escolhida para bolsa Ibero Americana do Santander. 2019 IESB
    • RIBEIRO, A. S. ; REIS, Andressa ; PEREIRA, Jennifer ; PIRES, Victor . IESB tem participação no III Simulado de Direitos Humanos da ONU. 2018 IESB
    • RIBEIRO, A. S. . IESB - Teoria com Prática - Alina. 2018 Youtube
    • RIBEIRO, Alina . Campanha incentiva jovens a votar nas eleições. 2024 TV Brasil
    • IESB, Integri ; RIBEIRO, A. S. . Simulação de Negociações Internacionais (SINEI). 2016 (Centro Universitário IESB)
    • RIBEIRO, A. S. . Cinepol - Semana de Cinema e Política. 2016 (Centro Universitário IESB)
    • ALMEIDA, E. L. ; MENEZES, R. G. ; RIBEIRO, A. S. ; SILVA, A. T. R. ; POTIARA, C. ; THOMAZ, L. F. ; ANDRADE, L. ; SCOTELARO, M. ; MELLO, R. ; SALGADO, P. ; CARDOCH, R. ; PAPADOPOULOS, Y. G. S. . II Seminário Estudos sobre o Sul Global. 2021 (Universidade de Brasília)
    • RIBEIRO, Alina ; NICODEMOS, B. ; INFANGER, C. ; BERNARDINO, F. ; THEODOZIO, J. ; BENEDITO, S. ; OLIVEIRA, T. . XI Fórum Brasileiro de Pós- Graduação em Ciência Política (FBCP) - 2025. 2023 (Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP))
    • RIBEIRO, Alina ; SILVA, A. T. R. ; MENDES, Carolina ; ANDRADE, L. ; OLIVEIRA, Alessandro ; NASCIMENTO, A. M. ; ALMEIDA, B. R. D. P. ; SILVA, D. B. P. E. ; RODRIGUES, F. L. V. ; VELOSO, J. G. ; FREITAS, H. N. V. ; LICONTI, J. L. ; HARTMANN, L. ; LIMA, L. J. R. S. ; NEVES, P. F. A. C. ; RIBEIRO, R. C. ; FLORENCIO, S. P. N. . III Seminário Narrativas Interculturais, Decoloniais e Antirracistas em Educação: práticas e saberes para o bem comum e a boa vida. 2022 (Grupo de Pesquisa Educação, Saberes e Decolonialidades)
    • Nome do projeto: Mecanismos de implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em quatro países dos BRICS (Brasil, China, África do Sul e Índia) (2018 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RIBEIRO, A. S. , KATO, Karina , FERREIRA, Luiz , GARCIA, Ana , DIAS, Ricardo , COSTA, João , BARREIROS, Mariana , GONÇALVES, Bruna , COSTA, Pedro , CURTY, Rodrigo , BITENCOURT, Yasmin , MORAES, Lucas .
      Descrição: Assistente de pesquisa pelo Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS). A pesquisa foi realizada para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) da Organização das Nações Unidas (ONU) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e foi coordenada por Karina Kato, que é professora do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ) e pesquisadora do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS). O projeto teve duração de cinco meses, de agosto a dezembro de 2018. O objetivo geral da pesquisa era realizar um conjunto de estudos a fim de fornecer subsídios técnicos para o fortalecimento da cooperação brasileira para o desenvolvimento sustentável. A partir da sistematização de um amplo conjunto de artigos científicos e de documentos técnicos, procurou-se identificar similaridades e convergências entre os mecanismos políticos, institucionais, econômicos e de outras naturezas entre quatro países constituintes do BRICS (Brasil, Índia, China e África do Sul), tendo em vista fortalecer a cooperação em torno dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
    • Nome do projeto: Campos de produção de conhecimento e informação sobre a América Latina no Brasil (2019 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RIBEIRO, A. S. , TAVOLARO, L. , BARROS, Flávia , MACHADO, Débora .
