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Lutti Mira Salineiro

    • Graduado em filosofia pela Universidade de São Paulo (2014-2018). Desenvolveu pesquisa de iniciação científica (2016-2018) no âmbito da primeira geração da Teoria crítica, especialmente sobre o pensamento sociológico e estético de Theodor W. Adorno. Teve, de janeiro a abril de 2018, bolsa de estágio de pesquisa no exterior na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, sob orientação da professora Katia Genel. Realiza atualmente doutorado direto em filosofia pela Universidade de São Paulo (2019-) a respeito dos Grundrisse de Karl Marx, com estágio de pesquisa no laboratório SOPHIAPOL da Université Paris Nanterre sob a supervisão de Emmanuel Renault (2022-2024).

       

      Links:    

    • MIRA, Lutti . Exposição e história em Formas que precedem a produção capitalista, de Karl Marx REVISTA DISSERTATIO DE FILOSOFIA , v. 54 , p. 33 - 69 , 2023. ISSN: 19838891.
    • MIRA, Lutti . Por que é a nova arte de tão difícil compreensão? Um estudo sobre o primeiro modelo adorniano de sociologia musical (1931-1932) EM CURSO , v. 5 , p. 1 - 12 , 2018. ISSN: 23595841.
    • MIRA, Lutti . Adorno e a pesquisa empírica no contexto norte-americano Primeiros Escritos - USP , v. 9 , p. 189 - 219 , 2018. ISSN: 25945920.
    • MIRA, Lutti . A alienação nos Grundrisse (1857-58) de Karl Marx. Anais da XXI Semana Acadêmica do PPG em Filosofia da PUCRS, v. , p. 163 - 179, 2021.
    • Salineiro, Lutti . A HISTORICIDADE DA ECONOMIA POLÍTICA NA INTRODUÇÃO DE 1857 DE KARL MARX. XX Semana Acadêmica do PPG em Filosofia da PUCRS, Vol. 2, v. , p. 33 - 48, 2020.
    • MIRA, Lutti . 'Ter ao menos os fundamentos com clareza antes do dilúvio': Karl Marx e a crise de 1857-58. In: XII Encontro de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da UNESP , 2020 , Marilia. Anais do XII Encontro de Pesquisa na Pós-Graduação em Filosofia da UNESP. : , 2020.
    • MIRA, Lutti . A posição da mercadoria na obra madura de Karl Marx: Modelos críticos. In: XV Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar , 2020 , São Carlos. Anais do XV Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar. : , 2019. p. 110 - 117.
    • MIRA, Lutti . A posição da mercadoria na obra madura de Karl Marx. In: XV Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar , 2019 , São Carlos. Anais do XV Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar. : , 2019.
    • MIRA, Lutti . Marx e a Teoria crítica: Notas sobre um sentido da noção de crítica. In: V Semana de Filosofia da UFABC , 2019 , São Bernardo do Campo. Anais da V Semana de Filosofia da UFABC. : , 2019.
    • MIRA, Lutti . Autonomia da arte e mimesis na Teoria estética de Theodor W. Adorno. In: X Encontro nacional de pesquisa em filosofia da UFOP , 2018 , Ouro Preto. Anais do X Encontro nacional de pesquisa em filosofia da UFOP. : , 2018.
    • MIRA, LUTTI . ADORNO E A ANULAÇÃO DA SUBJETIVIDADE SOB O CAPITALISMO MONOPOLISTA. In: Symposium of Philosophical and Academic Advising , 2018 , Guarulhos. Blucher Philosophy Proceedings. São Paulo : Editora Blucher, 2018. p. 204 - .
    • MIRA, Lutti . História e natureza em 'Formas que precedem a produção capitalista', de Karl Marx. In: XX Encontro de pesquisa na graduação em filosofia da Unicamp , 2018 , Campinas. XX Encontro de pesquisa na graduação em filosofia da Unicamp. : , 2018.
