Não autenticado |

Carolina Vanso França

    • Mestranda na área de Estudos Linguísticos do Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução (LETRA) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. Bacharela e licenciada Letras (Português-Francês) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, bacharela e licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com ênfase em História da Latino-América. Especialista em História, Sociedade e Cultura pela mesma universidade. Em 2018 foi Assistant de Langue Vivante Étrangère (ALVE) no Lycée Mélkior-Garré, em Caiena, na Guiana Francesa. Seus interesses de pesquisa envolvem intersecções entre língua e literatura, a intermidialidade, o gênero literário digital fanfiction, a tradução literária, a intercompreensão em línguas românicas, os multiletramentos na educação linguística crítica. É membro do Grupo de Estudo En développement... en scène, do Laboratório de Práticas e Estudos Teatrais em Francês (sob a supervisão do professor doutor Paulo Roberto Massaro - FFLCH/USP). Em 2014, foi aprovada no Concurso Público para provimento de cargos de Professor Educação Básica II, para a disciplina de História, do Estado de São Paulo.

       

      Links:    

    • FRANÇA, CAROLINA VANSO . UM PROJETO DE ESCRITA AUTORAL INTERMIDIÁTICA: O VÍDEO-ENSAIO DIES IRAE, HOMINES IRAE SCRIPTA ALUMNI , v. 22 , p. 1 - 17 , 2019. ISSN: 19846614.
    • FRANÇA, C. V. ; MASSARO, P. R. ; SILVA, K. A. . Fronteiras língua-literatura em um módulo de Português do Brasil como língua adicional na Guiana Francesa. Contatos franco-brasileiros: retrospectivas e perspectivas, v. 1, p. 205 - 237, 2022.
    • FRANÇA, C. V. . Disque m para meta. ÚNICA - Estudos hitchcockianos, v. 1, p. 8 - 177, 2018.
    • FRANÇA, C. V. ; SEPULVEDA, F. P. ; ANACLETO, J. V. . Three authors of the gentler sex: Alice Knaji, Dulce Carneiro, Annemarie Heinrich. São Paulo : Utópica , 2020 (Tradução)
    • FRANÇA, C. V. . Livros 3, 4, 5 e 6 de História, 1º ano do Enisno Médio. 2017 (Parecer)
    • FRANÇA, C. V. . UNIEXPO 2008 - IX Exposição Teenager de Universidades e Profissões. 2008 (Assessoria)
    • FRANÇA, C. V. . Guyane: un territoire français en Amérique du Sud. 2022 (Outra)
    • FRANÇA, C. V. . Une révolution de la lecture / écriture: le genre littéraire numérique fanfiction. 2022 (Outra)
    • FRANÇA, C. V. . Diálogos e Carreiras: o profissional de Letras. 2016 (Conferência)
    • FRANÇA, C. V. . Entre o texto literário e o oral: a competência leitoral em jogo. 2019 (Comunicacao)
    • FRANÇA, C. V. ; MASSARO, P. R. . Interfaces língua/literatura em um curso de Português do Brasil, língua adicional na Guiana Francesa: recepção e produção. 2019 (Comunicacao)
    • FRANÇA, C. V. ; MASSARO, P. R. . Raconter des histoires, raconter l'histoire en langue étrangère. 2019 (Comunicacao)
    • FRANÇA, C. V. . Le genre littéraire numérique fanfiction en cours de FLE: une révolution de la lecture-écriture. 2022 (Comunicacao)
  • Organização de eventos: 1
    • FRANÇA, C. V. . 2º IFrancofonia - Dia Internacional da Francofonia. 2019 (Instituto Federal do Amapá e Lycée Polyvalent Melkior-Garré)
    • FRANÇA, C. V. . Guyane: un territoire français en Amérique du Sud. 2022 (Material didático para ensino de língua francesa)
    • FRANÇA, C. V. . Une révolution de la lecture / écriture: le genre littéraire numérique fanfiction. 2022 (Material didático para ensino de língua francesa)
    • FRANÇA, C. V. ; LIMA, A. O. . Le H.G. Wells de la science-fiction française. 2021 (Material didático para ensino de língua francesa)
    • FRANÇA, C. V. ; LIMA, A. O. . La vie de Gilles Deleuze. 2021 (Material didático para ensino de língua francesa)
    • FRANÇA, C. V. ; MASSARO, P. R. . Atelier de lecture et d'écriture en langue portugaise brésilienne en Guyane. 2018 (Material didático para ensino de literatura brasileira na guiana francesa)
    • Nome do projeto: Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação - Projeto de monitoria em Francês V (2022 - 2022
      Natureza: Ensino
      Integrantes: FRANÇA, C. V. , MASSARO, P. R. , LIMA, A. O. .
      Descrição: Esta proposta de monitoria abrange a disciplina obrigatória Francês V (FLM1134) do curso de graduação em Letras, habilitação em Francês, ministrada no período noturno no primeiro semestre de 2022. As atividades de monitoria desenvolvidas ao longo do semestre tiveram como foco a pesquisa de materiais e seleção de documentos para a elaboração de atividades complementares ao desenvolvimento dos conteúdos da disciplina, sobretudo no que diz respeito a competências de produção escrita, no escopo do qual aplicou-se um atelier sobre a Guiana Francesa.
    • Nome do projeto: Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação - Projeto de monitoria em Francês III (2022 - 2022
      Natureza: Ensino
      Integrantes: FRANÇA, C. V. , MASSARO, P. R. .