      Descrição: O objetivo é investigar os processos de formação, a organização e o funcionamento dos campos de produção e difusão de conhecimento e informação sobre a ´América Latina` no Brasil, constituídos por diversos tipos de iniciativas institucionais criadas nas últimas quatro décadas e meia no país. A investigação de tais processos parte de um conjunto selecionado de iniciativas institucionais no país, as quais elegem a América Latina como unidade de análise e/ou foco de atuação. Assim, o objetivo é também analisar estas iniciativas institucionais, suas histórias, estruturas e dinâmicas, as diversas abordagens e perspectivas temáticas regionais latino-americanas. A análise priorizará especialmente as representações, narrativas e agendas promovidas pelo conjunto das iniciativas institucionais que são relacionadas a desenvolvimento e democracia na América Latina. Trata-se de temas que tradicionalmente mobilizam arenas acadêmicas, políticas e societais no Brasil e demais países latino-americanos, sobretudo em períodos de grandes crises, como as vivenciadas contemporaneamente na região. Ao mesmo tempo, a análise priorizará as influências e impactos dos campos de produção e difusão de conhecimento e informação sobre a ´América Latina` no Brasil sobre os processos de regionalização e integração na região. Nosso objetivo, portanto, compreende a análise das dimensões sócio-político-cultural-científicas de processos de regionalização e integração regional ainda pouco conhecidas para além das convencionais dimensões políticas e econômicas. Consideramos os campos de produção e difusão de conhecimento e informação sobre a ´América Latina` no Brasil como janelas de relevância estratégica para a exploração de dimensões sócio-político-culturais-científicas de processos de regionalização e integração regional, as quais contam com o importante protagonismo de iniciativas institucionais brasileiras. O objeto de investigação, portanto, compreende um conjunto inicial de 146 iniciativas institucionais, públicas e privadas, em operação no presente, as quais elegem centralmente América Latina como unidade de análise e/ou como foco de atuação.
    • Nome do projeto: Educação, Saberes e Decolonialidades (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RIBEIRO, A. S. , SILVA, P. A. , SANTIAGO, J. C. S. , MERCON, J. , FAVILLA, K. C. , SALES, L. T. , DIAS, L. O. , FONSECA, M. B. , SANTANA, R. O. , SPAMER, H. , SILVA, T. S. C. , COSTA, A. R. , DORNELES, A. B. , SOARES, I. R. , CASTELLANOS, I. A. P. , LACEY, H. M. , FARRERO, J. G. , RODRIGUES, J. C. A. , SILVA, G. M. , SILVA, A. T. R. , NEVES, P. F. A. C. , ANDRADE, L. , NASCIMENTO, A. M. , ALMEIDA, B. R. D. P. , SILVA, D. B. P. E. , RODRIGUES, F. L. V. , FREITAS, H. N. V. , RIBEIRO, R. C. , FRANCA, G. C. , FLORENCIO, S. P. N. , MARTINELLI, B. M. , OLIVEIRA, A. R. , MARTINS, A. B. T. , MORAES, E. N. S. , DEUS, E. , SACRAMENTO, E. C. , SIMON-MARTIN, M. .
      Descrição: O grupo se dedica aos estudos do decolonial em duas dimensões: enquanto projeto teórico emergente que analisa a modernidade/colonialidade/decolonialidade desde a perspectiva dos povos subalternizados; enquanto um conjunto de práticas educativas, epistêmicas e ecológicas insurgentes que ganham lugar em diferentes contextos (urbanos e rurais) e espaços formativos (populares e institucionais). Reúne pesquisas dedicadas aos seguintes temas: Pedagogias decoloniais e antirracistas: educação para a interculturalidade e educação diferenciada em contextos de povos e comunidades tradicionais (PCTs) do campo, das águas e das florestas; Diálogo de saberes e pluralismo epistêmico: intercientificidade, racismo epistêmico e justiça cognitiva; Práticas transformativas de produção do conhecimento: pesquisa colaborativa, pesquisa ancestralmente orientada, oralituras e escrevivências; O pluriverso na prática: ontologias simétricas, saberes, modos de vida e sustentabilidade de PCTs.