    • MIRA, Lutti . A Filosofia da nova música e o diagnóstico de tempo adorniano dos anos 1940. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Filosofia da UFPR , 2018 , Curitiba. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Filosofia da UFPR. : , 2018.
    • MIRA, Lutti . Indústria cultural: A formação do conceito. In: III Semana de Filosofia da UFABC , 2017 , São Bernardo. III Semana de Filosofia da UFABC. : , 2017.
    • MIRA, Lutti . Dominação e teoria do Racket - A apropriação adorniana do diagnóstico de Pollock acerca do capitalismo de Estado. In: IV Semana de Filosofia da UFABC , 2018 , São Bernardo. IV Semana de Filosofia da UFABC. : , 2018.
    • MIRA, Lutti . Qual é o destinatário da Teoria crítica de Theodor W. Adorno?. In: IX Encontro de pesquisa de graduação em filosofia da UFSCAR , 2018 , São Carlos. IX Encontro de pesquisa de graduação em filosofia da UFSCAR. : , 2018.
    • MIRA, Lutti . O diagnóstico de tempo adorniano dos anos 1940 e sua relação com o pensamento de Marx. In: XXI Encontro nacional de pesquisa na graduação em filosofia da USP , 2018 , São Paulo. XXI Encontro nacional de pesquisa na graduação em filosofia da USP. : , 2018.
    • MIRA, Lutti . Adorno e a anulação da subjetividade sob o capitalismo monopolista. In: XI Semana de Orientação Filosófica e Acadêmica - SOFiA , 2017 , Guarulhos. XI Semana de Orientação Filosófica e Acadêmica - SOFiA. : , 2017.
    • MIRA, Lutti . Adorno e a pesquisa empírica no contexto norte-americano. In: XIX Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da Unicamp , 2017 , Campinas. XIX Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da Unicamp. : , 2017.
    • MIRA, Lutti . Capitalismo monopolista e fetichismo na música - Notas sobre os primeiro anos de Adorno nos EUA. In: XX Encontro nacional de pesquisa na graduação em filosofia da USP , 2017 , São Paulo. XX Encontro nacional de pesquisa na graduação em filosofia da USP. : , 2017.
    • MIRA, Lutti . Por que é a nova arte de tão difícil compreensão? Adorno e as vanguardas musicais no início da década de 30. In: XIX Encontro nacional de pesquisa na graduação em filosofia da USP , 2016 , São Paulo. XIX Encontro nacional de pesquisa na graduação em filosofia da USP. : , 2016.
  • Outras Produções Bibliográficas: 7
    • MIRA, Lutti ; HAUCK, E. C. . Os contornos cambiantes da filosofia - No rastro de Hegel. : , 2022 (Tradução)
    • MIRA, Lutti ; LAMA, F. . Jornalismo literário e crítica filosófica em Walter Benjamin ? Resenhas selecionadas. : , 2022 (Tradução)
    • MIRA, Lutti ; HAUCK, E. C. . A divisão do trabalho: do Iluminismo Escocês a Hegel. : , 2022 (Tradução)
    • MIRA, Lutti ; HAUCK, E. C. . Um estágio no desenvolvimento da teoria hegeliana do Estado moderno. Os excertos de 1802 sobre Napoleão e Fox.. : , 2021 (Tradução)
    • MIRA, Lutti ; GRETSCHISCHKIN, F. . Karl Marx - Crítica como prática emancipatória. : , 2020 (Tradução)
    • MIRA, Lutti ; RIBEIRO, F. . Monumento para Beethoven. : , 2020 (Tradução)
    • MIRA, Lutti ; HAUCK, E. C. . História e economia em Hume e Kant. : , 2020 (Tradução)
    • MIRA, Lutti . Parecer ad hoc para a revista Cadernos de Filosofia Alemã. 2023 (Parecer)
    • MIRA, Lutti . Parecer ad hoc para a revista Cadernos de Filosofia Alemã. 2022 (Parecer)
