Não autenticado |

Ingrid de Mesquita Cordeiro

    • Mestranda no Programa de pós-graduação em Letras Estrangeiras e Tradução da Universidade de São Paulo, com pesquisa financiada pela FAPESP. É bacharela e licenciada em Letras nas habilitações Português/Francês pela Universidade de São Paulo com período de extensão universitária na Sorbonne Université, o qual foi financiado com bolsa-mérito. Desenvolveu pesquisa de iniciação científica na área de literatura francesa moderna, cujo título foi "Realidade e ficção por meio do procedimento da mise en abyme no romance "Os Moedeiros Falsos", de André Gide". Ainda na graduação, também atuou como monitora de língua francesa pelo PEEG (2019) e tutora PAP (2022) de Romance Francês II, disciplinas obrigatórias da graduação em letras-francês da Universidade de São Paulo. Atualmente, pesquisa o ideal de escritor em André Gide e Marcel Proust através de escritos publicados nos anos de escrita do primeiro volume de "Em busca do tempo perdido" (1907-1910) e do romance "Os Moedeiros Falsos" (1919-1925) e realiza estágio de pesquisa na Sorbonne Université, sob a supervisão de Christophe Pradeau, também com finaniaciamento da FAPESP. Além disso, é membro do grupo "Enseigner Proust", faz parte dos grupos de pesquisa "Laboratório do Manuscrito Literário" e "Criação e Crítica", atua nos cursos de extensão da FFLCH, como ministrante do "Club de lecture : Littérature, cinéma et d'autres arts" e participa do grupo de formação de professores de língua e literatura francesa dos cursos de extensão da FFLCH.

       

      Links:    