    • Nome do projeto: Núcleo de Estudos Latino-Americanos (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RIBEIRO, A. S. , COSTA, J. D. , CAIXETA, M. B. , SILVA, C. A. , VALDEZ, R. C. C. , GOMES, R. N. , SALGADO, P. L. D. , BRAGATTI, M. C. , FRANCA, L. D. J. , MARIANO, K. L. P. , PAPADOPOULOS, I. , ALMEIDA, E. L. , FLORES, F. I. P. , BIN, D. , CASTRO, C. P. R. , BRUSSI, A. J. E. , MELLO, R. , SCOTELARO, M. , ANDRADE, L. , THOMAZ, L. F. , MENEZES, R. G. , BUSTAMANTE, S. A. D. .
      Descrição: O núcleo de pesquisa é composto por alunos de graduação e pós-graduação do Instituto de Relações Internacionais e do Departamento de Estudos Latino-Americanos (Universidade de Brasília) que desenvolvem atividades de leitura, discussão e produção de textos. Também poderão ser admitidos alunos e professores de outras instituições ou unidades acadêmicas, os quais poderão ser admitidos como coordenadores-adjuntos ou pesquisadores. O objetivo geral é estabelecer uma estrutura institucional que facilite a produção de textos para publicação, individual ou coletivamente, bem como a realização de eventos acadêmicos (seminários, palestras etc.). Trata-se de um grupo de pesquisa multidisciplinar sem fins lucrativos.
    • Nome do projeto: Tecendo saberes: oficinas de técnicas e metodologias de trabalhos acadêmicos (2022 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RIBEIRO, A. S. , MENEZES, R. G. , SILVA, A. T. R. , ANDRADE, L. , NEVES, Paula Fernandes , MENDES, Carolina , FLORENCIO, Saulo .
      Descrição: A Associação dos Acadêmicos Indígenas da Universidade de Brasília (AAIUnB) e o Grupo de Pesquisa Educação, Saberes e Decolonialidades (GPDES/UnB) coordenam em parceria o projeto de extensão intitulado "Tecendo Saberes: oficinas de técnicas e metodologias de trabalhos acadêmicos". O objetivo do projeto é auxiliar estudantes indígenas com dificuldades em relação aos processos de escrita e leitura em língua portuguesa, contribuindo para o letramento acadêmico, bem como para manejo e o domínio de gêneros textuais, técnicas e ferramentas metodológicas. As oficinas serão realizadas aos sábados nos meses de julho, agosto e setembro de 2022, com um total de 11 encontros presenciais, no espaço da Maloca, cabendo a/ao estudante definir as oficinas e temas de interesse nas quais pretende participar. O projeto tem como público-alvo estudantes indígenas da UnB, regularmente matriculados em cursos de graduação e pós-graduação. As oficinas serão práticas e orientadas para um percurso formativo ativo e intercultural, com vistas a impulsionar a autonomia, o êxito no curso, o incentivo à publicação e à partilha dos conhecimentos na universidade. Serão fornecidos materiais didáticos, em formato audiovisual e escrito, para as/os estudantes que participarem das oficinas.
    • Nome do projeto: Projeto Refugiados - Observatório de Direitos Humanos (2016 - 2018
      Natureza: Outra
      Integrantes: RIBEIRO, A. S. , GALLARDO, F. .
      Descrição: O projeto é uma parceria do Observatório de Direitos Humanos do Centro Universitário IESB com o programa de Extensão da Universidade de Brasília (UNB), com apoio do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e têm como objetivo dar aulas de português, além de atendimento social e jurídico gratuito para refugiados e imigrantes que residem em Brasília, especificamente nas cidades satélites: Samambaia, Recantos das Emas e Riacho Fundo. A partir disso, é possível facilitar a inserção destes indivíduos em um novo país, possibilitando oportunidades de emprego e educação.