    • MIRA, Lutti . Parecer ad hoc para a Dissertatio - Revista de Filosofia. 2022 (Parecer)
    • MIRA, Lutti . Parecer ad hoc para a revista Cadernos de Filosofia Alemã. 2021 (Parecer)
    • MIRA, Lutti . Parecer ad hoc para a revista Cadernos de Filosofia Alemã. 2021 (Parecer)
    • MIRA, Lutti . Parecer ad hoc para a revista Cadernos de Filosofia Alemã. 2020 (Parecer)
    • MIRA, Lutti . Formes antérieures à la production capitaliste : la place de l'exposition de l'histoire dans les Grundrisse de Marx. 2024 (Conferência)
    • MIRA, Lutti . Critique et histoire dans les Grundrisse de Marx. 2022 (Comunicacao)
    • MIRA, Lutti . The future of crisis: On Marx's ambiguos relation to utopia. 2023 (Comunicacao)
    • MIRA, Lutti . Dominação, classe e capitalismo de Estado: Ainda sobre a posição da política na Dialética do esclarecimento. 2023 (Comunicacao)
    • MIRA, Lutti . Liberalism critique from the point of view of the periphery: the Brazilian case. 2023 (Comunicacao)
    • MIRA, Lutti . Ideology critique, from Marx to Adorno. 2023 (Congresso)
    • MIRA, Lutti . Alienation, History, and Human Nature in Forms which precede capitalist production. 2022 (Congresso)
    • MIRA, Lutti . Post-capitalism or late capitalism? Two aspects of Adorno?s relation to Marx. 2022 (Comunicacao)
    • MIRA, Lutti . A alienação nos Grundrisse (1857-58) de Karl Marx. 2021 (Seminário)
    • MIRA, Lutti . Propriedade privada e acumulação primitiva nos Grundrisse (1857-58) de Karl Marx. 2020 (Comunicacao)
    • MIRA, Lutti . 'Ter ao menos os fundamentos com clareza antes do dilúvio': Karl Marx e a crise de 1857-58. 2020 (Comunicacao)
    • MIRA, Lutti . A historicidade da economia política na Introdução de 1857 de Karl Marx. 2020 (Comunicacao)
    • MIRA, Lutti . Desrazão e desmedida: Marx e Adorno sobre a relação entre teoria e capitalismo. 2019 (Comunicacao)
    • MIRA, Lutti . A posição da mercadoria na obra madura de Karl Marx - Modelos críticos. 2019 (Comunicacao)
    • MIRA, Lutti . O começo da ciência em Karl Marx, entre os Grundrisse (1857-1858) e a Contribuição à crítica da economia política (1859). 2019 (Comunicacao)
    • MIRA, Lutti . Marx e a Teoria crítica: Notas sobre um sentido da noção de crítica. 2019 (Comunicacao)
    • MIRA, Lutti . Autonomia da arte e mimesis na Teoria estética de Theodor W. Adorno. 2018 (Comunicacao)
    • MIRA, Lutti . História e natureza em 'Formas que precedem a produção capitalista', de Karl Marx. 2018 (Comunicacao)
    • MIRA, Lutti . A Filosofia da nova música e o diagnóstico de tempo adorniano dos anos 1940. 2018 (Comunicacao)
    • MIRA, Lutti . Dominação e teoria do Racket - A apropriação adorniana do diagnóstico de Pollock acerca do capitalismo de Estado. 2018 (Comunicacao)
    • MIRA, Lutti . Qual é o destinatário da Teoria crítica de Theodor W. Adorno?. 2018 (Comunicacao)
    • MIRA, Lutti . O diagnóstico de tempo adorniano dos anos 1940 e sua relação com o pensamento de Marx. 2018 (Comunicacao)
    • MIRA, Lutti . Indústria cultural: A formação do conceito. 2017 (Comunicacao)
    • MIRA, Lutti . Adorno e a anulação da subjetividade sob o capitalismo monopolista. 2017 (Comunicacao)
    • MIRA, Lutti . 'Programa filosófico comum'? Ainda sobre a Correspondência Adorno-Benjamin. 2017 (Comunicacao)
    • MIRA, Lutti . Adorno e a pesquisa empírica no contexto norte-americano. 2017 (Comunicacao)