    • CORDEIRO, I. M. ; ALMEIDA, A. B. . A valoração das imagens proustianas em dois ensaios de André Gide JANGADA: CRÍTICA, LITERATURA, ARTES , v. 12 , p. 1 - 10 , 2024. ISSN: 23174722.
    • CORDEIRO, I. M. . André Gide, leitor de Marcel Proust. Literaturas Francófonas VIII: debates interdisciplinares e comparatistas, v. 8, p. 176 - 187, 2024.
    • CORDEIRO, I. M. . O ideal de escritor em André Gide e Marcel Proust. In: XXVII Seminário de teses em andamento , 2023 , Campinas. Caderno de resumos do XXVII SETA e XIX SePeG. Campinas : Unicamp, 2023.
    • CORDEIRO, I. M. . A elaboração e aplicação de uma sequência didática em torno do gênero ?affiche publicitaire? em sala de aula de FLE. In: VII Encontro das Metodologias de Ensino de línguas estrangeiras , 2022 , SÃO PAULO. CADERNO DE RESUMOS VII Encontro das Metodologias de Ensino de Línguas Estrangeiras. : , 2022.
    • CORDEIRO, I. M. . O inacabamento no romance 'Os Moedeiros Falsos', de André Gide.. In: IV En_letra , 2022 , São Paulo. Caderno de resumos- IV En_Letra. : , 2022.
    • CORDEIRO, I. M. . Ficção e realidade por meio da mise en abyme no romance 'Os Moedeiros Falsos', de André Gide.. In: 29º Simpósio Internacional de Iniciação Científica (SIICUSP) , 2021 , SÃO PAULO. Publicações SIICUSP. : , 2021.
    • CORDEIRO, I. M. . Relatório de qualificação - Mestrado. 2024 (Relatorio_tecnico)
    • CORDEIRO, I. M. . Projeto BEPE - FAPESP. 2024 (Elaboracao_de_projeto)
    • CORDEIRO, I. M. . Revisão de artigo Criação & Crítica n. 37. 2023 (Outra)
    • CORDEIRO, I. M. . Mário de Andrade lê Marcel Proust. 2024 (Simposio)
    • CORDEIRO, I. M. . O ideal de escritor em André Gide e Marcel Proust: pressupostos e considerações iniciais. 2023 (Comunicacao)
    • CORDEIRO, I. M. . André Gide, leitor de Marcel Proust. 2023 (Seminário)
    • CORDEIRO, I. M. . O ideal de escritor em André Gide e Marcel Proust. 2023 (Seminário)
    • CORDEIRO, I. M. . A elaboração e aplicação de uma sequência didática em torno do gênero ?affiche publicitaire? em sala de aula de FLE ​. 2022 (Outra)
    • CORDEIRO, I. M. . O inacabamento no romance 'Os Moedeiros Falsos', de André Gide.. 2022 (Outra)
    • CORDEIRO, I. M. . O inacabamento no romance Os Moedeiros Falsos, de André Gide. 2022 (Seminário)
    • CORDEIRO, I. M. . Ficção e realidade por meio da mise en abyme no romance Os Moedeiros Falsos, de André Gide.. 2021 (Simposio)
    • CORDEIRO, I. M. . Ficção e realidade por meio da mise en abyme no romance Os Moedeiros Falsos, de André Gide.. 2021 (Simposio)
    • CORDEIRO, I. M. . O uso de gêneros textuais na sala de aula de FLE: Compreensão e Produção em língua estrangeira pela perspectiva acional. 2020 (Conferência)
    • CORDEIRO, I. M. ; LOUSADA, E. G. . XIXe Journée de Formation - Matériel didactique : contributions et enjeux dans les pratiques enseignantes. 2019 (USP ; APFESP)
    • CORDEIRO, I. M. . XI Encontro de Pesquisas do Francês. 2019 (USP)
    • CORDEIRO, I. M. ; LOUSADA, E. G. . XXe Journée de Formation - Pratiques pédagogiques numériques: rôle, atouts et défis dans l'enseignement-apprentissage du FLE à l'heure actuelle. 2020 (USP; AFPESP)
    • CORDEIRO, I. M. . III Encontro das Metodologias de Línguas Estrangeiras. 2020 (CEPEL; FEUSP)
    • CORDEIRO, I. M. ; LOUSADA, E. G. . XXIe Journée de Formation. 2020 (Cursos Extracurriculares da FFLCH-USP ; APFESP)
    • CORDEIRO, I. M. . IVe Rencontres en français. 2020 (Cursos Extracurriculares da FFLCH-USP ; APFESP)
    • CORDEIRO, I. M. . IIIe Rencontres en français. 2019 (Universidade de São Paulo; APFESP)
    • CORDEIRO, I. M. ; CARRA, G. A. . Romanesco - grupo de leitura de romances da USP: Os irmãos Karamázov, de Fiódor Dostoiévski. 2022 ()
    • CORDEIRO, I. M. ; CARRA, G. A. . Romanesco - grupo de leitura de romances da USP: A morte em Veneza, de Thomas Mann.. 2022 ()
    • CORDEIRO, I. M. ; CARRA, G. A. . Romanesco - grupo de leitura de romances da USP: Na colônia penal, de Franz Kafka.. 2022 ()
    • CORDEIRO, I. M. ; CARRA, G. A. . Romanesco - grupo de leitura de romances da USP: Primeiro amor, de Ivan Turguêniev. 2022.. 2022 ()
    • CORDEIRO, I. M. ; CARRA, G. A. . Romanesco - grupo de leitura de romances da USP: Os irmãos Karamázov, de Fiódor Dostoiévski, com Elena Vássina.. 2022 ()
    • CORDEIRO, I. M. ; CARRA, G. A. . Romanesco - grupo de leitura de romances da USP: O Estrangeiro, de Albert Camus. 2022 ()
    • CORDEIRO, I. M. ; CARRA, G. A. ; GESSO, G. A. ; FÜRST, N. P ; VIEIRA, M. R. F. . Romanesco - grupo de leitura de romances da USP: O deserto dos tártaros de Dino Buzzati. 2023 ()
    • CORDEIRO, I. M. ; CARRA, G. A. ; GESSO, G. A. ; FÜRST, N. P ; VIEIRA, M. R. F. . Romanesco - grupo de leitura de romances da USP: Um copo de cólera, de Raduan Nassar. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • CORDEIRO, I. M. ; LOUSADA, E. G. . Des genres d'activité scolaire pour enseigner la lecture/littérature. XXVIe Journée de Formation « Fabriquer des outils didactiques pour l?enseignement des langues : les enseignant.e.s de FLE entre artistes et artisans. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • CORDEIRO, I. M. ; CARRA, G. A. ; GESSO, G. A. ; FÜRST, N. P ; VIEIRA, M. R. F. . Romanesco - grupo de leitura de romances da USP: Os anos, de Annie Ernaux. (MEDIADORA). 2023 ()
    • CORDEIRO, I. M. ; CARRA, G. A. ; VASCONCELOS, G . Romanesco - grupo de leitura de romances da USP: Final do jogo, de Júlio Cortázar. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • CORDEIRO, I. M. ; CARRA, G. A. ; OLIVEIRA, A. C. S. ; MIRANDA, R. A. ; VASCONCELOS, G . Romanesco - grupo de leitura de romances da USP: O sermão sobre a queda de roma, de Jérôme Ferrarri. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • LOUSADA, E. G. ; CORDEIRO, I. M. ; LE TALLUDEC, P. C. ; BASTIANELLO, R. T ; ABREU, H. O. ; ALMEIDA, M. A. T. ; DIAZ, A. D ; DAMASCENO, M. ; LAREDO, R. ; GIMENEZ, J. . XXVIIe Journée de Formation. 2024 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP)