      Descrição: Esta proposta de monitoria abrange a disciplina obrigatória Francês III (FLM1132) do curso de graduação em Letras, habilitação em Francês, ministrada no período noturno no primeiro semestre de 2022. As atividades de monitoria desenvolvidas ao longo do semestre tiveram como foco a pesquisa de materiais e seleção de documentos para a elaboração de atividades complementares ao desenvolvimento dos conteúdos da disciplina, sobretudo no que diz respeito às competências de compreensão e produção escrita, através da aplicação de uma oficina experimental que resultou em criações autorais intermidiáticas pelos estudantes matriculados na referida disciplina sob o gênero literário digital fanfiction.
    • Nome do projeto: Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação - Projeto de monitoria em Francês V (2020 - 2020
      Natureza: Ensino
      Integrantes: FRANÇA, C. V. , MASSARO, P. R. , LIMA, A. O. .
      Descrição: Esta proposta de monitoria abrange a disciplina obrigatória Francês V (FLM1134) do curso de graduação em Letras, habilitação em Francês, ministrada no período noturno no primeiro semestre de 2020. As atividades de monitoria desenvolvidas ao longo do semestre tiveram como foco a pesquisa de materiais e seleção de documentos para a elaboração de atividades complementares ao desenvolvimento dos conteúdos da disciplina, sobretudo no que diz respeito às competências de produção oral e produção escrita. Aplicação de atividades elaboradas, correção de exercícios extras e esclarecimento de dúvidas em sessões de atendimento a alunos matriculados na disciplina realizadas em contra-turno, às 6as. feiras.
    • Nome do projeto: Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação - Projeto de monitoria em Francês VI (2020 - 2020
      Natureza: Ensino
      Integrantes: FRANÇA, C. V. , MASSARO, P. R. , LIMA, A. O. .
      Descrição: Esta proposta de monitoria abrange a disciplina obrigatória Francês VI (FLM1135) do curso de graduação em Letras, habilitação em Francês, ministrada no período noturno no primeiro semestre de 2020. As atividades de monitoria desenvolvidas ao longo do semestre tiveram como foco a pesquisa de materiais e seleção de documentos para a elaboração de atividades complementares ao desenvolvimento dos conteúdos da disciplina, sobretudo no que diz respeito às competências de produção oral e produção escrita. Aplicação de atividades elaboradas, correção de exercícios extras e esclarecimento de dúvidas em sessões de atendimento a alunos matriculados na disciplina realizadas em contra-turno, às 6as. feiras.
    • Nome do projeto: Intermidialidade e autoria em língua francesa (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FRANÇA, C. V. , MASSARO, P. R. , PANIGHEL, G. P. , AVELINO, D. A. .
      Descrição: Fundamentado nos conceitos de multimodalidade (KRESS, 2010) e de intermidialidade (MÜLLER, 2000; CLÜVER, 2008; ELLESTRÖM, 2010), este projeto analisa produções multimodais realizadas em francês língua estrangeira por sujeitos-aprendizes, geradas por processos de translação intermidiática entre textos literários e obras artísticas em outras linguagens. O projeto tem por objetivos 1) descrever e analisar processos de autoria intermidiática; 2) analisar e discutir as implicações de translações intermidiáticas no processo de discursivização em francês, língua estrangeira.
    • Nome do projeto: En développement... En scène (2020 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FRANÇA, C. V. , MASSARO, P. R. , SILVA, G. P. B. , ECCARD, L. , SA, L. C. , GOUVEA, V. G. M. , ALMEIDA, M. A. T. , PERES, I. L. P. , OLIVEIRA, B. S. , SILVA, H. , LIMA, A. O. .
      Descrição: Vinculado ao Laboratório de Práticas e Estudos Teatrais em Francês (LaPETF), o Grupo de Estudos En développement... En scène foi criado em abril de 2020, em resposta à deflagração da crise sanitária e social decorrente da pandemia de COVID-19. Tem por objetivo geral fornecer subsídios metodológicos para comunidades escolares públicas atingidas pela pandemia. Produzir vídeos instrucionais que, veiculados remotamente, estimulem jovens estudantes em situação de vulnerabilidade social a se expressar artisticamente pela linguagem videográfica, transformando-os assim em agentes de (trans)formação social.
    • Nome do projeto: LaPETF - Laboratório de Práticas e Estudos Teatrais em Francês (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FRANÇA, C. V. , MASSARO, P. R. , SILVA, G. P. B. , ECCARD, L. , SA, L. C. , GOUVEA, V. G. M. , ALMEIDA, M. A. T. , OLIVEIRA, B. S. , LIMA, A. O. .
      Descrição: Grupo de estudos teóricos e de experimentações que se dedica às potencialidades do teatro em língua francesa, suas relações com outras práticas artísticas e culturais, bem como sobre suas decorrências para o campo da aquisição-aprendizagem de línguas
    • Nome do projeto: Atelier de lecture et d'écriture en langue portugaise brésilienne en Guyane (2018 - 2019
      Natureza: Ensino
      Integrantes: FRANÇA, C. V. , MASSARO, P. R. .
      Descrição: Projeto de ensino elaborado dentro do escopo da pesquisa "Textes littéraires brésiliens dans l'acquisition-apprentissage du portugais, langue additionnelle en Guyane", que foi posteriormente analisado no Trabalho de Graduação Individual "Entre textos literários e a oralidade: a leitura em jogo".