    • MIRA, Lutti . Capitalismo monopolista e fetichismo na música - Notas sobre os primeiro anos de Adorno nos EUA. 2017 (Comunicacao)
    • MIRA, Lutti . Adorno's first jazz criticism in the thirties. 2016 (Simposio)
    • MIRA, Lutti . Os escritos sociológico-estéticos de Adorno da década de 1930: Uma primeira concepção de materialismo estético. 2016 (Comunicacao)
    • MIRA, Lutti . As primeiras críticas de Adorno ao jazz na década de 1930. 2016 (Simposio)
    • MIRA, Lutti . Por que é a nova arte de tão difícil compreensão? Adorno e as vanguardas musicais no início da década de 30. 2016 (Comunicacao)
    • MIRA, Lutti ; AGUIAR, L. F. ; SILVA, A. B. B. C. ; BRITO, L. O. B. ; GIMENES, M. ; MATOS, A. ; MARINO, R. . 10 anos sem Gilda de Mello e Souza. 2016 (Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: Do Radio Project à Indústria cultural. Os escritos sociológico-estéticos de Adorno da década de 1940 (2017 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MIRA, Lutti .
      Descrição: Pudemos acompanhar, em nosso estudo prévio acerca do pensamento sociológico-estético de Adorno da década de 1930, a gênese, nos anos 1931-1932, de uma concepção de materialismo estético, pautado especialmente nos conceitos de forma mercadoria, de alienação e de autonomia da obra de arte. Notamos que tal concepção permeia, temática e conceitualmente, toda a década de 1930, e que o pensamento de Adorno ganha nova envergadura quando, na segunda metade da década de 1930, especialmente em O fetichismo na música e a regressão da audição (1938), Adorno incorpora em seus escritos de sociologia estética o diagnóstico da passagem do capitalismo liberal-burguês do século XIX para o capitalismo monopolista do século XX. Influenciado tanto por sua aproximação com o Instituto de Pesquisas Sociais e com Horkheimer, como também por sua própria experiência nos EUA, marcada por seu envolvimento com o Radio Project, Adorno concede ao capitalismo monopolista absoluta centralidade, de maneira tal que é esse diagnóstico sobre a fase do então capitalismo que organizará, a partir do texto sobre o fetichismo, os conceitos de seu materialismo estético. Gostaríamos assim de expandir nossa proposta de leitura para a década de 1940, na tentativa de analisar como essas questões se desenrolam em dois textos de Adorno dos anos 40: pretendemos analisar, num primeiro momento, o ensaio de 1941, On popular music, maior expressão de seu envolvimento com o Radio Project, para depois passarmos à análise do capítulo dedicado à Indústria cultural na Dialética do esclarecimento (1947). Nosso intuito é portanto triplo: (i) analisar como os conceitos do materialismo estético aparecem e são tratados nos textos da década de 1940; (ii) examinar como um diagnóstico do capitalismo passa a funcionar como cerne do diagnóstico sociológico-estético de Adorno nos anos 40, de sorte que os conceitos de seu materialismo estético sejam reorganizados por ele; (iii) esmiuçar em que sentido o Radio Project pode ser visto como o fundamento teórico-experimental do conceito de Indústria cultural, tal como delineado na Dialética do esclarecimento.
    • Nome do projeto: Radio Project, indústria cultural e Filosofia da nova música: Intersecções (2018 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MIRA, Lutti .