    • CORDEIRO, I. M. ; CARRA, G. A. ; GESSO, G. A. ; GATTI, A. C. ; VASCONCELOS, G . Romanesco - grupo de leitura de romances da USP: A outra volta do parafuso, de Henry James. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • CORDEIRO, I. M. ; H.A Costa . Oficina de Francês Oral para Iniciantes. 2019 (Centro Interdepartamental de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • CORDEIRO, I. M. ; MIRANDA, R. A. . O aprendizado do francês por meio da cultura francófona. 2022 (Faculdade de Educação)
    • CORDEIRO, I. M. ; ALMEIDA, A. B. . Ficção e realidade por meio da mise en abyme no romance Os Moedeiros Falsos, de André Gide (Relatório Final). 2022
    • CORDEIRO, I. M. ; ALMEIDA, A. B. . Ficção e realidade por meio da mise en abyme no romance Os Moedeiros Falsos, de André Gide (Relatório Parcial). 2021
    • CORDEIRO, I. M. . O cartaz publicitário em francês para nível A2. 2022 (Sequência didática)
  • Projetos de Pesquisa: 4
    • Nome do projeto: Ficção e realidade por meio da mise en abyme no romance Os Moedeiros Falsos de André Gide. (2021 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CORDEIRO, I. M. , ALMEIDA, A. B. .
      Descrição: A pesquisa visou investigar as relações de tensão entre realidade e ficção no romance "Os Moedeiros Falsos" de André Gide a partir do procedimento da "mise en abyme". A obra "Os Moedeiros Falsos"(1925), de André Gide, é tida como fundamental para os estudos concernentes à literatura moderna, ao gênero romance, à criação literária e à ficcionalidade da obra de arte, tendo grande importância na sua época de publicação e sobre seus sucessores. Uma das particularidades que fizeram com que o romance adquirisse notoriedadeno seu domínio de estudos foi a publicação,dois anos depois,do diário homônimo (1927), o qual revelou as ambições criativas de André Gide evidenciou ainda mais o procedimento de mise enabymejá presente no romance.Entre os pontos da obra que podem ser iluminados pela mise en abyme, destaca-se a problemática a tensão entre realidade e ficção no fazer romanesco. A pesquisa foi apresentada em quatro ocasiões, inclusive na Etapa Internacional do 28 Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (28 SIICUSP).
    • Nome do projeto: O ideal de escritor em André Gide e Marcel Proust (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CORDEIRO, I. M. , ALMEIDA, A. B. .
      Descrição: André Gide e Marcel Proust receberam, por parte da crítica, estudos recentes a respeito das relações entre ambos. Contudo, um ponto ainda não muito explorado entre os dois é o de seus ideais de escritor. À la recherche du temps perdu, de Proust, e Les faux-monnayeurs, de Gide, são romances cujos narradores-protagonistas são escritores. Como em seus romances, a figura do escritor também aparece constantemente nos escritos não ficcionais dos dois autores é o caso do Journal, de Gide, e dos ensaios literários deste e de Proust textos que, nos últimos anos, estão ganhando um grande interesse nos campos de estudos gideanos e proustianos. Nesses escritos, através de suas críticas a outros escritores e obras e de leis generalizantes sobre como se deve escrever, eles estabelecem valores e postulações teóricas que revelam os seus próprios ideais de escritor. No entanto, os dois autores, embora contemporâneos, parecem possuir valores diferentes e teorias distintas em relação ao escritor e sua prática, o que parece deixar entrever que seus ideais não se convergem. Em nosso estudo, a partir do levantamento e análise de seus valores e teorias, faremos a comparação do ideal de escritor - com ênfase no escritor romancista - em alguns textos extraliterários de ambos. Escolhemos trabalhar com o período de 1907-1910 para Proust, anos que cobrem o período de escrita do primeiro volume da Recherche; e, para Gide, de 1919-1925, anos que perpassam a escrita de seu único romance Les faux-monnayeurs. Dada a importância que o escritor tem em suas principais obras, entendemos, então, que o ideal do escritor é um elemento-chave para a compreensão das suas próprias práticas literárias e dos seus próprios romances
    • Nome do projeto: Romanesco - grupo de leitura de romances da USP (2022 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CORDEIRO, I. M. , CARRA, G. A. , MIRANDA, R. A. , GESSO, G. A. , FÜRST, N. P , GATTI, A. C. , VASCONCELOS, G , OLIVEIRA, A. C. S. .
      Descrição: Grupo que promove reuniões com conversas literárias sobre romances modernos e contemporâneos. Inicialmente formado por grupo de alunos do curso de Letras/USP, o projeto expandiu-se e contempla quaisquer interessados em participar de um espaço de discussõjavascript:void(0)es sobre literatura.
    • Nome do projeto: Enseigner Proust (2024 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CORDEIRO, I. M. , MORET-JANKUS, P. , LAVERGNE, M. , MONGY, J. , BREZET, M. , BOURIN, S. , SPAAK, J. , DEGROOTE, L. .
      Descrição: Sob a supervisão de Pauline Moret-Jankus, o grupo de trabalho Enseigner Proust, fundado em 2023, adota uma perspectiva diferente dentro dos estudos proustianos, propondo estudar a obra de Proust de um ponto de vista didático. Além de uma análise aprofundada do ensino de Proust no sistema escolar e no ensino de FLE, serão discutidas modalidades concretas desse ensino, tanto na escola primária quanto na secundária, recolocando assim a transmissão do saber no centro da pesquisa.