      Descrição: Trata-se de analisar a Filosofia da nova música de Adorno sob o prisma das intersecções que o livro possui com o diagnóstico de época adorniano da década de 1940. O próprio autor salienta que o Radio Project desenvolveria, em germe, certas temáticas do livro de 1949. Igualmente, Adorno afirma que a Filosofia da nova música foi escrita como um excurso à Dialética do esclarecimento, guardando, portanto, certo parentesco com os processos ali descritos. Nosso intuito é analisar como os modelos sociológico-estéticos de Adorno, tanto dos anos 1938-1941, como também o desenvolvido no diagnóstico da indústria cultural, influem diretamente sobre a análise estética adorniana das vanguardas musicais. Se, como vimos em nossas pesquisas anteriores, Adorno pensava a questão da relação entre música popular e música de vanguarda desde o início da década de 1930, ao final dessa mesma década, especialmente em função da aproximação com o Instituto e da emigração aos EUA, Adorno irá alterar sua visão sobre a possibilidade de uma música autônoma que resista aos imperativos do mercado quando de uma economia regida pelo capitalismo pós-liberal, de modo a desenvolver a tese de que os avanços da mercadoria atingiriam até mesmo a música negativa, empenhada no desenvolvimento do material artístico. A formulação da indústria cultural não irá diferir muito: também ali trata-se de atestar que a música de vanguarda não é mais possível, na medida em que os monopólios do rádio e do entretenimento passaram a dominar inteiramente a produção e a distribuição musicais, eliminando de princípio a possibilidade de uma música autônoma e negativa. De que maneira Adorno iria aquilatar essa nova situação social da música quando de sua análise de Schoenberg e Stravinsky? Quais os elementos de seu diagnóstico dos anos 1940 que influenciariam em sua avaliação do progresso e da regressão musicais? Essas são algumas das perguntas que pretendemos responder em nosso estudo.
    • Nome do projeto: Crítica, história e emancipação nos Grundrisse de Karl Marx (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MIRA, Lutti .
      Descrição: Partindo de materiais recentemente publicados na Mega², argumentamos que é possível encontrar nos manuscritos de 1857-58 ? posteriormente intitulados Grundrisse ? um modo de exposição que, se não possui o mesmo patamar de desenvolvimento que encontramos em O capital, ainda assim sustenta certas articulações conceituais determinadas, a ponto de conformar uma das muitas versões expositivas da crítica da economia política, elaboradas por Marx a partir de 1857. Trata-se, portanto, de desenvolver a ideia segundo a qual teríamos nos Grundrisse um modelo crítico próprio, o que exige uma análise interna do texto que não faça recurso a textos posteriores como O capital. Nossa análise do modelo crítico dos Grundrisse fundamenta-se no enfeixamento entre crítica e história realizado pela noção de emancipação. Pretendemos abordar esses conceitos em três registros no interior dos manuscritos de 1857-58: (i) num primeiro momento, procuramos mostrar, a partir de uma análise da Introdução de 1857, de que maneira o interesse emancipatório funciona como ele-mento determinante da crítica antidogmática de Marx, baseando a distinção entre a doutrina resultante da crítica da economia política e as doutrinas advindas dessa disciplina. Apresentamos, num segundo momento (ii), a posição igualmente antidogmática da história: se, de um lado, realizar uma crítica imanente e antidogmática da economia política leva Marx a uma exposição da gênese categorial do capital, de outro, veremos que o autor pretende promover uma inserção metódica de elementos históricos que remetem a uma gênese do vir a ser histórico do capital, de modo a evidenciar o capitalismo como resultado histórico contingente, descortinando uma segunda acepção da emancipação: a análise do pré-capitalismo permite pensar a 'superação [Aufhebung] da presente configuração das relações de produção'. Num terceiro e último momento (iii), analisamos o trecho sobre a maquinaria presente nos Grundrisse, evidenciando ali de que maneira Marx conceituou a subversão da medida da riqueza assentada no valor de troca, procurando também indicar a posição da subjetividade revolucionária no interior do processo de desenvolvimento das forças produtivas levado a cabo pelo capital. Sustentamos, por fim, que o entrelaçamento das noções de crítica, história e emancipação fornece tanto uma interpretação a respeito da unidade crítico-expositiva dos Grundrisse, quanto uma primeira entrada na concepção marxiana de dialética.
    • Nome do projeto: Sobre o materialismo estético adorniano da década de 30 (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MIRA, Lutti .
      Descrição: A pesquisa almeja realizar uma leitura dos escritos que envolvem a sociologia musical de Adorno no período 1930-1938, de maneira a acompanhar a gênese da concepção materialista de crítica de arte que se esboça nessa década, no intuito de evidenciar qual a inflexão de cunho marxista que Adorno delimita no decorrer do referido período. Deseja-se assim analisar os anos 30 da perspectiva da sociologia musical, elegendo três momentos principais da produção adorniana dessa década: o primeiro uma pequena conferência de 1931, intitulada 'Por que é a nova arte de tão difícil compreensão?', passando para o primeiro ensaio de grande fôlego de Adorno, 'Sobre a situação social da música', de 1932, para finalizarmos com o seminal 'O fetichismo na música e a regressão da audição', de 1938, fazendo ocasionais menções a outros escritos do autor no período, sempre que se mostrar necessário. Sustenta-se que uma análise detida dos textos estéticos do início da década de 30 fornece elementos relevantes para a compreensão do desenvolvimento intelectual adorniano e também de sua controvérsia com Benjamin, podendo ser um ponto de partida alternativo para a abordagem do debate estético estabelecido entre os dois pensadores, de maneira a eleger como 'fio da meada' a concepção materialista de sociologia musical que Adorno delineia no decorrer da década de 30
    • Nome do projeto: Diagnóstico do tempo presente, autonomia da arte e dominação no pensamento sócio-estético de Adorno (2018 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MIRA, Lutti , GENEL, K. .
      Descrição: Partindo de nossas pesquisas anteriores acerca do pensamento sócio-estético de Adorno dos anos trinta e quarenta, nosso objetivo nesse projeto é comparar o diagnóstico de época da Dialética do esclarecimento com seus escritos tardios dos anos sessenta - especialmente Tempo livre e um capítulo da Teoria estética, chamado Sociedade - apresentando algumas de suas diferenças. Um de nossos propósitos é, portanto, elaborar e contribuir para a tese de que há uma diferença fundamental nos diagnósticos de tempo adornianos dos anos quarenta e dos anos sessenta. Para tanto, destacamos dois aspectos de seu pensamento presentes nos textos supramencionados: o primeiro é sua visão sobre a possibilidade da arte autônoma, e o segundo é a extensão da dominação da sociedade sobre a subjetividade. No que concerne à autonomia da arte, nosso estudo focará na avaliação sociológica da sua possibilidade tal como concebida por Adorno, partindo da sua interdição na Dialética do esclarecimento até sua restauração na Teoria estética. Nesta última obra, a autonomia da arte é caraterizada como um polo de resistência à indústria cultural, potencial não previsto nos anos quarenta, e isso devido sobretudo à sensibilidade de Adorno a novos fenômenos artísticos dos anos sessenta. O segundo aspecto do pensamento adorniano que abordaremos toca igualmente num outro polo de resistência desenvolvido nos escritos tardios de Adorno, que é sua reavaliação da possibilidade de resistência pelos sujeitos em face da indústria cultural, como também a revisão da tese da integração total promovida pelo capitalismo tardio tal como apresentada na Dialética do esclarecimento. Em textos como Tempo livre e Transparências sobre o filme, Adorno insiste na disparidade entre a ideologia promovida pela indústria cultural e sua recepção concreta na consciência dos indivíduos, investindo assim na ideia de que algum nível de resistência estava inerentemente presente na consciência individual. Assim sendo, nosso objeto será o estudo da constituição, no interior do pensamento sócio-estético de Adorno dos anos sessenta, de refúgios de resistência crítica, questão pouco desenvolvida em seu diagnóstico de tempo dos anos quarenta.